Vivian Bonezi

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2019), onde desenvolveu projetos relacionados ao metabolismo e sinalização celulares durante a diferenciação de linfócitos B humanos em secretores de anticorpos na presença do vírus da Dengue in vitro e em pacientes com Dengue, bem como na avaliação da resposta de células B durante vacinação contra malária, em camundongos, utilizando diferentes adjuvantes. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Farmácia (Análises Clínicas) na mesma instituição do doutorado (2015), onde era membro do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico e trabalhou com farmacogenômica através da avaliação da expressão gênica e de micro-RNAs em pacientes transplantados renais fazendo uso de diferentes esquemas imunossupressores. Graduada em Farmácia Generalista pelo Centro Universitário São Camilo (2010), onde também organizou e ministrou o curso de extensão universitária "Farmacogenômica: a individualização da terapêutica", com a duração de 5 semanas (2017). Atuou diversas vezes como monitora acadêmica em diferentes disciplinas, onde adquiriu experiência em metodologias ativas de ensino, incluindo team based learning (TBL). Além disso, desde a graduação procurou ser representante discente participar de comissões organizadoras de eventos científicos. Possui atualmente, um vídeo de divulgação científica vinculado às plataformas sociais (Facebook e Instagram) da Sociedade Brasileira de Imunologia, onde apresenta através de esquemas didáticos um importante achado na área de vacinologia. Este vídeo teve quase 4 mil visualizações nas primeiras 24 horas após o seu lançamento e conta com mais de 90 compartilhamentos só no Facebook.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Farmacêuticas

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Sinalização e metabolismos celulares durante a diferenciação de linfócitos B humanos em secretores de anticorpos na presença do vírus da Dengue in vitro e em pacientes com Dengue
Eduardo Lani Volpi da Silveira. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.

Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)

2013 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Relação entre o perfil de expressão de genes envolvidos na farmacodinâmica de imunossupressores e de microRNAs reguladores, com a resposta terapêutica em transplantados renais,Ano de Obtenção: 2015
Rosario Domingues Crespo Hirata.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Farmacogenômica; Expressão gênica; miRNA; Imunossupressores; Transplante renal.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Graduação em Farmácia

2006 - 2010

Centro Universitário São Camilo
Título: DPOC e Asma: Protocolo de Atenção Farmacêutica
Orientador: Válter Luiz da Costa Júnior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Docência no Ensino Superior: Uma primeira Aproximação. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2013

Programa de Atualização Profissional. (Carga horária: 400h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BONEZI, V. . II International Symposium on Pathophysiology and Toxicology & VII Simpósio de Pós-Graduação em Análises Clínicas. 2016. (Congresso).

BONEZI, V. . I International Symposium on Pathophysiology and Toxicology & VI Simpósio de Pós-Graduação em Análises Clínicas. 2015. (Congresso).

BONEZI, V. . XIV Campanha de Diabetes e Hipertensão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP. 2014. (Outro).

BONEZI, V. . XIII Campanha de Diabetes e Hipertensão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP. 2013. (Outro).

BONEZI, V. . VII Semana de Assistência Farmacêutica. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornada Acadêmica de Farmácia e Biomedicina - Integrando Conhecimentos.Dengue - Avanços e desafios. 2018. (Outra).

I Workshop on Arbovirus Research.B cell signalling on antibody - secreting cell differentiation in vitro and in dengue patients. 2018. (Outra).

São Paulo School of Advanced Science on Vaccines.B cell signalling on antibody - secreting cell differentiation in vitro and in dengue patients. 2018. (Outra).

VIII Simpósio de Pós-Graduação em Análises Clínicas (SIMPAC) ans III International Symposium on Pathophysiology and Toxicology (ISPAT).B cell signalling on antibody-secreting cell differentiation in vitro and in Dengue patients. 2018. (Simpósio).

XXII I Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia.B cell signalling on antibody - secreting cell differentiation in vitro and in dengue patients. 2018. (Outra).

XVI Simpósio de Biossegurança e Descarte de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino em. 2017. (Simpósio).

XV Simpósio de Biossegurança e Descarte de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino em Pesquisa. 2016. (Simpósio).

XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo. Association of PPP3CA, FKBP5 and FKBP1B mRNA expression in leucocytes with tacrolimus blood levels in kidney transplant recipients. 2015. (Congresso).

XIII Simpósio de Biossegurança e Descarte de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino em Pesquisa. 2014. (Simpósio).

Seminários da Comissão de Pesquisa - Do sequenciamento de nova ga geração à PCR digital. 2013. (Seminário).

XII Simpósio de Biossegurança e Descarte de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino em Pesquisa. 2013. (Simpósio).

XVII Congresso Paulista de Farmacêiticos - CRF-SP. 2013. (Congresso).

XI Simpósio de Biossegurança e Descarte de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino em Pesquisa. 2012. (Simpósio).

VI Semana de Farmácia do Centro Universitário São Camilo. 2008. (Seminário).

Ciclo de Estudos em Farmacoterapia do Centro Universitário São Camilo. 2007. (Encontro).

V Semana de Farmácia. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Theo Duarte dos Santos Goldenberg

BORDIGNON, J.;BONEZI, V.; GRECA, A. C. S.. Análise in vitro do papel antiviral da naringenina contra o vírus da Febre Amarela. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Tsuyoshi Adati

BONEZI, Vivian; COSTA, V. Jr.;ADATI, R. T.. PROTOCOLO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES COM DPOC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo.

Helio Tedesco Silva Junior

HIRATA, R. D. C.;LIMA, M.G.Tedesco-Silva, H.. Relação entre o perfil de expressão de genes envolvidos na farmacodinâmica de imunossupressores e de microRNAs reguladores, com a resposta terapêutica em transplantados renais.. 2015 - Universidade de São Paulo.

Carla Lima

Lima, Carla. Sinalizacao de linfocitos B derivados de pacientes infectados com o virus da Dengue. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Silvia Beatriz Boscardin

Boscardin, S. B.. Sinalização e metabolismo celulares durante a diferenciação de linfócitos B humanos em secretores de anticorpos na presença do vírus da Dengue in vitro e em pacientes com Dengue. 2019. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Joilson de Oliveira Martins

MARTINS JO; LIMA, M. G.; DAVID NETO, E.; Martins, J. O. - PRESIDENTE. Relação do perfil de expressão de genes alvo e microRNAs reguladores de imunossupressores com a resposta a imunossupressores, em receptores de transplante renal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Farmácia - Análises Clínicas) - Faculdades de Ciências Farmacêuticas - USP.

MARIA GERBASE DE LIMA

Hirata RDC; TEDESCO-SILVA, HELIO;Gerbase-DeLima, Maria. RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE EXPRESSÃO DE GENES ENVOLVIDOS NA FARMACODINÂMICA DE IMUNOSSUPRESSORES E DE MICRORNAS REGULADORES, COM A RESPOSTA TERAPÊUTICA EM TRANSPLANTES RENAIS. 2015. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

MARIA GERBASE DE LIMA

DAVID NETO, E.; MARTINS, J. O.;Gerbase-DeLima, Maria. Relação do perfil de expressão de genes alvo e microRNAs reguladores de imunossupressores com a resposta a imunossupressores, em receptores de transplante renal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

José Luiz Proença Módena

SILVEIRA, E. L. V.; PERON, J. P. S.; BOSCARDIN, S. B.;Proenca-Modena, Jose Luiz. Sinalização e metabolismo celulares durante a diferenciação de linfócitos B humanos secretores de anticorpos na presença do vírus Dengue in vitro e em pacientes com Dengue. 2019. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosario Dominguez Crespo Hirata

Relação do perfil de expressão de genes alvo e microRNAs reguladores com a resposta a imunossupressores, em receptores de transplante renal; 2015; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosario Dominguez Crespo Hirata;

Irene da Silva Soares

Início: 2020; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Joilson de Oliveira Martins

Imunodiagnóstico - PAE; 2018; Orientação de outra natureza; (Farmacia) - Faculdades de Ciências Farmacêuticas - USP, PAE-PRPG (Pró-Reitoria de Pós-graduação); Orientador: Joilson de Oliveira Martins;

Eduardo Lani Volpe da Silveira

Sinalização e metabolismo celulares durante a diferenciação de linfócitos B humanos em secretores de anticorpos na presença do vírus da Dengue in vitro e em pacientes com Dengue; 2019; Tese (Doutorado em Fisiopatologia e Toxicologia) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Universidade de São Paulo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Lani Volpe da Silveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BONEZI, VIVIAN ; CATANEO, ALLAN H. D. ; BRANQUINHO, MARYANA S. F. ; SILVA, MAYSA B. B. ; GONZALEZ-DIAS, PATRICIA ; PEREIRA, SAMUEL S. ; FERREIRA, LUÍS C. DE SOUZA ; NAKAYA, HELDER I. ; CAMPA, ANA ; WOWK, PRYSCILLA F. ; SILVEIRA, EDUARDO L. V. . Flavivirus-Mediating B Cell Differentiation Into Antibody-Secreting Cells in Humans Is Associated With the Activation of the Tryptophan Metabolism. Frontiers in Immunology , v. 11, p. 20, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BONEZI, V. . Criação de vídeo de divulgação científica em colaboração com a Sociedade Brasileira de imunologia. 2019; Tema: Divulgação científica. (Rede social).

BONEZI, V. ; COSTA, V. L. . Farmacogenômica: a individualização da terapêutica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Sinalização e metabolismos celulares durante a diferenciação de linfócitos B humanos em secretores de anticorpos na presença do vírus da Dengue in vitro e em pacientes com Dengue, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vivian Bonezi - Coordenador / Eduardo Lani Volpi da Silveira - Integrante / LUIS CARLOS S. FERREIRA - Integrante / Ana Campa - Integrante / Pryscilla Fanini Wowk - Integrante / Allan Cantaneo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    miRNoma exossomal urinário como fonte de biomarcadores potenciais de nefropatia do enxerto renal, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vivian Bonezi - Integrante / Rosario Domingues Crespo Hirata - Coordenador / Mario Hiroyuki Hirata - Integrante / alvaro Cerda - Integrante / Patrícia de Cassia Salgado - Integrante / Cristina Fajardo - Integrante / Helio Tedesco Silva Junior - Integrante / Claudia Rosso Felipe - Integrante / Sonia de Qauteli Doi - Integrante / Renata Caroline Costa de Freitas - Integrante / Raul Hernandes Bortolin - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Relação entre o perfil de expressão de genes envolvidos na farmacodinâmica de imunossupressores e de microRNAs reguladores, com a resposta terapêutica em transplantados renais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vivian Bonezi - Integrante / Cristina Moreno Fajardo - Integrante / Rosario Domingues Crespo Hirata - Coordenador / Mario Hiroyuki Hirata - Integrante / alvaro Cerda - Integrante / Patrícia de Cassia Salgado - Integrante / Cristina Fajardo - Integrante / Helio Tedesco Silva Junior - Integrante / José Osmar Medina Pestana - Integrante / Claudia Rosso Felipe - Integrante / Nagilla Oliveira - Integrante / Sonia de Qauteli Doi - Integrante / Fabiana Dalla Vecchia Gengivir - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Melhor trabalho da área de análises clínicas e toxicológicas durante o XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, CRF/SP.

2015

Menção Honrosa entre os trabalhos científicos apresentados na forma oral, XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo e X Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

    Outras informações:
    Monitoria acadêmica vinculada ao Programa de Aprimoramento de Ensino na disciplina Imunodiagnóstico

  • 2016 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Monitoria acadêmica vinculada ao Programa de Aprimoramento de Ensino na disciplina Fisiologia do Sistema Hematopoético

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Monitoria acadêmica vinculada ao Programa de Aprimoramento de Ensino na disciplina Fisiopatologia III

  • 2010 - 2012

    CordCell - Centro de Terapia Celular

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestão Laboratorial, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Experiência em atividades de criopreservação de células tronco hematopoiéticas, sejam elas provenientes do sangue de cordão umbilical e placentário, de coletas de stem cell periférico ou de coletas de medula óssea em centros cirúrgicos. Desenvolvimento nas áreas de gestão de processos e pessoas, sistema da qualidade, certificações e acreditações.

  • 2017 - 2017

    Centro Universitário São Camilo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Organizou e ministrou o curso "Farmacogenômica: a individualização da terapêutica"

  • 2009 - 2009

    Centro Universitário São Camilo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitoria acadêmica na disciplina de Cosmetologia, incluindo prática laboratorial.