Francine Costa
Doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História- na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Possui Graduação em História na Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE. Atualmente graduanda em Licenciatura e Bacharelado no curso em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)/ABPN. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (Nuer). Como pesquisadora na área de Ensino de História , trabalha com temas ligados à Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História e História de Santa Catarina, Populações afrodescendentes.
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Interdisciplinar em Ciências Humanas
2020 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: De Agentes de Pastoral do Negro ao Grupo Consciência Negra: trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville - SC
Ilka Boaventura Leite. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mulheres negras; Pastoral do Negro; Movimento Negro.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado profissional em História
2016 - 2018
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: O CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de história, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Caroline Jaques Cubas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Ciências Sociais
2019 - 2022
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional
Orientador: Ilka Boaventura Leite
Graduação em História
2010 - 2014
Universidade da Região de Joinville
Título: O PRESENTE ESTÁ NO MEDIEVO... OU O MEDIEVO ESTÁ EM NÓS? REPRESENTAÇÕES, CONTINUIDADES E RUPTURAS DAS MENTALIDADES MEDIEVAIS.
Orientador: WILSON DE OLIVEIRA NETO
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Formação Monitoria e WebTransmissão para o Fazendo Gênero 12. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
Artivismo LGBTQI+ / Roda de Conversa e Oficina. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
Descolonização epistêmica numa perspectiva negro-brasileira. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2020 - 2020
História e Relações Étnico-Raciais e de Gênero: do Afrocatolicismo aos (..). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Introdução ao Pensamento de Boaventura de Sousa Santos. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Mulheres na Política. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
COSTA, F. . IX SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (IX SLIJ) E V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (VSELIPRAM). 2021. (Outro).
COSTA, F. ; SILVA, J. G. ; FAVERI, M. ; GASPARETTO, V. F. . Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos?. 2021. (Outro).
COSTA, F. ; GASPARETTO, V. F. ; COSTA, F. . Roda de Conjuntura da Comissão de Movimentos Sociais do Fazendo Gênero 12. 2021. (Outro).
COSTA, F. . XIX Congresso Brasileiro de Sociologia. 2019. (Congresso).
COSTA, F. ; COSTA, F. . 8 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e do 4o Seminário Internacional de Literatura Infantile Juvenil e Práticas de Mediação Literária: (R)es(x)istências Literárias na Contemporaneidade. 2019. (Congresso).
COSTA, F. ; PASSO, J. C. ; DEBUS, E. S. D. . III Copene Sul. 2017. (Congresso).
COSTA, F. ; COSTA, F. . III Encontro PIBID Ciências Sociais da Região Sul. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
45 Encontro Anual da ANPOCS.Ensino de Ciências Sociais na modalidade remota: estratégias pedagógicas em uma disciplina de metodologia de pesquisa. 2021. (Encontro).
45 Encontro Anual da ANPOCS. 2021. (Encontro).
A literatura para infância em Santa Catarina. 2021. (Outra).
Comissão de Movimentos Sociais do Fazendo Gênero 12.Roda de Conjuntura da Comissão de Movimentos Sociais do Fazendo Gênero 12. 2021. (Seminário).
Fazendo Gênero 12.O papel das Marchas na construção de um feminismo popular na Tenda Mundos de Mulheres do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12. 2021. (Seminário).
Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos?. 2021. (Seminário).
II Jornada Feminismos Decoloniais em Questão. 2021. (Outra).
IV Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2021. (Seminário).
IX SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (IX SLIJ) E V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (VSELIPRAM). 2021. (Seminário).
Novembro Negro e o enfrentamento ao Racismo Institucional. 2021. (Outra).
Roda de Conjuntura da Comissão de Movimentos Sociais do Fazendo Gênero 12. 2021. (Outra).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.Documentário Paulina Chiziane na Tenda Mundos de Mulheres do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12. 2021. (Seminário).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.Marcha Virtual, atividade realizada na Tenda Mundos de Mulheres do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos?. 2021. (Seminário).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 12.As vozes das juventudes feministas na Tenda Mundos de Mulheres do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12. 2021. (Seminário).
WEBINÁRIO Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Aprendendo e ensinando antropologia durante a pandemia: dilemas, desafios e oportunidades.Ensino de Antropologia na modalidade remota: estratégias pedagógicas em uma disciplina de metodologia de pesquisa. 2021. (Outra).
XI Congresso de Pesquisadores/as Negros - XI COPENE. 2021. (Congresso).
XI Congresso de Pesquisadores/as Negros - XI COPENE. Trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville - SC na década de 1980 a partir da Pastoral do Negro. 2021. (Congresso).
44 Encontro Anual da ANPOCS.Agentes de Pastoral do Negro: trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville. 2020. (Encontro).
44 Encontro Anual da ANPOCS. 2020. (Encontro).
População negra e a Covid-19. 2020. (Outra).
XI Congresso de Pesquisadores/as Negros - XI COPENE. 2020. (Congresso).
IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - IV COPENE SUL. A população negra na Guerra do Contestado através do site o Contestado Revisitado. 2019. (Congresso).
III Jornadas do LEGH: Feminismos e Democracia.Enfrentando o racismo na história: as mulheres negras em uma abordagem possível do Contestado (1912-1916) no ensino de história. 2018. (Seminário).
III Jornadas do LEGH: Feminismos e Democracia. 2018. (Seminário).
13 Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, Conexões , Deslocamentos. 2017. (Congresso).
Coloquio Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. 2017. (Outra).
Educação das relações étnico raciais (ERER) na educação básica e na educação de jovens e adultos (EJA). 2017. (Outra).
III COPENE SUL. As mulheres caboclas do Contestado (1912-1916). 2017. (Congresso).
III Jornadas de Políticas Educacionais Contemporâneas. 2017. (Seminário).
III Seminário Internacional História do Tempo Presente.Uma abordagem possível da população negra no Contestado (1912-1916) para o ensino de história. 2017. (Seminário).
Quintas Jornadas del GEALA-Grupo de Estudios Afrolatinoamericanos. 2017. (Outra).
Roda de Conversa Vivendo Identidades: trans, lésbicas e travestis.Vivendo Identidades. 2017. (Outra).
Seminário Memória, Patrimônio e Ensino de História: Descolonizando práticas e saberes. 2017. (Seminário).
VI SERNEGRA: Educação, Transdisciplinaridade e diáspora. 2017. (Seminário).
VI SERNEGRA: Educação, Transdisciplinaridade e diáspora.AS MULHERES NEGRAS EM UMA ABORDAGEM POSSÍVEL DO CONTESTADO (1912-1916) NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2017. (Seminário).
III Encontro PIBID Ciências Sociais da Região Sul. 2015. (Encontro).
III Encontro PIBID Ciências Sociais da Região Sul.Experiências partilhadas. 2015. (Encontro).
I Encontro Nacional Movimento Mulheres em Luta. 2013. (Encontro).
Instrumentos de Pesquisa e gestão documental. 2013. (Outra).
Patrimonio cultural y Herencia Social. 2013. (Seminário).
XX Semana acadêmica de História da UNIVILLE. 2013. (Seminário).
Arquivos e usos contemporâneos do passado: da história a administração pública. 2012. (Outra).
Visita histórica à São Paulo. 2012. (Oficina).
XIV Encontro Regional de Estudantes de História: Historiadora para quem serve teu conhecimento. 2012. (Encontro).
1 CLIC - Coloquio das licenciaturas da UNIVILLE. 2010. (Congresso).
XII Encontro Regional de Estudantes de História:. 2010. (Encontro).
Comissão julgadora das bancas
LEITE, I. B.;GROSSI, M. P.; ALENCAR, A.; CESARINO, L.. Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CUBAS, C. J.; PASSOS, J. C.;ROSSATO, L.. O Contestado (1912-1916) Revisitado: narrativas possíveis para o ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
CARDOSO, P. J. F.; PASSOS, J. C.;ROSSATO, L.. Enfrentando o racismo na História: uma releitura do Contestado (1912-1916) no ensino de história da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
LEITE, P. R. B. C.;GUBERT, M. L.; LUMMERTZ, B.. Corujas - Coleção Vanguarda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Luterana do Brasil - Torres RS.
LIMA, B. L.; GUBERT, M.; BITTENCOURT, P.. Corujas: Coleção de Moda vanguarda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Luterana do Brasil.
LEITE, Ilka Boaventura; GROSSI, M. P.;ALENCAR, Alexandra; CESARINO, L.. "Conteúdos de África e estudos afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional".. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PASSOS, J. C.; ROSSATO, L.. O CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
CARDOSOS, P. J.;PASSOS, JOANA CÉLIA DOS; ROSSATO, L.. Enfrentando o racismo na história: uma releitura do Contestado (1912-1916) no ensino de história na Rede Estadual de Ensino de SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
GROSSI, M. P.;Cesarino, L.; ALENCAR, A.. Conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil: estudo em uma Plataforma Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Foi orientado por
"Corujas" Coleção Vanguarda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Paula Rodrigues Bittencourt;
De Agentes de Pastoral do Negro ao Grupo Consciência Negra: trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville - SC; Início: 2019; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Sites educacionais e seus conteúdos de África e estudos Afro-brasileiros na formação étnico-racial no Brasil; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
História e Imagem: uma releitura possível do contestado para o ensino de História; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Caroline Jaques Cubas;
Produções bibliográficas
-
COSTA, F. . EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDOS DA AENSC: ESPAÇO EDUCADOR E DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Boletim Abiodum , v. 16, p. 6-9, 2021.
-
COSTA, F. ; ORYAN, V. C. . Ensino de Ciências Sociais na modalidade remota: estratégias pedagógicas em uma disciplina de metodologia de pesquisa. In: 45 Encontro Anual da ANPOCS, 2021, São Paulo. Anais do 45 Encontro Anual da ANPOCS, 2021.
-
COSTA, F. . Agentes de Pastoral do Negro: trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville. In: 44 Encontro Anual da ANPOCS, 2020, Caxambu - MG. Anais do 44 Encontro Anual da ANPOCS, 2020.
-
COSTA, F. . Uma abordagem possível da população negra no Contestado (1912-1916) para o ensino de História. In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2017, Florianópolis. III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078, 2017.
-
COSTA, F. . Trânsitos Políticos de Mulheres Negras em Joinville-SC na Década de 1980 a Partir da Pastoral do Negro. In: XI COPENE - Negras escrevivências, interseccionalidades e engenhosidades, 2020, Curitiba. Caderno de resumos XI COPENE - Negras escrevivências, interseccionalidades e engenhosidades. Curitiba: UFPR, 2020. v. 1. p. 157-158.
-
COSTA, F. ; ORYAN, V. C. . Ensino de Antropologia na modalidade remota: estratégias pedagógicas em uma disciplina de metodologia de pesquisa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, F. . Trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville - SC na década de 1980 a partir da Pastoral do Negro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, F. ; ORYAN, V. C. . Ensino de Ciências Sociais na modalidade remota: estratégias pedagógicas em uma disciplina de metodologia de pesquisa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, F. . Agentes de Pastoral do Negro: trânsitos políticos de mulheres negras em Joinville - SC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, F. . Enfrentando o racismo na história: as mulheres negras em uma abordagem possível do Contestado (1912-1916) no ensino de história. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, F. . Uma abordagem possível da população negra no Contestado (1912-1916) para o ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, F. . A população negra na Guerra do Contestado através do site o Contestado Revisitado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, F. . As Mulheres Negras em uma Abordagem Possível do Contestado (1912-1916) no Ensino De História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, F. . Experiências partilhadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
COSTA, F. . Consultora ad hoc de artigos submetidos à Revista Cadernos de Gênero e Diversidade. 2020.
SILVA, C. M. ; CARVALHO, C. L. ; COSTA, F. . Parecerista ad-hoc de trabalhos submetidos no GT FEMINISMOS NEGROS: SIGNIFICADOS DE EMANCIPAÇÃO E DESLOCAMENTOS DE MULHERES NEGRAS. 2017.
COSTA, F. ; PEDRO, J. M. ; GASPARETTO, V. F. ; SILVEIRA, L. F. ; AVILA, L. K. F. . Roda de Conversa Virtual: ?Academia, ativismo e gênero em tempos de pandemia'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LEITE, I. B. ; COSTA, F. ; Severo, C. . kadila Afrodiásporas. 2020; Tema: Estudos africanos e afro-brasileiros e das diásporas africanas. (Site).
COSTA, F. . O Contestado Revisitado. 2018; Tema: Ensino de História; Lei Federal 10.639/03; Educação da Relações Étnico-Raciais; Contestado.. (Site).
COSTA, F. ; SANTOS, F. M. ; ALENCAR, A. E. V. ; GASPARETTO, V. F. . 8 Curso de Curta Duração (CCD) intitulado Feminismos Negros e a Luta Antirracista. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Z. O. ; MOREIRA, M. A. R. ; FERREIRA, S. A. ; COSTA, F. ; COSTA, F. . Contribuições para práticas antirracistas na educação básica: pesquisas em relações étnico-racias. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Kadila: Culturas e Ambientes - diálogos Brasil - Angola, Descrição: O Projeto faz parte do Edital 33_2012 CAPES de Mobilidade Internacional de docentes e discentes. Na parte relativa à pesquisa, busca contribuir com o ?Observatório da transumância? desenvolvido pelo Centro de Estudos do Deserto. Tem dois eixos temáticos, descritos a seguir: 1-Língua, discurso, poder e identidades 2-Ambiente, paisagem, transformações e impactos. Integra a equipe professores das seguintes universidades: UFSC, UAN (AN), UFRGS, UFS, UESC, UFPR, UFMG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francine Costa - Integrante / Ilka Boaventura Leite - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2020
Prefeitura Municipal de FlorianópolisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
2016 - 2018
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
2017 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Atividade técnico-científica, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 34
Outras informações:
Monitoria no III COPENE SUL - Negras e Negros no Sul do Brasil: Desenvolvimento, Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina coordenado pela Prof. Dra. Joana Célia dos Passos, realizado nos dias 10 a 13 de julho de 2017 na UFSC em Florianópolis/SC
2017 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Atividade técnico-científica, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitoria no13 Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina coordenado pelas Profas. Dra. Cristina Scheibe Wolff, Marlene de Fáveri e Miriam Pillar Grossi, realizado nos dias 30/07 a 04 de agosto de 2017 na UFSC em Florianópolis/SC
2015 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pibid- Programa de Iniciação à Docência, Carga horária: 20
2013 - 2018
Secretaria de Educação do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
2011 - 2013
Arquivo Histórico de JoinvilleVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária do setor de Preservação e Restauro, Carga horária: 30
2011 - 2013
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Você é Francine Costa?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francine Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?