Leonardo Fuks

Professor da Escola de Música da UFRJ, PhD em Acústica Musical, docente das disciplinas de acústica e biologia aplicadas à música, fisiologia da voz e construção de instrumentos musicais. Músico oboísta e experimental, possui também formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado na Suécia, Royal Institute Of Technology-KTH (1999). Tem experiência na análise acústica, projeto e manufatura de instrumentos de sopro, atuando nas seguintes áreas: acústica musical, acústica de salas para aplicações musicais, projeto de exposições educacionais, oficinas educacionais para crianças e adolescentes, direção e curadoria musical, fisiologia da voz, performance musical, música contemporânea, design de bocais e boquilhas de flauta, clarineta, saxofone, fagote e trombone, divulgação científica e pesquisa em voz humana, particularmente em contextos étnicos e de técnicas extendidas.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Acústica Musical

1996 - 1999

Royal Institute Of Technology
Título: FROM AIR TO MUSIC - Acoustical, physiological and perceptual aspects of reed wind instrument playing and vocal-ventricular fold phonation
Orientador: Johan Sundberg
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Acústica musical; Instrumentos de sopro; instrumentos de palheta; performance musical; aerodinâmica de instrumentos musicais; canto tibetano. Grande área: EngenhariasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas / Especialidade: Fisiologia da Execução Musical. Setores de atividade: Educação; Saúde Humana; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Engenharia de Produção

1989 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Bambú Sonante: um estudo da qualidade em palhetas de clarineta,Ano de Obtenção: 1993
Ronaldo Soares de Andrade.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Qualidade; Acústica musical; Projeto do Produto; Instrumentos Musicais; Clarineta; Palheta. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Desenvolvimento de Produto. Setores de atividade: Qualidade e Produtividade; Educação.

Graduação interrompida em 1987 em Música

1987 - Interrompido

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 1987

Graduação interrompida em 1987 em Música Bacharelado

1985 - Interrompido

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Ano de interrupção: 1987

Graduação em Engenharia Mecânica

1980 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Dinamarquês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Iidiche

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Suéco

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Norueguês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Acústica Musical/Especialidade: Acústica de Instrumentos de Sopro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de Poços de Petróleo/Especialidade: Engenheiro de Testes de Poços de Petróleo Well Testing.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de Poços de Petróleo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FUKS, L. . Workshop de Construção de instrumentos musicais: Hands-on in musical acoustics. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

EIMAS- Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras.?Paisageando e Soando, música sobre rodas: Uma Experiência Cyclophonica?. 2012. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Cooperação Acadêmica em Músíca Brasil Estados Unidos: Music Alive! - Unity in Diversity.Workshop Musical: Mouthpieces and Acoustical Wind Gadgets for Musical Education and Performance. 2010. (Simpósio).

5 Encontro de Música e Mídia e Estéticas do Som.A criação de um espetáculo musical contemporâneo, a partir dos primeiros registros da indústria fonográfica brasileira. 2009. (Encontro).

ciencia e arte 2006.?Camelódico?. 2006. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.?O som é mais leve do que o ar?. 2006. (Oficina).

1o Simposio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Música , Linguagem e Mente. 2005. (Simpósio).

4o Encontro Brasileiro de Canto.O Portugues Brasileiro Cantado. 2005. (Encontro).

III Encontro Internacional de Flautistas.The Headjoint´s Voice, A voz da Cabeça- Aspectos acústicos, fisiológicos e de engenharia na Flauta trasnversa. 2005. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Ciência na Lagoa Rodrigo de Freitas. 7 de outubro, às 17h. Hydrophonica. Orquestra nos pedalinhos - uma adaptação da Cyclophonica: orquestra de bicicletas.. 2005. (Outra).

Seminários de Microbiologia.Alguns Aspectos Biológicos na Ac´sutica Musical e Musicologia. 2005. (Seminário).

2o Simposio de Ciencia, Arte e Cidadania.Música e Movimento que Unem Ciênca e Arte. 2004. (Outra).

International Symposium on Musical Acoustics.Growl Voice in Ethnic and Pop Styles. 2004. (Simpósio).

I seminário Música Ciência e Tecnologia.Do Ar à Música. 2004. (Seminário).

3rd Iberoamerican Congress of Acoustics. From air to rubber: New techniques for measuring and replicating mouthpieces, bocals, and bores. 2002. (Congresso).

Congresso Pan Americano de Acústica. Workshop de Construção de instrumentos musicais: Hands-on in musical acoustics. 2002. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Canto - A Voz no Séc XXI - 17 a 20 de Outubro. II Congresso Brasileiro de Canto - A Voz no Séc XXI - 17 a 20 de Outubro "Registros vocais: Polêmicas e evidências. 2002. (Congresso).

II Forum RioAcapella de Música Vocal.Técnicas Vocais Extendidas. 2002. (Outra).

ISMA 2002, Simpósio Internacional de Acústica Musical.Acústica musical e a educação musical. 2002. (Simpósio).

Seminário Escola-Viva- Processo de Ensino-Aprendizagem.Acústica Musical. 2002. (Seminário).

17th International Congress on Acoustics. Product Acoustics: Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. 2001. (Congresso).

2o Coloquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.A produção do som vocal no samba carioca: uma abordagem etnográfica e acústico-musical. 2001. (Outra).

2o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda Escola de Música da UFRJ.A interação voz humana-instrumento de sopro: da análise acústica fisiológica-perceptiva à performance e composição musicais. 2001. (Outra).

I Forum RioAcapella de Música Vocal.Acústica Vocal, Coral e do Ambiente. 2001. (Outra).

ISMA (International Symposium on Musical Acoustics) 2001: Musical Sounds from Past Millenia.Some True Stories about sub harmonics in wind instruments, human voice and machine tools. 2001. (Simpósio).

Triálogos Eloquentes.A produção dos sentidos e os sentidos da interação. 2001. (Encontro).

The Physics Congress, Congresso Britânico de Física. Acoustics of Wind Instruments: a Meeting Place for Physics, Physiology and Psychophysics. 2000. (Congresso).

Acoustical Meeting in Berlin 1999.Sound Procution of Wind Instruments. 1999. (Encontro).

Forum Acusticum 1999, congresso conjunto da Acoustical Society of America, European Acoustical Association e DEGA. Blowing and Breathing in the Woodwinds: Generation and control of Input parameters. 1999. (Congresso).

II Congresso Mundial de Voz. A Vocal-Ventricular Mode in a Tibetan-Like Phonation: Acoustical, Aerodynamic, Electroglottographic and High-Speed Visual Evidences. 1999. (Congresso).

VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical.Projeto e construção de instrumentos de sopro alternativos para a educação musical. 1999. (Encontro).

VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical.Do ar à música- aspectos acústicos fisiológicos e perceptivos da execução em instrumentos de palheta e da fonação vocal-ventricular. 1999. (Encontro).

Workshop para instrumentistas de sopro.From Air to Music. 1999. (Seminário).

XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, Simpósio Brasileiro de Computação e Música. Computer-aided musical analysis of extended vocal techniques for compositional applications. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cosme José Marques da Silveira

Pinto, Diana de Souza;FUKS, L.; Geiger, Amir; Carlos Sandroni. ?O músico e sua ópera ? Narrativas, memórias e identidades de músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-II Grande Guerra?. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Bukowitz

FUKS, L.; Alysio de Mattos; Paulo Bosísio. UMA INTERPRETAÇÃO PARA OS PRELÚDIOS CARACTERÍSTICOS E CONCERTANTES PARA VIOLINO SÓ DE FLAUSINO RODRIGUES VALE. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roderick Fonseca dos Santos

Carlos Sandroni;FUKS, L.. Cinco Abordagens sobre a Identidade da Rabeca. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jésus Ferreira Figueiredo

FUKS, L.; Musafir , R. E.; Silva, José Alberto Salgado. AFINAÇÃO CORAL À CAPELA - UMA ABORDAGEM ACÚSTICA MUSICAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Bukowitz

ALYSIO JOSE DE MATTOS; Paulo Bosísio;FUKS, L.. Uma interpretação para os "26 prelúdios característicos e concertantes para violino Só" de Flausino Rodrigues Vale. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guillermo Tinoco Silva Caceres

FUKS, L.; Nunes, Maurílio; Biscainho, Luiz Wagner. O Tempo e o Disco: estudo acústico e musical da restauração e replicação física de registros sonoros,. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Niágara da Cruz Vieira

FUKS, L.; Leme, M.; Victorio, Marcia. CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E OS RECURSOS FORMADORES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRADO PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: Uma pesquisa participativa com um quarto ano regular fundamental em uma escola pública no Rio de Janeiro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: PAULO CESAR DEMARCHI

Zelia Chueke;FUKS, L.; Maurício Dottori. FASES DA PREPARAÇÃO DA OBRA NIH NIK DO COMPOSITOR CHICO MELLO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Leandro Taveira Soares

FUKS, L.; NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES; Velloso, Rodrigo Cicchelli. Materias alternativos na construção do trompete: bocal, tudel e campana: uma abordagem sócio-acústica. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wendel Kettle

Saul Hersz Morelembaum;FUKS, L.; HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO. A atuação do maestro da produção operística - uma demonstração prática através da montagem de "O pagador de promessas", ópera em dois atos de Eduardo Escalante. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Jardim

VANDA LIMA BELLARD FREIRE;FUKS, L.; ANA CANEN. Analisando aulas de música no ensino básico: confronto dialógico entre as perspectivas de alunos, de professores e da instituição de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto B

Musafir , R. E.;FUKS, L.; PINTO, F.A.C.. MORAES. ANÁLISE E SÍNTESE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE MADEIRA. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Cheferrino

ARAUJO JUNIOR, S. MFUKS, L.; Angela Lühning. A musa e o divino: uma abordagem etnomusicológica de uma tradição musical maranhense. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Geraldo Magela de Gouvêa

HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO;FUKS, L.; CARLOS ALBERTO FIGUEIREDO. Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: um arquivo histórico musical centenário. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael H

Regina Meirelles Santos;FUKS, L.; ULHOA, M.. S. VELLOSO,. O saxofone no choro - a introdução do saxofone e as mudanças na prática do "choro";. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: COELHO, FABIANA MOURA

Freire,M.;FUKS, L.; VIEIRA, M. N.. A Influência do trato vocal na qualidade sonora da flauta. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: SIMONE MOREIRA ROCHA

VANDA LIMA BELLARD FREIRE;FUKS, L.; ANA CANEN. Educação musical no ensino fundamental: uma proposta introdutória com base na criação. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: HUGO PORDEUS DUTRA PIRES

FUKS, L.ARAUJO JUNIOR, S. M; Tiago de Oliveira Pinto. A malícia do pife: caracterização acústica e etnomusicológica do pife nordestino. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ângela Marcia Ferreira Petrus

Eliza Helena de Oliveira Echternacht;FUKS, L.; Renato José Bonfatti; Elizabeth Costa Dias. Produção Musical e Desgaste Musculoesquelético: Elementos Condicionantes da Carga de Trabalho dos Violinistas de uma Orquestra. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Virginia Barbosa

ARAUJO JUNIOR, S. M; Thiago de Oliveira Pinto;FUKS, L.. A EXPERIÊNCIA MUSICAL NO MARACATU NAÇÃO ESTRELA BRILHANTE (RECIFE): MUDANÇA E CONTINUIDADE / DIFERENÇA E REPETIÇÃO CONSTRUINDO O (RE)CONHECIMENTO. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro de Moura Aragão

ARAUJO JUNIOR, S. MFUKS, L.; LINS, Elizabeth Travassos. Luiz Heitor Correa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lenine Vasconcellos de Oliveira

Tenembaum, R. A.; Musafir , R. E.;FUKS, L.. ESTUDO DA ACÚSTICA AJUSTÁVEL DA SALA SÃO PAULO E SUA RELAÇÃO COM ASPECTOS MUSICAIS. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Zeballos Adachi

Slama, Jules G.;FUKS, L.; ROSINA TREVISAN MARTINS RIBEIRO; DENISE DA SILVA DE SOUSA. "DESAFIOS NA CONCILIAÇÃO DOS REQUISITOS DE QUALIDADE ACÚSTICA ARQUITETÔNICA". 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sávio Faber Barata

FUKS, L.ARAUJO JUNIOR, S. M; NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES. Acústica e fisiologia na performance da trompa. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Drach

FUKS, L.; ALYSIO JOSE DE MATTOS; Sydney Freitas. Aspectos técnicos na sustentação e posicionamento do violoncelo. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos Teixeira Júnior

ARAUJO JUNIOR, S. MFUKS, L.; YVES DO AMARAL LESBAUPIN. Compondo um consenso: unidade e distinção no universo sonoro da umbanda carioca. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Padrão de Carvalho

JOAO GUILHERME RIPPER VIANNA;FUKS, L.; Rubens Ricciardi. Textura musical em "Minuano", de Pat Metheny: proposta de uma nova abordagem analítica. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Gagliano Pinto Alberto

Loureiro , M.;FUKS, L.; Freire,M.. DIFERENÇAS ACÚSTICAS E INTERPRETATIVAS ENTRE AS CLARINETAS EM SI BEMOL E EM LÁ. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Evangelina Bezerra Ferreira

NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES; TACUCHIAN, R.;FUKS, L.. JOSÉ SIQUEIRA ? Interpretação e Edição. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Machado Conduru

RODOLFO CAESAR; CAROLE GUBERNIKOFF;FUKS, L.. A experiência da composição eletroacústica. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: CLAUDIO PETER DAUELSBERG

ARAUJO JUNIOR, S. MFUKS, L.; José Antonio de Almeida Prado. Importância da improvisação na formação musical do intérprete. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: CARLOS ALBERTO MARQUESA SOARES

