Sâmia Valéria dos Santos Barros

Doutora em Ciências de Florestas Tropicais - CFT/INPA (2016). Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2006). Possui graduação em Tecnologia em Indústria da Madeira pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia - UTAM (2003). É Analista Ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, em Manaus/AM. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Tem experiência na área de tecnologia de produtos florestais.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais

2014 - 2016

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Avaliação da qualidade da madeira de árvores da Amazônia por método não destrutivo de propagação de onda: tomógrafo de impulso e stress wave timer
Niro Higuchi. Coorientador: Claudete Catanhede do Nascimento. Palavras-chave: madeiras da amazônia; metodologia não destrutiva; Stress Wave Timer; Módulo fde elasticidade dinâmico; Tomógrafo de impulso.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia da Madeira.

Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais

2004 - 2006

Universidade Federal do Amazonas
Título: Avaliação da biomassa de espécies exóticas e nativas como fonte alternativa para geração de energia,Ano de Obtenção: 2006
Nabor da Silveira Pio.Coorientador: Claudete Catenhede do Nascimento. Palavras-chave: Densidade Básica; Desenvolvimento sustentavel; energia; Floresta; lenha; Plantio. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Energia; Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.

Graduação em TECNOLOGIA INDÚSTRIA DA MADEIRA

2000 - 2003

Instituto de Tecnologia da Amazônia
Título: Variação longitudinal da densidade básica de espécies florestais com potencial para produção de energia
Orientador: Claudete Catanhede do Nascimento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2010 - 2010

Tópico Especial: Madeiras da Amazônia. , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2010 - 2010

Técnicas de análise e vistoria em PMFS na Amazonia. (Carga horária: 32h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis, IBAMA, Brasil.

2010 - 2010

Curso DOF: Controle do fluxo de produtos florestai. (Carga horária: 24h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.

2005 - 2005

Estágio de Docência na disciplina Adesão e Adesivo. , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2004 - 2004

Mini curso de Secagem da Madeira. , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2002 - 2002

DESENVOL. PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA DA MADEIRA. , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Italiano Nivel Básico. , Centro Suiço de Ensino, CSE, Brasil.

1998 - 1998

Administração de compras e Materiais. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, SEBRAE/AM, Brasil.

1997 - 1997

Inglês para Secretaria. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.

1993 - 1993

Relações Humanas no Tabalho. (Carga horária: 21h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura/Especialidade: Florestamento e Reflorestamento.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia da Madeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARROS, S. V. S. . Manhã cultural em alusão ao Dia Mundial da Água. 2008. (Outro).

BARROS, S. V. S. . III Conferência Municipal do Meio Ambiente. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Qualidade da madeira: Avaliação da densidade básica como parametro para utilização. 2013. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Retratibilidade da madeira das espécies florestais INga alba (Sw.) Willd. e Protium tenufolium Engl.. 2013. (Congresso).

Workshop de desbaste e poda em plantações florestais. 2011. (Outra).

Curso sobre Documento de Origem Florestal-DOF. 2009. (Seminário).

Programa de Legalização das Atividades Florestais. 2009. (Oficina).

III Conferencia Municipal do Meio Ambiente. Participação na organização e mediador do evento. 2008. (Congresso).

Seminário de Capacitação em Tecnologia Industrial Básica - TIB, aplicada às MIcro e Pequenas Empresas. 2007. (Seminário).

Curso de Comercialização de Tecnologia. 2006. (Seminário).

2ª Semana de Engenharia Florestal. 2004. (Simpósio).

O Engenheiro Florestal e o Mercado de Trabalho. 2004. (Seminário).

Alternativas Energéticas para o Estado do Amazonas e Aproveitamento Energético da Madeira. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Felipe Bruno Batista dos Santos

NASCIMENTO, C. C.; SANTOS, J.;BARROS, S. V. S.. Potencial tecnológico de espécies arbóreas por tomografia de impulso para auxiliar no manejo florestal na Amazônia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Giselle Larissa Rebouças Couto Silva

NASCIMENTO, C. C.BARROS, S. V. S.; AZEVEDO, C. P.. Análise da viabilidade de produção de madeira-plástica utilizando resíduos de poliestireno (PS) e de madeiras da Amazônia. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Joelma Araújo da Costa

NASCIMENTO, C. C.BARROS, S. V. S.; AZEVEDO, C. P.. Classificação de madeiras da Amazônia por técnicas de excitação de impulso para composição de instrumento musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Marcos Breno Lopes Marques

SANTOS, J.;BARROS, S. V. S.PIO, N. S.. AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA AMAZÔNIA NA PRODUÇÃO DE PAINÉIS PARA REVESTIMENTO DE PAREDE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Fernanda Barbosa Barros

PIO, N. S.BARROS, S. V. S.; LIMA, M.P.. Classes de resistência de 8 espécies arbóreas da Amazônia para uso em vigas de madeira lamelada colada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Suzana Helen da Silva Medeiros

SANTOS, J.;BARROS, S. V. S.; PACHECO, K.M.M.. PROPOSTA DA UTILIZAÇÃO DE TORAS OCAS PARA SUBSIDIAR O MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: DANIELE FEITOSA FROES

SANTOS, J.;BARROS, S. V. S.; PEREIRA, H. A. A.. Manejo Florestal e tecnologia da madeira: viabilidade da utilização da madeira do matamatá em produtos de alto valor agregado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Susane Almeida de Carvalho

NASCIMENTO, C. C.PIO, N. S.BARROS, S. V. S.. Qualificação dos resíduos de espécies madeireiras de manejo florestal para confecção de artefatos.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Alíria de Nazaré Nunes Barros

Barros, A.N.N.; ROBERTO, P.; CAVALCANTI, M. A.;BARROS, S. V. S.. Análise do papel reciclado: refinação e resistência.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Insdústria da Madeira) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ivanilde de Sá

BARROS, S. V. S.. A floresta, o homem Amazônico e aextração madeireira: Caminhos alternativos para exploração sustentável e garantia de sobrevivência.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Insdústria da Madeira) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Leonarda Safira dos Santos Gaspar

BARROS, S. V. S.; SILVA, M. B. C. E.. "Aspectos do setor madeireiro do município de Borba/Am". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA INDÚSTRIA DA MADEIRA) - Instituto de Tecnologia da Amazônia.

Aluno: Maria Rosineide Maia

BARROS, S. V. S.; CAVALCANTI, M. A.; OLIVEIRA, L. B.. "Diagnóstico das Movelarias localizadas na Zona Centro-Sul de Manaus". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA INDÚSTRIA DA MADEIRA) - Instituto de Tecnologia da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudete Catanhede do Nascimento

NASCIMENTO, C. C.; PIO, N. S.;COSTA, S. S.. Avaliacao de biomassa de especies exticas e natias como fonte alternativa para geracao de energia. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Claudete Catanhede do Nascimento

NASCIMENTO, C. C.COSTA, S. S.; PIO, N. S.. Avaliação dabiomassa de espécies exóticas e nativas como fonte alternativa par geração de energia. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Ademir Castro e Silva

CASTRO E SILVA, A.. Avaliação da qualidade da madeira de árvoers da Amazônia por meio de método não destrutivo:Stress Wave e Tomografia de Impulso. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Suely de Souza Costa

COSTA, S. S.. Avaliação da biomassa de espécies exóticas e nativas como fonte alternativa para a geração de energia. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Gabriel Henrique Pires de Mello Ribeiro

RIBEIRO, G. H. P. M.; DE PAULA, E.V.C.M.; Pio, N. S.; Cavalcante, A. A.; Emmert, F. Avaliação da Qualidade da Madeira de Árvores da Amazônia por Método não Destrutivo de Propagação de Onda: Tomógrafo de Impulso e Stress Wave Timer. 2016. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Anízio de Araújo Cavalcante

HIGUCHI, N.; MONTEIRO DE PAULA, E. V. C.; OLIVEIRA, N. P.;CAVALCANTE, Anízio de Araújo; SANTOS, J.. Avaliação da Qualidade da Madeira de Árvores da Amazônia por Método não Destrutivo de Propagação de Onda: Tomógrafo de Impulso e Stress Wave Timer.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Fabiano Emmert

RIBEIRO, G. H. P. M.; PAULA, E. V. M.; PIO, N. S.;EMMERT, F.; CAVALCANTE, A. A.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MADEIRA DE ÁRVORES DA AMAZÔNIA POR MÉTODO NÃO DESTRUTIVO DE PROPAGAÇÃO DE ONDA: TOMÓGRAFO DE IMPOLSO E STRESS WAVE TIMER. 2016. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Fabiano Emmert

IWAKIRI, S.; PAULA, E. V. M.; PIO, N. S.;EMMERT, F.; SILVE, A. C. E.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MADEIRA DE ÁRVORES DA AMAZÔNIA POR MEIO DE MÉTODO NÃO DESTRUTIVO: TÉCNICAS COM STRESS WAVE TIMER E TOMOGRAFIA DE IMPULSO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Nabor da Silveira Pio

PIO, N. S.. Avaliação da qualidade da Madeira de árvores da Amazônia por método não destrutivo de propagação de onda: Tomógrafo de impulso e Stress Wave Timer. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Nabor da Silveira Pio

PIO, N. S.. Avaliação da biomassa de espécies exóticas e nativas como fonte alternativa para geração de energia. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Nabor da Silveira Pio

PIO, N. S.. Avaliação da qualidade da madeira de árvores da Amazônia por meio de método não destrutivo: Stress wave timer e tomografia de impulso. 2018. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Nabor da Silveira Pio

PIO, N. S.; IWAKIRI, S.; PAULA, E. V. M.; EMNERT, F.; SILVA, A. C. E.. Avaliação da qualidade da Madeira de árvores da Amazônia por meio de método não destrutivo: Técnicas com Stress Wave Timer e Tomografia de Impulso. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudete Catanhede do Nascimento

Avaliaçao da biomassa de espécies exóticas e mnativas como fonte alternativa para geração de energia; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Claudete Catanhede do Nascimento;

Claudete Catanhede do Nascimento

Produção de biomassa a partir de espécies exóticas e nativas como alternativa energética para pequenas comunidades no municipio de Iranduba/AM; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Claudete Catanhede do Nascimento;

Claudete Catanhede do Nascimento

Aplicacao da metodologia nao detrutiva como subsidio para classificacao de madeiras para exportacao; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Claudete Catanhede do Nascimento;

Niro Higuchi

Avaliação da qualidade da madeira de árvores da Amazônia por método não destrutivo de propagação de onda: tomógrafo de impulso e stress wave timer; 2016; Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Orientador: Niro Higuchi;

Nabor da Silveira Pio

Avaliação da biomassa de espécies exóticas e nativas como fonte alternativa para geração de energia; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Nabor da Silveira Pio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, C. C. ; BRASIL, M. M. ; NASCIMENTO, C. S. ; BARROS, S. V. S. . Estimativa da densidade básica da madeira de Eschweilera odora (Poepp.) Miers por espectroscopia no infravermelho próximo. CIÊNCIA DA MADEIRA , v. 8, p. 42-53, 2017.

  • MEDEIROS, R.G.S. ; NASCIMENTO, C. C. ; BARROS, S. V. S. ; PAULA, E.V.C.M. ; HIGUCHI, N. . Tomografia de impulso na avaliação da sanidade e rendimento de Micrandopsis scleroxylon W. Rodr.. NATIVA , v. 5, p. 649-655, 2017.

  • BARROS, S. V. S. ; MUNIZ, G. I. B. ; MATOS, J. L. M. . Caracterização colorimétrica das madeiras d etrês espécies florestais da amazônia. Cerne , v. 20, p. 337-342-342, 2014.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; AZEVEDO, C. P. . Caracterização tecnológica da madeira de três espécies florestais cultivadas no Amazonas: Alternativa para produção de lenha. Floresta (UFPR. Impresso) , v. 42, p. 725-732, 2012.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; AZEVEDO, C. P. ; Costa, S.S. ; PIO, N. S. . Avaliação do potencial energético das espécies florestais Acacia auriculiformis e Ormosia paraensis cultivadas no municipio de Iranduba/Amazonas, Brasil. Madera y Bosques , v. 15, p. 59-69, 2009.

  • NASCIMENTO, C. C. ; Varejão, M.J.C. ; Cruz, I. A. ; BARROS, S. V. S. . Avaliação das madeiras utilizadas nas panificadoras da zona leste na cidade de Manaus. In: Claudete Catanhede do nascimento. (Org.). Programa Instituicional de Iniciação Cientifica - PIBIC Jr: Uma visão para futuro. Manaus: Claudete/FAPEAM, 2008, v. unico, p. 39-45.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; AZEVEDO, C. P. . Qualidade da madeira de espécies nativas e exóticas para geração de energia. Revista da Madeira, Curitiba-PR, 14 jul. 2004.

  • NASCIMENTO, C. C. ; BARROS, S. V. S. . Predicting wood quality of Brazilian Amazon forest species using a Stress Wave Timer. In: 18th International Nondestructive testing and evaluation of wood symposium, 2013, Madison. Fifty Years of Nondestructive Testing and Evaluation of Wood Research Post Symposium Tour ? International Nondestructive Testing and Evaluation of Wood Symposium Series, 2013.

  • BARROS, S. V. S. ; MATOS, J. L. M. ; NASCIMENTO, C. C. . Qualidade da Madeira: Avaliação da densidade básica como parâmetro para utilização. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira, 2013, Petropólis. I CBCM. Rio de Janeiro, 2013.

  • BARROS, S. V. S. ; MATOS, J. L. M. ; NASCIMENTO, C. C. . Retratibilidade da madeira das espécies florestais Inga alba (Sw.) Willd. e Protium tenuifolium Engl.. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira, 2013, Petrpólis. I CBCM. Rio de Janeiro, 2013.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; Costa, S.S. ; AZEVEDO, C. P. . Avaliação do potencial energético de espécies florestais exóticas e nativas cultivadas no Amazonas. In: 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas, 2009, Belo Horizonte. Anais do 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas. Viçosa-MG: SIF, 2009.

  • BARROS, S. V. S. ; AZEVEDO, C. P. ; NASCIMENTO, C. C. . QUALIDADE DA MADEIRA DE ESPÉCIES NATIVAS E EXÓTICAS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA. In: º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - 1º Encontro Amazônico de Ciências Florestais, 2004, Manaus. Políticas Públicas, Científicas e Perspectivas Tecnológicas, 2004.

  • BARROS, S. V. S. ; AZEVEDO, C. P. ; NASCIMENTO, C. C. . VARIABILIDADE DA DENSIDADE BÁSICA DA ESPÉCIE Ormosia parensis AOS SETE ANOS NA AMAZÔNIA. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DASBPC, 2003, RECIFE. Ciência, Educação e Tecnologia para Inclusão Social, 2003.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; AZEVEDO, C. P. ; Costa, S.S. ; PIO, N. S. . Avaliação do poder calorífico e análise imediata da espécie Tachi-vermelho (Tachigalia chrysophylla): Uma opção como fonte alternativa de energia. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém/PA. Amazônia: Desafio Nacional. São Paulo, 2007. v. Único.

  • PIO, N. S. ; BARROS, S. V. S. ; OLIVEIRA, L. B. ; CAVALCANTI, M. A. . LEVANTAMENTO DA MANUTENÇÃO DA AFIAÇÃO DE SERRAS EM SERRARIAS NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AM. In: 3º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - 1º Encontro Amazônico de Ciências Florestais, 2004, Manaus. Políticas Públicas, Científicas e Perspectivas Tecnológicas, 2004.

  • PIO, N. S. ; CAVALCANTI, M. A. ; BARROS, S. V. S. ; OLIVEIRA, L. B. . ESTUDO CRÍTICO DAS NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE MADEIRA E SEU USO NAS SERRARIAS DO ESTADO AMAZONAS. In: 3º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - 1º Encontro Amazônico de Ciências Florestais, 2004, Manaus. Políticas Públicas, Científicas e Perspectivas Tecnológicas, 2004.

  • BARROS, S. V. S. ; AZEVEDO, C. P. ; NASCIMENTO, C. C. . VARIABILIDADE DA DENSIDADE BÁSICA DA Acácia auriculiformis, A. Cunn.Ex Benth (Mimosaceae) EM DIFERENTES PARCELAS NA AMAZÔNIA. In: 54 º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2003, BELÉM. Desafios da Botânica Brasileira no Novo Milênio: Iventário, Sistematização e Conservação da Diversidade, 2003.

  • BARROS, S. V. S. ; OLIVEIRA, L. B. ; CAVALCANTI, M. A. ; MARTINS, A. N. ; NASCIMENTO, C. C. . TRANSFORMANDO RESÍDUO EM LUCRO. In: 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém-PA. Desafios da Botânica Brasilera no Novo Milênio:, Sistematização e Conservação da Diversidade Vegetal, 2003.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; AZEVEDO, C. P. . Caracterização tecnológica de madeira da três espécies florestais cultivadas no Amazonas: alternativa para produção de lenha. Floresta (UFPR. Impresso) , 2012.

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; AZEVEDO, C. P. ; PIO, N. S. ; Costa, S.S. . Avaliação do Potencial Energético das Espécies Florestais Acacia auriculiformis e Ormosia paraensis cultivadas no municipio de Iranduba/Amazonas. Madera y Bosques , 2010.

  • BARROS, S. V. S. . Aplicação de metodologia não destrutiva como subsidio para classificação de madeiras tropicais com potencial para comercialização.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. . Instabilidade Dimensional da espécie Scleronema Micranthum. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NASCIMENTO, C. C. ; Varejão, M.J.C. ; Cruz, I. A. ; BARROS, S. V. S. . Transferência de Conhecimento. Manaus: FAPEAM, 2008 (CARTILHA).

  • BARROS, S. V. S. ; OLIVEIRA, L. B. ; Costa, S.S. . Análise Ambiental e de Sustentabilidade do Estado do Amazonas. Santiago: Nações Unidas, 2007 (Memorando).

  • BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; OLIVEIRA, L. B. ; CAVALCANTI, M. A. ; MARTINS, A. N. . RESÍDUOS MADEIREIROS: APROVEITAMENTO E CRIATIVIDADE. MANAUS: SEBRAE/AM, 2003 (CARTILHA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROS, S. V. S. ; NASCIMENTO, C. C. ; OLIVEIRA, L. B. . Levantamento do Potencial Energético de Resíduos Madeireiros no Estado do Amazonas. 2003.

BARROS, S. V. S. . Variação Longitudinal da Densidade Básica de Espécies Florestais com Potencial para Produçao de Energia. 2003.

BARROS, S. V. S. . Madeiras da Amazonia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, S. V. S. . II Encontro dos Agentes Ambientais Voluntários da RESEX Rio Jutaí/AM. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, S. V. S. . Curso Agente Ambiental Voluntário do municipio de Uarini. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, S. V. S. . Noções de Legislação e Gestão Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NASCIMENTO, C. C. ; Varejão, M.J.C. ; BARROS, S. V. S. . Transferencia e conhecimento. 2008. (Educacional).

BARROS, S. V. S. ; OLIVEIRA, L. B. . Qualidade da Madeira: Propriedades Físicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, S. V. S. ; OLIVEIRA, L. B. . Qualidade da Madeira: Propriedades Físicas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA).

BARROS, S. V. S. . Manhã cultural em alusão ao Dia mundial da Água. 2008 (Data comemorativa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2009

    Programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentaveis, Descrição: A proposta do projeto tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental junto aos gestores das escolas estaduais e municipais a fim de fazer a construção do conhecimento multidisciplinar da Educação Ambiental e posteriomente disseminar esse conhecimento aos alunos e sociedade, e comunidades ribeirinhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sâmia Valéria dos Santos Barros - Coordenador., Financiador(es): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recusos Naturais Renováveis-AM - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentaveis, Descrição: A proposta do projeto tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental junto aos gestores das escolas estaduais e municipais a fim de fazer a construção do conhecimento multidisciplinar da Educação Ambiental e posteriomente disseminar esse conhecimento aos alunos e sociedade, e comunidades ribeirinhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sâmia Valéria dos Santos Barros - Coordenador., Financiador(es): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recusos Naturais Renováveis-AM - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentaveis, Descrição: A proposta do projeto tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental junto aos gestores das escolas estaduais e municipais a fim de fazer a construção do conhecimento multidisciplinar da Educação Ambiental e posteriomente disseminar esse conhecimento aos alunos e sociedade, e comunidades ribeirinhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sâmia Valéria dos Santos Barros - Coordenador., Financiador(es): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recusos Naturais Renováveis-AM - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentaveis, Descrição: A proposta do projeto tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental junto aos gestores das escolas estaduais e municipais a fim de fazer a construção do conhecimento multidisciplinar da Educação Ambiental e posteriomente disseminar esse conhecimento aos alunos e sociedade, e comunidades ribeirinhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sâmia Valéria dos Santos Barros - Coordenador., Financiador(es): Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recusos Naturais Renováveis-AM - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. , Avenida Ministro Mário Andreazza, Distrito Industrial I, 69075830 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 38787130, Ramal: 7130, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recusos Naturais Renováveis-AM

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolve atividades de análise de processo, plano de manejo, fiscalização, monitoramento e controle dos recursos naturais, educação ambiental com enfase na proteção dos recursos naturais e sustentabilidade das populações tradicionais.

  • 2006 - 2006

    Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora e Pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuava na elaboração do Relatório da Comissão Econômica para América Latina e Caribe-CEPAL

  • 2007 - 2007

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista PCI, Enquadramento Funcional: Bolsista PCI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto:" Diagnóstico do potencial madeireiro em área de manejo sustentável na Amazônia por metódo não-destrutivo ", financiado pelo CNPq.

  • 2006 - 2007

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

  • 2005 - 2005

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto:"Qualidade da madeira em área de manejo sustentavel na Amazônia por método não-destrutivo". Projeto do INPA coordenado pela Dra Claudete C. Nascimento, financiado pela FAPEAM.

  • 2004 - 2005

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

  • 2003 - 2003

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: " Levantamento do potencial energético de resíduos madeireiros no Estado do Amazonas", financiado pela Manaus Energia S/A.

  • 2002 - 2002

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: "Alternativa para suprimento de energia elétrica de comunidades isoladas na Amazônia", financiado pela Manaus Energia S/A.

    Atividades

    • 09/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas de Produtos Florestais, .,Linhas de pesquisa