Maria de Lourdes de Albuquerque Favero

Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Recife, Universidade do Recife (1958), Mestrado em Educação (1972) e Livre-docência em Educação (1976), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando como pesquisadora no Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES), da Faculdade de Educação da UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história das instituições educacionais no país e seus atores, e pensamento educacional brasileiro.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1971 - 1972

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Celia Lúcia Monteiro de Castro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Alfabetização; Projeto de Desenvolvimento Integrado; Educação de Adultos.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Orientação Educacional

1959 - 1960

Faculdade de Filosofia do Recife da Universidade do Recife
Orientador: Paulo da Silveira Rosas
Bolsista do(a): Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife.

Graduação em Graduação em Filosofia

1955 - 1958

Faculdade de Filosofia do Recife da Universidade do Recife

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Brasileira.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pensamento Educacional Brasileiro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História das Instituições Educacionais e Científicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

33ª Reunião Anual da ANPEd. A organização do arquivo da ANPEd. 2010. (Congresso).

Seminário Discente.Debatedora do eixo temático Educação Superior. 2010. (Seminário).

IX Congresso Iberoamericano de História da EducaçãoLatino-Americana. O Dicionário de educadores no Brasil: uma contribuição à memória da educação brasileira. 2009. (Congresso).

31ª Reunião Anual da Anped. 40 anos da Reforma Universitária: significado, questões e desafios. 2008. (Congresso).

Seminário Faculdade de Educação: 40 anos. Formação de Professores: desafios e perspectivas.Da Faculdade Nacional de Filosofia à Faculdade de Educação: DA UFRJ: 1939-1968. 2008. (Seminário).

Encontro do Projeto Universitas/Br. 2008. (Encontro).

30ª Reunião Anual da Anped. Arquivo da Anped: 30 anos. 2007. (Congresso).

Encontro de História de Educação do Estado do Rio de Janeiro.O pesquisador e o desafio das fontes. 2007. (Encontro).

VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Durmeval Trigueiro Mendes, idéias e atuação. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus Sujeitos na História. Anpisio Teixeira e a Universidade do Distrito Federal. 2006. (Congresso).

XI Seminário Nacional Projeto Universitas/BR.A Universidade Brasileira: do modelo universitário inicial do Século XXI. 2006. (Seminário).

Seminário promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFF.Durmeval Trigueiro Mendes: concepções e propostas sobre educação e universidade. 2006. (Seminário).

XII Seminário Nacional Projeto Universitas/BR.Universidades e Centros Universitários, Pós-LDB/1996: Tendências e Questões. 2006. (Seminário).

28ª Reunião Anual da ANPEd. Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em Educação. 2005. (Congresso).

IX Seminário Projeto Universitas/BR.Educação Superior no Brasil em mudança: estado do conhecimento.. 2005. (Seminário).

X Seminário Nacional Projeto Universitas - Educação Superior no Brasil em Mudança.Painel Universidade e Produção do Conhecimento. 2005. (Seminário).

Reunião de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Educação.Discussão coletiva sobre a Pós-Graduação em Educação no país. 2005. (Outra).

Reunião Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação - 2º semestre.Reunião do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. 2005. (Outra).

V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Pascoal Lemme: memórias de um educador. 2004. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de História da Educação. Paschoal Lemme: o educador e suas idéias. 2004. (Congresso).

ANPEd - SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA DA REGIÃO SUL.Autonomia e poder na universidade: impasses e perspectivas. 2004. (Seminário).

VIII Seminário Nacional Projeto Universitas/BR. Educação Superior no Brasil: concepções e modelos.Educação Superior no Brasil: concepções e modelos. 2004. (Seminário).

Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação.Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação / org. EDUFORUM. 2004. (Outra).

26ª Reunião Anual da ANPED - novo governo: novas políticas? O papel histórico da ANPEd na produção de políticas educacionais. O autoritarismo institucional e a extinção do IESAE. 2003. (Congresso).

VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Pesquisa e Iniciação Científica na Universidade: uma prática educativa. 2003. (Congresso).

VI Seminário Projeto Universitas/BR.Universidade, Ciência e Tecnologia (1985-2000): algumas questões. 2003. (Seminário).

II Congresso Braileiro de História da Educação Brasileira - História e Memória da Educação Brasileira. Produzindo Referências em Educação: a experiência do PROEDES. 2002. (Congresso).

IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Um olhar sobre o IESAE através de fontes documentais. 2002. (Congresso).

V Seminário Projeto Universitas/BR.A produção científica sobre educação Superior no Brasil (1968-2000): pontos para um debate. 2002. (Seminário).

25ª Reunião Anual da ANPEd - EDUCAÇÃO: MANIFESTOS,.O GT de Política de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção. 2002. (Outra).

24ª Reunião Anual da ANPEd. A experiência do IESAE/FGV: das origens à construção. 2001. (Congresso).

V Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Da cátedra universitária ao departamento nas universidades brasileiras. 2001. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de História da Educação. Produzindo referências em Educação: a experiência do PROEDES. 2001. (Congresso).

23ª Reunião Anual da ANPEd. Da cátedra universitária ao departamento: subsídios para discussão. 2000. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de História da Educação. O título de Doutor Honoris Causa ao rei dos belgas e a criação da URJ. 2000. (Congresso).

22ª REeunião Anual da ANPEd.Autonomia universitária mais uma vez: subsídios para o debate. 1999. (Outra).

6ª CBE - Conferência Brasileira de História da Educação.Em defesa da universidade pública. 1991. (Outra).

IV Conferência Brasileira de Educação.Universidade em questão: como resgatar suas relações fundamentais. 1986. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiza Angélica Paschoeto Guimarâes

FAVERO, M. L. A.. Anísio Teixeira: atuação educacional e propostas para a formação do magistério primário. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Alfredo da Conceição Santos

FAVERO, M. L. A.. A Influência do Concílio Vaticano II na vida do Colégio Cristo Redentor de Juiz de Fora: 1962-1968. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carlos José Moebus

FAVERO, M. L. A.. Produção de Conhecimento em Educação nos Grupos de Pesquisa da Região Sudeste e sua avaliação segundo o CNPq em 2004. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Maria Mavanier Assis Siquara

FAVERO, M. L. A.. Universidade do Estado da Bahia e a interiorização do Ensino Superior Público: 1983 a 1993. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Nivalda Costa Barbosa Hudson

FAVERO, M. L. A.. A escola e a proposta pedagógica: uma construção necessária?. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

FAVERO, M. L. A.. Mergulhando na Memória Institucional de um Colégio Experimental através de sua Revista: O Periódico Curriculum e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Aliane Vera Ferreira Pereira

FAVERO, M. L. A.. A Faculdade de Filosofia de Campo Grande e a Educação na Zona Oeste na Cidade do Rio de Janeiro: 1970 a 1980. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Paulo Sérgio Pereira Gama

FAVERO, M. L. A.. O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o ensino profissionalizante:1973 a 1988. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Evaci Bragança Martins

FAVERO, M. L. A.. Formação docente e estágio supervisionado no Curso de Letras do Centro de Educação Superior de Teixeira de Freitas (CESTEF), do Campus X (dez) da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, no período de 1990 a 1995. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Marcia do Carmo Silva Reis

FAVERO, M. L. A.. A Formação do Fisioterapeuta numa Instituição Pioneira: A Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1956 - 1976). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ana Lúcia da Costa Silveira

FAVERO, M. L. A.. O Vestibular como Mecanismo de Seleção para o Acesso ao Ensino Superior: Um Estudo na Escola Nacional de Agronomia (ENA) da Universidade Rural do Brasil (URB), na década de 1960. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Iara Circe Mano Coutinho

FAVERO, M. L. A.. Eufrásia Teixeira Leite e seu legado à educação vassourense. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Helena de Barros Parente Telles

FAVERO, M. L. A.. A Sociedade de Ciências Médicas de Teresópolis - SCMT (1949-1966): criação e desenvolvimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Jussara Sttrazziere Brinco

FAVERO, M. L. A.. A Reforma Universitária de 1968 e as mudanças no vestibular da Universidade Severino Sombra: 1973-1986. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Raquel Mara Lopes

FAVERO, M. L. A.. A Fundação Unificada Campograndense. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Tatiana Beakline Moraes

FAVERO, M. L. A.. O Colégio Universitário da Universidade do Brasil: 1937-1942. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Neves Tavares

FAVERO, M. L. A.. Universidade Federal de Mato Grosso: memórias de uma conquista. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marco Antonio Moreira

FAVERO, M. L. A.. Grêmios Estudantis: contestação e distinção social. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria das Dores Pimentel Nogueira

FAVERO, M. L. A.. Políticas de Extensão Universitária. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Oliveira Souza

FAVERO, M. L. A.. Criação e Estruturação da Universidade Católica de Goiás: embate entre o público e o privado (1949-1960). 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sebastião Vianna Rodrigues Ferreira

FAVERO, M. L. A.. Educação na Terceira Idade: vidas em transformação. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Lúcia Cunha Fernandes

FAVERO, M. L. A.. A representação e a participação estudantil na Faculdade Nacional de Filosofia na década de 1960.. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jucinato de Sequeira Marques

FAVERO, M. L. A.. Os desvalidos: o caso do Instituto Profissional Masculino (1894-1910). 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosangela Nair de Carvalho Barbosa

FAVERO, M. L. A.. O Projeto da UDF e a Formação dos Intelectuais na Década de 1930. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Grinspun Koatz

FAVERO, M. L. A.. O Processo de Criação da Faculdade Nacional de Arquitetura e de seu Currículo. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Cláudio dos Santos Ribeiro

FAVERO, M. L. A.. A Ideologia da Excelência: um debate que se inicia. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José de Pinho

FAVERO, M. L. A.. Reformulação do Curso de Pedagogia: a experiência do Centro de Educação da UFPE na perspectiva dos professores. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Virgínia Maria Nogueira de Vasconcelos

FAVERO, M. L. A.. A Escola Nacional de Belas Artes: 1930-1945. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nadja Paraense dos Santos

FAVERO, M. L. A.. Da Faculdade Nacional de Filosofia à criação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Carminiti Ron Ren

FAVERO, M. L. A.. Faculdade Nacional de Filosofia: das propostas de fragmentação à extinção. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Carlos Barreto Lopes

FAVERO, M. L. A.. Projeto Educacional Asylo de Meninos Desvalidos, Rio de Janeiro (1875-1894). Uma Contribuição à História Social no Brasil. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilvan Nobrega dos Santos

FAVERO, M. L. A.. A Fundação Otávio Mangabeira e a Política de Educação no Governo Carlos Lacerda: 1960-1975. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Liete de Oliveira Accácio

FAVERO, M. L. A.. Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a história da formação do professor primário (1927 a 1937). 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Elisa Gerbasi Coelho de Almeida

FAVERO, M. L. A.. A Faculdade Nacional de Filosofia e a criação de Instituições Científicas: o caso do CBPF. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Celinéia Paradela Ferreira

FAVERO, M. L. A.. Administração Participativa na Escola Confessional: Limites e Possibilidades - Estudo de Caso do Colégio Metodista Bennett de 1983 a 1991. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta C

FAVERO, M. L. A.. Salgado Bonardi. Faculdade Nacional de Filosofia: um estudo da formação do professor secundário. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Gil Guedes

FAVERO, M. L. A.. Gestão da Escola Pública: proposta para a sua democratização. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Garcia Sobreira

FAVERO, M. L. A.. Educação e Hegemonia - o movimento dos professores públicos do Estado do Rio de Janeiro: 1977-1985. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magda Rigaud Pantoja Massanunga

FAVERO, M. L. A.. O Colégio Pedro II e o Ensino Secundário Brasileiro: 1930 a 1981. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ângela Maria de Souza Coelho Barbosa

FAVERO, M. L. A.. Avaliação das Universidades Brasileiras: A polêmica de nosso tempo. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria de Lourdes Amaral Haddad

FAVERO, M. L. A.. Faculdade de Filosofia de Minas Gerais - Raízes da idéia da Universidade na UMG. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucia Barreto Collares Rosas

FAVERO, M. L. A.. A Transformação do Colegiado de uma Escola Estadual de Minas Gerais: um aprendizado de Democratização. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauricio Pinheiro

FAVERO, M. L. A.. A autonomia e o desempenho da Universidade, segundo dirigentes universitários. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Jones

FAVERO, M. L. A.. Professor de Pós-Graduação: esboços para um perfil do intelectual acadêmico. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ilma Vieira Nascimento

FAVERO, M. L. A.. Interiorização do Ensino: O Caso de Imperatriz-MA. 1986. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Olga Lessa de Barros

FAVERO, M. L. A.. Contribuição para a História da Escola Pública Primária do Distrito Federal no período do Estado Novo (1937-1945). 1986. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Léa Maria S

FAVERO, M. L. A.. Viveiros de Castro. Formação de Docentes na Reforma Anísio Teixeira (1931-1935). 1986. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cleide Fernandes Monteiro

FAVERO, M. L. A.. O Departamento na Universidade de Fortaleza: estudo de caso. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Elza Maria Santos Lima

FAVERO, M. L. A.. Os estágios nos cursos de graduação em enfermagem. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Graças de Alcantara Silva

FAVERO, M. L. A.. Educação e Hegemonia: Um estudo sobre os papéis desempenhados pela EPEM e pelo PREMEN, a partir da década de 60. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helena Rose Trope

FAVERO, M. L. A.. Educação Artística - Um estudo das escolas oficiais de 5ª a 8ª série do Município do Rio de Janeiro. 1984. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Pereira Ribeiro

FAVERO, M. L. A.. Avaliação da Implantação do Plano Operacional dos Cursos Supletivos através da Metodologia de módulos instrucionais. 1984. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ligia Maria Moreira de Miranda

FAVERO, M. L. A.. Características do Processo Decisório no Treinamento de Recursos Humanos em uma Instituição de Atendimento ao Menor no Estado do Rio de Janeiro. 1984. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aníela Escotto

FAVERO, M. L. A.. Uma análise da prática pedagógica desenvolvida na 1a. série do 1o. grau. 1984. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Idalina de Meirelles Pinto

FAVERO, M. L. A.. Nível de Integração entre as Escolas Tributárias e os Centros Escolares do SME/RJ. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Florêncio de Menezes

FAVERO, M. L. A.. Os Órgãos Colegiados da Universidade: o caso da Universidade do Amazonas. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Thereza Pinto Ferreira

FAVERO, M. L. A.. A obrigatoriedade escolar na perspectiva dos direitos humanos. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magali de Moraes Rego Costa

FAVERO, M. L. A.. A Prática Educativa numa Associação de Moradores. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Noemi de Oliveira Knour

FAVERO, M. L. A.. A Profissionalização da Mulher. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eunice Freitas Ferreira

FAVERO, M. L. A.. Licenciatura de Curta Duração: solução emergencial ou definitiva?. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marilene de Jesus Barbosa

FAVERO, M. L. A.. O Estágio Supervisionado: a relação entre a teoria e a prática. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ayra Maria Araripe D´Oliveira

FAVERO, M. L. A.. Fatores de estrangulamento na descentralização administrativa do Centro Regional de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Arlinda de Araújo Pereira

FAVERO, M. L. A.. Estudo Avaliativo do Programa de Desenvolvimento Comunitário da Chácara de Del Castilho. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Lourdes de A

FAVERO, M. L. A.. Tavares. Percepção de Diretores e Professores sobre o papel do administrador como agente de mudança nas escolas oficiais do 1º grau do Município do Rio de Janeiro. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nilson de Oliveira

FAVERO, M. L. A.. Habilitações básicas - balanço de uma experiência de ensino profissionalizante na vigencia da Lei nº 5692/71. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Artemis Augusta Mota Tavares

FAVERO, M. L. A.. A manutenção do discurso da profissionalização e o seu papel político. 1981. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia Maria Madureira Yunes

FAVERO, M. L. A.. Uma avaliação da Escola Normal: A influência das disciplinas teóricas. 1981. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lêda Maria Ferreira de Azevedo

FAVERO, M. L. A.. O Estágio Supervisionado: uma análise crítica. 1980. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sônia Botelho Junqueira

FAVERO, M. L. A.. A Criação do Ministério da Educação e Saúde Pública. 1978. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Ivoni Pereira de Sá

FAVERO, M. L. A.. Corpo Docente da Universidade Federal do Ceará frente à Reforma Universitária Brasileira. 1977. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Garcilenil do Lago Silva

FAVERO, M. L. A.. Educação na Amazônia Colonial: uma contribuição ao estudo da história da Educação Brasileira. 1977. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Silene Barrocas Tavares

FAVERO, M. L. A.. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: análise crítica. 1977. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Maria Silva Messeder

FAVERO, M. L. A.. O Primeiro Ciclo na Universidade Federal da Bahia. 1976. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eimar Fernandes

FAVERO, M. L. A.. O Complexo Educacional Roger-Tambiá - João Pessoa/PB: Um estudo sobre a aplicação do princípio de Integração da Lei nº 5692/71. 1975. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Danilo Martins de Lima

FAVERO, M. L. A.. Educação, Igreja e Ideologia - Uma análise sociológica das influências da Igreja Católica na elaboração da LDBEN. 1975. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilles Bernier

FAVERO, M. L. A.. Interpretação Praxislogista da Escola Católica - Estudo de Caso; Colégio Santo Inácio. 1974. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Nazaré Gomes da Silva

FAVERO, M. L. A.. Implantação do 1º Ciclo na Universidade Federal do Pará: uma avaliação junto ao aluno. 1974. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ernesto Neves

FAVERO, M. L. A.. Caracterização do Professor de Ensino de 2o. grau na cidade de Fortaleza. 1974. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio José Barbosa de Oliveira

FAVERO, M. L. A.. A casa de Minerva: entre a Ilha e o Palácio. 2011. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lúcia da Costa Silveira

FAVERO, M. L. A.; OTRANTO, C. R.; LIMA, Helena Ibiapina. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Celi Chaves Vasconcelos

FAVERO, M. L. A.. A Casa e seus Mestres: A Educação Doméstica como uma Prática das Elites no Brasil de Oitocentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Célia Regina Otranto

FAVERO, M. L. A.. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a construção da sua autonomia. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco de Assis Palharini

FAVERO, M. L. A.. O Estudo do PAIUB em Universidades Federais da Região Sul e Sudeste: Tormento ou Paixão?. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Maria Michelotto

FAVERO, M. L. A.. A Universidade Pública Brasileira: democratização pela extensão?. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Lúcia Rodrigues Müller

FAVERO, M. L. A.. As Construtoras da nação; professoras primárias na Primeira República. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia A

FAVERO, M. L. A.. Faria de Mattos. Democracia e Colegiado de Escola: qual democracia? Um estudo da gestão colegiada em Minas Gerais. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Armando Martins de Barros

FAVERO, M. L. A.. Da Pedagogia da Imagem às Práticas do Olhar: uma busca de caminhos analíticos. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Fernando Dourado

FAVERO, M. L. A.. Expansão e Interiorização do Ensino Superior em Goiás. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: SYLVIA GARCIA RODRIGUES

FAVERO, M. L. A.. O Colégio Universitário e a Reforma da Universidade Federal de Minas Gerais. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Francisco de Melo Neto

FAVERO, M. L. A.. Extensão Universitária: uma análise crítica. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daphne Conte de Carvalho

FAVERO, M. L. A.. Celso Cunha e a Política da Língua Portuguesa no Brasil. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria das Graças Medeiros Tavares

FAVERO, M. L. A.. Extensão Universitária: novo Paradigma de Universidade?. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lizete Castro Pereira Nunes

FAVERO, M. L. A.. Produção Científica Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação face a Política de Pós-Graduação no País: 1983-1992. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suely Mazzilli

FAVERO, M. L. A.. Ensino, Pesquisa e Extensão: Uma Associação Contraditória. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lídia Alvarenga

FAVERO, M. L. A.. A Institucionalização da Pesquisa Educacional no Brasil. Análise Bibliométrica dos Artigos Publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Angela Maria Souza Martins

FAVERO, M. L. A.. Dos Anos Dourados aos Anos de Zinco: análise histórico-cultural da formação do educador no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Garcia Sobreira

FAVERO, M. L. A.. O Trabalho como Princípio Educativo na Formação do Professor. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Deise Mancebo

FAVERO, M. L. A.. Da Gênese Utilitária aos Compromissos: uma História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 1995. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Wilma Porto de Prior

FAVERO, M. L. A.. Renúncia e Contemporização: O Poder da Convicção e a Continuidade Institucional. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marlene Ribeiro

FAVERO, M. L. A.. A Universidade vai ao povo ou o povo vai à universidade? Um estudo da crise da universidade moderna e de alternativas para uma universidade brasileira competente e legítima. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

FAVERO, M. L. A.. Escola de pesquisar: estudo sobre a formação do pesquisador. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Eudes R

FAVERO, M. L. A.. Pinheiro. O PREMEN no Espírito Santo: educação, atuoritaismo e democracia. 1993. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Walesca Mendonça

FAVERO, M. L. A.. Universidade e Formação de Professores - uma Perspectiva Integradora. A Universidade de Educação de Anísio Teixeira. 1993. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Janete Magalhães Carvalho

FAVERO, M. L. A.. A formação do professor e do pesquisador em Nível Superior no Brasil: análise histórica do discurso do governo e da comunidade acadêmico-científica (1945-1984). 1992. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Célia M

FAVERO, M. L. A.. Moraes. Educação e Política no Pensamento de Francisco Campos. 1990. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina Davini

FAVERO, M. L. A.. Formação de Professores e Transição Democrática: continuidade e transformações. 1989. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

FAVERO, M. L. A.. Concurso Público para Professor Assistente de História da Educação. 1991. Universidade Federal Fluminense.

FAVERO, M. L. A.. Avaliação para progressão vertical. 1989. Universidade Federal de Minas Gerais.

FAVERO, M. L. A.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 1986. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FAVERO, M. L. A.. Concurso Público para Magistério Estadual. 1982. Fundação Cesgranrio.

FAVERO, M. L. A.. Participou da Comissão Julgadora de Raquel Pereira Chain Gandini. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luiza Angélica Paschoeto Guimarâes

Anísio Teixeira: atuação educacional e propostas para a formação do magistério primário; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Nivalda Costa Barbosa Hudson

A Escola e a Proposta Pedagógica: uma construção necessária?; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Alfredo da Conceição Santos

A Influência do Concílio Vaticano II na vida do Colégio Cristo Redentor de Juiz de Fora: 1962-1968; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria Mavanier Assis Siquara

Universidade do Estado da Bahia e a interiorização do Ensino Superior Público: 1983 a 1993; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Aliane Vera Pereira

A Faculdade de Filosofia de Campo Grande e a Educação na Zona Oeste na Cidade do Rio de Janeiro: 1970 a 1980; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Paulo Sérgio Gama

O Colégio Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Ensino Profissionalizante: 1973-1988; 2005; 106 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Evaci Bragança Martins

Formação docente e estágio supervisionado no Curso de Letras do Centro de Educação Superior de Teixeira de Freitas (CESTEF), do Campus X (dez) da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, no período de 1990 a 1995; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Iara Circe Mano Coutinho

Elfrásia Teixeira Leite e seu legado para a educação vassourense; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Helena de Barros Parente Telles Falcão

A Sociedade de Ciências Médicas de Teresópolis - SCMT (1949-1966): criação e desenvolvimento; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Raquel Mara Lopes

A Fundação Unificada Campograndense (1960-1970); 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Tatiana Beaklini Moraes

O Colégio Universitário da Universidade do Brasil: 1937-1942; 2001; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Ana Lúcia Cunha Fernandes

A Representação e a Participação Estudantil na Faculdade Nacional de Filosofia na Década de 60; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Jucinato de Sequeira Marques

Os Desvalidos: O Caso do Instituto Profissional Masculino (1894-1910); Uma Contribuição à História das Instituições Educacionais do Rio de Janeiro; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Luiz Cláudio dos Santos Ribeiro

A Ideologia da Excelência Acadêmica: um debate que se Inicia; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Mônica Carminiti Ron Ren

Faculdade Nacional de Filosofia: das propostas de fragmentação à extinção; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Virgínia Maria Nogueira de Vasconcellos

A Escola Nacional de Belas Artes: 1930-1945; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Nadja Paraense dos Santos

Da Faculdade Nacional de Filosofia à Criação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Luiz Carlos Barreto Lopes

Projeto Educacional Asylo de Meninos Desvalidos; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Liete de Oliveira Accácio

Instituto de Educação no Rio de Janeiro: a história da formação do professor primário (1927-1937); 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Ana Elisa Gerbasi Coelho de Almeida

A Faculdade Nacional de Filosofia e a criação de Instituições Científicas; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Bárbara Gil Guedes

Gestão da Escola Pública: proposta para a sua democratização; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Martha C Salgado Bonardi

Faculdade Nacional de Filosofia: um estudo da formação do professor Secundário; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

MAGDA RIGAUD PANTOJA MASSUNAGA

O Colégio Pedro II e o Ensino Secundário Brasileiro: 1930 a 1961; ; 1989; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Henrique Garcia Sobreira

Educação e Hegemonia - O Movimento dos Professores Públicos do Estado do Rio de Janeiro: 1977/1985; ; 1989; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Mauricio Pinheiro