MARIA DE FATIMA GRANJA TACUCHIAN;FUKS, L.; NAÍLSON DE ALMEIDA SIMÕES. O saxofone na música de câmara de Heitor Villa-Lobos. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCOS VINICIUS LOPES ALBRICKER

ARAUJO JUNIOR, S. MFUKS, L.; Antonio Rafael Carvalho dos Santos. A Big Band Brasileira: a contribuição de Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirna Rubim de Moura Vidal

SANTOS, R. M.; FERNANDES, J. N;FUKS, L.. Pedagogia Vocal no Brasil: uma abordagem emancipatória para o ensino-aprendizagem do canto. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alves, Cristiano Siqueira

Antonio Jardim;FUKS, L.; Joel Barbosa. Uma proposta de analise do papel formador expresso em bandas de musica com enfoque no ensino da clarineta.. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: OLIVEIRA, Luís Carlos de

RAFAEL, M.;FUKS, L.; GOLDEMBERG,; MANZOLLI, Jonatas. Síntese por Modelagem Física da Clarineta: Modelo por Guia de Ondas com Escoamento. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pauxy Gentil Nunes

Marcos Vieira Lucas; CAROLE GUBERNIKOFF;FUKS, L.. Análise Particional : uma mediação entre composição musical e teoria das partições. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Hwang-Shim, Joon-Hee Beth

Fletcher, Neville; WOLFE, J.;FUKS, L.. The Physiology of flute playing : the role of the larynx. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculty of Health Sciences, The University of Sydney.

Aluno: Pretextato TABORDA JUNOR

TACUCHIAN, R.;FUKS, L.; CAROLE GUBERNIKOFF; Sampaio, Luis Paulo. Biocontraponto: como aprendemos contraponto com os sapos. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatriz Raposo de Medeiros

Albano, E C;FUKS, L.. Descrição fonético-acústica comparativa de aspectos selecionados da fala e do canto em português brasileiro. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO; Didier Guigue; Glacy Antunes;FUKS, L.. professor Adjunto. 2015.

FUKS, L.. Professor Auxiliar. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Helder da Costa Teixeira

RESISTÊNCIA E SUBMISSÃO: retrato fenomenológico das transições sonoras na flauta; Início: 2016; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Daniel Francisco de Paula Sodré Martins

Escalas, Inversas e Tríades: A Matemática Aplicada à Música; 2015; Dissertação (Mestrado em O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,; Coorientador: Leonardo Fuks;

Jésus Ferreira Figueiredo

AFINAÇÃO CORAL À CAPELA - UMA ABORDAGEM ACÚSTICA MUSICAL; 2011; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Fuks;

Niágara da Cruz Vieira

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E OS RECURSOS FORMADORES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRADO PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: Uma pesquisa participativa com um quarto ano regular fundamental em uma escola pública no Rio de Janeiro; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Fuks;

Guillermo Tinoco Silva Caceres

O Tempo e o Disco: estudo acústico e musical da restauração e replicação física de fonogramas; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo Fuks;

Leandro Taveira Soares

Materias alternativos na construção do trompete: bocal, tudel e campana: uma abordagem sócio-acústica; 2007; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Fuks;

Adriana Noronha Piccolo

O canto popular brasileiro: uma análise acústica e interpretativa; 2006; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Fuks;

CLEVERSON CASARIN ULIANA

O piano bem-afinado: aspectos acústicos, históricos e estéticos no ofício do afinador; 2006; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo Fuks;

HUGO PORDEUS DUTRA PIRES

A malícia do pife: caracterização acústica e etnomusicológica do pife nordestino; 2005; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Fuks;

Henrique Drach

Aspectos técnicos na sustentação e posicionamento do violoncelo; 2004; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Fuks;

Sávio Faber Barata

Acústica e fisiologia na performance da trompa; 2004; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Fuks;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Abel Portilho Magalhaes Jr

Informática Médica - aplicações da tecnologia da informação na área da saúde; ; 1996; Iniciação Científica - Comissão de Informática Médica CIMed - Faculdade de Medicina UFRJ; Orientador: Abel Portilho Magalhaes Jr;

Ronaldo Soares de Andrade

O Bambu Sonante: um estudo da qualidade em palhetas de clarineta; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Soares de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAUJO JUNIOR, S. M ; FUKS, L. ; Amaral, U. ; Ferreira Pinto, Y. W. . Diálogos entre a acústica musical, a fisiologia da voz e a etnomusicologia: um estudo de caso de estilos vocais no samba carioca. Per Musi (UFMG) , v. 1, p. 23-37, 2003.

  • FUKS, L. ; SUNDBERG, J. . Blowing pressures in bassoon, clarinet, oboe and saxophone. Acta Acustica , Alemanha, v. 85, n.2, p. 267-277, 1999.

  • FUKS, L. ; SUNDBERG, J. . Using Respiratory Inductive Plethysmography for Monitoring Professional Reed Instrument Performance. Medical Problems of Performing Artists , Estados Unidos, v. 14, n.1, p. 30-42, 1999.

  • FUKS, L. . Aerodynamic input parameters and sounding properties in naturally blown reed woodwinds. Qpsr Kth , Estocolmo - Suécia, v. 4, p. 1-11, 1999.

  • FUKS, L. . Assessment of blowing pressure perception in reed wind instrument players. Qpsr , Estocolmo, v. 3, p. 35-48, 1998.

  • FUKS, L. ; SUNDBERG, J. ; HAMMARBERG, B. . A self-sustained vocal-ventricular phonation mode: acoustical, aerodynamic and glottographic evidences. Qpsr Kth , Estocolmo - Suécia, v. 3, p. 49-59, 1998.

  • FUKS, L. . Prediction of pitch effects from measured CO2 content variations in wind instrument playing. Quarterly Progress Status Report From Kth Stockholm Sweden , Estocolmo- Suécia, v. 4, p. 37-43, 1996.

  • SUNDBERG, J. ; SALOMAO, G. L. ; FUKS, L. . CIÊNCIA DA VOZ: Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2015. v. 1. 328p .

  • FUKS, L. . Música na escola : caminhos e possibilidades para a educação básica. 1. ed. RIO DE JANEIRO: SESC DN, 2015. v. 1. 308p .

  • FUKS, L. . Cyclophonia, radiotelephonia e celular. In: Lilian Zaremba. (Org.). Entre ouvidos: sobre rádio e arte. Rio de Janeiro: Oi Futuro- Soarmec Editora, 2009, v. 1, p. 106-109.

  • FUKS, L. . Os instrumentos de sopro segundo a acústica musical. In: Myriam Taubkin , Morris Picciotto. (Org.). Um sopro de Brasil. 1ed.São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2005, v. 1, p. 46-52.

  • FUKS, L. ; FADLE, H. . The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. In: Parncutt, Richard ; McPherson, Garry. (Org.). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. 1ed.New York: Oxford university Press, 2002, v. 1, p. 319-334.

  • ARAUJO JUNIOR, S. M ; FUKS, L. . Práticas vocais no samba carioca: um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia. In: Cláudia Neiva de Mattos; Elizabeth Travassos; Fernanda Teixeira de Medeiros. (Org.). Ao encontro da palavra cantada. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001, v. 1, p. 278-288.

  • FUKS, L. . Espectrograma que representa uma frase em língua portuguesa. In: Roberto Lent. (Org.). Cem Bilhões de Neurônios. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2001, v. 1, p. 350-350.

  • FUKS, L. . Iniciação Musical para Adultos. Revista Weril, São Paulo, , v. 127, p. 29 - 29.

  • FUKS, L. . Is Sound Volume a Sound Concept IN ACOUSTICS, AUDIO AND MUSIC ?. In: 18th International Congress on Sound and Vibration (ICSV 18), 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the 18th International Congress on Sound and Vibration (ICSV 18), 2011. v. 1. p. 126-129.

  • FUKS, L. . Some True Stories about sub harmonics in wind instruments, human voice and machine tools. In: ISMA (International Symposium on Musical Acoustics) 2001: Musical Sounds from Past Millenia, 2001, Perugia. Proceedings of the International Symposium on Musical Acoustics, 2001. Perugia: ISMA, 2001. v. 2. p. 355-358.

  • FUKS, L. . Um apito no Samba-Aspectos Acústicos e Perceptivos. In: XII Encontro Anual da ANPPOM, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Música, 1999, Salvador. Anais do XII Encontro Anual da ANPPOM, 1999. v. 1.

  • FUKS, L. . Computer-aided musical analysis of extended vocal techniques for compositional applications. In: Simpósio Brasileiro de Computação e Música, evento oficial do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, 1999, Rio de Janeiro. Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Rio de Janeiro: EntreLugar, 1999. v. 3. p. 95-104.

  • FUKS, L. ; SUNDBERG, J. . Blowing pressures in reed woodwinds. In: ISMA'97-International Symposium on Musical Acoustics, 1997, Edinburgo. Proceedings of the Institute of Acoustics. St Albans: Institute of Acoustics, 1997. v. 19. p. 273-278.

  • FUKS, L. . Prediction and measurements of exhaled air effects in the pitch of wind instruments. In: ISMA'97-International Symposium on Musical Acoustics, 1997, Edinburgo. Proceedings of the Institute of Acoustics. St Albans: Institute of Acoustics, 1997. v. 19. p. 373-378.

  • FUKS, L. . On the quality of clarinet reeds. In: 2nd International Conference on Acoustics and Musical Research, CIARM 95, 1995, Ferrara. Proceedings of the 2nd International Conference on Acoustics and Musical Research, 1995. v. 1. p. 369-374.

  • FUKS, L. . From air to rubber: New techniques for measuring and replicating mouthpieces, bocals, and bores. In: 3rd Iberoamerican Congress of Acoustics, 2002, Cancun. Journal of the Acoustical Society of America". Melville: JASA Journal Of the Acosutical Society of America, 2002. v. 112. p. 2291-2291.

  • FUKS, L. . Music Acoustics and Musical Education. In: ISMA 2002, Simpósio Internacional de Acústica Musical, 2002. Proceedings of the ISMA 2002, International Symposium on Musical Acoustics, Mexico City 9 - 13 December 2002. Cidade do México: UNAM, 2002. v. 1. p. 300-300.

  • FUKS, L. . Product Acoustics: Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. In: 17th International Congress on Acoustics, 2001, Roma. Proceedings of the 17th International Congress on Acoustics, Rome, 2001. v. 4. p. 30-31.

  • FUKS, L. ; Pauxy Gentil-Nunes . A interação voz humana-instrumento de sopro: da análise acústica fisiológica-perceptiva à performance e composição musicais. In: 2o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda Escola de Música da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 2o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda Escola de Música da UFRJ. Ri ode Janeiro: UFRJ Escola de Música, 2001. v. 1. p. 217-221.

  • ARAUJO JUNIOR, S. M ; FUKS, L. . A produção do som vocal no samba carioca: uma abordagem etnográfica e acústico-musical. In: 2o Coloquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 2o Coloquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ Escola de Música, 2001. v. 1. p. 227-227.

  • FUKS, L. ; FIDELIS, L. . Projeto e construção de instrumentos de sopro alternativos para a educação musical. In: VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical, 1999, Curitiba. Resumos das Comunicações de Pesquisa, 1999. v. 1. p. 19-20.

  • FUKS, L. . Do ar à música- aspectos acústicos fisiológicos e perceptivos da execução em instrumentos de palheta e da fonação vocal-ventricular. In: VIII Encontro Anual da ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical, 1999, Curitiba. Resumos das Comunicações de Pesquisa, 1999. v. 1. p. 17-17.

  • FUKS, L. ; LINDESTAD, P. A. ; HERTEGARD, S. . A Vocal-Ventricular Mode in a Tibetan-Like Phonation: Acoustical, Aerodynamic, Electroglottographic and High-Speed Visual Evidences. In: II Congresso Mundial de Voz, 1999, São Paulo. Anais do II Congresso Mundial de Voz, 1999. v. 1. p. 62-62.

  • FUKS, L. ; SUNDBERG, J. . Blowing and Breathing in the Woodwinds: Generation and control of Input parameters. In: Forum Acusticum 1999, congresso conjunto da Acoustical Society of America, European Acoustical Association e DEGA (ASA/EAA/DEGA joint meeting), 1999, Berlim. Journal Acustica/Acta Acustica. Stuttgart: S. Hirzel Verlag, 1999. v. 85. p. 15-15.

  • FUKS, L. . Blowing and Breathing in the Woodwinds: Generation and control of Input parameters. In: Forum Acusticum 1999, congresso conjunto da Acoustical Society of America, European Acoustical Association e DEGA, 1999. Número Especial do Journal Acustica/Acta Acustica, volume 85, Supplement 1, January/February 1999, 1999. v. 85. p. 15-15.

  • FUKS, L. . 'Playing and Cycling Across the Cities'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FUKS, L. . Tecnologias Sociais, Ciência e Arte : Música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FUKS, L. . A MÚSICA E A FÍSICA EM INSTRUMENTOS DE SOPRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . ?Paisageando e Paseando, música sobre duas rodas: Uma Experiência Cyclophonica?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FUKS, L. . Camelódico - palestra ilustrada sobre montagem e acústica de instrumentos musicais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Curso para Monitores e Palestra sobre a Exposição do Som à Harmonia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Workshop de Construção de instrumentos musicais: Hands-on in musical acoustics. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FUKS, L. . Técnicas Vocais Extendidas, no 2º Fórum RioAcappella de Música Vocal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Product Acoustics - Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Product Acoustics: Designing the Sound Qualities of a Manufactured World. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FUKS, L. . Acústica Vocal, Coral e do Ambiente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Acústica Musical. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FUKS, L. . Aspectos Físicos, Fisiológicos e Psicofísicos em Instrumentos de Sopro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Triálogos Eloqüentes: A produção do sentido e os sentidos da interação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Conferência sobre Registro Vocal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Workshop Simplified Wind Instruments: building, playing and combining music acoustics with performance workshop realizado no ISMA 2001- International Symposium on Musical Acoustics, Perugia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FUKS, L. . Wind instruments : investigating performance, acoustics and physiology. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Atelier de Física e Música. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FUKS, L. . A (con)fusão arte, ciência e tecnologia relativos ao canto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Acoustics of Wind Instruments: a Meeting Place for Physics, Physiology and Psychophysics. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FUKS, L. . Hibridos voz/instrumentos: controlando harmonicos e formantes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FUKS, L. . Apresentação do Workshop intitulado "From air to Music- Physiologische und akkustische Aspekte. Workshop für Holzbläser. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SUNDBERG, J. ; SALOMAO, G. L. ; FUKS, L. . CIÊNCIA DA VOZ: Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto. Estocolmo: Johan Sundberg, 2015. (Tradução/Livro).

  • FUKS, L. . FROM AIR TO MUSIC - Acoustical, physiological and perceptual aspects of reed wind instrument playing and vocal-ventricular fold phonation. Estocolmo: Royal Institute of Technology, 1998 (Tese de Doutorado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FUKS, L. . Prismas do Som. 2014.

FUKS, L. . Programa Comunidade na TV- Entrevista sobre Música e Movimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Clarice Fukelman ; FUKS, L. . Consultoria técnica para o programa : A cidade e a música (Globo Ciência). 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FUKS, L. . Construção de Instrumentos Musicais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FUKS, L. . A VOZ HUMANA COMO UM LABORATÓRIO SONORO E MUSICAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FUKS, L. . Simplified Wind Instruments: combining Building, Playing and Music Acoustics with Perfrmance. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FUKS, L. ; Clarice Fukelman . Globo Ciência. 2005. Outra.

FUKS, L. . Paisageando e Paseando, música sobre duas rodas em Juiz de Fora. 2012. Diversas.

Clarice Fukelman ; FUKS, L. ; RAVENLE, S. . O DIA EM QUE O OBOÉ ENGOLIU AR E CUSPIU POESIA. 2012. Interpretação.

FUKS, L. . Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca. 2011. Interpretação.

FUKS, L. ; Fittel, Tibor . Leo Fuks, faces e interfaces amigas. 2010. Composição (estréia).

FUKS, L. ; Alessandra Vanucci ; Julio Adrião ; AGUAS, P. . 'Hotel des Sens'. 2009. Interpretação.

OLIVEIRA, J. ; FUKS, L. . Degelo na Imersão de Jocy de Oliveira. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. ; Sheila Zagury ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice . Caravana instrumental Votorantim. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

Heitor Villa-Lobos ; Sheila Zagury ; FUKS, L. ; Ravel Maurice . Caravana Instrumental Votorantim. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; FUKS, L. . Caravana Instrumental Votorantim. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos ; Tom Jobim . ?Air &14bis?. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; Sheila Zagury . Festival Amperica do Sul. 2006. Interpretação.

FUKS, L. . O Agá Dos OHs, música aquática em pedalinhos na Lagoa. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. . Gymnarts I. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice . Cyclophonica me UM Sopro de Brasil. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

Haendel ; FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos . HydroCyclophonica. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; Sheila Zagury . Museu de Arte Contemporânea e Cyclophonica. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. . Cellphonica no Oi Novos Urbanos. 2004. Interpretação.

FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; Sheila Zagury . Cyclophonica em Um Sopro de Brasil- Concertos ao Ar livre nas ruas de São Paulo. 2004. Interpretação.

Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice ; FUKS, L. ; Sheila Zagury . Festival Vale do Café. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. ; Heitor Villa-Lobos ; Ravel Maurice . Cyclophonica no Circo do Pio Onzinho. 2003. Interpretação.

FUKS, L. ; OLIVEIRA, J. . Fragmentos de uma Trilogia. 1999. Interpretação.

FUKS, L. . Concerto Finados e Afinados. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. . Concerto da orquestra de bicicletas, Cyclophonica. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

FUKS, L. . Aula de Canto. 1999. Interpretação.

FUKS, L. ; Teles, Paulo . 'Portinari, Meio-Ambiente, Sons e Música'. 2012 (oficina Musical , educacional , com artes plásticas).

