Daniel Ricardo de Castro Cerqueira

É doutor em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia pela EPGE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. Foi analista do Banco Central do Brasil (1994-1995). Professor dos programas de MBA da FGV (1995-2014l). Desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, sendo diretor da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), entre 2012 e 2015. Desde 1999, estuda economia do crime e segurança pública. É conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015- atual) e do Conselho Acadêmico de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (2018 atual) e foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER) (2012-2013). Foi consultor do BID e do PNUD, tendo ainda prestado assessoria ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Segurança Pública. Em 2004, recebeu o prêmio Jorge Oscar de Mello Flores para o melhor artigo publicado na Revista de Administração Pública, da FGV. A sua tese de doutorado Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec), e o prêmio BNDES de economia. É coordenador do Atlas da Violência do Ipea e FBSP. Nos 20 anos de experiência na área de pesquisas em violência, crime e segurança pública, publicou mais de 40 artigos e participou como co-autor em 15 livros.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Economia

2006 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Causas e Consequências do Crime no Brasil
João Manoel Pinho de Mello. Palavras-chave: arma de fogo; Brasil; custos da criminalidade; Homicídios; crime; causas do crime. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia / Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Mestrado em Economia

1992 - 1993

Fundação Getúlio Vargas
Título: Custos de Bem-estar da Baixa Inflação que Resultam da Não Neutralidade da Regulamentação Tributária: O Caso Brasileiro,Ano de Obtenção: 2000
Rubens Penha Cysne.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Brasil; baixa inflação; custos de bem-estar; regulamentação tributária.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal. Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.

Graduação em Economia

1985 - 1991

Universidade Santa Úrsula

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1996

Extensão universitária em Curso de Formação de Técnicos de Planejamento e Pe. (Carga horária: 190h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

1991 - 1991

Teoria Econômica. (Carga horária: 190h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Crime.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: Microeconomia Aplicada.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional de Economia da Anpec. Avaliação de Política Pública para redução de homicídio: um estudo de caso do Programa Estado Presente do Espírito Santo. 2018. (Congresso).

Audiência Pública Conjunta entre a ALERJ e a Câmara dos Deputados.Políticas Públicas e o Estatuto do desarmamento. 2015. (Outra).

Encontro do Ministério Público do estado de Sergipe.O Ministério Público e o Combate à Criminalidade. 2015. (Seminário).

Econtro da Anpec 2014. EFEITO DA MUDANÇA DEMOGRÁFICA SOBRE A TAXA DE HOMICÍDIOS NO BRASIL. 2014. (Congresso).

Encontro da SBE 2014. Guns and Suicide. 2014. (Congresso).

Encontro do LACEA 2014. Guns and Suicide. 2014. (Congresso).

Seminário no Senado Federal.Faces da violência contra a mulher. 2014. (Seminário).

VIII encontro nacional da ANDHEP. Reforma da polícia. 2014. (Congresso).

Audiência Pública na Câmara dos Deputados.Impactos do estatuto do desarmamento sobre a demanda pessoal de armas de fogo. 2013. (Outra).

Congresso Estadual do Mnistério Público do Estado do Paraná: Política, direito e cidadania. Reforma da polícia. 2013. (Congresso).

Encontro da Anpec de 2011. Menos armas, menos crime. 2011. (Congresso).

Encontro da SBE 2011. The Welfare Cost of Homicides in Brazil: Accounting for Heterogeneity in the Willingness to Pay for Mortality Reductions. 2011. (Congresso).

III Seminario de políticas sociais e cidadania.Economia das drogas e violência. 2010. (Seminário).

?Homicídios: Perspectivas e Experiências de Políticas Públicas?.Homicídios e Políticas Públicas no Brasil. 2005. (Oficina).

"CRIME DATA, VICTIMISATION SURVEYS AND POLICE REPONSES:".GIS, crime mapping and victimization studies in Brazil: A progress report. 2005. (Oficina).

Palestra Mensal.Criminalidade Urbana: Diagnósticos, Políticas Públicas e o Papel do Empresariado. 2005. (Seminário).

SeminárioInternacional.Dinâmica dos Homicídios e Políticas Públicas no Brasil e em Pernambuco. 2005. (Seminário).

Condições Socioeconômicas, Polícia e Produção Criminal.Condições Socioeconômicas, Polícia e Produção Criminal. 2004. (Seminário).

XV Semana de Economia da UEL.XV Semana de Economia da UEL. 2004. (Encontro).

Seminários do mestrado do IE/UFRJ "Condições Socioeconômicas, Polícia e Criminalidade no Brasil".Condições Socioeconômicas, Polícia e Criminalidade no Brasil. 2003. (Seminário).

I Oficina Técnica para Elaboração de Indicadores de Avaliação do Sistema Penitenciário Nacional.I Oficina Técnica para Elaboração de Indicadores de Avaliação do Sistema Penitenciário Nacional. 2002. (Oficina).

Semiário Regional "Violência Urbana e Saúde Pública".Violência Urbana e Saúde Pública. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Darcy Ramos da Silva Neto

CERQUEIRA, D. R. C.. Sistema carcerário brasileiro e seus gastos públicos: uma proposição à luz de evidências empíricas. 2018. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: João Farias

Costa, F.; Monteiro, J.;CERQUEIRA, D. R. C.. ?Homicides and Age Criminal Responsability in Brazil: A Regression Discontinuity Approach?. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Bárbara Salvaterra Miranda

LERRER, D. F.; Cano, J. I.;CERQUEIRA, D. R. C.. Mulheres e meninas em situação de violência no estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique Butelli

Neri, M. C.; BERRIEL, C. M.;CERQUEIRA, D. R. C.. O Impacto das UPPs sobre a Performance Escolar no Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Fernando Gonçalves Castanheira Junior

Marinho, A.; Brandão, A. S.;CERQUEIRA, D. R. C.. Gasto Público em Segurança e Criminalidade: Uma análise da Eficácia e Eficiência. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Cerqueira Ribeiro

CERQUEIRA, D. R. C.. Políticas públicas de Segurança no Brasil: associação dos fatores do processo decisório e dos elementos indutores de desempenho com a eficiência da Polícia Federal. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Nacional de Brasília.

Aluno: Pedro Henrique Butelli

Neri, M. C.; BERRIEL, C. M.; Ferreira, P. C. G.;CERQUEIRA, D. R. C.; La Roque, E.. Avaliação de impacto de politicas de segurança: o caso das unidades de policia pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Economia) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Soraya Sampaio Vergilio

CERQUEIRA, D. R. C.. Vitimização, vulnerabilidade e delito nas trajetórias de vida de adolescentes e jovens privados de liberdade no estado do Rio de Janeiro ? um estudo sobre cor/raça, escolarização, território e ato infracional. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Emiliano Rojido

CERQUEIRA, D. R. C.. Homicidio, sexo y género: un análisis cross-national sobre la victimización letal de mujeres. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudio Abramovay Ferraz do Amaral

Mello, J.M. P.; SOARES, R. R.;FERRAZ, C.. Causas e Consequências do Crime no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Renato Fragelli Cardoso

CARDOSO, R. F.; CYSNE, R. P.; LEAL, C. I. S.; SANTACRUZ, R.. Custos de Bem-Estar que resultam da Não Neutralidade da Legislação Tributária em Ambientes de Baixa Inflação. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia) - Fundação Getúlio Vargas.

Fernando Augusto Adeodato Veloso

MELLO, J. M. P.; SOARES, R.;VELOSO, Fernando A.; FERRAZ, C.; REZENDE, L.; CARNEIRO, L. P.. Causas e Consequências do Crime no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Leandro Piquet Carneiro

MELLO, J. M. P.; SOARES, R. R.;CARNEIRO, L. P.; VELOSO, F.; FERRAZ, C.. Causas e Conseqüências do Crime no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Leonardo Bandeira rezende

Ferraz, C.;REZENDE, L.; SOARES, R. R.;MELLO, J. M. P.; VELOSO, F. A.; CARNEIRO, L. P.. Causas e Consequências do Crime no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rodrigo Reis Soares

Causas e Conseqüências do Crime no Brasil; 2010; Tese (Doutorado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Rodrigo Reis Soares;

Rubens Penha Cysne

Custos de Bem Estar da Inflação - Aspectos Fiscais; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Fundação Getúlio Vargas,; Orientador: Rubens Penha Cysne;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 CERQUEIRA, DANIEL ; COELHO, DANILO ; FERNANDES, MARCELO ; JUNIOR, JONY PINTO . Guns and Suicides. The American Statistician , v. 72, p. 289-294, 2018.

  • 2018 JUSTUS, MARCELO ; DE CASTRO CERQUEIRA, DANIEL RICARDO ; KAHN, TULIO ; MOREIRA, GUSTAVO CARVALHO . The -São Paulo Mystery-: The role of the criminal organization PCC in reducing the homicide in 2000s. Revista Economia da ANPEC , v. 19, p. 201-218, 2018.

  • 2017 CERQUEIRA, D. R. C. ; Coelho, D. S. C. ; Ferreira, Helder . Estupro no Brasil: vítimas, autores, fatores situacionais e evolução das notificações no sistema de saúde entre 2011 e 2014. REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA , v. 11, p. 24-48, 2017.

  • 2017 CERQUEIRA, D. R. C. . Política Nacional de Segurança Pública Orientada para a Efetividade e o Papel da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Boletim de Análise Político-Institucional , v. 11, p. 9-16, 2017.

  • 2016 CERQUEIRA, DANIEL ; SOARES, RODRIGO R. . The Welfare Cost of Homicides in Brazil: Accounting for Heterogeneity in the Willingness to Pay for Mortality Reductions. HEALTH ECONOMICS , v. 25, p. 259-276, 2016.

  • 2016 CERQUEIRA, D. R. C. . Trajetórias Individuais, Criminalidade e o Papel da Educação. Boletim de Análise Político-Institucional , v. 9, p. 27-35, 2016.

  • 2015 Soares, G. ; CERQUEIRA, D. R. C. . Estatuto do desarmamento ? Um tiro que não saiu pela culatra. Insight Inteligência (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 78-86, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CERQUEIRA, D. R. C. ; GUEDES, E. . Atlas da Violência. 2017; Tema: Repositório de dados e conteúdo sobre violência e segurança pública no Brasil. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Atlas da Violência, Descrição: Desenvolvimento de portal e análise sobre segurança pública no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Ricardo de Castro Cerqueira - Coordenador / Samira Bueno - Integrante / Renato, Lima - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Ideologia, minorias sociais e crime no Brasil, Descrição: Entender os mecanismos sobre os quais o racismo e a ideologia patriarcal afetam a taxa de crimes no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Ricardo de Castro Cerqueira - Coordenador / Danilo Santa Cruz Coelho - Integrante / Rodrigo Leandro Moura - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Educação e Crime no Brasil, Descrição: Entender e documentar os efeitos da educação e modelos educacionais sobre a taxa de crimes no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Ricardo de Castro Cerqueira - Coordenador / Danilo Santa Cruz Coelho - Integrante / Rodrigo Leandro Moura - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Armas e crimes no Brasil, Descrição: Entender o efeito da difusão de armas de fogo na sociedade sobre a taxa de crimes e pensar políticas públicas sobre o tema. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Ricardo de Castro Cerqueira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

33º Prêmio BNDES de Economia para tese de doutorado, BNDES.

2012

Fellow do "Crime Working Group", "National Bureau of Economic Research" (NBER)..

2011

Haralambos Simeonidis de melhor tese de doutorado em economia no Brasil, Anpec.

2004

Prêmio Jorge Oscar de Mello Flôres para o Melhor Artigo Publicado na RAP em 2004, Revista Brasileira de Administração Pública - FGV.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, Diretoria de Pesquisas (Dipes). , Av. Presidente Antônio Carlos nº51 sala 1701, Centro, 20020010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35158644, Fax: (21) 35158615

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1994 - 2014

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico e Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Entre 1994 e 2014 lecionei para mais de 10.000 alunos, em cerca de 250 turmas turmas, incluindo o curso preparatório para a ANPEC da FGV e vários MBAs da EPGE/FGV. totalizando 7.000 horas de aula. Desenvolvi e fui responsável pela coordenação acadêmica de alguns cursos de MBA executivo oferecidos pela EPGE/FGV em várias cidades no país, nas áreas de Economia e Finanças Empresariais. Cursos Desenvolvidos e Coordenados por mim: Economia e Gerência Financeira em Fortaleza ? CE (1999); Economia, Finanças e Negócios Empresariais em: Macaé/RJ (1999); São Carlos/SP (1998); Araçatuba/ SP (1998); Aracaju/ SE (1998); Bauru/ SP (1998.

    Atividades

    • 01/1994

      Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira, Mercados de Capitais, Métodos Quantitativos, Microeconomia Empresarial, Política Macroeconômicas

  • 1999 - 2000

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenadoria Setorial de Segurança Pública, Justiça, Cidadania e Defesa Civil (Gabinete Executivo do Governador) Fui assessor do Prof. Luiz Eduardo Soares, atuando como Gerente de Informações Estratégicas, onde desenvolvi pesquisas e sistemas de informações gerenciais para prover o planejamento estratégico na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

    Atividades

    • 01/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria Setorial de Segurança Pública, Justiça, Cidadania e Defesa Ci, .,Cargo ou função, assessor.

  • 1994 - 1996

    Banco Central do Brasil

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico do Banco Central do Brasil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhei na função de consultor/pesquisador para questões de execução da política monetária no Brasil

    Atividades

    • 11/1994 - 08/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Operações de Mercado Aberto (DEMAB), .,Cargo ou função, Técnico.

  • 1995 - Atual

    Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Planejamento e Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhei com conjuntura macroeconômica, análise de mercados financeiros e política macroeconômica até 1999. A partir desse momento desenvolvi uma área pioneira no Ipea de estudos sobre economia do crime e políticas de segurança pública.

  • 2012 - 2015

    Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Dirigi por três anos a Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da democracia (Diest) do Ipea. Neste período a diretoria dobrou de tamanho, desenvolveu um trabalho pioneiro e assumiu grande destaque em algumas áreas de políticas públicas. Fui responsável pela gestão de 40 técnicos de planejamento e pesquisa, sendo 37 doutores, além de cerca de 90 bolsistas, sendo a maioria desses doutores e mestres. Em particular, desenvolvemos na diretoria uma forte área de estudos nos seguintes temas: políticas efetivas de segurança pública; análise empírica em direito; análise de efetividade das instituições participativas no processo político; processos e instituições políticas representativas; regulação de mercado; estudos federativos, entre outros. Entre os trabalhos que desenvolvemos nesses três anos, inclui-se a produção de: 27 livros, 168 textos para discussão, cerca de 90 capítulos de livro em parceria com outras instituições, além da organização de dezenas e eventos e workshops de pesquisa.

    Atividades

    • 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Segurança P´~ublica, .,Cargo ou função, conselheiro do Conselho acadêmico de Segurança Pública.

    • 06/2012 - 09/2015

      Direção e administração, DIEST/IPEA, .,Cargo ou função, Diretor de pesquisa.