Getúlio Elias Pilecco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é pós-doutorando do programa de Pós-graduação em Ciência do Solo - UFSM. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas e Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando em pesquisas relacionadas a biotransformações do carbono e do nitrogênio, emissão de gases de efeito estufa e modelagem ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência do Solo

2013 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Aplicação do modelo DAYCENT na simulação dos fluxos de óxido nitroso e dos estoques de carbono no solo com o uso de adubação orgânica em plantio direto
Sandro José Giacomini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: DAYCENT; Óxido nitroso; Cama de Frango; Cama sobreposta de suínos.

Mestrado em Ciência do Solo

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria
Título: EMISSÃO DE ÓXIDO NITROSO E PRODUTIVIDADE DO GIRASSOL SOB DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA,Ano de Obtenção: 2013
Sandro José Giacomini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em agronomia

2006 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Century/DayCent Model Training Workshop Montevideo, Uruguay. (Carga horária: 35h). , International Research Institute for Climate and Society, IRI, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Dietrich

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; ZWIRTES, A. L.; WEILER, D. A.; RAMOS, N. P.. Gradiente vertical de decomposição e dinâmica da água no mulch de cana-de-açúcar afetados pela quantidade de palha. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosemar de Queiroz

PILECCO, G. E.; GIACOMINI, Sandro José; AITA, CELSO; WEILER, D. A.; NICOLOSO, R. S.. Quantificação e modelização das emissões de N2O em estratégias de uso de dejetos de suínos em plantio direto. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Michel Ferretti

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; CHAVES, B.. Aplicação de diferentes fontes de nitrogênio em pré-floração de soja safrinha apóscultivo de milho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Heitor Luís Santin Bazzo

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; PINHEIRO, P. L.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Relatório de estágio curricular supervisionado em Agronomia na empresa Erone & Marzari e Cia Ldta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carolina Schultz Pollet

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; CHAVES, B.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Estágio Supervisionado em Agricultura de Precisão na Empresa Drakkar Solos Consultoria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ismaél Cristiano Pfeifer

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; DIETRICH, G.. Fixação biológica e eficiência do uso do nitrogênio em sorgo sacarino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ismaél Cristiano Pfeifer

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Relatório de estágio curricular supervisionado em Agronomia realizado no setor de desenvolvimento de produtos da empresa Iharabrás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Raquel Schmatz

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; MILANESI, P.. Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas na produtividade de colmos em genótipos de cana-de-açúcar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jessica Hoch Boelter

MEDEIROS, sandro Luis Petter;PILECCO, G. E.; MORAIS, K. P.. Análise dos componentes de rendimento em cana-de-açúcar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Willian Hytalo Ludke

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; SKOLAUDE, A. C.. Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre a produtividade de genótipos de sorgo sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jéssica Carolina Servín García

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; RAMIRES, M. F.. Adubação orgânica e mineral em cultivos de crambe (Crambe abssynica) para produção de biodiesel: emissão de óxido nitroso, produtividade da cultura e balanço energético na fase agrícola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Flávio Lorenzoni Nunes

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; ROSALINO, P. K.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Acompanhamento das atividades desenvolvidas na empresa de assessoria agrícola e assistência técnica agropecuária GETAGRI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Flávio Lorenzoni Nunes

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; ROSALINO, P. K.. Avalição da mitigação da emissão de óxido nitroso pelo cultivo de azevém em sucessão a cultura da soja. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alex Caitan Skolaude

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; LEAL, L. T.. Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre a produtividade de genótipos de cana-de-açúcar de primeira soca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alex Caitan Skolaude

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; REDIN, M.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Acompanhamento das atividades de pesquisa em proteção de plantas na fundação de apoio á pesquisa agropecuária de Mato Grosso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Katiule Pereira Morais

MEDEIROS, Sandro Luis PetterMORAIS, K. P.; LEAL, Lineu Trindade. Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre a produtividade de genótipos de cana-de-açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Paulo Ivonir Gubiani

GIACOMINI, S. J.; TORNQUIST, C. G.; REDIN, M.;Gubiani, Paulo Ivonir; SCHENATO, R. B.. Simulação de fluxos de gases de efeito estufa em culturas bioenergéticas no sul do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

GIACOMINI, S. J.; TORNQUIST, C. G.; REDIN, M.; GUBIANI, P. I.; SCHENATO, R. B.. Simulação de fluxos de gases de efeito estufa em culturas bioenergéticas no sul do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Marciel Redin

GIACOMINI, S. J.REDIN, M.; TORNQUIST, C. G.; GUBIANI, P. I.; SCHENATO, R. B.;AITA, C.; SANES, F. S. M.. Simulação dos fluxos de gases de efeito estufa em culturas bioenergéticas no Sul do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Ricardo Bergamo Schenato

GIACOMINI, S. J.; REDIN, M.; TORNQUIST, C. G.; GUBIANI, P. I.;SCHENATO, R. B.. Simulação de fluxos de gases de efeito estufa em culturas bioenergéticas no Sul do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Mirla Andrade Weber

GIACOMINI, S. J.; SOUZA, E. L.;WEBER, Mirla Andrade. Emissão de óxido nitroso e acúmulo de nitrogênio na cultura do Girassol sob diferentes fontes de adubação nitrogenada. 2013. Dissertação (Mestrado em Cíência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Douglas Adams Weiler

GIACOMINI, S. J.; CERRI, C. E. P.; TORNQUIST, C. G.;WEILER, D. A.; SCHENATO, R. B.. Aplicação do modelo Daycent na simulação dos fluxos de óxido nitroso e dos estoques de carbono no solo com o uso de adubação orgânica em plantio direto.. 2017. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Lorensi de Souza

GIACOMINI, S. J.SOUZA, E. L.; WEBER, M. A.. Emissão de óxido nitroso e acúmulo de nitrogênio na cultura do girassol sob diferentes fontes de adubação nitrogenada. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Lorensi de Souza

GIACOMINI, S. J.SOUZA, E. L.; WEILER, D. A.. Avaliação dos fluxos de gases de efeito estufa em áreas cultivadas com cana-de-açúcar e arroz irrigado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Início: 2018; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Emissão de óxido nitroso e produtividade de girassol sob diferentes fontes de adubação nitrogenada; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Aplicação do modelo DAYCENT na simulação dos fluxos de óxido nitroso e dos estoques de carbono no solo com o uso de adubação orgânica em plantio direto; 2017; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre a produtividade de genótipos de cana-de-açúcar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Recomendação do inoculante para aplicação na cultura de cana-de-açúcar: avaliações agronômicas e biotecnológicas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro José Giacomini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; WEILER, DOUGLAS ADAMS ; AITA, CELSO ; SCHMATZ, RAQUEL ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, Sandro José . Ryegrass early sowing into soybean to mitigate nitrous oxide emissions in a subtropical integrated crop-livestock system. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT , v. 272, p. 276-284, 2019.

  • REDIN, MARCIEL ; RECOUS, SYLVIE ; AITA, CELSO ; CHAVES, BRUNO ; PFEIFER, ISMAEL CRISTIANO ; BASTOS, LEONARDO MENDES ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; GIACOMINI, Sandro José . Root and Shoot Contribution to Carbon and Nitrogen Inputs in the Topsoil Layer in No-Tillage Crop Systems under Subtropical Conditions. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 42, p. e0170355, 2018.

  • WEILER, DOUGLAS ADAMS ; GIACOMINI, Sandro José ; RECOUS, SYLVIE ; BASTOS, LEONARDO MENDES ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; DIETRICH, GUILHERME ; AITA, CELSO . Trade-off between C and N recycling and N2O emissions of soils with summer cover crops in subtropical agrosystems. PLANT AND SOIL (DORDRECHT. ONLINE) , v. 433, p. 1-13, 2018.

  • TAHIR, MAJID MAHMOOD ; RECOUS, SYLVIE ; AITA, CELSO ; SCHMATZ, RAQUEL ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; GIACOMINI, Sandro José . In situ roots decompose faster than shoots left on the soil surface under subtropical no-till conditions. Biology and Fertility of Soils , v. 52, p. 853-865, 2016.

  • GIACOMINI, S. J. ; PILECCO, G. E. ; Recous, Sylvie. ; TAHIR, MAJID MAHMOOD ; SCHMATZ, R. ; POLLET, C. S. ; Aita, Celso . Reygrass oversowing in soybean as an alternative to reduce nitrous oxide emissions in integrated crop-livestock system. In: 19th Nitrogen Workshop, 2016, Skara. Efficient use of different sources of nitrogen in agriculture? from theory to practice, 2016. p. 422-423.

  • PILECCO, G. E. ; SCHMATZ, R. ; BORTOLINI, J. ; REDIN, M. ; GIACOMINI, S. J. . Produtividade de girassol e canola com uso de adubação orgânica em plantio direto. In: Simpósio estadual de agroenergia - V reunião técnica de agroenergia - RS, 2014, Pelotas-RS. Simpósio estadual de agroenergia - V reunião técnica de agroenergia - RS, 2014.

  • POLLET, C. S. ; PILECCO, G. E. ; CHAVES, B. ; PFEIFER, I. ; GIACOMINI, S. J. . Emissão de N2O e produção de grãos de canola sob diferentes fontes de adubação nitrogenada. In: Simpósio estadual de agroenergia - V reunião técnica de agroenergia - RS, 2014, Pelotas-RS. Simpósio estadual de agroenergia - V reunião técnica de agroenergia - RS, 2014.

  • PILECCO, G. E. ; RAMIRES, M. F. ; GARLET, C. M. ; PFEIFER, I. ; CHAVES, B. ; GIACOMINI, S. J. . Emissão de N2O e produção de grãos de girassol sob diferentes fontes de adubação nitrogenada. In: Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012, Porto Alegre. Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012.

  • LEAL, L. T. ; GIACOMINI, S. J. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; PILECCO, G. E. ; LUDKE, W. H. ; SILVA, S. D. A. E. . Parâmetros fitotécnicos de cana-de-açúcar submetida à adubações nitrogenadas e inoculação com bactérias diazotróficas em dois locais de produção no estado do Rio Grande do Sul. In: Simpósio estadual de agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012, Porto Alegre. Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012.

  • RAMIRES, M. F. ; PILECCO, G. E. ; CHAVES, B. ; GARLET, C. M. ; SALDANHA, J. A. ; GIACOMINI, S. J. . Emissão de óxido nitroso em sistemas de culturas intercalares com tungue (Aleurites fordii) sob diferentes fontes de adubação. In: Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012, Porto Alegre. Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012.

  • SKOLAUDE, A. C. ; PILECCO, G. E. ; GIACOMINI, S. J. ; HICKMANN, F. ; SALDANHA, J. A. ; LUDKE, W. H. . Potencial de mitigação das emissões de óxido nitroso pelo cultivo de azevém em sobressemeadura na cultura da soja. In: Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012, Porto Alegre. Simpósio estadual de Agroenergia - IV reunião técnica de agroenergia - RS, 2012.

  • BIONDO, Jean Cecchin ; MORAIS, K. P. ; MEDEIROS, sandro Luis Petter ; Sérgio ; DIAS, Fagner Souto ; PILECCO, G. E. . Crescimento de cana-de-açucar RB em Jaguari-RS. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari - ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

  • BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; MENTGES, L. R. ; PILECCO, G. E. ; BIONDO, Jean Cecchin ; LEAL, L. T. ; MEDEIROS, L. M. ; MEDEIROS, sandro Luis Petter . Estudo das variáveis de desenvolvimento em genótipos de azevém anual cultivados na Depressão Central do RS. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari, ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011.

