Paulo Henrique da Silva

É natural de Capitólio-MG. Engenheiro Florestal e Mestre em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Analista em Geoprocessamento na FUNDECC/UFLA, atualmente trabalhando no Projeto INCRA, realiza o Cadastro Ambiental Rural dos assentamentos de Reforma agrária. Atuou como tutor à distância em curso de formação de cadastrantes do CAR, Brasil. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPQ no setor de Economia Florestal e membro da Empresa Terra Jr. Projetos & Consultorias. Foi Prefeito do Alojamento Estudantil da Universidade Federal de Lavras.Trabalhou também, na Área de Reflorestamento, e Painéis de Madeira. Fez estágio na unidade florestal da GERDAU Aços longos, em Três Marias, MG.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Florestal

2012 - 2014

Universidade Federal de Lavras
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA ALOCAÇÃO ÓTIMA DE PÁTIOS DE ESTOCAGEM DE MADEIRA,Ano de Obtenção: 2014
LUCAS REZENDE GOMIDE.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Florestal

2006 - 2011

Universidade Federal de Lavras
Título: Análise do Mercado Mundial de Produtos Florestais
Orientador: Antonio Donizette de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Programa de Preparação de Gestores Florestais. (Carga horária: 200h). , Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, IPEF, Brasil.

2011 - 2011

CURSO DE EXCEL. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Atividade Vivencial na UFLA. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Economia Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Política e Legislação Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, P. H. . Curso de GPS. 2010. (Outro).

SILVA, P. H. . II Curso de vendas: Técnicas de Comportamento e Abordagem. 2009. (Outro).

SILVA, P. H. . II EREP - Encontro Regional de Excelência Profissional. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Agrotreino no Rehagro. 2011. (Outra).

Simpósio Agronegócio Brasileiro: Situação Atual e Perspectivas. 2011. (Simpósio).

IV Semana Acadêmica da UFLA. 2010. (Outra).

II EREP - Encontro Regional de Excelência Profissional. 2009. (Encontro).

III Semana Acadêmica da UFLA. 2009. (Outra).

XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA. DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DOS RENDIMENTOS E CUSTOS DO MANEJO SUSTENTÁVEL DA CANDEIA. 2009. (Congresso).

II Semana Acadêmica da UFLA. 2008. (Outra).

Palestra sobre Manejo de Pragas em Viveiros. 2008. (Outra).

III CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFLA. 2007. (Congresso).

XX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA. ESTUDO DE TEORES DE PARAFINA EM AGLOMERADOS PARA DIMINUIÇÃO DE HIGROSCOPICIDADE. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edmilson Santos Cruz

GOMIDE, L. R.;CRUZ, E. S.; FONTES, M. A. L.. Desenvolvimento de modelo para alocação ótima de pátios de estocagem de madeira. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Beatriz Senra Álvares da Silva Santos

SANTOS, B. S. Á. S.. Aplicação dos 8 princípios da gestão da qualidade na operacionalização de uma empresa de grande porte. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Qualidade) - Centro Universitário UNA.

Joao Bosco dos Santos

SANTOS, J. B.CARVALHO, S. P.SOUZA, E. A.. Reação de linhagens de feijão comum e agressividade de isolados de Sclerotinia sclerotiorum. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

Ronald Zanetti Bonetti Filho

LOUZADA, Júlio C;ZANETTI, R.; CAMPOS, Wellington Garcia. Estrutura de comunidades de Sacarabaeidae (Insecta: Coleoptera) em diferentes sistemas de uso da terra na Amazônia. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Entomologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Quelen de Lima Barcelos

Santos, J.B;Souza, E. A.BARCELOS, Q. L.. Reação de linhagens de feijão comum e agressividade de isolados de Sclerotinia sclerotiorum. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

José Luiz Pereira de Rezende

REZENDE, José Luiz Pereira deBORGES, Luis Antônio Coimbra. Análise da produção e do comércio mundial de produtos florestais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Teresinha Moreira de Magalhães

SILVA, P. H.;MAGALHÃES, T. M.; Oliveira, T.A.C.;MAGALHAES, L. H.. Segurança da Informação na Prefeitura Municipal de Barroso ? MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Lucas Rezende Gomide

GOMIDE, Lucas Rezende; CARVALHO, Luis Marcelo Tavares de; ZANZINI, A. C. S.. Otimização operacional de impacto reduzido no manejo de floresta de grande porte: Amazonia brasileira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Luís Antônio Coimbra Borges

REZENDE, J. L. P.BORGES, L. A. C.. Análise da produção e do comércio mundial de produtos florestais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Tiago André Carbonaro de Oliveira

OLIVEIRA, T. A. C.; MAGALHAES, L. H.; MAGALHAES, T. M.. Segurança da Informação na Prefeitura Municipal de Barroso - MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Francisca Alcivânia de Melo silva

SILVA, F. A. M.Pavarini, G.M.P.FERRARI, S.. Avaliação de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Agronomia. Universidade Estadual Paulista. Paulo Henrique da Silva.. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Samuel Pereira de Carvalho

SANTOS, J. B.CARVALHO, S. P.; SOUZA, E. A.. Reação de linhagens de feijão comum e agressividade de isolado de Sclerotinia sclerotiarum. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

Marco Aurélio Leite Fontes

GOMIDE, L. R.;FONTES, M.A.L.; CRUZ, E. S.. Desenvolvimento de modelo para alocação ótima de pátios de estocagem de madeira. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Donizette de Oliveira

Análise da produção e do comércio mundial de produtos florestais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Antonio Donizette de Oliveira;

Antonio Donizette de Oliveira

Análise da regeneração natural e da viabilidade econômica de sistemas de manejo da candeia (Eremanthus erythropappus); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Donizette de Oliveira;

Luiz Ronaldo de Abreu

Leite UHT: Fatores determinantes para sedimentação e gelificação; 2003; 147 f; Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luiz Ronaldo de Abreu;

Joao Bosco dos Santos

Reação de linhagens de feijão comum e agressividade de isolados de Sclerotinia sclerotiorum; 2013; Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Joao Bosco dos Santos;

Soraya Alvarenga Botelho

Estágio Supervisionado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Soraya Alvarenga Botelho;

Carlos Alberto da Silva Ledo

Estudos moleculares no patossistema musa spp; x mycosphaerella musicola; 2017; Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Alberto da Silva Ledo;

Teresinha Moreira de Magalhães

Política de Segurança da Informação na prefeitura de Barroso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Teresinha Moreira de Magalhães;

Lucas Rezende Gomide

Desenvolvimento de modelo para alocação ótima de pátios de estocagem de madeira; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucas Rezende Gomide;

Júlio Louzada

Efeito de diferentes sistemas de usos do solo amazônico sobre a estrutura da comunidade de Scarabaeidae (Coleoptera); 2005; 56 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Entomologia)) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Júlio Neil Cassa Louzada;

Tiago André Carbonaro de Oliveira

Segurança da Informação na Prefeitura Municipal de Barroso - MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Tiago André Carbonaro de Oliveira;

Francisca Alcivânia de Melo silva

Marketing para Inserção de Novos Produtos nas Culturas da Soja e do Trigo (Bayer); 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Francisca Alcivania de Melo Silva;

Francisca Alcivânia de Melo silva

Capacitação de Produtores na produção de Mudas e Armazenamento de Sementes Florestais; 2011; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista; Orientador: Francisca Alcivania de Melo Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, P. H. ; OLIVEIRA, A.D. ; SCOLFORO, J.R.S. ; ANDRADE, I.S. . Determinação dos rendimentos e custos do manejo sustentável da candeia. In: XXII Congresso de Iniciação Centífica da UFLA, 2009, Lavras. XXII Congresso de Iniciação Centífica da UFLA, 2009.

  • SILVA, P. H. ; MENDES, R. F. ; MENDES, L. M. ; GUIMARAES JUNIOR, J. B. . Estudo de teores de parafina em aglomerados para diminuição de higroscopicidade. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA), 2007, Lavras. XX Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA). Lavras: UFLA, 2007. v. 1. p. 243-243.

  • SILVA, P. H. ; OLIVEIRA, A.D. ; SCOLFORO, J.R.S. ; ANDRADE, I.S. . DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DOS RENDIMENTOS E CUSTOS DO MANEJO SUSTENTÁVEL DA CANDEIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, P. H. ; MENDES, R. F. ; MENDES, L. M. ; GUIMARAES JUNIOR, J. B. . ESTUDO DE TEORES DE PARAFINA EM AGLOMERADOS PARA DIMINUIÇÃO DE HIGROSCOPICIDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    INCRA, Descrição: O Cadastro Ambiental Rural (CAR) constitui-se em um importante instrumento de implementação do novo Código Florestal, contemplando uma base de dados dinâmica, que atenderá a múltiplas finalidades, com destaque para a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais e o mapeamento da evolução da vegetação nativa. Todos os imóveis rurais do país deverão ser inscritos no CAR. Para o INCRA essa tarefa se traduz na inscrição de mais de sete mil assentamentos de reforma agrária e cerca de cento e sessenta Territórios Quilombolas. Com isso, foi necessária uma customização do Sistema de Informação do Cadastro Ambiental Rural, associado ao suporte ao cadastro dos assentamentos da reforma agrária e territórios quilombolas no CAR, além do Curso de Ensino a Distância para a capacitação da equipe do INCRA no Sistema do Cadastro Ambiental Rural ? SICAR para os módulos de Cadastro do imóvel rural dos Assentamentos de Reforma Agrária e de Povos e Comunidades Tradicionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Henrique da Silva - Integrante / José Roberto Soares Scolforo - Integrante / Luís Marcelo Tavares de Carvalho - Coordenador / Samuel Rodrigues Sales Campos - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Bolsa Verde, Descrição: O objeto do projeto é o desenvolvimento de proposta metodológica de aprimoramento dos diagnósticos e monitoramento das áreas, objeto do Programa Bolsa Verde, utilizando novas tecnologias e ferramentas disponíveis para o monitoramento. Além do suporte a pesquisa para o desenvolvimento de novas metodologias de processamento, classificação, interpretação e armazenamento de imagens de satélite para realizar o acompanhamento da cobertura vegetal nas áreas alvo do programa, o projeto também deverá realizar a validação do cumprimento dos critérios ambientais das áreas monitoradas pelo programa. Após o desenvolvimento científico e tecnológico serão criados indicadores que possibilitarão que os critérios construídos sejam aferidos pelo diagnóstico ambiental das áreas, cujo monitoramento é um dos principais instrumentos de gestão do Programa que tem como principal objetivo transferir recursos financeiros às famílias em situação de extrema pobreza com renda per capita mensal de até R$ 70,00 (setenta reais) e que exerçam atividades de conservação de recursos naturais no meio rural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Henrique da Silva - Integrante / José Roberto Soares Scolforo - Integrante / Luís Marcelo Tavares de Carvalho - Coordenador / Samuel Rodrigues Sales Campos - Integrante / FAUSTO WEIMAR ACERBI JUNIOR - Integrante / JOSÉ MÁRCIO DE MELLO - Integrante.

  • 2014 - Atual

    CapCAR, Descrição: O curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR) totalmente online, oferece possibilidade de construção de competência para o cadastro no Sistema CAR (SICAR) e o correto preenchimento de todas as fases de cadastramento, um processo complexo que requer do usuário conhecimento técnico de vários aspectos da legislação. Por este motivo, o curso oferece, além de orientações voltadas para o SICAR, informações técnicas relativas à Lei nº 12.651/2012, Decreto nº 7.830/2012, demais regulamentações nacionais e, quando possível, regulamentações estaduais do CAR/SICAR, visando à preparação de facilitadores para o processo de inscrição de imóveis rurais no SICAR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Henrique da Silva - Integrante / José Roberto Soares Scolforo - Integrante / Samuel Rodrigues Sales Campos - Integrante / Ewerton de Carvalho - Integrante / Luis Antônio Coimbra Borges - Coordenador / Ronei Ximenes Martins - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Cadastro Ambiental Rural - CAR, Descrição: Desenvolvimento de um sistema que auxilie no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste em módulos sendo eles: o módulo de cadastro, de recepção dos dados, de análise, PRA, CRA, etc. O módulo de cadastro será onde os dados de levantamentos de informações geográficas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública serão cadastrados, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental, além dos módulos de recepção de dados e de análises. Criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Assim, os órgãos ambientais em cada Estado e no Distrito Federal disponibilizarão programa de cadastramento na rede mundial de computadores (internet), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. O passo a passo desse sistema, será desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal ? LEMAF - Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o Ministério do Meio Ambiente. Na prática, o cadastramento será feito seguindo os mesmo princípios da declaração de Imposto de Renda. O software pode ser baixado pela Internet (www.car.gov.br), preenchido de forma offline e, posteriormente, remetido via web.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Henrique da Silva - Integrante / José Roberto Soares Scolforo - Coordenador / Luís Marcelo Tavares de Carvalho - Integrante / Samuel Rodrigues Sales Campos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prefeito do Alojamento Estudantil Misto da UFLA, PRAEC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional