Adelma Mendes de Souza

Mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2000). Experiência nas áreas administrativo-financeira e educacional.

Informações coletadas do Lattes em 12/03/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIAS MILITARES

2019 - 2021

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: Zopacas: autorregulação do arranjo ou (não) intervenção de sua potência? Implicações determinantes para a apatia do fórum, Ano de Obtenção: 2022
Mariana Montez Carpes.Coorientador: Mariana Montez Carpes. Bolsista do(a): FAPERJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Zopacas; Cooperação; Realismo Estrutural; Realismo Neoclássico; Brasil.

Graduação em Ciências Econômicas

1993 - 1999

Universidade Federal Fluminense
Título: Plano Real e seus Efeitos no Desemprego
Orientador: André Guimarães Augusto

Formação complementar

2019 - 2019

I Seminário de Pesquisa em Relações Internacionais e Defesa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2019 - 2019

Indústria de Defesa no Contexto da OTAN. (Carga horária: 7h). , Escola de Comando e Estado Maior do Exército, ECEME, Brasil.

2019 - 2019

Workshop Internacional Soldiers, Politicians and Civilians. , Escola de Comando e Estado Maior do Exército, ECEME, Brasil.

2019 - 2019

Painel Acadêmico Militar - Exercício no Terreno de Operações Táticas. , Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ECEME, Brasil.

2016 - 2016

Negociações de sucesso:estratégias e habilidades essenciais/online. , University of Michigan, COURSERA, Estados Unidos.

2015 - 2016

MBA em MBA Finanças Corporativas. , Mackenzie/IDCE, IDCE, Brasil. , Título: .. , Orientador: ..

2006 - 2006

Bovespa Master. , Bolsa de Valores, BOVESPA, Brasil.

2006 - 2006

IELTS. , Eurocentres, EUROCENTRES, Grã-Bretanha.

2005 - 2006

Francês. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2006

Italiano. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1997 - 1997

Globalização e Mercado de Capitais. , Bolsa de Valores, BOVESPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Árabe

, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administrativa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Participação em eventos

Impactos Econômicos Globais no conflito Ucrânia-Rússia - Fundação Econo.Impactos Econômicos Globais no conflito Ucrânia-Rússia. 2022. (Encontro).

O Sul Geopolítico nas agendas de pesquisa em Relações Internacionais. 2021. (Seminário).

Seminário virtual O Sul Geopolítico nas agendas de Pesquisa em RI. 2021. (Seminário).

Viagem de Estudos Estratégicos (VEE). 2020. (Outra).

XXII Ciclo de Estudos Estratégicos. 2020. (Seminário).

43o. Encontro anual da ANPOCS.A articulação entre defesa e política externa: análise comparada de mecanismos institucionais para uma grande estratégia no sul geopolítico. 2019. (Encontro).

ABRI. Coordenacao Civil Militar: Licoes aprendidas na Missao de Paz da ONU no Sudao do Sul. 2019. (Congresso).

ERABED Sudeste.Aarticulação entre defesa e política externa: uma análise de mecanismos institucionais brasileiros para uma grande estratégia. 2019. (Encontro).

LAAD. 2019. (Feira).

Workshop: China Foreign Policy: Paths and Trends. 2019. (Seminário).

Workshop: Internacional Soldiers, Politicians and Civilians. 2019. (Seminário).

Workshop: Ordem Geopolítica Internacional e os desafios à Defesa do Brasil. 2019. (Outra).

XX Ciclo de Estudos Estratégicos. 2019. (Seminário).

Seminário Maritime Security, International Peacekeeping and Naval Policy in the 21st century. 2017. (Seminário).

Rio + 20. 2012. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Hélio Caetano Farias

CARPES, Mariana M.; DIAS, G. M.;FARIAS, Hélio C.. Mão invisível da Zopacas: autorregulação do arranjo ou (não) intervenção de sua potência? Implicações determinantes para a apatia do fórum. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS MILITARES) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Foi orientado por

André Guimaraes Augusto

Plano Real: seus efeitos no Desemprego; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: André Guimarães Augusto;

Produções bibliográficas

  • GRIGOLI, G. A. ; SOUZA, A. M. . Coordenação Civil-Militar: Lições aprendidas na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gröhs, M ; SOUZA, A. M. ; Duarte, Rubens de S. . Aarticulação entre defesa e política externa: uma análise de mecanismos institucionais brasileiros para uma grande estratégia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva Júnior, Maurilio F. ; SOUZA, A. M. ; PEREZ, J. . Astros 2020: impactos na Economia de Defesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gröhs, M ; SOUZA, A. M. ; Duarte, Rubens de S. . A articulação entre defesa e política externa: análise comparada de mecanismos institucionais para uma grande estratégia no sul geopolítico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gröhs, M ; SOUZA, A. M. ; Duarte, Rubens de S. . Articulação entre defesa e política externa: uma análise de mecanismos institucionais brasileiros para uma grande estratégia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2021

    Geopolítica, Grande Estratégia e Defesa: subsídios analíticos à transformação da Força Terrestre, Descrição: O projeto de pesquisa inspira-se um núcleo articulado de questões: ?como a Grande Estratégia do Brasil é elaborada e implementada de modo a garantir a Defesa nacional??; ?quais são seus principais atores?? e ?quais as implicações da Grande Estratégica na transformação da Força Terrestre, na busca das capacidades requeridas, presentes e futuras??. Parte-se do entendimento que o Brasil, um país de dimensões continentais, inserido em um sistema internacional altamente competitivo, não pode somente reagir às circunstâncias internacionais, mas ter uma Grande Estratégia ou um modo de articular todas as dimensões do poder nacional para atingir os seus objetivos prioritários de defesa e desenvolvimento. Assim, neste projeto, se investigarão as referências, a elaboração, implementação, principais atores e implicações para a Força Terrestre da Grande Estratégia brasileira. Para tanto, serão analisados os fundamentos geopolíticos da Grande Estratégia, recorrendo aos autores clássicos da geopolítica e ao estudo das geoestratégias de potências, como EUA, Rússia e China. Serão também investigadas as ferramentas institucionais de planejamento estratégico, o qual traduz ameaças e hipóteses de conflito em ações concretas. Ultrapassando os mecanismos de coordenação, serão investigadas as Grandes Estratégias dos países do Sul Geopolítico em perspectiva comparada, de modo a identificar quais são os atores internos e externos que atuam na sua elaboração e execução. Finalmente, serão investigados, com base nas referências teóricas e nas experiências práticas agregadas, os desafios da faixa de fronteira e as ameaças emergentes no entorno estratégico brasileiro. A equipe de pesquisa, de formação multidisciplinar e estrutura interinstitucional, será composta por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM) da ECEME, e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGGH) e de Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade de São Paulo (USP), além de docentes do Curso de Formação de Oficiais da AMAN e dos cursos de graduação em Defesa e Gestão Estratégia Internacional (DGEI) e de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adelma Mendes de Souza - Integrante / Helio Caetano Farias - Coordenador / Rubens de Siqueira Duarte - Integrante.

Prêmios

2003

Aprovação em Concurso Público, .

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Escola de Comando e Estado Maior do Exército

Vínculo: ., Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1997

Sul América Seguros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária

1998 - 1998

Mercedes-Benz do Brasil S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

Ingeróp Engenharia e Teccnologia ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionária, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Contrato de 1 ano.

2004 - 2010

Arte Móveis & Design Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionária, Regime: Dedicação exclusiva.