Nélio Tanios Porto

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:Crítica Genética, PLANIMETRIA, SEMIÓTICA, Comunicação, Processo de Criação.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação e Semiótica

2002 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Cecília de Almeida Salles
Palavras-chave: Crítica Genética; PLANIMETRIA; SEMIÓTICA; Comunicação; Processo de Criação.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação e Semiótica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX Enanpoll - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. A Gênese de Wu Li: Um Ensaio de Música Experimental de H.J. Koellreutter. 2004. (Congresso).

I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. O Corpo Como Mídia na Música Contemporânea. 2003. (Congresso).

VII Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscritos Literários. Rô-Dô - Um Monumento: Uma Sinfonia ao Som das Máquinas. 2002. (Congresso).

XV Encontro Nacional da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística).O Processo de Criação da Esfera Transparente em Acronon, de H.J. Koellreutter. 2000. (Encontro).

IV Congresso Internacional da Federação Latinoamericana de Semiótica - La Coruña - Espanha. A Música Elemental de H.J. Koellreutter: Uma Nova Proposta para o Século XXI. 1999. (Congresso).

IV Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito - Fronteiras da Criação. O Processo Criativo de H.J. Koellreutter em Acronon. 1999. (Congresso).

III Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A Crítica Genética e a Música Coantemporânea. 1999. (Congresso).

Curso de Extensão Universitária - Leitura de Gilles Deleuze na Semiótica.Leitura de Gilles Deluze na Semiótica. 1999. (Outra).

Epistemologia e Aprendizado em Grupo.Expressiv Intelligence - Looking at Interpretation and Design from a Cognitive Perspective. 1992. (Outra).

Estética.Introdução à Uma Estética Relativista do Impreciso e do Paradoxal. 1990. (Outra).

Estética.Formas de Pensamento e Realização nas Ciências e nas Artes. 1990. (Outra).

Estética.Estética e História da Música como Reflexos das Mutações da Consciência Humana. 1990. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Tania Katz

KATZ, H.; SALLES, Cecília Almeida; ZAMPRONHA, Edson. Processos contrutivos nas composição musicais de H.J.Koellreuter. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

IAZZETTA, FernandoSALLES, C. A.; WILLEMART, P.. O processo criativo de H. J. Koellreutter em Acronon. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cecília Almeida Salles

O Processo Criativo de H; J; Koellreutter em Acronon; 2001; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Nélio Tanios Porto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cecília Almeida Salles

O processo criativo de H; J; Koellreutter em Acronon; 2001; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Cecilia Almeida Salles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PORTO, N. T. . O Processo de Criação de Acronon e H.J. Koellreutter. Manuscrítica , São Paulo, v. 12, p. 171, 2004.

  • PORTO, N. T. . O Corpo Como Mídia na Música Contemporânea. Logos , Rio de Janeiro, v. 20, p. 94-114, 2004.

  • PORTO, N. T. . H.J. Koellreutter e Música Viva: Catalisadores da Música Moderna no Brasil. Galáxia , São Paulo, v. 3, p. 253, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PORTO, N. T. ; H.J. Koellreutter . Acronon. 1995. (Apresentação de obra artística/Musical).

PORTO, N. T. ; H.J. Koellreutter . Cantos de Kulka. 1995. (Apresentação de obra artística/Musical).

PORTO, N. T. . DWLT (Digital Work Low Tech). 1990. (Apresentação de obra artística/Musical).

PORTO, N. T. . Quarteto para Fagotes. 1990. (Apresentação de obra artística/Musical).

PORTO, N. T. . Espectrum. 1990. (Apresentação de obra artística/Musical).

PORTO, N. T. ; H.J. Koellreutter . H.J. Koellreutter - O Maestro dos Maestros. 1996. (Apresentação em rádio ou TV/Música).

PORTO, N. T. . It´s Time to Change. 2005. .

PORTO, N. T. . Earth. 2005. .

PORTO, N. T. . Universe. 2005. .

PORTO, N. T. . Someday Beyond (shadows and light will bright). 2005. .

PORTO, N. T. . Música para Trompa e Piano. 2004. .

PORTO, N. T. . Dezoito Cantos Indigenas Brasileiros. 2003. .

PORTO, N. T. . MÚSICA 2002. 2002. .

PORTO, N. T. . Polymorphia. 2002. .

PORTO, N. T. . De Volta para o Inferno de Nitetói II. 2002. .

PORTO, N. T. . SEMIOSFERAS. 2001. .

PORTO, N. T. . A Fuga de Niterói. 2000. .

PORTO, N. T. . AION. 1999. .

PORTO, N. T. . Partículas do Tempo Transcendido. 1997. .

PORTO, N. T. . Ciclos I,II,III e IV. 1997. .

PORTO, N. T. . Bootstrap. 1996. (Composição musical/Orquestra).

PORTO, N. T. . Holorhesis. 1996. .

PORTO, N. T. . Duas Ave Marias - Moteto a 4 e 5 Vozes. 1994. (Composição musical/Coral).

PORTO, N. T. . Encartes - Jopgos Sonoros. 1992. .

PORTO, N. T. . Cosmos II. 1991. (Composição musical/Orquestra).

PORTO, N. T. . Holomovimento II. 1991. (Composição musical/Orquestra).

PORTO, N. T. . Música para Percussão. 1991. .

PORTO, N. T. . Cosmos III. 1991. .

PORTO, N. T. . Planimetria I. 1991. .

PORTO, N. T. . Holomovimento I. 1991. .

PORTO, N. T. . Três Poemas de Wang Wei. 1990. .

PORTO, N. T. . Brass Quintet. 1990. .

PORTO, N. T. . Interações - Interferências Sonoras. 1989. .

PORTO, N. T. . Interações - Interferências Sonoras. 1989. .

PORTO, N. T. . String Trio. 1989. .

PORTO, N. T. . Pequenas Peças para Piano - Partes I, II e III. 1989. .

PORTO, N. T. . Aleluia. 1988. (Composição musical/Coral).

PORTO, N. T. . Cosmos I. 1986. .

PORTO, N. T. . Quinteto I. 1985. .