Lia Toyoko Yamada

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003), especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ e mestrado em Psicologia pela UFF. Atualmente é psicóloga da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, professora auxiliar da Universidade Estácio de Sá e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ . Sua atuação profissional está voltada para a área de Psicologia Social e Psicologia da Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Social

2011 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A análise das políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: (in)visibilidade, controle social e criminalização
Anna Paula Uziel.

Mestrado em Psicologia

2007 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: O horror e o grotesco na Psicologia ? A avaliação da psicopatia através da Escala Hare PCL-R (Psychopathy Checklist Revised),Ano de Obtenção: 2009
Cecília Maria Bouças Coimbra.Palavras-chave: Avaliação; Psicopatia; PCL-R; Prisão.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Não definido

Especialização em Psicologia Jurídica

2005 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O psicólogo nas prisões - custodiador ou profissional da assistência e saúde mental?
Orientador: Anna Paula Uziel

Graduação em Psicologia

2000 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Mediação de Conflitos em Situação de Divórcio. (Carga horária: 16h). , MEDIARE - Centro de Administração de Conflitos, MEDIARE, Brasil.

2005 - 2005

O Z-Teste na Seleção de Pessoal. (Carga horária: 12h). , Mago Recursos Humanos, MAGO PSICO-TESTE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Direito Social - Modulo Criança e Adolescente. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Fernandes, Angela Maria Dias ; YAMADA, L. T. . Ciclo de Debates - A construção de novos sentidos na articulação entre Psicologia e Educação. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual.Psicologia, Pedagogia e Direito: alianças e saberes na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.. 2011. (Encontro).

I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-brasileiro de Psicologia Jurídica. O encarceramento do trabalho e o trabalho no cárcere - a clínica da atividade dos servidores penitenciários. 2011. (Congresso).

I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-brasileiro de Psicologia Jurídica. Trabalho, sofrimento e prisão: a deserção como última saída para o sofrimento do militar. 2011. (Congresso).

IV Semana de Psicologia da Universidade Estácio de Sá - Campus Ilha do Governardor.A psicopatia e a avaliação psicológica. 2010. (Encontro).

Semana de Psicologia - Campus Santa Cruz.Crime, violência e direitos humanos: reflexões sobre a atuação do psicólogo no contexto jurídico. 2010. (Encontro).

VII Congresso Nacional de Psicologia. 2010. (Congresso).

XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Em busca da Psicopatia: O PCL-R e o diagnóstico do criminoso. 2009. (Encontro).

II Seminário Nacional sobre o Sistema Prisional. 2008. (Seminário).

Estratégias de Redução de Danos, Sistema Penal e Drogas: II Jornada de criminologia e Subjetividade e I seminário de Redução de danos.Em busca da Psicopatia - O PCL-R e o diagnóstico do criminoso. 2005. (Seminário).

VII Semana de Monitoria da UFF.Psicologia e Escola - avaliando as contribuições para uma nova articulação entre Psicologia e Educação. 2003. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Psicologia. Pavilhão Escola Bourneville - Infância, anormalidade e saberes. 2002. (Congresso).

V Encontro Clio-Psyché.Trabalho Voluntário: uma luta apolítica?. 2002. (Encontro).

VI Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Questionamentos acerca do fracasso escolar - contribuições da Psicologia. 2002. (Encontro).

11 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Proposto genealógica para pensar os mecanismos de inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais nas classes regulares. 2001. (Encontro).

IV Encontro Clio-Psyché.Devir Criança: Pesquisa de Fontes para a genealogia da criança anormal no Brasil (1900 - 1940). 2001. (Encontro).

