Arthur Rinaldi Ferreira

Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2004). Mestre e Doutor em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (2007 e 2014). Como compositor, as obras para percussão ganham destaque. Obteve o primeiro lugar no "I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Percussão Brasileiros - Hildegard Soboll Martins" (2008) e o Prêmio FUNARTE de Música Clássica (2010), tendo obras apresentadas em eventos como o 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão (2008), o 48o Festival Música Nova (2014), o Simpósio Internacional Música Nova (edições 2016 e 2018), e o 2o Festival Internacional de Percussão de Curitiba (2018), além de ser um dos compositores com obras na turnê internacional (Estados Unidos e Canadá) realizada pelo Grupo PIAP (2010). Sua adaptação do Bolero de Ravel para grupo de percussão foi apresentada na Sala São Paulo pelo Grupo PIAP e pelas Irmãs Labèque (2009). Como professor, possui anos de experiência no ensino superior, tendo atuado junto a instituições como a Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2005 a 2012), a Faculdade Santa Marcelina (FASM) (2010 a 2018), a Escola Municipal de Música de São Paulo (2014 a 2017) e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) (2014 a 2018). Como pesquisador, possui interesse acentuado pela Teoria e Análise Musical, com estudos direcionados especialmente para a organização formal no repertório contemporâneo e para as relações entre discurso musical e linguagem verbal. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professor visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música

2010 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A música é uma linguagem? Um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX
Prof. Dr. Marcos Fernandes Pupo Nogueira. Palavras-chave: Teoria e Análise Musical; Música no século XX; Linguagem verbal; Discurso musical.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2005 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Música no Final do Século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980,Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Prof. Dr. Edson Sekeff Zampronha
Palavras-chave: Análise musical; Música contemporânea; Organização Formal.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Bacharelado em Música

1999 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Seminário de Recepção e Integração. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2013 - 2013

O Comportamento do Professor e a Mediação Pedagógi. (Carga horária: 3h). , Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.

2006 - 2006

Simpósio Internacional Ciência e Arte da Voz. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2004 - 2004

Análise Musical do Repertório do Século XX. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Sistema Musical, Discurso de uma Cultura. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Composição e Improvisação com meios Eletroacústico. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Cilco de Palestras Arte e Cultura III. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Perspectivas da Música Contemporânea. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Composição com o compositor Fredrik Ed. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Revoluções Musicais: a Estética Musical Após 1945. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Ciclo de Palestras Arte e Cultura. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

O PIano no Século XX (por Claude Helffer). (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RINALDI, A. . VI Studio de Música Contemporânea (Mostra de Composição: organização e produção). 2003. (Concerto).

RINALDI, A. . V Studio de Música Contemporânea (Mostra de Composição: organização e produção). 2002. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ICMPC15/ESCOM10. Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. 2018. (Congresso).

XXIV Congresso da ANPPOM. Nas fronteiras do tonalismo: estrutura tonal e superfície modal/não-tonal como estratégia composicional na transição do século XIX para o século XX. 2014. (Congresso).

II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical Unesp/Usp/unicamp: Estrutura e Significado em Música. 2011. (Encontro).

XXI Congresso da ANPPOM. Contornos e Processos Formais na Definição de Formas Musicais. 2011. (Congresso).

Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS.Forma Musical e Referencialidade: uma análise comparativa entre Mortuos Plango, Vivos Voc, de Jonathan Harvey, e Points de Fuite, de Francis Dhomont. 2006. (Simpósio).

XV Congresso da ANPPOM. A Organização Formal na Obra de Iannis Xenakis. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Paulo Rogério Zorzetto Hypolitho

Stasi, Carlos Eduardo DiMATTOS, W. F. C.RINALDI, A.. A percussão e a voz em três obras da música-teatro: proposta de um modelo vocal para percussionistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paulo Rogério Zorzetto Hypolitho

Stasi, Carlos Eduardo DiMATTOS, W. F. C.RINALDI, A.. A percussão e a voz em três obras da música-teatro: proposta de um modelo vocal para percussionistas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daiane Solange Stoeberl da Cunha

BORGES, A.RINALDI, A.. Vida. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música Eletroacústica: ênfase em Composição) - Faculdade de Artes do Paraná.

Aluno: Leandro Costa Discacciati

RINALDI, A.BORGES, A.LIMA, G. H. T.. Symposion. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música Eletroacústica: ênfase em Composição) - Faculdade de Artes do Paraná.

Aluno: TIAGO PEREIRA MENDES

RINALDI, A.ALMEIDA, A. G.BORGES, A.. Cobra morde cauda. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música Eletroacústica: ênfase em Composição) - Faculdade de Artes do Paraná.