  • SKOLAUDE, A. C. ; LEAL, L. T. ; SCHMATZ, R. ; PILECCO, G. E. ; SILVA, S. D. A. E. ; REIS, Verônica Massena ; GIACOMINI, Sandro José . Inoculação de bactérias diazotróficas e produtividade de genótipos de cana-de-açúcar. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia - MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • REDIN, M. ; SKOLAUDE, A. C. ; DIETRICH, G. ; BASTOS, L. M. ; PILECCO, G. E. ; LEÃO, Ricardo Elso ; GIACOMINI, Sandro José . Simulação da mineralização do carbono e do nitrogênio de resíduos culturais no solo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia - MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • SOUZA, E. L. ; DIETRICH, G. ; LEÃO, Ricardo Elso ; PILECCO, G. E. ; VENDRUSCULO, V. B. ; MARCHESAN, E. ; GIACOMINI, Sandro José . Emissão de óxido nitroso na entressafra da cultura do arroz irrigado afetada por sistemas de manejo da palha. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia - MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • BASTOS, L. M. ; MORO, V. J. ; LUDKE, W. H. ; SCHMATZ, R. ; BINOTTO, I. ; PILECCO, G. E. ; GIACOMINI, Sandro José . Emissão de óxido nitroso afetada por diferentes doses de nitrogênio em cobertura na cultura de cana-de-açúcar. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia - MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • BIONDO, Jean Cecchin ; MORAIS, K. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; DIAS, Fagner Souto ; PILECCO, G. E. ; MEDEIROS, S. L. P. . Altura de plantas em genótipos precoces de cana-de-açúcar no município de Jaguari, RS. In: Simpósio Estadual de Agroenergia, 2010, Pelotas, RS. Reuniões Técnicas de agroenergia (3ª), da mandioca (10ª) e batata-doce (2ª), 2010, Pelotas. Simpósio Estadual de Agroenergia, 2010, Pelotas, RS. Reuniões Técnicas de agroenergia (3ª), da mandioca (10ª) e batata-doce (2ª), 2010.

  • FREITAS, Luana Liberalesso de ; REDIN, M. ; GIACOMINI, Sandro José ; SCHMATZ, R. ; PILECCO, G. E. ; PADOIN JUNIOR, A. J. . Mineralização de carbono de resíduos culturais de plantas de cobertura de solo. In: VIII REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2010, Santa Maria. VIII REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2010.

  • PILECCO, G. E. ; SCHMATZ, R. ; SKOLAUDE, A. C. ; LEAL, L. T. ; DIETRICH, G. ; SILVA, S. D. A. E. ; GIACOMINI, Sandro José . Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre a produtividade de diferentes genótipos de cana-de-açúcar. In: VIII REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2010, Santa Maria. VIII REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2010.

  • PILECCO, G. E. ; LEAL, L. T. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; FREITAS, Luana Liberalesso de ; LEÃO, Ricardo Elso ; REIS, Verônica Massena ; GIACOMINI, Sandro José . Inoculação de bactérias diazotróficas em cana-de-açúcar e sua influência em variavéis biométricas. In: Simpósio Estadual de Agroenergia, 2010, Pelotas, RS. Reuniões Técnicas de agroenergia (3ª), da mandioca (10ª) e da batata-doce (2ª), 2010, Pelotas. Simpósio Estadual de Agroenergia, 2010, Pelotas, RS. Reuniões Técnicas de agroenergia (3ª), da mandioca (10ª) e da batata-doce (2ª), 2010.

  • MORAIS, K. P. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; MENTGES, L. R. ; MEDEIROS, L. M. ; LEAL, L. T. ; PILECCO, G. E. . Estimativa indireta do teor de licopeno em cultivares de tomate. In: 48º Congresso Brasileiro de Olericultura, Maringá, PR, 2008, Maringá. Hortaliças: esse é nosso negócio, 2008, 2008.

  • PILECCO, G. E. ; WEILER, D. A. ; CERETTA, C. A. ; BACCA, A. ; BICK, R. A. ; GIOVELLI, R. L. ; GIACOMINI, S. J. . Simulating soil organic carbon and nitrous oxide fluxes after pig deep litter addition in annual crops using DAYCENT model.. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21st World Congress of Soil Science, 2018.

  • PILECCO, G. E. ; GIACOMINI, S. J. ; BACCA, A. ; CERETTA, C. A. ; WEILER, D. A. ; BICK, R. A. ; SOUZA, R. S. . Simuação da emissão de óxido nitroso com o uso de adubação orgânica em plantio direto. In: 32° Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. 32° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

  • GODOY, D. N. ; SCHU, A. L. ; SCHMATZ, R. ; BARCELLOS, G. A. ; RAMBO, M. R. L. ; PILECCO, G. E. ; GIACOMINI, S. J. . Emissão de óxido nitroso e estoques de C do solo em cenários alternativos de manejo da adubação com cama sobreposta de suínos. In: 32° Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. 32° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

  • SCHU, A. L. ; GIACOMINI, S. J. ; CHAVES, B. ; PILECCO, G. E. ; DOSSIN, M. F. ; POLLET, C. S. ; REDIN, M. . Estabilização do carbono da parte aérea de culturas de verão em diferentes frações físicas da matéria orgânica de solos de várzea. In: 32° Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. 32° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

  • BAZZO, H. L. S. ; GIACOMINI, S. J. ; PILECCO, G. E. ; SCHU, A. L. ; PFEIFER, I. ; CHAVES, B. . Sobressemeadura de azevém na cultura da soja como estratégia para a mitigação das emissões de N2O. In: 30° Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. 30° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

  • PILECCO, G. E. ; GIACOMINI, Sandro José ; LEAL, L. T. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; FREITAS, Luana Liberalesso de ; LEÃO, Ricardo Elso . Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre o crescimento de plantas de genótipos de cana-de-açúcar. In: 25° Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

  • LUDKE, W. H. ; MEDEIROS, S. L. P. ; GIACOMINI, S. J. ; MORAIS, K. P. ; SCHMATZ, R. ; PILECCO, G. E. . Perfilhamento de genótipos de cana-de-açúcar na depressão central do Rio Grande do Sul. In: 25° Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

  • SKOLAUDE, A. C. ; GIACOMINI, S. J. ; SOUZA, E. L. ; PILECCO, G. E. ; SOARES, M. F. ; PADOIN JUNIOR, A. J. . A inoculação de bactérias diazotróficas em cana-de-açúcar promove variação no crescimento vegetativo e produtividade da cana planta?. In: 25° Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

  • PILECCO, G. E. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; TONETTO, C. J. ; MORAIS, K. P. ; MEDEIROS, L. M. . Qualidade bromatológica de diferentes genótipos de azevém anual. In: 24º Jornada Academica Integrada, 2009, Santa Maria. 24° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

  • MORAIS, K. P. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; PILECCO, G. E. ; MENTGES, L. R. ; CASSOL, M. . Licopeno e vitamina C em genótipos tomate. In: 24º Jornada Academica Integrada, 2009, Santa Maria. 24° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

  • MENTGES, L. R. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; BORCIONI, E. ; PILECCO, G. E. ; MORAIS, K. P. . Estimativa da produção de fitomassa da alface cv. Regina conduzida em sistema hidropônico. In: 24º Jornada Academica Integrada, 2009, Santa Maria. 24° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

  • MORAIS, K. P. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; PILECCO, G. E. ; MENTGES, L. R. ; MEDEIROS, L. M. . Avaliação do teor licopeno em diferentes genótipos de tomate. In: 23º Jornada Academica Integrada, 2008, Santa Maria. 23° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2008.

  • PILECCO, G. E. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andriéli Hedlund ; MORAIS, K. P. ; MENTGES, L. R. ; LEAL, L. T. . Teor de licopeno de genótipos de tomate em cultivo hidropônico. In: 23º Jornada Academica Integrada, 2008, Santa Maria. 23° Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2008.

  • FRANCOIS, T. ; MANFRON, P. A. ; BANDEIRA, Andrieli Hedlund ; MORAIS, K. P. ; PILECCO, G. E. ; MEDEIROS, L. M. . Valor protéico de alfaces crespas das cultivares Piraroxa e Vera. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria-RS. Jornada Acadêmica Integrada, 2007.

  • MANFRON, P. A. ; MEDEIROS, S. L. P. ; BANDEIRA, Andrieli Hedlund ; TORRES, M. G. ; FLEIG, V. P. ; PILECCO, G. E. . Aplicação de Boro e seus Efeitos na Produtividade da Soja Cultivada na Região Mesoclimática de Santa Maria. In: Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, 2007, Santa Maria-RS. Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, 2007.

  • PILECCO, G. E. . Simulação da emissão de óxido nitroso com o uso de adubação orgânica em plantio direto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PILECCO, G. E. . Produtividade de girassol e canola com uso de adubação orgânica em plantio direto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PILECCO, G. E. . Emissão de N2O e produção de grãos de girassol sob diferentes fontes de adubação nitrogenada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PILECCO, G. E. . Inoculação de bactérias diazotróficas em cana-de-açúcar e sua influência em variavéis biométricas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PILECCO, G. E. . Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas sobre a produtividade de diferentes genótipos de cana-de-açúcar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento de fertilizante organomineral a partir da compostagem automatizada de lodo de esgoto e pó de rocha, Descrição: Descrição: O lodo de esgoto (LE) é um resíduo orgânico gerado em grandes quantidades pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Santa Maria, implicando em um elevado custo para a disposição final. O LE possui potencial para uso agrícola como fertilizantes, no entanto a aplicação destes, principalmente do lodo de esgoto, é restringida pela legislação vigente devido ao risco de contaminação ambiental e para a saúde humana. Além disso, apesar desse resíduo apresentar nutrientes essenciais ao crescimento de plantas em sua composição, as concentrações destes nutrientes são relativamente baixas. A combinação do LE com pó de rocha, por exemplo, via processo de compostagem, pode aumentar a concentração de nutrientes e gerar um fertilizante organomineral para uso agrícola, além desse processo servir para sanitização do LE. A geração de um produto com maiores concentrações de nutrientes a partir da combinação de LE e pó de rocha é fundamental para ampliar a utilização destes resíduos como fertilizante agrícola e mitigar o potencial poluidor dos mesmos, além de reduzir o custo operacional da estação de tratamento de esgoto. Dessa forma, a presente proposta objetiva o desenvolvimento de um fertilizante organomineral a partir da compostagem automatizada de LE e pó de rocha. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador / Celso Aita - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Destino do carbono-13C e do nitrogênio-15N de resíduos vegetais em função da sua qualidade química e da textura e teor de carbono do solo, Descrição: Os resíduos culturais são a principal fonte de carbono para os solos agrícolas sendo que a qualidade dos mesmos pode afetar o armazenamento de C no solo. No entanto, estudos recentes apontam que o efeito da qualidade do resíduo na estabilização do C no solo é modulado pela extensão da saturação do C no solo, tal que a qualidade dos resíduos depositados ao solo só irão afetar o acúmulo de C apenas quando existe um déficit de saturação. A presente proposta tem por objetivo avaliar o efeito da qualidade de resíduos culturais e da textura do solo e seu teor de C sobre a decomposição e a quantidade de C-novo estabilizado no solo e modelizar as transformações do C durante a decomposição de diferentes resíduos vegetais de plantas de cobertura de solo e de culturas comerciais. Para isso serão realizados três experimentos, dois de campo (EXP I e EXP II) e um em laboratório (EXPIII), e o uso da modelização. Nos experimentos serão utilizados dois solos (argiloso e arenoso) e resíduos culturais de soja (Glycine max), sorgo (Sorghum bicolor), feijão-de-porco (Canavalia ensiforms), trigo (Triticum aestivum), ervilha forrageira (Pisum sativum) e ervilhaca (Vivia sativa) enriquecidas com 13C através do fornecimento de 13CO2 em câmara fechada. Após o aporte dos resíduos culturais ao solo por ocasião da maturação fisiológica das culturas comerciais e do pleno florescimento das plantas de cobertura terão início às avaliações da dinâmica do C no solo e da mineralização do C. Para quantificar as transformações do C adicionado a partir das plantas enriquecidas com 13C serão realizadas análises de C total e do excesso isotópico em 13C. Através do presente projeto busca-se avançar no conhecimento sobre as relações entre a composição química dos resíduos vegetais e sua contribuição para o acúmulo de C no solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador / Celso Aita - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Análises químicas, físicas e biológicas dos solos de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, Descrição: O presente projeto visa atender a demanda de produtores, pesquisadores e comunidade em geral na avaliação de atributos químicos, físicos e biológicos dos solos de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação um espaço para acompanhar a realização de análises químicas de solos com vistas ao manejo da calagem e da adubação dos principais cultivos agrícolas; e desenvolver pesquisas relacionadas com o desenvolvimento e a padronização de métodos de análises químicas de solos. O projeto será executado pelo Departamento de Solos da UFSM e as atividades realizadas no Laboratório de Análise do Solo (LAS). Espera-se atender de forma qualificada e responsável as solicitações de análise químicas, físicas e biológicas de solos a serem cultivados ou já em cultivo em diferentes regiões do Brasil. Além disso, espera-se contribuir positivamente na formação profissional de estudantes de cursos da UFSM, através da possibilidade de realização de estágios, visitas técnicas e aulas práticas. Também, recursos gerados pelo LAS e investidos na melhoria da estrutura física de salas de aulas e laboratórios, aquisição de equipamentos e viabilização de viagens técnicas a campo, contribuirão na formação qualificada de estudantes de graduação e Pós-Graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Cadeia produtiva do biodiesel no sul do Brasil: tecnologias para recuperação de áreas degradadas, mitigação do impacto ambiental e análise do ciclo de vida, Descrição: O presente projeto é composto por diversos estudos conduzidos com o objetivo de: selecionar sistemas de culturas que proporcionem maior produção de biodiesel, que recuperem áreas degradadas e favoreçam a manutenção da capacidade produtiva do solo, com menor impacto ambiental; estudar as potencialidades de aproveitamento de alguns subprodutos e resíduos agroindustriais, como fontes protéicas alternativas na formulação de rações e desenvolver tecnologias que proporcionem agregação de valor para os resíduos orgânicos gerados na cadeia produtiva do biodiesel; realizar uma análise comparativa de um motor operando com biodiesel, em diversas proporções, em comparação com o diesel comum, avaliando a performance e emissões de poluentes, em diversas condições de operação, bem como os efeitos do biodiesel na contaminação do óleo lubrificante e no desgaste de componentes mecânicos; e realizar um inventário para a produção do biodiesel no Sul do Brasil, considerando aspectos energéticos e ambientais de sua utilização como biocombustível.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Parâmetros fitotécnicos e industriais de genótipos de cana-de-açúcar na Depressão Central do Rio Grande do Sul, Descrição: O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, porém para as condições do estado do Rio Grande do Sul, pouco se conhece a respeito do desenvolvimento e adaptação de novos genótipos. O presente projeto tem por objetivo estudar o desenvolvimento e parâmetros tecnológicos de genótipos de cana-de-açúcar em cana-planta. Serão realizados dois experimentos, um no município de Jaguari (Experimento I) e o outro em Santa Maria (Experimento II), ambos localizados na Depressão Central do Rio Grande do Sul (RS). O experimento I será conduzido no período de agosto de 2009 a 2010 e o experimento II no período de agosto de 2010 a agosto de 2012. Nos dois experimentos o delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso com três repetições. No experimento I os tratamentos constaram de vinte e cinco genótipos desenvolvidos pela Ridesa. Os tratamentos avaliados no experimento II serão oito, compostos pelos genótipos que apresentaram melhor desempenho no experimento I. O plantio da cana será realizado em agosto de cada ano e após o início da brotação da cana serão realizadas as avaliações do desenvolvimento, as quais ocorrerão em um intervalo médio de 15 dias. No experimento II no início da maturação da cana será realizada as avaliações dos parâmetros tecnológicos. Os resultados deste trabalho será de grande importância na seleção de genótipos produtivos para serem cultivados na depressão central do RS, tendo uma contribuição social e econômica para os produtores, já que a cana-de-açúcar no RS é uma cultura típica de pequenas propriedades familiares. Com isso, espera-se que as informações geradas após a conclusão destes experimentos, sejam úteis para futuros trabalhos de seleção de genótipos de cana-de-açúcar no RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro Luis Petter Medeiros - Coordenador.

  • 2008 - 2012

    Desempenho de híbridos de canola em Santa Maria, na região da depressão Central do Rio Grande do Sul, Descrição: Na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul existem áreas cultivadas com soja que poderiam ser destinadas para o cultivo da canola. Acrescenta-se ainda que a região da Depressão Central apresenta inverno mais ameno, o que diminui o efeito negativo da ocorrência de geadas logo após a emergência das plântulas da canola. Existem diferenças de solo e clima entre as regiões tradicionais de cultura da canola e a região da Depressão Central, portanto devem ser realizadas pesquisas básicas para verificar o potencial desta cultura nas condições ambientais da Depressão Central. Deve-se salientar que já houve pesquisas na Depressão Central, porém foram realizadas no início da década de 80 com variedades de colza, como o trabalho BARNI et al. (1984). Atualmente, são inexistentes as informações sobre desempenho de híbridos novos na Depressão Central, principalmente, com relação à época de semeadura, duração do ciclo e teor de óleo nos grãos. Assim, o presente estudo tem como meta principal avaliar o desempenho de dois genótipos de híbridos de canola conduzidos em diferentes épocas de semeadura em Santa Maria, na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. Também será verificada a ação da temperatura do ar e radiação solar global sobre a produção e teor de óleo nos grãos, além da variação do ciclo em função da disponibilidade térmica e fotoperíodo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro Luis Petter Medeiros - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    Produção de licopeno em função do ambiente de condução do tomateiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Sandro Luis Petter Medeiros - Coordenador / Paulo Augusto Manfron - Integrante / Lenise Raquel Mentges - Integrante / Katiule Pereira Morais - Integrante / Edgar Durante - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    CULTIVO DE PIRETRO (Chrisanthemum cinerariaefolium) PARA MULTIPLICAÇÃO IN VITRO DA VARIEDADE CULTIVADA VACARIA, Descrição: O presente projeto como objetivo geral visa testar a influência de diferentes meios de cultura bem como de diferentes explantes na multiplicação, in vitro, de C. cinerariaefolium cv. Vacaria. E como objetivos específicos visa: desenvolver um protocolo de micropropagação in vitro; avaliar a influência de diferentes fitorreguladores na micropropagação de C. cinerariaefolium cv. Vacaria; avaliar o potencial de multiplicação in vitro de C. cinerariaefolium cv. Vacaria; avaliar a influência de diferentes concentrações de fitorreguladores na micropropagação de C. cinerariaefolium cv. Vacaria; assegurar a manutenção de germoplasma in vivo para trabalhos posteriores; e ofertar uma nova alternativa para produtores de plantas ornamentais,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Getúlio Elias Pilecco - Integrante / Paulo Augusto Manfron - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria. , Av. Roraima, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208179, Ramal: 247

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional