Mariano Andrade da Silva

Formação: Graduado em Ciências Biologia (USU); Mestre em Saúde Coletiva UFRJ/IESC; Especialista em Gestão Ambiental (UFRJ/Escola Politécnica); Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental. Experiência Profissional: Pesquisador do Centro de Estudo e Pesquisa em Emergência e Desastres em Saúde (CEPEDES); Coordenador de Tutoria em cursos de formação e capacitação no Laboratório de Ensino a distância (IESC/UFRJ) Análise da Estrutura Trófica em Ambientes Impactados por Atividades de Mineração.Docência E Pesquisa: Laboratório De Ecologia De Peixes, Depto. De Ecologia, Inst. De Biologia, Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ); Técnico de Sistemas Produção Aquícola na Gestão de Qualidade de Água em Sistemas Fechado de Larvicultura - Laboratório de Aquicultura e Sistemas de Informação Geográfica da Universidade Santa Úrsula (USU), Rio de Janeiro, Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Saúde Pública

2017 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Carlos Machado de Freitas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Saúde Coletiva

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes. Um estudo de caso.,Ano de Obtenção: 2015
Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus.

Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Revisão bibliográfica da influência das vulnerabilidades socioambientais perante a ocorrência dos desastres naturais
Orientador: Rafaela Moura

Especialização em Especialização em Gestão Ambiental

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aquicultura integrada: a chave para a sustentabilidade
Orientador: HAROLDO MATTOS DE LEMOS

Graduação em Ciencias Biologicas

2005 - 2010

Universidade Santa Úrsula
Título: Revisão dos recentes avanços no cultivo da garoupa verdadeira Epinephelus marginatus (lowe, 1834) (Teleostei, Serranidae).
Orientador: Jose V. Andreatta

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Sistema de Informação Geográfica. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação de Risco à Saúde Humana. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, M. A. . O desastre da Samarco : Balanço de Seis Meses de Impacto e Ações. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Oficina de Elaboração de Planos de Preparação e Resposta aos Desastres em Saúde. 2016. (Oficina).

3 Oficina de Planos Multirisco de Preparação e Respostas Aos Desatsres em Saúde. 2016. (Oficina).

4º Oficina de Planos Multirisco de Preparação e Resposta aos Desastres em Saúde. 2016. (Oficina).

III Congresso Brasileiro da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana SRA_LA. 2016. (Congresso).

O desastre da Samrco: Balanço de Seis Meses de Impacto e Ações. 2016. (Seminário).

2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente. 2014. (Simpósio).

X Fórum Nacional de Defesa Civil. 2013. (Congresso).

III Semana de Saúde Coletiva - UFRJ. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronir Raggio Luiz

FREITAS, C. M.;LUIZ, Ronir Raggio; SCHUTZ, G. E.. Desastres naturais e o impacto sobre a população infantil do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Machado de Freitas

Asmus CIRF;SCHÜTZ, Gabriel EduardoFreitas CM. Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus

FREITAS C.M.;FROES ASMUS, C. I. R.; Schutz GE. Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes. Um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em saúde Coletiva) - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva.

Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus

FROES ASMUS, C. I. R.; FREITAS C.M.; Schutz GE; LUIZ R.R.. Desastres naturais e impacto sobre a população infantil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em saúde Coletiva) - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva.

Luiz Jardim de Moraes Wanderley

FREITAS, C. M.;WANDERLEY, Luiz Jardim; BARCELLOS, C.. Gestão de Risco de desastre: análise da governança de rompimento de barragem de mineração. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Gabriel Eduardo Schütz

FREITAS, Carlos Machado deSchütz, Gabriel Eduardo; ASMUS, C. I. R. F.. Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes. Um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Vanderli Andreata

Revisão dos recentes avanços no clutivo da garoupa verdadeira Epinephelus marginatus (Iowe, 1834) (Teleostei, Serranidae); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Jose Vanderli Andreata;

Rafaela Carneiro moura

Revisão bibliográfica da influência das vulnerabilidades socioambientais perante a ocorrência dos desastres naturais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rafaela Carneiro Moura;

Carlos Machado de Freitas

O Desastre da Samarco e a Governança para a Redução de Riscos - Estudo de Caso; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Alexandra Aparecida Gobatto

Fenologia de três espécies de Bauhinia (Leg; ) no arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Alexandra Aparecida Gobatto;

Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus

Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em saúde Coletiva) - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva,; Orientador: Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 FREITAS, CARLOS MACHADO ; SILVA, MARIANO ANDRADE DA . Acidentes de trabalho que se tornam desastres: os casos dos rompimentos em barragens de mineração no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO , v. 17, p. 21-29, 2019.

  • 2019 FREITAS, CARLOS MACHADO DE ; BARCELLOS, CHRISTOVAM ; ASMUS, CARMEN ILDES RODRIGUES FRÓES ; SILVA, MARIANO ANDRADE DA ; XAVIER, DIEGO RICARDO . Da Samarco em Mariana à Vale em Brumadinho: desastres em barragens de mineração e Saúde Coletiva. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 35, p. e00052519, 2019.

  • 2018 FREITAS, CARLOS MACHADO DE ; ROCHA, VÂNIA ; SILVA, ELIANE LIMA E ; ALPINO, TAÍS DE MOURA ARIZA ; SILVA, MARIANO ANDRADE DA ; MAZOTO, MAÍRA LOPES . Conquistas, limites e obstáculos à redução de riscos ambientais à saúde nos 30 anos do Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 1981-1996, 2018.

  • 2016 FREITAS, CARLOS MACHADO DE ; SILVA, MARIANO ANDRADE DA ; MENEZES, FERNANDA CARVALHO DE . O desastre na barragem de mineração da Samarco: fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres. Ciência e Cultura , v. 68, p. 25-30, 2016.

  • SILVA, M. A. ; GOBATTO, A.A. . A FENOLOGIA DE BAUHINIA SPP (LEG.-CAESALP.)) NO ARBORETO DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu/MG. A.A FENOLOGIA DE BAUHINIA SPP (LEG.-CAESALP.)) NO ARBORETO DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, 2007.

  • SILVA, M. A. . Da Samarco em Mariana à Vale em Brumadinho: desastres em barragens de mineração e Saúde Coletiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. A. . Desastres com produtos químicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, CARLOS MACHADO DE ; Rocha, V ; SILVA, M. A. . Formação em Saúde para Fortalecimento da Capacidade de Preparação e Resposta Frente a Desastre. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. A. . Preparação e resposta do setor saúde frente aos desastres tecnológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. A. . Elaboração de Ficha Diagnóstica Municipal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. A. . Impacto Dos Desastres Naturai à Saúde de Crianças e Adolescente No Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. A. . Perfil de Alunos Capacitados no Curso de Capacitação A Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. A. . Formação de Recursos Humanos Na Modalidade A Distância Para Vigilância da Qualidade de Água Para Consumo Humano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. A. . Fenologia de Bauhinia spp (Leg.-Caesalp.) no arboreto do jardim Botânico do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, M. A. . monitoramento da ictiofauna do rio Trombeta e tributários, Oriximiná/PA. 2010.

Henrique Lazzaroto ; SILVA, M. A. . Participou no levantamento de ictiofauna do rio Unini e tributários. 2010.

SILVA, M. A. . inventario da ictiofauna da bacia hidrográfica do rio Macaé. 2010.

SILVA, M. A. . Situação de emergências relacionada com água para consumo humano. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de conteúdo didático destinado ao curso de capacitação a distancia em vigilância da qualida).

SILVA, M. A. . Situação de emergências relacionada com água para consumo humano. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de conteúdo didático destinado ao curso de capacitação a distancia em ?Saúde, Desastres e d).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional