Judite Gonçalves de Albuquerque

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio (1967) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Cursou doutorado em Linguística, pelo Instituto de Linguagem/unicamp, no período de 2002-fevereiro de 2007, tendo defendido a tese, sob a orientação da Profª Drª Mónica G. Zoppi-Fontana. É assessora pedagógica para formação de professores indígenas a convite da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro-FOIRN. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, formação de professores, pesquisa, análise de discurso e didática. Atualmente, é professora visitante da Universidade Estadual de Mato Grosso, no Programa de Mestrado em Linguística.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2002 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: Educação Escolar Indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência.
Drª Mônica Graciela Zoppi Fontana. Palavras-chave: Lingüística; Educação Indígena; Análise de Discurso.Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Mestrado em Educação

1993 - 1995

Universidade Federal de Mato Grosso
Maria Inês Pagliarini Cox.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Análise de Discurso; Português do Brasil; Lingüística.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise de Discurso. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise de Discurso.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação do Professor.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

118º Colóquio em Educação.Sistemas Abertos de Educação: o ensino com pesquisa. 2012. (Outra).

Seminário Internacional: Discurso sobre a Língua/Labeurb-Unicamp. 2011. (Seminário).

V SEAD: Seminário de Estudos em Análise de Discurso. 2011. (Seminário).

II Seminário de Educação do Campo das Escolas Municipais de Comodoro/MT.Integrando o projeto de pesquisa no currículo escolar. 2011. (Seminário).

IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade e Formação Acadêmica e V Encontro dos Acadêmicos Indígenas de Mato Grosso do Sul.Coordenadora do Seminário Temático: Saberes Tradicionais e Formação Acadêmica no Âmbito da Educação Básica. 2011. (Seminário).

V ENALICH: Encontro Nacional linguagem História e Cultura. O efeito de pré-construído atravessando a discursividade do estado nacional e dos missionários salesianos no rio Negro/AM . 2011. (Encontro).

ENELIN o Discurso e as Línguas: IV Encontro de Estudos de Linguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem. O funcionamento do discurso jurídico nos processos de escolarização do sujeito índio . 2011. (Encontro).

Jornada Internacional Discurso, Sujeito e Sentidos/UNICAMP. 2011. (Outra).

IV Seminário de Estágio Ensino de História, temáticas e linguagens.Ensino Médio Integrado em comunidades indígenas: possibilidade de construção de uma política para a formação de formadores. 2010. (Seminário).

II Colóquio Materialidades e Sentidos.A Educação escolar indígena no rio Negro/AM - nas formações imaginárias, a. 2010. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Letras: linguagens em movimento leitura e escrita em foco.Coordenação da oficina ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E NORMAS TÉCNICAS . 2010. (Outra).

XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC): Diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder. História da Educação Escolar no Rio Negro/AM. 2009. (Congresso).

Programa de Mestrado em Linguística. 2009. (Seminário).

IV Seminário de Estudos em Análise do Discurso: 1969-2009: memória e história na/da Análise do Discurso.Resistência Tuyuka nas políticas de ensino da língua. 2009. (Seminário).

ENAL 2008: Encontro dos Acadêmicos do Curso de Letras: Linguagem, Identidade e Cultura.No processo civlizatório da educação salesiana, a difícil passagem da natureza à cultura. 2008. (Encontro).

Encontro dos Acadêmicos do Curso de Letras-ENAL: Linguagem Identidade e Cultura.Missionários salesianos entre os índios do rio Negro/AM: no jogo de imagens, a "plenitude do envio" e o "vazio da falta". 2008. (Encontro).

Construção de um Programa de Educação Escolar Indígena na Região do Rio Negro.Perspectivas do Ensino Médio Indígena: formação de professores e sustentabilidade escolar. 2006. (Seminário).

Encontro dos Acadêmicos do Curso de Letras- ENAL.Formação do Professor e do Pesquisador. 2006. (Encontro).

Semana Acadêmica de Letras e Pedagogia da Universidade do Estado de Goiás.A formação do professor pesquisador. 2006. (Encontro).

Literatura, Arte e História. 2006. (Outra).

I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secredtários de Educação - Ärea Indígena. I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secredtários de Educação. 2005. (Congresso).

II SEAD Seminário de Estudos em Análise do Discurso - O Campo da Análise de Discurso no Brasil.Captura e Resistência: efeitos da Educação Salesiana através do Sistema Preventivo entre índios do Rio Negro-AM. 2005. (Seminário).

I Oficina para a Discussão do Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio nas Comunidades Indígenas do Alto Rio Negro. 2005. (Oficina).

Oficina para Organização de Material Produzido através de Pesquisas no I Semestre de aula/2004 do Ensino Médio.Coordenação da Oficina. 2005. (Oficina).

I Reunião Ordinária do Consed Amazonas - Paralela Indígena. 2005. (Outra).

Reunião Anual da SBPC. Reunião Anual da SBPC/ABRALIN. 2004. (Congresso).

I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas. I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas. 2004. (Congresso).

II Festival Ecológico da Águas de Mato Grosso - Águas do Araguaia.II Festival Ecológico da Águas de Mato Grosso - Águas do Araguaia. 2004. (Encontro).

Seminário Sobre Terceiro Grau para as Etnias Guarani e Kaiowá.Terceiro Grau para as Etnias Guarani e Kaiowá. 2003. (Seminário).

Seminário Sobre a Contribuição dos Manuscritos Saussurianos para a Compreensão da História da Linguística Contemporânea.Contribuição dos Manuscritos Saussurianos para a Compreensão da História da Linguística Contemporânea . 2003. (Seminário).

Seminário "O Político, o Científico e o Pedagógico na Reformulação dos Cursos de Letras".Seminário O Político, o Científico e o Pedagógico na Reformulação dos Cursos de Letras. 2003. (Seminário).

Conferência "A Representação do Discurso outro: um Campo Multiplamente Heterogêneo.Conferência A Representação do Discurso outro: um Campo Multiplamente Heterogêneo. 2003. (Seminário).

Conferência "Dizer a mais: Desdobramento Reflexivo e Acréscimo.Conferência Dizer a mais: Desdobramento Reflexivo e Acréscimo. 2003. (Seminário).

Seminário "Educação do Corpo e Arquitetura: Notas Indiciais".Seminário Educação do Corpo e Arquitetura: Notas Indiciais. 2003. (Seminário).

4.20 Conferência "Sociedade/Povos/Nação/Público/Massas: O Tratamento do 'Grande Número' nas Representações da Língua e dos Atos de Fala no Fim do Século XIX e Início do XX".Conferência Sociedade/Povos/Nação/Público/Massas: O Tratamento do 'Grande Número'nas Representações da Língua e dos Atos de Fala no Fim do Século XIX e Início do XX. 2003. (Seminário).

I Seminário de Estudos em Análise de Discurso (I SEAD): Michel Pêcheux e Análise de Discurso: uma relação de nunca acabar.Pela língua começa a confusão. 2003. (Seminário).

IV Jornada Internacional "História das Idéias Lingüísticas: Ética e Política das Línguas.IV Jornada Internacional História das Idéias Lingüísticas: Ética e Política das Línguas. 2003. (Encontro).

9ª International Conference on the History of Language Sciences. 9ª International Conference on the History of Language Sciences . 2002. (Congresso).

Conferência "O Conceito de Ambiência".Conferência O Conceito de Ambiência. 2002. (Seminário).

X ENDIPE.X ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - 'Ensinar e aprender, sujeitos, saberes, espaços, tempos'. 2000. (Encontro).

Conferência Estadual de Formação de Professores da Educação Básica. Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas - Unemat. 1998. (Congresso).

I Encontro de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica.O Discurso Separatista sobre o Português do Brasil na Segunda Metade do Século XIX. 1998. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica.Língua Cultura e Territorialidade: Formação de Professores Índios no Brasil Central. 1998. (Encontro).

Encontro para Avaliação e Planejamento.III Etapa Letiva Intensiva da Formação Fundamental Básica. 1998. (Encontro).

I Forum de Debate Sobre Educação Escolar Indígena.I Forum de Debate Sobre Educação Escolar Indígena. 1998. (Outra).

Licenciaturas Plenas Parceladas.Análise do Discurso e Produção em Língua Materna. 1996. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Birello de Lima

ALBUQUERQUE, J. G.; BRANDAO, L.; GOMES, I. R. L.. Arquitetura Escolar e democracia: da disciplina ao Marketing. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Aquilino Tsere ubu Õ Tsi Rui A

ALBUQUERQUE, J. G.; SOUSA, N. M.; CASARIO, A.. A Sociedade Xavante e a educação: um olhar sobre a escola a partir da pedagogia xavante. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Sheila Cristiane de Carvalho

ALBUQUERQUE, J. G.COX, M. I. P.; BRANDAO, L.. Sinhazinha Brasilina versus Dona Manuela: o discurso de Monteiro Lobato sobre a língua do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado no Programa de Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Wolber Sebastião Pereira

ZATTAR, N.B.S.; MORALIS, E. S.; OLIVEIRA, S. E.;ALBUQUERQUE, J. G.. Os sentidos de sindicato nos dizeres de Lula em três momentos de sua trajetória política. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Claudia Pereira e Silva

ALBUQUERQUE, J. G.; AZEVEDO, M. T. O.. Medidas Culturais: Percepções sobre a Obesidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Fernando Birello de Lima

ALBUQUERQUE, J. G.; BRANDAO, L.. Arquitetura Escolar e Democracia: da Disciplina ao Marketing (1985-2005). 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Claudinei Caetano dos Santos

Santos, C.C.; Leite, J. C;ALBUQUERQUE, J. G.. . Análise do conceito de disciplina no Vale do Guaporé: Vila Bela da Santíssima Trindade. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lucimar Luisa Ferreira

ALBUQUERQUE, J. G.; ZOPPI-FONTANA, M. G.; DANGELIS, W. R.; DIAS, C. P.; GRIGOLETTO, E.. Vozes Indígenas na rede digital: discurso e autoria em blogs. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Águeda Aparecida da Cruz Borges

ALBUQUERQUE, J. G.; ZOPPI-FONTANA, M. G.; BARBAI, M. A.; DANGELIS, W. R.; PAYER, M. O.. Da aldeia para a cidade: processos de identificação/subjetivação do índio xavante na cidade de Barra do Garças/MT. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Verônica Mendes Pereira

ALBUQUERQUE, J. G.; GOMES, A. M. R.; GERKEN, C. H. S.; LEITE, L. H. A.; SANTOS, A. F.. A circulação da cultura na escola indígena Xakriabá. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eunice Dias de Paula

ALBUQUERQUE, J. G.; BRAGGIO, S. L. A.; MELO, H. A. B.; SOUZA FILHO, S. M.; AZEVEDO, M. M. A.. Eventos de fala entre os Apyãwa (Tapirapé) na perspectiva da etnossintaxe: singularidades em textos orais e escritos. 2012. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Elizete Beatriz Azambuja

ALBUQUERQUE, J. G.; ORLANDI, E. P.; PFEIFFER, C.; NUNES, J. H.; SILVA, M. V.. O funcionamento ideológico na produção da "hipercorreção". 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edna André Soares Melo

ALBUQUERQUE, J. G.; DIAS, L.F.; PFEIFFER, C. R. C.; JANUARIO, E. R. S.. Povos indígenas, identidade e escrita : constituição de uma autoria acadêmica. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ALine Cristina de Oliveira Abbonízio

ALBUQUERQUE, J. G.; Ghanem Junior, E.G.. Educação Escolar Indígena como Inovação Educacional: a Escola e as Aspirações de Futuro das Comunidades. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edna André Soares Melo

ALBUQUERQUE, J. G.; PFEIFFER, C. R. C.; ZOPPI-FONTANA, M. G.. Povos indígenas, identidade e escrita : constituição de uma autoria acadêmica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Glória Maria Iamazaki

ALBUQUERQUE, J. G.; LEITE, J. C.; BRANDAO, L.. Por um pensar sobre alteridades: o "Conhecimento e o Outro ofuscados pela Modernidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Fernanda Espírito Santo

ALBUQUERQUE, J. G.; DI RENZO, A.M.; SARIAN, M. C.. A cidade e o bairro: os sentidos do urbano e do rural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luciane Cândido da Silva

ALBUQUERQUE, J. G.; ALMEIDA, F. A.; FURRER, E. S.. Projeto Parceladas: uma análise do discurso na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cleidiane Arruda Silva

ALBUQUERQUE, J. G.; ZATTAR, N.B.S.. Nomes de Igrejas Católicas de Cáceres: História e Memória. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Veronica Silva de Albuquerque

ALBUQUERQUE, J. G.; DI RENZO, A.M.. Os discursos sobre a escrita nos livros didáticos do Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Amilton Flávio Coleta Leal

ALBUQUERQUE, J. G.; DI RENZO, A.M.. A escrita dos alunos na prova do ENEM:os sentidos da resistência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cristiane Pereira dos Santos

ALBUQUERQUE, J. G.; DI RENZO, A.M.. As políticas Públicas de inserção das novas tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Escolas e seus efeitos de sentido para a prática de ensino de Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Claudia Alonso Ribeiro

Ribeiro, A.C.A.; BISINOTO, L. S. J.;ALBUQUERQUE, J. G.. As perspectivas teóricas das Atividades Escritas em Livro Didático do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cristina de Matos de Souza

ALBUQUERQUE, J. G.. O Discurso Religioso como Estruturante da Relação dos Sujeitos na cidade Araputanga-MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Francieli Carolina Santos

ALBUQUERQUE, J. G.. A Institucionalização da Língua Nacional e Disciplinarização do Sujeito pelo Discurso Religioso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Eleuzamar Maria da Silva

ALBUQUERQUE, J. G.. A formação do professor de ciências e a prática da pesquisa no ensino básico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sandra Ivan do Nascimento

ALBUQUERQUE, J. G.. A formação do professor de ciências biológicas e a prática com ensino da física e da química no ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jânia Lúcia dos Santos

ALBUQUERQUE, J. G.. As concepções de educação infantil das professoras do Centro de Educação Infantil Flor de Romã, no município de Araputanga. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

ALBUQUERQUE, J. G.. Banca de exame do processo seletivo unificado de provas e títulos para contratação temporária de professor da educação superior. 2011. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Enid Polachini Abreu

ABREU, E.P.; COX, M. I. P.. O discurso separatista sobre o português do Brasil na segunda metade do século XIX. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Dulce Maria Pompêo de Camargo

ZOPPI-FONTANA, M.G.;CAMARGO, D. M. P.; PAYER, M. O.; AZEVEDO, M. M. A.; SILVA, M. V.. Educação Escolar Indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Hilda Gomes Dutra Magalhães

MAGALHAES, H. G. D.; COX, M. I. P.; DOBRANSZKY, E. A.. O discurso separatista sobre o Português do Brasil na segunda metade do século XIX. 1995.

Marta Maria do Amaral Azevedo

AZEVEDO, Marta Maria do Amaral. "Construindo o espaço do possível: formas de resistência de povos indígenas do Rio Negro/AM aos processos colonizadores de educação escolar"; em 07/nov/2006, Campinas/SP. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Onice Payer

PAYER, M. O.; ZOPPI-fONTANA, M. G.; CAMARGO, D. M. P.; AZEVEDO, M. M.; SILVA, M. V.; PFEIFFER, C. R. C.; DIAS, R.; MORELLO, R.. Banca de defesa de doutorado: Educação Escolar Indígena: do Panóptico a um Espaço Possível de Subjetivação na Resistência. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Onice Payer

PAYER, M. O.; ZOPPI-fONTANA, M. G.; AZEVEDO, M. M.. Construindo o espaço do possível: formas de resistência de povos indígenas do Rio Negro/AM aos processos colonizadores de educação escolar. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Lingüística) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Mariza Vieira da Silva

SILVA, M.V. da; ZOPPIFONTANA, Monica; CAMARGO, Dulce Maria Pompeo de; PAYER, Maria Onice; AZEVEDO, Marta Maria Do Amaral. Educação escolar indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Mariza Vieira da Silva

SILVA, M.V. da; RENZO, Ana Maria Di; SOUZA, Olímpia Maluf. A escola indígena: línguas, histórias e memórias. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Maria di Renzo

RENZO, A. M.. Membro da Banca Examinadora na área complementar de "História das Idéias Lingüístcas" com o trabalho intitulado: "A escola indígena:línguas, histórias e memórias". 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

ZOPPI, Mónica; SILVA, Mariza Vieira da; PAYER, Maria Onice; CAMARGO, D. M. P.; AZEVEDO, M. M. A.;CASTELLANOS PFEIFFER, C. R.. Educação escolar indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Rosângela Morello

MORELLO, R.. Educação Escolar Indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na Resistência.. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguistica) .

Romualdo Dias

FONTANA, MÕnica Zoppi;DIAS, R.DIAS, R.DIAS, R.; PAYER, M. O.; CAMARGO, Dulce Maria Pompêo; AZEVEDO, M. M. A.; SILVA, Mariza Vieira. Educação Escolar Indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Veronica Silva de Albuquerque

Os discursos sobre a Prova Brasil: as políticas públicas e o ensino de Língua Portuguesa; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Lucélia Leite da Silva

As formações imaginárias no exercício da justiça retributiva; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Juliany Teixeira Reis

O discurso de resistência das mulheres no conflito por terra no período ditatorial brasileiro (Santa Terezinha/MT); Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Sandra Lucia de Paula

Questões sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na cidade de Mirassol d´Oeste/M; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Cleide Surubi Santos

O funcionamento dos Ciclos de Formação Humana na Escola Estadual João Florentino Silva Neto; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Marilza Ribeiro de Aguiar

Os efeitos de sentido de materiais audio-visuais distribuídos pelo governo do Estado de Mato Grosso sobre os conselhos escolares; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Valdinei Martins de Souza

Capoeira na Escola; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Bruno Vilas Boas Panaro Leite

O futuro chegou e nós fomos atingidos: o sujeito como cibersujeito na sala de bate-papo Cáceres do site terra; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Margarete Souza da Silva

Efeitos de Sentido das propagandas de combate à dengue nos leitores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Márcia Costa

A anemia falciforme: os sentidos do silêncio sobre a doença em Cáceres Mt; ; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Eleuzamar Maria da Silva

A formação do professor de ciências e a prática de pesquisa no ensino básico; ; 2005; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Márcia Cristiane Ribeiro

O processo de desenvolvimento na aprendizagem da escrita entre alunos jovens e adultos em fase de alfabetização da Escola José Evaristo da Costa, Araputanga-MT; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Rosa Alves de Oliveira da Costa

Os vários sentidos do garimpo no município de Alta Floresta-MT; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Elizete Beatriz Azambuja

O imaginário do povo de Luciara sobre o índio carajá; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Kátia Reyjane Pereira dos Santos

Processos de Interpretação na Escola: Os sentidos do calar e do falar na sala de aula; ; 1997; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Sebastião Cruz

Sentidos de disciplina em escolas de educação básica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Judite Gonçalves de Albuquerque;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Inês Pagliarini Cox

O discurso separatista sobre o português do Brasil na segunda metade do século XIX; ; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Maria Inês Pagliarini Cox;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Educação Escolar Indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. Sínteses (UNICAMP. Online) , v. 13, p. 6-28, 2008.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O discurso separatista sobre o Português do Brasil, na segunda metade do século XIX: o tom. Icone Revista de Letras São Luís de Montes Belos/UEG , v. 1, p. 95-106, 2007.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O Eu e o Outro no Ensino Médio Indígena: Alto Rio Negro. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , v. 27, p. 445-469, 2006.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; CAMARGO, D. M. P. . Projeto Pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas, v. 23, n.61, p. 338-366, 2003.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; COX, M. I. P. . A polêmica entre separatistas e legitimistas em torno da língua do Brasil na segunda metade do século XIX. Polifonia (UFMT) , Cuiabá, v. 4, 1998.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; CAMARGO, D. M. P. . Língua, Cultura e Territorialidade: formação de professores índios no Brasil Central. Humanitas, Campinas, v. 2, n.2, p. 171-192, 1998.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Parceladas: uma proposta de integração entre ensino e pesquisa. Revista da ADUSP, São Paulo, v. 10, p. 15-23, 1997.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Da experiência do saber ao saber da experiência II: a formação do supervisor no Projeto Inajá. Revista de Educação Pública , Cuiabá, v. 4, n.5, p. 413-425, 1995.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; OLIVEIRA, M. . Da experiência do saber ao saber da experiência: uma abordagem do projeto Inajá. Revista de Educação Pública , Cuiabá, p. 136-174, 1993.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; VIEZZER, M. ; VACCARI, V. L. . Mutirão de Educação Popular: a mulher trabalhadora rural. 1. ed. São Paulo: Edições Rede Mulher, 1988. v. 1.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; GATTI, D. . Estou Lendo. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1984. v. 2.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . A boca do lixo : uma câmara que provoca, desequilibra, denuncia!. In: Olímpia Maluf-Souza; Valdir Silva; Eliana de Almeida; Leila Salomão Jacob Bisinoto. (Org.). Redes discursivas: a linguagem na pós-graduação. 1ed.Campinas/SP: Pontes, 2012, v. Vol. 5, p. 1-.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O sistema preventivo de educação salesiana: a captura da alma indígena. In: Neuza Zattar; Albano Dalla Pria, Edileusa Gimenes Moralis. (Org.). Linguagem, Acontecimento, Discurso. 1ed.Campinas/SP; Cáceres/MT: Editora RG, 2012, v. 1, p. 1-144.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; AZEVEDO, M. M. A. . Projeto de Educação FOIRN/ISA: Narrando uma Trajetória. In: Flora Dias Cabalzar. (Org.). Educação Escolar Indígena do Rio Negro: relatos de experiências e lições aprendidas- 1998-2011. 1ed.São Paulo/SP: Instituto Socioambiental (ISA); Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), 2012, v. , p. 74-83.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Luz e treva, autonomia e resistência: discursividades presentes nos processos de educação escolar entre os índios do rio Negro/AM. In: DI RENZO, ANA; MOTTA, ANA LUIZA ARTIAGA; OLIVEIRA, TÂNIA PITOMBO. (Org.). Linguagem, História e Memória: discursos em movimento. 1ed.Cáceres/MT: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2011, v. , p. 165-186.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Resistência Tuyuka nas políticas de ensino da língua. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO FERREIRA. (Org.). Memória e História na/da Análise de Discurso. Porto Alegre/RS: Mercado das Letras, 2011, v. , p. 177-187.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O Sentido da Diferença na Pedagogia Indígena: oportunidades amplas, tensões, formas limitadas de operar com a diferença. In: Juracilda Veiga; Vilmar da Rocha D'Angelis;. (Org.). Escola Indígena, Identidade Étnica e Autonomia. 1ed.Campinas: Associação de Leitura do Brasil - Unicamp, 2003, v. , p. 27-32.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Educação no Contexto da Diversidade Cultural. In: Marilda Almeida Marfan;. (Org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação indígena. Brasília: MEC, SEF, 2002, v. 4, p. 107-112.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . "O funcionamento do discurso jurídico nos processos de escolarização do sujeito índio .. In: ENELIN 2011: o Discurso e as Línguas: IV Encontro de Estudos de Linguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2011, Pouso Alegre/ MG. ENELIN 2011: o Discurso e as Línguas: IV Encontro de Estudos de Linguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem. Pouso Alegre - MG: Universidade do Vale do Sapucaí, 2011. v. 01. p. 53-54.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Resistência Tuyuka nas políticas de ensino da língua. In: IV SEAD: IV SEAD - SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2009, Porto Alegre/RS. IV SEAD: IV SEAD - SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO. Porto Alegre/RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. p. 177-187.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Captura E Resistência: Efeitos Da Educação Salesiana Através Do Sistema Preventivo Entre Índios Do Rio Negro/Am. In: II SEAD Seminário de Estudos em Análise do Discurso - O Campo da Análise de Discurso no Brasil, 2005. do II Seminário de Estudos em Análise de Discurso (II SEAD): O campo da Análise de Discurso no Brasil:mapeando conceitos, confrontando limites, 2005.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Pela língua começa a confusão. In: I Seminário de Estudos em Análise de Discurso (I SEAD): Michel Pêcheux e Análise de Discurso: uma relação de nunca acabar, 2003. I Seminário de Estudos em Análise de Discurso (I SEAD): Michel Pêcheux e Análise de Discurso: uma relação de nunca acabar, 2003.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; BORGES, M. ; NAOKO, H. . II Encontros de Jovens Pesquisadores: Barra do Bugres/Colíder. In: II Encontros de Jovens Pesquisadores, 1999, Barra do Bugres, 1999.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . III Encontro de Jovens Pesquisadores - Colider - Cuiabá. In: III Encontro de Jovens Pesquisadores - Colider - Cuiabá, 1999, Cuiabá. Cuiabá: Estrelinha, 1999.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Língua, Cultura, Territorialidade: formação do professor índio no Brasil central. In: VIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, 1998, Macau, 1998.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; SANTOS, J. D. ; TEDESCO, E. . I Encontro de Jovens Pesquisadores: Médio Araguaia. In: I Encontro de Jovens Pesquisadores: Médio Araguaia, 1997, Cuiabá, MT. Cuiabá: Entrelinhas, 1997.

  • ALBUQUERQUE, J. G. ; CAMARGO, D. M. P. . Projeto Inajá: programa de formação ão de professores leigos para o magistério. In: 2ª Reunião Especial da SBPC - Novos Caminhos, Ambientes e Diversidade Sócio-Cultural, 1995, Mato Grosso, 1995.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . efeito de pré-construído atravessando a discursividade do estado nacional e dos missionários salesianos no rio Negro/AM. In: V ENALICH: Encontro Nacional Língua, Cultura e História, 2011, Cáceres/MT. V ENALICH: Encontro Nacional Língua, Cultura e História. Cáceres/MT: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2011.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Oficina: Elaboração do Projeto de Pesquisa e Normas Técnicas . In: VI Semana Acadêmica de Letras: linguagens em movimento leitura e escrita em foco, 2010, Cáceres/MT. Resumos da VI Semana Acadêmica de Letras: linguagens em movimento leitura e escrita em foco. Cáceres/MT: http://www.unemat.br/eventos/semanadeletras/?link=minioficinas, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Resistência Tuyuka nas políticas do ensino da língua. In: IV SEAD: Seminário de Estudos em Análise do Discurso: 1969-2009: memória e história na/da Análise do Discurso, 2009, Porto Alegre/RS. IV SEAD: Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre/RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. p. 85-86.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . História da Educação Escolar Indígena no Rio Negro. In: XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC), 2009, Florianópolis/SC. XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). Florianópolis/SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. p. 47-48.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Missionários Salesianos entre os índios do Rio Negro/AM: num jogo de imagens, a "plenitude do envio" e o "vazio da falta". In: Encontro dos Acadêmicos do Curso de Letras- ENAL: Linguagem, Identidade e Cultura, 2008, São Luís de Montes Belos. Acadêmicos do Curso de Letras- ENAL: Linguagem, Identidade e Cultura. São Luís de Montes Belos/GO: Universidade Estadual de Goiás, 2008.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . A Resistência Criativa de Comunidades Indígenas as Políticas Indigenistas: o discurso do Estado no contraponto do discurso indígena. In: GEL 51º Seminário, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos, 2003. p. 235-235.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O Discurso Separatista sobre o Português do Brasil na Segunda Metade do Século XIX. In: Simpósio Nacional - Discurso, Identidade, Sociedade, 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do Simpósio Nacional - Discurso, Identidade, Sociedade, 2001. p. 93-93.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O efeito de pré-construído atravessando a discursividade do estado nacional e dos missionários salesianos no rio Negro/AM . 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O efeito de pré-construido atravessando a discursividade do estado nacional e dos missionários salesianos no rio Negro/AM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O funcionamento do discurso jurídico nos processos de escolarização do sujeito índio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Captura e Resistência: efeitos da educação Salesiana através do sistema preventivo entre índios do Rio Negro-AM. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . O Discurso Separatista do Português do Brasil, na segunda metade do século XIX. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Pedagogia e Escola Indígena - Escola e Pedagogia Indígena. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Educação no Contexto da Diversidade Cultural. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Projeto de Atlas Lingüístico do Mato Grosso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . A Formação em Rede, em Serviço e Continuada. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Projeto Licenciaturas Plenas Parceladas: uma proposta de integração entre Ensino e Pesquisa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Licenciaturas Plenas Parceladas da UNEMAT. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . A Formação do Supervisor. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Proposta Pedagógica do Projeto de Escolas Rurais Produtivas. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Olhares, Vozes e Silêncios que excluem: estereótipos de índios. Cáceres-MT, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Diagnóstico da Escolarização em Nível Médio dos Povos Indígenas do Alto e Médio Rio Negro-AM. Rio de Janeiro: MEC-UNESCO, 2004 (Relatório de Pesquisa).

  • ALBUQUERQUE, J. G. . Mundos Entrecruzados: formação de profesores leigos. Campinas-SP, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALBUQUERQUE, J. G. . 1º Encontro Temático "Saberes Tradicionais e Saberes Acadêmicos no Âmbito da Educação". 2011.

ALBUQUERQUE, J. G. . Ensino com pesquisa e organização do currículo escolar por meio de projetos multidisciplinares de pesquisa e ação. 2010.

ALBUQUERQUE, J. G. . Planejamento e Currículo. 2010.

ALBUQUERQUE, J. G. . Projeto 914BRA1123: Referenciais para Educação de Jovens e Adultos Indígena, do Campo e de Nível Médio. 2009.

ALBUQUERQUE, J. G. . Projeto PRONERA - de formação de professores em nível médio em Nova Xavantina, MT. 2003.

ALBUQUERQUE, J. G. . Projeto de Educação no Rio Negro, Amazonas. 2002.

ALBUQUERQUE, J. G. . Assessoria ao MEC em Educação Indígena. 2002.

ALBUQUERQUE, J. G. . Projeto Indata'Hu'A - elaboração do Projeto de Magistério no rio Madeira, AM. 1998.

ALBUQUERQUE, J. G. . VI Etapas de Formação e Planejamento - Projeto Geração. 1998.

ALBUQUERQUE, J. G. . Formação de Docentes e Monitores do Projeto Tucum. 1995.

ALBUQUERQUE, J. G. . Coordenadora da IV Etapa de formação dos professores da Educação do Campo. 2011.

ALBUQUERQUE, J. G. ; CAMARGO, D. M. P. ; CARDOSO, T. . Projeto Ibaorebu: Coordenadora Pedagógica da área de Linguagens. 2007.

ALBUQUERQUE, J. G. . Processo de Análise dos Projetos Encaminhados à Coordenação Geral de Apoio às Escolas Indígenas/SEF/MEC. 2002.

ALBUQUERQUE, J. G. . Aprendizagem Cooperativa entre Universitários. 2012. .

ALBUQUERQUE, J. G. . I Oficina de Formação dos Professores e Lideranças, para escolas do Médio Içana: Maadzeero, Paraattana e Kalidzamai. 2007. (Coordenação de Oficina de formação de professores no Rio Negro).

ALBUQUERQUE, J. G. . Metodologia de Alfabetização na língua Nheengatu e metodologia de ensino com pesquisa. 2007. (Coordenação de Oficina de formação de professores no Rio Negro).

ALBUQUERQUE, J. G. . I Oficina para a discussão do Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio nas comunidades indígenas do Alto Rio Negro. 2005. (Coordenação de Oficina de formação de professores no Rio Negro).

ALBUQUERQUE, J. G. . Didática e Metodologia da Pesquisa Científica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALBUQUERQUE, J. G. . Didática e Metodologia de Pesquisa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALBUQUERQUE, J. G. . Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 1990. .

ALBUQUERQUE, J. G. . Coordenação Pedagógica do Projeto TUCUM - de formação de professores indígenas em nível médio magistério. 2003 (Coordenação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Cidade e Memória, Descrição: A cidade, enquanto sentido, espaço de discurso configura-se como o princípio norteador desta proposta que visa trabalhar a linguagem em distintas materialidades. Nesse sentido, esta pesquisa busca realizar uma leitura sobre a cidade, tomando as praças, ruas, calçadas, o sujeito, a memória institucional como lugar de interpretação no/do discurso urbano. O objetivo é compreender, à luz de perspectivas teóricas, o processo de constituição da territorialidade urbana pela estrutura e acontecimento da linguagem; o sujeito, a língua, as políticas públicas, a ambiência urbana, a espessura semântica da palavra; o acontecimento de linguagem que movimenta e significa o sujeito de direito e deveres no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Judite Gonçalves de Albuquerque - Coordenador / Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    O bairro EMPA e a Escola Municipal Profº Eduardo Benevides Lindote, Descrição: O EMPA é um bairro sem praça, sem Posto de Saúde, sem correio, sem infra-estrutura de ruas, pontes, limpeza pública, sem água para todos, sem luz para todos e para todas as ruas, sem documento. Depois de anos de ocupação, o bairro EMPA não está incluído no mapa da cidade, a não ser pelo IPTU, que é entregue de porta em porta. Nesta pesquisa nós perguntamos: qual a significância política de um bairro que não consegue se legitimar como tal (não consta no mapa da cidade) dentro da política local, entendendo que a legitimação se dá na e pela escrituração?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Judite Gonçalves de Albuquerque - Coordenador / Valdinei Martins de Souza - Integrante / Marilza Ribeiro de Aguiar - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Laboratório de Língua Portuguesa: linguagem em movimento, Descrição: Objetivo Geral: acelerar o processo de leitura e escrita entre alunos dos primeiros semestres do curso de Letras, possibilitando uma plena participação e desenvolvimento nas áreas da linguagem, da filosofia, da pesquisa, da educação. Objetivos Específicos: - Corrigir falhas na leitura e na escrita; - despertar para o gosto da leitura; - ampliar o universo da leitura de mundo, da arte e suas múltiplas formas de manifestação, da compreensão dos problemas sociais, da preocupação pela própria formação profissional; - desenvolver a arte de buscar informações, incluindo a navegação virtual, o uso da biblioteca, os siber-espaços, os hiper textos, o cinema, etc; - identificar e saber produzir diferentes tipologias de texto. Resultados esperados: sensível melhora na leitura e compreensão do que se lê, na formulação escrita do pensamento; na comunicação; no acompanhamento das matérias oferecidas no Curso de Letras. E, ao final de cada semestre, a apresentação de um produto coletivo de cada turma, dando conta do trabalho realizado: relatório, textos, vídeos, interpretação de peça teatral, organização de sarau, etc. Os participantes do laboratório serão incentivados também a apresentar a sua experiência em eventos de linguagem: semana de Letras, FALE, Seminários, CEPEL, etc. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2011

    Vozes da cidade: As políticas de língua indígena e ensino, Descrição: Pesquisa sobre a presença de alunos Chiquitanos, filhos de migrantes da vizinha Bolívia, numa escola municipal do EMPA, bairro periférico de Cáceres. Busca-se observar os espaços discursivos (as instituições sociais e oficiais) em que esses sujeitos se inscrevem, se expressam e se reconhecem, ora determinados pelos contatos, ora interpelados ainda pela língua nativa que os constitui discursivamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2010

    Modos de subjetivação dos Chiquitano que vivem no bairro EMPA/Cáceres-MT, Descrição: O projeto tem como objetivo aprofundar na história que envolve o fenômeno de colonização a que foram submetidos estes povos e que resultou, por um lado, na migração para as fronteiras e, por outro, no processo de silenciamento da própria língua e cultura, ao viver em terras alheias, com língua e cultura diferentes, em trabalhos pesados e mal remunerados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Mato Grosso. , Rua São João, Cavalhada, 78200-000 - Caceres, MT - Brasil, Telefone: (65) 32210000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2009

Ministério da Educação e Cultura

Vínculo: Consultora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica

Outras informações:
Consultora pedagógica do MEC/UNESCO para a implantação do ensino médio integrado em comunidades indígenas nos estados de Mato Grosso e Pará. Projeto 914BRA1065 - Programa Ensino Médio.

Atividades

  • 02/2007 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação e Cultura/MEC, .,Cargo ou função, Consultora pedagógica do MEC/UNESCO para a implantação do ensino médio integrado em comunidades indígenas nos estados de Mato Grosso e Pará. Projeto 914BRA1065 - Programa Ensino Médio..

2000 - 2001

Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 0

Outras informações:
Assessoria Pedagógica e elaboração do projeto de Magistério no Rio Madeira, AM - Projeto Indata'Hu'A; Assessoria Pedagógica em dois projetos de Formação de Professorrres Indígenas no Amazonas, alto e Médio Rio Negro: Escola Baniwa-Coripaco e formação Pedagógica de professores do distrito de Iauareté, município de São Gabriel da Cachoeira; Assessoria Pontual - formação para a pesquisa na escola Utapinopona(Tuyuka).

Atividades

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Estado de Educação, Escola Baniwa.,Cargo ou função, Consultor.

1998 - 2004

Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação e Assessoria, Carga horária: 0

Outras informações:
Assessoria e docência no Projeto Ara Verá de formação de professores indígenas guarani, de Dourados - MS, desde 1998;

Atividades

  • 01/1998 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, Escola Indígena Ñandejara Caarapó Ms.,Cargo ou função, Membro de comitê assessor.

1990 - 2002

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público Aposentado, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Na Unemat trabalhei no Projeto Parceladas formação em rede, em servico e continuada uma tentativa de integração entre ensino e pesquisa. O projeto se desenvolve no interior do Estado e conta com a parceria de outras universidades do país; Presto assessorias pontuais no Projeto de Educação Escolar Indígena, no Rio Negro/AM, a convite da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN)e do Instituto Sócioambiental (ISA); Sou consultora do Projeto Madzurukay - pesquisa dos mitos Baniwa, no Rio Içana, bacia do rio Negro/AM, pelo PDPI.

Atividades

  • 03/2011

    Extensão universitária , Instituto de Linguagens, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Francês aos alunos do Programa Mestrado em Linguística.

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Orientação de Pesquisa, Pesquisa em Letras

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de texto e leitura - 2º Semestre do Curso de Matemática

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Mestrado em Linguística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História das Idéias Linguísticas no Brasil, História das Políticas de Língua no Brasil (em parceria com a Profª Leila Bisinoto) (45horas)

  • 04/2010 - 12/2011

    Ensino, Curso de e Aperfeiçoamento em Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 1º semestre História

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática do Português (V semestre), Produção de Texto e Leitura (I semestre)

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Letras - 4º Semestre Letras

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Mestrado em Linguística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa, Pesquisa em Letras

  • 01/1992 - 05/2002

    Direção e administração, Divisão de Licenciaturas Parceladas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/1990 - 05/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Introdução aos Estudos da Gramática, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Produção de Texto e Leitura

  • 07/1992 - 12/2000

    Treinamentos ministrados , Instituto de Linguagens, Departamento de Letras.,Treinamentos ministrados, Dois cursos anuais de formação de professores para atuar no curso de Letras do Projeto Licenciaturas Plenas Parceladas

  • 03/1996 - 12/1999

    Extensão universitária , Instituto de Linguagens, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Projeto Tucum - Formação de professores indígenas em Mato Grosso.

  • 03/1996 - 12/1999

    Treinamentos ministrados , Instituto de Linguagens, Departamento de Letras.,Treinamentos ministrados, Preparação de Professores e Monitores para atuar nos cursos de formação de professores indígenas

  • 03/1993 - 12/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Linguagens, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa

1988 - 1990

Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Criação e organização da Coordenadoria de Educação para o meio Rural - Chefia da Divisão de Currículo; Elaboração da proposta pedagógica do projeto de escolas rurais; Elaboraáão da proposta pedagógica de formação de professores leigos - Projeto Homem-Natureza; Representante da Secretaria de educação no Projeto Inajá; Assessoria na elaboraçãpo das linhas para uma educação rural, com base nos princípios da Etnociência e da Construção do conhecimento; Participação no Programa de Pesquisa - Educação com mulheres: Organização das mulheres construindo uma nova sociedade - regiões Centro-Oeste e Sudeste; Fundadora; Fundadora e integrante da diretoria do NEOM - Núcleo de Estudos e Organização da Mulher - Cuiabá - Mt.