Kátia Gabriela Moreira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Mestre em Educação Pela Universidade São Francisco (2015), na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade São Francisco (2010). As produções de estudos desenvolvidos se referem a Educação infantil e Ensino Fundamental I, abrangendo as questões das produções orais e escritas dos alunos em aulas de Matemática, resolução de problemas, letramento matemático e desenvolvimento do pensamento algébrico na perspectiva histórico-cultural. Participa do Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) na Universidade São Francisco, Itatiba - SP, ampliando discussões e produções no campo da Matemática e do processo de ensino e aprendizagem. Professora dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Nazaré Paulista.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade São Francisco
Título: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS E GENERALIZAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS,
Adair Mendes Nacarato. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade São Francisco
Título: A sala de aula de matemática de um 1º ano do Ensino Fundamental: Contexto de problematização e produção de significados,Ano de Obtenção: 2015
Adair Mendes Nacarato.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2007 - 2010

Universidade São Francisco
Título: Resolução de problemas não convencionais nas aulas de matemática com crianças pequenas a partir de histórias infantis: possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático das crianças.
Orientador: Regina Célia Grando

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Educação Matemática na Primeira Infância:geometria. (Carga horária: 40h). , Universidade São Francisco, USF, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Ed. Mat. na Primeira Infância: Ed. Estatística. (Carga horária: 40h). , Universidade São Francisco, USF, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em "Educação Matemática na Primeira Infância". (Carga horária: 40h). , Universidade São Francisco, USF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21° Cole - Congresso de Leitura do Brasil. O pensamento algébrico na voz de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental " [...]segredo é uma coisa que não pode falar!". 2018. (Congresso).

21° Cole - Congresso de Leitura do Brasil. "Vai pegando as pontas..." a voz de uma criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental reverberando significações para conceitos geométricos. 2018. (Congresso).

V EEMAI - Encontro de Educação Matemática dos anos inciais.Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento. 2018. (Encontro).

VIII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Narrativa de aula de Matemática de uma professora do 1°ano do Ensino Fundamental: uma reflexão na/da própria prática. 2018. (Congresso).

V SELEM - Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.A narrativa escrita de uma aula de Matemática como prática de (auto)formação e de pesquisa. 2018. (Seminário).

XVII Encontro de Pós-Graduação.O desenvolvimento do pensamento algébrico em um 1° ano do Ensino Fundamental: possibilidades de negociação de significados e generalizações de ideias matemáticas. 2018. (Encontro).

IV Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais e III Colóquio de práticas letradas.Trabalhando com o desenvolvimento do pensamento algébrico no 1° ano do Ensino Fundamental. 2016. (Encontro).

IV SELEM - Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.O pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. (Seminário).

IV Seminário Municipal de Educação e II Seminário OBEDUC da Universidade São Francisco.Trabalhando com os fatos básicos da adição a partir do Cuisenaire: Possibilidade de estabelecimento de novas relações numéricas com alunos do 1° ano do ensino fundamental. 2016. (Seminário).

III EEMAI - Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais.O papel do material manipulável enquanto ferramenta para resolução de problema: um olhar para a produção de significados na sala de aula de um 1° ano do ensino fundamental. 2015. (Encontro).

V SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Práticas de letramento matemático escolar com o foco na resolução de problemas: construindo significados para o texto matemático. 2015. (Seminário).

III Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação- Pesquisa em Educação: perspectivas sócio-históricas-culturais. 2013. (Seminário).

III Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação- Pesquisa em Educação: perspectivas sócio-históricas-culturais. 2013. (Seminário).

II Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2013. (Seminário).

XI ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

XVIIX EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2013. (Encontro).

I SELEM - Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2011. (Encontro).

III Seminário de Histórias e Investigações de/ em aulas de Matemática. 2010. (Seminário).

VII Jornada da Educação.Resolução de problemas não convencionais nas aulas de matemática com crianças pequenas a partir de histórias infantis: possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático das crianças. 2010. (Outra).

X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

XVI Encontro de Iniciação científica, IX Encontro de Pós-Graduação, V Encontro de extensão Universitária, Seminários de E.H.C III Ciclo. 2010. (Encontro).

XXVII SEMANA DE PEDAGOGIA- Cidade e Educação: Constituindo diálogos. 2009. (Encontro).

" O Direito de Brincar- a importância na educação". 2008. (Encontro).

V Fórum de educação e Protagonismo Juvenil de Bragança Paulista- A educação de crianças e adolescentes. 2008. (Outra).

XXVI Semana de Pedagogia- Leitura do Mundo Leitura da palavra. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Manoela Cristina da Silva Sanfins

SANFINS, M. S.; GRANDO, R. C.;MOREIRA, K. G.. Noções de espaço das crianças nas brincadeiras infantis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade São Francisco.

Aluno: Angélica de Oliveira Vieira Bizetto

BIZETTO, A. O.; GRANDO, R. C.;MOREIRA, K. G.. Análise de possibilidades por meio de Jogos na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade São Francisco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luana Toricelli

TORICELLI, L.GRANDO, R. C.. Resolução de problemas não convencionais nas aulas de matemática com crianças pequenas a partir de histórias infantis: possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade São Francisco.

Denise Filomena Bagne Marquesin

Nacarato; DAMBROSIO, B. S.; Moretto, M.;MARQUESIN, D. F. B.. A sala de aula de matemática de um 1º ano de ensino fundamental: Contexto de problematizações e produção de significados. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Ana Paula de Freitas

NACARATO, A. M.DE FREITAS, ANA PAULA; RIBEIRO, C. M. S.; CYRINO, M. C. C. T.;ANJOS, D. D.. O desenvolvimento do pensamento algébrico em um 1º ano do Ensino Fundamental: Possibilidades de Negociação de Significados. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Daniela Dias dos Anjos

NACARATO, A. M.; RIBEIRO, C. M. S; CYRINO, M. C. C. T; FREITAS, A. P.;ANJOS, DANIELA. O desenvolvimento do pensamento algébrico em um 1º ano do Ensino Fundamental: Possibilidades de Negociação de Significados. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Adair Mendes Nacarato

NACARATO, A. M.; D'AMBROSIO, B.; MORETTO, M.; MARQUESIN, D. F. B.. A sala de aula de matemática de um 1o ano do ensino fundamental: contexto de problematizações e produção de significados. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Adair Mendes Nacarato

NACARATO, A. M.; FREITAS, A. P.; ANJOS, D. D.; CYRINO, M.C.C.T.; RIBEIRO, C. M. S.. O desenvolvimento do pensamento algébrico em um 1o ano do ensino fundamental: possibilidades de negociação de significados. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Adair Mendes Nacarato

GRANDO, R. C.NACARATO, A. M.; D'AMBROSIO, B.. Aulas de matemática possibilitando um contexto favorável à problematização e produção de registros orais e escritos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade São Francisco.

Regina Célia Grando

GRANDO, R. C.; NACARATO, A.M.; DAMBROSIO, B.. Aulas de Matemática possibilitando um contexto favorável à problematização e produção de registros orais e escritos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Educação) - Universidade São Francisco - Itatiba.

Milena Moretto

NACARATO, Adair Mendes;MORETTO, Milena; MARQUESIN, Denise Filomena Bagne; AMBROSIO, Beatriz Silva D.. A sala de aula de matemática de um 1º ano do ensino fundamental: contexto de problematizações e produção de significados. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adair Mendes Nacarato

O desenvolvimento do pensamento algébrico em um 1° ano do ensino fundamental: possibilidades de negociação de significados e generalização de ideias matemáticas; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Regina Célia Grando

A sala de aula de matemática de um 1o ano do ensino fundamental: contexto de problematizações e produção de significados; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Educação) - Universidade São Francisco - Itatiba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Regina Celia Grando;

Regina Célia Grando

Registros produzidos por crianças pequenas em situações de resolução de problemas não convencionais: possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático das crianças; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade São Francisco - Itatiba; Orientador: Regina Celia Grando;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, K. G. ; NACARATO, A. M. . Desenvolvimento profissional de professoras dos anos iniciais:aprendizagens mediadas pela pesquisa com práticas de letramento matemático escolar. In: FLÔR, Cristhiane C. C.; CARNEIRO, Reginaldo F.. (Org.). Formação de professores dos primeiros anos de escolarização: temas de ciências e matemática. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 47-71.

  • LUVISON, C. C. ; SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, K. G. . A construção do pensamento algébrico no Ensino Fundamental I: possíveis trabalhos para a percepção de regularidades e de generalizações. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, I. Ap.. (Org.). O Desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. 1ed.Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, v. 12, p. 71-167.

  • FREITAS, A. P. ; NACARATO, A. M. ; MOREIRA, K. G. . A elaboração do Conceito Geométrico nos Anos Iniciais: Refletindo sobre o Papel da Palavra e da Imaginação. In: Márcia Aparecida Amador Mascia; Daniela Dias dos Anjos; Ana Luiza Bustamante Smolka. (Org.). Leituras de Vigotski: repercussões na atividade docente. 1°ed.Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2017, v. , p. 69-88.

  • MOREIRA, K. G. . Analisando as sombras dos sólidos: "É, se colocar bem na frente do sol vai aparecer um retângulo, porque ele é formado por retângulos!". In: NACARATO, Adair Mendes; FREITAS, Ana Paula de; ANJOS, Daniela Dias dos; MORETTO, Milena. (Org.). Práticas de letramento matemático nos anos iniciais: experiências, saberes e formação docente. 1ed.Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 129-151.

  • MOREIRA, K. G. ; MARASSATTO, I. M. . Como usar um material manipulativo nas aulas de matemática de uma sala do 1° ano do ensino fundamental?. In: NACARATO, Adair Mendes; FREITAS, Ana Paula de; ANJOS, Daniela Dias dos; MORETTO, Milena. (Org.). Práticas de letramento matemático nos anos iniciais: experiências, saberes e formação docente. 1ed.Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017, v. 1, p. 195-225.

  • SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, K. G. ; ANJOS, D. D. . Construindo significados para o pensamento relacional nas explorações das barras Cuisenaire em uma sala do 3° ano do ensino fundamental. In: NACARATO, Adair Mendes; FREITAS, Ana Paula de; ANJOS, Daniela Dias dos; MORETTO, Milena. (Org.). Práticas de letramento matemático nos anos iniciais: experiências, saberes e formação docente. 1ed.Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 269-292.

  • GRANDO, R. C. ; MOREIRA, K. G. . Como crianças tão pequenas, cuja maioria não sabe ler nem escrever, podem resolver problemas de Matemática?. In: CARVALHO, M; BAIRRAL, M. A.. (Org.). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. 1ed.Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012, v. 1, p. 121-143.

  • MOREIRA, K. G. ; NACARATO, A. M. . Narrativas de aulas e Design Research como práticas de formação do professor que ensina Matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais do Sipem. Foz do Iguaçu, Paraná: SIPEM, 2018. v. GT7. p. 1-12.

  • MOREIRA, K. G. . Narrativa de Aula de Matemática de uma professora do 1°ano do Ensino Fundamental: uma reflexão na/da própria prática. In: VIII CIPA Congresso Internacional de pesquisa (auto)biográfica, 2018, São Paulo. Espaços formativos, memórias e narrativas. São Paulo: Biograph, 2018. v. 1. p. 1-17.

  • MOREIRA, K. G. ; CUSTODIO, I. A. . A narrativa escrita de uma aula de Matemática como prática de (auto)formação e de pesquisa. In: V Seminário de leituras e escritas em Educação Matemática, 2018, Fortaleza, Ceará. As múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e na prática docente. Fortaleza, Ceará: UECE, 2018. v. 1. p. 990-1008.

  • MOREIRA, K. G. ; LUVISON, C. C. . As potencialidades do Ensino da álgebra nos anos inciais do Ensino Fundamental. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo. XII EPEM Conexões entre a prática docente e a pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: X EPEM, 2017. v. 1. p. 1-8.

  • MOREIRA, K. G. . Práticas de letramento matemático escolar com foco na resolução e elaboração de problemas: construindo significados para o texto matemático. In: V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática - V SHIAM, 2015, Campinas - SP. Histórias de Aulas de Matemática. Campinas: FE/UNICAMP, 2015. v. 2. p. 137-151.

  • MOREIRA, K. G. . Registros orais e escritos nas aulas de matemática enquanto práticas de letramento escolar. In: 19° COLE, 2014, Campinas. Registros orais e escritos nas aulas de matemática enquanto práticas de letramento escolar. Campinas: FE/UNICAMP, 2014. v. VIII. p. 1880-1886.

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . O registro nas aulas de Matemática possibilitando a comunicação dos procedimentos e estratégias de resolução de problemas de crianças pequenas. In: XI ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Pesquisa em Educação Matemática. Curitiba: XI ENEM, 2013. v. 1. p. 1-16.

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . Possibilidades de investigação sobre o pensamento Matemático das crianças a partir de registro produzidos em situação de resolução de problemas não convencionais. In: XVI Encontro de Iniciação Científica; IX Encontro de Pós-Graduação; V Encontro de Extensão Universitária; Seminários de Estudo do Homem Contemporâneo - III ciclo, 2010, Itatiba, São Paulo. Textos de Iniciação Científica. Itatiba, São Paulo: Universidade São Francisco, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • MOREIRA, K. G. ; PELLATIERI, M. . Ler, escrever e registrar: práticas de letramentos matemáticos nos anos inciais. In: II Seminário Obeduc da Universidade São Francisco; IV Seminário Municipal de Educação, 2016, Itatiba, São Paulo. Letramentos: dilemas e perspectivas nas diferentes áreas do ensino fundamental. Itatiba: Universidade São Francisco/ Prefeitura Municipal de Itatiba, 2016. v. 1. p. 6-6.

  • MOREIRA, K. G. . Trabalhando com os fatos básicos da adição a partir do Cuisenaire: possibilidade de estabelecimento de novas relações numéricas com os alunos do 1º ano do ensino fundamental. In: II Seminário Obeduc da Universidade São Francisco, 2016, Itatiba, São Paulo. Letramentos:dilemas e perspectivas nas diferentes áreas do ensino fundamental. Itatiba: Universidade São Francisco/ Prefeitura Municipal de Itatiba, 2016. v. 1. p. 10-10.

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . O registro nas aulas de Matemática na perspectiva do letramento escolar. In: XX Encontro de Iniciação Científica; XIII Encontro de Pós-Graduação; IX Encontro de Extensão Universitária; VII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo, 2014, Itatiba, São Paulo. Anais XX Encontro de Iniciação Científica; XIII Encontro de Pós-Graduação; IX Encontro de Extensão Universitária; VII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo. Itatiba, São Paulo: Universidade São Francisco, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • MOREIRA, K. G. . Registros orais e escritos nas aulas de matemática enquanto práticas de letramento escolar. In: 19° COLE - Congresso de leitura do Brasil, 2014, Campinas. Caderno de Atividades e resumos. Campinas: Alba, 2014. v. 1. p. 391-391.

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . Aulas de Matemática possibilitando um contexto favorável à problematização e produção de registros. In: III Seminário interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, 2013, Itatiba. Pesquisa em Educação: perspectivas sócio-histórico-culturais. Itatiba: Universidade São Francisco, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . Procedimentos e estratégias de resolução de problemas de crianças pequenas: o registro como possibilidade de comunicação de ideias matemáticas. In: IV SHIAM Seminário Naciona de Histórias e investigações de/em aulas de Matemática, 2013, Campinas. Caderno de resumos. Campinas: FE/UNICAMP, 2013. v. 1. p. 83-83.

  • MOREIRA, K. G. . Registros produzidos por crianças pequenas em situações de resolução de problemas não-convencionais: possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático. In: III SHIAM Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2010, Campinas. Caderno de Resumos do III SHIAM: 21, 22, 23 de julho de 2010. Campinas: FE/UNICAMP, 2010. v. 1. p. 83-83.

  • MOREIRA, K. G. . Compartilhando experiências de uma sala de aula de 1°ano do Ensino Fundamental: refletindo sobre a teoria e a prática à luz da perspectiva histórico-cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Narrativa de aula de Matemática de uma professora do 1°ano do Ensino Fundamental: uma reflexão na/da própria prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. ; CUSTODIO, I. A. . A narrativa escrita de uma aula de Matemática como prática de (auto)formação e de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . O desenvolvimento do pensamento algébrico em um 1° ano do Ensino Fundamental: possibilidades de negociação de significados e generalizações de ideias matemáticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. ; CUSTODIO, I. A. . O pensamento algébrico na voz de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental ' [...]segredo é uma coisa que não pode falar!'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, K. G. ; CUSTODIO, I. A. . 'Vai pegando as pontas...' a voz de uma criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental reverberando significações para conceitos geométricos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Professores da educação básica:compartilhando experiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Trabalhando com o desenvolvimento do pensamento algébrico no 1° ano do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Trabalhando com os fatos básicos da adição a partir do Cuisenaire: Possibilidade de estabelecimento de novas relações numéricas com os alunos do 1° ano do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Possibilidades do trabalho docente na Educação Básica: Compartilhando experiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, K. G. . Práticas de letramento matemático com foco na resolução e elaboração de problemas: construindo significado para o texto matemático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . O papel do material manipulável enquanto ferramenta para a resolução de problema: um olhar para a produção de significados na sala de um 1° Ano do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Refletir, comunicar e resolver problemas: o registro como movimento de pensamento possibilitando o letramento matemático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Práticas de letramento matemático possibilitando um contexto favorável à problematização e a produção de registros orais e escritos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Registros orais e escritos nas aulas de matemática enquanto práticas de letramento escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Aulas de matemática possibilitando um contexto favorável à problematização e produção de registros orais e escritos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . O registro nas aulas de matemática possibilitando a comunicação dos procedimentos e estratégias de resolução de problemas de crianças pequenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . Procedimentos e estratégias de Resolução de Problemas de crianças pequenas: o registro como possibilidade de comunicação de ideias matemáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Resolvendo Problemas a partir do Jogo do Gude. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. . Registros produzidos por crianças pequenas em situações de resolução de problemas não-convencionais: Possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . Possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático das crianças a partir de registros produzidos em situações de resolução de problemas não convencionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, K. G. ; CUSTODIO, I. A. . O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais: trabalhando com a percepção de regularidades e de generalizações. 2018. .

MOREIRA, K. G. ; LUVISON, C. C. . As potencialidades do ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. .

MOREIRA, K. G. . O pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. .

SANTOS, C. C. S. ; MOREIRA, K. G. . O pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. .

MOREIRA, K. G. . Ler, escrever e registrar: Práticas de letramentos matemáticos nos anos inciais. 2016. .

MOREIRA, K. G. . Explorando o Tangram nas aulas de matemática dos anos iniciais. 2015. .

MOREIRA, K. G. . Explorando o Tangram nas aulas de matemática dos anos iniciais. 2015. .

MOREIRA, K. G. . Desafios do Tangram. 2015. .

MOREIRA, K. G. . Matemática na Educação Infantil. 2012. .

MOREIRA, K. G. . Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. 2012. .

MOREIRA, K. G. ; GRANDO, R. C. . Resolução de problemas não convencionais nas aulas de matemática com crianças pequenas a partir de histórias infantis: possibilidades de investigação sobre o pensamento matemático das crianças. 2010. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional