Débora da Cruz Payão Pellegrini

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2000), mestrado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - FIOCRUZ (2003) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Trabalhou como Médica veterinária na Perdigão Agroindustrial S.A (atual BRF) entre os anos de 2003 a 2007 (Laboratório de Patologia e Sanidade de aves e suínos). Foi docente no curso de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010 a 2013). Atua como Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), nos cursos de Medicina Veterinária e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA Unipampa). Está na Chefia da Divisão de Políticas de Ensino, Avaliação e Acreditação de cursos de graduação (DPAA), vinculado à PROGRAD Unipampa.Tem atuação nas áreas de Medicina Veterinária, com ênfase em Saúde Pública Ambiental, Epidemiologia, Microbiologia Veterinária (Bacteriologia) e Saúde Única, com ênfase nos seguintes temas: controle e prevenção de zoonoses e doenças infectocontagiosas em animais.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação de pontos de contaminação por Salmonella sp.e coliformes totais durante o preparo de dietas para suínos
Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Saúde Pública

2001 - 2003

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Análise espaço-temporal da Leptospirose no município do Rio de Janeiro (1995-1999)
, Ano de Obtenção: 2003.Marilia Sá Carvalho.Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Palavras-chave: Análise Espacial; Epidemiologia; Leptospirose; Rio de Janeiro.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação em Medicina Veterinária

1995 - 2000

Universidade Federal de Lavras
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2024

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Departamento de Psicobiologia.

Formação complementar

2023 -

MBRP (Mindfulness e Manejo Emocional na Prática Clínica). (Carga horária: 32h). , Plenativamente/Nepsis, PLENATIVAMENTE, Brasil.

2023 - 2023

Online Mindfulness-Based Compassionate Living Teacher Training (MBCL TT). (Carga horária: 66h). , Instituto Plenativamente Brasil, PLENATIVAMENTE, Brasil.

2021 - 2022

Mindful Eating para Saúde. (Carga horária: 126h). , Centro de Promoção de Mindfulness, CPM, Brasil.

2019 - 2021

Curso de Extensão Universitária de Formação Profissional no MBHP. (Carga horária: 234h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Oficina dinâmicas de grupo. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Programa permanente de profissionalização docente. (Carga horária: 16h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Única.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia Animal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Doenças Infecciosas de Animais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Segurança dos alimentos.

Organização de eventos

PELLEGRINI, D. C. P. . II Ciclo de Palestras em Saúde Pública (II CIPASP). 2019. (Outro).

PELLEGRINI, D. C. P. . I Ciclo de Palestras em Saúde Pública (I CIPASP). 2017. (Outro).

GIRARDINI, L. K. ; DALLANORA, D. ; BORTOLOTTO, E. B. ; BENNEMANN, P. E. ; PELLEGRINI, D. C. P. . I Congresso Regional de Medicina Veterinária - Unoesc Xanxerê. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

XV SIEPE.Pilulas de Mindfulness: momentos de atenção plena em plena pandemia. 2023. (Outra).

XV SIEPE.Aplicativo de Vigilância e Monitoramento para definição de políticas públicas de saúde (PampaCare LVC). 2023. (Outra).

II Encontro de Epidemiologia Veterinária (ENEPI). 2015. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Higienistas em Alimentos e III Encontro Nacional de Vigilância em Zoonoses. Projeto Quatro Patas: Vigilância e Conscientização. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Higienistas em Alimentos e III Encontro Nacional de Vigilância em Zoonoses. Sinais clínicos associados à Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em casos confirmados em Uruguaiana (RS).. 2015. (Congresso).

42º Conbravet. Análise espaço-temporal da Leishmaniose Visceral Canina em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. 2014. (Congresso).

UK-Brazil Animal Health Workshop.Salmonella in Brazilian pork production chain: present status and perspectives. 2014. (Oficina).

Workshop Portas Abertas.Controle de Salmonella em fábricas de ração e subprodutos de origem animal: situação atual e perspectivas futuras. 2014. (Encontro).

Encontro de Inovação na área microbiológica da carne.Caracterização fenotípica e genotípica de biofilmes de salmonela em indústrias de alimentos e fábricas de alimentos. 2013. (Encontro).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia - XXI ALAM. 2012. (Congresso).

VI Simpósio Internacional de Suinocultura.Fatores de risco para a contaminação por Salmonella ao longo da cadeia de produção de rações de suínos. 2011. (Simpósio).

XII Simpósio Brasil Sul de Avicultura. 2011. (Simpósio).

III Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e II Brasil Sul Pig Fair. 2010. (Simpósio).

IV SINSUI - Simpósio Internacional de Suinocultura. 2009. (Simpósio).

XIV Congresso ABRAVES. Frequência de isolamento de Salmonella sp. e de enterobactérias em diferentes áreas de fábricas de ração para suínos. 2009. (Congresso).

XIV Congresso da ABRAVES. 2009. (Congresso).

35º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET). Avaliação de Questionário como ferramenta epidemiológica de diagnóstico. 2008. (Congresso).

I Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticinios AVISULAT. Análise de Risco de Influenza aviária altamente patogênica H5N1 no estado do Rio Grande do Sule sua implicação no processo de tomada de decisões. 2008. (Congresso).

I Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios AVISULAT. 2008. (Congresso).

III Simpósio UFRGS sobre Produção, Reprodução e Sanidade Suína. 2008. (Simpósio).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia EPI 2008. 2008. (Congresso).

13ºCongresso da ABRAVES. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Análise Espaço-temporal da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro (1995-1999). 2003. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002. Análise Espacial da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro (1995-1999). 2002. (Congresso).

VII Jornada Científica da Pós Graduação.Análise Espacial de Leptospirose no município do Rio de Janeiro (1995-1999). 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jpyce Salgado Santos

NOTO, A. R.; SOUZA, M.;PELLEGRINI, DÉBORA DA CRUZ PAYÃO; CRUZ, F.. EFEITOS ADVERSOS E FATORES RELACIONADOS AO ABANDONO DO PROTOCOLO MBRP (MINDFULNESS-BASED RELAPSE PREVENTION) VERSÃO ON-LINE: UM ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS COM UNIVERSITÁRIOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Curso de Pos Graduação em Psicobiologia UNIFESP) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Victória Catharina Dedavid Ferreira,

PELLEGRINI, DÉBORA DA CRUZ PAYÃO. ?Distribuição espacial e temporal da esporotricose humana e animal na região metropolitana do Rio de Janeiro de 2013 a 2020?,. 2022 - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Eduardo de Freitas Costa

BARCELLOS, D. E. S. N.;PELLEGRINI, D. C. P.CARDOSO, M.. Validação de estratégias a campo para o controle de Salmonella sp. na cadeia de produção de suínos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Itamar José Felix Junior

NOTO, A. R.;PELLEGRINI, D. C. P.; OLIVEIRA, M. S.. EFETIVIDADE DA PREVENÇÃO DE RECAÍDAS BASEADA EM MINDFULNESS COMO ADJUNTO AO TRATAMENTO DE TRANSTORNO POR USO DE SUBSTÂNCIAS: UM ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO E RANDOMIZADO. 2023. Tese (Doutorado em Curso de Pos Graduação em Psicobiologia / UNIFESP) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernanda Simone Marks

CRUZ, C. E. F.; DANTAS, E. O. N.;PELLEGRINI, D. C. P.. Inquérito epidemiológico de doenças respiratórias em aves de subsistência e modelagem de espalhamento de influenza aviária no Rio Grande do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Victória Catharina Dedavid Ferreira

PELLEGRINI, DÉBORA DA CRUZ PAYÃO. ?Distribuição espacial e temporal da esporotricose humana e animal na região metropolitana do Rio de Janeiro de 2013 a 2020 e a identificação de áreas de priorização?,. 2021 - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Elizandro Nickele

BUSATO, M. A.;PELLEGRINI, D. C. P.. Medidas de prevenção e controle da cisticercose bovina.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Henrique

MENDONCA, V. S.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Bianca Pereira Ruis

BRUM, M. C. S.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Abate e Inspeção de perus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Pedro Araujo Damboriarena

CORREA, T.G.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Patologia Veterinária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Rômulo Adonis Cucolotto Barche

MENDONCA, V. S.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Tecnologia e Inspeção de Aves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Maiara

TROST, M. E.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Patologia Veterinária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Gabriela Ceratti Hock

OELKE, C.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de Estágio curricular em Nutrição de Suínos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Marilaine Guedes

CONY, A. V.; PETROLLI, T.;PELLEGRINI, D. C. P.. Produção de Pintinhos de um dia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Dal Ri Segatto

LORENSI, E. M. D.; BARBOSA, E. J.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de Inspeção em abate de suínos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Bruna Zin

LORENSI, E. M. D.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio supervisionado na área de inspeção de aves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Maria Cristina de Almeida Lins

LORENSI, E. M. D.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Inspeção de aves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Tayse Carla Mattielo

LORENSI, E. M. D.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular em Inspeção de aves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Rosina Borsoi

ESCOPELLI, K. S.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de estágio curricular de inspeção de abate de suínos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Willian Compagnoni Mocelin

PETROLLI, O.; GIRARDINI, L. K.;PELLEGRINI, D. C. P.. Relatório de Estágio curricular em manejo de aves (Avicultura). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marluci A

LORENSI, E. M. D.;PELLEGRINI, D. C. P.; DALLANORA, D.. Batisti.Relatório de estágio final em Controle de qualidade em suínos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elenita Jung Barbosa

PETROLLI, O. J.;PELLEGRINI, D. C. P.; SCALCO, M.. Relatório de estágio final em Avicultura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Augusto Boer

PETROLLI, O. J.;PELLEGRINI, D. C. P.; SCALCO, M.. Relatório de estágio final em Avicultura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Capitanio do Padro

Kolling, L.;PELLEGRINI, D. C. P.; Hlavac, N.R.C. Relatório de estágio final em Análises laboratoriais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Michele Fabíola Holetz

OLSSON, D.;PELLEGRINI, D. C. P.; SONAGLIO, F.. Relatório de estágio final em Clínica e cirurgia de pequenos animais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

PELLEGRINI, D. C. P.; FERNANDES, G. C.; MOREIRA, B. L. R.. Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica e Bioestatística. 2015. Universidade Federal do Pampa.

AZEVEDO, E. B.; RIBEIRO, A. M. L.;PELLEGRINI, D. C. P.. Nutrição Animal, Fisiologia Animal e Produção de não ruminantes. 2014. Universidade Federal do Pampa.

PELLEGRINI, D. C. P.. Patologia Clínica. 2013. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

PELLEGRINI, D. C. P.; IOPPI, E.. Processo seletivo de docência para patologia geral e especial. 2012. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Ivo Wentz

Lima, G.; Tondo, E.C.;CARDOSO, M. I.WENTZ, Ivo.. Avaliação de pontos de contaminação por Salmonella sp. e enterobactérias durante o preparo de dietas para suínos.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mari Lourdes BERNARDI

CARDOSO, MarisaBernardi, M.L.; CORÇÃO, G.; LIMA, G. J.M.M.. Avaliação de pontos de contaminação por Salmonella sp. e enterobactérias durante o preparo de dietas para suínos. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha

HIRSCH, C.; ROSTAGNO, M. H.;ROCHA, C.M.B.M.. Teste de Elisa e Aplicabilidade na Sanidade Suína". 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Lavras.

Christovam Barcellos

BARCELLOS, Christovam. Análise espaço-temporal da leptospirose no município do Rio de Janeiro (1996-1999). 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Eduardo Cesar Tondo

CARDOSO, M. R. I.TONDO, E. C.. Avaliação de pontos de contaminação por Salmonella sp. e enterobactérias durante o preparo de dietas para suínos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Reinaldo Souza dos Santos

SOUZA-SANTOS, R.CARVALHO, Marília Sá; WERNECK, G. L.. Análise Espaço-Temporal da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro (1995-1999). 2003 - Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz.

Rejane Sobrino Pinheiro

PINHEIRO, R. S.. Análise Espaço-temporal da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Orientou

Rafaela de Carvalho Machado

Avaliação de Risco da Dengue na Fronteira Oeste do RS (2013-2023); Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gisele Dias Marques

ANÁLISE ESPACIAL DOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO MUNICÍPIO DE ITAQUI (2009-2016); 2017; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Roque Fernando Pinheiro Bica

dissertação ?Ocorrência de Cisticercose, Hidatidose e Tuberculose em carcaças bovinas abatidas sob supervisão da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul?; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa, ; Coorientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Laura Ilarraz Massia

Inquérito epidemiológico de Leishmaniose Visceral Canina no município de Uruguaiana (RS); 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Eliana Leonor Hurtado Celis

Análise de risco do transporte de animais mortos para destinos fora da granja e dos diferentes produtos gerados a partir das carcaças de animais mortos; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Alessandra Gavião

Percepção de risco do produtor rural e dos diferentes atores envolvidos no controle da febre aftosa; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA ANIMAL) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Laura Ilarraz Massia

"PLATAFORMA INTEGRATIVA DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE SAÚDE",; 2023; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Laura Ilarraz Massia

PLATAFORMA INTEGRATIVA DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO DE LEISHMANIOSE VISCERAL PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE SAÚDE; 2019; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Vanessa Mendonça Soares

2015; Universidade Federal do Pampa, ; Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Caroline Reichen

Diagnóstico diferencial entre Lawsonia Intracelullaris e Brachyspira hyodysenteriae na terminação de suínos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em sanidade de suínos e aves) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Talita Nádia Bortoli

Rinite Atrófica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em sanidade de suínos e aves) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Laura Amanda Colombi Ceratto

Abate de aves; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em sanidade de suínos e aves) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Patricia Bordignon

Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em sanidade de suínos e aves) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Thaís de Campos

Levantamento e perfil de resistência de bactérias causadoras de otite externa em cães em Porto Alegre; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análises Clínicas Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Géssica Steffani Soares Marques

Relatório de ECSMV; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Tiphany Lazarotto

Relatório de ECSMV; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Luiza Gazeta Passos

Relatório ECSMV; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Rafaella Martiniano Mendes

Relatório ECSMV; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Leandro Fernandes Jacques

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

EDILSON KELMER

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Ana Carolina Rosa Matheus

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Yone MIssão Stanger Monsores

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Sérgio Silvano Espinosa de Castro

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Marilia Kucera Ferreira

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Matheus Begehr Silva

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Michele de Souza

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Sabrina Lopes de Oliveira

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Gustavo Alfredo Olsson

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Camila da Silva Ribas

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Stella Schaefer

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

CAROLINA SCHEFELBANIS ARAUJO

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Ana Paula Vargas Peres

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Gabriel Antonio Fernandez da Silva

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Bárbara Baioco Salles

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Niceli de Lima Librelotto

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Karina Sommer Filla

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

José Francisco Mosqueiro Iop

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Gustavo José Klaus

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Lucas Michels

Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Luana Bolico Pletz Dias

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Danton Goulart Bittencourt

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Ana Paula Ancinello Cortelini

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Vanessa Tenedini

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Eduarda Campos da Costa

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Rita Magela Ferreira Almada

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Nathaly Toledo

Relatório de Estágio Curricular em Medicina Veterinária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Andressa Lachno

Relatório de Estágio curricular em Medicina Veterinária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Ângela Inácia Santos de Lima

Relatório de Estágio curricular em Medicina Veterinária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Caroline Grillo Zubiaurre

Relatório de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Fernando Cesar Veit

Relatório de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Phellipe Roges Marengo Silva

Relatório de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Roberto Carpenedo Caetano

Relatório de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Luana Polo

Relatório de estágio Curricular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Tainã Luiz de Souza

Relatório de estágio curricular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Isis Burtet Jankus

Relatório de estágio curricular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Gabriel Fernandez

Relatório de estágio curricular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Bruno Pes

Relatório de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Darlan Rossi

Relatório na área de Clínica de Pequenos Animais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Gabriela Casarotto Daniel

Relatório em Garantia de Qualidade de Leite; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Elizangela dos Reis

Relatório de Estágio curricular em Análises para detecção de Salmonella; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Everson Filipe Sabini

Relatório de estágio curricular em Clínica e Cirurgia de Bovinos de Leite; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Rafael Peroza

Relatório de estágio curricular em bovinocultura de leite; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Tainá Carolina Borça

Relatório de estágio curricular em Qualidade (Incubatório); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Priscila Regina Guerra

Controle de Salmonella sp; mediante o uso de vacina inativada - Revisão de Literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Elisa Fisch

Influência do bem-estar na qualidade da carne suína; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Aline Gil Alves Guilloux

"Influenza Aviária altamente patogênica na África"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Tamires dos Santos Glasenapp

Análise de fatores de risco associados à Dioctofimatose em Uruguaiana (RS); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Roniele dos Santos Valente

?Análise espaço-temporal da Leishmaniose Visceral Canina em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil?; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Debora da Cruz Payão Pellegrini;

Foi orientado por

Adriana de Souza Coutinho

Estágio na Clínica de Ruminantes; 1999; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Adriana de Souza Coutinho;

Jalusa Deon Kich

Avaliação de pontos de contaminação por Salmonella sp; e coliformes totais durante o preparo de dietas para suínos; ; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Jalusa Deon Kich;

Christian Hirsch

O método ELISA e sua aplicação na suinocultura; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Christian Hirsch;

Marilia Sá Carvalho

Análise espaço-temporal da Leishmaniose no município do Rio de Janeiro (1995-1999); 2003; 120 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilia Sa Carvalho;

Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso

AVALIAÇÃO DE PONTOS CRITICOS E RASTREABILIDADE DE FONTES DE CONTAMINAÇÃO POR Salmonella sp; NO PREPARO DE RAÇÕES PARA SUÍNOS; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso;

Produções bibliográficas

  • LAGRANHA, CAMILA ; PELLEGRINI, DEBORA C.P. ; PRADELLA, GABRIELA D. ; NAVA, SANTIAGO ; MOREL, NICOLAS ; DOYLE, ROVAINA ; KLAFKE, GUILHERME ; GALLINA, TIAGO ; RECK, JOSÉ . Can herd seroprevalence be used as an indicator of enzootic stability for bovine anaplasmosis? Insights from a case-control field study in Brazil. RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE , v. 171, p. 105232, 2024.

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Infection and the use of personal protective equipment among Primary Health Care workers during the COVID-19 pandemic. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 32, p. 1-10, 2024.

  • FERREIRA, PRISCILA TEIXEIRA ; BIDONE, NATHALIA DE BEM ; GROFF, FERNANDO ; DA SILVA, PATRÍCIA SILVA ; DE JESUS, MARIANA SILVEIRA ; PELLEGRINI, DEBORA DA CRUZ PAYAO ; DOYLE, ROVAINA LAUREANO ; RECK, JOSÉ ; KLAFKE, GUILHERME . Prevalence of and potential risk factors for multiple resistance to acaricides in Rhipicephalus (Boophilus) microplus ticks : A survey in the state of Rio Grande Do Sul , Brazil . MEDICAL AND VETERINARY ENTOMOLOGY , v. 1, p. 1, 2024.

  • KNORR, S. B. ; SILVA, F. R. ; LAGRANHA, C. S. ; SILVA FILHO, M. R. P. ; SANTOS, F. G. B. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; DOYLE, R. L. . Comparação de Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) sobre leishmaniose visceral no Rio Grande do Sul. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO , v. 14, p. 1-17, 2024.

  • MASSIA, L. I. ; GERMAIN, J. V. C. ; FARIAS, J. B. ; BASSO, F. P. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Aplicativo de vigilância e monitoramento de leishmaniose visceral canina (PampaCare LVC) - uma abordagem Saúde Única em Uruguaiana (RS). Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 11, p. 1, 2023.

  • FARIAS, F. M. ; MELLO, C. A. R. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; HASENACK, H. ; SCHERER, M. F. . O cerne do Pampa: Conhecendo o mais austral dos biomas brasileiros. CIÊNCIA E CULTURA , v. 4, p. 1-8, 2023.

  • PEREIRA, MARCO ROCHA ; TREIN, CRISTINA RODRIGUES ; WEBSTER, ANELISE ; DALLAGNOL, BRUNO ; GONCHOROSKI, GREICE ZORZATO ; PELLEGRINI, DÉBORA PAYÃO ; DOYLE, ROVAINA ; KLAFKE, GUILHERME ; RECK, JOSÉ . Comparison of Seroprevalence and Identification of Risk Factors for Theileria equi in Horses From Vector-Free and Infested Areas in Southern Brazil. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. 126, p. 104241, 2023.

  • ILARRAZ MASSIA, LAURA ; DANIELA QUEVEDO LAMADRIL, RITA ; GOULART BITTENCOURT, DANTON ; DIAS MARQUES, GISELE ; LEONOR HURTADO CELIS, ELIANA ; DA SILVA ZIANI, JARBAS ; HARTER, JENIFER ; DE SOUZA TASSINARI, WAGNER ; DA CRUZ PAYÃO PELLEGRINI, DÉBORA . Leishmaniose visceral: uma proposta para a mensuração da percepção dos profissionais de saúde em Uruguaiana (Rio Grande do Sul). Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 10, p. 61, 2022.

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Skin color and health care in the pandemic: population survey with women in BAGÉ-RS / Cor da pele e a assistência em saúde na pandemia: inquérito populacional com mulheres em BAGÉ-RS. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 14, p. 1-8, 2022.

  • SANTOS, LEONARDO POZZA DOS ; SCHÄFER, ANTÔNIO AUGUSTO ; MELLER, FERNANDA DE OLIVEIRA ; HARTER, JENIFER ; NUNES, BRUNO PEREIRA ; SILVA, INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA ; PELLEGRINI, DEBORA DA CRUZ PAYÃO . Tendências e desigualdades na insegurança alimentar durante a pandemia de COVID-19: resultados de quatro inquéritos epidemiológicos seriados. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 37, p. 1-14, 2021.

  • BARROS, A. J. D. ; VICTORA, C. G. ; MENEZES, A. M. B. ; HORTA, B. L. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; HALLAL, P. C. . Population-level seropositivity trend for SARS-Cov-2 in Rio Grande do Sul, Brazil. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 55, p. 1-11, 2021.

  • SANTOS, L. P. ; SCHAFER, A. A. ; MELLER, F. O. ; SILVA, I. C. ; NUNES, B. P. ; HARTER, J. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Association between food insecurity and major depressive episodes amid Covid-19 pandemic: results of four consecutive epidemiological surveys from southern Brazil. PUBLIC HEALTH NUTRITION , v. 24, p. 1, 2021.

  • GONÇALVES, LESSANA M. ; POZZOBON, RICARDO ; DOS ANJOS, BRUNO L. ; PELLEGRINI, DÉBORA C.P. ; AZEVEDO, MARCOS S. ; DAU, STEFANO L. ; OLIVEIRA, GUILHERME P. ; KLAUS, ROSANA . Radiological Evaluation of Juvenile osteochondral Conditions in Brazilian Warmblood Horse. JOURNAL OF EQUINE VETERINARY SCIENCE , v. 85, p. 102844, 2020.

  • CROCHEMORE-SILVA, INÁCIO ; KNUTH, ALAN GOULARTE ; WENDT, ANDREA ; NUNES, BRUNO PEREIRA ; HALLAL, PEDRO CURI ; SANTOS, LEONARDO POZZA ; HARTER, JENIFER ; PELLEGRINI, DÉBORA DA CRUZ PAYÃO . Prática de atividade física em meio à pandemia da COVID-19: estudo de base populacional em cidade do sul do Brasil. Ciencia & Saude Coletiva , v. 25, p. 4249-4258, 2020.

  • PEREIRA, JULIANO GONÇALVES ; SOARES, VANESSA MENDONÇA ; TADIELO, LEONARDO ERENO ; DOS SANTOS, EMANOELLI APARECIDA RODRIGUES ; LOPES, GRACIELA VOLZ ; DA CRUZ PAYÃO PELLEGRINI, DÉBORA ; DUVAL, EDUARDA HALLAL ; DA SILVA, WLADIMIR PADILHA . Foods introduced into Brazil through the border with Argentina and Uruguay: Pathogen detection and evaluation of hygienic-sanitary quality. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD MICROBIOLOGY , v. 283, p. 22-27, 2018.

  • BARZONI, C. S. ; NOGUEIRA, D. M. P. ; MARQUES, G. D. ; DIEHL, G. N. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; BRUM, M. C. S. . Equine infectious anemia in the western region of Rio Grande do Sul, Brazil. CIÊNCIA RURAL , v. 48, p. 1-8, 2018.

  • PEREIRA, J. G. ; SOARES, V. M. ; SANTOS, E. E. ; TADIELO, L. E. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; DUVAL, E. H. ; SILVA, W. P. . Profile of the illegal import of products of animal origin to Brazilian cities at the border with Argentina and Uruguay. JOURNAL OF FOOD PROTECTION , v. 80, p. 1605, 2017.

  • MASSIA, L. I. ; LAMIDRIL, R. D. Q. ; WELICKS, J. R. ; BITTENCOURT, R. ; BITTENCOURT, D. G. ; MARQUES, G. D. ; CELIS, E. L. H. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Leishmaniose visceral canina em três bairros de Uruguaiana - RS. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 4, p. 113, 2016.

  • CASANOVA, V. ; APPIO, J. ; KOHL, E. ; MICHAELSEN, T. R. ; PAIM, D. S. ; BRUNETTO, T. R. ; SABEDOT, C. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; BENNEMANN, P. E. ; COLLET, S. G. ; GIRARDINI, L. K. . Mastite bovina: prevalência, perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos e detecção de genes associados à formação de biofilmes em Staphylococcus aureus.. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 37, p. 1369-1378, 2016.

  • RIOS SENGER, FRANCIANE ; ALMEIDA ALVES, IZABEL ; DA CRUZ PAYÃO PELLEGRINI, DÉBORA ; CRISTINA PRESTES, DAIANE ; FRAGA DE SOUZA, EDÚ ; DALLA CORTE, EZEQUIEL . PREVALÊNCIA DA COLONIZAÇÃO POR Streptococcus agalactiae EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE SANTO ÂNGELO - RS. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção , v. 6, p. 1, 2016.

  • GIRARDINI, L. K. ; PAIM, D. S. ; LOPES, G. V. ; CAMPOS, T. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CARDOSO, M. . Antimicrobial resistance profiles of Staphylococcus aureus clusters on small dairy farms in Southern Brazil. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 36, p. 951-956, 2016.

  • PELLEGRINI, DÉBORA DA CRUZ PAYÃO ; PAIM, DANIEL SANTOS ; LIMA, GUSTAVO JÚLIO MELLO MONTEIRO DE ; PISSETTI, CAROLINE ; KICH, JALUSA DEON ; CARDOSO, MARISA RIBEIRO DE ITAPEMA . Distribution of Salmonella clonal groups in four Brazilian feed mills. Food Control , v. 47, p. 672-678, 2015.

  • LOPES, G. V. ; PISSETTI, C. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; SILVA, L. E. ; CARDOSO, M. . Resistance Phenotypes and Genotypes of Salmonella enterica subsp. enterica Isolates from Feed, Pigs, and Carcasses in Brazil. Journal of Food Protection , v. 78, p. 407-413, 2015.

  • GIRARDINI, L. K. ; GRESSLER, L. T. ; COSTA, M. M. ; BOTTON, S. A. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; VARGAS, A. C. . Perfil de suscetibilidade antimicrobiana e presença do gene vapA em Rhodococcus equi de origem humana, ambiental e equina. Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) , v. 33, p. 735-740, 2013.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; PAIM, D. S. ; LIMA, G. J. M. M. ; KICH, J. D. ; COLDEBELLA, A. ; CARDOSO, M. R. I. . Inspeção de boas práticas de fabricação e enumeração de coliformes. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 34, p. 3767-3776, 2013.

  • HEIN, H. E. ; MACHADO, G. ; MIRANDA, I. C. S. ; COSTA, E. F. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; DRIEMEIER, D. ; CORBELLINI, L. G. . Neosporose bovina: avaliação da transmissão vertical e fração atribuível de aborto em uma população de bovinos no Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 32, p. 396-400, 2012.

  • Ferronatto, A.I. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; GUERRA, P. R. ; CARDOSO, M. . Distribuição de grupos clonais de Listeria monocytogenes em carcaças e no ambiente de matadouros frigoríficos de suinos. Archives of Veterinary Science , v. 17, p. 42/1517-784-x-49, 2012.

  • CORBELLINI, L. G. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; DIAS, R. A. ; RECKZIEGEL, A. ; Todeschini, B. ; Bencke, G. A. . Risk Assessment of the Introduction of H5N1 Highly Pathogenic Avian Influenza as a Tool to be Applied in Prevention Strategy Plan. Transboundary and Emerging Diseases , v. 59, p. 106-116, 2012.

  • CORBELLINI, L. G. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; DIAS, R. A. ; RECKZIEGEL, A. M. ; TODESCHINI, B. ; BENCKE, G. A. . Risk Assessment of the Introduction of H5N1 Highly Pathogenic Avian Influenza as a Tool to be Applied in Prevention Strategy Plan. TRANSBOUND EMERG DIS , v. 59, p. 106-116, 2011.

  • MESQUITA, M. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; PIRES NETO, J. S. ; REIS, G.R. ; MEDEIROS, C. ; CORBELLINI, L. G. . Análise de série temporal para avaliação do perfil sorológico da leptospirose bovina no Estado do Rio Grande do Sul de 1996 a 2006. Arquivos do Instituto Biológico (Online) , v. 77, p. 381-387, 2010.

  • TASSINARI, W. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; SÁ, Claudio Bustamente Pereira de ; Reis, R.B. ; KO, Albert ; CARVALHO, M.S. . Detection and modelling of case clusters for urban leptospirosis.. TM & IH. Tropical medicine and international health (Print) , v. 13, p. 503-512, 2008.

  • BANDEIRA, R. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CARDOSO, M. . Ocorrência de Salmonella sp. em cortes de pernil provenientes de lotes suínos portadores ao abate. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 35, p. 203-208, 2007.

  • TASSINARI, W. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CARVALHO, M.S. ; SABROZA, P.C. . Distribuição espacial da leptospirose no Município do Rio de Janeiro, Brasil,ao longo dos anos de 1996-2000. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 20, p. 1721-1729, 2004.

  • MACHADO, H. H. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; BONNA, I.C.F ; RESENDE, D. M. ; DETMANN, E. ; BETERCHINI, A. . Influência dos níveis de suplementação de ferro dextrano sobre o desempenho e características hematológicas de leitões. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4772 Revista de Ciências da Vida) , v. 23, p. 319-320, 2003.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; LIMA, G. J. M. M. . Salmonela na suinocultura brasileira: do problema ao controle. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2015.

  • KUANA, S. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Produção de Frangos de Corte. 2. ed. Campinas: FACTA, 2014. v. 1. 565p .

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; LIMA, G. J. M. M. ; KICH, J. D. ; CARDOSO, M. . Ocorrência de Salmonella nas fábricas de ração. Suinocultura Industrial, , v. 251, 20 jun. 2013.

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Fatores de risco para a contaminação por Salmonella ao longo da cadeia de produção de rações de suínos. In: IV Simpósio Internacional de Suinocultura, 2011, Porto Alegre. IV Simpósio Internacional de Suinocultura, 2011. v. IV.

  • PELLEGRINI, D. C. P. . A Salmonella é um problema nas fábricas de ração animal no Brasil?. In: Avesui América Latina 2010, 2010, Florianópolis. Anais Avesui América Latina 2010, 2010.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; CELIS, E. L. H. ; COSTA, E. F. . Qualitative risk assessment of animal meal applied to swine production. In: 12th International Symposium on the Epidemiology and Control of Biological, Chemical and Physical Hazards in Pigs and Pork (SAFEPORK), 2017, Foz de Iguaçu. 12th Safepork 2017, 2017.

  • PISSETTI, CAROLINE ; KICH, JALUSA DEON ; ALLEN, H. K. ; NAVARRETE, C. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; Mores, N. ; CARDOSO, M. R. I. . Escherichia coli resistance and gut microbiota profile in pigs raised with different antimicrobial administration in feed. In: 12th International Symposium on the Epidemiology and Control of Biological, Chemical and Physical Hazards in Pigs and Pork (SAFEPORK), 2017, Foz de Iguaçu. 12th Safepork 2017, 2017.

  • BITTENCOURT, D. G. ; VALENTE, R. S. ; MASSIA, L. I. ; WELICKS, J. R. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Sinais clínicos associados à Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em casos confirmados em Uruguaiana (RS).. In: VII Congresso Latino-americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2015, Búzios. Anais VII Congresso Latino-americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2015.

  • SOUZA, T. L. ; BITTENCOURT, D. G. ; MATTOS, K. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Quatro Patas: Vigilância e Conscientização. In: VII Congresso Latino-americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2015, Búzios. Anais VII Congresso Latino-americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2015.

  • VALENTE, R. S. ; GUILHARDO, Y. ; BITTENCOURT, D. G. ; MASSIA, L. I. ; LAMIDRIL, R. D. Q. ; WELICKS, J. R. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Análise Espacial da Leishmaniose Visceral Canina em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil (2012-2013). In: 42º Conbravet, 2015, Curitiba. Anais 42º Conbravet, 2015.

  • MASSIA, L. I. ; LAMIDRIL, R. D. Q. ; WELICKS, J. R. ; VALENTE, R. S. ; BITTENCOURT, R. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Leishmaniose visceral canina em Uruguaiana (RS) - Relato de caso autóctone e dados epidemiológicos do período de 2009 a 2013. In: 42º Conbravet, 2015, Curitiba. Anais 42º Conbravet, 2015.

  • BITTENCOURT, D. G. ; VALENTE, R. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Análise espaço-temporal da Leishmaniose Visceral Canina em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil?. In: Conbravet, 2014, Gramado. Anais 41º Conbravet, 2014.

  • PELIZZA, A. ; DANIEL, G. C. ; BRESSAN, D. ; SAREMBA, C. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; BIONDO, N. ; DALLANORA, D. . Parâmetros químicos, físicos, microbiológicos e sensibilidade de patógenos isolados na urina de fêmeas suínas gestantes. In: PorkExpo 2012, 2012, Curitiba. Anais - Trabalhos científicos, 2012. v. II. p. 165-166.

  • PIOVEZAN, J. L. ; BIN, V. T. L. ; PELIZZA, A. ; POZZAN, M. ; BIONDO, N. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; DALLANORA, D. . Mumificação fetal em suínos: tamanho médio dos mumificados ao parto, efeito do número de nascidos totais e da ordem de parto da matriz. In: PorkExpo 2012, 2012, Curitiba. Anais - Artigos científicos, 2012. v. II. p. 197-198.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; PAIM, D. S. ; LIMA, G. J. M. M. ; KICH, J. D. ; COLDEBELLA, A. ; CARDOSO, M. . Identification of Salmonella clonal groups and enterobacteria quantification in different risk areas of manufacturing process in four Brazilian feed mills. In: Safepork, 2011, Maastricht. Safepork - 9th International Conference on the Epidemiology and Control of biological, chemical and physical hazards in pigs and pork, 2011. p. 279-282.

  • ESCOPELLI, K. S. ; FERRANTI, O. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Avaliação da prevalência de Giardia lamblia em cães e gatos com realização de três exames utilizando o método de Faust & Cols. In: XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2012, São Luis. Anais, 2012.

  • MICHAELSEN, T. R. ; DALL AGNOL, A. M. ; BAZZAN, A. E. ; KOHL, E. ; APPIO, J. ; CASANOVA, V. ; GIRARDINI, L. K. ; PELLEGRINI, D. C. P. . Caracterização fenotípica e perfil de resistência aos antimicrobianos de Escherichia coli isoladas de suínos neonatos com suspeita de colibacilose. In: Congresso Latinoamericado de Microbiologia - XXI ALAM, 2012, Santos. Congresso Latinoamericado de Microbiologia - XXI ALAM, 2012.

  • KOHL, E. ; BRUNETTO, T. R. ; SABEDOT, C. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CONY, A. V. ; GIRARDINI, L. K. . Avaliação do uso de vacina viva modificada com cepa de Escherichia coli e antimicrobianos na ocorrência de colibacilose aviária. In: I Congresso Regional de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, 2012, Xanxerê. Anais I Congresso Regional de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, 2012.

  • PAIM, D. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; LIMA, G. J. M. M. ; COLDEBELLA, A. ; KICH, J. D. ; CARDOSO, M. . Freqüência de isolamento de Salmonella sp. e Enterobactérias em fábricas de ração para suínos. In: Avisulat 2010, 2010, Bento Gonçalves. Anais Avisulat 2010, 2010.

  • da Gloria, Eduardo Micotti ; LIMA, G. J. M. M. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; Marzola, Fernanda ; Abdallah, M.F.I. ; Borges, F.C. ; Calori-Domingues, M.A. ; Gasparotto, B. ; Mazotti, N.C. ; Rovariz, R. . Water activity, total fungi load and mycotoxins contamination during production of swine feed. In: International Conference on Pet Food Quality & Safety, 2010, Florianópolis. Abstract book International Conference on Pet Food Quality & Safety. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. v. 14. p. 59-59.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; PAIM, D. S. ; LIMA, G. J. M. M. ; KICH, J. D. ; COLDEBELLA, A. ; CARDOSO, M. . Freqüência de isolamento de Salmonella sp. e de enterobactérias em diferentes áreas de fábricas de ração para suínos. In: 14° Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas de Suínos-ABRAVES, 2009, Uberlândia - MG. Anais 14º ABRAVES, 2009.

  • PAIM, D. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CARDOSO, M. . Avaliação de frequência de isolamento de enterobactérias em fábricas de dietas para suínos. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2009.

  • GOLDBERG, A. M. G. ; ARGENTI, L. E. ; FACCIN, J.E.G. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; BORTOLOZZO, F. P. ; WENTZ, I. ; CARDOSO, M. . Contaminação bacteriana da água do centro de difusão genética e suas consequências na dose inseminante. In: Pork Expo 2008, 2008, Curitiba. Anais Pork Expo 2008, 2008.

  • GONCALVES, M. A. D. ; MESQUITA, R. C. T. ; ASSANOME, W. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; LIPPKE, R. T. ; HERES, T. ; MORENO, A.M. ; BARCELLOS, D. E. S. N. . Virulence factors among E.coli strains isolated from cases of diarrhea in pigs in Brazil. In: 20 th IPVS Congress, 2008, Durban. Proceedings of the 20th IPVS Congress, 2008.

  • GUILLOUX, A. G. A. ; COSTA, E. F. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CORBELLINI, L. G. . Avaliação de Questionário como ferramenta epidemiológica de diagnóstico. In: 35º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), 2008, Gramado. Anais 35º CONBRAVET, 2008.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; REICKEL, G. ; RECKZIEGEL, A. M. ; TODESCHINI, B. ; CORBELLINI, L. G. . Análise de risco de Influenza Aviária altamente patogênica H5N1 no estado do Rio Grande do Sul e sua implicação no processo de tomada de decisões. In: I Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticinios AVISULAT, 2008, Bento Gonçalves. Anais I AVISULAT 2008, 2008.

  • TASSINARI, W. S. ; PELLEGRINI, D. C. P. ; CARVALHO, M.S. ; SABROZA, P.C. . TENDÊNCIA GEOGRÁFICA DA LEPTOSPIROSE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO 1996-1999. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004. v. 0. p. 0-0.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; SABROZA, P.C. ; CARVALHO, M.S. . Análise espaço-temporal da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro (1995-1999). In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Anais VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; SABROZA, P.C. ; CARVALHO, M.S. . Análise Espacial da Leptospirose no Município do Rio de Janeiro (1995-1999). In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia EPI 2002, 2002, Curitiba. Anais EPI 2002, 2002.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; CARVALHO, M.S. ; SABROZA, P.C. . Análise Espacial de Leptospirose no Município do Rio de Janeiro (1995 - 1999). In: VII Jornada Científica da Pós Graduação - FIOCRUZ, 2001, Rio de Janeiro. Anais da VII Jornada Científica da Pós Graduação - FIOCRUZ, 2001.

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; Gumarães, A.M. . Estudo Epidemiológico do Complexo Tristeza Parasitária Bovina na Microrregião de Lavras, MG. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFLA - CISESAL, VII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, 1999, Lavras. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UFLA - CICESAL, VII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, 1999.

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Doenças Relacionadas às Catástrofes Ambientais no Rio Grande do Sul. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Roda de Conversa: Classe de Autocuidado entre Mulheres. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Zoonoses. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Mindfulness. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Saúde Pública em Medicina Veterinária. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Resistência microbiana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Organização Mundial da Saúde (OMS): Os 10 desafios para a saúde mundial em 2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . O que é Saúde Única?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Controle de Salmonella em fábricas de ração e subprodutos de origem animal: situação atual e perspectivas futuras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. ; KICH, J. D. ; CARDOSO, M. . Salmonella in Brazilian pork production chain: present status and perspectives. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Caracterização Fenotipica e Genotipica de biofilmes de Salmonella sp. em industrias de alimentos e fábricas de ração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PELLEGRINI, D. C. P. . Fatores de risco para a contaminação por Salmonella ao longo da cadeia de produção de rações de suínos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

PELLEGRINI, D. C. P. . PampaCare LVC. 2023.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS, Descrição: As preocupações com a poluição do meio ambiente e mudanças climáticas tem aumentado nos últimos anos. Um dos grandes emissores de poluentes são as unidades de saúde. Num contexto em que se disseminam estratégias de redução de poluentes no ambiente, se constatam alternativas para essa redução, inclusive no âmbito da saúde. Este projeto de pesquisa visa averiguar os impactos do programa de intervenção de prescrição de natureza na saúde das pessoas com doenças respiratórias crônicas. Isso se dará por meio de prescrições de natureza, ou seja, um programa de intervenções para grupos de: crianças; adolescentes; adultos; e idosos. Será feito a aplicação de instrumentos antes e depois deste programa de intervenção de prescrição de natureza para averiguar os impactos na saúde dos participantes. Essa pesquisa pode ser considerada piloto, e ao se verificar os benefícios, espera-se que este tipo de prescrição se torne uma realidade nas instituições de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Rovana Kinas Bueno - Integrante / Felipe Haniel Fernandes Derre Torres - Integrante / Marilyn Nilda Esther Urrutia de Pereira - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    PROJETO ANGATU, Descrição: A saúde mental é essencial para o bem-estar e um direito humano fundamental. Ter saúde mental significa ter completa capacidade de se relacionar, se desenvolver para enfrentar desafios, dificuldades e prosperar. As consequências econômicas decorrentes dos transtornos mentais são enormes, uma vez que a perda da produtividade e outros custos indiretos para a sociedade muitas vezes superam os recursos destinados à atenção da saúde mental (OMS, 2022). A emergência de patologias de ordem mental atingiu níveis alarmantes na sociedade moderna, principalmente após a pandemia de COVID-19. Além disso, não há como negar a existência do sofrimento no ambiente universitário, ocasionados pelas mais diversas causas como demandas excessivas de estudo e trabalho, precarização das condições trabalhistas e de infraestrutura, incentivo ao ensino à distância alavancado por plataformas virtuais, cenário de incertezas agravado pela pandemia, entre outros. Tais fatores têm produzido um clima de medo, silêncio, ameaça e solidão nas instituições de ensino, o que tem gerado estremecimento nas relações de trabalho e um cenário propício para o desenvolvimento de transtornos mentais e patologias de solidão. O uso das intervenções baseadas em mindfulness no ambiente universitário busca intervir no ciclo vicioso estresse-agressividade-estresse, buscando interrompê-lo, a fim de tornar o ecossistema escolar mais confortável e favorecer a atividade didática e relacional. Este projeto tem como objetivo avaliar os efeitos de Intervenções baseadas em Mindfulness e Compaixão no bem-estar e autocuidado de estudantes universitários e servidores vinculados à Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Uruguaiana (RS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Patricia Altermann da Rosa - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Efetividade das versões Online Síncrona e Assíncrona do Protocolo MBRP SER entre universitários: Ensaio clínico randomizado controlado multicêntrico, Descrição: Intervenções baseadas em Mindfulness (IBMs) apresentam evidências de benefícios para a promoção da saúde mental entre universitários. Originalmente oferecidas em formato presencial grupal, novas versões online das IBMs ganharam visibilidade a partir da pandemia da COVID-19. No entanto, faltam estudos clínicos comparativos consistentes sobre a efetividade das novas modalidades online. Este estudo tem por objetivo avaliar comparativamente a efetividade de duas modalidades do Protocolo MBRP online, síncrono (OnS) e assíncrono (OnA), tendo a versão original em grupo presencial (PrS) como padrão-ouro. O projeto envolve um estudo multicêntrico de métodos mistos, com ensaio randomizado controlado de três braços, com cerca de 300 universitários divididos nos três grupos (OnS, OnA e PrS). Serão recrutados estudantes de ambos os sexos entre 18 a 35 anos, de seis universidades brasileiras (Unifesp/SP, UFES/ES, UniOpet/PA e UENP/PA, Unipampa/RS e Anhanguera-Pelotas/RS). Serão avaliadas medidas psicométricas consolidadas (mindfulness, ansiedade, depressão, estresse percebido, sono e Bem-Estar) e inovadoras (autocuidado, autocompaixão e regulação emocional) pré e pós-intervenções. Serão realizadas observações de campo, entrevistas qualitativas individuais e/ou coletivas gravadas em áudio. Para análises estatísticas será utilizado o teste t pareado, McNemar, Qui-quadrado, Fisher e/ou ANOVA. Os conteúdos qualitativos serão transcritos e submetidos à Análise de Conteúdo, com triangulação por pares e auxílio do software NVivo. Os resultados esperados podem oferecer esclarecimentos sobre os prós e contras de cada uma das modalidades em estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Ana Regina Noto - Coordenador / Marilia Silva de Souza - Integrante / Ana Cristina Atanes - Integrante / Mayra Machado - Integrante / Leticia Oliveira - Integrante / Eveli Truksinas - Integrante / Thaynara Pereira - Integrante / Beatriz Iannotta - Integrante / Eroy A Silva - Integrante / Eliane Lucas dos Santos - Integrante / Paola Palombo - Integrante / Ana Lucia de Moraes Horta - Integrante / Andrea Aurelio Borges - Integrante / Giovanna Gonçalves Gallo - Integrante / Sarah Bowen - Integrante.

  • 2022 - 2024

    Fundamentação para o Empreendedorismo Social na Unipampa, Descrição: Espera-se da academia que as inovações produzidas por alunos virem negócios em spin-offs. Apesar de observarmos em nossos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação um grande potencial para os produtos desenvolvidos, principalmente oriundos em disciplinas que possuem caráter de extensão como Resolução de Problemas, na prática nós não observamos a materialização destes softwares em produtos que possam ser incubados em startups. Nossos alunos geralmente se dissipam, e perdemos esse capital intelectual que poderia levar para ações empreendedoras em potencial. A menos que algumas ações empreendedoras caiam nas graças de investidores anjos, a grande maioria das inovações lançadas institucionalmente simplesmente não conseguirá continuidade e será engavetada. Este projeto de pesquisa pretende identificar atributos de qualidade de ações empreendedoras, em especial aquelas associadas com empreendedorismo social, de modo a direcionar inovações da academia para ações que possam ser continuadas nas incubadoras de empresa de base tecnológica, como spin-offs sustentáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Fábio Basso - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    PLATAFORMA INTEGRATIVA DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO DE LEISHMANIOSE VISCERAL PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE SAÚDE, Descrição: A leishmaniose visceral (LV) é uma doença tropical negligenciada que só pode ser compreendida e enfrentada sob uma abordagem de saúde única que prevê a união das ciências humana, animal e ambiental. Trata-se de uma doença sistêmica endêmica em 13 países das Américas com uma média de 3.400 novos casos por ano que acomete, principalmente, crianças menores de cinco anos e pode estar associada à desnutrição, condições imunossupressoras como HIV-AIDS e outras comorbidades. O objetivo desse projeto é desenvolver uma plataforma de gerenciamento de dados que proporcione monitoramento, integração e análise de informações referentes à saúde humana, animal e ambiental para fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle da LV. O acesso a informações e indicadores obtidos de diversas origens possibilitará a adoção de ações capazes de atenuar e controlar o crescimento da leishmaniose visceral em nossa região e nos demais locais acometidos por essa doença.A leishmaniose visceral (LV) é uma doença tropical negligenciada que só pode ser compreendida e enfrentada sob uma abordagem de saúde única que prevê a união das ciências humana, animal e ambiental. Trata-se de uma doença sistêmica endêmica em 13 países das Américas com uma média de 3.400 novos casos por ano que acomete, principalmente, crianças menores de cinco anos e pode estar associada à desnutrição, condições imunossupressoras como HIV-AIDS e outras co-morbidades. O objetivo desse projeto é desenvolver uma plataforma de gerenciamento de dados que proporcione monitoramento, integração e análise de informações referentes à saúde humana, animal e ambiental para fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle da LV. O acesso a informações e indicadores obtidos de diversas origens possibilitará a adoção de ações capazes de atenuar e controlar o crescimento da leishmaniose visceral em nossa região e nos demais locais acometidos por essa doença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Laura Ilarraz Massia - Integrante / Fábio Basso - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Startup Igniter - Transformando o aluno empreendedor, Descrição: Este projeto prevê a abertura de ações de cunho empreendedor para a realização de atividades que visam transformar e concretizar a cultura empreendedora nos alunos da Unipampa, em especial dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação, numa futura empresa denominada Startup Igniter que atue como aceleradora de empresas de cunho regional. Nossos cursos de graduação já preveem nos currículos disciplinares temáticas sobre empreendedorismo. No entanto, tem-se observado que, tipicamente, o incentivo para a abertura de Startups acaba quando se encerra uma disciplina. O Pampatec faz sua parte, trazendo eventos e incentivos, mas a interação com os programas de graduação ainda é fraca se comparada ao potencial existente. Este projeto pretende preencher esta lacuna. Pretende-se conduzir atividades visem o planejamento de requisitos para transferência de tecnologia para a sociedade, com escopo amplo que cubra desde a transferência de conhecimento até a transferência de produto tecnológico, para o setor público, privado ou para startups, estas que podem ser incentivas por meio de spin-offs da graduação e dos programas de pós-graduação da Unipampa. O objetivo é preencher uma lacuna que ainda existe em nossa Universidade, particularmente no campus de Alegrete que é gerador de produtos tecnológicos. Sabe-se que vender a ideia de um software ou hardware é diferente de vender uma ideia de refrigerante, mas nossos alunos ainda não tem essa noção clara. Talvez nem tenham boa noção os pesquisadores orientadores, uma vez que nem SEBRAE e nem o Pampatec tem uma definição mapeada para startups de alta tecnologia. Buscamos explorar as opções para então direcionar os alunos para o melhor caminho, estabelecendo assim a seguinte ponte: entre as atividades da tríade ensino-pesquisa-extensão, para com a incubadora de empresas Pampatec e o programa institucional denominado Educação Empreendedora. Estes vem atuando em nível institucional e procuramos atuar num problema mais regional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Fábio Paulo Basso - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Epidemiologia, controle e prevenção de zoonoses na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Descrição: A emergência da COVID-19 enfatiza a urgência pelo desenvolvimento e aprimoramento de ações proativas e holísticas na detecção, prevenção e predição de enfermidades exóticas e endemias antes que atinjam elevadas proporções de disseminação e fatalidade. Doenças antes restritas à ecossistemas fechados em equilíbrio durante séculos propiciaram a evolução conjunta de microrganismos e espécies reservatórias. Hoje habitamos ambientes excessivamente modificados pelo crescimento desordenado dos centros urbanos, em condições muitas vezes insalubres pela falta de acesso à água potável, rede de esgoto e alimentação adequada. Os efeitos da emergência climática provavelmente atuarão na dinâmica de interação desses fatores, podendo afetar o alcance, a distribuição e a diversidade de patógenos e possivelmente a morbidade e mortalidade associada a ocorrência destes. Neste contexto, a busca por uma melhor compreensão acerca dos principais determinantes associados aos agentes etiológicos, hospedeiros e meio ambiente auxiliaria no controle e prevenção das diversas enfermidades com potencial epidêmico e até pandêmico (COOKER et al., 2011; REPERANT et al., 2013, ATLAS, 2013; BINOT et al, 2015; KELLY et al., 2017). O objetivo desse projeto é desenvolver e aplicar estudos epidemiológicos, estatísticos e computacionais, incluindo sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto no monitoramento, integração e análise de informações referentes à saúde humana, animal e ambiental para fortalecer as ações de vigilância e mapeamento de surtos, epidemias e endemias zoonóticas na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Objetivo 1: Desenvolver uma plataforma de gerenciamento de dados que proporcione o monitoramento, integração e análise de informações referentes à saúde humana, animal e ambiental para fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle de Arboviroses (Aedes aegypti) e leishmaniose visceral. (Projeto de doutorado da discente Laura Illaraz Massia). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Wagner de Souza Tassinari - Integrante / Laura Ilarraz Massia - Integrante / Jenifer Harter - Integrante / Fábio Paulo Basso - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Inquérito Populacional da COVID-19 em Bagé: prevalência, impactos econômicos e na saúde mental da população, Descrição: Desde a pandemia de gripe espanhola, ocorrida entre os anos de 1918 e 1920 e que vitimou entre 50 e 100 milhões de pessoas, o mundo enfrenta hoje a maior emergência em Saúde Pública decorrente da pandemia em curso pela COVID-19. Bagé é, até o momento, a terceira cidade do RS com maior número de casos confirmados (27 casos até 07/04), atrás da capital Porto Alegre (272 casos) e de Caxias do Sul (31 casos). No entanto, Bagé é o município do RS com o maior número de casos por 100 mil habitantes, apresentando uma taxa de incidência de 22,3 casos a cada 100 mil pessoas (vs. 18,3 em Porto Alegre e 6,1 em Caxias do Sul). Uma das hipóteses mais prováveis para que a taxa de incidência esteja tão alta no município de Bagé é o fato de o SARS-CoV-2 ter chegado e se disseminado no município pelo serviço de saúde, isto é, os primeiros infectados foram profissionais de saúde que, assintomáticos nos primeiros dias, seguiram com sua rotina de trabalho normalmente. Assim, o contato direto dos profissionais infectados com outros profissionais e com usuários do sistema de saúde foi o gatilho necessário para uma expansão rápida do vírus pelo município. O presente estudo tem como objetivo principal estimar a prevalência de pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 em Bagé através de inquéritos epidemiológicos sequenciais, bem como avaliar os impactos socioeconômico e na saúde mental da população geral de Bagé oriundos das medidas de distanciamento social aplicadas no município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Jenifer Harter - Integrante / Leonardo Pozza dos Santos - Integrante / Bruno Pereira Nunes - Integrante / Inácio Crochemore Mohnsam da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Análise espaço-temporal dos casos de Leishmaniose Visceral Canina no Município de Itaqui (2006 a 2016), Descrição: A LV encontra-se em franca expansão em diversas áreas em todo o Brasil, com casos humanos e caninos sendo relatados em áreas rurais e urbana (OLIVEIRA DE ANDRADE et al., 2014). O emprego de ferramentas disponíveis no Sistema de Informação Geográfica (SIG) colaboram para uma melhor compreensão dos fenômenos ao incorporar a ação do meio ambiente na disseminação e perpetuação da doença. Estudos ecológicos na área da epidemiologia ilustram de forma pontual a prevalência da doença em grupos populacionais comparando ou diferenciando populações em áreas de risco definidas. No município de Itaqui (RS), os registros oficiais de casos positivos de cães infectados com Leishmaniose, ocorreram são a partir do ano de 2009. O objetivo do presente estudo será analisar espaço-temporalmente os casos confirmados de Leishmaniose Visceral Canina obtidos na Vigilância Sanitária de Itaqui (RS), entre o intervalo de março de 2009 até dezembro de 2016, utilizando as ferramentas de SIG para avaliar a evolução de casos no município, detecção de aglomerados espaço-temporais (clusters) e assim delinear um plano de ação para controle e redução da prevalência neste município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Heinrich Hasenack - Integrante / Gisele Dias Marques - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Tecnologias para destinação de animais mortos, Descrição: A compostagem é, atualmente, a única tecnologia recomendada para o tratamento de animais mortos. No entanto, o aumento da escala de produção, aliado à crescente escassez de mão-de-obra nas diferentes regiões de produção no mundo, levou à necessidade de encontrar outras alternativas para a destinação dos animais mortos gerados nas unidades produtoras. A mortalidade de animais em granjas não é desejável, ocorre por várias causas, mas é um fato normal, desde que dentro de taxas aceitáveis. Todavia, a falta de conhecimento científico e de regulamentação oficial no Brasil resulta na destinação inadequada desse resíduo da produção com riscos à saúde pública e dos rebanhos, além de contaminação ambiental. Vários países, entre eles os Estados Unidos, membros da União Europeia e a Austrália, padronizaram e regulamentaram os procedimentos de destino destes animais mortos, seja nas próprias granjas ou em plantas processadoras específicas, passando a exigir o mesmo tratamento dos países exportadores. Atualmente, não existe no Brasil uma legislação específica que oriente sobre o melhor destino desses animais mortos. Além disso, não se sabe corretamente em que condições tais atividades são realizadas, nem quais os destinos dos subprodutos gerados e o seu risco de contaminação. Esse tema envolve o processamento na própria granja e em unidades externas às granjas que utilizam-se de diversas formas de tratamento. Neste caso, deverão ser regulamentadas as etapas de armazenamento nas granjas, remoção, transporte e recebimento/armazenamento/processamento dos animais mortos na unidade processadora. A urgência da resolução desse problema vem sendo cobrada por diversos segmentos do setor produtivo que buscam no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na Embrapa a normatização dessa atividade o mais breve possível, para dar sustentabilidade à cadeia produtiva. Além disso, há o risco de ameaças ao comércio de carnes brasileiras para o mercado interacional, o que afetaria a economia do país e a manutenção de empregos. A execução das atividades e planos de ação deste projeto seguirá uma lógica que tem por objetivo aproveitar tecnologias já existentes para o tratamento e/ou reciclagem de resíduos agropecuários que podem ser adaptadas para o tema em questão, reduzindo esforços e custos de pesquisa. Desta maneira, será realizado um inventário dos arranjos tecnológicos disponíveis e potencialmente aplicáveis ao tratamento e reciclagem dos suínos, aves e bovinos mortos. Estas tecnologias serão adaptadas, se necessário, ao contexto e diversidade da suinocultura, avicultura e bovinocultura brasileira. Tecnologias inovadoras também serão desenvolvidas com o objetivo de aumentar a eficiência de processos e reduzir custos do tratamento dos animais mortos. Finalmente, os resultados alcançados neste projeto subsidiarão políticas públicas e a normatização destas rotas tecnológicas para a sua efetiva incorporação junto ao setor produtivo. Desta forma, a proposta visa reduzir os riscos de transmissão de doenças e contaminação do meio ambiente através do fornecimento de subsídios que orientem e apoiem o MAPA na regulamentação dos procedimentos de destinação de carcaças de animais mortos geradas nas granjas, bem como na disponibilização de soluções tecnológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Luis Gustavo Corbellini - Integrante / Gustavo Júlio Mello Monteiro de Lima - Integrante / Everton Luis Krabbe - Coordenador / Eliana Leonor Hurtado Celis - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Análise de fatores de risco associados à Dioctofimatose em Uruguaiana (RS), Descrição: Dioctofimatose é uma enfermidade parasitária que acomete principalmente carnívoros domésticos e selvagens, tendo como agente etiológico o Dioctophyme renale, popularmente conhecido como verme gigante do rim. Diversos relatos têm sido publicados referentes a achados ocasionais em cirurgias eletivas em cães, o que permitiu elevar a casuística da doença. Porém, fatores associados às fontes de infecção não são claras na literatura e são vinculadas aos diferentes ambientes onde foram estudados, não permitindo uma abordagem que vise à prevenção que se aplique a todas as situações. Este estudo visa identificar possíveis fatores de risco associados aos casos de Dioctofimatose na cidade de Uruguaiana (RS) através da investigação dos locais onde foram diagnosticados casos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Tiago Gallina Correa - Integrante / Bruno dos Anjos Leite - Integrante / Tamires dos Santos Glasenapp - Integrante / Dilene Formentin - Integrante / Tainã Luis de Souza - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Análise espaço-temporal de Leishmaniose visceral canina (LVC) em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil., Descrição: A Leishmaniose Visceral (LV), doença crônica e sistêmica, foi reconhecida primariamente como uma zoonose de caráter eminentemente rural. Recentemente tem apresentado modificação no padrão de ocorrência em áreas urbanas, destacando-se como uma endemia reemergente no Brasil e em outras localidades do continente americano. Até novembro de 2008 o Rio Grande do Sul era considerado área indene para LV, quando foi notificado um caso suspeito de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em um cão proveniente do município de São Borja. Os municípios de São Borja e Uruguaiana foram considerados pertencentes à área de transmissão, uma vez que nestas localidades foi encontrada a presença do vetor, a existência de casos humanos confirmados ou caninos autóctones e a identificação do parasito (TARTAROTTI et al., 2011). A atual situação de Uruguaiana quanto à prevalência de LVC ainda é desconhecida. Apesar da confirmação laboratorial de diversos casos em cães ao longo dos anos de 2012 e 2013, não é possível afirmar que a LVC encontra-se em caráter epidêmico ou endêmico. Este estudo tem como objetivo analisar a distribuição espaço-temporal de casos de LVC no município de Uruguaiana (RS) entre os anos de 2012 e 2013, incorporando métodos estatísticos e computacionais adequados à análise destes dados. Pretende-se modelar, utilizando técnicas adequadas à complexidade do fenômeno com estrutura espaço-temporal, os principais determinantes biológicos e ambientais associados a esta enfermidade visando delimitar quais locais poderiam ser considerados com ?maior risco de disseminação para LVC? no município de Uruguaiana. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Tiago Gallina Correa - Integrante / Danton Goulart Bittencourt - Integrante / Roniele Santana Valente - Integrante / Heinrich Hasenack - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Identificação, avaliação dos perfis de suscetibilidade e detecção de biofilmes dos principais contaminantes bacterianos isolados em centrais de inseminação artificial de suínos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Coordenador / Lilian Kolling Girardini - Integrante / Karina Sonalio - Integrante / Paulo Eduardo Bennemann - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Avaliação do uso de uma vacina atenuada com cepa de Escherichia coli, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Lilian Kolling Girardini - Coordenador / Artur Valério Cony - Integrante / Eduardo Kohl - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste de Santa Catarina - Bolsa.

  • 2007 - 2010

    Estratégias de controle para infecção por Salmonella em suínos, Descrição: Uma vez comprovado que os níveis de portadores são elevados e o manejo sanitário utilizado nas granjas não tem alcançado sucesso no controle da Salmonella, o grupo de pesquisa, com apoio de representantes da cadeia produtiva, foi estimulado a elaborar um novo projeto que objetiva estudar medidas específicas direcionadas ao controle do problema envolvendo os vários elos da cadeia produtiva. Serão estudadas estratégias para fabricação de ração, para o manejo dos animais e do ambiente das granjas e para os procedimentos de pré-abate e industrialização. O projeto pretende, por meio de planos de ação coordenados e executados por diferentes colaboradores da Embrapa e pelas universidades, juntamente com a iniciativa privada, propor o controle sistemático da infecção dos rebanhos brasileiros por Salmonella. Com o objetivo de reduzir o índice de animais infectados e excretores, serão testados, experimentalmente, tratamentos orais com prebióticos, probióticos, ácidos orgânicos e bacteriófagos em animais inoculados com Salmonella. Posteriormente, o tratamento com melhor desempenho na fase experimental será validado por teste conduzido em granjas. Referente ao manejo sanitário em granjas será realizada a identificação de fatores de risco para a infecção dos animais e para a contaminação residual de instalações por meio de estudo observacional com auxílio de inquérito epidemiológico, sorologia e pesquisa de Salmonella no ambiente. A fim de determinar procedimentos para fabricação de rações livres de Salmonella, a análise de pontos críticos nas plantas industriais será conduzida. Nos abatedouros, serão avaliados pontos de contaminação e disseminação de Salmonella, além de comparar tratamentos experimentais de carcaça. Amostras provenientes de avaliação de pontos críticos serão tipificadas por PFGE para identificação de grupos clonais e esclarecimento das fontes de contaminação... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Marisa Cardoso - Integrante / Gustavo Júlio Mello Monteiro de Lima - Integrante / Arlei Coldebella - Integrante / Jalusa Deon Kich - Coordenador / Nelson Mores - Integrante / Virginia Silva - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2010

    Influeza Aviária (H5N1): análise de risco qualitativa no Estado do Rio Grande do Sul, Descrição: A elaboração e execução de um projeto em análise de risco permite abordar a probabilidade do surgimento de uma epidemia, combinada com a importância das suas consequências indesejadas. O projeto tem como objetivos gerais obter informações relacionadas ao risco de surgimento de uma epidemia de H5N1, organizá-las e traduzi-las em probabilidades através de uma análise qualitativa (estimativa do risco)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Debora da Cruz Payão Pellegrini - Integrante / Bernardo Todeschini - Integrante / Luis Gustavo Corbellini - Coordenador / Adriana Reckziegel - Integrante., Financiador(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Auxílio financeiro.

Prêmios

2010

Melhor trabalho na área de Suinocultura, Avisulat.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pampa. , Rodovia BR-472 - do km 581,000 ao km 581,999, Salso de Baixo, 97508000 - Uruguaiana, RS - Brasil - Caixa-postal: 118, Telefone: (55) 34134321

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Políticas de Ensino, Acreditação e Avaliação (DPAA).,Cargo ou função, Chefia do setor vinculado à pro-reitoria de Graduação (PROGRAD) responsável por auxiliar os cursos de graduação nas adequações previstas nas DCNs vigentes e demais exigências para avaliações de reconhecimentos, renovações e acreditações..

  • 06/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Epidemiologia Veterinária.,Linhas de pesquisa

  • 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Epidemiologia Veterinária.,Linhas de pesquisa

  • 04/2020 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Científico do Estado RS para enfrentamento da COVID-19.,Cargo ou função, Consultoria científica.

  • 10/2020 - 10/2021

    Direção e administração, Comissão de Etica Unipampa.,Cargo ou função, Presidente.

  • 11/2019 - 03/2021

    Direção e administração, Curso de Medicina Veterinária Campus Uruguaiana.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 05/2014 - 12/2018

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).,Cargo ou função, Coordenador do programa.

2010 - 2013

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 37

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Pública

  • 08/2010

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia, Doenças infecto-contagiosas, Imunologia

  • 04/2012 - 04/2012

    Ensino, Especialização em sanidade de suínos e aves, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Microbiologia veterinária

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Doutorado

Atividades

  • 03/2008 - 03/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Veterinária, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.,Linhas de pesquisa

  • 02/2011 - 02/2011

    Ensino, Especialização em Análises Clínicas Veterinárias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bacteriologia Clínica

2003 - 2007

Perdigão - Filial Rio Verde

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Médica Veterinária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2003 - 08/2007

    Serviços técnicos especializados , Laboratório de Patologia Animal.,Serviço realizado, Atuou na realização de exames laboratoriais para verificação do status sanitário de plantéis de aves e suínos em Videira (SC). Em 2004, foi transferida para a unidade de Rio Verde (GO) para implantar um laboratório similar ao de Videira.

2001 - 2003

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2001 - 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Epidemiologia e Método Quantitativos em Saúde (DEMQS).,Linhas de pesquisa

2000 - 2000

Perdigão Agroindustrial S.A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio no Laboratório de Patologia Animal

Atividades

  • 03/2000 - 06/2000

    Estágios , Laboratório de Patologia Animal.,Estágio realizado, Áreas de Microbiologia, Imunologia e Patologia Animal ( Suínos e Aves).

1999 - 1999

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1999 - 07/1999

    Estágios , Departamento de Medicina Veterinária.,Estágio realizado, Clínica de Grandes Animais (ênfase em Bovinos).

1997 - 1997

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio no Setor de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (Eqüínos)

Atividades

  • 01/1997 - 02/1997

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Veterinária.,Estágio realizado, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (ênfase em Eqüínos).