Alexandre de Castro Salvestro

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM. Tem experiência na área de hidráulica com ênfase em condutos forçados. É professor UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, onde ministra aulas de PROJETO DE MÁQUINAS DE FLUXO, HIDRÁULICA GERAL, HIDRÁULICA, IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, CLIMATOLOGIA E AGROMETEOROLOGIA, FÍSICA I, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA E CIVIL. CREA-PR - 133767/D

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia

2010 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: Ponto de Murcha Permanente da Soja, Feijão e Milho em Solos do Noroeste do Paraná
Paulo Sergio Lourenço de Freitas. Coorientador: Roberto Rezende. Palavras-chave: Manejo de irrigação; Manejo de água; Manejo de solo; Agroclimatologia; Fisiologia vegetal.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Educação.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM

2008 - 2010

Universidade Estadual de Maringá
Título: Ponto de Murcha Permanente do feijoeiro cultivado em Latossolo e Nitossolo Vermelhos,Ano de Obtenção: 2010
Paulo Sergio Lourenço de Freitas.Palavras-chave: Manejo de água; Manejo de irrigação; evapotranspiração; Fisiologia vegetal.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Educação.

Graduação em Engenharia Agrícola

2002 - 2006

Universidade Estadual de Maringá
Título: LEVANTAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE NEMATÓIDES PRESENTES EM ÁREAS DE RESERVA LEGAL E/OU MATAS CILIARES NO MUNICIPIO DE CIDADE GAÚCHA
Orientador: Cláudia Regina Dias-Arieira

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZUCARELI, V. ; KROHN, N. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . XI Semana Acadêmica de Agronomia, III Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e IX Mostra de trabalhos Científicos. (Equipe Organizadora). 2013. (Congresso).

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; TOLEDO, M.Z. . X SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA ? II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ ? VIII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ? IIII MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. (Coordenador). 2012. (Congresso).

POLETINE, J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . IX SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA ? I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ ? VII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ? III MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. ?Potencialidades Agronômicas e Responsabilidade Social? (Coordenador). 2011. (Congresso).

SILVA, T. R. B. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . VIII SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA ? VI MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ? II MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. (Equipe Organizadora). 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Jornada Acadêmica do Curso de Engenharia Agronômica da UNIPAR.PALESTRA MANEJO DA ÁGUA E A RELAÇÃO DA VARIABILIDADE AGROCLIMÁTICA PARA IRRIGAÇÃO. 2013. (Outra).

III Semana de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente.MINICURSO USO DA ÁGUA EM AGROSSISTEMAS E POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS.. 2013. (Outra).

XI Semana Acadêmica de Agronomia, III Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e IX Mostra de trabalhos Científicos.Coordenador. 2013. (Encontro).

X Semana Acadêmica de Agronomia, II Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e VIII Mostra de trabalhos Científicos.coordenador geral. 2012. (Encontro).

ENCONTRO ANUAL DE AGRONOMIA.Palestra Cultivo hidropônico. 2011. (Encontro).

IX SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ VII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA.coordenador geral. 2011. (Encontro).

IV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU NA REGIÃO DE MARIALVA - PR. 2010. (Simpósio).

IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE MURCHA PERMANENTE DO FEIJOEIRO CULTIVADO EM NITOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO E LATOSSOLO VERMELHO. 2010. (Congresso).

VIII SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA ? VI MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ? II MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. Equipe organizadora. 2010. (Congresso).

VI SEMANEA.ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA A BASE DE SORO SABOR LARANJA. 2010. (Outra).

7° Forum de Extensao e Cultura da UEM.ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO NO SETOR DE LATICINIOS. 2009. (Encontro).

EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.. AVALIAÇÃO DE UMA SEMEADORA ADUBADORA SUBMETIDA AO DESEMPENHO AGRONÔMICO E MORFOLÓGICO NA CULTURA DA SOJA. 2009. (Congresso).

XXI CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENG. AGRÍCOLALA. BIONERGIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. 2007. (Congresso).

XIII - Encontro Anual de Iniciação Científica - XIII EAIC. XII EAIC - Encontro Anual de Iniciaçao Cientifica - Londrina-PR. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: LUANA DE ALENCAR PROSANTI

SALVESTRO, Alexandre de Castro. ANALISE DE PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS NA RUA PAULO FURTADO LUCENA NO MUNICÍPIO DE TERRA ROXA - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense.

Aluno: Isadora Vales Tomba

SALVESTRO, Alexandre de Castro. ANALISE DE PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXIVEIS NA RUA PAULO FURTADO LUCENA NO MUNICIPIO DE TERRA ROXA - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense.

Aluno: Gabriela Foltran Fante

SALVESTRO, Alexandre de Castro. ANALISE DE PATOLOGIAS E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE OBRA DE MANUTENÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO NA AVENIDA PARIGOT DE SOUZA NO MUNICIPIO DE UMUARAMA - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense.

Aluno: Rafaela Duarte Guilherme Paris

SALVESTRO, Alexandre de Castro. ANALISE DE PATOLOGIAS E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE OBRA DE MANUTENÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO NA AVENIDA PARIGOT DE SOUZA NO MUNICIPIO DE UMUARAMA - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense.

Aluno: JOSIMAR J

SALVESTRO, Alexandre de Castro. DA SILVA.DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROLAMENTOS DE EQUIPAMENTOS PARA RECEBIMENTO, SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense.

Aluno: Rodrigo T

SALVESTRO, Alexandre de Castro. FAVORITO.DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROLAMENTOS DE EQUIPAMENTOS PARA RECEBIMENTO, SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense.

Aluno: Darlan Oliveira Chime

SALVESTRO, Alexandre de Castro. VIABILIDADE DO CHAPISCO AUTOMATICO EM MOENDAS DE CANA-DE-AÇUCAR: ROBÓTICO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense.

Aluno: Victor M

SALVESTRO, Alexandre de Castro. GONÇALVEZ.VIABILIDADE DO CHAPISCO AUTOMATICO EM MOENDAS DE CANA-DE-AÇUCAR: ROBÓTICO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense.

Aluno: André L

SALVESTRO, Alexandre de Castro. R. FRANSCICO.ANALISE DE FALHA EM SEMIEIXO VEICULARES EM OPERAÇÃO AGRÍCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense.

Aluno: CELÇO R

SALVESTRO, Alexandre de Castro. DE F. NETO.ANALISE DE FALHA EM SEMIEIXO VEICULARES EM OPERAÇÃO AGRÍCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense.

Aluno: Vinicius Hicaro Frederico Abe

SALVESTRO, Alexandre de CastroARIEIRA, C. R. D.; SEVERINO, J.. CONDICIONAMENTO HÍDRICO SOBRE A POPULAÇÃO DE MELOIDOGYNE INCOGNITA NA CULTURA DA SOJA EM DOIS TIPOS DE SOLO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gabriel Michilin Celestino

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ZUCARELI, V.; KROHN, N.. .Produtividade e qualidade de sementes de soja (Glycine max) em função da aplicação do cálcio, zinco, boro e bioestimulante no início da fase reprodutiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rafael Anderson Peterneli Ferreira dos Santos

ZUCARELI, V.;SALVESTRO, Alexandre de Castro; KROHN, N.. .Germinação, emergência e crescimento inicial de soja em função do tratamento de sementes com zinco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Camila Viana Vieira

SALVESTRO, Alexandre de Castro; CARVALHO, F. F.; SANCHES, A. C.. PONTO DE MURCHA PERMANENTE DA SOJA, EM LATOSSOLO VERMELHO COM E SEM INCORPORAÇÃO DE RESIDUO ORGANICO BIODEGRADAVEL E ACOMPANHAMENTO FISIOLOGICO EM RELAÇAO A UMIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jose Carline Junior

SALVESTRO, Alexandre de Castro; CARVALHO, F. F.; SEVERINO, J.. ACOMPANHAMENTO HIDRICO E FISIOLOGICO DA SOJA EM LATOSSOLO VERMELHO E INCORPORADO COM RESIDUO DE LIXO BIODEGRADAVEL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Danilo Paiva Truglio

FERNANDES, F. C. S.;SALVESTRO, Alexandre de Castro; FARIAS, C. M. Q.. MODO E EPOCA DE APLICAÇÃO DE GESSO NA CULTURA DO MILHO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruna Fernanda Bergamasco

PINTO, A. A.; FERRARI, V. J.;SALVESTRO, Alexandre de Castro. INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS TECNOLÓGICOS DE AVIÁRIOS NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Dirceu Felix Frota

SALVESTRO, Alexandre de Castro; PEQUENO, M. G.; TOLEDO, M. Z.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Erick Zobiole Marinellí

SALVESTRO, Alexandre de CastroARIEIRA, C. R. D.; POLETINE, J.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lais Fernanda Fontana

SALVESTRO, Alexandre de CastroARIEIRA, C. R. D.SILVA, T. R. B.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alex Eduardo Zaniboni

SALVESTRO, Alexandre de Castro; MACIEL, C. D. G.; LEITE, F.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rui Gabriel Pozzobom

SALVESTRO, Alexandre de Castro; LEITE, F.; KOHATSU, D.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ligia Maria Maraschi

SALVESTRO, Alexandre de Castro; MACIEL, C. D. G.; PAIOLA, L.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Hugo Franciscon

SALVESTRO, Alexandre de CastroARIEIRA, C. R. D.; PAIOLA, L.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: André Ornelas Valle

SALVESTRO, Alexandre de Castro; LEITE, F.; VOLK, L. B. S.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Eduardo Petinatti Ribeiro

SALVESTRO, Alexandre de Castro; LEITE, F.; PAIOLA, L.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lincon Diego Sotocorno

SALVESTRO, Alexandre de Castro; SA, R. A.; MACIEL, C. D. G.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tiago José Pivetta

SALVESTRO, Alexandre de Castro; LEITE, F.; SA, R. A.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Diego Sandro Wischneski

SALVESTRO, Alexandre de Castro; MACIEL, C. D. G.; SA, R. A.. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

TOLEDO, M. Z.; CARVALHO, F. F.;SALVESTRO, Alexandre de Castro. Teste Seletivo para Professor Colaborador Adjunto na disciplina de Administração e Economia Rural. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

ARIEIRA, J. de O.;SALVESTRO, Alexandre de Castro; VECCHI, J. L. B.. COMISSÃO ELEITORAL PARA COORDENADOR E CHEFE ADJUNTO DO COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA -DCA - UEM. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ZUCARELI, V.; ARIEIRA, J. O.. Monitoria de Métodos de Irrigação por Aspersão e Localizada. 2013.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ARIEIRA, J. de O.; ZUCARELI, V.. Monitoria de Hidráulica Aplicada a Irrigação. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ZUCARELI, V.; ARIEIRA, J. de O.. Monitoria de Fisiologia I. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ZUCARELI, V.; ARIEIRA, J. de O.. Monitoria de Fisiologia II. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ZUCARELI, V.; ARIEIRA, J. de O.. Monitoria de Botânica. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de CastroARIEIRA, C. R. D.; POLETINE, J.. Monitoria de Modelos Biométricos. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; ZUCARELI, V.; SCHNEIDER, L. L.. Monitoria de Genetica. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; LEITE, F.; FERNANDES, F. C. S.. Monitoria de Hidráulica Aplicada a Irrigação. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; LEITE, F.; FERNANDES, F. C. S.. Monitoria de Métodos de Irrigação por Aspersão e Localizada. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

SALVESTRO, Alexandre de Castro; MEIRA, F.; COELHO, E. M. P.. Monitoria de Bioquímica. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

LEITE, F.;SALVESTRO, Alexandre de Castro; MARCHIOSE, R.. Monitoria de Laboratório de Topografia e Sensoriamento Remoto. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jose de Deus Viana da Mata

FREITAS, P. S. L.;MATA, J. D. V.; REZENDE, Roberto. Ponto de murcha permanente do feijoeiro cultivado em latossolo e nitossolos vermelhos. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Uem.

Marcelo Gonçalves Balan

FREITAS, P. S. L.; BERTONHA, A.; Andrade, C. A. de B.; KLOSOWSKI, E. S.;BALAN, M. G.. Ponto de murcha permanente do feijoeiro, soja e milho em Latossolo Vermelho distrófico e Nitossolo Vermelho distroférrico. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Alberto de Bastos Andrade

FREITAS, Paulo Sergio Lourenço de;BERTONHA, AltairANDRADE, C. A. de B.; Klosowski, E. S.; Gonçalves, B. M.. Ponto de murcha permanente do feijoeiro, soja e milho em Latossolo Vermelho distrófico e Nitossolo Vermelho distroférrico.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Roberto Rezende

FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de; MATA, José de Deus Viana da;REZENDE, R.REZENDE,RobertoFARIA, Rogério Teixeira de. Ponto de murcha permanente do feijoeiro cultivado em Latossolo e Nitossolo vermelho. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Agronomia- PGA) - Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Élcio Silvério Klosowski

Freitas, P. S. L. de; BERTONHA, A.; ANDRADE, C. A. B.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; GONCALVES, M. B.. Ponto de murcha permanente do feijoeiro, soja e milho em Latossolo Vermelho distrófico e Nitossolo Vermelho distroférrico. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

RENY ADILMAR PRESTES LOPES

Salvestro; Silva;LOPES, Reny Adilmar Prestes; VALIATI, Melania Inês. Levantamento e acompanhamento da população de nematóides na cultura da soja sob diferentes coberturas vegetais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Maringá.

Paulo Sérgio Lourenço de Freitas

FREITAS, P. S. LFARIA, Rogério TeixeiraREZENDE, Roberto; MATA, J. D. V.. Ponto de murcha permanente do feijoeiro cultivaldo em Latossolo e Nitossolo veremlhos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Paulo Sérgio Lourenço de Freitas

FREITAS, Paulo S. L.BERTONHA, AltairANDRADE, Carlos Alberto de Bastos; BALAN, M. G.; KLOSOWSKI, E. S.. Ponto de murcha permanente do feijoeiro, soja e milho em Latossolo Vermelho distrófico e Nitossolo Vermelho distroférrico. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Marcelo Alessandro araújo

BERTONHA, A.; SILVA, F. C.;ARAUJO, M. A.; TONIN, T. A.. Ponto de murcha permanente do feijão, soja e milho cultivado em Nitossolo e Latossolo Vermelho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniela Oliveira

Monitor de Hidraúlica; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Andre Preschlac

Monitor de Métodos de Irrigação por Aspersão e Localizada; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Maria Silvana Ferreira Bonfim

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DA UNIPAR - IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENGENHARIA CIVIL) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Simone Aparecida de Araújo

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DA UNIPAR - IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENGENHARIA CIVIL) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Lucas Modesto

CONTROLE DE ENCHENTES POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE LOTE ASSOCIADO AO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA ZONA CENTRAL DE UMUARAMA-PR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Taizo Cezar de Sá Pegoraro

CONTROLE DE ENCHENTES POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE LOTE ASSOCIADO AO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA ZONA CENTRAL DE UMUARAMA-PR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Valdemir Vieira da Fonseca

ANALISE DE INFRAESTRUTURA E DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ATERRO MUNICIPAL DE UMUARAMA, DE ACORDO COM A NBR 8419/92; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Marcelino Sobral de Oliveira Junior

ANALISE DE INFRAESTRUTURA E DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ATERRO MUNICIPAL DE UMUARAMA, DE ACORDO COM A NBR 8419/92; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Vitor H

Q; DOS SANTOS; AUTOMAÇÃO DE UMA ESTUFA INDOOR POR ARDUINO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

João G

G; AMATUZZI; AUTOMAÇÃO DE UMA ESTUFA INDOOR POR ARDUINO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Fernando R

DA SILVA; PROJETO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AR DE FRIGORÍFICOS PARA FRANGOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Walter F

M; JUNIOR; PROJETO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AR DE FRIGORÍFICOS PARA FRANGOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Diego R

MARTINS; DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE UM SISTEMA DE AQUAPONIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

TALISSON C

DE SOUZA; DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE UM SISTEMA DE AQUAPONIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Aline Cristiane de Morais

DRENAGEM URBANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Fernanda Pugliesi

DRENAGEM URBANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Daniel Barião Correia

CONTROLE DE ENCHENTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Jéssica da Rocha

CONTROLE DE ENCHENTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

RODRIGO LAZZAROTTO

CONTROLE DE ENCHENTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Bruna de Oliveira Pizato

DIMENSIONAMENTO DE REDE DE ESGOTO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

ROBERTO YAGO LEPRE

DIMENSIONAMENTO DE REDE DE ESGOTO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Aurélio Louza Argenton

ANALISE DE RISCO EM BARRAGEM DE TERRA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Wanderson Lima de Matos

ANALISE DE RISCO EM BARRAGEM DE TERRA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Marcos Moreto

ESGOTAMENTO SANITÁRIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Valery Rosso

ESGOTAMENTO SANITÁRIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Lucas Da Silva de Lucena

CONTROLE DE ENCHENTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Camila Viana Vieira

PONTO DE MURCHA PERMANENTE DA SOJA, EM LATOSSOLO VERMELHO COM E SEM INCORPORAÇÃO DE RESIDUO ORGANICO BIODEGRADAVEL E ACOMPANHAMENTO FISIOLOGICO EM RELAÇAO A UMIDADE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Jose Carline Junior

ACOMPANHAMENTO HIDRICO E FISIOLOGICO DA SOJA EM LATOSSOLO VERMELHO E INCORPORADO COM RESIDUO DE LIXO BIODEGRADAVEL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Dirceu Felix Frota

Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Natalia Aparecida Travaglia de Oliveira

EXECUÇÃO DE UMA MÁQUINA TERMOHIDRAULICA DE FLUXO COM BAIXO CUSTO PARA UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Thaina Coutinho da Luz

EXECUÇÃO DE UMA MÁQUINA TERMOHIDRAULICA DE FLUXO COM BAIXO CUSTO PARA UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Jackson Jordan Sampaio Teixeira de Lima

EXECUÇÃO DE UMA MÁQUINA TERMOHIDRAULICA DE FLUXO COM BAIXO CUSTO PARA UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Giovana Camile de Oliveira

EXECUÇÃO DE UMA MÁQUINA TERMOHIDRAULICA DE FLUXO COM BAIXO CUSTO PARA UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

André Luiz Ramos Francisco

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

CELÇO RIBEIRO FARIAS

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Victor Mateus Gonçalves

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Ramon Russi Trentini

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Daniel Morando Pelissari

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Gabriela Labiak Crastechini

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Iago Wanderley Bodevan

PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

André Luiz Ramos Francisco

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Caio Cesar Correia Fazoli

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Darlan Oliveira Chime

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

André Luiz Ramos Francisco

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMERA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

João Gomes Neto

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMERA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Victor Mateus Gonçalves

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMERA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Kelvin Gaspar Rosendo da Silva

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMERA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Paranaense, Universidade Paranaense; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Camila Viana Vieira

PONTO DE MURCHA PERMANENTE DA SOJA CULTIVADO EM LATOSSOLO E LATOSSOLO COM RESIDUO URBANO BIODEGRADÁVEL E ACOMPANHAMENTO FISIOLÓGICO EM RELAÇÃO A UMIDADE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Gabriela Chiereci de Azevedo

PONTO DE MURCHA PERMANENTE DA SOJA CULTIVADO EM LATOSSOLO E LATOSSOLO COM RESIDUO URBANO BIODEGRADÁVEL E ACOMPANHAMENTO FISIOLÓGICO EM RELAÇÃO A UMIDADE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Magnum Rodrigo da Silva

Monitor de Hidráulica Aplicada a Irrigação; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Camila Viana Vieria

Monitor de Métodos de Irrigação por Aspersão e Localizada; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Alexandre de Castro Salvestro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Rezende

Ponto de murcha permanente do feijoeiro cultivado em latossolo e nitossolo vermelhos; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Agronomia- PGA) - Universidade Estadual de Maringá - UEM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberto Rezende;

Roberto Rezende

Ponto de murcha permanente pelo método fisiológico e laboratorial do feijão, soja e milho relacionados ao armazenamento de água em NITOSSOLO Distrofico férrico e LATOSSOLO Vermelho; 2010; Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em agronomia - PGA/UEM) - Universidade Estadual de Maringá - UEM,; Coorientador: Roberto Rezende;

Paulo Sérgio Lourenço de Freitas

Determinação dos valores do ponto de murcha permanente para cultura do feijão em Nitossolo Vermelho Distrófico; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Paulo Sérgio Lourenço de Freitas;

Paulo Sérgio Lourenço de Freitas

Ponto de murcha permanente do feijoeiro, soja e milho em Latossolo Vermelho distrófico e Nitossolo Vermelho distroférrico; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Paulo Sérgio Lourenço de Freitas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FRANCISCO, A. L. R. ; FAZOLI, C. C. C. ; CHIME, D. O. ; GONCALVES, V. M. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL AGRÍCOLA COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO. Journal of Agronomic Sciences , v. 6, p. 2017-18, 2017.

  • FRANCISCO, A. L. R. ; SALVESTRO, A. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; CHIME, D. O. ; GONCALVES, V. M. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL AGRÍCOLA COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DO SÓDIO. Journal of Agronomic Sciences , v. 6, p. 11-18, 2017.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FRANCISCO, A. L. R. ; GOMES NETO, J. ; GONCALVES, V. M. ; SILVA, K. G. R. . ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMERA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO. Journal of Agronomic Sciences , v. 5, p. 169-176-176, 2016.

  • FRANCISCO, A. L. R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; GONCALVES, V. M. ; GOMES NETO, J. ; SILVA, K. G. R. . ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMARA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DO SOLO. Journal of Agronomic Sciences , v. 5, p. 169-176, 2016.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L ; REZENDE, Roberto ; QUIQUI, E. M. ; ARIEIRA, C. R. D. ; CARLINI JUNIOR, J. ; SILVA, M. R. ; ABE, V. H. F. ; MENDES, M. A. . Hydric and physiological monitoring of soybean in oxisol and oxisol incorporated with biodegradable waste residue. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 12, p. 265-268, 2014.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de ; REZENDE,Roberto ; QUIQUI, E. M. ; ARIEIRA, C. R. D. ; CARLINI JUNIOR, J. ; SILVA, M. R. ; FREDERICO, V. H. . Hydric and physiological monitoring of soybean in oxisol and oxisol incorporated with biodegradable waste residue. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 12, p. 265-268, 2014.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE, R. ; QUIQUI, E. M. ; DIAS-ARIEIRA, C. R. ; CARLINE JUNIOR, J. ; SILVA, M. R. ; ABE, V. H. F. ; MENDES, M. A. . Hydric and physiological monitoring of soybean in oxisol and oxisol incorporated with biodegradable waste residue. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 12, p. 265-268, 2014.