FUKS, L. . From air to Music- Physiologische und akkustische Aspekte. Workshop für Holzbläser. 1999 (apresentação e organização de Workshop) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1999 - 2010

    Práticas vocais na música tradicional brasileira: Um diálogo entre a acústica musical e a etnomusicologia., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Samuel Mello Araujo Junior em 31/01/2013., Descrição: O projeto tem como objetivo o de identificar e coletar um amplo conjunto de sons multi-fontes e suas técnicas de produção, para registro e subseqüente análise de suas características acústicas, aerodinâmicas e estéticas. Com base neste corpus sonoro, e auxiliado pelos conhecimentos subjacentes às técnicas, pretende-se construir um modelo taxionômico para os mesmos. Proporcionar um suporte teórico para a compreensão e o controle dos sons multi-fontes por parte dos instrumentistas, compositores, e teóricos. Tais resultados possibilitarão a predição dos efeitos de uma determinada configuração vocal-instrumental. Desenvolver um sistema de notação musical para os sons multi-fontes, que seja ao mesmo tempo abrangente e sistemático. É de fundamental importância que um sistema de notação estabeleça uma mediação eficiente entre compositores e intérpretes. Estimular uma utilização mais ostensiva dos sons multi-fontes por parte dos músicos e apresentar um conjunto de novas técnicas, enriquecendo desta maneira o repertório disponível de práticas interpretativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Leonardo Fuks - Integrante / Samuel Mello Araujo Junior - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2007

    A Interação Voz Humana-Instrumento de Sopro: da análise acústica-fisiológica-perceptiva à performance e composição musicais, Descrição: Objetivos Identificar e coletar um amplo conjunto de sons multi-fontes e suas técnicas de produção, para registro e subseqüente análise de suas características acústicas, aerodinâmicas e estéticas. Com base neste corpus sonoro, e auxiliado pelos conhecimentos subjacentes às técnicas, pretende-se construir um modelo taxionômico para os mesmos. Proporcionar um suporte teórico para a compreensão e o controle dos sons multi-fontes por parte dos instrumentistas, compositores, e teóricos. Tais resultados possibilitarão a predição dos efeitos de uma determinada configuração vocal-instrumental. Desenvolver um sistema de notação musical para os sons multi-fontes, que seja ao mesmo tempo abrangente e sistemático. É de fundamental importância que um sistema de notação estabeleça uma mediação eficiente entre compositores e intérpretes. Estimular uma utilização mais ostensiva dos sons multi-fontes por parte dos músicos e apresentar um conjunto de novas técnicas, enriquecendo desta maneira o repertório disponível de práticas interpretativas. Ao final deste projeto, pretende-se solicitar aos órgãos de fomento uma verba específica para a confecção e produção de um livro acompanhado de Cd-Rom contendo os resultados do estudo, para fins de difusão a compositores, pesquisadores e instrumentistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Leonardo Fuks - Coordenador / Pauxy Gentil-Nunes - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Rio 450 ANOS - concurso de Ideias para as comemorações, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4740888.

1994

Paraninfo da turma de formandos em música da UFRJ, Escola de música da UFRJ, comissão dos alunos formandos.

1984

Segundo lugar no concurso de oboísta solista Rodrigo Chacel, Orquestra Sinfônica Brasileira.

1984

Primeiro lugar no concurso de oboísta solista, Conservatório Brasileiro de Música.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas. , Rua do Passeio 98, Centro, 20021-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22401441, Fax: (21) 22401441, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1991 - 1993

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2000

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Especiais em Música: Acústica Musical

    • 11/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.,Linhas de pesquisa

    • 09/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento Teórico de Materias Aplicadas.,Linhas de pesquisa

    • 12/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Acústica e Biologia aplicadas à Música (MUT 151/152), Fisiologia da Voz (MUT 171/172)

  • 1990 - 1990

    Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Músico de Orquestra, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1990 - 12/1990

      Serviços técnicos especializados , Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica.,Serviço realizado, Oboísta da orquestra.

  • 1989 - 1992

    Faculdade da Cidade

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 12

    Atividades

    • 07/1989 - 12/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto mecânico no desenho industrial

  • 1987 - 1988

    Schlumberger Surenco International

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Engenheiro de Campo na área de testes de produção de poços de petróleo on-shore, tendo residido na Escócia, Colômbia e Equador dirante este período de 14 meses

    Atividades

    • 09/1987 - 11/1988

      Serviços técnicos especializados , Schlumberger Testing, Schlumberger Testing Well Testing Activities.,Serviço realizado, Testes de produção de poços em terra, supervisão de equipe.

  • 1985 - 1987

    Fundação Teatro Guaira

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Músico de Orquestra, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Oboísta da orquestra, tendo sido admitido por concurso público.

    Atividades

    • 02/1985 - 03/1997

      Serviços técnicos especializados , Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica do Paraná.,Serviço realizado, Trabalho como oboísta da orquestra.

  • 1983 - 1984

    Digiponto Teclados de Computadores Ltda

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/1983 - 12/1984

      Estágios , Departamento de Produção, Setor de Projeto de Produto.,Estágio realizado, Estágio supervisionado na área de projeto de produto e de processos de fabricação.