Filipe Rodrigues Ramos Mota da Silva

Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com previsão de formação em 2021. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2018.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Língua e Literatura Portuguesa

2018 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Engenharia Elétrica

2011 - 2018

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Estudo técnico-econômico comparativo entre um sistema fotovoltaico isolado e um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica para uma mesma unidade consumidora de energia
Orientador: Dr. Cláudio Gonçalves

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Fundação NOKIA de Ensino

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Solar Fotovoltáica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.

Comissão julgadora das bancas

Cláudio Gonçalves

GONÇALVES, C.; OLIVEIRA, J. P.; FIGUEIREDO, I. S. G.. ESTUDO TÉCNICO-ECONÔMICO COMPARATIVO ENTRE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO ISOLADO E UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA PARA UMA MESMA UNIDADE CONSUMIDORA DE ENERGIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Amazonas.

Foi orientado por

Cláudio Gonçalves

ESTUDO TÉCNICO-ECONÔMICO COMPARATIVO ENTRE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO ISOLADO E UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA PARA UMA MESMA UNIDADE CONSUMIDORA DE ENERGIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cláudio Gonçalves;

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

PROCTER & GAMBLE DO BRASIL S.A.

Vínculo: Estágio em Engenharia, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Cargo: Estagiário em Engenharia ? líder de projetos Principais atividades: gerenciamento de cerca de 15 projetos de melhorias em máquinas desde o kickoff do projeto até a entrega. Responsável por elaborar cronogramas de atividades, controle de custos: budget, compras de peças e equipamentos, contratação de mão-de-obra, forecast para novos projetos; participação em treinamentos sobre liderança de equipes e conceitos de gerenciamento de projetos. Trabalho constante com representantes de outras fábricas fora do país (Estados Unidos, Inglaterra, Polônia, México) onde o contato era feito todo em inglês.

2015 - 2015

Jabil do Brasil Indústria Eletroeletrônica

Vínculo: Estágio em Engenharia, Enquadramento Funcional: Estagiário em engenharia de teste, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades: suporte ao processo de produção, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de teste, instalação de novos equipamentos, calibração de máquinas de teste, controle de spare parts, manutenção em ICT's, realização de melhorias no processo, elaboração de instruções de trabalho em português e inglês, interpretação de manuais em inglês.

2011 - 2011

Fundação NOKIA de Ensino

Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Cargo: Professor voluntário de Língua Portuguesa Principais atividades: ministrar aulas semanais para alunos cursando a última série do ensino fundamental que estavam se preparando para prestar os mini-vestibulares das escolas técnicas e Colégio Militar.