HUMBERTO FARIAS DE CARVALHO

Doutorando pelo programa de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Politécnica de Valência com orientação do Professor Dr. Salvador Muoz Vias e co-orientação do professor Dr. Lino Garcia Morales da Universidade Politécnica de Madri, Mestre em História e Crítica da Arte pelo PPGAV-EBA-UFRJ. Professor da disciplina de Conservação de Arte Contemporânea da EBA-UFRJ. Participou de residência no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia e do programa de professor Visitante na New York University. Trabalhou entre 2009 a 2014 como membro da comissão cultural do IBEU, onde realizou a curadoria de exposições individuais e do Salão de Artes Visuais Novíssimos e responsável pela conservação do acervo da Instituição. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Instituto Rubens Gerchman e conservador consultor do Centro de Conservação de Bens Culturais (CCBC). Membro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), da Associação Nacional de Críticos de Arte (ABCA),do International Council of Museums (ICOM) e do International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (IIC).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Conservação e Restauração de Bens Moveis Culturais

2018 - Atual

Universitat Politècnica de València
Título: O Conservador como gestor: possibilidade de ação politica na interface institucional,
Orientador: Salvador Muñoz Viñas
Coorientador: Lino Garcia Morales. Palavras-chave: conservação; Gestor; Museu de Arte Contemporânea.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Artes Visuais

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma Metodologia para Conservação e Restauro de Arte Contemporânea,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Ângela Ancora da Luz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: restauro; conservação; metodologia; arte contemporânea.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO / Especialidade: Conservação e restauro de arte contemporânea. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior.

Aperfeiçoamento em Métodos portugueses de conservação pinturas

2008 - 2008

Universidade Católica Portuguesa - Porto, UCP/Porto
Título: Métodos portugueses de conservação e restauro de pinturas. Ano de finalização: 2008
Orientador: Dra.Maria Aguiar e Dra.Carolina Barata

Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas

2000 - 2004

Universidade Salgado de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Aplicação de materiais inovadores de proteção de solventes não tóxicos par. (Carga horária: 2h). , NanoRestArt, NANORESTART, Itália.

2017 - 2017

Approaches to the Conservation of Contemporary Murals. (Carga horária: 16h). , American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, AIC, Estados Unidos.

2016 - 2016

Curso de douramento. (Carga horária: 15h). , Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSBRJ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Conservação de Arte Contemporânea. (Carga horária: 15h). , Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC-USP (SP), Brasil.

2014 - 2015

Aprofundamento em Curadoria. (Carga horária: 120h). , Escola de Artes Visuais Parque Lage, EVA, Brasil.

2014 - 2014

Inovação em restauração de Pinturas - Resinas Sint. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, UFMG/EBA, Brasil.

2014 - 2014

Residência. (Carga horária: 336h). , Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, MNCARS, Espanha.

2012 - 2012

Jornada Técnica de Plásticos. (Carga horária: 8h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2012 - 2012

Limpeza de superfícies com Agar-Agar. (Carga horária: 14h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2012 - 2012

Conservação de Bronzes Modernos. (Carga horária: 12h). , Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC-USP (SP), Brasil.

2011 - 2011

Treinamento de utilização, guarda e conserv. EPI. (Carga horária: 4h). , CPR Engenharia e medicina do Trabalho, CPR MED, Brasil.

2010 - 2010

Conservation Issues of Modern and Contemporary Art. (Carga horária: 24h). , Getty Conservation Institute, GCI*, Estados Unidos.

2010 - 2010

Fotografia digital para Conservação. (Carga horária: 8h). , Centro de Conservação de Bens Culturais, CCBC, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de Reentelamento e Consolidação de Pintura. (Carga horária: 40h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Limpeza Modular. (Carga horária: 50h). , Centro de Conservação de Bens Culturais, CCBC, Brasil.

2007 - 2007

Arte Conceitual: algumas aproxi.Ricardo Basbaum. (Carga horária: 16h). , Fundação Eva Klabin, FEK, Brasil.

2007 - 2007

Intr. Arte Contemporânea. Fernando Cocchiarale. (Carga horária: 16h). , Fundação Eva Klabin, FEK, Brasil.

2006 - 2006

Novas Tecnologias para Conse. Prev. bens culturais. (Carga horária: 30h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2005 - 2005

Polímeros na Restauração. (Carga horária: 24h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2005 - 2005

Técnicas Inglesas de Cons. e Rest. de Pint. de Cav. (Carga horária: 40h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2005 - 2005

Decisões sobre Aparência e Critérios de Intervençã. (Carga horária: 40h). , Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.

2000 - 2000

Restauração, Teoria e Prática. (Carga horária: 26h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2000 - 2000

Uma met. italiana para rest. de pinturas murais. (Carga horária: 40h). , Museu de Arte de Goiânia, MAG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Restauro e Conservação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, Humberto F. . EMERG 2018, Jornadas de Investigación Emergente en Conservación y Restauración de Patrimonio. 2018. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. . Participou na qualidade de organizador na "15ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo". 2014. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. . Coordenador e Professor do Curso de Extensão "Conservação Evolutiva nas Novas Mídias Artísticas". 2014. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. ; FREIRE, C. . Comissão Científica Organizadora do Seminário Internacional "Arte Contemporânea: Preservar o Quê?. 2014. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. . Curador da Exposição "Moventes" de Bete Esteves. 2013. (Exposição).

CARVALHO, Humberto F. . Curador da Exposição "Com quem você está bordando?"/ Rodrigo Mogiz. 2011. (Exposição).

CARVALHO, Humberto F. . Curador da Exposição "Old Master Techniques and Contemporary Applications - SÓ LAZER"/ Daniel Lannes. 2011. (Exposição).

CARVALHO, Humberto F. . Participou na qualidade de organizador do Workshop Fotografia Digital para Conservadores de Obras de Arte. 2010. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. . Curador da Exposição "Diálogos"/ Coletiva. 2010. (Exposição).

CARVALHO, Humberto F. . Curador da Exposição "Das coisa que vimos pelo caminho"/ Eloá Carvalho e Rebeca Rasel. 2010. (Exposição).

CARVALHO, Humberto F. . Curador da Exposição "Contraimagem"/ Raul Leal. 2009. (Exposição).

CARVALHO, Humberto F. . Participou na qualidade de organizador do curso teórico e prático Programa de Limpeza Modular: Uma Abordagem Sistemática para a Limpesa de Obras de Arte.. 2008. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. . Participou na qualidade de organizador do XV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes-UFRJ- Arte e Tempo.. 2008. (Outro).

CARVALHO, Humberto F. . Participou na qualidade de organizador do XIV Encontro da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Jornada Doctorado 2019. Conservación y Restauración de Bienes Culturales.El conservador como gestor: posibilidad de acción política en la interfaz institucional. 2019. (Outra).

III Jornada Doctorado 2019. Conservación y Restauración de Bienes Culturales.El conservador como gestor: posibilidad de acción política en la interfaz institucional. 2019. (Outra).

NACCA. Bridging the Gap. Theory and Practice in the Conservation of Contemporary Art. 2019. (Seminário).

Participación del artista en la conservación del arte contemporáneo. Las entrevistas de artistas como fuente directa de documentación.. 2019. (Seminário).

The Conserving Canvas Symposium. 2019. (Simpósio).

V Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro.Voltando ao analógico: uma opção possível? Estudo de caso a partir da obra CC5 Hendrix-War, de Hélio Oiticica.. 2019. (Encontro).

V Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro.Desafios no tratamento estrutural de pinturas contemporâneas: estudo de caso a partir de uma pintura de Almir Mavignier. 2019. (Encontro).

EMERG 2018, Jornadas de Investigación Emergente en Conservação y Restauración de Patrimonio.El conservador como gestor: possibilidade de acción politica en la interfaz institucional. 2018. (Outra).

IT?S ABOUT TIME! BUILDING A NEW DISCIPLINE IN TIME-BASED MEDIA ART CONSERVATION.Time-Based Media (TBM) Art Conservation Education ? Current Offerings and Future Opportunities. 2018. (Simpósio).

Nanosistemas: pesquisa e aplicação sobre o patrimônio cultural. 2018. (Seminário).

Simposi Internacional "Al voltant de Picasso". 2018. (Simpósio).

Simposio Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas: Teoria, Crítica e História da Arte Técnica. 2018. (Seminário).

Starting the Conversation: Preserving Time Base Media/Thinking Complex Media.Sobre o panorama da Conservação de Time Based Media no Brasil. 2018. (Seminário).

18ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo.Alicación de la conservación evolutiva en el estudio de caso dos Chuveiros Sonoros del artista Floriano Romano de la colección del museo de arte contemporáneo de Niterói.. 2017. (Encontro).

26 Encontro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas.A conservação das novas mídias. 2017. (Encontro).

45th Annual Meeting of the American Institute for Conservation of Historic ans Artistc Works. 2017. (Encontro).

IV Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro.Apresentação de comunicações. 2017. (Encontro).

25 Encontro Nacional da ANPAP.Arte: seus espaços/em nosso tempo. 2016. (Encontro).

26th Congress of The International Intitute for Conservation of Historic and Artistic Words. 2016. (Congresso).

Form and Feeling the Making of Concretism. 2016. (Outra).

PST: L.A./L.A. Meeting Attendees, Sept 19-21, 2016, GETTY Center, BOARDROOM.Concrete Art in Brazil ? The Material of Form: Industrialism and the Latin American Avant-Garde. 2016. (Outra).

Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes visuais, História da Arte e Conservação.Apresentação de propostas para curso de conservação da EBA/UFRJ. 2016. (Outra).

24 Encontro Nacional ANPAP.Parecerista do Comitê de Preservação Conservação e Restauro. 2015. (Encontro).

24 Encontro Nacional ANPAP.Moderador de duas mesas do Comitê de Patrimônio Conservação e Restauro. 2015. (Encontro).

24 Encontro Nacional ANPAP. 2015. (Encontro).

ARTE CONCRETA BRASILEIRA. A Materialidade da Forma: Industrialismo e Vanguarda Latino-Americana.Conservação de obras na Coleção Tuiuiú. 2015. (Simpósio).

Por que Art Rio? Evento realizado pelo PPGAV e CLA/UFRJ.Panorama da Atuação do Conservador Restaurador no Mercado de Arte. 2015. (Outra).

Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes visuais, História da Arte e Conservação.A presentação do curso e suas demamdas. 2015. (Outra).

Science and Innovation for the study and conservation of works of art.Science and Innovation for the study and conservation of works of art. 2015. (Simpósio).

15ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo.Solución técnica de recomposición de volúmenes de soporte textil atacados por insectos xilófagos. 2014. (Outra).

15ª Jornada de Conservación de Arte Contemporàneo.CONSERVACIÓN DE LA OBRA B8 BÓLIDE VIDRO 2, 1963/1964 DE HÉLIO OITICICA: DISCUSIONES ACERCA DE LOS PROCEDIMIENTOS TÉCNICOS Y MATERIALES EN LA CONSERVACIÓN DE ARTE CONTEMPORÁNEO.. 2014. (Outra).

15ª Jornada de Conservación de Arte Contemporàneo. 2014. (Outra).

23 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2014. (Encontro).

23 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Parecerista do Comitê Patrimônio Conservação e Restauro. 2014. (Encontro).

23 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Simpósio 11, Arte e Ciência: a natureza transdisciplinar da preservação. 2014. (Encontro).

23 Encontro Nacional ANPAP.Moderador do Comitê de Preservação Conservação e Restauro. 2014. (Encontro).

III Semana Carioca de Preservação - V Jornada de Conservação e e.Inovações. 2014. (Outra).

III Semana Carioca de Preservação - V Jornada de Conservação e e.Avaliador de comunicações. 2014. (Outra).

Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes visuais, História da Arte e Conservação.Participação das discussões pertinentes a Reunião do Fórum. 2014. (Encontro).

Seminário Internacional "Arte Contemporânea: Preservar o que?.Contributos para Conservação de Arte Contemporânea. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional "Arte Contemporânea: Preservar o que?.Conservação e restauro do acervo Rubens Gerchman: obra 'Barreira do Vasco'. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional "Arte Contemporânea: Preservar o que?.Imagem e Movimento no Museu. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional "Arte Contemporânea: Preservar o quê?. 2014. (Seminário).

14ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo. 2013. (Outra).

22ª Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Considerações sobre a complexa formação do conservador. 2013. (Encontro).

22 Encontro Nacional ANPAP.Coleções: Ecossistemas de preservação. 2013. (Encontro).

I I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro.Profissionais do Patrimônio: projetos de Conservação e Restauro. 2013. (Encontro).

II Semana Carioca de Preservação - IV Jornada de Conservação e e.Avaliador de comunicações. 2013. (Outra).

II Semana Carioca de Preservação - IV Jornada de Conservação e e.Arte Contemporânea - Conservação. 2013. (Outra).

Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes visuais, História da Arte e Conservação.Participação das discussões pertinentes a Reunião do Fórum. 2013. (Encontro).

X Jornada Republicana.Museus, Memória e Arte Contemporânea. 2013. (Outra).

I Semana Carioca de Preservação - III Jornada de Conservação e e. 2012. (Encontro).

I Semana Carioca de Preservação - III Jornada de Conservação e e.O papel do conservador/restaurador - Formação: cursos de graduação. 2012. (Encontro).

I Semana Carioca de Preservação - III Jornada de Conservação e e.A formação do conservador: identidade e perspectivas. 2012. (Encontro).

IV ArteAção-Universo.A formação do arte-educador: relatos do desenvolvimento profissional no campo da conservação. 2012. (Encontro).

Restauro de obras do acervo - Coleção João Sattamini e MAC.Restauro de obras do acervo - Coleção João Sattamini e MAC. 2012. (Outra).

Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores de Cursos de Graduação em Artes Visuais.O Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

ICOM-CC, 16th Triennial Conference. Eliseu Visconti's Monumental marrouflage wall paintigs: conservation, context, and technical examinationl. 2011. (Congresso).

I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro.A conservação de arte contemporânea: quando a intervenção é inevitável. Estudo de caso do tríptico de autoria de Antônio Dias.. 2011. (Encontro).

11ª Jornada de Conservación de Arte Contemporáneo."Espaços virtuais: cantos n 4 de Cildo Meireles, caso de estudio de una metodología de conservación y restauración de arte contemporáneo". 2010. (Outra).

19 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas."A Importância da História e da Crítica da Arte para a Conservação e Restauração". 2010. (Encontro).

Arte Contemporáneo en (sala de) Guardia."Una metodología para la conservación y restauración del arte contemporáneo". 2010. (Outra).

Estrategias de Comunicación y Preservación en Arte Contemporáneo.Parâmetros para conservação de arte contemporânea. 2010. (Encontro).

Fotografia Digital para Conservadores de Obras de Arte. 2010. (Outra).

I Colóquio Arte Contemporânea e Museus.Estudo de caso: A conservação da obra "Espaços Virtuais Cantos 4" de Cildo Meireles. 2010. (Outra).

International Network for the Conservation of Contemporary Art para América Latina.. 2010. (Seminário).

Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro.Considerações acerca da utilização de teorias de conservação e restauro em processos interventivos em arte contemporânea. 2010. (Outra).

18 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2009. (Encontro).

I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural em Ouro Preto/MG.?Uma Proposta de Organização Gerencial para Restauração das Pinturas Decorativas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro de autoria do artista Eliseu Visconti". 2009. (Outra).

Universidade Católica Porto."Intervenção em conjunto monumental de obras decorativas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro". 2009. (Outra).

Universidade Católica Porto."Uma metodologia para conservação e restauro de arte contemporânea". 2009. (Outra).

XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. "Considerações acerca da possibilidade de conservação de arte contemporânea". 2009. (Congresso).

Arte, crítica: imediações. 2008. (Oficina).

I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX. 2008. (Seminário).

IV Encontro de História da Arte, "A Arte e a História da Arte, entre a Produção e a Reflexão".O Tempo e as Abras de Arte: considerações acerca da possibilidade de conservação de arte contemporânea. 2008. (Encontro).

Programa de Limpeza Modular: Uma Abordagem Sistemática para Limpeza de Obras de Arte. Ministrado pelo Prof. Chris Stavroudis conservador privado. Los Angeles-Califórnia. EUA. No CCBC de06 a 09 de outubro de 2008. Niterói-RJ. 2008. (Outra).

XV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes-UFRJ - Arte e Tempo..O tempo e as obras de arte: considerações acerca da possibilidae de conservação de arte contemporânea.. 2008. (Encontro).

Encontro em Conservação e Restauração de Bens Culturais: Ciência, Tecnologia e Formação Profissional. 2007. (Encontro).

1 Ciclo de Palestras sobre Conservação/Restauração de Bens Culturrais. 2006. (Outra).

VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, realizado no Museu Nacional de Belas Artes. 2003. (Congresso).

XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, realizado no Museu Nacional de Belas Artes. 2003. (Seminário).

Jornada de Ciência e Conservação de Bens Culturais. 2001. (Outra).

Seminário Teoria e Prática do Restauro, ministrado pelo Prof. Gianluigi Colalucci, Diretor da equipe de restauração da Capela Sistina, do Museu do Vaticano, Itália, Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2001. (Seminário).

X Congresso ABRACOR. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eloah Gadas de Matos Duvanel de Almeida

CARVALHO, Humberto F.; DRUMOND, M.; MARTINS, T. C.. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONCEITO DE ?AUTENTICIDADE? ATRAVÉS DO OLHAR DA CONSERVAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE SOB O VIÉS TEÓRICO DE BRANDI E MUOZ VIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Handerson Oliveira

CARVALHO, Humberto F.; DRUMOND, M.. Realidade Aumentada para acervos de objetos tridimensionais em Conservação e Restauração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Ohara Pacheco Chuab

CARVALHO, Humberto F.; RIBEIRO, M. T. D.; SALADINO, A.. A Preservação Arqueológica no Estado do Rio de Janeiro: O Panorama da Conservação dentro das Reservas Técnicas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Assumpção de Oliveira

BARRETO, P. M.; HEFFNER, H.;CARVALHO, Humberto F.. A preservação de películas cinematográficas em acervos audiovisuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Monick da Silva Serrano

CARVALHO, Humberto F.. Conservação da Time-Based Media Art: considerações acerca da conservação do Aparelho cinecromático de Abraham Palatnik. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana da Fonseca Diniz

CARVALHO, Humberto F.; MOTTA JR., E.; RIBEIRO, M. T. D.. UM ESTUDO SOBRE A REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE DIRETRIZES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Marchiori

CARVALHO, Humberto F.; PETRELLA, Yara; CANADA, Manoel. Métodos de reentelamentos e reentelamento solto.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Teresa de Oliveira Ribeiro Vidigal

CARVALHO, Humberto F.; CANADA, Manoel; RIZZO, M. M. Pesquisa sobre craquelê: restauração de pintura de cavalete. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mayra Angrizane Rebellato

CARVALHO, Humberto F.; CANADA, Manoel; BONAZZI, Mozart. Tratamento de restauração estética com vernizes de baixo peso molecular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cristiano Alberto Gimenes

PETRELLA, Yara;CARVALHO, Humberto F.; CANADA, Manoel. Reintegração de Imagem Sacra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vivian Donnini Freire

RIZZO, M. M;CARVALHO, Humberto F.; PETRELLA, Yara. Métodos de exames e análise em pinturas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CARVALHO, Humberto F.; AGUIAR, D.; TADEU, M.; JESUS, B.; MAIA, M.. Comissão Organizadora dos Concursos Públicos de provas e títulos do Departamento de Arte e Preservação da Escola de Belas Artes. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Humberto F.. Concurso Público para Professor Substituto para Dep. História da Arte. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Humberto F.; MARTINS, T. C.; CORREA, P. L. A.. Comissão Organizadora dos Concursos Públicos de provas e títulos do Departamento de História da Arte da Escola de Belas Artes. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Belas Artes.

CARVALHO, Humberto F.. Salão de artes visuais Novíssimos. 2013. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.; TERRA, C.; DOWEL, C. M. M.; ROCHA, M. M.. Cerimonia de Colação de Grau em Sessão Solene da Congregação. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Humberto F.. Comissão de Programação do Centro Cultural Pascoal Carlos Magno. 2012. Fundação de Arte de Niterói/Secretaria de Cultura.

CARVALHO, Humberto F.. Salão de artes visuais Novíssimos. 2012. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.. Programa de Exposições da Galeria de Arte IBEU. 2013. 2012. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.. Salão de artes visuais Novíssimos. 2011. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.. Programa de Exposições da Galeria de Arte IBEU 2012. 2011. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.. Programa de Exposições da Galeria de Arte IBEU 2011. 2010. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.. Salão de artes visuais Novíssimos. 2010. Instituto Brasil Estados Unidos.

CARVALHO, Humberto F.. Salão de artes visuais Novíssimos. 2009. Instituto Brasil Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edson Motta Junior

MOTTA JUNIOR, E.. Uma Metodologia para Conservação e Restauração de Arte Contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Venancio Filho

Luz, Ângela Ancora da;VENANCIO FILHO, P.. Uma Metodologia para a Conservação e Restauro de Arte Contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz

LUZ, Angela Ancora. Uma Metodologia para Conservação e Restauração da Arte Contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Handerson Oliveira

Realidade Aumentada para acervos de objetos tridimensionais em Conservação e Restauração; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Eloah Gadas de Matos Duvanel de Almeida

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONCEITO DE ?AUTENTICIDADE? ATRAVÉS DO OLHAR DA CONSERVAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE SOB O VIÉS TEÓRICO DE BRANDI E MUOZ VIAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Adelaide de Jesus Fernandes Ferreira

Aplicabilidade de adesivo alternativo para reparos de rasgos utilizando o sistema fio a fio de Winfried Heiber; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Monick da Silva Serrano

Conservação da Time-Based Media Art: considerações acerca da conservação do Aparelho cinecromático de Abraham Palatnik; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Joana Diniz

UM ESTUDO SOBRE A REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE DIRETRIZES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Camila Marchiori

Métodos de reentelamentos e reentelamento solto; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Mayra Angrizane Rebellato

Tratamento de restauração estética com vernizes de baixo peso molecular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Maria Teresa de Oliveira Ribeiro Vidigal

Pesquisa sobre craquelê: restauração de pintura de cavalete; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauro) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Humberto Farias de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edson Motta Junior

Uma metodologia para Conservação e Restauro de Arte Contemporânea; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Edson Motta Junior;

Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz

Uma Metodologia para Conservação e Restauração da Arte Contemporânea; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, HUMBERTO FARIAS DE . Relato de experiência: Simpósio Internacional its about time! Building a new discipline in time-based media art conservation | Experience report: Its about time! Building a new discipline in time-based media art conservation symposium. Pós-Limiar , v. 1, p. 117-126, 2018.

  • CARVALHO, Humberto F. . O Conservador como Curador. Mouseion (UniLasalle) , v. 1, p. 59-71, 2016.

  • CARVALHO, Humberto F. . Considerações sobre a formação do conservador-restaurador no Brasil. ECR Estudos de Conservação e Restauro , v. 1, p. 250-256, 2013.

  • CARVALHO, Humberto F. . Espaços virtuais: cantos, n4, de Cildo Meireles: estudo de caso de uma metodologia de conservação e restauro de arte contemporânea. Arte & Ensaio (UFRJ) , v. 1, p. 36-43, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, Humberto F. ; TEXEIRA, Cláudio Valério . Tratamento de conservação da obra Abstração de Almir Mavignier 1966, método fio a fio e utilização de adesivo de cianoacrilato. 2018.

CARVALHO, Humberto F. . Desmontagem da Exposição 'Mínima Resistencia. Entre el tardomodernismo y la globalización' no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. . Tratamento de conservação na obra 'Extensión Amarilla y Blanca' de autoria de Jesus Soto do Acervo do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. ; DURAN, H. . Captação de Imagens com Automatismo de obras de Pablo Picasso e Salvador Dalí do Acervo do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. ; VANREL, A. . Avaliação do estado de conservação e catalogação da coleção de obras de arte em videos do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. . Montagem da Exposição 'Las Biografías de Amos Gitai' no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. . Tratamento de conservação e restauro da obra 'Mobile' de autoria de Amos Gitai para Exposição 'Las Biografías de Amos Gitai' no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. . Realização de Laudo técnico do estado de conservação das obras da Exposição 'las Biografías de Amos Gitai' no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

DURAN, H. ; CARVALHO, Humberto F. . Tratamento de Conservação da obra 'Objeto Indestructible' de autoria de Man Ray do acervo do Museo Centro de Arte Reina Sofia. 2014.

CARVALHO, Humberto F. ; TEXEIRA, Cláudio Valério . Conservação do acervo Instituto Rubens Gerchman. 2013.

CARVALHO, Humberto F. . Conservação e restauro da obra "B 8 Bólide Vidro 2". De autoria de Hélio Oiticica.. 2012.

CARVALHO, Humberto F. ; MANDARINO, R. M. ; TEIXEIRA, P. R. M. F. . Conservação da obra Abstração de autoria de Manabu Mabe 1972, MAC-Niterói. 2012.

CARVALHO, Humberto F. ; MANDARINO, R. M. ; TEIXEIRA, P. R. M. F. ; TEXEIRA, Cláudio Valério . Chefe da equipe de restauração de 12 obras de autoria de Roberto Burle Marx. Sítio Roberto Burle Marxs /IPHAN/MinC. 2012.

CARVALHO, Humberto F. ; TEIXEIRA, P. R. M. F. ; MANDARINO, R. M. ; TEXEIRA, Cláudio Valério . Conservação da obra de autoria de Cícero Dias. 'Sem Título'. MAC-Niterói. 2012.

CARVALHO, Humberto F. ; TEIXEIRA, P. R. M. F. ; MANDARINO, R. M. ; TEXEIRA, Cláudio Valério . Conservação da obra de autoria de Almir Mavignier. 'Formas' 1950. MAC-Niterói. 2012.

CARVALHO, Humberto F. . Conservação das obras de arte da Galeria Ronie Mesquita. 2012.

CARVALHO, Humberto F. . Conservação de coleções privadas em Fortaleza-CE, e Rio de Janeiro-RJ. 2012.

CARVALHO, Humberto F. ; TEIXEIRA, P. R. M. F. ; MANDARINO, R. M. ; TEXEIRA, Cláudio Valério . Conservação da obra de autoria de Tomie Othake. 'Sem Título' 1978. MAC-Niterói. 2012.

CARVALHO, Humberto F. . Chefe da equipe de restauração das obras 'Guerra e Paz' de autoria de Candido Portinari, ONU. 2011.

CARVALHO, Humberto F. . Conservação e restauro da obra 'Relevo Espacial V4' de autoria de Helio Oiticica. INHOTIM. 2011.

CARVALHO, Humberto F. . Projeto de conservação do acervo da artista Suzana Queiroga de obras de sua autoria.. 2010.

CARVALHO, Humberto F. . Chefe de equipe de restauração das pinturas artisticas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro de autoria de Eliseu Visconti. 2009.

CARVALHO, Humberto F. . Conservação e restauro da obra 'B 33 Bólide caixa 18 Homenagem a Cara de Cavalo' de autoria de Hélio Oiticica. MAM-RJ. 2009.

CARVALHO, Humberto F. . Responsável pela conservação do acervo do Instituto Brasil Estados Unidos. 2009.

CARVALHO, Humberto F. . Conservação e restauro da obra 'Espaços Virtuais: cantos 4' de autoria de Cildo Meireles. MAM-RJ. 2008.

CARVALHO, Humberto F. ; ESPIN, P. S. . Visita Técnica ao Laboratório de conservação e restauro do Museu do Prado, com orientação Dra. Pilar Sedano. 2008.

CARVALHO, Humberto F. ; ARREAZA, A. . Visita Técnica ao Laboratório de conservação e restauro do Museu Thyssen-Bornemisza, com orientação Dra. Ana Arreaza. 2008.

CARVALHO, Humberto F. . Realização de trabalho de conservação e restauração para a galeria LURIXS Arte Contemporânea. 2007.

CARVALHO, Humberto F. ; BALDINI, I. ; CIDADE, M. . Transmuseu. A transformação contínua dos museus diante dos desafios da arte contemporânea. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, Humberto F. ; BRAGA, M. . MAC em Obras. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, Humberto F. . A Conservação e as Especificidades do seu Metiê. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, Humberto F. . Um olhar sobre as relações transdisciplinares no campo da arte: história, crítica, curadoria e conservação. 2017. (Aula Inaugural).

CARVALHO, Humberto F. . Museos, Memoria y Arte Contemporânea: registros, conservación y otros temas, Universidad Complutense de Madrid, Programa de Posgrado Máster en Conservación del Patrimonio Cultural. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Humberto F. . Método Fio a Fio de reparo de rasgos, EBA/UFMG - Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Humberto F. . Conservação e restauro de arte contemporânea: Mudanças de paradigma? EBA/UFRJ. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    NanoRestArt, Descrição: O projecto NANORESTART centra-se na síntese de novos nanomateriais polifuncionais e no desenvolvimento de técnicas de restauro altamente inovadoras para abordar a conservação de uma grande variedade de materiais utilizados principalmente por artistas modernos e contemporâneos. Na NANORESTART, empresas e centros acadêmicos de excelência na área de síntese e caracterização de materiais nano e avançados uniram forças com instituições complementares de conservação e restauradores autônomos. Essa abordagem multidisciplinar abrangerá o desenvolvimento de diferentes materiais em resposta às reais necessidades de conservação, ao teste desses materiais, à avaliação de seu impacto ambiental e à sua escalabilidade industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Humberto Farias de Carvalho - Integrante / Piero Baglioni - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Concrete Art in Brazil - The Material of Form: Industrialism and Latin American Avant-Garde, Descrição: Descrição: Este projeto configura-se na pesquisa sobre tecnologia de construção de obras exemplares da Arte Concreta Brasileira, pertencentes às coleções da Pinacoteca-SP, do MAM-RJ e do MAP-MG, a partir dos princípios da História da Arte Técnica, como parte do Projeto Getty PST LA/LA Construtivism/ConcretismArt in Brazil(Anexo1) em parceria com The Getty Foundation. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Humberto Farias de Carvalho - Integrante / TEXEIRA, Cláudio Valério - Integrante / Edson Motta Jr. - Integrante / Luiz A. C. Souza - Coordenador.

  • 2009 - 2014

    História, Crítica e Curadoria, Descrição: Projeto de curso de graduação em artes:história, crítica e curadoria; Projeto de curso de especialização em crítica e curadoria; Projeto de curso de graduação em conservação e restauro; Publicação de artigos e capítulos de livro; Conferências,livro história da arte, crítica e curadoria, aceito para publicação pelo EDUC, com previsão em 2012.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Humberto Farias de Carvalho - Integrante / Eliana da Graça de Paula Caramella - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Professor homenageado em solenidade de colação de grau em Conservação e Restauro de Bens Culturais. Turma 2008.2, Universidade Estácio de Sá.

2009

Professor homenageado em solenidade de colação de grau em Conservação e Restauro de Bens Culturais. Turma 2009.1, Universidade Estácio de Sá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2018

Uniao Europeia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

2015 - 2017

Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas

Vínculo: Membro Conselho Deliberativo, Enquadramento Funcional: Representante nacional comitê CPCR

2015 - 2017

Getty Foundation

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Adjunct Researchers, Carga horária: 2

2012 - 2013

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Assistente no Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, "Arte e Cultura" - com ênfase em Artes Visuais. Leciona a Disciplina Conservação e Restauro de Arte Contemporânea

2011 - 2014

Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria Colaborador Internacional

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Cons. Arte Contemporâ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor da Disciplina de Conservação de Arte Contemporânea

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Conservação Esculturas, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFRJ.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Leciona aulas nas disciplinas de Administração de Empresas de Conservação e Restauro; Fotografia para Conservação; Pintura A; Pintura B.

Atividades

  • 02/2016 - 06/2018

    Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Titular do Nucleo Docente Estruturante NDE.

  • 01/2014 - 02/2016

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Membro Vinculado: Ampliar a capacidade de divulgação do acervo através do Museu Virtual, apresentando a página em versão bilingue português-inglês.

  • 03/2013 - 02/2016

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Membro vinculado: Ampliação da exposição permanente de objetos tridimensionais.

  • 01/2013 - 10/2015

    Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de História e Teoria da Arte/ Curso de Conservação e restauro.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais.

  • 05/2013 - 05/2015

    Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Titular da Comissão de Orientação Acompanhamento Acadêmico - COAA do Curso de Conservação e Restauro - Departamento BAH.

  • 09/2014 - 10/2014

    Extensão universitária , Escola de Belas Artes, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador e professor do curso de extensão "Conservação Evolutiva das Novas Mídias Artísticas".

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Liberal, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor do Departamento de arte no curso de conservação e restauro. Lecionou disciplinas de conservação e restauração de pinturas.

2009 - 2014

Instituto Brasil Estados Unidos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Cultural

Outras informações:
Responsável pela conservação do acervo, comissão de seleção de artistas para projeto de exposições individuais e do Salão de Artes Visuais Novíssimos, Curadoria e texto crítico.

2007 - 2010

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Liberal, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas de Conservação e Restauração de Pinturas

2005 - 2006

Museu Nacional de Belas Artes

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Técnico em conservação e restauro, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou na conservação e restauro de obras da coleção Eugène Boudin, Flamenco Holandesa e pintura brasileira do sec. XX.

2005 - Atual

Centro de Conservação de Bens Culturais

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Conservador-Restaurador e Pesquisador, Carga horária: 2

Outras informações:
Atua como pesquisador no campo da conservação de arte contemporânea.

2014 - 2014

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia

Vínculo: Pesquisador Residente, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
O Projeto de Residência consistiu em acompanhar a rotina do Laboratório de Conservação, os processos de montagem e desmontagem de exposições e acompanhar o desenvolvimento dos projetos de curadoria ao longo da montagem das exposições temporárias.

2016 - 2016

New York University

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Visitante no Programa de Pós Graduação, nível Mestrado na disciplina de Conservação de Mídias Complexas. TISCH, NYU