Aluno: João Gabriel de Miranda Borth

RINALDI, A.; CARNEIRO, M.. O Emprego da Guitarra Elétrica na Música Contemporânea Erudita: estudo da peça Urbane Landschaft de Fernando Riederer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Giuliano Pereira Aurichio

FRAGA, O. C.;RINALDI, A.. Transcrição de obras para orquestra de violões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Felipe Garcia Lauria

BITONDI, M.RINALDI, A.. A bateria como instrumento melódico na composição 1260 N WETHERLY DR de Terry Bozzio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

Aluno: Caio Gaspar Fabbri

BITONDI, M.RINALDI, A.. O Jazz em Stravinsky. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

Aluno: Júlia Teles Baptista

LUNSQUI, A.RINALDI, A.. A Influência da Linguagem Eletrônica na Música Instrumental de Tristan Murail. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Guilherme Rios de Siqueira

RINALDI, A.CAZNOK, Y.. Panorama das Instruções e Respectivas Justificativas Quanto ao Tratamento Especial dos Intervalos de Quinta e Oitava no Encadeamento Harmônico Tonal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sandro Alves Muniz

RODRIGUES, L.RINALDI, A.. Técnica Composicional do Adágio para Cordas de Samuel Barber. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gustavo Fiel dos Santos

CAZNOK, Y.RINALDI, A.. A Idéia de Estilo Sonata: Formas e Características em Três Sonatas para Piano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

RINALDI, A.; CROWL, H.; MAMEDES, C. R.; RIBEIRO, F. A.. Banca de Composição 2018. 2018. Universidade Estadual do Paraná.

RINALDI, A.MENEZES, F.PICCHI, A.LUNSQUI, A.. II Concurso Interno de Composição do Instituto de Artes da UNESP. 2010. PET-MÚSICA.

RINALDI, A.MENEZES, F.PICCHI, A.. I Concurso Interno de Composição do Instituto de Artes da UNESP. 2009. PET-MÚSICA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edson Sekeff Zampronha

ZAMPRONHA, E.; NOGUEIRA, Marco P.; SOUZA, Rodolfo Coelho de. A Música no Final do Século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

NOGUEIRA, M. F. P.;SALLES, P. T.. A música é uma linguagem? Um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

NOGUEIRA, M. F. P.;BORTZ, G.; STASI, C. E.; Salles, P.; SILVA, N. T.. A música é uma linguagem? Um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

NOGUEIRA, M. F. P.;BORTZ, G.; STASI, C. E.. Estudo sobre os Modelos Discursivos no Contexto Musical do Século XX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcos Fernandes Pupo Nogueira

ZAMPRONHA, E. S.; SOUZA, R. N. C.;NOGUEIRA, M. P.. A Música no Final do Século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

Carlos Eduardo Di Stasi

STASI, C.; BORTZ, G.; NOGUEIRA, M. P.; SALLES, P. T. C.; SILVA, N. T.. A música é uma linguagem? Um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carlos Eduardo Di Stasi

STASI, C.; BORTZ, G.; NOGUEIRA, M. P.. Estudo sobre modelos discursivos no contexto musical do século XX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Florivaldo Menezes Filho

MENEZES, Flo. A Música pós-1980. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Lucas Guterres

Perspectivas sobre Análise e Teoria Musical na Contemporaneidade; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

TIAGO PEREIRA MENDES

Memorial de Composição: Cobra Morde Cauda; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Música Eletroacústica) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Arthur Rinaldi Ferreira;

Leandro Costa Discacciati

Symposion; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Música Eletroacústica) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Arthur Rinaldi Ferreira;

João Gabriel de Miranda Borth

O Emprego da Guitarra Elétrica na Música Contemporânea Erudita: estudo da peça Urbane Landschaft de Fernando Riederer; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Composição e Regência) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Arthur Rinaldi Ferreira;

Guilherme Rios de Siqueira

Panorama das Instruções e Respectivas Justificativas Quanto ao Tratamento Especial dos Intervalos de Quinta e Oitava no Encadeamento Harmônico Tonal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Arthur Rinaldi Ferreira;

Lucrecia Natalia Colominas

Performance Musical e Universidade - conflitos na academia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Piano) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Arthur Rinaldi Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edson Sekeff Zampronha

A Estruturação do Discurso Musical em Iannis Xenakis; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edson Sekeff Zampronha;

Marcos Fernandes Pupo Nogueira

A Música é Uma Linguagem: estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX; 2014; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes- Unesp,; Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RINALDI, A. . O nascimento do gênero eletroacústico: contexto e precursores históricos. REVISTA CIENTÍFICA/FAP (CURITIBA. IMPRESSO) , v. 10, p. 13-49, 2014.

  • RINALDI, A. ; LUCA, B. ; NERY, D. ; VAZZOLER, L. ; TIBIRICA, R. . O Regente sem Orquestra - exercícios básicos, intermediários e avançados para a formação do regente. 1. ed. São Paulo: Algol Editora, 2008. v. 1. 191p .

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. In: ICMPC15/ESCOM10, 2018, Graz, Áustria. Proceeding - ICMPC15/ESCOM10, 2018. p. 384-388.

  • RINALDI, A. . Nas fronteiras do tonalismo: estrutura tonal e superfície modal/não-tonal como estratégia composicional na transição do século XIX para o século XX. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

  • RINALDI, A. ; NOGUEIRA, M. F. P. . Contornos e Processos Formais na Definição de Formas Musicais. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

  • RINALDI, A. ; ZAMPRONHA, E. . Forma e Referencialidade: uma análise comparativa entre Mortuos Plango Vivos Voco, de Jonathan Harvey, e Points de Fuite, de Francis Dhomont. In: Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS, 2006, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2006 - SIMPEMUS 3. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2006. v. 1. p. 113-117.

  • RINALDI, A. ; ZAMPRONHA, E. . A Organização Formal na Obra de Iannis Xenakis. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005.

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. In: ICMPC15/ESCOM10, 2018, Graz, Áustria. ICMPC15/ESCOM10 - Abstract Book, 2018. p. 106-106.

  • RINALDI, A. . Nas fronteiras do tonalismo: estrutura tonal e superfície modal/não-tonal como estratégia composicional na transição do século XIX para o século XX. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Programação e Resumos - XXIV Congresso da ANPPOM, 2014. p. 97-97.

  • RINALDI, A. ; NOGUEIRA, M. F. P. . Contornos e Processos Formais na Definição de Formas Musicais. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Caderno de Resumos: XXI Congresso da ANPPOM, 2011. p. 109-109.

  • RINALDI, A. ; ZAMPRONHA, E. . A Organização do Discurso Musical em Psappha, de Iannis Xenakis. In: Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS, 2005, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2005. Curitiba: Editora DeArtes - UFPR, 2005. v. 1. p. 268-269.

  • RINALDI, A. . A fusão de elementos tradicionais e modernos na obra de Debussy: perspectivas teóricas e suas aplicações para a performance musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RINALDI, A. . O Discurso Musical em Iannis Xenakis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. . A exploração do modalismo para o alcance de uma sonoridade contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. . Nas fronteiras do tonalismo: estrutura tonal e superfície modal/não-tonal como estratégia composicional na transição do século XIX para o século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RINALDI, A. . Oficina de composição musical para compositores de música litúrgica (CNBB): elaboração melódica e harmônica na composição de obras vocais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. . Musique Concrète - Elektronische Musik: o nascimento do gênero eletroacústico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. . Oficina de composição musical para compositores de música litúrgica (CNBB): elaboração melódica e harmônica na composição de obras vocais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. ; NOGUEIRA, M. F. P. . Contornos e Processos Formais na Definição de Formas Musicais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RINALDI, A. . Panorama Histórico da Música Eletroacústica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. ; ZAMPRONHA, E. . Forma e Referencialidade: uma análise comparativa entre Mortuos Plango Vivos Voco, de Jonathan Harvey, e Points de Fuite, de Francis Dhomont. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RINALDI, A. . Psappha de Iannis Xenakis - uma visão analítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. . Panorama Histórico da Música Eletroacústica (21/11/2005). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. . Panorama Histórico da Música Eletroacústica (07/11/2005). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RINALDI, A. ; ZAMPRONHA, E. . A Organização Formal na Obra de Iannis Xenakis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RINALDI, A. . Apenas Uma Lágrima, 2019. (Partitura Musical/Canto).

  • RINALDI, A. . Just ne Teardrop (versão em inglês de 'Apenas Uma Lágrima'), 2019. (Partitura Musical/Canto).

  • RINALDI, A. . Metamorphosis, 2018. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Esboços do Sistema Solar, 2018. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Três Canções Sobre Poemas de Lorca (para orquestra de cordas), 2018. (Partitura Musical/Orquestra).

  • RINALDI, A. . Chuva Noturna (para quarteto de cordas), 2018. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Romance de la Luna (para orquestra de cordas), 2018. (Partitura Musical/Orquestra).

  • RINALDI, A. . Chuva Noturna (versão para orquestra de cordas), 2018. (Partitura Musical/Orquestra).

  • RINALDI, A. . Flor de Jabuticabeira (para duo de violões), 2018. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Dialogicus, 2017. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Matizes (para piano solo), 2017. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Chuva Noturna (coral), 2017. (Partitura Musical/Coral).

  • RINALDI, A. . Digressões... Ionisation (obra encomendada pelo Instituto Brasileiro de Gestão Cultural - Fundação Theatro Municipal de São Paulo), 2015. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Ressonâncias em Contraste, 2015. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Drops, 2014. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Impulsos, 2012. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Matizes (para cravo solo), 2012. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Uma Lágrima, 2011. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Concurso de Composição Musical Hildegard Soboll Martins (Edição da peça Septeto). Curitiba: Editora UFPR, 2010. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Disjunção, 2010. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . À Beira do Abismo, 2008. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Do Amor de um Poeta, 2008. (Partitura Musical/Canto).

  • RINALDI, A. . Septeto, 2008. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Sonhos (versão para vibrafone), 2008. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Entre o Pesar e a Leveza, 2007. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Flor de Jabuticabeira (para koto solo), 2007. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Se não falas..., 2007. (Partitura Musical/Canto).

  • RINALDI, A. . Sonhos, 2007. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Dreams (versão em inglês da peça Sonhos), 2007. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Três Impressões..., 2007. (Partitura Musical/Canto).

  • RINALDI, A. . Três Canções Sobre Poemas de Lorca (coral), 2006. (Partitura Musical/Coral).

  • RINALDI, A. . Burst, 2005. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Little Grey Eyes, 2005. (Partitura Musical/Coral).

  • RINALDI, A. . Obsessione (para viola solo), 2005. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Prelúdio para um Momento de Contemplação, 2005. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Romance de la Luna (coral), 2005. (Partitura Musical/Coral).

  • RINALDI, A. . Obsessione (para violino solo), 2005. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Sur Syrinx, 2004. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Wandering Thoughts, 2004. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Trio, 2003. (Partitura Musical/Outro).

  • RINALDI, A. . Descontinuum, 2001. (Partitura Musical/Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RINALDI, A. . Emissão de pareceres ad hoc - Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná 2018-2019. 2018.

RINALDI, A. . Emissão de pareceres ad hoc - Revista Vórtex. 2018.

RINALDI, A. . Emissão de pareceres ad hoc - Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná 2017-2018. 2017.

RINALDI, A. . Emissão de pareceres ad hoc - Revista Vórtex. 2016.

RINALDI, A. . Emissão de pareceres ad hoc - Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná 2016-2017. 2016.

MARTINELLI, L. ; RINALDI, A. ; Stasi, Carlos Eduardo Di ; MENEZES, F. ; VICTORIO, R. . Música para Percussão - PIAP 40 anos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RINALDI, A. ; VILLANI, A. ; CHIQUINI, E. ; CHUEKE, I. ; STEUERNAGEL, M. ; BARRETO, P. . O estudo, a postura e a interpretação em Regência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PICCHI, A. ; RINALDI, A. ; LUNSQUI, A. ; MENEZES, F. ; SEINCMAN, E. . O compositor como profissional no Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RINALDI, A. . X Encontro de Música Contemporânea. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RINALDI, A. . Curso Ecumênico de Formação Litúrgico-Musical - CELMU - Disciplinas ministradas: História da Música I, II e III (21h total) e Harmonia e Contraponto II e III (28h total). 2015. .

RINALDI, A. . Curso Ecumênico de Formação Litúrgico-Musical - CELMU - Disciplinas ministradas: História da Música I, II e III (21h total) e Harmonia e Contraponto II e III (28h total). 2014. .

RINALDI, A. . Música Eletrônica/Eletroacústica: Surgimento e Desenvolvimentos/Criação e Composição (Oficina: 36h). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RINALDI, A. . Teoria Musical II - Série de 5 palestras junto ao Instituto de Artes da UNESP (20h total). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RINALDI, A. . Relatório Anual - PPG em Música (IA-UNESP / Doutorado). 2014. (Relatório de pesquisa).

RINALDI, A. . Relatório Anual - PPG em Música (IA-UNESP / Doutorado). 2013. (Relatório de pesquisa).

RINALDI, A. . Relatório Anual - PPG em Música (IA-UNESP / Doutorado). 2012. (Relatório de pesquisa).

RINALDI, A. . Relatório Anual - PPG em Música (IA-UNESP / Doutorado). 2011. (Relatório de pesquisa).

RINALDI, A. . Relatório Anual - PPG em Música (IA-UNESP / Doutorado). 2010. (Relatório de pesquisa).

RINALDI, A. ; BORGES, A. . Semana de Arte e Pensamento (realização de palestras, concertos e oficinas) (20h total). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RINALDI, A. ; ZAMPRONHA, E. . A Estruturação do Discurso Musical na Obra de Iannis Xenakis (Relatório Final de IC - bolsa FAPESP). 2004. (Relatório de pesquisa).

RINALDI, A. . 2o Festival Internacional de Percussão de Curitiba - Estreia mundial de composição: Dialogicus. 2018. Composição (estréia).

RINALDI, A. . PIAP 40 - Estreia mundial de composição: Esboços do Sistema Solar. 2018. Composição (estréia).

RINALDI, A. . PIAP 40 - Apresentação de composição: Septeto. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Apresentação de composição: Septeto. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Percussão: A Origem da Música: Apresentação de composição: Septeto. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . SIMN18 (Ensemble Nih-Nik): Apresentação de composição: Digressões... Ionisation. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Contemporânea - Apresentação de composição: Septeto. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Festival Debussy 2018 - Estreia mundial de composição: Três Canções sobre Poemas de Lorca (transcrição para orquestra de cordas). 2018. Composição (estréia).

RINALDI, A. . Obras Chinesas e Brasileiras para Percussão - Apresentação de Composição: Septeto. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . I Seminário de Música Brasileira da UNESP - Apresentação de Composição: Septeto. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Recital de Percussão de Giovanni Aglio (IA/UNESP) - Apresentação de Composição: Disjução. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Concerto de Percussão - Apresentação de Composição: Digressões... Ionisation. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . III Simpósio Internacional Música Nova - Apresentação de Composição: Digressões... Ionisation. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Notas, Ritmos e Ruídos: Música para Percussão - Estreia mundial de composição: Digressões... Ionisation. 2015. Composição (estréia).

RINALDI, A. . Recital de Percussão de Paulo Zorzetto (IA/UNESP) - Apresentação de Composição: Sonhos. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Recital de Percussão de Clênio Henrique (UFG) - Estreia Mundial de Composição: Drops. 2015. Composição (estréia).

RINALDI, A. . 48o Festival Música Nova - Estreia mundial de Composição: Matizes. 2014. Composição (estréia).

RINALDI, A. . Orquestra Experimental de Repertório e Sinfônica Jovem Municipal - Apresentação de Composição: Septeto. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Amerifone: Música Latino-Americana para Vibrafone (edição em CD da peça Uma Lágrima). 2012. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. . Recital de formatura: Clênio Henrique (Instituto de Artes da UNESP) - Estreia mundial de Composição: Impulsos. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Lançamento de CD: Amerifone - Estreia mundial de Composição: Uma Lágrima. 2012. Composição (estréia).

RINALDI, A. . XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea - FUNARTE - Estreia mundial de Composição: Três Canções sobre Poemas de Lorca. 2011. Composição (estréia).

RINALDI, A. . Recital de Violão de Atilio Rocha (Museu Paulista) - Apresentação de Composição: Des-continuum. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Recital de Percussão de Daniel Serale (CLA/UNIRIO) - Apresentação de Composição: Sonhos. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . I SIMPOM - Apresentação de Composição: Sonhos. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Recital de formatura: Sérgio Coutinho (Instituto de Artes da UNESP) - Estreia mundial de Composição: Disjunção. 2010. Composição (estréia).

RINALDI, A. . Música Contemporânea para Percussão - Projeto Grupo de Percussão - UFPR (Edição em CD da peça Septeto). 2010. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Vic Firth Factory) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (University of Maine) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (College of Fine Arts Building - Boston University) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Redfern Arts Center - Keene State College) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Eastman School of Music - University of Rochester) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Faculty of Music - University of Toronto) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (School of Music - State University of New York) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (School of Music - University of Akron) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (School of Music - University of Kentucky) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (School of Music - University of Illinois) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (School of Music - Northern Illinois University) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Jacobs School of Music - Indiana University) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program ( Buffalo State University of New York - Buffalo State College) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (School of Music - Ithaca College) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Staller Center for the Arts - State University of New York) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program (Manhattan School of Music) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . An All Brazilian Percussion Music Program ( Shool of Music, Theatre & Dance - University of Michigan) - Apresentação de Composição: Septet. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Movimento e Cultura na Escola: Dança (trilha sonora para o DVD - composição musical: Septeto). 2010. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. . PETulante - Revista do PET-Música (edição em CD da peça Septeto). 2010. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. . XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea - FUNARTE - Estreia Mundial de Composição: Obsessione. 2009. Composição (estréia).

RINALDI, A. ; BOUDLER, J. . Bolero, de Maurice Ravel - adaptação para grupo de percussão e 2 pianos. 2009. Arranjo.

RINALDI, A. ; BOUDLER, J. . Concerto Irmãs Labèque e Grupo PIAP - Sala São Paulo (Estreia mundial da adaptação do Bolero, M. Ravel, para grupo de percussão e 2 pianos). 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Música Plural (edição em CD da peça À Beira do Abismo). 2009. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. . XIX Congresso da ANPPOM - Apresentação de Composição: Septeto. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . 5o Encontro Latinoamericano de Percussão - Apresentação de Composição: Septeto. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Concerto de 'Bota Fora' da Turnê Norte-Americana do PIAP (Instituto de Artes da UNESP) - Apresentação de Composição: Septeto. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . Festival de Inverno de Campos do Jordão - 2008 - Estreia mundial de Composição: Septeto. 2008. Composição (estréia).

RINALDI, A. . Des-Continuum: Recital de Formatura com composições diversas de Arthur Rinaldi. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

RINALDI, A. . V Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo (BIMESP) - Estreia Mundial de Composição: Wandering Thoughts. 2004. Composição (estréia).

RINALDI, A. . I Encontro Nacional de Compositores Universitários - Estreia Mundial de Composição: Trio. 2003. Composição (estréia).

RINALDI, A. ; BITONDI, M. ; MARTINELLI, L. . Música Plural (produção de projeto, com publicação de CD e Concerto) - Projeto financiado pela Petrobrás. 2009 (Publicação de CD).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Perspectivas Sobre Análise e Teoria Musical Na Contemporaneidade, Descrição: Desde o século XX, foram propostas múltiplas abordagens analíticas musicais, com métodos e pressupostos teóricos e estéticos distintos, as quais possibilitavam a abordagem sistemática de uma obra musical para a descoberta de informações precisamente definidas e tecnicamente fundamentadas. Para diminuir a lacuna entre analistas e músicos em geral, surgiram na década de 1980 publicações que forneciam perspectiva panorâmica sobre os princípios da Análise Musical e as principais características das abordagens analíticas mais difundidas à época. Contudo, estas publicações não foram atualizadas desde então. O presente projeto propõe a realização de uma revisão crítica sobre as principais abordagens analíticas musicais utilizadas na atualidade. Como os métodos de análise são fundamentados em pressupostos teóricos e estéticos, o seu estudo possibilitará também o mapeamento da rede de conceitos utilizados na contemporaneidade para descrever e explicar os elementos técnicos que organizam e estruturam o discurso musical em seus diferentes níveis hierárquicos. Espera-se que o projeto forneça uma perspectiva crítica atualizada sobre a Análise Musical e sobre suas interpelações com a Teoria Musical na contemporaneidade. A pesquisa se dividirá em três etapas: 1) levantamento bibliográfica e revisão crítica das principais abordagens analíticas atuais; 2) comparação crítica de suas características; e 3) reflexão sobre as interpelações entre as propostas de Análise Musical estudadas e as perspectivas contemporâneas sobre Teoria Musical.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Rinaldi Ferreira - Coordenador / Aline Lucas Guterres - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2014

    A Música é uma Linguagem? Um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Fernandes Pupo Nogueira em 18/09/2014., Descrição: A música erudita ocidental do século XX tem sido objeto de muitos estudos, no entanto, a perspectiva difundida de que este é um repertório de pluralidade extrema tende a isolar as diferentes vertentes estético-composicionais. Se por um lado esta perspectiva trouxe grandes avanços no conhecimento das peculiaridades de cada vertente, por outro lado ela tem impedido a reflexão sobre suas similaridades e confluências. Particularmente importante é o fato de que as obras musicais contemporâneas, independentemente da vertente à qual pertencem, são fruto de estratégias composicionais que almejam algum tipo de diálogo com seus ouvintes, do frequentador da sala de concerto, ao teórico/analista profissional. Este diálogo tem como ponto de partida a constituição de um salto qualitativo, onde os diferentes materiais sonoros são percebidos como integrantes de uma unidade maior e mais complexa, a obra musical, cuja percepção somente é possível se for estabelecida alguma correlação entre a organização formal da obra e as capacidades interpretativas do ouvinte. Cabe aos campos da Teoria e da Análise Musical a consideração desta questão, entretanto, eles se mostram tão complexos quanto a própria pluralidade sonora contemporânea que tentam compreender uma vez que há, na atualidade, uma grande diversidade de ferramentas analíticas que se baseiam em arcabouços teóricos distintos, muitas vezes conflitantes. Buscando confrontar este quadro de aparente relativismo total em relação à possibilidade de compreensão do repertório contemporâneo, consideramos que há padrões de organização musical que transcendem as diferenças estilísticas, os quais podem ser compreendidos a partir da perspectiva de que a música é uma linguagem. Este trabalho busca defender esta tese, partindo da discussão de um conjunto de pressupostos a ele relacionados: 1) que os processos de escuta e de análise musical são diretamente dependentes de um sistema de categorização estruturado em torno de nossos mecanismos cognitivos e perceptuais; 2) que o compartilhamento (ainda que parcial) destes mecanismos entre os seres humanos (relativo a fatores inatos e/ou culturais) é a base para a troca de informações entre indivíduos, permitindo-nos compreender a música como um sistema de comunicação; 3) que o compositor explora o seu conhecimento (intuitivo e/ou consciente) destes mecanismos compartilhados para a composição de uma obra, cerceando e direcionando as possibilidades de interpretação de seus intérpretes (performers e ouvintes).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Arthur Rinaldi Ferreira - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    A Música no Final do Século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980, Descrição: Em meio à diversidade musical surgida ao longo do século XX, muitos campos de estudo permanecem inexplorados. Nosso trabalho objetiva contribuir para uma visão mais abrangente sobre a organização do discurso musical em uma parte desse repertório, mais especificamente aquele pertencente às duas últimas décadas do século XX. Nosso objetivo é a observação e comparação das formas de organização do discurso musical presentes em algumas obras desse repertório, buscando delinear as características discursivas desse período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Arthur Rinaldi Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

  • 2003 - 2004

    A Estruturação do Discurso Musical na Obra de Iannis Xenakis, Descrição: O objetivo do presente projeto é identificar os princípios que guiam a ordenação dos segmentos musicais para a geração da forma global da obra de Xenakis a partir da análise de três composições: Metastaseis, para orquestra; Psappha, para percussão solo, e Khoaï, para cravo solo. Pelo fato do método estocástico utilizado por Xenakis, em particular a fórmula de Poisson, não ser suficiente para ditar a sucessão dos segmentos musicais na construção da obra, dependendo portanto de uma decisão deliberada do compositor, parte-se do princípio que a identificação dos princípios que regem a construção desta sucessão é capaz de revelar o modo como Xenakis estrutura seu discurso musical, de tal maneira que a investigação destes princípios pode revelar outros aspectos de sua linguagem musical, de suas opções estéticas e o modo como sua obra dialoga com o contexto musical de sua época.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arthur Rinaldi Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Funarte de Composição Clássica (com a peça Três Canções sobre Poemas de Lorca), FUNARTE.

2008

1º Lugar (com a peça Septeto) no I Concurso Nacional para Instrumentos de Percussão Brasileiros - Hildegard S. Martins, Coordenadoria de Cultura / Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras (CAL) - Departamento de Música. , Av. Roraima, 1000, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2019

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição Eletroacústica I (Bacharelado em Música / Bacharelado em Música e Tecnologia) (carga horária semestral: 60 horas), Harmonia I (Bacharelado em Música / Bacharelado em Música e Tecnologia) (carga horária semestral: 60 horas)

    • 01/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras (CAL) - Departamento de Música, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2019

      Extensão universitária , Centro de Artes e Letras (CAL) - Departamento de Música, .,Atividade de extensão realizada, MusiCuriosos: Ciclo de Palestras e Debates sobre Música.

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante junto ao PPG-Música, Carga horária: 8

  • 2008 - 2012

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto/emergencial, Carga horária: 24

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário

    Atividades

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Métodos de análise musical na contemporaneidade: princípios e aplicações (carga horária: 60 horas)

    • 03/2012 - 12/2012

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise II (carga horária anual: 60 horas), Contraponto (carga horária anual: 60 horas), Teoria Musical I (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Teoria Musical I (Licenciatura e Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas), Teoria Musical II (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Teoria Musical II (Licenciatura e Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas)

    • 03/2011 - 12/2011

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Harmonia II (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Panorama Histórico sobre as Linhas Estético-Composicionais do Século XX (carga horária anual: 60 horas), Teoria Musical II (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Teoria Musical II (Licenciatura e Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas), Contraponto (Licenciatura e Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas)

    • 03/2010 - 12/2010

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise II (Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas), Análise II (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Contraponto (Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas), Contraponto (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Fuga II (carga horária anual: 60 horas), Contraponto (Licenciatura) (carga horária anual: 60 horas)

    • 03/2009 - 12/2009

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise II (Bacharelado em Instrumento/Canto) (carga horária anual: 60 horas), Fuga II (carga horária anual: 60 horas), Instrumentação e Orquestração III (carga horária anual: 60 horas), Instrumentação e Orquestração IV (carga horária anual: 60 horas), Panorama Histórico sobre as Linhas Estético-Composicionais do Século XX (carga horária anual: 60 horas), Análise II (Bacharelado em Composição e Regência) (carga horária anual: 60 horas)

    • 05/2008 - 12/2008

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise I (carga horária anual: 60 horas), Análise II (Licenciatura) (carga horária anual: 60 horas), Análise II (Bacharelado) (carga horária anual: 60 horas)

    • 02/2006 - 12/2006

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia I (carga horária anual: 60 horas), Harmonia II (carga horária anual: 60 horas)

    • 02/2005 - 12/2005

      Ensino, Licenciatura Plena em Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Regência I (carga horária anual: 60 horas)

  • 2014 - 2018

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador/temporário, Carga horária: 40

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista

    Outras informações:
    Professor conferencista ? Lato Sensu em Música Eletroacústica: ênfase em composição ? Disciplina ministrada: Análise, Discurso e Poética Musical (carga horária: 20h)

    Atividades

    • 01/2018

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto I (carga horária anual: 68 horas), Contraponto II (carga horária anual: 68 horas), Harmonia I (carga horária anual: 68 horas), Harmonia II (carga horária anual: 68 horas), Harmonia (Superior de Composição e Regência) (carga horária anual: 92 horas), Tópicos especiais em composição musical (optativa; carga horária anual: 68 horas)

    • 01/2017 - 02/2018

      Ensino, Curso de Especialização em Música Eletroacústica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise, Discurso e Poética Musical (carga horária: 20 horas), Seminários de Pesquisa em Música (carga horária: 30 horas)

    • 01/2017 - 12/2017

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição IV (carga horária anual: 68 horas), Metodologia da Pesquisa em Música (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Contraponto I (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Contraponto II (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Harmonia I (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Harmonia II (carga horária anual: 68 horas), Contraponto II (Licenciatura) (carga horária anual: 68 horas)

    • 01/2016 - 12/2016

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Estética da Música do Século XX (optativa) (carga horária anual: 68 horas), Metodologia da Pesquisa em Música (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Contraponto I (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Contraponto II (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Harmonia I (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Harmonia II (carga horária anual: 68 horas), Contraponto II (Licenciatura) (carga horária anual: 68 horas)

    • 01/2015 - 12/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Estética da Música do Século XX (optativa) (carga horária semestral: 34 horas), Metodologia da Pesquisa em Música (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Contraponto I (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Contraponto II (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Harmonia I (carga horária anual: 68 horas), Sintaxe Musical - Harmonia II (carga horária anual: 68 horas), Contraponto II (Licenciatura) (carga horária anual: 68 horas)

    • 10/2014 - 12/2014

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto I (Superior de Instrumento) (carga horária anual: 68 horas), Contraponto II (Superior de Instrumento) (carga horária anual: 68 horas), Contraponto II (Licenciatura) (carga horária anual: 68 horas)

    • 09/2014 - 09/2014

      Ensino, Curso de Especialização em Música Eletroacústica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise, Discurso e Poética Musical (carga horária: 20 horas)

  • 2010 - 2018

    Faculdades Santa Marcelina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

    Atividades

    • 01/2018 - 12/2018

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2017 - 12/2017

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2016 - 12/2016

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto I (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2015 - 12/2015

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição III (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas), Harmonia III (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2014 - 12/2014

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas), Harmonia III (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2013 - 12/2013

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2012 - 12/2012

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas), Laboratório de Composição II (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas)

    • 01/2011 - 12/2011

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto II - turma A (carga horária anual: 80 horas), Contraponto III (carga horária anual: 80 horas), Laboratório de Composição III (carga horária anual: 80 horas), Contraponto II - turma B (carga horária anual: 80 horas)

    • 05/2010 - 12/2010

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto III (carga horária anual: 80 horas)

  • 2014 - 2017

    escola municipal de música de são paulo

    Vínculo: Professor palestrante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 30

    Atividades

    • 01/2017 - 09/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Análise Musical 1, 2, 3 e 4, Teoria Musical e Percepção (Adultos) 1, 2, 3 e 4

    • 01/2016 - 12/2016

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Análise Musical 1, 2, 3 e 4, Teoria Musical e Percepção (Adultos) 1, 2 e 3

    • 01/2015 - 12/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Análise Musical 1, 2 e 3, Teoria Musical e Percepção (Adultos) 1 e 2

    • 10/2014 - 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Análise Musical 1, Teoria Musical e Percepção (Adultos) 1 e 2

  • 2014 - 2014

    Escola de Música do Estado de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 12

    Atividades

    • 05/2014 - 10/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Análise (carga horária semestral: 40 horas), Escritura (carga horária semestral: 40 horas), Escrituras Históricas (carga horária semestral: 40 horas), Percepção (carga horária semestral: 40 horas)