A autonomia e o desempenho da universidade, segundo dirigentes universitários; ; 1987; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Elizabeth Jones

Professor de Pós-Graduação: esboços para um perfil do intelectual acadêmico; ; 1987; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Cleide Fernandes Monteiro

O Departamento na Universidade de Fortaleza: estudo de caso; 1985; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Elza Maria Santos Lima

Os Estágios nos Cursos de Graduação de Enfermagem; ; 1985; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Helena Rose Trope

Educação Artística - Um estudo das escolas oficiais de 5ª a 8ª série do Município do Rio de Janeiro; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

João Florêncio de Menezes

Os Órgãos Colegiados da Universidade: o caso da Universidade do Amazonas; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Idalina Meireles Pinto

Nível de Integração entre as Escolas Tributárias e os Centros Interescolares da SME/RJ; 1983; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Magali de Moraes Rego

A Prática Educativa numa Associação de Moradores; 1982; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Eunice Freitas Ferreira

Licenciatura de Curta Duração: solução emergencial ou definitiva?; 1982; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Marilene de Jesus Barbosa

O Estágio Supervisionado: a relação entre a teoria e a prática; 1982; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria Noemi de Oliveira Knour

A Profissionalização da Mulher; 1982; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria Thereza Pinto Ferreira

A obrigatoriedade escolar na perspectiva dos direitos humanos; 1982; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Jorge Graça Alcântara Silva

Educação e Hegemonia: o papel da EPEM e do PREMEN na Educação Brasileira nos anos 60; 1981; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Sônia Botelho Junqueira

A criação do Ministério da Educação e Saúde Pública; 1978; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria Ivone Pereira de Sá

Corpo Docente da Universidade Federal do Ceará frente à Reforma Universitária Brasileira; 1977; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Eimar Fernandes

Complexo Educacional Roger-Tambiá - João Pessoa/PB: Um estudo sobre a aplicação do princípio de integração da Lei n; 5692/71 no ensino de primeiro grau; 1975; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Danilo Martins de Lima

Educação, Igreja e Ideologia; Uma análise sociológica das influências da Igreja Católica na elaboração da LDBEN; 1975; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Gilles Bernier

Interpretação Praxilogista da Escola Católica - Estudo de Caso: Colégio Santo Inácio; 1974; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Célia Regina Otranto

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Luiz Fernandes Dourado

Expansão e Interiorização do Ensino Superior Em Goiás; 1997; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Armando Martins de Barros

Da Pedagogia da Imagem Às Práticas do Olhar: Uma Busca de Caminhos Analíticos; 1997; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

SYLVIA GARCIA RODRIGUES

O Colégio Universitário e A Reforma da Universidade Federal de Minas Gerais; 1997; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Daphne Conte de Carvalho

Celso Cunha e A Política da Língua Portuguesa No Brasil; 1996; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria das Graças Medeiros Tavares

Extensão Universitária: Novo Paradigma de Universidade?; 1996; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Lizete Castro Pereira Nunes

Produção Científica Docente No Programa de Pós-Graduação Em Educação Face A Política de Pós-Graduação do País: 1983-1992; 1996; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

Escola de Pesquisar: Estudo Sobre A Formação do Pesquisador; 1994; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

João Eudes R Pinheiro

O PREMEN no Espírito Santo: educação, autoritarismo e tecnocracia; Subsídios para a História da Educação Capixaba; 1993; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Janete Magalhães Carvalho

A formação do professor e do pesquisador em nível superior no Brasil: análise histórica do discurso do governo e da comunidade acadêmico-científica (1945-1964); 1992; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Maria Célia M

Moraes; Educação e Política no Pensamento de Francisco Campos; 1990; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Andrea Cristina Oliveira Duarte Souza

A Universidade do Distrito Federal (UDF): centro de cultura e de produção do saber; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Renata Antunes Corrêa Gonçalves

Durmeval Trigueiro Mendes e a questão da universidade: 1960 a 1980; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Católica de Petrópolis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Vinícius Neves Sabbadim

Durmeval Trigueiro Mendes e a questão da universidade: 1960 a 1980; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Católica de Petrópolis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Alexandre Córner de Moraes

Durmeval Trigueiro Mendes e a questão da universidade: 1960 a 1980; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Católica de Petrópolis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Renato de Oliveira Flores

Durmeval Trigueiro Mendes e a questão da universidade: 1960 a 1980; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Católica de Petrópolis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Luciana Pires Alves

O IESAE: construção, desenvolvimento e extinção; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Pablo Silva Machado dos Santos

O IESAE: construção, desenvolvimentos e extinção; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Adriana Leika Frigo de Andrades

Durmeval Trigueiro Mendes e a questão da universidade: 1960 a 1980; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Católica de Petrópolis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Daniel Faria Simões

A Universidade do Brasil: o grande projeto universitário; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Flavio Antonio de Souza França

A Universidade do Brasil: o grande projeto universitário; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Elaine Vieira Lacerda

A Universidade do Brasil: o grande projeto universitário; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Tatiana Beaklini Moraes

A Universidade do Brasil: o grande projeto universitário; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Rosa Cristina Coelho Pinto

A Universidade do Brasil: o grande projeto universitário; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Adriana Lima Leitão

A UDF revisitada; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Tatiana Beaklini Moraes

A UDF revisitada; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira e a Universidade do Distrito Federal. Revista Brasileira de História da Educação , v. 17, p. 161-180, 2008.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes: idéias, propostas e atuação. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 5, p. 43-53, 2006.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista , v. 1, p. 17-36, 2006.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação. Revista Brasileira de Educação , Rio de Janeiro e Campinas/SP, v. 30, p. 36-46, 2005.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia e democratização da universidade.. Avaliação (Campinas) , RAIES: Campinas/SP, v. 10, p. 75-86, 2005.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia e poder na universidade: impases e desafios. Perspectiva (Florianópolis) , Editora da UFSC: NUP/CED, v. 22, n.1, p. 197-225, 2004.

  • FAVERO, M. L. A. . A UDF, sua vocação política e científica: um legado para se pensar a universidade hoje.. Pro-Posições (Unicamp) , Campinas/SP, v. 15, n.3(45), p. 143-162, 2004.

  • FAVERO, M. L. A. . A suposta outorga do título de doutor honoris causa ao rei da Bélgica e a criação da Universidade do Rio de Janeiro.. Educação Brasileira , Brasília, v. 26, n.53, p. 81-103, 2004.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Paschoal Lemme e seu centenário. Revista Rio de Janeiro , v. 1, p. 169-173, 2004.

  • FAVERO, M. L. A. . Reflexões sobre universidade, pesquisa e iniciação científica.. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , Piracicaba/SP, v. 19, n.2, p. 253-264, 2003.

  • FAVERO, M. L. A. . O Autoritarismo institucional e a extinção do IESAE.. Educação e Sociedade , Campinas/SP, v. 24, n.85, p. 1257-1275, 2003.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia: origens, construção e extinção. Série-Estudos (UCDB) , Campo Grande - MS, v. 1, n.16, p. 107-131, 2003.

  • FAVERO, M. L. A. . O PROEDES/UFRJ: espaço de estudos, memória e documentação.. Educação em Revista (UFMG) , UFRJ/RJ, v. 1, p. 17-21, 2002.

  • FAVERO, M. L. A. . O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade: produzindo referências em educação superior.. Educação em Revista (UFMG) , Belo Horizonte/MG, v. 1, n.35, p. 93-107, 2002.

  • FAVERO, M. L. A. ; FÁVERO, Osmar . O IESAE/FGV: resgate de uma história.. Movimento (Niterói) , Niterói/RJ, v. 1, n.6, p. 23-29, 2002.

  • FAVERO, M. L. A. . O GT Política de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção.. Revista Brasileira de Educação , Campinas/SP, v. 1, n.21, p. 115-126, 2002.

  • FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira e a UDF: que lições nos oferecem?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , Porto Alegre/RS, v. 17, n.1, p. 87-101, 2001.

  • FAVERO, M. L. A. . A Pós-Graduação em Educação: caminhos percorridos e desafios atuais. Educação ((UFAL) , Maceió/AL, v. 9, n.14, p. 9-16, 2001.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Brasil: um itinerário marcado de lutas. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , São Paulo, v. 1, n.10, p. 16-32, 1999.

  • FAVERO, M. L. A. . A universidade, espaço de pesquisa e criação de saber. Educação e Filosofia , Uberlândia/MG: UFU, v. 13, n.25, p. 249-259, 1999.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária no Brasil. The Education Policy Analysis Archives, EPAA, México, v. 7, n.24, p. 42-53, 1999.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia: de uma proposta autoritária a um projeto possível.. Série Instituições Educacionais e Científicas. Proedes/UFRJ, Rio de Janeiro, n.1, p. 1-31, 1999.

  • FAVERO, M. L. A. . A Dimensão histórica-política da nova Lei de Diretrizes e Bases e a educação superior. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 1, n.1, p. 11-32, 1998.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade, pesquisa e iniciação científica: anotações para um debate. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Ufrgs , Porto Alegre, v. 8, p. 89-100, 1998.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária: desafios histórico-políticos. Universidade e Sociedade, São Paulo, n.12, p. 9-12, 1997.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade, Formação do Pesquisador e Iniciação Científica: a experiência do PROEDES. Série Iniciação Científica. Proedes/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n.4, p. 2-23, 1997.

  • FAVERO, M. L. A. . A Lei de Diretrizes e Bases e os impasses desafiadores para a universidade. Série Estudos Proedes, Rio de Janeiro-RJ, n.18, p. 1-20, 1997.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal: uma utopia vetada.. Ciência Hoje , Rio de Janeiro:SBPC, v. 21, n.123, p. 69-73, 1996.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade Brasileira: história e perspectivas.. Revista de Educação., PUCCAMP/Campinas/SP, v. 1, n.1, p. 34-41, 1996.

  • FAVERO, M. L. A. . As Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade Nacional de Filosofia: subsídios para debate. Universidade e Sociedade (ANDES), São Paulo, v. 11, n.11, p. 22-30, 1996.

  • FAVERO, M. L. A. . O Espaço do PROEDES: Pesquisa, Documentação e Memória. Inter-ação (Goiânia) , Goiás, n.1-2, p. 127-132, 1994.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia: o projeto possível. Série Estudos Proedes/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-30, 1994.

  • FAVERO, M. L. A. . Produção e apropriação do conhecimento na universidade. Série Estudos Proedes/UFRJ, Rio de Janeiro, n.3, p. 1-9, 1993.

  • FAVERO, M. L. A. . Fontes documentais: uma experiência em processo. Série Memória e Documentação. PROEDES/UFRJ., Rio de Janeiro, n.2, p. 1-8, 1993.

  • FAVERO, M. L. A. . Implicações dos Acordos MEC-USAID na Educação Superior Brasileira. Série Estudos Proedes/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 4, p. 1-73, 1992.

  • FAVERO, M. L. A. . Em defesa da universidade pública. Universidade e Sociedade (ANDES), São Paulo, v. 1, n.2, p. 17-21, 1991.

  • FAVERO, M. L. A. ; PEIXOTO, M. C. L. ; GERBASI, A. E. . Professores Estrangeiros na Faculdade Nacional de Filosofia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 78, p. 59-71, 1991.

  • FAVERO, M. L. A. . Faculdade Nacional de Filosofia: origens, caminhos e descaminhos. Educação em Revista (UFMG) , FE/UFMG/MG, n.11, p. 3-11, 1990.

  • FAVERO, M. L. A. ; JONES, E. ; GUEDES, Bárbara Gil . A Cátedra na Faculdade Nacional de Filosofia. Educação Brasileira , Brasília, n.24, p. 77-100, 1990.

  • FAVERO, M. L. A. ; SIANO, L. M. ; GUIMARÃES, Eloísa . Faculdade Nacional de Filosofia: retomada de um projeto universitario?. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 41, n.2, p. 124-137, 1989.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade: democratização e qualidade do trabalho acadêmico.. Perspectiva (UFSC) , v. 1, n.13, p. 9-28, 1989.

  • FAVERO, M. L. A. . Ensino Superior e Universidade no Equador: anotações de viagem. Educação Brasileira , Brasília, v. 10, n.21, p. 205-212, 1988.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia e Governo da Universidade.. Educação Brasileira , Brasília, v. 11, n.21, p. 71-80, 1988.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Universidade "modernizada" à universidade "disciplinada".. Educação e Sociedade , Campinas/SP, v. 10, n.30, p. 87-133, 1988.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária: necessidades e desafios. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas/SP, n.22, p. 7-16, 1988.

  • FAVERO, M. L. A. . Ensino Superior, Universidade e a nova LDB: encaminhamento de questões.. Em Aberto , Brasília, v. 7, n.38, p. 45-50, 1988.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Faculdade Nacional de Filosofia à Faculdade de Educação: resgate de uma história.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Brasília, v. 69, n.61, p. 189-193, 1988.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia e gestão e o cerco à Universidade. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 39, n.11, p. 1045-1056, 1987.

  • FAVERO, M. L. A. . Análise das Práticas de Formação do Educador: especialistas e professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Rio de Janeiro, v. 68, n.160, p. 524-559, 1987.

  • FAVERO, M. L. A. . Reflexões sobre a análise da produção científica:anotações para um debate.. Série Iniciação.PROEDES/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 6, p. 3-10, 1987.

  • FAVERO, M. L. A. . Educação, um capítulo na nova Carta: análise de duas propostas. Educação Brasileira , Brasília, v. 8, n.17, p. 13-21, 1986.

  • FAVERO, M. L. A. . A Educação nas Constituções Brasileiras: ontem e hoje. Educação Brasileira , Brasília, v. 7, n.14, p. 13-29, 1985.

  • FAVERO, M. L. A. . Ensino Supletivo: notas para discussão. Boletim do Supletivo SEEC, Rio de Janeiro, n.1, p. 18-27, 1984.

  • FAVERO, M. L. A. . Fontes documentais: uma experiência em processo. Série Estudos Proedes/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 10, p. 1-12, 1984.

  • FAVERO, M. L. A. . Relações de poder e democratização da universidade.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Rio de Janeiro, v. 64, n.148, p. 295-300, 1983.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade: poder e participação. Educação e Sociedade , Campinas/SP, v. 5, n.6, p. 42-61, 1983.

  • FAVERO, M. L. A. . Poder e participação em instituições universitárias particulares. Educação e Cidadania , Brasília, v. 3, n.6, p. 29-41, 1981.

  • FAVERO, M. L. A. . Sobre a formação do educador. Série Estudos PUC/Rio, Rio de Janeiro, n.7, p. 13-23, 1981.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e História. Espaço, Cadernos de Cultura USU, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 39-64, 1979.

  • FAVERO, M. L. A. . Reflexões sobre a universidade na sociedade atual. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, v. 69, n.6, p. 17-28, 1975.

  • FAVERO, M. L. A. . Elementos para uma reinterpretação da educação.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Rio de Janeiro, v. 60, n.133, p. 31-35, 1974.

  • FAVERO, M. L. A. . Posicionamento da alfabetização de adultos em projeto de desenvolvimento integrado. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Rio de Janeiro, v. 59, n.31, p. 423-430, 1973.

  • FAVERO, M. L. A. . Cultura e Educação: conceitos dinâmicos. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis/RJ, v. 64, n.6, p. 57-60, 1970.

  • FAVERO, M. L. A. . Educação de Base. Boletim da Ação Católica Brasileira, Rio de Janeiro, v. 1, n.5, 1962.

  • FAVERO, M. L. A. ; IBIAPINA, M. C. . Educação e Ensino Médio no Brasil. Boletim da Ação Católica Brasileira, Rio de Janeiro, v. 1, n.4, 1962.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade do Brasil: das origens à construção. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. v. 1. 200p .

  • FAVERO, M. L. A. ; FÁVERO, Osmar . Durmeval Trigueiro. 1. ed. Recife: Massangana, 2010. v. 1. 158p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) ; Sonia de Castro Lopes (Org.) . A Universidade do Distrito Federal (1935-1939); um projeto além de seu tempo. 1. ed. Brasília: Liber Livro, 2009. v. 1. 255p .

  • FAVERO, M. L. A. . A UNE em tempos de autoritarismo. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. v. 1. 292p .

  • MANCEBO, D. (Org.) ; FAVERO, M. L. A. (Org.) . Universidade. Políticas, avaliação e trabalho docente.. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2004. v. 1. 303p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) ; BRITTO, Jader de Medeiros (Org.) . Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. 2. ed. Rio de Janeiro/ Brasília: UFRJ/MEC-INEP-COMPEd, 2002. v. 1. 1008p .

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade do Brasil: das origens à construção. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/INEP, 2000. v. 1. 184p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) . Universidade do Brasil: Guia dos Dispositivos Legais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/INEP, 2000. 232p .

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e Poder: Análise Crítica/fundamentos históricos: 1930-45. 2. ed. Brasília-DF: Plano, 2000. v. 1. 260p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) ; BRITTO, Jader de Medeiros (Org.) . Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MEC-INEP, 1999. v. 1. 496p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) ; BRITTO, J. M. (Org.) . Anísio Teixeira. Educação e Universidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. v. 1. 188p .

  • FAVERO, M. L. A. . A UNE em tempos de autoritarismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995. v. 1. 85p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) . Catálogo dos Arquivos da FNFI. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995. v. 1. 40p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) . Faculdade Nacional de Filosofia: Depoimentos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992. 542p .

  • FAVERO, M. L. A. . Da Universidade Modernizada à Universidade Disciplinada: Atcon e Meira Mattos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1991. v. 1. 150p .

  • FAVERO, M. L. A. ; GUEDES, Bárbara Gil ; GUIMARÃES, Eloísa ; FERNANDES, Ana Lúcia C ; PINHEIRO, João Eudes R ; SIANO, Lúcia Maria França ; SILVA, Ana Elisa Gerbasi da ; RONRÉN, Mônica Caminiti . Faculdade Nacional de Filosofia: projeto ou trama universitária?. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1989. 99p .

  • FAVERO, M. L. A. ; BONARDI, Martha C Salgado ; SILVA, Ana Elisa Gerbasi da . Faculdade Nacional de Filosofia - O Corpo Docente: matizes de uma proposta autoritária.. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1989. 136p .

  • FAVERO, M. L. A. ; GUEDES, Bárbara Gil ; RONRÉN, Mônica Carmiiti . Faculdade Nacional de Filosofia: caminhos e descaminhos.. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1989. 85p .

  • FAVERO, M. L. A. ; JONES, Elisabeth ; FERNANDES, Ana Lúcia C . Faculdade Nacional de Filosofia: Os Cursos. Começando a desenrolar um novelo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1989. 79p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) . A Universidade em questão. 1. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1989. v. 1. 102p .

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e Poder. Análise crítica/fundamentos históricos: 1930-45. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Achiamé, 1980. v. 1. 205p .

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis: Vozes, 1977. 102p .

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) ; FÁVERO, Osmar (Org.) . Coleção Educação e Tempo Presente. Petrópolis: Vozes, 1968.

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) . Coleção Vocação e Profissão. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1968.

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) ; FÁVERO, Osmar (Org.) . Coleção Educar para a vida. Petrópolis: Vozes, 1966.

  • FAVERO, M. L. A. (Org.) . Educar para a Vida - Cultura e Universidade. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1966.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade no Brasil. In: Dalila Oliveira; Adriana Duarte; Livia Vieira. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. 1ed.Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010, v. 1, p. 1-4.

  • FAVERO, M. L. A. . O pesquisador e o desafio das fontes. In: Ana Walesca Mendonça; Claudia Alves; José Gondra; Libânea Xavier; N. M. Bonato. (Org.). História da Educação: desafios teóricos e empíricos. 1ed.Niterói: EdUFF, 2009, v. 1, p. 92-102.

  • FAVERO, M. L. A. . Quarenta anos da reforma universitária: significado, questões e desafios. In: Deise Mancebo, João dos Reis Silva Júnior, João Ferreira de Oliveira e Afrânio Cattani. (Org.). Reforma da educação superior: cenários passados e contradições do presente. 1ed.São Paulo: xAMÃ, 2009, v. 1, p. 63-91.

  • FAVERO, M. L. A. . A UDF: uma concepção alternativa de universidade. A Universidade do Distrito Federal (1935-1939); um projeto além de seu tempo. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2009, v. 1, p. 13-44.

  • FAVERO, M. L. A. ; SEGENREICH, S. C. D. . Universidades e centros universitários pós-LDB/96: tendências e questões. In: Mariluce Bittar; João Ferreira de Oliveira; Marilia Morosini. (Org.). Educação Superior no Brasil - 10 Anos Pós-LDB. 1ed.Brasilia: INEP, 2008, v. 1, p. 165-182.

  • FAVERO, M. L. A. . O PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade. In: Antônio José Barbosa de Oliveira. (Org.). Universidade e lugares de memória - Série Memória, documentação e pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Fórum de Ciência e Cultura/Sistema de Bibliotecas e Infomação da UFRJ, 2008, v. 2, p. 221-234.

  • FAVERO, M. L. A. . Acordos MEC-USAID. Significado e implicações para a educação superior brasileira. In: Vera Lucia Jacob Chaves; João dos Reis Silva Junior. (Org.). Educação superior no Brasil e diversidade regional. 1ed.Belém: EDUFPA, 2008, v. 1, p. 89-106.

  • FAVERO, M. L. A. . Os estudantes, o problema universitário e a política nos anos 1960. In: Michel Zaidan Filho e Otavio Luiz Machado. (Org.). Movimento estudantil brasileiro e a educação superior. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2007, v. 1, p. 85-98.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade Federal do Rio de Janeiro: origens e construção (1920 a 1965). In: Antonio José Barbosa de Oliveira. (Org.). A Universidade e os múltiplos olhares de si mesma. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ/FCC/SIBI, 2007, v. 1, p. 13-42.

  • FAVERO, M. L. A. . O caminhar do educador: reflexões e práticas. In: Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero; Jader de Medeiros Britto. (Org.). Durmeval Trigueiro Mendes - Ensaios sobre Educação e Universidade. Brasília: INEP - Ministério da Educação, 2006, v. 1, p. 7-16.

  • FAVERO, M. L. A. . UDF: Construção criadora e extinção autoritária.. In: Marilia Morosini. (Org.). A Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasilia: INEP, 2006, v. 1, p. 53-70.

  • FAVERO, M. L. A. ; LIMA, Helena Ibiapina . UFRJ: Origens, Construção e Desenvolvimento. In: Marilia Morosini. (Org.). A Universidade no Brasil: Concepções e Modelos. Brasilia: INEP, 2006, v. 1, p. 85-102.

  • FAVERO, M. L. A. ; SEGENREICH, S. C. D. ; NEVES, A. M. C. ; MANCEBO, D. . Educação Superior no Rio de Janeiro: 1991-2004. In: Dilvo Ristoff e Jaime Giolo. (Org.). Educação Superior Brasileira 1991-2004. 1ed.Brasília: INEP, 2006, v. 1, p. 21-69.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e estágio curricular: subsídios para discussão. In: Nilda alves. (Org.). Formação de Professores: pensar e fazer. 1ed.São Paulo: Cortez, 2006, v. 1, p. 53-71.

  • FAVERO, M. L. A. . Reflexões sobre o Ensino e a Pesquisa da História da Educação Brasileira.. In: Decio Gatti Junior; Geraldo Inácio Filho. (Org.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas; Uberlândia: Editora Autores Associados; EDUFU, 2005, v. 1, p. 47-67.

  • FAVERO, M. L. A. ; SEGENREICH, S. C. D. . Universidade, Ciência e Tecnologia (1985-2000): algumas questões. In: Deise Mancebo; Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero. (Org.). Universidade. Políticas, avaliação e trabalho docente. 1ed.São Paulo /SP: Cortez Editora, 2004, v. 1, p. 81-109.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade, espaço de produção do conhecimento e de pensamento crítico. In: Luiz Fernandes Dourado; Antônio Catani, João Ferreira de Oliveira. (Org.). Políticas e Gestão da Educação Superior: transformações recentes e debates atuais. 1ed.São Paulo/Goiânia: Xamã/Alternativa, 2003, v. 1, p. 179-189.

  • FAVERO, M. L. A. . Estudantes em movimento e o problema universitário na década de 1960. In: Ana Maria Magaldi; Claudia Alves; José G. Gondra. (Org.). Educação no Brasil: História, Cultura e Política. 1ed.Bragança Paulista: EDUSF, 2003, v. , p. 561-594.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Memórias e escritos de um educador. In: Ana Chrystina V. Mignot; Maria Teresa S. da Cunha. (Org.). Práticas de memória docente. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2003, v. 1, p. 113-134.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes e seu pensamento prospectivo. In: Walter Garcia. (Org.). Educadores Brasileiros do Século XX. 1ed.Brasília-DF: Editora Plano, 2002, v. 1, p. 93-113.

  • FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira: construtor da educação pública. In: Carlos Monarcha. (Org.). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2001, v. 1, p. 49-72.

  • FAVERO, M. L. A. ; SEGENREICH, S. C. D. . Instituições Universitárias e a questão da autonomia.. In: Marília Morosini. (Org.). Educação Superior, Estado da Arte em Periódicos Nacionais: 1968-1995. 1ed.Brasília: MEC/INEP/Comped, 2001, v. , p. 47-61.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Cátedra Universitária ao Departamento: questões para um debate.. In: Valdemar Sguissardi; João Reis Silva Junior. (Org.). Educação Superior: análise e perspectivas de pesquisa. 1ed.São Paulo: Xamã, 2001, v. , p. 223-230.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia universitária: uma conquista, não uma dádiva. In: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto. (Org.). Educação Superior: avaliação da produção científica. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2000, v. 1, p. 179-196.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia universitária mais uma vez: subsídios para o debate.. In: Valdemar Sguissardi. (Org.). Educação Superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000, v. 1, p. 179-196.

  • FAVERO, M. L. A. . Pesquisa, memória e documentação: desafios de novas tecnologias. In: Luciano Mendes de Faria Filho. (Org.). Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias. 1ed.Campinas e Bragança Paulista: Editora Autores Associados e Editora da Universidade de São Francisco, 2000, v. 1, p. 101-116.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia universitária e educação superior no Brasil. In: Marília Morosini. (Org.). Mercosul/Mercosur. Políticas e ações universitárias. Campinas/ Porto Alegre: Autores Associados/ Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998, v. , p. 196-204.

  • FAVERO, M. L. A. . A Dimensão Histórico-Política da nova Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Superior. In: Antônio Mendes Catani. (Org.). Novas perspectivas nas políticas de educação superior no limiar do século XXI. 1ed.Campinas: Autores Associados, 1998, v. 1, p. 56-68.

  • FAVERO, M. L. A. . A Produção Científica sobre Educação Superior: anotações para um debate. In: Marília Morosini; Valdemar Sguissardi. (Org.). A educação superior em periódicos nacionais. 1ed.Vitória: FCAA/ UFES, 1998, v. , p. 35-43.

  • FAVERO, M. L. A. ; MOREIRA, M. M. A. . A Educação Superior no Brasil e a Contribuição do Informe e Jornal Ciência Hoje. In: Marília Costa Morosini; Valdemar Sguissardi. (Org.). A educação superior em periódicos nacionais. 1ed.Vitória: FCAA/UFES, 1998, v. 1, p. 224-237.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Itinerário Educacional de Anísio Texeira (Introdução). In: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero; Jader de Medeiros Britto. (Org.). Educação e Universidade. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998, v. 1, p. 9-29.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária no Brasil e a intervenção do Estado. In: Afrânio Mendes Catani. (Org.). Políticas de Educação Superior no Limiar do Século XXI. 1ed.Recife: YK - Produtora de Eventos, 1997, v. , p. 56-68.

  • FAVERO, M. L. A. . Faculdade Nacional de Filosofia: de uma proposta autoritária a um projeto possível. In: Siano, L. M. F. e Saraiva, S. B. C.. (Org.). UFRJ, 75 anos. Rio de Janeiro: Divisão Gráfica- SG/ SR-4/ UFRJ, 1997, v. , p. 105-147.

  • FAVERO, M. L. A. . Vinte e cinco anos de Reforma Universitária: um balanço. In: Marília Morosini. (Org.). Universidade no Mercosul. São Paulo: Cortez, 1994, v. , p. 149-177.

  • FAVERO, M. L. A. . Produção e apropriação do conhecimento na universidade. In: Antonio Flávio B. Moreira. (Org.). Conhecimento Educacional e Formação do Professor. 1ed.Campinas: Papirus, 1994, v. , p. 53-60.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia-RJ(1939-1968): o projeto possível. In: Ana Maria Q. Fausto Neto. (Org.). Tecendo Saberes. Rio de Janeiro: Diadorim Ed. Ltda/ UFRJ - CFCH, 1994, v. , p. 243-290.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e estágio curricular: subsídios para discussão. In: Nilda Alves. (Org.). Formação de professores, pensar e fazer. São Paulo: Cortez Editora, 1992, v. , p. 53-71.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade em questão: como resgatar suas relações fundamentais. In: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero. (Org.). A Universidade em Questão. São Paulo: Cortez Editora Autores Associados, 1992, v. , p. 41-55.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro e a Questão da Universidade. In: Durmeval Trigueiro Mendes. (Org.). Dumerval Triguero Mendes - Filosofia Política e Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Universitária José Bonifácio, 1990, v. , p. 43-56.

  • FAVERO, M. L. A. . Faculdade Nacional de Filosofia: retomada de um projeto universitário. In: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero; Lucia Maria Siano; Susana B. Corrêa Saraiva. (Org.). Faculdade de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ, 1988, v. , p. 1-31.

  • FAVERO, M. L. A. . Memória da Educação. Jornal da UFRJ, Rio de Janeiro, , v. 35, p. 17 - 17, 01 jun. 2008.

  • FAVERO, M. L. A. . 85 Anos da UFRJ: origens e construção. ADUFRJ - Seção Sindical, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 12 set. 2005.

  • FAVERO, M. L. A. . 85 Anos da UFRJ. Jornal da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 19 - 19, 12 set. 2005.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Paschoal Lemme e seu centenário. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 169 - 173, 10 dez. 2004.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . O Homem que quis educar todo o Brasil. Jornal O Globo - Caderno Prosa & Verso, p. 1-2, Rio de Janeiro, p. 1 - 2, 29 jul. 2000.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Construtores da Utopia. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 25 maio 2000.

  • FAVERO, M. L. A. . Dicionário inédito no Brasil mostra obra de 74 educadores. O Estado de São Paulo, Caderno 2, São Paulo, 21 fev. 2000.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia universitária: desafios de ontem e de hoje. Jornal do SINTUFRJ, Rio de Janeiro, , v. 234, p. 7 - 7, 11 ago. 1998.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária, princípio constitucional. Jornal do SINTUFRJ, Rio de Janeiro, , v. 236, p. 7 - 7, 08 out. 1996.

  • FAVERO, M. L. A. . Descentralização do Ensino: avanços e recuos até o limiar da República. Jornal do Professor de 1º Grau, Brasília, p. 10 - 10, 01 jan. 1989.

  • FAVERO, M. L. A. . Qual a universidade ideal para o País?. O Globo, Rio de Janeiro, p. 9 - 9, 09 jul. 1979.

  • FAVERO, M. L. A. . História da FNFI, contada em livro por professora da Faculdade de Educação. Jornal Notícias UFRJ, Rio de Janeiro - RJ, p. 7 - 7.

  • FAVERO, M. L. A. . O PROEDES: origens, construção e desenvolvimento. In: Seminário comemorativo dos vinte anos do PROEDES, 2007, Rio de Janeiro. Seminário comemorativo dos vinte anos do PROEDES. Rio de Janeiro: PROEDES/UFRJ, 2007. v. 1. p. 1-11.

  • FAVERO, M. L. A. . O pesquisador e o desafio das fontes. In: Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2007. v. 1. p. 1-12.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade Federal do Rio de Janeiro: das origens à construção - 1920 a 1965. In: Seminário Memória, Documentação e Pesquisa. A Universidade: múltiplos olhares de si mesma, 2007, Rio de Janeiro. Seminário Memória, Documentação e Pesquisa. A Universidade: múltiplos olhares de si mesma, 2007. v. 1. p. 1-22.

  • FAVERO, M. L. A. . Os acordos MEC/USAID: significado e implicações para a educação superior brasileira. In: XIV Seminário Nacional Universitas/BR: Educação Superior no Brasil e a diversidade regional, 2007, Belém. XIV Seminário Nacional Universitas/BR: Educação Superior no Brasil e a diversidade regional. Belém: UFPA, 2007. v. 1. p. 1-15.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes, idéias e atuação. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006. v. 1. p. 20-35.

  • FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira e a Universidade do Distrito Federal. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A Educação e seus sujeitos na História. Goiânia: Editora da UCG, 2006. v. 1. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes e seu Legado à Pós-Graduação em Educação, no Brasil. In: VII Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana, 2005, Quito. Anais do VII Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • FAVERO, M. L. A. . (Re)visitando o UNIVERSITAS: em busca de refinamento teórico. In: X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em Mudança: Estado do Conhecimento, Teoria & Prática, 2005, Porto Alegre. Anais do X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em Mudança: Estado do Conhecimento, Teoria & Prática, 2005. v. 1. p. 1-9.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal: da construção criadora à extinção autoritária. In: X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em Mudança: Estado do Conhecimento, Teoria & Prática, 2005, Porto Alegre. Anais do X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em Mudança: Estado do Conhecimento, Teoria & Prática, 2005. v. 1. p. 1-18.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação. In: 28ª Reunião Anual da ANPEd, 2005, Caxambú. Anais da 28ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambú: ANPEd, 2005. v. 1. p. 1-23.

  • FAVERO, M. L. A. . Paschoal Lemme: memórias de um educador.. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2004, Évora-Portugal. Anais do V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Évora-Portugal: Universidade de Évora-Portugal, 2004. v. 1. p. 1-13.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia e poder na Universidade: impasses e perspectivas. In: V ANPEd - Sul Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2004, Curitiba. V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Curitiba: PUC/PR, 2004. v. 1. p. 1-25.

  • FAVERO, M. L. A. . Paschoal Lemme: o educador e suas idéias. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba/PR. Anais do III Congresso Brasileiro de HIstória da Educação. Educação Escolar em Perspectiva Histórica. Curitiba: SBHE / PUC-PR, 2004. v. 1. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . Pesquisa e Iniciação Científica na Universidade: uma prática educativa. In: VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2003, San Luis de Potosi/ México. Anais do VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2003. v. 1. p. 1-15.

  • FAVERO, M. L. A. ; SEGENREICH, S. C. D. . Universidade, Ciência e Tecnologia (1985-2000): algumas questões. In: VI Seminário Universitas, 2003, Rio de Janeiro. Coletânea do VI Seminário Universitas: políticas, avaliação e trabalho docente, 2003. v. 1. p. 1-18.

  • FAVERO, M. L. A. . O Autoritarismo institucional e a extinção do IESAE.. In: 26ª Reunião Anual da ANPEd - Novo Governo: Novas políticas? O papel histórico da ANPEd na produção de políticas educacionais, 2003, Poços de Caldas - MG. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPEd, 2003. v. 1. p. 1-20.

  • FAVERO, M. L. A. . Um olhar sobre o IESAE através de fontes documentais. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre - RS. Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto Alegre - RS, 2002. v. 1. p. 1-15.

  • FAVERO, M. L. A. . O GT de Política de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção. In: 25ª Reunião Anual da ANPEd - Educação: manifestos, lutas e utopias., 2002, Caxambu-MG. Anais da 25a. Reunião Anual da ANPEd. Caxambu-MG: Anped, 2002. v. 1. p. 1-22.

  • FAVERO, M. L. A. . Produzindo Referências em Educação: a experiência do PROEDES. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação - história e memória da educação brasileira, 2002, Natal-RN. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação - história e memória da educação brasileira. Natal: UFRN, 2002. v. 1. p. 1-26.

  • FAVERO, M. L. A. . Da cátedra universitária ao departamento nas universidades brasileiras. In: V Congreso Iberoamericano de História de la Educacíon Latinoamericana, 2001, San José de Costa Rica. Anais do V Congresso Ibero-Americano de História de la Educacíon Latinoamericana. San José de Costa Rica: Associacion Iberoamericano de História de la Educacíon Latinoamericana, 2001. v. 1. p. 1-18.

  • FAVERO, M. L. A. . A Experiência do IESAE/FGV: das origens à construção.. In: 24ª Reunião Anual da ANPEd, 2001, Caxambu-MG. Anais do 24ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu-MG: Anped, 2001. v. 1. p. 1-15.

  • FAVERO, M. L. A. . História, memória e documentação. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação., 2001, Rio de Janeiro. Educação no Brasil: História, historiografia e documentação, 2001. v. 1. p. 1-12.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Cátedra Universitária ao Departamento; subsídios para discussão. In: 23ª Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambú-MG. Anais da 23ª Reunião da ANPEd /CD - ROM, 2000.

  • FAVERO, M. L. A. . O Título de Doutor Honoris Causa ao Rei dos Belgas e a criação da URJ. In: I Congresso Brasleiro de História da Educação, 2000, Rio de Janeiro-RJ. Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de História da Educação/CD-ROM, 2000. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária mais uma vez: subsídios para o debate. In: 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu-MG. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999. p. 1-11.

  • FAVERO, M. L. A. . A Dimensão Histórica-Política da Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Superior no Brasil. In: Semana de Educação da Universidade Estadual de Maringá, 1998, Maringá. Revista Teoria e Prática da Educação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1998. p. 11-32.

  • FAVERO, M. L. A. . A universidade, espaço de pesquisa e criação de saber. In: Fórum de Revitalização do Ensino Superior de Graduação da UFPE, 1998, Recife. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: CEHAR/UFU, 1998. v. 13. p. 249-259.

  • FAVERO, M. L. A. . O GT de Política de Educação Superior: trajetória e perspectivas. In: 21ª Reunião Anual da ANPEd., 1998, Caxambu-MG. Anais da 21ª Reunião Anual da ANPEd., 1998. p. 1-16.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Universidade do Brasil à UFRJ: um itinerário marcado de lutas.. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998, São Paulo. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998. p. 1-15.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária no Brasil e a Intervenção do Estado. In: Seminário Internacional de Educação Superior no Limiar do Século XXI, 1997, Recife. Anais do Seminário Internacional de Educação Superior no Limiar do Século XXI. Recife: YK Produtora de Eventos, 1997. p. 56-68.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Brasil: "O grande projeto universitário". In: VI Seminário Nacional de História da Ciência - SBHC, 1997, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Nacional de História da Ciência - SBHC. Rio de Janeiro: SBHC, 1997. p. 203-208.

  • FAVERO, M. L. A. . Faculdade Nacional de Filosofia: resgate de uma historia.. In: Seminário Comemorativo dos 50 anos da Faculdade Nacional de Filosofia, 1996, Rio de Janeiro. PROEDES - Memória e Documentação. Rio de Janeiro: PROEDES/FE/UFRJ, 1989. p. 2-6.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal, Brasil: uma proposta fecunda. In: I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1996, Lisboa. Actas do I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1996. v. 1. p. 303-311.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária: desafio de ontem e de hoje.. In: Conferencia Regional sobre Politicas y Estrategias para la Transformación de la Educación Superior en America Latina y el Caribe, 1996, Havana - Cuba. Anais da Conferencia Regional sobre Politicas y Estrategias para la Transformación de la Educación Superior en America Latina y el Caribe, 1996. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . A UDF: uma proposta vetada?. In: 19ª Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu-MG. Anais da 19ª Reunião Anual da ANPEd. p. 1-15.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal (1935-1939): centro de estudos e de produção do saber. In: IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 1996, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 1996.

  • FAVERO, M. L. A. . Fontes Documentais: uma experiência em processo. In: Seminário de História da Educação Brasileira: a ótica dos pesquisadores, 1995, Belo Horizonte. Série Documental: Eventos. Brasília: INEP/MEC, 1995. p. 20-26.

  • FAVERO, M. L. A. . O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - Proedes: pesquisa e memória.. In: Workshop Preservação da Memória Científica Nacional, 1995, Rio de Janeiro. Workshop Preservação da Memória Científica Nacional. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 1995. v. 1. p. 1-7.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade, Pesquisa e Iniciação Científica: anotações para um debate. In: 18ª Reunião Anual da ANPEd, 1995, Caxambu-MG. Anais da 18ª Reunião Anual da ANPEd, 1995. p. 1-14.

  • FAVERO, M. L. A. . As Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade Nacional de Filosofia: subsídios para um debate. In: Seminário Presente do Passado: a Faculdade Católica de Filosofia na História da Educação do Piauí, 1995, Teresina. Anais do Seminário Presente do Passado, 1995. p. 1-12.

  • FAVERO, M. L. A. . A trajetória do GT Política de Ensino Superior. In: 17ª Reunião Anual da ANPEd, 1994, Caxambu-MG. Anais da 17ª Reunião Anual da ANPEd, 1994. p. 1-18.

  • FAVERO, M. L. A. . Vinte e cinco anos de Reforma Universitária: um balanço. In: 16ª Reunião Anual da ANPEd, 1993, Caxambu-MG. Anais da 16ª Reunião Anual da ANPEd. p. 1-18.

  • FAVERO, M. L. A. . O espaço do PROEDES: memória, pesquisa e documentação. In: IV Seminário Nacional de História da Ciência - SBHC, 1993, Caxambú-MG. Anais do IV Seminário Nacional de História da Ciência, 1993. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . Em defesa da Universidade Pública. In: Anais da 6ª Conferência Brasileira de Educação, 1992, São Paulo. Anais da 6ª Conferência Brasileira de Educação. Campinas/São Paulo: Papirus, 1991. p. 121-133.

  • FAVERO, M. L. A. . Pesquisa e Documentação em Educação Brasileira: o espaço do PROEDES. In: 15ª Reunião Anual da ANPEd, 1992, Caxambú-MG. Anais da 15ª Reunião Anual da ANPEd, 1992. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e Sociedade: subsídios para discussão. In: 14ª Reunião Anual da ANPEd, 1991, São Paulo - USP. Anais da 14ª Reunião Anual da ANPEd, 1991. p. 1-12.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia: origens, caminhos e descaminhos. In: 13ª Reunião Anual da ANPEd, 1990, Belo Horizonte-MG. Anais da 13ª Reunião Anual da ANPEd, 1990. p. 1-14.

  • FAVERO, M. L. A. . Educação Superior no México: algumas reflexões. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, 1989, Rio de Janeiro-RJ. Anais do Seminário Educação na América Latina. RIO DE JANEIRO, 1989. p. 1-14.

  • FAVERO, M. L. A. . 50 Anos da Faculdade Nacional de Filosofia. In: SEMINARIO:, 1989, Rio de Janeiro. Série Instituições Educacionais e Científicas. RIO DE JANEIRO: PROEDES/FE/UFRJ, 1989. v. 1. p. 1-8.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária: necessidade e desafios. In: IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 1988, Vitória - ES. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 1988. p. 201-216.

  • FAVERO, M. L. A. . O Movimento de Reforma Universitária: 1958-1968. In: 10ª Reunião Anual da ANPEd, 1987, Salvador. Anais da 10ª Reunião Anual da ANPEd, 1987. p. 1-18.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade em questão: como resgatar suas relações fundamentais. In: Anais da IV Conferência Brasileira de Educação, 1986, Goiânia. Anais Tomo 2, IV Conferência Brasileira de Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1986. p. 698-707.

  • FAVERO, M. L. A. . Análise das práticas de formação do educador: especialistas e professores. In: Anais do III Conferência Brasileira de Educação, 1984, Niterói-RJ. Anais da III Conferência Brasileira de Educação, 1984. p. 1-8.

  • FAVERO, M. L. A. . Estrutura de Poder e Democratização da Universidade. In: XIV Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional, 1983, Rio de Janeiro. Anais do XIV Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 1982. p. 105-116.

  • FAVERO, M. L. A. . Análise da Produção de Pesquisa em Educação na Região Sudeste. In: II Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sudeste, 1983, Belo Horizonte - MG. Anais do II Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sudeste, 1983. p. 219-221.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade: autonomia e poder. In: II Conferência Brasileira de Educação, 1982, Belo Horizonte- MG. Anais da II Conferência Brasileira de Educação, 1982. p. 1-12.

  • FAVERO, M. L. A. . Reformulação dos cursos de preparação de recursos humanos para a educação. In: Seminário Regional sobre Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação - SESU/MEC/PUC-RJ, 1981, Rio de Janeiro. Relatório do Seminário Regional sobre Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, 1981. p. 1-10.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal (UDF): espaço de produção de conhecimento e de formação profissional. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, 2008, Porto. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. Porto, 2008. v. 1. p. 450-450.

  • FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira e a Universidade do Distrito Federal. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus Sujeitos na História, 2006, Goiânia. Anais IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus Sujeitos na História. Goiânia: UFG, 2006. v. 1. p. 104-105.

  • FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes e seu Legado à Pós-Graduação em Educação, no Brasil. In: VII Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana, 2005, Quito. Anais do VII Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, 2005. v. 1. p. 212-212.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal: da construção criadora à extinção autoritária.. In: X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em mudança: Estado do Conhecimento, Teoria & Prática, 2005, Porto Alegre. Anais do X Seminário Nacional Universitas - Educação Superior no Brasil em Mudança: Estado do Conhecimento, Teoria & Prática, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • FAVERO, M. L. A. . Paschoal Lemme: memórias de um educador. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Igreja, Estado e Sociedade Civil, 2004, Évora. Livro de Resumos do V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Igreja, Estado e Sociedade Civil, 2004. v. 1. p. 189-189.

  • FAVERO, M. L. A. . Paschoal Lemme: o educador e suas idéias. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba/PR. III Congresso Brasileiro de História da Educação: Educação Escolar em Perspectiva Histórica, 2004. v. 1. p. 165-165.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, J. M. . Paschoal Lemme e seu centenário. In: ., 2004. Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. v. 1. p. 169-173.

  • FAVERO, M. L. A. . O Autoritarismo institucional e a extinção do IESAE. In: 26ª Reunião Anual da ANPEd - Novo Governo: Novas políticas? O papel histórico da ANPEd na produção de políticas educacionais, 2003, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos da 26ª Reunião Anual da ANPEd, 2003. v. 1. p. 189-189.

  • FAVERO, M. L. A. . Pesquisa e Iniciação Científica na Universidade: uma prática educativa. In: VI Congreso Iberoamericano de História da Educação, 2003, San Luis de Potosi. Anais do VI Congreso Iberoamericano de História da Educação, 2003. v. 1. p. 121.

  • FAVERO, M. L. A. . Um olhar sobre o IESAE/FGV através de fontes documentais. In: IV Congrresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre - RS. Caderno de Resumos do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002. v. 1. p. 43-44.

  • FAVERO, M. L. A. . A Política Científica no País: anotações para um debate. In: V Seminário do Projeto Universitas:, 2002, Rio de Janeiro - RJ. Projeto Universitas-BR. Porto Alegre-RS: Universitas, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • FAVERO, M. L. A. . O GT de Política de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção. In: 25ª Reunião Anual da ANPEd - Educação: manifestos, lutas e utopias., 2002, Caxambu-MG. Caderno de Resumos da 25a. Reunião da ANPEd. Caxambu: Anped, 2002. v. 1. p. 48-48.

  • FAVERO, M. L. A. . Produzindo Referências em Educação:a experiência do PROEDES. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação - história e memória da educação brasileira, 2002, Natal-RN. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal: UFRN, 2002. v. 1. p. 219-220.

  • FAVERO, M. L. A. . A Experiência do IESAE/FGV: das origens à construção. In: 24ª Reunião Anual da ANPEd, 2001, Caxambu-MG. Programa e Resumos da 24ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu-MG: ANPEd, 2001. v. 1.

  • FAVERO, M. L. A. . A Cátedra Universitária no Brasil: sua história, seus poderes. In: III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2000, Coimbra. Resumos do III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000. p. 187-187.

  • FAVERO, M. L. A. . O Título de Doutor Honoris Causa ao Rei dos Belgas e a criação da URJ. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000, Rio de Janeiro-RJ. Livro de Resumos do I Congresso Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro-RJ: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2000. v. 1. p. 214-215.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Cátedra ao Departamento na Universidade do Brasil. In: 5ªJornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1999, Rio de Janeiro. Anais dos Resumos da 5ªJornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: CFCH/UFRJ, 1999.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária mais uma vez: subsídios para o debate. In: 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu. Programa e Resumos da 22ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu - MG: ANPEd, 1999. p. 153-153.

  • FAVERO, M. L. A. . O GT de Política de Educação Superior: trajetória e perspectivas. In: 21ª Reunião Anual da ANPEd., 1998, Caxambu. Programa e Resumos da 21ª Reunião Anual da ANPEd. São Paulo: ANPEd, 1998. p. 273-273.

  • FAVERO, M. L. A. . Da Universidade do Brasil à UFRJ:um intinerário marcado de lutas. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998, São Paulo. Cadernos de Resumo do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Paulo: USP, 1998. p. 52-52.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária no Brasil: uma utopia?. In: IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 1998, Santiago do Chile. Resumenes del IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Santiago do Chile, 1998. p. 103-104.

  • FAVERO, M. L. A. . A Dimensão Histórico-Política da Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Superior.. In: 20ª Reunião Anual da ANPEd, 1997, Caxambu. Programa e Resumos da 20ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu - MG: ANPEd, 1997. p. 210-210.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Brasil: na odisséia do ensino superior brasileiro. In: 4ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1997, Rio de Janeiro. Resumos da 4ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: CFCH/UFRJ, 1997. p. 53-53.

  • FAVERO, M. L. A. ; MOREIRA, M. A. . Educação Superior no Brasil e a contribuição do Informe e Jornal Ciência Hoje da SBPC. In: 4ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1997, Rio de Janeiro. Programa e Caderno de Resumos da 4ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: CFCH/UFRJ, 1997. p. 27-27.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal, Brasil: uma proposta fecunda.. In: I Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 1996, Lisboa. Actas do I Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lisboa - Portugual: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. p. 101-101.

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal: centro vivo de estudos e pensamento.. In: III Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 1996, Caracas. Anais do III Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Caracas, Venezuela, 1996. p. 206-206.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária: desafios histórico-políticos. In: Seminário Internacional de Políticas e Ações Universitárias no Mercosul, 1996, Porto Alegre. Resumos do Seminário Internacional de Políticas e Ações Universitárias no Mercosul. Porto Alegre: GEU/UFRGS, 1996.

  • FAVERO, M. L. A. . A UDF: uma proposta vetada?. In: 19ª Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu. Programa e Resumos dos Trabalhos. São Paulo: ANPEd, 1996. p. 112-112.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitária: desafios de ontem e de hoje. In: CONFERENCIA REGIONAL DE POLITICAS Y ESTRATEGIAS PARA LA TRANSFORMACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMERICA LATINA Y EL CARIBE, 1996, Havana. Resumenes de Conferencia Regional sobre Politicas y Estrategias para la Transformación de la Educación Superior en America Latina y el Caribe. Havana: UNESCO/CRESALC/MINISTERIO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE CUBA.

  • FAVERO, M. L. A. . A UDF: uma proposta fecunda. In: 2ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1995. Resumos da 2ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade, Pesquisa e Iniciação Científica. In: 47ª Reunião Anual da SBPC, 1995, São Luis. Anais 47ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 1995. v. 2. p. 242-242.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade, pesquisa e iniciação científica: anotações para um debate. In: 18ª Reunião Anual da ANPEd, 1995, Caxambu. Programação - Resumos dos Trabalhos e Comunicações. Caxambu-MG: ANPEd, 1995. p. 93-93.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia: 1939 a 1968. In: 1ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1994, Rio de Janeiro. Resumos da 1ª Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: CFCH/UFRJ, 1994.

  • FAVERO, M. L. A. . Faculdade Nacional de Filosofia: o projeto possível, RJ(1939-1968). In: II Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 1994, Campinas. Anais do II Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Campinas: UNICAMP, 1994.

  • FAVERO, M. L. A. . A trajetória do GT Política de Ensino Superior/ANPEd: anotações na memória dos arquivos. In: 17ª Reunião Anual da ANPEd, 1994, Caxambu. Programação, Resumos dos Trabalhos e Comunicações. Belo Horizonte: ANPEd, 1994. p. 94-95.

  • FAVERO, M. L. A. . Vinte e cinco anos de Reforma Univeristária: um balanço. In: 16ª Reunião Anual da ANPEd, 1993, Caxambu-MG. Caderno de Resumos da 16ª Reunião Anual da ANPEd, 1993.

  • FAVERO, M. L. A. . Pesquisa e Documentação em Educação Brasileira: o espaço do PROEDES. In: 15ª Reunião Anual da ANPEd, 1992, Caxambú-MG. Anais da 15ª Reunião Anual da ANPEd, 1992.

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade e Sociedade: subsídios para discussão. In: 14ª Reunião Anual da ANPEd, 1991, São Paulo - SP. Anais da 14ª Reunião Anual da ANPEd, 1991.

  • FAVERO, M. L. A. . A Faculdade Nacional de Filosofia: origens, caminhos e descaminhos. In: 13ª Reunião Anual da ANPEd, 1990, Belo Horizonte-MG. Caderno de Resumos 13ª Reunião Anual da ANPEd, 1990.

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia Universitaria: necessidade e desafios. In: IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 1987, Vitória. Resumos do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. VITORIA: UFES, 1987.

  • FAVERO, M. L. A. . Análise das práticas de formação do educador: especialistas e professores. In: III Conferência Brasileira de Educação, 1984, Niterói. Resumos da III Conferência Brasileira de Educação. São Paulo: Edições Loyola, 1984. p. 27-27.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, J. M. . IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino -mericana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVERO, M. L. A. . O PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade: origens e desenvolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . Da Faculdade Nacional de Filosofia à Faculdade de Educação da UFRJ: 1939-1968. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVERO, M. L. A. . O arquivo da Anped. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . O Educador Paschoal Lemme: idéias e atuação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia e Poder na Universidade: impasses e perspectivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . Ensino e Pesquisa em História da Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVERO, M. L. A. . Paschoal Lemme: o educador e suas idéias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . A Universidade no Brasil: perspectiva histórica e impasses. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVERO, M. L. A. ; SEGENREICH, S. C. D. . Universidade, Ciência e Tecnologia: 1985-2000. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . Universidade: espaço de produção de conhecimento e de pensamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . A Política Científica no País: questões para debate. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVERO, M. L. A. . A Nova Lei de Diretrizes e Bases e o Ensino da Física. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVERO, M. L. A. . Perspectiva actual de la educacíon superior en Brasil. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVERO, M. L. A. . Perspectivas actuales de la educacion en Brasil. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVERO, M. L. A. . Estrutura de Poder e Gestão das Universidades. 1980. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FAVERO, M. L. A. . Carreira Docente e Instituições Privadas de Ensino Superior. 1980. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FAVERO, M. L. A. . Autonomia universitária no Brasil: dádiva legal ou contrução coletiva? O caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FAVERO, M. L. A. . O Projeto republicano de educação de José Veríssimo. Curitiba, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Apresentação à 2ª edição do Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FAVERO, M. L. A. . A Interiorização do Ensino Superior e a Privatização do Público. Goiânia, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FAVERO, M. L. A. . O Colégio Universitário da Universidade do Brasil: 1937-1942. Rio de Janeiro - RJ, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FAVERO, M. L. A. . Educação não é privlégio. Campinas -SP: Editora Autores Associados, 2000 (Resenha do Livro: Anísio Teixeira. Educação não é privilégio. São Paulo: Editora Nacional, 1957).

  • FAVERO, M. L. A. . Paschoal Lemme. Memórias 5. Estudos de Educação e destaques da correspondência.. Brasília - DF, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, Jader de Medeiros . Dicionário dos Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro/ Brasília, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FAVERO, M. L. A. . Consultora ad-hoc do CNPq. 2008.

FAVERO, M. L. A. . Consultora ad-hoc do CNPq. 2007.

FAVERO, M. L. A. . Consultora ad-hoc do CNPq. 2006.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Conselho Consultor da Revista Brasileira de História da Educação da SBHE. 2005.

FAVERO, M. L. A. . Consultoria na Revista Impulso. 2005.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc do CNPq. 2004.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc da CAPES. 2004.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc da FAPERJ. 2004.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc do Programa de Iniciação Científica 2000/2001 (PIBIC/CNPq) dos Projetos de Pesquisa do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. 2001.

FAVERO, M. L. A. . Consultora do Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica - PAPES (1 e 2) da FIOCRUZ. 1997.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc da CAPES. 1995.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc da FAPERJ. 1995.

FAVERO, M. L. A. ; FRIGOTTO, Gaudêncio . Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. 1995.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc do CNPq. 1995.

FAVERO, M. L. A. . Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCE (recredenciamento do Mestrado e recomendação do Doutorado em Educação). 1994.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad HOC da UFRJ. 1994.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc da área de Ciencias Humanas e Sociais - UFRJ. 1994.

FAVERO, M. L. A. . Consultora ad-hoc do CNPq. 1994.

FAVERO, M. L. A. . Consultor ad-hoc sobre projetos e relatórios de pesquisa dos PAPES I e II da Fiocruz. 1994.

FAVERO, M. L. A. . Consultora Ad Hoc do CNPq. 1989.

FAVERO, M. L. A. . Membro da Comissão Técnica instituída pela Portaria n.º942, de 27.04.2006 do Ministro de Estado da Educação. Representante da Anped. 2006.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Educação. 2006.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Conselho Editorial da Revista Educação. PUC/RS. 2006.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Comitê de Iniciação Científica da UCP. 2005.

FAVERO, M. L. A. . Ensino e Pesquisa em História da Educação. 2005.

FAVERO, M. L. A. . Parecer para a Revista de la Educación Superior. ANUIES - Asociación Nacional de Universidades y Instituciónes de Educación Superior. México. 2005.

FAVERO, M. L. A. . Coordenação de trabalho no GT 11: Políticas da Educação Superior - Discussões sobre práticas coletivas na universidade. 2004.

FAVERO, M. L. A. . A Educação Escolar em Perspectiva Histórica. 2004.

FAVERO, M. L. A. . Membro da Comissão que indicou nomes de 100 brasileiros para publicação especial pela Secretária de Comunicação do Governo Federal. 2004.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Perspectiva do Centro de Educação da UFSC: NUP/CDE. 2004.

FAVERO, M. L. A. . Parecer sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. 1999.

FAVERO, M. L. A. ; GARCIA, Regina Leite . Relatório da visita ao Curso de Mestrado em Educação da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. 1999.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Comitê Científico da ANPEd. 1998.

FAVERO, M. L. A. . Parecer sobre o Projeto de Reestruturação do Curso de Mestrado em Educação da UFMA. 1996.

FAVERO, M. L. A. ; PAIXÃO, Léa Pinheiro . Parecer sobre o Projeto de Reestruturação do Mestrado em Educação da UFMA. 1996.

FAVERO, M. L. A. . Coordenadora da área de Educação da FAPERJ. 1996.

FAVERO, M. L. A. . Coordenadora da área de Educação da FAPERJ. 1995.

FAVERO, M. L. A. . Membro do Conselho de Curador do Espaço Museu da Vida - FIOCRUZ. 1994.

FAVERO, M. L. A. . Coordenadora do GT Política do Ensino Superior da ANPEd. 1987.

FAVERO, M. L. A. . Reflexões sobre o ensino de história da educação. 2003. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Preservação da Memória Educacional e Científica em Acervos de Instituições Universitárias. 2003. (Comunicação).

FAVERO, M. L. A. . A Universidade do Distrito Federal: uma utopia vetada?. 2003. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . A Pesquisa em Educação no Rio de Janeiro: a proposta do Mestrado da UCP. 2003. (Comunicação).

FAVERO, M. L. A. . Coordenadora do Mestrado em Educação da UCP. 2003. (Coordenadora).

FAVERO, M. L. A. . Universidade: espaço de criação, de ensino e extensão. 2002. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Coordenadora do Mestrado em Educação da UCP. 2002. (Coordenadora).

FAVERO, M. L. A. . Pensamento Educacional Brasileiro: idéias e tendências. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVERO, M. L. A. . Durmeval Trigueiro Mendes e seu pensamento prospectivo. 2001. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Pós-Graduação em Educação: caminhos percorridos e desafios atuais. Aula Inaugural - Mestrado em Educação/UFAL. 2001. (Aula inaugural).

FAVERO, M. L. A. . Produzindo referência em Educação Pública. 2001. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Estudantes em movimento e o problema universitário na década iniciada em 1960. 2001. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira e a UDF: que lições nos oferecem?. 2000. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Vida e produção de Anísio Teixeira.. 2000. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira: educador e administrador.. 2000. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . Anísio Teixeira: pensamento e ação. 2000. (Conferência).

FAVERO, M. L. A. . A Pesquisa em Educação no Rio de Janeiro: o caso da UCP. 2000. (Conferência).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2009

    A Universidade do Distrito Federal (UDF): centro de cultura e de produção de saber, Descrição: Projeto integrado de pesquisa, desenvolvido em intercâmbio entre PROEDES/UFRJ e o Mestrado em Educação da UCP, tendo por objetivos: a) analisar como se configurou a UDF (1935 a 1939); b) explicitar as principais contribuições teóricas introduzidas pelos professores estrangeiros e brasileiros que atuaram nessa Universidade, nos anos de 1930; e c) verificar como foram criados e funcionavam na UDF os centros de estudos, com a participação de professores, alunos e ex-alunos, visando promover estudos e pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador / Jader de Medeiros Britto - Integrante / Antonio Mauricio Castanheira das Neves - Integrante / Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes - Integrante / Luiza Angélica Paschoeto - Integrante / Diana Couto Pinto - Integrante / Andréa Cristina de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2006

    Dumerval Trigueiro Mendes e a questão da universidade: 1960-1980, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido em intercâmbio entre o PROEDES/FE/UFRJ e o Mestrado em Educação/UCP, contando com o apoio do CNPq. A pesquisa tinha por objetivo estudar a contribuição de Dumerval Trigueiro Mendes, procurando apreender suas idéias sobre educação e universidade no país, de 1960 a 1980. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador / Helena Ibiapina Lima - Integrante / Jader de Medeiros Britto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Dumerval Trigueiro Mendes e a questão da Universidade: 1960-1980, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido em intercâmbio entre o PROEDES/FE/UFRJ, e o Mestrado em Educação /UCP, tendo por objetivo estudar a contribuição de Durmeval Trigueiro Mendes, procurando analisar suas ideias sobre educação e universidade no país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador / Helena Ibiapina Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 7

  • 2000 - 2003

    O IESAE: construção, desenvolvimento e extinção, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido no PROEDES/UFRJ, tendo por objetivos: a) analisar a proposta de criação e funcionamento do Mestrado em Educação deste Instituto, compreendendo o ensino, a pesquisa e a produção acadêmico-científica, em termos de propostas curriculares, relatórios, publicações, dissertações defendidas, eventos realizados, etc; b) investigar as propostas e o funcionamento dos cursos de Especialização ministrados; c) examinar como era realizada a assistência técnica e a prestação de serviços como uma das formas de intercâmbio do IESAE/FGV com outras instituições educacionais e de pesquisa do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 1999 - 2008

    Projeto Integrado Universitas/BR: a produção científica sobre a educação superior no Brasil (1968-2000), Descrição: Projeto ligado ao GT Política da Educação Superior/ANPEd, tendo por objetivos: a) selecionar, organizar e disponibilizar à comunidade acadêmica a produção científica sobre a educação superior no Brasil, a partir da Reforma Universitária de 1968; b) definir, planejar e executar a construção da biblioteca virtual Universitas/BR. O projeto congregou mais de 20 pesquisadores de 17 universidade brasileiras. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Integrante / Marília Costa Morosini - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 2000

    A Universidade do Brasil: o grande projeto universitário, Descrição: Pesquisa desenvolvida no PROEDES/UFRJ, analisando a concepção de universidade que a inspirou e como se expressava nessa instituição de 1937 a 1965, o princípio de autonomia em relação aos poderes instituídos e no seu interior; quais os "grupos hegemônicos" que aparecem, de forma explícita ou não, quando da análise de sua trajetória; a composição e atribuições dos órgãos colegiados; as condições institucionais para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, bem como o surgimento de grupos e institutos de pesquisa, colocando-se em evidência traços comuns a outros grupos existentes no país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 7

  • 1997 - 1999

    Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais ( 1ª edição), Descrição: O projeto foi desenvolvido, tendo por objetivos: oferecer informações básicas àqueles que trabalham em educação e áreas afins e se preocupam em conhecer o pensamento educacional brasileiro, em termos de ideias, propostas ao longo de sua história, como também trazer novos dados e servir de referência a outros estudos. Com esses propósitos, procurou-se resgatar o pensamento e a ação de educadores no Brasil já falecidos, a partir da Colônia, que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento educacional brasileiro. Em 1999 foi lançada, com muito sucesso, a primeira edição, pela editora UFRJ e MEC/INEP, contendo 94 verbetes, redigidos por autores de vários estados e diferentes instituições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador / Jader de Medeiros Britto - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.

  • 1994 - 1996

    A UDF revisitada, Descrição: O projeto teve por objetivo resgatar a história da Universidade do Distrito Federal (UDF), de 1935 a 1939, procurando: a) analisar o papel e a importância desta Universidade nos embates políticos e ideológicos que ocorreram no país nos anos 1930, examinando-se as convergências e divergências entre o projeto do Governo Federal para a universidade brasileira e a proposta da UDF, em termos de concepção de universidade, de ensino e pesquisa, de formação de professores e de técnicos de educação; e b) recuperar as contribuições inovadoras da UDF para o ensino superior brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 1994 - 1996

    Instituições Educacionais e Científicas e seus Atores: História e Memória, Descrição: Coordenadora do Projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1991 - 1994

    História das instituições educacionais e seus atores: memória e documentação, Descrição: Projeto desenvolvido no PROEDES/FE/UFRJ, tendo por objetivos: a) analisar e organizar os acervos sob sua guarda, desenvolvendo um trabalho que garantisse a preservação das fontes documentais existentes; b) adquirir novos arquivos referentes à história da educação brasileira, às instituições educacionais e científicas no país e ao pensamento educacional brasileiro; c) disseminar os acervos organizados junto à comunidade acadêmica e científica; e d) fornecer subsídios ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de educação e áreas afins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador / Helena Ibiapina Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 1987 - 1990

    Da Faculdade Nacional de Filosofia à Faculdade de Educação: resgate de uma história, Descrição: O projeto analisou a Faculdade Nacional de Filosofia, situando suas origens, sua inserção no projeto universitário gestado pelo Governo Federal no pós-30, sua criação em 1939 e desenvolvimento, até sua extinção em 1968. Com essa preocupação, procurou-se verificar como se processaram os embates políticos em relação aos poderes constituídos e a concentração de poder no interior dessa Faculdade nas quase três décadas de sua existência. Analisou-se, também, o mérito de ter sido a FNFi um espaço de ensino, pesquisa e cultura, contribuindo para o desenvolvimento de vocações acadêmico-científicas e de criação de outras instituições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

  • 1983 - 1986

    O Movimento da Reforma Universitária Brasileira: 1958-1968, Descrição: O Projeto teve por objetivo analisar como foi produzido o Movimento da Reforma Universitária brasileira, no período de 1958-1968, o porquê de certos fatos e a realidade em que eles se manifestaram, procurando conhecer não apenas as diferenças de propostas a respeito das instituições universitárias, no período, mas também de onde emanaram os interesses de pessoas e grupos a fazê-las, os fins que tinham em vista e o que significava reformar a universidade brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 1982 - 1984

    Análise das Práticas de Formação do Educador: especialistas e professores, Descrição: A pesquisa foi desenvolvida no Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo por objetivos: a) fazer uma revisão crítica dos estudos e pesquisas desenvolvidos na década de 1970, no âmbito da formação de professores e especialistas em educação; b) analisar as práticas de formação de professores e especialistas, desenvolvidas em instituições de ensino superior e, c) apresentar indicações e sugestões como alternativas visando a esse tipo de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador / Ana Waleska P. Mendonça - Integrante / Isabel Alice Lellis - Integrante / Hermengarda a. Lüdcke - Integrante / Marli André - Integrante / Vera Maria Candau - Integrante / Dyla Tavares de Sá Brito - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 1981 - 1982

    Aperfeiçoamento de Professores de Cursos de Formação do Magistério a nível de 2º Grau, do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto foi desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRJ, contando com a participação de professores desta Faculdade. Procurou-se no desenvolvimento da pesquisa responder a duas questões fundamentais: a) que tipo de educador as unidades de educação estavam formando, no Rio de Janeiro; e b) o que deveriam oferecer os cursos de Pedagogia e Licenciatura, em geral, para que seus egressos fossem capazes de exercer uma ação coerente e eficaz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1978 - 1979

    Ensino Superior e Sociedade Brasileira: 1945 a 1961, Descrição: O projeto surgiu da preocupação em analisar o ensino superior no período que se inicia com a redemocratização do país, em 1945, até ser promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN, em 1961.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1977 - 1978

    Ensino Superior e Sociedade Brasileira: 1930 a 1945., Descrição: Participação como Pesquisadora na equipe do Projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1977 - 1978

    Universidade, tendências e funções. O caso brasileiro nos anos 30, Descrição: Participação como Coordenadora do Projeto e Bolsista Pesquisadora do CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1975 - 1976

    A Universidade brasileira em busca de sua identidade, Descrição: O projeto teve como objetivo analisar princípios e tendências que, de forma manifesta ou não, se fizeram sentir na criação e desenvolvimento de universidades no país, de 1920 até a Reforma Universitária de 1968. O relatório final da pesquisa foi apresentado como tese de livre-docência, defendida na PUC-Rio, em dezembro de 1976. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 1971 - 1972

    Alfabetização de adultos e sua posição em projetos de desenvolvimento integrados, Descrição: Pesquisa desenvolvida em um projeto de assentamento de agricultores, implantado pelo INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, no Município de Iguatemi, situado no sul de Mato Grosso, fronteira do Brasil com o Paraguai. Foram analisadas algumas características dos chefes de famílias, visando verificar: se o nível de alfabetização influía na necessidade do indivíduo estudar mais; se havia influência do nível de alfabetização sobre o nível tecnológico dos beneficiários e se a maior ou menor participação estava condicionada pelo nível de alfabetização. O relatório final da pesquisa foi apresentado como dissertação de Mestrado em Educação, na PUC - Rio, em dezembro de 1972.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Homenagem por ocasião dos 35 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, Programa de Pós-Graduação em Educação/FE/UFRJ.

2005

Homenagem em reconhecimento da Faculdade de Educação/UCP pelo trabalho desenvolvido como docente pesquisadora, Faculdade de Educação da Universidade Católica de Petrópolis.

2000

Voto de louvor do Conselho Nacional de Educação (CNE) reunido em sessão plenária em março/ 2000, pelo trabalho desenvolvido na organização do Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos Dias Atuais, Conselho Nacional de Educação.

1999

Prêmio Cientistas do Nosso Estado, FAPERJ.

1959

Bolsa - Prêmio da Universidade do Recife/PE para fazer Pós-Graduação em vista de sua classificação entre os concluintes daquela Universidade, no ano de 1958, conforme normas do Conselho de Curadores, Faculdade de Filosofia do Recife/Universidade do Recife.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES. , Av. Pasteur, 250, fundos. Anexo Faculdade de Educação, sala 102/103, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25418392, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1963 - 1966

    Movimento de Educação de Base

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Equipe Nacional, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1963 - 05/1966

      Treinamentos ministrados .,Treinamentos ministrados, Treinamento de pessoal para o trabalho de alfabetização de adultos

    • 03/1963 - 05/1966

      Outras atividades técnico-científicas , Movimento de Educação de Base, .,Atividade realizada, Grupo de Estudos sobre Educação de Adultos.

  • 1972 - 1972

    Faculdade de Educação Ciências e Letras da Sociedade Notre Dame

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/1972 - 12/1972

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus

  • 1972 - 1980

    Universidade Santa Úrsula

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Licenciatura: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus. Curso de Pedagogia: Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior

    Atividades

    • 03/1972 - 12/1980

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus, Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior

  • 1970 - 1987

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado ao Deptº de Educação, Carga horária: 30

    Atividades

    • 03/1973 - 12/1986

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, História da Educação Brasileira, Estrutura do Ensino Brasileiro I e II

    • 03/1970 - 12/1984

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus, Universidade e carreiras profissionais, História da Educação, Educação de Adultos, Introdução às Ciências da Educação

  • 1988 - 1988

    Universidade Autônoma do México

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Como Professora Visitante, no período de maio a Junho de 1988, proferiu conferência na Faculdad de Filosofia y Letras sobre o tema "Perspectivas actuales de la Educación Superior en Brasil". Participou na División del Sistema Universidad Abierta, do Seminário sobre o tema "Situación y perspectivas de la universidad: los casos del Mexico e Brasil". Realizou, ainda, entrevistas e participou de reuniões com professores de diferentes faculdades da UNAM, das universidade públicas de Puebla e Guadalajara e com pesquisadores do Departamiento de Investigación Educactiva (DIE), do México.

    Atividades

    • 05/1988 - 06/1988

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdad de Filosofia y Letras, .,Atividade realizada, Realizou conferências e seminários. Participou de reuniões..

  • 1988 - 1988

    Consejo Nacional de Universidades y Escuelas Politécnicas Del Ecuador

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Participou de reuniões e seminários sobre a situação das universidades no Ecuador e realizou entrevistas com professores vinculados ao CONUEP, mantendo contatos com professores interessados em conhecer a situação das instituições universitárias do Brasil, nos anos de 1980.

    Atividades

    • 04/1988 - 05/1988

      Outras atividades técnico-científicas , CONUEP, .,Atividade realizada, Participou de reuniões, seminários e entrevistas com professores..

  • 2000 - 2006

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação / Faculdade de Educação/UCP, de dezembro de 2002 a janeiro de 2006.

    Atividades

    • 10/2000 - 12/2006

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, História da Educação Brasileira: 1930 aos dias atuais, Laboratório de Pesquisa: I, II e III, Pensamento Educacional Brasileiro, Seminário de Pesquisa: I, II e III

    • 12/2002 - 01/2006

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Mestrado Em Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 1981 - 1987

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, nível III, Carga horária: 40

    Outras informações:
    De 1981 a 1990 vínculo empregatício CLT, após esse período o vínculo passa a ser Servidor Público do Quadro Permanente

    Atividades

    • Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES, .,Linhas de pesquisa

    • Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1994 - 08/1999

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II

    • 03/1983 - 07/1994

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Universidade no Brasil: tendências e propostas, Educação Brasileira, Ensino Superior: reformas e propostas, Estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro, Formação de Professores e Pesquisadores no Brasil: 1930 aos dias atuais, Prática de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II, Prática de Pesquisa III, Prática de Pesquisa IV, Universidade no Brasil: autonomia, poder e participação, Universidade, tendências e propostas: o caso brasileiro (1930-1945)

    • 03/1981 - 11/1991

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus, Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior