Estela Santos

Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em artes visuais

2007 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Curso técnico/profissionalizante em andamento

2009 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celso Vitelli

VITELLI, Celso; MOSSI, Cristian P.; CASTILHOS, Laura G.. A primeira vez que peguei uma câmara na mão: inserção do audiovisual como linguagem no ensino de Artes Visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristian Poletti Mossi

CASTILHOS, L.;MOSSI, C. P.; VITELLI, C.. A primeira vez que peguei uma câmera na mão: contribuições para a inserção do audiovisual como conteúdo no ensino de Artes Visuais (pré-banca). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristian Poletti Mossi

CASTILHOS, L.;MOSSI, C. P.; VITELLI, C.. A primeira vez que peguei uma câmera na mão: inserção do audiovisual como linguagem no ensino de Artes Visuais (final). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Patrícia Maria da Silva

Analisando a aceitação tecnológica do Facebook versus Orkut a partir do Modelo de Aceitação tecnológica (TAM); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Patrícia Maria da Silva;

FERNANDO GERTUM BECKER

Digitalização e georreferenciamento de fotografias aéreas históricas de Porto Alegre, na área de fragmentos florestais; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Fernando Gertum Becker;

Celso Vitelli

Juventude e Cultura: relações entre a disciplina de Arte no ensino médio e a formação cultural; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, REUNI - UFRGS; Orientador: Celso Vitelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Juventude e Cultura: de que forma a disciplina de Arte no ensino médio qualifica a formação cultural?Fase II, Descrição: Esta pesquisa aposta, inicialmente, em uma pergunta específica: quais são os significados que os termos Arte, Cultura e Ensino carregam nos dias de hoje, considerando, sobretudo, a profusão de imagens às quais somos todos expostos. Para responder tal pergunta, o foco de análise contará com depoimentos de estudantes e professores de ensino médio. Assim, trata-se de investigar, de analisar, através de um olhar mais minucioso, como se constitui também uma identidade cultural nos dias de hoje. Desta forma, esta pesquisa pretende realizar diagnóstico em 20 escolas que tenham Ensino Médio na Região Metropolitana de Porto Alegre, sobre como são abordados os conteúdos de Arte e o que significa o ensino de tal disciplina para jovens entre 14 e 18 anos. Nesse processo se espera focar também como vêm se construindo as práticas dos professores e professoras de Artes, trazendo constantemente à reflexão sobre aquilo que vem acontecendo nesse campo [as aulas de Arte propriamente ditas] e sobre o público com o qual tais profissionais atuam, no caso, adolescentes e jovens. Portanto, interessa-me perguntar, especificamente: nos planos de ensino de professores de Artes, quais são, por exemplo, as imagens eleitas pelos educadores e de que forma elas dizem algo sobre o que é belo e o que é arte para os jovens? O que vem se trabalhando em relação às novas tecnologias e o ensino de Artes? Quais são as necessidades que têm os (as) professores (as) para se atualizarem, trabalharem com novos temas, conceitos e técnicas? Enfim, perguntas que, de um modo ou de outro, acabam dizendo respeito à figura do professor-pesquisador. No que se refere à análise dos materiais (depoimentos de professores e alunos) propriamente dita, pretende-se construir uma proposta de discussão desses pressupostos sobre arte, ensino e cultura, que pense tais conceitos a partir do que foi verbalizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Estela Santos - Coordenador / Celso Vitelli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa