Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo

Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Apresenta o título de mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2010) com ênfase em diagnóstico molecular da doença de Chagas. Atualmente é estudante de doutorado da Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz da FIOCRUZ, com inicío em dezembro de 2011 e termíno em novembro de 2015. Tem experiência na área de Sorologia e Biologia Molecular, além de ser colaboradora em projetos desenvolvidos no Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do Intituto Oswaldo Cruz da FIOCRUZ-Rj.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Parasitária

2011 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: AVALIAÇÃO DAS 5' UTRS DE TRAN-SIALIDASES PARA DIFERENCIAÇÃO DOS GRUPOS POPULACIONAIS DE TRYPANOSOMA CRUZI E APLICAÇÃO NO DIAGNÓSTICO MOLECULAR DA DOENÇA DE CHAGAS
Constança Felicia De Paoli de Carvalho Britto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; PCR tempo real; Biologia Molecular; Diagnóstico.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Molecular.

Mestrado em Saúde Pública

2008 - 2010

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães
Título: AVALIAÇÃO DA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE NA DETECÇÃO DE Trypanosoma cruzi EM SORO E EM SANGUE DE PACIENTES COM DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Yara M. Gomes; Constança Felicia De Paoli de Carvalho Britto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Biologia Molecular.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Biologia Molecular

2007 - 2010

Universidade de Pernambuco
Título: Detecção de DNA de T. cruzi a partir de amostras de soro e sangue de indivíduos portadores da doença de Chagas
Orientador: Virginia Maria Barros de Lorena

Graduação em Ciências Biomédicas

2002 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Avaliação do Perfil Sorológico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE
Orientador: Yara de Miranda Gomes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Análises de dados genômicos gerados por Seq de NGS. (Carga horária: 40h). , Instituto Carlos Chagas, ICC, Brasil.

2013 - 2013

II Curso Inter. de Bio. Mol. de Tripanossomatídeos. (Carga horária: 40h). , Instituto Carlos Chagas, ICC, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento do uso de Ferramentas de NGS. (Carga horária: 2013h). , Instituto Carlos Chagas, ICC, Brasil.

2008 - 2008

Formação de auditores internos. (Carga horária: 24h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento Interno do SRDC. (Carga horária: 20h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2007 - 2007

Avaliação em Laboratórios. (Carga horária: 24h). , Rede Metrológica de Pernambuco, REMEPE, Brasil.

2007 - 2007

Documentando a Qualidade em Laboratórios. (Carga horária: 24h). , Rede Metrológica de Pernambuco, REMEPE, Brasil.

2007 - 2007

Treinamento de PCR em tempo real. (Carga horária: 9h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2006 - 2006

I Seminário de Propriedade Intelectual e Inovaçã. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2006 - 2006

? II Curso de Capacitação em Experimentação Animal. (Carga horária: 24h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2005 - 2005

Atendimento de Urgência a Pacientes Intoxicados. (Carga horária: 4h). , Associação Farmacêutica de Pernambuco, AFP, Brasil.

2005 - 2005

Sensibilização e Informação em Biossegurança. (Carga horária: 12h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2003 - 2003

Sensibilização e Informação em Biossegurança. (Carga horária: 15h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunodiagnóstico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1st Trypanosomatid taxonomy, evolution, phylogeny and biology meeting. 2015. (Encontro).

II Ciclo de Palestras Carlos Chagas.Avaliação das 5'UTR da família de trans-sialidases para diferenciação dos grupos populacionais de Trypanosoma cruzi. 2014. (Encontro).

II Ciclo de Palestras Carlos Chagas.Quantificação da carga parasitária em soro de pacientes portadores da doença de Chagas crônica com diferentes manifestações clínicas. 2014. (Encontro).

Ciclo Carlos Chagas de Palestras.Detecção e quantificação da carga parasitária de pacientes portadores da Doença de Chagas crônica participantes do estudo BENEFIT. 2013. (Encontro).

II Simpósio Internacional em Biologia Molecular de Doença de Chagas. 2013. (Simpósio).

XXVIII Annual Meeting of Brazilian Society of Protozoology. Assessment of parasite load in chronic chagasic cardiomyopathy patients from the BENEFIT study by Real-Time PCR.. 2012. (Congresso).

XLV-Congresso da Sociedade Brasileira de Medicna Tropical. Padronização da Reação em Cadeia da Polimerase para Detecção DNA de Trypanosoma cruzi. 2009. (Congresso).

Treinamento de PCR em Tempo Real. 2007. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2007. (Congresso).

4ª Reunião Anual de Iniciação Científica do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e do centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.Caracterização do Perfil Isotípico das Imunoglobulinas de Indivíduos Chagásicos Frente aos Antígenos Recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi. 2005. (Encontro).

XXI Prêmio Jovem Cientista - Sangue: Fluido da Vida..VidaAvaliação do Perfil Sorologico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. 2005. (Outra).

3ª Reunião Anual de Iniciação Científica do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e do centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.Avaliação do Perfil Sorológico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. 2004. (Encontro).

XI Semana de Biomedicina. Avaliação da Resposta Linfoproliferativa de Pacientes Chagásicos aos Antígenos Recombinantes CRA ou FRA de Tryponosoma cruzi. 2004. (Congresso).

XI Semana de Biomedicina. Avaliação do Perfil Sorologico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. 2004. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. IV Congresso Brasileiro de Citologia Clínica.. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carolina de Lima Ferreira

Britto, ConstançaMelo, Myllena F A Dias. DESENVOLVIMENTO DE UM ENSAIO DE PCR EM TEMPO REAL PARA A MEDIDA DA CARGA PARASITÁRIA E TIPAGEM MOLECULAR DE TRYPANOSOMA CRUZI: COMPARAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS TAQMAN E SYBR GREEN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Lima Carvalho

CARVALHO, C. L.;VERCOSA, A. F. A.LORENA, V. M. B.MELO, M. F. A. D.GOMES, Y. M.. Perfil isotípico das imunoglobulinas G frente aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi em pacientes chagásicos crônicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Alves de Lira

LIRA, Rodrigo Alves; MIRANDA, Paulo. Avaliação do Perfil Sorológico dos Recptores de Sangue do Hospintal Universitário Oswaldo Cruz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Helena Neves Lobo Silva Filha

SILVA FILHA M.H.N.L.; SOUZA, P.R.E.; GOMES, Yara de Miranda. Avaliação da reação em cadeia da polimerase na detecção de Trypanossoma cruzi em soro e em sangue de pacientes com doença de Chagas crônica. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Cícero Brasileiro de Mello Neto

Mello, Cícero Brasileiro. Quantificação de DNA de Trypanosoma cruzi em soro e potencial uso das 5 UTRs da família gênica de trans-sialidases para a genotipagem do parasito como complemento ao diagnóstico molecular da infecção. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Yara de Miranda Gomes

Souza, P.R.; SILVA-FILHA, M. H. N. L.;GOMES, Y. M.. Avaliação da Eficácia da Reação em Cadeia da Polimerase na detecção de DNA de T. cruzi em amostras de sangue e soro de pacientes chagásicos crônicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

Clarice Neuenschwander Lins de Morais Fonseca

MORAIS, C. N. L.. Avaliação do perfil sorológico dos receptores de sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Silvana de Fátima Ferreira da Silva Caires

Ferreira, S.; ARAUJO, A. R. B.; MARINHO JUNIOR, J. F.. Detecção de DNA de T. cruzi a partir de amostras de soro e sangue den individuos portadores de doença de Chagas crônica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Patologia Clínica) - Instituto de Ciências Biológicas ICB / UPE.

Fabio Lopes de Melo

SOUZA, P. R. E.; SILVA FILHA, M. H. N. L.;GOMES, Y. M.; SILVA, C. G. R.;MELO, F. L.. AVALIAÇÃO DA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE NA DETECÇÃO DE Trypanosoma cruzi EM SORO E EM SANGUE DE PACIENTES COM DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Andre Luiz Rodrigues Roque

Roque, André Luiz R; MELLO, C. B.; DEGRAVE, W. M. S.; ESCOBAR, P. C.; GONZALEZ, M. S.. Quantificação de DNA de Trypanosoma cruzi em soro e potencial uso das 5' UTRs da família gênica de trans-sialidases para a genotipagem do parasito como complemento ao diagnóstico molecular da infecção. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pedro Albuquerque

Análise composicional da região 5?UTR da família gênica de trans-sialidases de cepas representativas das DTUs I, II e VI de trypanosoma cruzi; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo;

Priscilla Tenório Moutinho

Padronização da reação em cadeia da polimerase para detecção de DNA de trypanosoma cruzi; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo;

Maria Carolina de Almeida Oliveira Soares

Análise da composição da região 5? UTRs da família de trans-sialidades da cepa CL Brener de Trypanosoma cruzi; 2014; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Constança Felicia de Paoli de Carvalho Britto

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE NA DETECÇÃO DE DNA DE Trypanosoma cruzi EM AMOSTRAS DE SORO E SANGUE DE PACIENTES CHAGÁSICOS CRÔNICOS; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Constança Felícia De Paoli de Carvalho Britto;

Constança Felicia de Paoli de Carvalho Britto

Quantificação de DNA de Trypanosoma cruzi em soro e potencial uso das 5? UTRs da família gênica de trans-sialidases para a genotipagem do parasito como complemento ao diagnóstico molecular da infecção; 2015; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Constança Felícia De Paoli de Carvalho Britto;

Yara de Miranda Gomes

Avaliação da reação em cadeia da polimerase na detecção de Trypanosoma cruzi em soro e em sangue de pacientes com doença de Chagas crônica; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Yara de Miranda Gomes;

Yara de Miranda Gomes

Avaliação do perfil sorológico dos receptores de sangue do hospital universitário Oswaldo Cruz-UPE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Yara de Miranda Gomes;

Yara de Miranda Gomes

Caracterização do perfil isotípico das imunoglobulinas de indivíduos chagásicos frente aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Yara de Miranda Gomes;

Alinne Fernanda Amaral Verçosa

Caracterização do perfil isotípico de indivíduos chagásicos crônicos frente aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alinne Fernanda Amaral Verçosa;

Alinne Fernanda Amaral Verçosa

Avaliação do perfil sorológico dos receptores de sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco - UPE; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alinne Fernanda Amaral Verçosa;

Virgínia Maria Barros de Lorena

Detecção de DNA de T; cruzi a partir de amostras de soro e sangue de indivíduos portadores da doença de Chagas crônica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biologia Molecular) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Virginia Maria Barros de Lorena;

Virgínia Maria Barros de Lorena

Caracterização do perfil isotípico de indivíduos chagásicos crônicos frente aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi; 2005; Iniciação Científica - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Virginia Maria Barros de Lorena;

Virgínia Maria Barros de Lorena

Avaliação do perfil sorológico dos receptores de sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco - UPE; 2003; Iniciação Científica - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Virginia Maria Barros de Lorena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, MYLLENA F ; MOREIRA, OTACILIO C ; TENÓRIO, PRISCILA ; LORENA, VIRGINIA ; LORENA-REZENDE, IZAURA ; JÚNIOR, WILSON OLIVEIRA ; GOMES, YARA ; Britto, Constança . Usefulness of real time PCR to quantify parasite load in serum samples from chronic Chagas disease patients. Parasites & Vectors , v. 8, p. 154, 2015.

  • Moreira, Otacilio C. ; Ramírez, Juan David ; Velázquez, Elsa ; MELO, MYLLENA F. A. DIAS ; Lima-Ferreira, Carolina ; Guhl, Felipe ; Sosa-Estani, Sergio ; Marin-Neto, Jose Antonio ; Morillo, Carlos A. ; Britto, Constança . Towards the establishment of a consensus real-time qPCR to monitor Trypanosoma cruzi parasitemia in patients with chronic Chagas disease cardiomyopathy: A substudy from the BENEFIT trial. Acta Tropica , v. 125, p. 23-31, 2013.

  • Braz, Suellen Carvalho de Moura ; Melo, Myllena de Fátima Alheiros Dias ; Lorena, Virginia Maria Barros de ; Souza, Wayner Vieira de ; Gomes, Yara de Miranda . Chagas disease in the State of Pernambuco, Brazil: analysis of admissions and mortality time series. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 44, p. 318-323, 2011.

  • LORENA, V. M. B. ; LORENA, I. M. B. ; Braz, S. C. M. ; MELO, A. S. ; MELO, M. F. A. D. ; Melo, M. G. A. C. ; Silva, E. D. ; FERREIRA, A. G. P. ; MORAIS, C. N. L. ; Costa, V. M. A. ; Correa-Oliveira, R. ; GOMES, Y. M. . Cytokine Levels in Serious Cardiopathy of Chagas Disease After In Vitro Stimulation with Recombinant Antigens from Trypanosoma cruzi. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 72, p. 529-539, 2010.

  • Verçosa, A.F.A. ; Lorena, V.M.B. ; Carvalho, C.L. ; MELO, M. F. A. D. ; Cavalcanti, M.G.A. ; Silva, E.D. ; Ferreira, A.G.P. ; Pereira, V.R.A. ; Souza, W.V. ; Gomes, Y.M. . Chagas' disease: IgG isotypes against cytoplasmic (CRA) and flagellar (FRA) recombinant repetitive antigens ofTrypanosoma cruzi in chronic Chagasic patients. Journal of Clinical Laboratory Analysis (Print) , v. 21, p. 271-276, 2007.

  • Carrazzone, Cristina F. V. ; Verçosa, Alinne F. A. ; Lorena, Virginia M. B. ; Melo, Myllena F. A. D. ; Machado, Raquel C. A. ; Pinto, Maria B. D. A. ; Brito, Ana M. ; Gomes, Yara M. . Screening of diseases transmissible by blood in recipients prior to transfusion at a university hospital in the northeast of Brazil. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso) , v. 28, p. 24-27, 2006.

  • CARRAZZONE, C. ; VERCOSA, A. F. A. ; LORENA, V. M. B. ; MELO, M. F. A. D. ; MACHADO, R. C. A. ; PINTO, M. B. ; GOMES, Y. M. . Serological Evaluation Prior to Transfusion of Blood recipients at a University Hospital in the Northeast of Brazil.. Transfusion Today, p. 27 - 27, 01 jun. 2005.

  • SANTOS, I. R. ; MELO, M. F. A. D. ; BRASIL, P. A. A. ; HASSLOCHER-MORENO, A. M. ; Britto, Constança ; MOREIRA, O. C. . Standardization and validation of T. cruzi molecular typing from blood samples of patients with chronic Chagas disease from Brazil - Association with the parasite load. In: 1st Trypanosomatid taxonomy, evolution, phylogeny and biology meeting, 2015, Rio de Janeiro. 1st Trypanosomatid taxonomy, evolution, phylogeny and biology meeting, 2015.

  • Melo, Myllena F. A. D. ; PROBST, C. M. ; SILVA, F. S. ; SAMUDIO, F. H. ; GALDINO, T. S. ; MARTINS, R. S. ; MOREIRA, O. C. ; Brandão, Adeilton ; BRITTO, C . Avaliação das 5'UTR da família de trans-sialidases para diferenciação dos grupos populacionais de Trypanosoma cruzi. In: Ciclo de Palestras Carlos Chagas, 2014, Rio de Janeiro. Ciclo de Palestras Carlos Chagas, 2014.

  • Melo, Myllena F. A. D. ; MOREIRA, O. C. ; LORENA, V. M. B. ; LORENA-REZENDE, I. M. B. ; FERNANDES, M. C. P. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; MELO, F. L. ; GOMES, Y. M. ; BRITTO, C . Quantificação da carga parasitária em soro e sangue de pacientes portadores da doença de Chagas crônica com diferentes manifestações clínicas. In: Ciclo de Palestras Carlos Chagas, 2014, Rio de Janeiro. II Ciclo de Palestras Carlos Chagas, 2014.

  • MELO, M. F. A. D. ; Otacilio Moreira ; LORENA, V. M. B. ; LORENA-REZENDE, I. M. B. ; MELO, F. L. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; GOMES, Y. M. ; BRITTO, C. F. D. P. C. . Quantification of parasite load in serum samples of chronic Chagas disease patients with distinct clinical manifestation. In: 13th International Congress of Parasitology, 2014, Cidade do México. Ancient Parasites?Old Hosts?New Knowledge ICOPA XIII, 2014.

  • SANTOS, I. R. ; Melo, Myllena de Fátima Alheiros Dias ; BRASIL, P. A. A. ; HASSLOCHER-MORENO, A. M. ; Britto, Constança ; Otacilio Moreira . Avaliação da carga parasitária e tipagem molecular de de T. cruzi em amostras sanguíneas de pacientes portadores da Doença de Chagas crônica atendidos pelo ambulatório do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC ? FIOCRUZ/ RJ). In: II Ciclo Carlos Chagas de Palestras, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos: II Ciclo Carlos Chagas de Palestras, 2014.

  • FERNANDES, M. C. P. ; Melo, Myllena de Fátima Alheiros Dias ; MENDES, C. ; CARDOSO, M. A. ; MOREIRA, O. C. ; Britto, Constança . Detecção e quantificação da carga parasitária de pacientes portadores da Doença de Chagas crônica participantes do estudo BENEFIT. In: I Ciclo Carlos Chagas de Palestra, 2013, Rio de Janeiro. Livro de resumos: I Ciclo Carlos Chagas de Palestra, 2013. v. 1.

  • MOREIRA, O. C. ; MELO, M. F. A. D. ; LIMA-FERREIRA, C ; BRITTO, C . Assessment of parasite load in chronic chagasic cardiomyopathy patients from the BENEFIT study by Real-Time PCR.. In: XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2012, Caxambú. XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2012.

  • MOREIRA, O. C. ; LIMA-FERREIRA, C ; MELO, M. F. A. D. ; BRITTO, C . Towards the establishment of a consensus real-time qPCR to monitor Trypanosoma cruzi parasitaemia in chronic chagasic cardiomyopathy patients.. In: XXVII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2011, Foz do Iguaçu. Livro de resumos da XXVII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2011. p. 57-57.

  • LIMA-FERREIRA, C ; Melo, Myllena F. A. D. ; BRITTO, C . DESENVOLVIMENTO DE UM ENSAIO DE PCR EM TEMPO REAL PARA A MEDIDA DA CARGA PARASITÁRIA E TIPAGEM MOLECULAR DE TRYPANOSOMA CRUZI: COMPARAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS TAQMAN E SYBR GREEN. In: XIX Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC/FIOCRUZ, 2011, Rio de Janeiro. XIX Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC/FIOCRUZ, 2011.

  • MELO, M. F. A. D. ; MOUTINHO, P. T. ; BRAZ, S. C. ; LORENA, I. M. B. ; LORENA, V. M. B. ; NAKAZAWA, M. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; MELO, F. L. ; BRITTO, C. F. D. P. C. ; GOMES, Y. M. . Padronização da reação em cadeia da polimerase para detecção de DNA de Trypanosoma cruzi. In: MEDITROP 2009- XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife-PE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. v. 42. p. 145-145.

  • MORAES, A. B. ; MELO, M. F. A. D. ; MELO, A. S. ; SOARES, A . K. A. ; MOUTINHO, P. T. ; BRAZ, S. C. ; LORENA, I. M. B. ; NAKAZAWA, M. ; LORENA, V. M. B. ; GOMES, Y. M. . O papel do Serviço de Referência Regional no diagnóstico da doença de Chagas da FIOCRUZ Pernambuco. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife - PE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. v. 42. p. 154-154.

  • VASCONCELOS, R. H. T. ; AMARAL, F. N. ; VERCOSA, A. F. A. ; CARVALHO, C. L. ; MELO, M. F. A. D. ; LORENA, V. M. B. ; MORAIS, C. N. L. ; GOMES, Y. M. . Padronização do ELISA para detecção de imunoglobulina A em pacientes chagásicos crônicos utilizando o antígeno recombinante CRA de Trypanosoma cruzi.. In: XLV-Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife-PE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. v. 42. p. 180-180.

  • MOUTINHO, P. T. ; MELO, M. F. A. D. ; BRAZ, S. C. ; LORENA, I. M. B. ; LORENA, V. M. B. ; NAKAZAWA, M. ; MELO, M. G. A. ; MELO, F. L. ; BRITTO, C. F. D. P. C. ; GOMES, Y. M. . Avalaição do desempenho de dois métodos de extração de DNA de Trypanosoma cruzi em amostras de soro de pacientes chagásicos crônicos.. In: XLV-Congresso da Sociedade Brasileira de Medicna Tropical, 2009, Recife-PE. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical., 2009. v. 42. p. 153-153.

  • LORENA, V. M. B. ; COSTA, V. M. ; LORENA, I. M. B. ; BRAZ, S. C. ; SANTOS, D.M. ; MELO, M. F. A. D. ; NAKAZAWA, M. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; CORREA-OLIVERA, R. ; GOMES, Y. M. . Produção de citocinas intracitoplasmáticas em pacientes chagásicos após estímulo in vitro com os antígenos CRA e FRA de trypanosoma cruzi.. In: XLV-Congresso da Sociedade Brasileira de Medicna Tropical, 2009, Recife-PE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical., 2009. v. 42. p. 155-155.

  • MELO, M. F. A. D. ; MOUTINHO, P. T. ; BRAZ, S. C. ; LORENA, I. M. B. ; LORENA, V. M. B. ; NAKAZAWA, M. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; MELO, F. L. ; BRITTO, C. F. D. P. C. ; GOMES, Y. M. . COMPARISON OF EFFECTIVENESS OF THREE METHODS FOR OBTAINING DNA OF TRYPANOSOMA CRUZI FROM SERUM OF CHRONIC CHAGASIC PATIENTS. In: Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009.

  • BRAZ, S. C. ; MELO, M. F. A. D. ; LORENA, V. M. B. ; LORENA, I. M. B. ; MOUTINHO, P. T. ; VASCONCELOS, R. H. T. ; MORAIS, C. N. L. ; MELO, F. L. ; MELO, A. S. ; SOARES, A . K. A. ; MORAES, A. B. ; SOUZA, W. V. ; GOMES, Y. M. . EPIDEMIOLOGICAL SITUATION OF CHAGAS? DISEASE IN PERNAMBUCO. In: Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009.

  • NAKAZAWA, M. ; MORAES, A. B. ; GUIMARÃES, J. M. T. ; BRAZ, S. C. ; VASCONCELOS, R. H. T. ; AMARAL, F. N. ; MOUTINHO, P. T. ; SOARES, A . K. A. ; MELO, A. S. ; MORAIS, C. N. L. ; LORENA, V. M. B. ; MELO, M. F. A. D. ; GOMES, Y. M. . EXPERIENCES OF THE REGIONAL REFERENCE SERVICE FOR DIAGNOSIS OF CHAGAS? DISEASE - FIOCRUZ/PE. In: Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009.

  • VASCONCELOS, R. H. T. ; AMARAL, F. N. ; MELO, M. F. A. D. ; LORENA, V. M. B. ; BRAZ, S. C. ; MORAES, A. B. ; NAKAZAWA, M. ; GOMES, Y. M. ; MORAIS, C. N. L. . IMMUNOGLOBULIN A (IGA) ANTIBODIES FROM CHRONIC CHAGASIC PATIENTS AGAINST CYTOPLASMATIC REPETITIVE ANTIGEN (CRA) OF TRYPANOSOMA CRUZI. In: Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009.

  • LORENA, V. M. B. ; COSTA, V. M. ; LORENA, I. M. B. ; BRAZ, S. C. ; MELO, M. F. A. D. ; NAKAZAWA, M. ; MELO, M. M. A. C. ; BARROS, C. T. R. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; FERREIRA, A. G. P. ; SIVA, E. D. ; CORREA-OLIVERA, R. ; GOMES, Y. M. . PRODUCTION OF TNF-alpha, IFN-gamma AND IL-10 CYTOKINES BY CD14+ CELL FROM CHAGAS? DISEASE AFTER IN VITRO STIMULATION WITH CRA AND FRA ANTIGENS OF TRYPANOSOMA CRUZI. In: Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009.

  • LORENA, V. M. B. ; VERCOSA, A. F. A. ; MELO, M. F. A. D. ; CARVALHO, C. L. ; MELO, A. S. ; SOUZA, W. V. ; PEREIRA, V. R. A. ; GOMES, Y. M. . Resposta Imune celular e humoral de pacientes chagásicos frente aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi. In: XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba-Mg. Anais do XXIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007.

  • LORENA, V. M. B. ; VERCOSA, A. F. A. ; MELO, M. F. A. D. ; SILVA, L. M. ; CARVALHO, C. L. ; MODESTO, T. M. ; SIVA, E. D. ; SOUZA, W. V. ; PEREIRA, V. R. A. ; GOMES, Y. M. . Evaluation of immune cellular and humoral response from chagasic patients with cytoplasmatic repetitive Antigen and flagellar repetitive antigen of Tripanosoma cruzi. In: XXXI Meeting of Brazilian Society for Immunology, 2006, Búzios-Rj. Anais do XXXI Meeting of Brazilian Society for Immunology, 2006.

  • SILVA, L. M. ; LORENA, V. M. B. ; MACHADO, R. C. A. ; VERCOSA, A. F. A. ; MELO, M. F. A. D. ; PEREIRA, V. R. A. ; LIRA, R. A. ; GOMES, Y. M. . Resposta linfoproliferativa de inidvíduos chagásicos frente aos antígenos recombinantes CRA ou FRA de Trypanosoma cruzi. In: I Congresso Regional de Microbiologia Clínica e I Simpósio de Farmácia do Estado da Paraíba, 2005, João Pessoa. Anais do I Congresso Regional de Microbiologia Clínica e I Simpósio de Farmácia do Estado da Paraíba, 2005.

  • VERCOSA, A. F. A. ; LORENA, V. M. B. ; MELO, M. F. A. D. ; MACHADO, R. C. A. ; NAKAZAWA, M. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; SIVA, E. D. ; FERREIRA, A. G. P. ; PEREIRA, V. R. A. ; GOMES, Y. M. . Perfil isotípico de pacientes chagásicos crônicos frente ao Cytoplasmatic Repetitive Antigen ou Flagellar Repetitive Antigen de Trypanosoma cruzi. In: XXI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2005, Uberaba-MG. Anais da XXI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose, 2005. p. 10-10.

  • MELO, M. F. A. D. ; VERCOSA, A. F. A. ; GOMES, Y. M. . Caracterização do Perfil Isotípico das Imunoglobulinas de Indivíduos Chagásicos Frente aos Antígenos Recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi. In: 4ª Reunião Anual de Iniciação Científica do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e do centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, 2005, Recife-PE. Anais da IV Reunião Anual de Iniciação Científica Norte-Nordeste, 2005. p. 25-25.

  • MELO, M. F. A. D. ; VERCOSA, A. F. A. ; GOMES, Y. M. . Caracterização do Perfil Isotípico da imunoglobulinas de Indivíduos Chagásicos Frente aos Antígenos Recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi. In: IX Jornada Científica da Pós-graduação da Fiocruz e XIII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz, 2005, Rio de Janeiro-RJ. Anais da IX Jornada Científica da Pós-graduação da Fiocruz e XIII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz, 2005.

  • LORENA, V. M. B. ; MACHADO, R. C. A. ; PEREIRA, V. R. A. ; VERCOSA, A. F. A. ; LIRA, R. A. ; MELO, M. F. A. D. ; NAKAZAWA, M. ; GOMES, Y. M. . Resposta linfoproliferativa de células mononucleares de sangue periférico de pacientes chagásicos após estímulo com os antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi.. In: XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e VIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2004, Uberaba-MG. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 33-33.

  • MELO, M. F. A. D. ; VERCOSA, A. F. A. ; GOMES, Y. M. . Avaliação do Perfil Sorológico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. In: 3ª Reunião Anual de Iniciação Científica do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e do centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, 2004, Recife-PE. Anais da III Reunião Anual de Iniciação Científica Norte-Nordeste, 2004. p. 53-53.

  • MELO, M. F. A. D. ; VERCOSA, A. F. A. ; GOMES, Y. M. . Avaliação do perfil sorológico dos receptores de sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. In: IV Bienal de Pesquisa e XII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro-RJ. Anais da IV Bienal de Pesquisa e XII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz, 2004.

  • CARRAZZONE, C. ; VERCOSA, A. F. A. ; LORENA, V. M. B. ; MELO, M. F. A. D. ; ROCHA, L. M. ; PEDROSA, K. G. L. ; MONTARROYOS, U. R. ; BRITO, A. M. ; GOMES, Y. M. . Avaliação do perfil sorologico pré-transfusional em receptores de sangue do Hospital Universitário Osvaldo Cruz-UPE. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2003, 2003, São Paulo - SP. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2003. v. 25. p. 212-213.

  • CARRAZZONE, C. ; BRITO, A. M. ; ROCHA, L. M. ; Assunção M ; VERCOSA, A. F. A. ; MACHADO, R. C. A. ; LORENA, V. M. B. ; MELO, M. F. A. D. ; GOMES, Y. M. . Perfil social de receptores de sangue influenciando na captação de doadores: experiência em hospital universitário. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia 2003, 2003, São Paulo -SP. Revista brasileira de hematologia e hemoterapia, 2003. v. 25. p. 197-198.

  • MELO, M. F. A. D. . 1º Trypanosomatid Taxonomy, Evolution, Phylogeny and Biology Meeting - TryTax. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Melo, Myllena F. A. D. ; PROBST, C. M. ; SILVA, F. S. ; SAMUDIO, F. H. ; GALDINO, T. S. ; MARTINS, R. S. ; MOREIRA, O. C. ; Brandão, Adeilton ; BRITTO, C . Avaliação das 5'UTR da família de trans-sialidases para diferenciação dos grupos populacionais de Trypanosoma cruzi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. F. A. D. ; Otacilio Moreira ; LORENA, V. M. B. ; LORENA-REZENDE, I. M. B. ; MELO, F. L. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; GOMES, Y. M. ; BRITTO, C. F. D. P. C. . Quantification of parasite load in serum samples of chronic Chagas disease patients with distinct clinical manifestation. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Melo, Myllena F. A. D. ; Moreira, Otacilio C. ; LORENA, V. M. B. ; LORENA-REZENDE, I. M. B. ; FERNANDES, M. C. P. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; MELO, F. L. ; Gomes, Y.M. ; BRITTO, C . Quantificação da carga parasitária em soro e sangue de pacientes portadores da doença de Chagas crônica com diferentes manifestações clínicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, M. C. P. ; MENDES, C. ; Melo, Myllena de Fátima Alheiros Dias ; CARDOSO, M. A. ; Otacilio Moreira ; Britto, Constança . Detecção e quantificação da carga parasitária de pacientes portadores da Doença de Chagas crônica participantes do estudo BENEFIT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, O. C. ; Melo, M.F.A.D. ; LIMA-FERREIRA, C ; BRITTO, C . Assessment of parasite load in chronic chagasic cardiomyopathy patients from the BENEFIT study by Real-Time PCR.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. F. A. D. ; MOUTINHO, P. T. ; BRAZ, S. C. ; LORENA, I. M. B. ; LORENA, V. M. B. ; NAKAZAWA, M. ; CAVALCANTI, M. G. A. M. ; MELO, F. L. ; BRITTO, C. F. D. P. C. ; GOMES, Y. M. . Comparison of effectiveness of three methods for obtaining DNA of Trypanosoma cruzi from serum of chronic chagasic patients. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELO, M. F. A. D. . Padronização da Reação em cadeia da polimerase na detecção de DNA de Trypanosoma cruzi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Melo, Myllena F. A. D. ; Braz, S. C. M. ; Lorena, Virginia M. B. ; LORENA, I. M. B. ; MOUTINHO, P. T. ; BRITTO, C. F. D. P. C. ; GOMES, Y. M. . Situação epidemiológica da doença de chagas em Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. F. A. D. . Caracterização do Perfil Isotípico das Imunoglobulinas de Indivíduos Chagásicos Frente aos Antígenos Recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. F. A. D. ; VERCOSA, A. F. A. ; LORENA, V. M. B. ; MACHADO, R. C. A. ; CARRAZZONE, C. ; GOMES, Y. M. . Avaliação do Perfil Sorológico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, R. C. A. ; LORENA, V. M. B. ; VERCOSA, A. F. A. ; MELO, M. F. A. D. ; PEREIRA, V. R. A. ; LIRA, R. A. ; GOMES, Y. M. . Avaliação da resposta linfoproliferativa de indivíduos chagásicos aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. F. A. D. . Avaliação do Perfil Sorológico dos Receptores de Sangue do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, M. F. A. D. . Auditoria interna de Sistema e de acompanhamento no SR em controle de Culicideos Vetores. 2008.

Moreira, Otacilio C. ; Melo, Myllena F. A. D. ; GOMES, N. L. S. ; RAMOS, N. M. D. ; SANTOS, I. R. . Métodos Moleculares Aplicados ao Diagnóstico de Doenças Infecciosas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOREIRA, O. C. ; GALDINO, T. S. ; Melo, Myllena F. A. D. ; RAMOS, N. M. D. ; FERNANDES, A. G. ; MOREIRA, R. B. . Métodos Moleculares Aplicados ao Diagnóstico de Doenças Infecciosas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Ennes-Vidal, V ; Veloso, A. B. ; MELO, M. F. A. D. ; Pereira, T. A. ; Almeida, M. S. ; SABOIA-VAHIA, L. ; GARCIA, A. S. ; UEHARA, L. A. ; PITA-PEREIRA, D ; Levy, Claudia D'Avila Masini . Metodologias aplicadas ao estudo de interação tripanosomatídeos com hospedeiros vertebrados e invertebrados.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITTO, C. F. D. P. C. ; MOREIRA, O. C. ; RAMIREZ, J. D. ; VELÁZQUEZ, E. ; MELO, M. F. A. D. . Workshop para o estabelecimento de um protocolo consenso para PCR em tempo real para o estudo BENEFIT. 2010. (Monitora).

GOMES, Y. M. ; MELO, M. F. A. D. ; NAKAZAWA, M. ; MORAES, A. B. ; MOUTINHO, P. T. . Curso de treinamento no Diagnostico da Doenca de Chagas. 2009. .

Melo, Myllena F. A. D. ; Gomes, Yara M. ; Lorena, V.M.B. . Coleta de Sangue Periférico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Procedimento Operacional Padrão).

MELO, M. F. A. D. . V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2008. (Monitoria).

MELO, M. F. A. D. . II Encontro Regional de Ensino de Biologia (III EREBIO). 2008. (Monitoria).

MELO, M. F. A. D. ; LORENA, V. M. B. ; MORAES, A. B. ; NAKAZAWA, M. ; GOMES, Y. M. . Redação de de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do Serviço de Referência em Doença de Chagas. 2007. (Redação).

MELO, M. F. A. D. . I curso de capacitação no diagnóstico parasitológico da doença de Chagas. 2007. (Monitoria).

MELO, M. F. A. D. . Semana Nascional de Ciência e Tecnologia. 2008 (Institucional) .

MELO, M. F. A. D. . Semana Nascional de Ciência e Tecnologia. 2007 (Institucional) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Doenças infecciosas e parasitárias: avaliação de marcadores moleculares para diagnóstico, tipagem e investigação da interação parasito-hospedeiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo - Integrante / Constança FDPC Britto - Coordenador / Otacilio da Cruz Moreira - Integrante / Claudia D'Avila Masini Levy - Integrante / Carlos Roberto Alves - Integrante., Financiador(es): Programa de Excelência em Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Avaliação de marcadores moleculares para desenvolvimento de um ensaio consenso de qPCR e sua aplicação na investigação de eficácia terapêutica na doença de Chagas: comparação entre os sistemas TaqMan e SYBR Green, Descrição: Com o desenvolvimento de metodologias de PCR em Tempo Real (qPCR) será possível identificar com maior exatidão a presença de T. cruzi (frações moleculares) em pacientes na fase crônica da doença de Chagas, além de obter valores quantitativos da parasitemia e desta forma investigar a associação entre carga parasitária, linhagem de T. cruzi (DTU) e gravidade da doença em áreas endêmicas distintas do Brasil. Esta metodologia padronizada e validada será de suma importância para melhoria tanto para o diagnóstico como para o impacto em saúde dos indivíduos portadores da doença de Chagas. Permitirá assim comprovar a importância particular dos ensaios moleculares de detecção do parasito na demonstração precoce de falha terapêutica, antes que uma conclusão possa ser evidenciada com base nos resultados de sorologia. A validação da metodologia de qPCR como ferramenta diagnóstica de monitoramento da carga parasitária em pacientes chagásicos submetidos à quimioterapia específica, possibilitará aos investigadores clínicos, o estabelecimento de protocolos adequados e seguros de terapêutica para as diferentes formas clínicas da doença. O valor especial de ensaios de qPCR também deve ser atribuído no contexto da avaliação de novas drogas em estudos clínicos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo - Integrante / Constança FDPC Britto - Coordenador / Otacilio da Cruz Moreira - Integrante / Adeilton Brandão - Integrante / Claudia D'Avila Masini Levy - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Análise composicional das regiões 5' UTR dos genes de trans-sialidase de Trypanosoma cruzi: estudos de tradução in vitro e busca de novos marcadores para tipagem de cepas e isolados do parasito, Descrição: O mapeamento das 5'UTR da família de trans-sialidases identificadas no genoma de T. cruzi CL Brener detectou a presença de sítios adicionais de trans-splicing, acarretando em mRNAs que diferem somente pelo tamanho das 5'UTRs. Investigaremos o potencial destas regiões como marcador molecular para tipagem de cepas e isolados de T. cruzi e se os sítios adicionais de trans-splicing na 5'UTR de trans-sialidases exercem efeito na tradução do respectivo RNAm.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo - Integrante / Constança FDPC Britto - Coordenador / Otacilio da Cruz Moreira - Integrante / Adeilton Brandão - Integrante / Claudia D'Avila Masini Levy - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Avaliação de Marcadores Imunológicos em Portadores da Cardiopatia da Doença de Chagas Utilizando os Antígenos CRA e FRA de Trypanosoma cruzi, Descrição: Nosso grupo tem diversos artigos publicados sobre a resposta imune humoral de pacientes chagásicos, através da utilização dos antígenos recombinantes CRA e FRA no formato de kit diagnóstico. (GOMES et al, 2001; SILVA et al., 2002; GADELHA et al., 2003). Além disso, avaliamos os referidos antígenos em protocolos de imunizações em camundongos isogênicos mostrando serem capazes de induzir respostas imune humoral e celular (PEREIRA et al., 2003a; 2003b; 2004; 2005). Mais recentemente, nosso grupo iniciou o estudo de marcadores imunológicos de evolução em pacientes chagásicos portadores das distintas formas clínicas crônicas da doença. Assim, verificamos que o isotipo IgG2 anti-FRA foi identificado por ser capaz de diferenciar os pacientes portadores da FC dos pacientes da FI (VERÇOSA et al., 2007). Além disso, o avaliarmos as respostas de linfócitos T CD8+, observamos que indivíduos portadores da FC com dilatação apresentaram maiores níveis de linfócitos T CD8+/IFN-γ+, bem como de linfócitos T CD8+/TNF-α+, quando comparado aos indivíduos portadores da FC sem dilatação e da FI da doença quando utilizamos o Ag-Rec CRA para estimulação in vitro, indicando que a severidade do dano cardíaco está relacionada com altos níveis de citocinas inflamatórias (LORENA et al. dados não publicados). Nossos dados, mostram que os antígenos CRA e FRA podem estar envolvidos nos mecanismos imunopatológicos da doença de Chagas, principalmente na evolução dos pacientes chagásicos com cardiomiopatia. A diferenciação das formas clínicas crônicas por antígenos específicos do T. cruzi, como demonstrado por nosso trabalho, pode trazer benefícios no entendimento da evolução de indivíduos assintomáticos (FI) e portadores de formas clínicas sintomáticas leves. Além disso, predizendo a evolução clínica desses indivíduos, essa ferramenta poderia ser utilizada para o seguimento das intervenções terapêuticas. No entanto, pouco é conhecido sobre o papel desses antíegenos na imunopatologia da doen. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo - Integrante / Antônio Gomes Pinto Ferreira - Integrante / RODRIGO CORREA-OLIVEIRA - Integrante / Lorena, Virginia Maria Barros de - Integrante / Gomes, Yara de Miranda - Coordenador / Samuel Goldenberg - Integrante / Marco Aurelio Krieger - Integrante / Edimilson D. Silva - Integrante., Financiador(es): Bio-Manguinhos - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Pernambuco - Cooperação.

  • 2008 - 2010

    Avaliação da reação em cadeia da polimerase na detecção de Trypanosoma cruzi em soro e em sangue de pacientes com doença de chagas crônica, Descrição: A amostra utilizada para amplificação do material genético do parasito pelo método de PCR é quase sempre o sangue total. Uma das dificuldades em inquéritos epidemiológicos, é a coleta do material em áreas bastante distantes dos laboratórios onde serão processadas e analisadas. Estudos preliminares para detectar DNA nuclear de T. cruzi através de PCR utilizando os primers TCZ1 e TCZ2, não demonstraram diferenças significativas entre o uso de amostras de soro e sangue total, indicando, assim, a possibilidade do uso de soro como amostra para o diagnóstico molecular da doença de Chagas. (RUSSOMANDO et al., 1992). No entanto, neste estudo, a amostragem de pacientes chagásicos avaliados foi pequena (n=12). Kirchhoff et al (1996) compararam a habilidade da PCR (utilizando o TCZ1 e TCZ2) com a da microscopia em detectar parasitos no sangue de camundongos infectados com T. cruzi, e verificaram uma alta sensibilidade da PCR, que detectou o parasito 3,9 dias antes da microscopia. Vierreira et al (2003) avaliaram o diagnóstico da doença de Chagas congênita, através de PCR, utilizando os mesmos primers. A sensibilidade do sistema supracitado foi de 0,02 parasito por ensaio e, com relação à especificidade, os primers amplificaram toda a linhagem de T. cruzi sem amplificar de outras espécies. Assim, por apresentarem alta sensibilidade, alta especificidade e grande rapidez no diagnóstico, ambos os trabalhos sugerem que a PCR poderia ser um método eficaz para diagnosticar indivíduos suspeitos de infecção chagásica. A utilização de soro, como amostra para PCR, sem tratamento de preservação, como proposto por Russomando et al. (1992), seria de grande valia devido a uma considerável facilidade no manuseio, quando comparado ao sangue total. Além disso, haveria a facilidade de utilizar uma mesma amostra coletada para diagnóstico sorológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo - Integrante / Yara de Miranda Gomes - Coordenador / Lorena, Virginia Maria Barros de - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2010

    Utilização dos antígenos recombinantes CRA e FRA como marcadores da evolução das formas crônicas da doença de Chagas, Descrição: Investigações que elucidem o potencial evolutivo da doença de Chagas através de estudos longitudinais em pacientes chagásicos e/ou desenvolvimento de marcadores de formas clínicas devem ser assumidos por grupos de pesquisas a fim de progredir nas condutas terapêuticas, melhorando a qualidade de vida dos doentes, e contribuir para a garantia dos direitos trabalhistas dos pacientes frente às empresas e ao INSS. Assim a identificação de marcadores de prognóstico de evolução clínica da doença de Chagas terá uma enorme repercussão e será de grande contribuição para o acompanhamento dos pacientes chagásicos favorecendo o diagnóstico clínico e um direcionamento terapêutico dos mesmos. Os nossos estudos com os antígenos recombinantes (Ags-Recs) CRA e FRA de T. cruzi, nos permite hipotetizar que esses antígenos, específicos de T. cruzi, podem identificar marcadores prognósticos de evolução em pacientes chagásicos portadores das diferentes formas clínicas crônicas (forma cardíaca-FC, forma indeterminada-FI e forma-digestivaFD). 4. Objetivos 4.1. Geral Investigar possíveis marcadores imunológicos envolvidos na evolução clinica das formas crônica da doença de Chagas, utilizando como parâmetros imunológicos a produção de citocinas intracitoplasmáticas após estímulo in vitro com os Ags-Recs CRA ou FRA de T. cruzi, bem como a produção das imunoglobulinas frente a esses antígenos, em pacientes chagásicos residentes em áreas endêmicas distintas. 4.2. Específicos Relacionar a resposta de proliferação de PBMC após estímulo in vitro com os Ags-Recs CRA ou FRA de T. cruzi e as formas clínicas crônicas da doença de Chagas de pacientes chagásicos residentes em áreas endêmicas distintas. Analisar a relação do perfil de citocinas intracitoplasmáticas após estímulo in vitro com os Ags-Recs CRA ou FRA de T. cruzi e as formas clínicas crônicas da doença de Chagas. Caracterizar fenotipicamente as populações celulares presentes no sangue periférico produtoras das citocina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Myllena de Fátima Alheiros Dias Melo - Integrante / Lucas Moitinho e Silva - Integrante / Mineo Nakazawa - Integrante / Antônio Gomes Pinto Ferreira - Integrante / RODRIGO CORREA-OLIVEIRA - Integrante / Lorena, Virginia Maria Barros de - Integrante / Gomes, Yara de Miranda - Coordenador / Samuel Goldenberg - Integrante / Marco Aurelio Krieger - Integrante / Alinne Fernanda A. Verçosa - Integrante / Emilson Domingos da Silva - Integrante., Financiador(es): Bio-Manguinhos - Auxílio financeiro / Centro de Pesquisas René Rachou - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto de Biologia Molecular do Paraná - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio Zigman Brener-Categoria Pesquisa Translacional (Evaluation of Parasite Burder and Molecular Typing of Trypanosoma cruzi in Blood Samples from Patients with Chronic Chagas Disease from Brazil), Sociedade Brasileira de Protozoologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas. , Av. Brasil, 4365, Manguinhas, 21040-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38658153, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2014

    Instituto Oswaldo Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

  • 2008 - 2010

    Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

    Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Mestranda em Saúde Pública, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2008 - 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2005

    Laboratório Municipal da Prefeitura de Recife

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio Curricular

    Atividades

    • 04/2005 - 10/2005

      Estágios , Laboratório Municipal da Prefeitura de Recife, .,Estágio realizado, Estágio Curricular.

  • 2004 - 2004

    Fusam Hospital Getúlio Vargas

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Estágio extra curricular

    Atividades

    • 01/2004 - 07/2004

      Estágios , Hospital Getúlio Vargas, .,Estágio realizado, Estágio Extra-curricular.

  • 2007 - 2008

    Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Facep - Gerente da Qualidade, Carga horária: 40

  • 2006 - 2007

    Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Facep - técnico de Laboratório, Carga horária: 40

  • 2005 - 2006

    Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista-FIOTEC - técnico de laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2005

    Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

    Vínculo: PIBIC, Enquadramento Funcional: Estagiário de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Durante os anos de 2003 e 2004 período desenvolvi atividades dentro do projeto:Avaliação do Perfil sorológico dos receptores de sangue do hospital universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco-UPE. E durante os anos de 2004 e 2005 desenvolvi atividades dentro do projeto:Caracterização do perfil isotípico das imunoglobulinas de indivíduos chagásicos frente aos antígenos recombinantes CRA e FRA de Trypanosoma cruzi.

    Atividades

    • 07/2007 - 02/2008

      Direção e administração, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Cargo ou função, Gerente da qualidade do Serviço de Referência da Doença de Chagas.

    • 11/2005 - 06/2007

      Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Serviço realizado, Técnico do Serviço de Referência em Doença de Chagas.

    • 08/2003 - 10/2005

      Estágios , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Estágio realizado, Iniciações científicas PIBIC/CNPq/FIOCRUZ.