  • FREDERICO, V. H. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SEVERINO, J. J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . EFFECT OF WATER AVAILABILITY IN TWO SOIL CLASS ON MELOIDOGYNE INCOGNITA POPULATION AND SOYBEAN CROP. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD, AGRICULTURE AND ENVIRONMENT (PRINT) , v. 12, p. 1266-1268, 2014.

  • ABE, V. H. F. ; DIAS-ARIEIRA, C. R. ; SEVERINO, J. J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . Water availability on populations of Meloidogyne incognita in two soil classes in soybean. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 12, p. 1266-1268, 2014.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE,Roberto ; VIEIRA, C. V. ; Friske Elcio ; Chierici, Gabriela ; Sapia, Juliano Guilherme ; BARBOSA, A. P. . PERMANENT WILTING POINT OF SOYBEAN IN RHODIC FERRALSOLS WITH AND WITHOUT BIODEGRADABLE ORGANIC RESIDUE INCORPORATION AND PHYSIOLOGICAL IN REALTION TO THE BEHAVIOR OF MOISTURE. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 11, p. 1248-1251, 2013.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; NAGAOKA, M. P. T. ; LEMOS, L. B. ; ESPERANCINI, M. S. T. ; MARTINS, C. M. ; SA, R. A. ; SILVA, C. A. T. ; SILVA, T. R. B. . ECONOMIC VALUATION OF COLLECTING WATER TO BILLING IN THE ASPERSION IRRIGATED BEAN IN THE NO TILLAGE SYSTEM AND CONVENTIONAL CROP. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 10, p. 441-444, 2012.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE, R. ; DELLA-FLORA ; VIEIRA, C. V. . PERMANENT WILTING POINT OF BEAN CULTIVATED IN DYSTRIC NITOSOLS AND RHODIC FERRALSOLS. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 10, p. 462-466, 2012.

  • ROGERIO, F. ; SILVA, T. R. B. ; SANTOS, J. I. ; MIGLIAVACCA, R. A. ; CAZADO, J. F. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; OLIVEIRA, V. B. ; LIMA, W. S. . SEED TREATMENT INFLUENCE WITH CARBOXIN + THIRAM TO INITIAL DEVELOPMENT OF SAFFLOWER PLANTS. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , v. 10, p. 675-679, 2012.

  • GAVA, R. ; FREITAS, P. S. L. ; JOSE, J. V. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . EFICIÊNCIA DE SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE VINHAÇA VISANDO ECONOMIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. Rama : Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 3, p. 119-129, 2010.

  • TERRA, C. O. ; MADRONA, G. S. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; SANTANA, G. A. ; MOURA, M. M. ; FIDELIS, J. C. . ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO NO SETOR DE LATICÍNIOS. Revista Tecnológica (UEM) , v. 19, p. 75-78, 2010.

  • GRANATO, J. A. ; GAVA, R. ; JOSE, J. V. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE UM ADJUVANTE À CALDA DE PULVERIZAÇÃO AÉREA SOBRE A FAIXA DE DEPOSIÇÃO TOTAL. Iniciação Científica - CESUMAR , v. 11, p. 103-110, 2009.

  • CARVALHO, F. F. ; LIBARDI P. L. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . Evaluation of the quality of the soil from soil physical-hydrical indicators in 'Hydraulic Conductivity. Evaluation of the quality of the soil from soil physical-hydrical indicators in 'Hydraulic Conductivity. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 1-.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro . Análise Climática. Boletim do Agronegocio, UEM - 1 EDIÇÃO, p. 5 - 5, 15 maio 2012.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro . Geadas e consequência direta na produção no estado do Paraná. Boletim do Agronegocio, UEM - 1 EDIÇÃO, , v. Ano 1, 15 ago. 2011.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FRANCISCO, A. L. R. ; FARIAS, C. R. ; GONCALVES, V. M. ; TRENTINI, R. R. ; PELISSARI, D. M. ; CRASTECHINI, G. L. ; BODEVAN, I. W. . PROJETO E ANÁLISE DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA COM BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO. In: XIII Congresso Latinoamericano e do Caribe de Engenharia Agrícola, 2018, SAN JOSÉ - COSTA RICA. Anais do XIII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. SAN JOSÉ: UNIVERSIDAD DE COSTA RICA, 2018. p. 1-5.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FRANCISCO, A. L. R. ; GOMES NETO, J. ; GONCALVES, V. M. ; SILVA, K. G. R. . ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMERA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO. In: XII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2016, BOGOTÁ - COLÔMBIA. Anais do XII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. BOGOTÁ: UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLÔMBIA, 2016. p. 321-327.

  • GAVA, R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; JOSE, J. V. ; FREITAS, P. S. L. . EFICIÊNCIA DE SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE VINHAÇA VISANDO ECONOMIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA CESUMAR., 2009, Maringa. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • ROSA, E. J. ; JOSE, J. V. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; GAVA, R. . PERDAS VISIVÉIS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM COLHEITA MECANIZADA.. In: EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009., 2009, MARINGA. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • ROSA, E. J. ; JOSE, J. V. ; GAVA, R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . IMPUREZAS MINERAIS DA COLHEITA MECANIZADA DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR. In: EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009., 2009, MARINGA. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • GRANATO, J. A. ; GAVA, R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; JOSE, J. V. . INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE UM ADJUVANTE À CALDA DE PULVERIZAÇÃO AÉREA SOBRE A FAIXA DE DEPOSIÇÃO TOTAL.. In: EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009., 2009, MARINGA. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; JOSE, J. V. ; GAVA, R. . CARACTERIZAÇÃO DO CENÁRIO DA PECUÁRIA LEITEIRA DE BOM SUCESSO. In: EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009., 2009, MARINGA. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; GAVA, R. ; JOSE, J. V. . AVALIAÇÃO DE UMA SEMEADORA ADUBADORA SUBMETIDA AO DESEMPENHO AGRONÔMICO E MORFOLÓGICO NA CULTURA DA SOJA. In: EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009., 2009, MARINGA. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; DIAS, V. C. ; JOSE, J. V. ; COSTA, A. R. . DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃOS.. In: EPCC, 2009, Maringá. Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009., 2009, MARINGA. Anais Eletrônicos do VI Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2009.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE,Roberto ; SILVA, M. R. ; MENDES, M. . PONTO DE MURCHA PERMANENTE DO FEIJÃO, SOJA E MILHO CULTIVADO EM NITOSSOLO E LATOSSOLO VERMELHO.. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2013, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2013, 2013.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE,Roberto ; Chierici, Gabriela ; BARBOSA, A. P. . PONTO DE MURCHA PERMANENTE DA SOJA, EM LATOSSOLO VERMELHO COM E SEM INCORPORAÇÃO DE RESIDUO ORGANICO BIODEGRADAVEL E ACOMPANHAMENTO FISIOLOGICO EM RELAÇAO A UMIDADE. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2013, 2013.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE,Roberto ; Sapia, Juliano Guilherme ; FRISKE, E. . ACOMPANHAMENTO HÍDRICO E FISIOLÓGICO DA SOJA EM LATOSSOLO VERMELHO E INCORPORADO COM RESÍDUO DE LIXO BIODEGRADÁVEL. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2013, 2013, FORTALEZA. ANAIS DO XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2013, 2013.

  • ABE, V. H. F. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; SEVERINO, J. ; ROLDI, M. . Avaliação do condicionamento hídrico sobre a população de Meloidogyne incognita em latossolo e nitossolo na cultura da soja. In: X Semana Acadêmica de Agronomia, II Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e VIII Mostra de trabalhos Científicos, 2012, Umuarama, PR. Anais da X Semana Acadêmica de Agronomia, II Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e VIII Mostra, 2012, umuarama. Anais do X Semana Acadêmica de Agronomia, II Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e VIII Mostra de trabalhos Científicos, 2012, Umuarama, PR. Anais da X Semana Acadêmica de Agronomia, II Encontro de Iniciação Científica do Arenito Caiuá e VI, 2012.

  • FREITAS, P. S. L. ; MANTOVANI, E. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; BRANDAO, D. . INFLUÊNCIA DA COBERTURA DE RESÍDUOS DA CULTURA DO MILHO NAS FASES DA EVAPORAÇÃO DIRETA DA ÁGUA DO SOLO. In: VII EPCC ? Encontro Internacional de Produção Científica, 2011, MARINGA. Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional de Iniciação Cientifica. MARINGÁ: CESUMAR, 2011.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; BRANDAO, D. ; FREITAS, P. S. L. . DETERMINAÇÃO DO PONTO DE MURCHA PERMANENTE DO FEIJOEIRO CULTIVADO EM NITOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO E LATOSSOLO VERMELHO. In: VII EPCC Encontro Internacional de Iniciação Cientifica, 2011, Maringá. Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional de Iniciação Cientifica. Maringá: Cesumar, 2011.

  • MADRONA, G. S. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; TERRA, C. O. ; LEMOS, L. B. ; SANTANA, G. A. ; MOURA, M. M. ; FIDELIS, J. C. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU NA REGIÃO DE MARIALVA-PR. In: IV - SIMPEA Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do IV - SIMPEA Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; MADRONA, G. S. ; TERRA, C. O. . CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIENICO-SANITÁRIAS DO LEITE CRU NA REGIÃO DE MARIALVA-PARANÁ. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010, VITORIA - ES. Anais do IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE, R. . MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE NO CULTIVO DO FEIJOEIRO EM RELAÇÃO À UMIDADE DO SOLO. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010, VITORIA - ES. Anais do IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; GAVA, R. . PONTO DE MURCHA PERMANENTE DO FEIJÃO CULTIVADO EM NITOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO E LATOSSOLO VERMELHO. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010, VITORIA - ES. Anais do IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010.

  • GAVA, R. ; FARIA, R. T. ; FREITAS, P. S. L. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . DETERMINAÇÃO DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DO SOLO SOB DIFERENTES QUANTIDADES DE COBERTURA MORTA, UTILIZANDO LISÍMETROS DE PRECISÃO.. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010, VITORIA - ES. Anais do IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA, 2010.

  • PUGLIESI, F. ; MORAIS, A. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . REVISÃO DE LITERATURA: ANÁLISE E ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM POR INTERMÉDIO DA IMPLANTAÇÃO DE EMISSÁRIOS. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • MORETO, M. ; ROSSO, V. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTUDO DE REVISÃO SOBRE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E CUSTO. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • SANTOS, M. M. ; SILVA, G. Z. A. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTUDO DA DRENAGEM COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA HIDROPLANAGEM EM RODOVIAS. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • FARIAS NETO, C. R. ; BODEVAN, I. W. ; FRANCISCO, A. L. R. ; GONCALVES, V. M. ; TRENTINI, R. R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ANÁLISE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • FRANCISCO, A. L. R. ; FARIAS NETO, C. R. ; CRASTECHINI, G. L. ; TRENTINI, R. R. ; GONCALVES, V. M. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . PROJETO DE UMA MÁQUINA DE FLUXO TERMO HIDRÁULICA. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • LEPRE, R. Y. ; PIZATO, B. O. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . REDE COLETORA DE ESGOTO: EMISSÁRIO E VARIÁVEIS HIDRÁULICAS. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • ARGENTON, A. L. ; MATOS, W. L. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ASSOREAMENTO DE BARRAGENS DE TERRA. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • CORREIA, D. B. ; LUCENA, L. S. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . INUNDAÇÃO URBANA: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SISTEMA DE DRENAGEM. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • LAZZAROTTO, R. ; ROCHA, J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . SOLUÇÃO PARA A INUNDAÇÃO NA REGIÃO DO LAGO MUNICIPAL DE PALOTINA-PR. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • TRENTINI, R. R. ; PELISSARI, D. M. ; CRASTECHINI, G. L. ; BODEVAN, I. W. ; FOGANHOLO, R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . AVALIAÇÃO DA VAZÃO DE UMA MAQUINA TERMO HIDRÁULICA DE FLUXO COM BAIXO CUSTO PARA UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EM RELAÇÃO A UMA MÁQUINA DE FLUXO ELÉTRICA. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • PIZATO, B. O. ; LEPRE, R. Y. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTRUTURA EM AÇO PARA PAVILHÃO INDUSTRIAL: COMPARAÇÃO ENTRE SOLUÇÕES COM ELEMENTOS TRELIÇADOS E DE ALMA CHEIA. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • GONCALVES, V. M. ; FRANCISCO, A. L. R. ; FARIAS NETO, C. R. ; PELISSARI, D. M. ; TRENTINI, R. R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ANÁLISE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA MÁQUINA DE FLUXO ELÉTRICA. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2017, UMUARAMA. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2017. v. 2.

  • TSUZI, H. T. ; MAGALHAES, P. R. S. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NÃO POTÁVEIS PARA USO EM LAVADOR DE AUTOMÓVEIS. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • SILVA, T. K. ; ZAMBON, M. R. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE DRENAGEM DE PAVIMENTO PARA SUPORTE AO TRABALHO DE PATOLOGIA NA DRENAGEM ASFÁLTICA. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • SOUZA, E. F. ; CALDEIRA, E. F. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTUDO DO DIMENSIONAMENTO DA REDE COLETORA DE ESGOTO DO BAIRRO RESIDENCIAL PARQUE DAS GREVILHAS EM UMUARAMA/PR. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • OKAHISA, R. H. ; JUSTINO, E. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE MICRO DRENAGEM PARA DAR SUPORTE A REGULARIZAÇÃO DE VAZÃO EM CENTROS URBANOS. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • SILVESTRE, A. V. ; ANDRIOLLI, E. D. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA DAR SUPORTE AO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS, COM USO DO CARNEIRO HIDRÁULICO EM COMPARAÇÃO AO CONJUNTO MOTOBOMBA EM UM SISTEMA HIDRÁULICO. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • FRANCISCO, A. L. R. ; FAZOLI, C. C. C. ; CHIME, D. O. ; GONCALVES, V. M. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • OLIVEIRA JUNIOR, M. S. ; MORETO, M. ; LEPRE, R. Y. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTUDO DE CASO DO DESABASTECIMENTO DE AGUA POTAVEL NA CIDADE DE UMUARAMA, SOB A CONCESSÃO DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ-SANEPAR. In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR, 2016, UMUARAMA. Anais do I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro Anual de Iniciação da UNIPAR. UMUARAMA: UNIPAR, 2016. v. 1.

  • FRANCISCO, A. L. R. ; GOMES NETO, J. ; GONCALVES, V. M. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMARA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DO SOLO. In: XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2015, UMUARAMA. Anais do XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. UMUARAMA: UNIPAR, 2015.

  • CORDACO, D. F. ; SOSSAI, A. F. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTUDO DE INIBIDORES DE CORROSÃO EM CONCRETO ARMADO SOB A AÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO. In: XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2014, UMUARAMA. Anais do XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. UMUARAMA: UNIPAR, 2014.

  • LOPES, D. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . EFEITO DE TINTAS INIBIDORAS DE CORROSÃO EM CHAPA METÁLICA SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO. In: XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2014, UMUARAMA. Anais do XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. UMUARAMA: UNIPAR, 2014.

  • FERNANDES, R. A. ; FREITAS, E. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . ESTIMATIVA DA VIDA ÚTIL À FADIGA DE UMA TORRE METÁLICA SOB AÇÃO DO VENTO EM UMUARAMA-PR. In: XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2014, UMUARAMA. Anais do XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. UMUARAMA: UNIPAR, 2014.

  • FREDERICO, V. H. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; SEVERINO, J. J. ; ROLDI, M. . Efeito do condicionamento hídrico sobre a população de Meloidogyne incognita na cultura da soja em duas classes de solo. In: 46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013.

  • ABE, V. H. F. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; VIEIRA, C. V. ; SEVERINO, J. ; ROLDI, M. ; VEDOVETO, M. V. V. . Avaliação da incorporação de lixo urbano e do condicionamento hídrico sobre a população de Meloidogyne incognita na cultura da soja na fase vegetativa. In: XXX Congresso Brasileiro de Nematologia, 2012, Uberlândia, MG.. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Nematologia, 2012. p. 232-233.

  • PEREIRA, S. M. ; SANTOS, T. J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; DINIZ, P. R. ; S. HAFEMAN ; MADRONA, G. S. . ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA A BASE DE SORO SABOR LARANJA. In: VI SEMANEA, 2010, Maringá. Anais da VI SEMANEA, 2010.

  • TERRA, C. O. ; SANTANA, G. A. ; MOURA, M. M. ; FIDELIS, J. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; MADRONA, G. S. . ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO NO SETOR DE LATICINIOS. In: 7° Forum de Extensao e Cultura da UEM, 2009, MARINGA. Anais do 7° Forum de Extensao e Cutura da UEM. Maringa: Pró- reitoria de extensao e cultura, 2009.

  • DIAS-ARIEIRA ; SILVA, G. B. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; DELLA-FLORA ; ARIEIRA, J. O. . FLUTUAÇÃO NA POPULAÇÃO DE MELOIDOGYNE SPP., NO CAFÉ, EM DUAS ÉPOCAS DO ANO.. In: XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2006, Botacutu. Summa Phytopathologica, 2006. v. 32. p. 13-14.

  • DELLA-FLORA ; DIAS-ARIEIRA ; MARCONDES, T. S. ; SEVERINO, J. J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; SILVA, G. B. ; PINHEIRO NETO . LEVANTAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE NEMATÓIDES PRESENTES EM ÁREAS DE RESERVA LEGAL E/OU MATAS CILIARES NO MUNICÍPIO DE CIDADE GAÚCHA, NOROESTE DO PARANÁ. In: I mostra de trabalhos científicos de graduação e Pós-graduação em Agronomia, 2005, Maringá. I mostra de trabalhos científicos de graduação e Pós-graduação em Agronomia, 2005.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; BORGES, G. ; DELLA-FLORA ; PINHEIRO NETO ; ARIEIRA, C. R. D. . LEVANTAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS POPULAÇÕES DE NEMATÓIDES NA CULTURA DA SOJA, SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS.. In: XIII - Encontro Anual de Iniciação Científica - XIII EAIC, 2004, Londrina. Anais do XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; C JUNIOR, J. ; BARBORA, A. P. ; MENDES, M. A. ; SILVA, M. R. ; FERREIRA, J. C. A. ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE, R. ; QUIQUI, E. M. ; ARIEIRA, C. R. D. . HYDRIC AND PHYSIOLOGICAL MONITORING OF SOYBEAN IN RHODIC FERRALSOLS AND RHODIC FERRALSOLS INCORPORATED WITH BIODEGRADABLE ORGANIC RESIDUE. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , 2014.

  • ABE, V. H. F. ; ARIEIRA, C. R. D. ; SEVERINO, J. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . WATER AVAILABILITY ON POPULATIONS OF MELOIDOGYNE INCOGNITA IN TWO SOIL CLASSES IN SOYBEAN. International Journal of Food, Agriculture and Environment (Print) , 2014.

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro . MANEJO DA ÁGUA E A RELAÇÃO DA VARIABILIDADE AGROCLIMÁTICA PARA A IRRIGAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro . CULTIVO HIDROPÔNICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; GAVA, R. . PONTO DE MURCHA PERMANENTE DO FEIJÃO CULTIVADO EM NITOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO E LATOSSOLO VERMELHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; FREITAS, P. S. L. ; REZENDE, R. . MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE NO CULTIVO DO FEIJOEIRO EM RELAÇÃO À UMIDADE DO SOLO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; MADRONA, G. S. ; TERRA, C. O. . CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIENICO-SANITÁRIAS DO LEITE CRU NA REGIÃO DE MARIALVA-PARANÁ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • S. M. PEREIRA ; T. J. SANTOS ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; DINIZ, P. R. ; HAFEMAN, S. ; MADRONA, G. S. . ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA A BASE DE SORO SABOR LARANJA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MADRONA, G. S. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; TERRA, C. O. ; SANTANA, G. A. ; M, M. MOURA ; FIDELIZ, J. C. L. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU NA REGIÃO DE MARIALVA - PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; JOSE, J. V. ; GAVA, R. . CARACTERIZAÇÃO DO CENÁRIO DA PECUÁRIA LEITEIRA DE BOM SUCESSO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; GAVA, R. ; JOSE, J. V. . AVALIAÇÃO DE UMA SEMEADORA ADUBADORA SUBMETIDA AO DESEMPENHO AGRONÔMICO E MORFOLÓGICO NA CULTURA DA SOJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; DIAS, V. C. ; JOSE, J. V. ; COSTA, A. R. . DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TERRA, C. O. ; SANTANA, G. A. ; MOURA, M. M. ; FIDELIS, J. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro ; MADRONA, G. S. . ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO NO SETOR DE LATICÍNIOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro ; BORGES, G. ; DELLA-FLORA ; PINHEIRO NETO ; DIAS-ARIEIRA . LEVANTAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS POPULAÇÕES DE NEMATÓIDES NA CULTURA DA SOJA, SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVESTRO, Alexandre de Castro . MATERIAL DIDÁTICO PARA FISICA I EM CURSOS SEMIPRESENCIAL 2018 (MATERIAL DIDÁTICO).

  • SALVESTRO, A. C. ; SALVESTRO, Alexandre de Castro . GUIA DIDÁTICO PARA HIDRÁULICA GERAL 2015 (GUIA DIDÁTICO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SALVESTRO, Alexandre de Castro . RELATÓRIO TECNICO PROJETO 33716/2018. 2018. (Relatório de pesquisa).

SALVESTRO, Alexandre de Castro . RELATÓRIO TECNICO DE PESQUISA 30402/2016. 2016. (Relatório de pesquisa).

SALVESTRO, Alexandre de Castro . USO DA ÁGUA EM AGROSSISTEMAS E POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; TOLEDO, M. Z. . PORTFÓLIO X SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ VIII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IIII MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portfólios).

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; TOLEDO, M.Z. . CD DOS ANAIS DA X SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ VIII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IIII MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cd).

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; POLETINE, J. P. . PORTFÓLIO DA IX SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ VII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portfólios).

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; POLETINE, J. . CD DOS ANAIS DA IX SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ VII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cd).

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE PINTURA DE ÓLEO SOBRE TELA 'EXPOSIÇÃO ARTES VISUAIS'. 2013. Pintura.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE ESCULTURA DE PAPEL '4º EXPOSIÇÃO DE ARTE SUSTENTÁVEL'. 2013. Escultura.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE PINTURA EM ACRÍLICO SOBRE TELA ' 2º EXPOSIÇÃO RALEADO SUSTENTÁVEL'. 2013. Pintura.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE PINTURA DE ÓLEO SOBRE TELA '1º EXPOSIÇÃO RALEADO SUSTENTÁVEL'. 2013. Pintura.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE CONFECÇÃO EM VIDRO DE LUMINÁRIAS MARROQUINAS 'EXPOSIÇÃO RALEADO SUSTENTÁVEL'. 2013. Diversas.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE PINTURA A ÓLEO SOBRE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO 'EXPOSIÇÃO RALEADO SUSTENTÁVEL'. 2013. Pintura.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE DECÓUPAGE EM MADEIRA '3° EXPOSIÇÃO RALEADO SUSTENTÁVEL'. 2013. Escultura.

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; COELHO, E. M. P. . VIDEO DA X SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA ? II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ ? VIII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ? IIII MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. (Coordenador). 2012. Vídeo.

SALVESTRO, Alexandre de Castro ; POLETINE, J. P. . VIDEO DA IX SEMANA ACADÊMICA DE AGRONOMIA ? I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ARENITO CAIUÁ ? VII MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ? III MOSTRA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO EM AGRONOMIA. ?Potencialidades Agronômicas e Responsabilidade Social? (Coordenador). 2011. Vídeo.

SALVESTRO, Alexandre de Castro . AUTORIA DE ESCULTURA EM FERRO '1º EXPOSIÇÃO DE ARTE - NATAL SUSTENTÁVEL'. 2011. Escultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE DE UM CARNEIRO HIDRÁULICO EM RELAÇÃO A ALTURA GEOMÉTRICA PARA IRRIGAÇÃO., Descrição: O uso de fontes alternativas de suprimento é citado como uma das soluções para o problema com a escassez da água. Dentre essas fontes a solução para evitar uma crise global de escassez de água, segundo os estudiosos, está na utilização mais eficiente da água e no desenvolvimento de novas tecnologias. Para a captação de águas superficiais e subterrâneas, na maior parte dos casos, precisa-se de energia elétrica ou de combustível para o acionamento do conjunto motobomba, este trabalho busca apresentar uma alternativa para este sistema, substituindo o conjunto motobomba pelo carneiro hidráulico, com objetivo de diminuir os impactos ambientais em relação a utilização de energia limpa sem emissão de gases poluentes e também demonstrar o rendimento dos sistemas para a irrigação quanto a altura geométrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE DE UM CARNEIRO HIDRÁULICO EM RELAÇÃO A ALTURA GEOMÉTRICA PARA IRRIGAÇÃO., Descrição: O uso de fontes alternativas de suprimento é citado como uma das soluções para o problema com a escassez da água. Dentre essas fontes a solução para evitar uma crise global de escassez de água, segundo os estudiosos, está na utilização mais eficiente da água e no desenvolvimento de novas tecnologias. Para a captação de águas superficiais e subterrâneas, na maior parte dos casos, precisa-se de energia elétrica ou de combustível para o acionamento do conjunto motobomba, este trabalho busca apresentar uma alternativa para este sistema, substituindo o conjunto motobomba pelo carneiro hidráulico, com objetivo de diminuir os impactos ambientais em relação a utilização de energia limpa sem emissão de gases poluentes e também demonstrar o rendimento dos sistemas para a irrigação quanto a altura geométrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    EXECUÇÃO DE UMA MÁQUINA TERMOHIDRÁULICA DE FLUXO COM BAIXO CUSTO PARA UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO, Descrição: A água destinada a irrigação é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente porque "a água doce é um recurso finito e vulnerável?. Tem-se constatado que a demanda por água doce aumenta a cada dia, seja pelo aumento da população, seja pelos crescentes índices de poluição das fontes hídricas (ROTOGINE, 2016). Assim, é de fundamental importância a aplicação racional deste recurso. Para a captação de águas superficiais e subterrâneas, na maior parte dos casos, precisa-se de energia elétrica ou de combustível para o acionamento do conjunto motobomba. Quando se utiliza energia elétrica adiciona-se, o custo da condução da mesma, desde a fonte até o lugar desejado, que na maioria dos casos, quando o recurso hídrico é superficial, encontra-se localizado nos pontos mais baixos da propriedade. (ROJAS, 2002), assim justifica-se o trabalho com a necessidade de se projetar dispositivos que dispõe de uma fonte superficial de água e pretende-se utilizar uma parte dela de forma racional, econômica e sustentável, como base em sistemas de máquina termohidráulica de fluxo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DE TINTAS NO AÇO EM AMBIENTE INDUSTRIAL COM RELAÇÃO AO POTENCIAL CORROSIVO SOB INFLUÊNCIA DO CLORETO DE SÓDIO, Descrição: O aço é produzido em uma grande variedade de tipos e formas, cada qual atendendo eficientemente a uma ou mais aplicações. Esta variedade decorre da necessidade de contínua adequação do produto às exigências de aplicações específicas que vão surgindo no mercado, seja pelo controle da composição química, seja pela garantia de propriedades específicas ou, ainda, na forma final (chapas, perfis, tubos, barras, etc.). A corrosão em uma estrutura de aço causa a deterioração dos materiais pela ação eletroquímica ou química, não estando necessariamente associada aos esforços mecânicos do meio (DIAS, 1998). A presença de sais solúveis (em particular cloretos e sulfatos) na interface do metal é conhecida por ter um efeito prejudicial sobre a integridade da maioria dos sistemas de pintura. Embora este seja um problema de longa data, tem vindo recentemente a receber maior atenção por parte da indústria de revestimentos de proteção. Nesse intuito justifica-se o trabalho na importância de se comprovar a ação dessas tintas e tipos de aços comercialmente utilizados em relação a corrosão e o impacto na vida útil dessas estruturas no ambiente industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Coordenador / Victor Mateus Gonçalves - Integrante / André Luiz Ramos Francisco - Integrante / Caio Cesar Correia Fazoli - Integrante / Darlan Oliveira Chime - Integrante., Financiador(es): Universidade Paranaense - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2015

    ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UMA CÂMARA HERMETICAMENTE FECHADA PARA DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DO SOLO., Descrição: Para a determinação do ponto de murcha permanente (PMP), são usadas basicamente duas metodologias: o método físico ou indireto (em laboratório), por meio do extrator de Richards e o método fisiológico ou direto, usando-se plantas indicadoras (no campo) o qual é mais demorado e de difícil execução, já que se deve acompanhar todo o ciclo da cultura. Diferenças no PMP têm sido observadas entre o método laboratorial quando comparados com o método direto e ainda se salienta que o procedimento pelo método laboratorial por meio do extrator de Richards, além de ser caro, devido à aquisição do equipamento, cerca de cento e cinqüenta mil reais, também possui um tempo de determinação de umidade longo, com média de três meses. (CIRINO e GUERRA, 1994; SOUZA et al., 2002; DAVATGARA et al., 2009). Nesse contexto, com os conhecimentos de engenharia mecânica se justifica o interesse na elaboração de um projeto de uma câmara úmida hermeticamente fechada para a determinação da umidade do solo, com um valor menor e com um tempo mais hábil para determinação da umidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Coordenador / André Luiz Ramos Francisco - Integrante / Victor Mateus Gonçalves - Integrante / João Gomes Neto - Integrante / Kelvin Gaspar Rosendo da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Ponto de murcha permanente da soja cultivado em Latossolo com e sem incorporação de resíduo urbano biodegradável e acompanhamento fisiológico em relação a umidade, Descrição: Objetiva-se determinar a umidade do solo correspondente ao ponto de murcha permanente (PMP) da soja em duas condições de solo, Latossolo Vermelho e Latossolo Vermelho incorporado com resíduo orgânico biodegradável, viabilizando a incorporação do material ao ambiente e aumentando a retenção de água através do solo, bem como, determinar as condições fisiológicas da cultura em relação ao comportamento da umidade. Ambo procedimento se torna necessário para o manejo adequado de irrigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Coordenador / Camila Viana Vieira - Integrante / Erci Marcos Del Quiqui - Integrante / G A AZEVEDO - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2011 - Atual

    Avaliação da suscetibilidade do crambe a fitonematoides e da atividade de extratos químicos e sistema de sucessão com soja sobre os nematoides, Descrição: Nos últimos anos tem sido crescente a busca por combustíveis alternativos ao petróleo e as pesquisas visando a produção de biocombustíveis tem aumentado significativamente. Diversas espécies de plantas apresentam grande potencial para a produção de biocombustível, contudo, algumas delas começaram a ser pesquisadas para integrar os sistemas agrícolas mais recentemente. O crambe, uma crucífera oleaginosa de inverno, pode ser importante alternativa nos sistemas de sucessão e/ou rotação de culturas com a soja. Contudo, antes de introduzi-la nestas áreas agrícolas fazem-se necessários diversos estudos, dentre os quais, o comportamento da planta frente a diferentes populações de nematoides, visto serem estes um dos principais limitantes da cultura. Assim, o trabalho tem como objetivo avaliar a suscetibilidade do crambe aos principais nematoides da cultura da soja; pesquisar o potencial da cultura em ser utilizada em sistemas de sucessão de cultura com a soja em áreas infestadas por Meloidogyne incognita e Pratylenchus brachyurus; e estudar a atividade de extratos químicos obtidos do crambe sobre estes nematoides.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Integrante / Tiago Roque Benetoli da Silva - Integrante / Cláudia Regina Dias Arieira - Coordenador / ERICA MARUSA PERGO COELHO - Integrante / Carolina Amaral Tavares Silva - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Ponto de murcha permanente do feijão, da soja e do milho cultivado em Nitossolo Distrofico ferrico e Latossolo Vermelho, Descrição: O ponto de murcha permanente (PMP), dimensionado no cultivo do feijoeiro pode apresentar uma margem muito variada, desde solo nitossolo distrofico ferrico e latossolo vermelho, até ao estado da água no solo em termos de quantidade e energia potencial, passando por interferências de acordo com as classes texturais e profundidade. O ponto de murcha permanente se dá pela resultante do movimento da água por uma diferença potencial limitando a quantidade de água disponível a planta. No entanto, como o potencial matricial varia em diferentes solos e ao longo do perfil, o PMP deve ser determinado para cada situação, a fim de estudar a resposta da planta ao potencial de água no solo. Portanto, a definição laboratorial da água disponível às plantas (com amostras deformadas ou indeformadas), está sujeita a sérios erros, indicando que, os limites de disponibilidade de água ás plantas devem ser feitas a campo, considerando as condições de solo e cultivo. Neste estudo, o ponto de murcha permanente resultado pelo método a campo para o nitossolo distrofico férrico e latossolo vermelho no cultivo do feijoeiro delimita um potencial maximo de retenção de água pelo solo em que a planta não consegue mais extrair, condizendo a margem limite para iniciar a reposição de água no sistema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Integrante / PAULO SERGIO LOURENÇO DE FREITAS - Coordenador / roberto rezende - Integrante / DIEGO BRANDÃO - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2005 - 2006

    Avaliação de uma semeadora adubadora submetida ao desempenho agronômico e morfológico na cultura da soja, Descrição: A projeção de uma cultura é realizada de acordo com o desenvolvimento da planta; dentre as várias fases encontradas em seu desenvolvimento a do plantio é a mais importante, portanto uma semeadora adubadora bem ajustada propicia uma boa produtividade e, os meios que conduzem o correto uso do implemento como consumo, velocidade e força de tração, são de grande eficácia para a realização da operação. Assim, o trabalho teve como objetivo, avaliar o conjunto de parâmetros fundamentais na operação da semeadora adubadora MTD 3 da TATU, os quais foram divididos em dois grupos, o desempenho agronômico e morfológico. O desempenho agronômico da semeadora avaliou a capacidade de atendimento das recomendações fitotécnicas para implementação da cultura da soja evidenciando uma boa uniformidade da distribuição transversal de sementes com baixo coeficiente de variação das médias entre as linhas, para velocidades de 4,5 Km/h e 8,0 Km/h. A analise morfológica identificou os aspectos construtivos, de regulagem, manutenção e operação da semeadora os quais não constituíram limitações para seu bom desempenho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Integrante / PINHEIRO NETO, Raimundo - Coordenador / Allan Tormena Anderson - Integrante / Vânia Dotto - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Levantamento e acompanhamento das populações de nematoides na cultura da soja, sob diferentes coberturas vegetais, Descrição: Nematoide das galhas tem sido relatado como um dos principais fatores limitantes da produtividade de diversas culturas.De acordo com a afirmativa, a participação dentro do projeto foi o levantamento e o monitoramento das populações de nematóides, na cultura da soja, sob diferentes coberturas vegetais. O trabalho foi realizado junto à UEM, Campus de Cidade Gaúcha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandre de Castro Salvestro - Integrante / DELLA-FLORA, vergilio - Integrante / PINHEIRO NETO, Raimundo - Coordenador / Cláudia Regina Dias Arieira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Mestrado em Agronomia, Universidade Estadual de Maringá.

2009

1º LUGAR NO VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR, CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Paranaense. , Praça Mascarenhas de Moraes, 4282 - Umuarama - PR, Centro, 87507190 - Umuarama, PR - Brasil, Telefone: (044) 36213800, Ramal: 9421, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Paranaense

    Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 34, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade Paranaense

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor curso de férias, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    CURSO DE FÉRIAS PARA ENGENHARIA CIVIL NA DISCIPLINA DE HIDRÁULICA COM CARGA HORÁRIA DE 80 HORAS

  • 2008 - 2008

    Escola Milton Santos

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

    Outras informações:
    Professor convidado para lecionar a disciplina de Irrigação para o curso técnico em Agroecologia - Segundo semestre de 2008 (07 a 12/2008)

  • 2005 - 2007

    METALÚRGICA ARG

    Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços

    Outras informações:
    Atuação Profissional por contrato, como prestador de serviço para auxilio de instalações de casa de vegetação com sistema de irrigação (nebulização) com estruturas metálicas e obras de galpões agrícolas em estrutura metálica.

  • 2012 - 2014

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Colaborador - Classe Adjunto do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá campus de Umuarama

  • 2010 - 2012

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador - Classe Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Colaborador - Classe Assistente do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá campus de Umuarama

  • 2010 - 2010

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Doutorado do Programa UEM/CAPES - Doutorado

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestrando do Programa Pós-Graduação em Agronomia da UEM

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Profissional recém-graduado com bolsa, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista Profissional recém-graduado de Programa Universidade Sem Fronteiras - Estado do Paraná

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Participante de Projeto, Enquadramento Funcional: Aluno participante de projeto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de Iniciação Cientifica (PIC-UEM)

  • 2004 - 2005

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Participante de Projeto, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Cientifica - CNPQ/UEM.

    Atividades

    • 08/2010

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CONTROLES DE ÁGUAS NATURAIS (HIDROLOGIA) - Agronomia (Desde de 08/2010 a Atual), HIDRÁULICA APLICADA À IRRIGAÇÃO - Agronomia (Desde de 08/2010 a Atual), HIDRÁULICA GERAL - Engenharia Ambiental (Desde de 07/2013 a Atual), INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS RURAIS - Agronomia (Desde de 08/2010 a Atual), MANEJO DE ÁGUAS EM AGROSSISTEMAS - Agronomia (Desde de 08/2010 a Atual), METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA - Agronomia (Desde de 08/2010 a Atual), METODOS DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO E LOCALIZADA - Agronomia (Desde de 08/2010 a Atual)

    • 01/2010 - 01/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciencias Agrárias, .,Linhas de pesquisa