Fernanda Maia Lessa Pinheiro

Possui ensino-medio-segundo-graupelo colegio e curso paranapua(2008). Atualmente é Aluno de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Farmácia

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio e Curso Paranapuã

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bianca Aloise Maneira Corrêa Santos

SATHLER, P. C.; C, FA; SILVA, LCP;SANTOS, B.A.M.C.. Analise dos aspectos de marketing farmacêutico sobre a escolha e consumo de medicamentos. 2016.

Bianca Aloise Maneira Corrêa Santos

SANTOS, BIANCA A.M.C.. ANÁLISE DOS ASPECTOS DE MARKETING FARMACÊUTICO SOBRE A ESCOLHA E CONSUMO DE MEDICAMENTOS. 2016.

Gil Mendes Viana

VIANA, G. M.. Análise dos Aspectos de Marketing Farmacêutico Sobre a Escolha e Consumo de Medicamentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavia Almada do Carmo

CARMO, F. A.. Analise dos aspectos de marketing farmacêutico sobre a escolha e consumo de medicamentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilda Ângela Neves

Avaliação da Co-Administração de Antagonistas CB1 e Ligantes Serotoninérgicos em Modelos Animais Relacionados aos Sintomas da Esquizofrenia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Gilda Angela Neves;

Plínio Cunha Sathler

Análise dos aspectos de marketing farmacêutico sobre a escolha e consumo de medicamentos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Plínio Cunha Sathler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Estudo da Co-Administração de Antagonistas CB1 e Agentes Serotoninérgicos em Modelos Animais Relacionados aos Sintomas da Esquizofrenia, Descrição: A esquizofrenia é uma desordem psiquiátrica de natureza complexa e extremamente incapacitante. Atinge cerca de 15 indivíduos para cada 100.000 habitantes em todo o mundo, sendo o risco de desenvolvimento da doença ao longo da vida de 0,7%, considerado alto em se tratando de doenças psiquiátricas. A esquizofrenia é caracterizada pelo aparecimento de três grupos de sintomas: positivos (delírios, alucinações, agitação motora), negativos (embotamento afetivo, isolamento social) e cognitivos (déficits de atenção e memória). Apesar do amplo arsenal terapêutico disponível para o tratamento deste distúrbio, muitos pacientes não respondem a qualquer medicamento utilizado ou apresentam reações adversas que levam ao abandono do tratamento (como efeitos extrapiramidais, aumento de peso, dislipidemias, entre outros) (aspectos revisados em Tandon R et al. Schizophr Res 102: 1-18, 2008 ; Tandon R et al. Schizophr Res 122:1 23, 2010). Assim, o objetivo deste projeto é avaliar os efeitos da co-administração de um antagonista/agonista inverso de receptores canabinóides CB1 com agente serotoninérgico, a fim de validar esta abordagem como uma nova alternativa para o tratamento dos diferentes sintomas da esquizofrenia. Para tanto, a associação proposta será avaliada em modelos animais relacionados aos sintomas positivos, negativos e cognitivos da esquizofrenia, em modelos preditivos de efeito ansiolítico, antidepressivo, e em modelos relacionados à potenciais reações adversas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Maia Lessa Pinheiro - Coordenador / Camila Sutter de Oliveira Hammes - Integrante / Gilda Angela Neves - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2011

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Ciências Biomédicas.,Estágio realizado, Iniciação Científica.