Camila Oliveira da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade biomédica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2016), mestrado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2019). Atualmente é aluna de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Tem experiência na área de morfologia, experimentação em camundongos, cultura celular, imunohistoquimica, biologia molecular e biologia celular.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Biologia Humana e Experimental

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Papel dos monócitos do sangue periférico na geração de macrófagos M1 e M2 e do equilíbrio das histonas acetiltransferases e desacetilases (HAT/HDAC) nos diferentes fenótipos de pacientes com DPOC.,
Orientador: Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto
Coorientador: Jeane de Souza Nogueira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: INVESTIGAÇÃO DO PERFIL M1 E M2 DE MACRÓFAGOS E DE CITOCINAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Tatiana Victoni
Coorientador: Luiz Cristóvão Pôrto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Estadual Coronel Serrado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Biologia REDOX. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VICTONI, T. ; PORTO, L. C. M. S. ; SILVA, C. O. . Simpósio de Doenças Pulmonares e seus mecanismos módulo 2. 2015. (Outro).

VICTONI, T. ; PORTO, L. C. M. S. ; SILVA, C. O. . Simpósio de Doenças Pulmonares e seus mecanismos módulo 1. 2015. (Outro).

VICTONI, T. ; PORTO, L. C. M. S. ; SILVA, C. O. . Simpósio de Doenças Pulmonares e seus mecanismos módulo 2. 2015. (Outro).

VICTONI, T. ; PORTO, L. C. M. S. ; SILVA, C. O. . Simpósio de Doenças Pulmonares e seus mecanismos módulo 1. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I WORKSHOP EM FERRAMENTAS MOLECULARES APLICADAS AO ESTUDO DIAGNÓSTICO.HISTONAS NA DPOC. 2019. (Outra).

II Workshop on Inflammation. 2018. (Oficina).

IV Encontro Científico do PPG Biociências - UERJ.Investigação do perfil de citocinas e marcadores de monócitos clássicos e não clássicos na doença pulmonar obstrutiva crônica. 2018. (Encontro).

IV Encontro Científico do Programa de Pós Graduação em Biociências.Investigação do perfil dos macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro. 2018. (Encontro).

Third International Symposium on Inflammatory Diseases - INFLAMMA III.nvestigação do perfil de citocinas e marcadores de monócitos clássicos e não clássicos na doença pulmonar obstrutiva crônica. 2017. (Simpósio).

SEMIC. Estudo da caracterização de monócitos de pacientes DPOC e macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro.. 2016. (Exposição).

SEMIC. Investigação da ativação de kinases em macrófagos derivados de monócitos do sangue periférico humano após à exposição a um extrato da fumaça do cigarro.. 2015. (Exposição).

Simpósio Doenças Pulmonares e seus mecanismos (módulo 1). 2015. (Simpósio).

Simpósio Doenças Pulmonares e seus mecanismos (módulo2). 2015. (Simpósio).

SEMIC. Papel do T3 e via do AMPC/PKA ma regulação das proteinas associadas ao citoesqueleto de oligodendrocito in vitro.. 2014. (Exposição).

SEMIC. A modulação da via do AMPC/PKA altera a morfologia da olidendroglia e a distribuição das proteinas MAG e RhoGTPase in vitro.. 2013. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tatiana Victoni

SILVA, S. V.;VICTONI, T.. Estudo da caracterização de monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica e macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cátia Amâncio Almeida

ALMEIDA, C. A.. Estudo de peptidases secretadas no patógeno humano Wangiella dermatitidis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - ABEU Centro Universitário.

Bruna Romana de Souza

Silva, S V; Victoni, T;ROMANA-SOUZA, B.. Estudo da caracterização de monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica e macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Simone Vargas da Silva

VICTONI, T.;SILVA, S.V.. Estudoda caracterização de monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica e macrófagos expostos a fumaça do cigarro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mariana Renovato Martins

Renovato-Martins, M; COSTA, A. M. A.; PORTO, L. C. M. S.. Investigação do perfil de macrófagos M1 e M2 e de citocinas em modelos experimentais de doença pulmonar obstrutiva crônica. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto

Investigação do perfil de citocinas e marcadores M1 e M2 de macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro e monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Camila Oliveira da Silva Meira

Investigação do perfil de citocinas e marcadores M1 e M2 de macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro e monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica; 2019; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Oliveira da Silva Meira;

Bruna Romana de Souza

Estudo da caracterização de monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica e macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Camila Oliveira da Silva Meira;