XI Encontro Nacional da ABRAPSO.Devir Criança: Da tutela filantrópica ao serviço voluntário. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cecília Maria Bouças Coimbra

COIMBRA, C. M. B.LOBO, L. F.; BATISTA, V. M.. O horror e o grotesco na psicologia: a avaliação da psicologia através da Escala Hare PCL-R (Psychopathy Checklist Revised) de Robert Hare.. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Cecília Maria Bouças Coimbra

UZIEL, A. P.; RODRIGUES, H. B. C.; LOBO, L. F.;COIMBRA, C. M. B.; PASSOS, C. M. O.. A análise das políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: invisibilidade, controle social e criminalização. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliana Sousa Silva

GARCIA, J. A. B.;SILVA, E. S.. Proteção e responsabilização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: articulação possível?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sonia Elisabete Altoé

ALTOÉ, S. E.. O PSICÓLOGO NAS PRISÕES; CUSTODIADOR A SERVIÇO DA ORDEM OU PROFISSIONAL DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA AO PRESO?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Jurídica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Lívia do Nascimento

NASCIMENTO, M. L.; UZIEL, A. P.; LOBO, L. F.; Rodrigues, H B C. As políticas públicas de direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Heliana de Barros Conde Rodrigues

UZIEL, Anna Paula;RODRIGUES, Heliana de Barros CondeCOIMBRA, Cecilia Maria Bouças; LOBO, Lilia Ferreira; PASSOS, Celia Maria Oliveira. A análise das políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes;(in)visibilidade, controle social e criminalisação. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Heliana de Barros Conde Rodrigues

UZIEL, Anna Paula;RODRIGUES, Heliana de Barros Conde; NASCIMENTO, Maria Lívia Do; LOBO, Lilia Ferreira. As políticas públicas de direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Celia Maria Oliveira Passos

UZIEL, Anna Paula; COIMBRA, Cecília; CONDE, Heliana; LOBO, Lília;PASSOS, Celia. A análise das políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: invisibilidade, controle social e criminalização. 2015. Tese (Doutorado em Pós-doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lilia Ferreira Lobo

UZIEL, Ana. Paula.; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde;LOBO, Lilia FerreiraCOIMBRA, Cecília Maria Bouças; PASSOS, Célia. Maria. Oliveira.. A análise das políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: invisibilidade, controle social e criminalização. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lilia Ferreira Lobo

UZIEL, Ana. Paula.;LOBO, Lilia FerreiraNascimento, Maria Lívia; RODRIGUES, Heliana Conde. As políticas públicas de direitos sexuais e reprodutivas de crianças e adolescentes. 2013.

Katia Faria de Aguiar

MACIEL, A.;AGUIAR, K. F.; RAUTER,c.. O amor em transformação: estudo transdisciplinar para pensar algumas formas de amar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aline Ribeiro Nascimento

Uziel, A. P;NASCIMENTO, Aline Ribeiro; Altoé, S.. O psicólogo nas prisões: custodiador a serviço da ordem ou profissional da saúde e assistência ao preso?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em psicologia jurídica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

José Geraldo Ferreira

Violência Sexual e a rede de proteção à infância e adolescência: uma reflexão sobre a prática da psicologia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Lia Toyoko Yamada;

Leonardo dos Santos Afonso

Violência Sexual e a rede de proteção à infância e adolescência: uma reflexão sobre a prática da psicologia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Lia Toyoko Yamada;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Maria Dias Fernandes

Psicologia e Escola I; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Angela Maria Dias Fernandes;

Angela Maria Dias Fernandes

Psicologia e Escola II; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Angela Maria Dias Fernandes;

Cecília Maria Bouças Coimbra

O horror e o grotesco na psicologia ? a avaliação da psicopatia através da escala Hare PCL-R (Psychopathy Cheklist Revised); 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cecília Maria Bouças Coimbra;

Anna Paula Uziel

O psicólogo nas prisões: custodiador a serviço da ordem ou profissional da saúde e assistência ao preso?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Anna Paula Uziel;

Lilia Ferreira Lobo

Devir Criança: Pesquisa de fontes pra uma genealogia da criança anormal no Brasil; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Lilia Ferreira Lobo;

Lilia Ferreira Lobo

Devir Criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lilia Ferreira Lobo;

Lilia Ferreira Lobo

Devir Criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil; 2002; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lilia Ferreira Lobo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • YAMADA, L. T. ; GARCIA, J. ; UZIEL, A. P. . Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: a Psicologia e o Estado Penal. Psicologia em Estudo (Online) , v. 20, p. 177-188, 2015.

  • LOBO, L. F. ; LIMA, L. S. ; BARBOSA, B. B. ; RODRIGUES, T. O. ; RODRIGUES, P. ; YAMADA, L. T. . Trabalho voluntário: uma luta apolítica?.. In: A. Jacó Vilila, H. Conde Rodrigues, A. Cerezo.. (Org.). Subjetividade e História. Juiz de Fora: Clioedel Universidade federal de Juiz de Fora, 2006, v. , p. 124-130.

  • YAMADA, L. T. ; Ribeiro, F.M.L. . Ação Policial e Comércio de Drogas no Rio de Janeiro. EntreLinhas, Porto Alegre, p. 4 - 4, 01 mar. 2011.

  • LOBO, L. F. ; BARBOSA, B. B. ; COUTO, A. L. M. C. ; KUHL, A. S. B. ; SILVA, R. T. ; SILVA JUNIOR, N. G. S. E. ; YAMADA, L. T. ; RODRIGUES, T. O. . Devir criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil. In: Clio Psyché História e Memória, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IV Econtro Clio Psyché.. Juiz de Fora: Clioedel, 2001. p. 48-56.

  • AFONSO, L. S. ; YAMADA, L. T. . Conselho tutelar e violência sexual contra crianças e adolescentes: o controle punitivo do estado sobre a família. In: VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014.

  • YAMADA, L. T. . O Estado penal e as políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes ? a experiência de um município da baixada fluminense. In: VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014.

  • FERREIRA, J. G. ; YAMADA, L. T. . Os conselhos de direitos e as políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes: a experiência do CMDCA de um município da baixada fluminense. In: VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário de Pesquisa da Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2014.

  • YAMADA, L. T. ; COIMBRA, C. . EM BUSCA DA PSICOPATIA: O PCL-R E O DIAGNÓSTICO DO CRIMINOSO. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009, Maceió. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.

  • LOBO, L. F. ; KUHL, A. S. B. ; YAMADA, L. T. ; RODRIGUES, P. ; SILVA, R. T. ; SILVA, R. P. ; SOUZA, V. B. . Trajetórias da Pesquisa de Fontes Devir Criança.. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

  • LOBO, L. F. ; LIMA, L. S. ; YAMADA, L. T. ; BARBOSA, B. B. ; KUHL, A. S. B. . Devir criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal normal.. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, João Pessoa. III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - Construindo a Psicologia Brasileira: Desafios da Ciência e Prática Psicológica, 2003. p. 332-333.

  • LOBO, L. F. ; KUHL, A. S. B. ; BARBOSA, B. B. ; YAMADA, L. T. ; COUTO, A. L. M. C. . Devir Criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil (1900-1940).. In: IV Encontro Clio-Psyché - Psicologia no Brasil: História e Memória, 2001, Rio de Janeiro. IV Encontro Clio-Psyché - Psicologia no Brasil: História e Memória, 2001.

  • YAMADA, L. T. ; Hüning, Simone ; BICALHO, P. P. G. . Psicopatia e criminalidade no contemporâneo: uma discussão a partir da ética e dos direitos humanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COIMBRA, C. ; YAMADA, L. T. . Em busca da Psicopatia: o PLC-R e a avaliação do criminoso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Fernandes, Angela Maria Dias ; YAMADA, L. T. . Psicologia e Escola - avaliando as contribuições para uma nova articulação entre Psicologia e Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Fernandes, Angela Maria Dias ; YAMADA, L. T. . Questionamento acerca do fracasso escolar - contribuições da psicologia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOBO, L. F. ; YAMADA, L. T. ; Equipe de pesquisa . Pavilhão Escola Bourneville - Infância, anormalidade e saberes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOBO, L. F. ; YAMADA, L. T. ; Equipe de pesquisa . Devir Criança: Da tutela filantrópica ao serviço voluntário. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOBO, L. F. ; YAMADA, L. T. ; Equipe de pesquisa . Devir Criança: a relevância da pesquisa na formação do profissional psi. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUHL, A. S. B. ; BARBOSA, B. B. ; COUTO, A. L. M. C. ; LIMA, L. S. ; LOBO, L. F. ; RODRIGUES, T. O. ; SILVA, R. T. ; YAMADA, L. T. . Proposta Genealógica para pensar os mecanismos de inclusão das crianças "portadoras de necessidades especiais" em classe do ensino fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOBO, L. F. ; YAMADA, L. T. ; Equipe de pesquisa . Proposto genealógica para pensar os mecanismos de inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais nas classes regulares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • YAMADA, L. T. ; LOBO, L. F. ; Equipe de pesquisa . Devir Criança: Pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COUTO, A. L. M. C. ; BARBOSA, B. B. ; KUHL, A. S. B. ; LIMA, L. S. ; LOBO, L. F. ; SILVA, R. T. ; RODRIGUES, T. O. ; YAMADA, L. T. . Devir Criança: Da tutela filantrópica ao serviço voluntário. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOBO, L. F. ; YAMADA, L. T. ; Equipe de pesquisa . Imagens do Bourneville - desvelando uma parte da história da psiquiatria no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

YAMADA, L. T. . Parecer técnico do PCL-R (Psychopathy Checklist-Revised). 2010.

YAMADA, L. T. . Video-debate sobre o documentário "O Cárcere e a rua". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

YAMADA, L. T. ; LOBO, L. F. . Relatória da Pesquisa Devir Criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil. 2004. (Relatório de pesquisa).

LOBO, L. F. ; YAMADA, L. T. . Relatório da Pesquisa Devir Criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal na Brasil. 2003. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    ?Violência sexual e a rede de proteção à infância e adolescência: uma reflexão sobre a prática da psicologia, Descrição: A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que tem despertado a atenção das políticas públicas e o enfrentamento da questão assume destaque entre diversos setores, especialmente o poder judiciário, a polícia, a assistência social, a saúde e a educação. No entanto, em diversos municípios ainda observa-se dificuldades de articulação e diálogo entre órgãos e entidades que constituem a Rede de Proteção à criança e ao adolescente. Em função disso, a presente pesquisa tem como objetivo principal realizar um mapeamento da Rede de Proteção do município de Nova Iguaçu visando identificar os fluxos de encaminhamento das denúncias de violência sexual e a atuação do psicólogo neste contexto. O projeto divide-se em três etapas: a primeira consiste no levantamento da literatura científica sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como de redes e políticas públicas da área, documentos governamentais e legislações relacionadas à temática e fontes midiáticas que permitam compreender a repercussão desses eventos na sociedade. A segunda parte do projeto tem por objetivo o mapeamento das entidades de atendimento à infância e adolescência relacionadas à violência sexual. Assim, consistirá na elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa (ficha de identificação das entidades/roteiro de entrevistas para os profissionais). Nesta etapa, o diálogo com o Conselho Tutelar, CREAS, Conselho de Direitos, dentre outros, será importante para identificar os principais atores e modos de articulação das organizações. Na última etapa será realizada a análise dos dados colhidos e a devolutiva às entidades e profissionais envolvidos na pesquisa, preferencialmente em reunião com os integrantes da Rede. No tocante aos resultados esperados, pretende-se, a partir do mapeamento e identificação dos fluxos de encaminhamento das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, avaliar o papel e as principais dificuldades na atuação dos psicólogos da Rede de. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lia Toyoko Yamada - Coordenador / Ralph Mesquita - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Clínica e Violência: Problematizações e Construções para uma Clínica do Contemporâneo, Descrição: Pesquisa sobre os discursos e as práticas psicoterápicas no campo da violência. A violência é tomada no campo da produção de subjetividade contemporânea e a clínica (intervenção terapêutica) é examinada como ferramenta para reverter seus efeitos subjetivos despotencializadores. Os fenômenos da criminalidade e da violência ocupam lugar central no capitalismo globalizado contemporâneo. Compreender este fenômeno é também desvelar os mecanismos que hoje agem no sentido de opor obstáculos às possibilidades de transformação social e subjetiva. São examinados discursos e práticas de psicoterapeutas e psicanalistas em sua atuação privada e institucional no que diz respeito a lidar com a violência em seus mútliplos aspectos. São pertinentes à investigação práticas realizadas no campo da execução penal e das medidas sócio-educativas propostas para jovens infratores; no campo do uso de drogas; dos atingidos pela violência policial e pela tortura, entre outros campos onde a violência se faz presente no contemporâneo. Participam do projeto alunos de gradução em orientação de monografias e alunos de mestrado, além da Psicanalista e Professora do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Candido Mendes Regina Neri, que é co-autora do projeto de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lia Toyoko Yamada - Integrante / Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador / Regina Alice Neri - Integrante / Ana Claudia Neri Camuri Nunes - Integrante / Leda Lucia Garcia Rosa Rebello - Integrante / Luiz Eduardo Ribeiro Ferreira - Integrante.

  • 2001 - 2004

    Devir Criança: pesquisa de fontes para uma genealogia da criança anormal no Brasil (1900-1940), Descrição: O projeto tem por objetivos: a construção de bancos de dados para consulta pública a partir de pesquisa em arquivo, bibliotecas da cidade do Rio de Janeiro, e a elaboração de textos de análise genealógica sobre a construção histórica das práticas e saberes sobre as figuras das anormalidades infantis no Brasil, no perído de 1900 a 1940, segundo a perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lia Toyoko Yamada - Integrante / Lilia Ferreira Lobo - Coordenador / Ana Sueli de Barros Kühl - Integrante / Bianca Bayão Barbosa - Integrante / Renata Tavares da Silva - Integrante / Priscila Rodrigues - Integrante / Thais de Oliveira Rodrigues - Integrante / Lilian de Souza Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Humanas e da Educação. , Rua Oscar Soares (continuação como Est Dr Plínio Casa) - até 1626 - lado par, Centro, 26220099 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 11

    Outras informações:
    Professora das disciplinas: Psicologia Aplicada ao Direito (curso de Direito) Psicologia Jurídica (curso de Psicologia) Organização e Políticas Públicas (curso de Psicologia) História da Psicologia (curso de Psicologia) Psicologia e a Análise Institucional Psicologia Social I

    Atividades

    • 01/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia na Atividade Jurídica, Organização e Políticas Públicas, Psicologia e a Análise Institucional, Psicologia Social I

    • 01/2006

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Direito

  • 2012 - Atual

    MARINHA DO BRASIL

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Psicóloga da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória

  • 2004 - 2012

    MARINHA DO BRASIL

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: Avaliação psicológica dos recém ingressos no sistema prisional militar. Elaboração de atividades recreativas, artísticas, culturais e de lazer aos internos em cumprimento de pena privativa de liberdade. Treinamento e formação de servidores penitenciários.

    Atividades

    • 09/2012

      Serviços técnicos especializados , Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, .,Serviço realizado, Atendimento psicológico individual e em grupo de crianças, adolescentes e adultos..

    • 09/2004 - 09/2012

      Serviços técnicos especializados , Presídio da Marinha, .,Serviço realizado, Atividades desenvolvidas: Avaliação psicológica dos recém ingressos no sistema prisional militar. Elaboração de atividades recreativas, artísticas, culturais e de lazer aos internos em cumprimento de pena privativa de liberdade. Treinamento e formação de.

  • 2011 - Atual

    Conselho Regional de Psicologia

    Vínculo: Mandato eletivo, Enquadramento Funcional: Conselheira efetiva

    Outras informações:
    Participante do Grupo de Trabalho do Ano Temático da Avaliação Psicológica.

  • 2010 - Atual

    Conselho Regional de Psicologia

    Vínculo: Mandato eletivo, Enquadramento Funcional: Conselheira efetiva

    Atividades

    • 02/2011 - 07/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho (GT) do Ano Temático da Avaliação Psicológica, .,Cargo ou função, O objetivo do GT foi promover uma reflexão com a categoria de psicólogos sobre a importância de se pensar a avaliação psicológica como um processo complexo que deve respeitar os direitos humanos..

    • 09/2010 - 09/2011

      Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Vice-presidente.

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor

  • 2002 - 2003

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor

    Atividades

    • 04/2003 - 01/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Escola I

    • 03/2003 - 12/2003

      Estágios , Universidade Federal Fluminense, .,Estágio realizado, Estágio Curricular em Psicologia Clínica Transdisciplinar em Instituições Públicas.

    • 05/2002 - 02/2003

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Escola II

    • 03/2002 - 12/2002

      Estágios , Universidade Federal Fluminense, .,Estágio realizado, Estágio Curricular no Projeto "Intervenção Socioanalítica nas Práticas Cotidianas do Conselho Tutelar".