Daniel Fils Puig

Professor e artista, atua nas áreas de arte, educação, música e tecnologia. Tem pesquisado contribuições do pensamento sistêmico, dos estudos da complexidade e metodologias ativas na educação e na prática artística. Seu trabalho artístico situa-se numa interface entre música eletroacústica, música de concerto e interação com diferentes meios além do sonoro, com uso de partituras não-convencionais e algoritmos para eletrônica ao vivo. Membro da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Atuou como docente no ensino básico, educação infantil e ensino superior em diferentes instituições públicas e privadas. Em 2010 foi premiado no Festival de Música Contemporânea de Darmstadt, Alemanha, retornando em 2012 como participante com estréia (Kompositionstipendiumpreis). Em 2011, o projeto 'eletriCAp', meios eletrônicos no ensino de música, recebeu o XII Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Ensino Médio. Em 2012 e 2013 fez estágio de Doutorado-Sanduiche junto à Universität der Künste (UdK), em Berlim, Alemanha, com Bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Mestre em Música pela UFRJ e Doutor em Música pela UNIRIO, é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Instituto de Artes Humanidades e Ciências do Campus Jorge Amado (IHAC-CJA) e no Centro de Formação em Artes (CFA). Atuou como Pró-Reitor de Gestão Acadêmica na UFSB, em 2016 e 2017, tendo ocupado anteriormente as funções de Diretor de Ensino-Aprendizagem (2016) e Coordenador de Programas e Projetos (2015). Entre outras atividades realizadas como gestor, coordenou a implantação dos Complexos Integrados de Educação, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar nas diversas áreas da universidade.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em música

2010 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade
Orientador: em Universität der Kunste Berlin ( Dörte Schmidt)
com Carole Gubernikoff. Coorientador: Vania Dantas Leite. Bolsista do(a): Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD, Alemanha. Palavras-chave: Composição; composição assistida pelo computador; partitura gráfica; música com meios eletrônicos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Linguagem e Estruturação Musical.

Mestrado em Música

2002 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional,Ano de Obtenção: 2005
Rodrigo Cicchelli Velloso.Palavras-chave: Composição; composição assistida pelo computador; música eletroacústica; música acusmática; teoria do caos; modelos dinâmicos não-lineares. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Sistemas Dinâmicos.

Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Técnica Vocal Infantil e Juvenil na Escola Regular: aspectos importantes, dificuldades e proposta de disciplina
Orientador: Leonora Figueiredo Corsini

Graduação em Licenciatura em Educação Artística Habilit. Música

1988 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1987

Colégio Cruzeiro

Ensino Fundamental (1º grau)

1977 - 1984

Colégio Cruzeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Internationale Sommerakademie ? "ForwardBackstage". (Carga horária: 60h). , Universität der Kunste Berlin, UDK, Alemanha.

2012 - 2012

46. Internationaler Ferienkurse für Neue Musik. , Internationaler Ferienkurse für Neue Musik, IMD, Alemanha.

2010 - 2010

45. Internationaler Ferienkurse für Neue Musik. , Internationaler Ferienkurse für Neue Musik, IMD, Alemanha.

2009 - 2009

Extensão universitária em Orff: Música e Movimento. (Carga horária: 30h). , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.

2008 - 2008

Workshop Barbatuques. (Carga horária: 3h). , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.

2007 - 2007

Workshop GMEM - Groupe de Mus. Exp. de Marseille. , Escola de Música da UFRJ, EM-UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Frühes Deutschlernen mit Musik. , Regionales Fortbildungszentrum - Region7, REFO 7, Argentina.

2003 - 2003

Composición Electroacústica por Ordenador. (Carga horária: 40h). , Centro para la Difusión de la Música Contemporánea, LIEM-CDMC, Espanha.

1999 - 1999

Kunsterziehung der Klassen 1-4. (Carga horária: 26h). , Sächsisches Staatsministerium für Kultus, SSK, Alemanha.

1999 - 1999

Gewerb.-tech. Bereich und Musik: Instrumentenbau. , Akademie für Lehrerfortbildung und Personalführung, ALP, Alemanha.

1999 - 1999

Tanz und Musikhören. , Akademie für Lehrerfortbildung und Personalführung, ALP, Alemanha.

1996 - 1996

Som e Movimento. (Carga horária: 8h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1996 - 1996

Apreciação Musical. (Carga horária: 8h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1996 - 1996

Brincadeiras de roda, jogos e danças folclóricas. (Carga horária: 8h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1996 - 1996

Educação Musical: Práticas e Possibilidades. (Carga horária: 48h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1996 - 1996

Graded Tests - Level Five Proficient Communication. , University of London, UL, Inglaterra.

1995 - 1995

História e Música Popular: o povo na república. (Carga horária: 20h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1995 - 1995

1º Simpósio Interescolar de Linguagens Artísticas. (Carga horária: 6h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1993 - 1995

Composição. , KOELLREUTTER, Hans-Joachim, HJK, Brasil.

1994 - 1994

Ensino de Arte e História da Arte. (Carga horária: 40h). , Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha, IPBA, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em XI Oficina de Música - Prática de Música Barroca. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em XI Oficina de Música - Composição. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em XI Oficina de Música - Flauta Doce. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em XI Oficina de Música - Música Contemporânea. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1992 - 1992

Atualização na Prática de Ritmo e Som. (Carga horária: 18h). , Stúdio M&C, SM&C, Brasil.

1989 - 1989

III Reciclagem FUNARTE - Regência Coral / Sudeste. (Carga horária: 50h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

1989 - 1989

Internationale Schulmusikwochen Salzburg 1989. , Schulmusikwerk Leo Rinderer, SLR, Austria.

1988 - 1988

Curso de Regência - Festival 140 Anos. , Escola de Música da UFRJ, EM-UFRJ, Brasil.

1986 - 1987

Deutsches Sprachdiplom - Zweite Stufe. , Kultusministerkonferenz, KMK, Alemanha.

1985 - 1985

Deutsches Sprachdiplom - Erste Stufe. , Kultusministerkonferenz, KMK, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tecnologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PENTEADO, A. ; PUIG, Daniel Fils . II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes. 2013. (Congresso).

PUIG, Daniel Fils . XVIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. 2013. (Congresso).

PENTEADO, A. ; PUIG, Daniel Fils . I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes. 2011. (Congresso).

LIMA, Marcelo Carneiro de ; PUIG, Daniel Fils . XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2011. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils . I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM. 2010. (Outro).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos ; SILVEIRA, Luciano Cintra ; ROMÃO, Kátia Regina F. ; MASQUIO, Leonardo Stefano . VIII Concerto Didático. 2010. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos ; BRAGA, Débora Ferreira dos Santos ; ROMÃO, Kátia Regina F. ; SILVEIRA, Luciano Cintra . VII Concerto Didático. 2009. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . VI Concerto Didático. 2008. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . V Concerto Didático. 2007. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FERRARO JUNIOR, M. J. . IV Concerto Didático. 2006. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FERRARO JUNIOR, M. J. . III Concerto Didático. 2005. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils ; FIGUEIREDO, G. . Reflexões: Canto Coral e Educação Musical - III Encontro de Coros Infantis do CAp-UFRJ. 1998. (Outro).

PUIG, Daniel Fils ; BARROS FERREIRA, S.A. ; ALBUQUERQUE, E.C. ; CARVALHO, F.G. ; Goudart, Izabel ; FAVORITO, M. O. ; KAIUCA, M.A. ; martins,gmm ; RUBMAN, H.B.A. ; Cardoso, MCM ; ABREU, R.A.S. ; MORENO, Rosângela . Seminário Interno do CAp-UFRJ. 1997. (Outro).

PUIG, Daniel Fils . II Encontro de Coros Infantis do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1997. (Concerto).

PUIG, Daniel Fils . I Encontro de Coros Infantis do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1996. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Codemotion. 2013. (Encontro).

II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes / III Encontro Regional sobre Formação de Professores pra o Ensino da Arte.Professor de Artes ? Condições, Condicionamentos, Condicionantes. 2013. (Encontro).

Musique et écologies du son / Music and ecologies of sound.Gregory Bateson?s criteria of mental procès and Hans-Joachim Koellreutter?s planimetric composition as a starting point for understanding the use of metapatterns in musical composition of complex events. 2013. (Simpósio).

XXIII Congresso da ANPPOM. Complexidade e metapadrões: composição com improvisação. 2013. (Congresso).

46. Internationaler Ferienkurse für Neue Musik.46. Internationaler Ferienkurse für Neue Musik. 2012. (Outra).

II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música.cotidianamente ? ensaio-aberto, seguido de debate (teatro musical multimidia contemporâneo, em processo de criação). 2012. (Simpósio).

IX Simpósio de Arte-Educação: Confluências.Concerto de Música Eletroacústica ? Nàrwal. 2012. (Simpósio).

IX Simpósio de Arte-Educação: Confluências.A utilização de meios eletrônicos na aula de música: a experiência da eletriCAp, princípios pedagógicos e aspectos práticos. 2012. (Simpósio).

The Global Composition: Conference on Sound, Media and the Environment. Gregory Bateson?s criteria of mental process as a tool for musical composition with guided improvisation.. 2012. (Congresso).

The Global Composition: Conference on Sound, Media and the Environment. Nàrwal. 2012. (Congresso).

EIMAS - Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras.Às vezes, tosco é melhor ? ou quantidade não determina padrão. 2011. (Encontro).

I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes / II Encontro Regional sobre Formação de Professores pra o Ensino da Arte.eletriCAp ? Meios eletrônicos para a educação musical no Ensino Médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. 2011. (Encontro).

VII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (7SIMCAM).Uma improvisação guiada por uma partitura, como uma mente, segundo os seis critérios do processo mental propostos por Gregory Bateson. 2011. (Simpósio).

45. Internationaler Ferienkurse für Neue Musik.45. Internationaler Ferienkurse für Neue Musik. 2010. (Outra).

Cursos Internacionais de Férias para a Nova Música (Internationalen Ferienkurse für Neue Musik). 2010. (Outra).

I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM.Planimetria em Koellreutter e atratores estranhos como metáfora para a composição musical com improvisação guiada. 2010. (Simpósio).

I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM.Coordenador de Sessão de Comunicação. 2010. (Simpósio).

I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM. 2010. (Simpósio).

VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 6.Caotrios 3: partitura-objeto, patch e performance (Demonstração). 2010. (Simpósio).

XVI Semana de Arte, Ciência e Cultura.VIII Concerto Didático. 2010. (Outra).

Curso de Extensão Universitária "Orff: Música e Movimento". 2009. (Oficina).

XV Semana de Arte, Ciência e Cultura.VII Concerto Didático. 2009. (Outra).

Workshop "Barbatuques". 2008. (Oficina).

Workshop GMEM - Groupe de Musique Experimentale de Marseille. 2007. (Oficina).

10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical - SBCM 2005.Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Organicidade no Material Musical. 2005. (Simpósio).

XV Congresso da ANPPOM. Daniel Puig, apresentação de "Revoada" e "inconfidências". 2005. (Congresso).

Seminário 2001 - Uma Odisséia no CAp - Reflexões sobre interdisciplinaridade. 2001. (Seminário).

Seminário Colégio de Aplicação - Projeto Político-Pedagógico. 2000. (Seminário).

I Simpósio sobre Educação Estética e Meio Ambiente. 1992. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Murtinho Braga Cotrim

DUARTE, M. A.LEITE, V. D.PUIG, Daniel Fils. A composição musical em sala de aula com a utilização de meios eletrônicos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

PUIG, Daniel FilsARAÚJO, K. M. D.VIVAS, V. M.. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2014. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel FilsALVARENGA, Claudia Helena AzevedoSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2011. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel FilsALVARENGA, Claudia Helena AzevedoSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2010. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel FilsALVARENGA, Claudia Helena AzevedoSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2009. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel FilsALVARENGA, Claudia Helena AzevedoSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2008. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2007. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2006. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2002. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel FilsSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2001. Colégio de Aplicação da UFRJ.

ALVARENGA, Claudia Helena AzevedoPUIG, Daniel FilsSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2000. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils; FIGUEIREDO, G.;ALVARENGA, Claudia Helena AzevedoSENA, Maria Alice da Silva Ramos. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 2000. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils; FIGUEIREDO, G.. Concurso Público para Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro - Prova Objetiva, Professor I - Educação Musical. 1999. Fundação João Goulart.

PUIG, Daniel Fils. Comissão Julgadora para Seleção de Professor Substituto de Prática de Educação Musical. 1997. Escola de Música da UFRJ.

FIGUEIREDO, G.;PUIG, Daniel FilsARAÚJO, K. M. D.. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 1997. Colégio de Aplicação da UFRJ.

FIGUEIREDO, G.;PUIG, Daniel FilsARAÚJO, K. M. D.. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 1997. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils. Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de vagas de Professor de Ensino de 1º e 2º Graus da UFRJ. 1996. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PUIG, Daniel Fils; BARROS, E. P.;ARAÚJO, K. M. D.. Comissão de Seleção para Contratação de Professor Substituto para o Setor Curricular de Música. 1996. Colégio de Aplicação da UFRJ.

PUIG, Daniel Fils. 1º Concurso de Bandas & Fanfarras do Galo Branco. 1994. Fundação dos Amigos da Biblioteca Comunitária Zélia da Silveira Rosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Carneiro de Lima

GUBERNIKOFF, Carole;LIMA, Marcelo Carneiro de; VELLOSO, Rodrigo Ciccelli; LEITE, V. D.. Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rodrigo Cicchelli Velloso

VELLOSO, RODRIGO CICCHELLI; ARAUJO, S. M.; LUCAS, M. V.. Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Cicchelli Velloso

VELLOSO, RODRIGO CICCHELLI; GUBERNIKOFF, C.; LEITE, V. D.; LIMA, M. C.; FENERICH, A. S.. Complexidade e Metapadrões: pensamento sistêmico e composição musical com formas abertas, partituras gráficas, improvisação e eletrônica ao vivo. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Sperandéo Fenerich

GULBERNIKOFF, C.; LIMA, M. C.; VELOSO, R. C.;FENERICH, Alexandre Sperandéo. Complexidade e Metapadrões: pensamento sistêmico e composição musical com formas abertas, partituras gráficas, improvisação e eletrônica ao vivo. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rodolfo Caesar

LEITE, Vania Dantas; GUBERNIKOFF, Carole;CAESAR, R.. Compondo sistemas - Koellreutter, Bateson, pensamento sistêmico, composição.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ricardo Murtinho Braga Cotrim

A composição musical em sala de aula com a utilização de meios eletrônicos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Fils Puig;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vânia Dantas Leite

Atrator Estranho; Início: 2010; Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rodrigo Cicchelli Velloso

Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional; 2005; 200 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rodrigo Cicchelli Velloso;

Carole Gubernikoff

Musica e teorias da complexidade; Início: 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico; (Orientador);

Carole Gubernikoff

Complexidade e metapadrões: composição musical com partituras gráficas e improvisação; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico; Orientador: Carole Gubernikoff;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PUIG, Daniel . PUIG, Daniel. Às vezes, tosco é melhor ? ou quantidade não determina padrão. In: Revista do Encontro Internacional de Música e Arte Sonora (EIMAS). Juiz de Fora: UFJF/EAD, 2011a. Disponível em: .. Revista EIMAS , v. 2, p. 01-10, 2011.

  • PUIG, Daniel Fils . SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Anais do I SIMPOM. Rio de Janeiro: PPGM/CLA/UNIRIO, 2010. Disponível em: .. 1. ed. Rio de Janeiro: PPGM/CLA/UNIRIO, 2010. v. 1. 1071p .

  • PUIG, Daniel ; CAESAR, R. . PUIG, Daniel. Conversa com Rodolfo Caesar. In: Linda, revista sobre cultura eletroacústica. São Paulo: NME, 2015. Disponível em: .. Linda, revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 26 abr. 2015.

  • PUIG, Daniel ; GUIGUE, D. . PUIG, Daniel. Conversa com Didier Guigue. In: Linda, revista sobre cultura eletroacústica. São Paulo: NME, 2015. Disponível em: .. Linda, revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 30 mar. 2015.

  • PUIG, Daniel ; GARCIA, D. . PUIG, Daniel. Conversa com Denise Garcia. In: Linda, revista sobre cultura eletroacústica. São Paulo: NME, 2015. Disponível em: .. Linda, revista sobre cultura eletroacústica, Sào Paulo, 23 fev. 2015.

  • PUIG, Daniel ; VELLOSO, R. C. . PUIG, Daniel. Conversa com Rodrigo Cicchelli Velloso. In: Linda, revista sobre cultura eletroacústica. São Paulo: NME, 2015. Disponível em: .. Linda, revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 25 jan. 2015.

  • PUIG, Daniel ; CSEKO, L. C. . PUIG, Daniel. Entrevista com Luis Carlos Csekö. In: Linda, revista sobre cultura eletroacústica. São Paulo: NME, 2014. Disponível em: .. Linda, revista sobre cultura eletroacústica, São Paulo, 20 out. 2014.

  • PUIG, Daniel Fils . Systemic thinking and circular feedback chains in a live-electronics algorithm for 'gosto de terra'. In: 'Les Journées d'Informatique Musicale' (Computer Music Days), 2014, Bourges, França. Journées d'Informatique Musicale ? Captation, Transformation, Sonification. Bourges: Musinfo, 2014. v. 1. p. 147-152.

  • PUIG, Daniel Fils . Wu-Li, de Hans-Joachim Koellreutter: planimetria e metapadrão. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina (EnCom2014), 2014, Londrina. Anais do Encontro nacional de Composição Musical de Londrina. Londrina: EnCom, 2014. v. 1. p. 48-59.

  • PUIG, Daniel Fils . Metapadrões como ferramenta para a composição musical com formas abertas. In: III SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2014, Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro: UNIRIO/CLA, 2014. v. 1. p. 112-122.

  • PUIG, Daniel Fils . Complexidade e metapadrões: composição musical com partituras gráficas e improvisação. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal (RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal (RN): UFRN / ANPPOM, 2013. v. 01.

  • PUIG, Daniel Fils . Complexity and metapatterns: musical composition with improvisation.. In: Musique et écologies du son: Projets théoriques et pratiques pour une écoute du monde, 2013, Paris. Musique et écologies du son: Projets théoriques et pratiques pour une écoute du monde, 2013.

  • PUIG, Daniel Fils . eletriCAp ? Relato de uma experiência de utilização de meios eletrônicos para a educação musical no Ensino Médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. In: IV Semana de Educação Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2012, São Paulo. Educação Musical e contemporaneidade: invenção, tecnologia e pesquisa. São Paulo: UNESP / Instituto de Artes, 2012. p. 224-233.

  • PUIG, Daniel Fils . Gregory Bateson's criteria of mental process as a tool for musical composition with guided improvisation.. In: The Global Composition: Conference on Sound, Media and the Environment, 2012, Darmstadt - Dieburg. The Global Composition: Conference on Sound, Media and the Environment - Proceedings. Darmstadt: Hochschule Darmstadt, 2012. p. 332-340.

  • PUIG, Daniel Fils . Uma improvisação guiada por uma partitura, como uma mente, segundo os seis critérios do processo mental propostos por Gregory Bateson. In: VII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (7SIMCAM), 2011, Brasília. Anais do VII SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2011. p. 105-116.

  • PUIG, Daniel Fils . Planimetria em Koellreutter e atratores estranhos como metáfora para a composição musical com improvisação guiada. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UNIRIO/CLA/PPGM, 2010. v. 01. p. 997-1005.

  • PUIG, Daniel Fils . Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Organicidade no Material Musical. In: 10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005, Belo Horizonte. Anais do 10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical - SBCM 2005. Belo Horizonte: FuMARC, 2005. v. 01.

  • PUIG, Daniel Fils . Nàrwal. In: The Global Composition: Conference on Sound, Media and the Environment, 2012, Darmstadt - Dieburg. The Global Composition: Conference on Sound, Media and the Environment - Proceedings. Darmstadt: Hochschule Darmstadt, 2012. p. 662-664.

  • PUIG, Daniel Fils . Gregory Bateson?s criteria of mental process and Hans-Joachim Koellreutter?s planimetric composition as a starting point for understanding the use of metapatterns in musical composition of complex events. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils . Complexidade e metapadrões: composição com improvisação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils . Professor de Artes ? Condições, Condicionamentos, Condicionantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PUIG, Daniel Fils . Gregory Bateson's criteria of mental process as a tool for musical composition with guided improvisation.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils . Nàrwal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils ; PUCHEU, A. ; DANZIGER, L. ; KOOLE, M. ; AULBERT, F. ; BERLANGER, F. . cotidianamente ? ensaio-aberto, seguido de debate (teatro musical multimidia contemporâneo, em processo de criação). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PUIG, Daniel Fils . Concerto de Música Eletroacústica ? Nàrwal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PUIG, Daniel Fils . Uma improvisação guiada por uma partitura, como uma mente, segundo os seis critérios do processo mental propostos por Gregory Bateson. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils . Às vezes, tosco é melhor ? ou quantidade não determina padrão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils . eletriCAp ? Meios eletrônicos para a educação musical no Ensino Médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils . Caotrios 3: partitura-objeto, patch e performance (Demonstração). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PUIG, Daniel Fils . Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Organicidade no Material Musical. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils ; PUIG, Daniel . Comunicação no 4º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUIG, Daniel Fils ; MASQUIO, Leonardo Stefano ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - O computador como instrumento musical (aula 4): "sample" 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; MASQUIO, Leonardo Stefano ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - O computador como instrumento musical (aula 1): conceitos e utilização 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; MASQUIO, Leonardo Stefano ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - O computador como instrumento musical (aula 3): Audacity, composição 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música ? Canto coletivo na África do Sul (aula 02): ?Tchotcholôsa?, um canto de trabalho 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música ? Canto coletivo na África do Sul (aula 01): Isicathamiya e o grupo Ladysmith Black Mambazo 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Batidinhas: música com objetos cotidianos 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música ? Garrafas PET como percussão afinada ? aula 03 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 02 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 01 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; MASQUIO, Leonardo Stefano ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Batidinhas 2: música que anda pelas paredes 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; MASQUIO, Leonardo Stefano ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - O computador como instrumento musical (aula 2): Audacity, o início 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; MASQUIO, Leonardo Stefano ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Canto coletivo na África do sul (aula 03): "Nkosi Sikelel i'Afrika" 2010 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música ? Gumboot Dancing, dança de resistência das minas da África do Sul ? aula 02 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música ? Gumboot Dancing, dança de resistência das minas da África do Sul ? aula 01 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 06 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 05 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 04 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 03 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 02 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo . Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01 2009 (Sugestão de aula no Portal do Professor - Ministério da Educação).

  • PUIG, Daniel Fils . Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional 2005 (Dissertação de Mestrado em Música).

  • PUIG, Daniel Fils . En Red O 2003 - LocAlgSon. Barcelona: Institut de Cultura de Barcelona, 2003 (CD-ROM).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . O Fantasma do Theatro. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2002 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Vem dançar com a gente!. Rio de Janeiro: Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, 2002 (Caderno Pedagógico da Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . A Megera Domada, William Shakespeare. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2001 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . La Sonambula. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2001 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . 3x América. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2001 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . La Traviata. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2001 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Tchaikovsky, O Quebra-Nozes de Dalal Achcar. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2001 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Johann Strauss, O Morcego. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2001 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Ballet Floresta Amazônica 2000 - Caderno do Aluno. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2000 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Ballet Floresta Amazônica 2000 - Caderno do Professor. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2000 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . O Guarani, de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2000 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Carmen de Bizet. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2000 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

  • VASSIMON, R. ; PUIG, Daniel Fils . Pedro versus O Lobo, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro - Theatro Municipal, 2000 (Caderno Pedagógico do Theatro Municipal).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para "ecolocação ? sobre as histórias de quando nos achamos". 2009.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para "woe". 2008.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para "Revoada 3". 2008.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para "Caotrios 3". 2008.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para "... ê, boi dê!". 2007.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para "Revoada 2". 2006.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para 'inconfidências'. 2004.

PUIG, Daniel Fils . Patch de Max/MSP para 'Revoada 1'. 2003.

PUIG, Daniel Fils ; RAMOS, A. . eletriCAp. 2010; Tema: Meios eletrônicos no ensino de música ? projeto eletriCAp (CAp-UFRJ). (Site).

PUIG, Daniel Fils . Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade. 2014. (Relatório de pesquisa).

PUIG, Daniel Fils ; CUNHA, D. S. S. ; GOMES, E. D. . A utilização de meios eletrônicos na aula de música: a experiência da eletriCAp, princípios pedagógicos e aspectos práticos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PUIG, Daniel Fils . Anais - I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM. 2010. (Editoração/Anais).

PUIG, Daniel Fils . Música e Meio Ambiente: escuta e materiais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUIG, Daniel Fils . A literatura no repertório atual de músicas para o público infantil: uma abordagem do processo de criação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUIG, Daniel Fils . Recursos da Música Eletrônica em Tempo-Real. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUIG, Daniel Fils ; SENA, Maria Alice da Silva Ramos . Composição com alunos em sala de aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUIG, Daniel Fils ; PENTEADO, A. . Reorientação Curricular - Livro V - Educação de Jovens e Adultos - Educação Artística. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo sobre o currículo de Artes para a EJA).

PUIG, Daniel Fils . Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional. 2005. (Relatório de pesquisa).

PUIG, Daniel Fils ; PENTEADO, A. . Reorientação Curricular, ação integrante do Programa Sucesso Escolar. 2005. (Especialista).

PUIG, Daniel Fils ; PENTEADO, A. . Workshop Sucesso Escolar - Novos Caminhos, Novas Práticas: reorientação curricular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUIG, Daniel Fils . A Construção de um Discurso sobre a Música na Escola. 2003. (Palestrante).

PUIG, Daniel Fils . Técnica Vocal Infantil e Juvenil na Escola Regular: importância, componentes básicos, dificuldades para sua aplicação em sala de aula e proposta de programa para disciplina de curso de formação de professores. 2001. (Relatório de pesquisa).

PUIG, Daniel Fils . Pré-Escola: Como Utilizar a Música em Minha Sala de Aula. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PUIG, Daniel Fils . Einführung in die brasilianische Musik (MPB). 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PUIG, Daniel Fils . Afinação no Coro Infantil. 1998. (Debatedor).

PUIG, Daniel Fils . Nàrwal - video, música, objetos, captadores, sensores e eletrônica ao vivo - Daniel Puig - Ausland, Berlin, Alemanha. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; MARKS, A. . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Adam Marks), estréia nos EUA, Sunnyvale Arts Center (CA). 2014. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils ; MARKS, A. . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Adam Marks), EUA, Southeastern Illinois College Cultural Artists Series. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; DECOTE, K. . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Késia Decoté) - Série UNIRIO Musical, Rio de Janeiro, Brasil. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; DECOTE, K. . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Késia Decoté) - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; DECOTE, K. . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Késia Decoté) - Série Música de Primeira, Rio de Janeiro, Brasil. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Bibiana Bragagnolo e Rafa Diniz) - Artesanato Furioso, UFPB, João Pessoa, Brasil. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; AMARAL, H. ; HELLQVIST, K. . Luz - piano e violino - estréia internacional - Museo Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia. 2013. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils ; AMARAL, H. ; HELLQVIST, K. . Luz - piano e violino - estréia no Brasil - Auditório da Associação Paulista de Medicina, São Paulo, Brasil. 2013. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils ; AMARAL, H. ; HELLQVIST, K. . Luz - piano e violino - ECA/USP, São Paulo, Brasil. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; AMARAL, H. ; HELLQVIST, K. . Luz - piano e violino - Brasil - Série UNIRIO Musical, Rio de Janeiro, Brasil. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . gosto de terra - piano e eletrônica ao vivo (Adam Marks, EUA) - estréia internacional - Bienal Música Hoje, Curitiba, Brasil. 2013. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . água - quarteto de cordas (para 4 a 7 instrumentos da mesma família) - estréis internacional - Formalist Quartet (EUA) - BKA / UdK, Berlin, Alemanha. 2013. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils ; VELLOSO, RODRIGO CICCHELLI . performance telemática - eletrônica ao vivo, via rede, com dados do terrário remoto - Hiperorgânicos 4, NANOlab, UFRJ, Rio de Janeiro (Brasil) - Berlin (Alemanha). 2013. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . ABSTRAI - instrumentação aberta - XXVI Panorama da Música Brasileira Atual, Escola de Música da UFRJ, Rio de janeiro, Brasil. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . lagrimar - orquestra de câmara e eletrônica ao vivo - estréia internacional - ICE Ensemble (EUA), ABSTRAI Ensemble (Brasil), Daniel Puig - Prêmio de Apoio à Pesquisa e Criação Artística, SEC-RJ - Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. 2012. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . ti yax-tche ? na árvore da vida - 2 flautas, clarinete, fagote, violão e piano - estréia internacional - ICE (EUA) - Sala Itaú Cultural, São Paulo, Brasil. 2012. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . ti yax-tche ? na árvore da vida - 2 flautas, clarinete, fagote, violão e piano - ICE (EUA) - UNESP, São Paulo, Brasil. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 1 - para qualquer trio - Teatro Amazonas, Manaus, Brasil. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 2 - para qualquer trio - Teatro Amazonas, Manaus, Brasil. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Nàrwal - video, música, objetos, captadores, sensores e eletrônica ao vivo - Daniel Puig - Hochschule Darmstadt, Darmstadt, Alemanha. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . mar ? dobras em som - flauta, guitarra elétrica, piano e eletrônica ao vivo - estréia internacional - Bettina Daniele Berger, Matthias Koole, Rei Nakamura, Daniel Puig - Stinpendiumpreis 2010 (Composição) - 46. Internationale Ferienkurse für Neue Musik, Darmstadt, Alemanha. 2012. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . Nàrwal - video, música, objetos, captadores, sensores e eletrônica ao vivo - Daniel Puig - auxxx (Lichtblick Kino - K77), Berlin, Alemanha. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . U-Bahn 2 - orquestra, órgão e eletrônica - Sing-Akademie zu Berlin, Symphonieorchester der Universität der Künste Berlin, Christian Filips, Kai-Uwe Jirka - Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, Berlin, Alemanha. 2012. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . cotidianamente - soprano, guitarra elétrica, atriz e eletrônica ao vivo - estréia internacional (work-in-progress) - Françoise Belanger, Frauke Aulbert, Mathias Koole, Daniel Puig - II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (II SIMPOM), UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil. 2012. Composição (estréia).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 1 - flauta, clarinete e guitarra elétrica - Krome Gallery, Berlin, Alemanha. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 1 - 2 flautas e trompa - Museum of Contemporary Photography (MoCP), Chicago, EUA. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Nàrwal - video, música, objetos, captadores, sensores e eletrônica ao vivo - Daniel Puig - UNICENTRO, Guarapuava, Brasil. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 2. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; AULBERT, Frauke . ecolocação ? sobre as histórias de quando nos achamos. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . ABSTRAI. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Nàrwal - pocket-concerto. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Nàrwal - pocket-concerto. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Revoada 3. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; CAMPELLO, Marcos . Caotrios 3. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; GELUDA, G. . ecolocação ? sobre as histórias de quando nos achamos. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 1. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 2. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . frösche und aufzüge (frogs and elevators). 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; GELUDA, G. . ecolocação ? sobre as histórias de quando nos achamos - voz e eletrônica ao vivo - estréia internacional - Gabriela Geluda, Daniel Puig - XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (FUNARTE), Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, Brasil. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; PILGER, H. V. . Outra hipótese para o fim de Jacques, o fatalista. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . lagrimar 1. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Revoada 3. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FARIA, Adriana Miana de . woe. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FARIA, Adriana Miana de ; LAU, Barbara Cristina de Oliveira ; MAINHARD, V. B. . inconfidências. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Revoada 3. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FARIA, Adriana Miana de . ... ê, boi dê!. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; CAMPELLO, Marcos . Caotrios 3. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FARIA, Adriana Miana de . woe. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; FARIA, Adriana Miana de . ... ê, boi dê!, no Sarau da ASA. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

VELLOSO, RODRIGO CICCHELLI ; PUIG, Daniel Fils . Difusão de "Kyrie & Gloria", de Rodrigo Cicchelli Velloso, com o coro Sacra Vox. 2007. Interpretação.

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Revoada 2. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; DANTAS, Paulo ; CAMPELLO, Marcos ; ALVARADO, Danilo González . Revoada. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; LAU, Barbara Cristina de Oliveira ; MAINHARD, V. B. . inconfidências. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo ; LAU, Barbara Cristina de Oliveira ; MAINHARD, V. B. . inconfidências. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; DANTAS, Paulo . Difusão para Paulo Dantas - Percurso. 2005. Interpretação.

PUIG, Daniel Fils . fajra-aera. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Revoada. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . extratos de "inconfidências". 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Difusão para OFELEX na Sala Villa-Lobos. 2004. Interpretação.

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Revoada no festival internacional En Red O 2003-LocAlgSon (Barcelona, Espanha).. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel ; OLIVEIRA, L.V. . Estudo Ao Vivo no 12º Panorama RioArte de Dança. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils ; PEDRASSOLI, P. ; COHEN, S. . Suite para Piano e Violão na XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel ; Difusão para OFELEX na XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Difusão para OFELEX no Salão Leopoldo Miguez. 2003. Interpretação.

PUIG, Daniel ; Fajra-aera no Instituto Villa-Lobos, UNI-RIO. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . akva-tera na Escola de Música da UFRJ. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Consome. 2002. Interpretação.

PUIG, Daniel Fils . akva-tera no Instituto Villa-Lobos, UNIRIO. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Ponta de Areia, de Milton Nascimento. 1999. Arranjo.

PUIG, Daniel Fils . Apresentação no Projeto "Paixão de Ler" - Coro Infantil do CAp-UFRJ. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Encontro de Corais do Col. Pedro II (Humaitá II) - Coro Inafntil do CAp-UFRJ. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . II Encontro de Corais Infanto-Juvenis - SESC Copacabana. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação para o Projeto Recomeçar. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . II Encontro de Coros Infantis do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . 60 Vozes Unidas, Coro Infantil do CAp-UFRJ - 19 de julho. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Calendas Musicais da Primavera. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

COHEN, S. ; PUIG, Daniel Fils . Apresentação da Banda de Percussão Infantil da UFRJ e Coro Infantil do CAp-UFRJ. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação no Col. Est. Ignácio Azevedo do Amaral - Coro Infantil do CAp-UFRJ. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . I Encontro de Coros Infantis do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Caotrios 1. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação de alunos na Escola Alemã Corcovado. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Que tal? para flautas doces e participação. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Arcana, para soprano, tenor, flautas, flautas doces, fagotes e piano. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Canzon a 8 (O. Bortolini). 1993. Interpretação.

PUIG, Daniel Fils . Simples Melodias, no XV Panorama da Música Brasileira Atual. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

PUIG, Daniel Fils . Apresentação das Classes da Profa. Lucia Dittert. 1992. Interpretação.

PUIG, Daniel ; VELLOSO, RODRIGO CICCHELLI . Música do Espetáculo Teatral "Prometeu, Dionysos e Ariadne". 2006.

PUIG, Daniel ; Revoada. 2003.

PUIG, Daniel ; OLIVEIRA, L.V. . Estudo Ao Vivo. 2003.

PUIG, Daniel ; Suite para Piano e Violão. 2003.

PUIG, Daniel Fils . fajra-aera. 2002.

PUIG, Daniel Fils . faiga. 2002.

PUIG, Daniel Fils . akva-tera. 2001.

PUIG, Daniel Fils . CD "Maternalzinho" de Lívia Diniz. 1998 (Preparação do Coro Infantil).

PUIG, Daniel Fils . Samsara. 1996.

PUIG, Daniel Fils . Noite. 1995.

PUIG, Daniel Fils . Noite 2. 1995.

PUIG, Daniel Fils . Que tal? para flautas doces e participação. 1993.

PUIG, Daniel Fils . Arcana, para soprano, tenor, flautas, flautas doces, fagotes e piano. 1993.

PUIG, Daniel Fils . Casa. 1992.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de algoritmos para processamento de fluxos de dados da performance, Descrição: Pesquisa teórico-prática de cunho epistemológico, com aportes do pensamento sistêmico, dos estudos da complexidade, do pensamento diagramático e abdutivo. Busca a formalização de algoritmos para o processamento de fluxos de dados da performance.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Grupo multinstrumental e vocal, Descrição: Este projeto visa iniciar um grupo de prática multinstrumental e vocal no Campus Jorge Amado (CJA) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A formação instrumental, aberta, será resultado do conjunto de instrumentos que as/os participantes toquem e de suas capacidades vocais. O projeto está focado na criação e recriação de repertório e dá atenção especial aos processos de ensino-aprendizagem envolvidos nessas atividades. Busca-se um aprendizado teórico sólido, calcado na prática e na experimentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade, Descrição: Estudo acerca de pressupostos do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade como ferramentas para a composição musical, especialmente aquela que se interessa por formas abertas, partituras gráficas, improvisação, interação entre linguagens artísticas e eletrônica ao vivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador / Vania Dantas Leite - Integrante / Carole Gubernikoff - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Criação e interpretação de repertório brasileiro misto com saxofones, Descrição: O projeto de pesquisa "Criação e interpretação de repertório brasileiro misto com saxofones" se propõe a desenvolver um repertório inédito no Brasil através de uma investigação sobre a interação de técnicas estendidas em todos os saxofones com outros instrumentos acústicos e com os meios eletrônicos e informáticos atuais. Para isso, propomos acompanhar e estudar o processo criativo de composição e interpretação de novas obras musicais mistas brasileiras, através de colaborações entre instrumentistas e compositores, de experiências sonoras, do estudo do repertório já existente (brasileiro e estrangeiro) e outras realizações possíveis de instrumentos acústicos combinados com as últimas tecnologias digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Integrante / RODRIGO CICCHELLI VELLOSO - Integrante / Pedro Sousa Bittencourt - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Referenciais teóricos da música eletroacústica brasileira contemporânea, Descrição: Investigação acerca dos referenciais teóricos da produção musical eletroacústica brasileira contemporânea. "Referenciais teóricos" são aqui entendidos como o conjunto de conceitos que amparam, orientam ou "dialogam com" os compositores, auxiliando-os na criação das condições de possibilidade de suas poéticas particulares, estando assim adstritos àquilo que classicamente se tem denominado de nível poiético. Esta investigação estará fundamentalmente apoiada na memória e nos relatos dos compositores que pratiquem ou tenham praticado o gênero eletroacústico em algum momento de suas carreiras. Desta forma, elementos metodológicos de história oral serão de grande utilidade para o processo de pesquisa. Com base na tabulação e interpretação das informações levantadas, acreditamos que poderemos contribuir para um maior conhecimento do estado atual da reflexão teórica e para o aprofundamento desta reflexão entre os compositores brasileiros de música eletroacústica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Integrante / RODRIGO CICCHELLI VELLOSO - Coordenador / Pedro Sousa Bittencourt - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Ensino de música com meios eletrônicos (Ensino Médio), Descrição: Pesquisa, com resultados práticos e divulgação pública, quanto à viabilidade da utilização de meios eletrônicos de produção musical para o ensino de música em escolas de ensino básico, ao nível do Ensino Médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador / RODRIGO CICCHELLI VELLOSO - Integrante / Pedro Sousa Bittencourt - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2005 - 2008

    Ensino de música com instrumentos alternativos (Ensino Médio), Descrição: Pesquisa, com resultados práticos e apresentação pública, quanto à viabilidade da utilização de instrumentos musicais construídos com material alternativo, bem como percussão corporal e outras técnicas alternativas de produção sonora, para o ensino de música no Ensino de Médio de escolas de ensino básico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

  • 2002 - 2008

    Do Concreto ao Simbólico, Descrição: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS INFORMÁTICAS DE AUXÍLIO À COMPOSIÇÃO MISTA, BUSCANDO CRIAR APLICATIVOS QUE FORNEÇAM A COMPOSITORES MEIOS DE GERAR E TRANSFORMAR MATERIAL SIMBÓLICO MUSICAL EM RELAÇÃO DIRETA COM SONS ANALISADOS ACUSTICAMENTE, SEJA PARA AUXILIAR NOS PROCEDIMENTOS DE ESCRITA INSTRUMENTAL, SEJA PARA AUXILIAR NA SÍNTESE E TRATAMENTO SONOROS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Daniel Fils Puig - Integrante / RODRIGO CICCHELLI VELLOSO - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    Música e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares: uma abordagem composicional, Descrição: Visa analisar aspectos composicionais da utilização de modelos dinâmicos não-lineares (da Teoria do Caos) na composição musical em geral e na composição musical assistida pelo computador, em especial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador / RODRIGO CICCHELLI VELLOSO - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 1993 - 2005

    Técnica Vocal Infantil e Juvenil, Descrição: O estudo procurou revisar a bibliografia e colocar em prática, junto ao Coro Infantil do Colégio de Aplicação da UFRJ e às aulas de Música ministradas pelo proponente nessa Instituição, os princípios metodológicos da Técnica Vocal na Canção (Paul Nitsche), demonstrando sua viabilidade e utilidade para o trabalho do professor de música e de professores em geral na escola regular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Daniel Fils Puig - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Menção Honrosa pelo trabalho intitulado: Metapadrões como ferramenta para a composição musical com formas abertas, III SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música / PPGM / UNIRIO.

2011

Chamada Pública de Projetos para Apoio à Pesquisa e Criação Artística ? Projeto, Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

2011

XII Prêmio Arte na Escola Cidadã ? Categoria Ensino Médio, Instituto Arte na Escola.

2010

Kompositionstipendiumpreis - Internationale Ferienkurse für Neue Musik, Darmstadt, Alemanha, Internationales Musikinstitut Darmstadt.

2010

Aprovado em 2º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Composição / Composição Eletroacústica, Departamento de Composição e Regência, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO.

2010

Aprovado em 1º lugar no Exame de Seleção para o Doutorado - Linha de Pesquisa Linguagem e Estruturação Musical, PPGM / CLA / UNIRIO.

1998

Viagem Prêmio à Alemanha, Sociedade Escolar e Beneficente Corcovado.

1997

Concurso para o Hino do Colégio Cruzeiro - Música - 1º lugar, Colégio Cruzeiro.

1993

Aprovado em 2º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas de Professor de Ensino de 1º e 2º Graus, Setor Curricular de Música, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

1993

Aprovado em 1º lugar no Processo de Seleção para Professor Substituto do Setor Curricular de Música, Setor Curricular de Música, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Artes. , Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus - Vitória da Conquista, km 39, BR 415, Ferradas, 45613204 - Itabuna, BA - Brasil, Telefone: (73) 36163380, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Sul da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto I do Campo das Artes, lotado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado (Itabuna, BA) e no Centro de Formação em Artes (CFA).

    Atividades

    • 05/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Formação em Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2015

      Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas Matemáticas e Computacionais nas Artes

    • 05/2016 - 10/2017

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, .,Cargo ou função, Pró-Reitor de Gestão Acadêmica.

    • 05/2015 - 10/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016 - 05/2016

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, Diretoria de Ensino e Aprendizagem da PROGEAC.,Cargo ou função, Diretor de Ensino-Aprendizagem.

    • 05/2015 - 01/2016

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, Diretoria de Ensino e Aprendizagem da PROGEAC.,Cargo ou função, Coordenador de Programas e Projetos.

  • 1993 - 2015

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do EBTT, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de Ensino Básico e Formação de Professores, lotado no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ).

  • 2002 - 2005

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ (EM-UFRJ).

  • 1993 - 1993

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrando aulas para turmas dos Ensinos Fundamental e Médio.

  • 1992 - 1992

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio supervisionado, como requisito do Curso de Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Música.

  • 1990 - 1990

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio supervisionado, como requisito do Curso de Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Música.

    Atividades

    • 09/1993 - 04/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

    • 09/1993 - 04/2015

      Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ), Prática de Ensino em Educação Artística, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ), Prática de Ensino em Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

    • 09/1993 - 04/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

    • 01/2009 - 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Colégio de Aplicação.,Linhas de pesquisa

    • 07/2002 - 02/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Colégio de Aplicação.,Linhas de pesquisa

    • 01/2005 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Colégio de Aplicação.,Linhas de pesquisa

    • 01/2005 - 12/2006

      Direção e administração, Reitoria, Colégio de Aplicação.,Cargo ou função, Coordenador de Setor Curricular.

    • 08/2002 - 02/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

    • 03/1995 - 01/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Colégio de Aplicação.,Linhas de pesquisa

    • 01/2000 - 01/2001

      Direção e administração, Reitoria, Colégio de Aplicação.,Cargo ou função, Coordenador de Setor Curricular.

    • 04/1999 - 04/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Colégio de Aplicação.,Linhas de pesquisa

    • 01/1996 - 12/1996

      Direção e administração, Reitoria, Colégio de Aplicação.,Cargo ou função, Coordenador de Setor Curricular.

    • 01/1995 - 12/1995

      Direção e administração, Reitoria, Colégio de Aplicação.,Cargo ou função, Suplente do Coordenador de Setor Curricular.

    • 03/1993 - 09/1993

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

    • 03/1993 - 09/1993

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

    • 03/1992 - 06/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

    • 03/1990 - 06/1990

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, no Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ)

  • 2014 - 2015

    Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor nos Bacharelados e Licenciatura, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Lecionou as disciplinas: Composição Instrumental e Vocal; Composição de Música Eletroacústica; Estética; Música e Tecnologia; Prática de Gravação e Edição; Prática de Mixagem; Iniciação à Pesquisa em Música (orientação de TCCs).

    Atividades

    • 02/2014 - 03/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição Instrumental e Vocal; Composição de Música Eletroacústica; Estética; Música e Tecnologia; Prática de Gravação e Edição; Prática de Mixagem; Iniciação à Pesquisa em Música (orientação de TCCs).

  • 2010 - 2014

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes, no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (PPGM/CLA).

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio Docente (Doutorando), Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Docente, como Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM / UNIRIO), nas disciplinas: Processos de Musicalização; Música Experimental; Arranjos (Síntese Sonora Digital).

    Atividades

    • 03/2010 - 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Letras e Artes (CLA).,Linhas de pesquisa

    • 02/2011 - 12/2011

      Estágios , Reitoria, Centro de Letras e Artes (CLA).,Estágio realizado, Disciplinas de Graduação e Licenciatura: Processos de Musicalização; Música Experimental; Arranjos (Síntese Sonora Digital).

  • 1995 - 2011

    Escola Alemã Corcovado

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Instituição privada de ensino. Aulas de Música para o Ensino Fundamental e Médio.

    Atividades

    • 02/2011 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música

    • 03/1995 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música

    • 02/2007 - 12/2009

      Direção e administração, Escola Alemã Corcovado - RJ - Brasil, .,Cargo ou função, Coordenador da Área de Artes.

  • 1993 - 1996

    Colégio Cruzeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Instituição privada de ensino. Lotado como Professor de Música do Ensino Fundamental.

    Atividades

    • 03/1993 - 01/1996

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música