Tatiana Victoni

Investigação da ativação de quinases em macrófagos derivados de monócitos do sangue periférico humano após a exposição a um extrato da fumaça do cigarro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Oliveira da Silva Meira;

Penha Cristina Barradas Daltro Santos

A modulação da via do AMPC/PKA altera a morfologia da oligodendroglia e a distribuição das proteínas MAG e RhoGTPase in vitro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila Oliveira da Silva Meira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bruna Romana de Souza

Estudo da caracterização de monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica e macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bruna Romana de Souza;

Tânia Cristina Azevedo

ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONDIÇÃO DE PERITO: UM ESTUDO QUANTO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CURSOS PRESENCIAIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA/BA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Tânia Cristina Azevedo;

Renata Rozental Sancovsky

PIBID/CAPES/UFRRJ - Subprojeto História Seropédica; 2014; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renata Rozental Sancovsky;

Penha Cristina Barradas Daltro Santos

A modulação da via do AMPc/PKA altera a morfologia da oligodendroglia e a distribuição das proteínas MAG e RhoGTPases in vitro; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Sub reitoria de Pós Graduação e Pesquisa UERJ; Orientador: Penha Cristina Barradas Daltro Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Papel dos monócitos do sangue periférico na geração de macrófagos M1 e M2 e do equilíbrio HAT/HDAC nos diferentes fenótipos de pacientes DPOC., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Oliveira da Silva Meira - Integrante / Luis Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto - Coordenador / Jeane Nogueira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Papel dos monócitos do sangue periférico na geração de macrófagos M1 e M2 e do equilíbrio HAT/HDAC nos diferentes fenótipos de pacientes DPOC., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Oliveira da Silva Meira - Integrante / Luis Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto - Coordenador / Jeane Nogueira - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Investigação do perfil de citocinas e marcadores M1 e M2 de macrófagos expostos a um extrato da fumaça do cigarro e monócitos de pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Oliveira da Silva Meira - Integrante / Tatiana Victoni - Integrante / Luis Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Investigação do perfil M1 e M2 de macrófagos e/ou monócitos em modelos experimentais e em pacientes de doença pulmonar obstrutiva crônica, Descrição: A Doença pulmonar obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença caracterizada pela limitação progressiva do fluxo aéreo, e esta associada a uma reação inflamatória intensa do pulmão à partículas ou gases nocivos, sendo o principal fator de risco o tabagismo. A fumaça do cigarro pode ativar as células epiteliais pulmonares e os macrófagos alveolares provocando assim a liberação de mediadores inflamatórios e citocinas. Essas citocinas são responsáveis pelo recrutamento de monócitos, neutrófilos e macrófago. O fenótipo do macrófago tem um papel importante na inflamação crônica e os danos teciduais que são características importantes da DPOC. Esse projeto visa compreender novos mecanismos envolvidos na DPOC, através de estudos sobre o perfil dos macrófagos, citocinas e vias de sinalização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila Oliveira da Silva Meira - Integrante / Tatiana Victoni - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    A modulação da via do AMPc/PKA altera a morfologia da oligodendroglia e a distribuição das proteína MAG e da RhoGTPase RhoA in vitro., Descrição: A diferenciação da oligodendroglia depende de alterações coordenadas no citoesqueleto e na sua relação com a membrana plasmática, um componente importante para a formação da bainha de mielina. A 23 nucleotídeo cíclico 3 fosfodiesterase (CNPase) está relacionada com a organização do citoesqueleto, sendo uma proteína ancoradoura de microtúbulos na membrana plasmática. In vitro, a CNPase compõe, com a F-actina e os microtúbulos, as estruturas semelhantes a nervuras ou os componentes radiais. A glicoproteína associada a mielina (MAG), também é importante para a formação dos véus de membrana e está associada a CNPase e a tubulina. Sugere-se que a MAG tenha o papel de ajudar os prolongamentos dos oligodendrócitos a reconhecer axônios mielinizados ou não. Além disso, essas três proteínas podem ser reguladas pela via de sinalização do AMPc/PKA. O projeto busca avaliar como as alterações dos níveis de AMPc interferem na extensão dos prolongamentos, na distribuição da glicoproteína associada a mielina (MAG) e nas RhoGTPases na oligodendroglia in vitro;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Camila Oliveira da Silva Meira - Integrante / Luiz Otavio Felgueiras - Integrante / Penha Cristina Barradas Daltro Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Mensão honrosa na Semana de Iniciação Ciêntifica (SEMIC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista HLA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica- Jovens Talento, Carga horária: 20

2012 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20