Jaqueline Veloso de Oliveira

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Química. ? 18 anos de experiência no mercado. * Técnica Especialista em FRX ? Técnica Operadora de ETA e ETEI. ? Técnica Química em laboratórios de análises de aço, vidro, minerais, plásticos, alumínio e alimentos. ? Assistente de Qualidade e Produtividade. ? Técnica de Processos Industriais. ? Analista de Controle de Qualidade. Seguem as minhas atribuições Executar e acompanhar tarefas e atividades operacionais, a fim de qualificar os procedimentos relativos a minha área de atuação. Atualizar e monitorar periodicamente a execução de planos de trabalho, realizando análises e avaliações técnicas solicitando, sempre que necessário, recursos e materiais a fim de suprir as demandas da minha área de atuação. Cumprir e promover normas e procedimentos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional, bem como instruções de trabalho, primando pela segurança e bem estar individual e coletivo. Zelar pela conformidade dos ambientes, materiais e bens de minha responsabilidade. Atualizar, alimentar e emitir relatórios técnicos, estatísticas e ou documentos baseados em avaliações efetuadas. Planejar e ministra treinamentos. Contribuir para o efetivo funcionamento da Organização e/ou Projeto, por meio de avaliação e execução dos procedimentos técnicos no meu âmbito de atuação, visando a otimização dos trabalhos desenvolvidos e resultados obtidos em minha área de trabalho. Bolsista PCI NM desenvolvendo os trabalhos: Determinação de FeO e Fe2O3total em amostras de minério de ferro por espectrometria de fluorescência de raios X. 2019. Estudo da preparação de amostras de calcários por fusão para análise química instrumental utilizando espectrômetro de fluorescência de raios X. 2018. . Estudo da preparação de amostras de calcários por fusão para análise química instrumental utilizando espectrômetro de fluorescência de raios X. 2017. Estudo sistematizado da preparação de rochas para caracterização química utilizando espectrômetro de fluorescência de raios-x. 2016.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Química

2018 - Atual

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

2003 - 2005

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM QUÍMICA

2002 - 2004

Sociedade Educacional Mercurio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Metodologias Ativas para uma educação inovadora: desafios e possibilidades. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2019 - 2019

Seminário Internacional de Espectroscopia NIR e Raman. (Carga horária: 4h). , Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.

2019 - 2019

A Microscopia Eletrônica de Varredura no Monitoramento de Sólidos Suspenso. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2018 - 2018

Seminário de Cromatografia de Íons. (Carga horária: 4h). , Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.

2018 - 2018

Seminário de Titulação. (Carga horária: 4h). , Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.

2015 - 2015

ISO 17025. (Carga horária: 40h). , Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.

2013 - 2013

Espectrometria de Fluorescência de raios X. (Carga horária: 40h). , Malvern Panalytical, PANALYTICAL, Brasil.

2012 - 2012

Cálculos da Incerteza de Medição. (Carga horária: 40h). , Instituto de Qualidade e Metrologia, IQM, Brasil.

2011 - 2011

Seminário de Resolução de Problemas. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Produção de Garrafas. (Carga horária: 80h). , Companhia de Bebidas das Américas - Nova Rio, AMBEV, Brasil.

2006 - 2006

Auditores de Qualidade. (Carga horária: 40h). , União Brasileira para a Qualidade, UBQ, Brasil.

2005 - 2005

Gestão de Qualidade nos Processos. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2004 - 2004

ISO 9001. (Carga horária: 40h). , União Brasileira para a Qualidade - RJ, UBQ - RJ, Brasil.

2004 - 2004

Higienização na Indústria. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2002 - 2002

Operação de Transferência e Estocagem de Petróleo. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: QUÍMICA.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Alimentos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Fabricação de Vidros.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: QUALIDADE.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Anodização.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, J. V. ; ALCOVER, A. ; MAIA, L. B. . Determinação de FeO e Fe2O3total em amostras de minério de ferro por espectrometria de fluorescência de raios X. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. V. ; ALCOVER, A. . Estudo da preparação de amostras de calcários por fusão para análise química instrumental utilizando espectrômetro de fluorescância de raios X. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. V. ; ALCOVER, A. . Estudo da preparação de amostras de calcários por fusão para análise química instrumental utilizando espectrômetro de fluorencência de raios X. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. V. ; ALCOVER, A. . Estudo sistematizado da preparação de rochas para caracterização química utilizando espectrômetro de fluorescência de raios-x. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Tecnologia Mineral, Diretoria, Coordenação de Química Analitica. , AV; PEDRO CALMOM 900, Cidade Universitária, 21941908 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 38657370, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

CENTRO DE TECNOLOGIA DE MINERAIS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA PCI NM CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Técnica Química especialista em FRX Responsável pela gestão e análises no laboratório de espectrometria por FRX Preparação de amostras minerais para análise em FRX Realização de análises Químicas em FRX Realização de análises elementares utilizando LECO ?Carbono, Enxofre e TGA Controle da entrada e saída de amostras do laboratório Bolsista de Capacitação Institucional, Técnica Química OLIVEIRA, J. V.; ALCOVER, A. ; MAIA, L. B. . Determinação de FeO e Fe2O3total em amostras de minério de ferro por espectrometria de fluorescência de raios X. 2019. OLIVEIRA, J. V.; ALCOVER, A. . Estudo da preparação de amostras de calcários por fusão para análise química instrumental utilizando espectrômetro de fluorescência de raios X. 2018. OLIVEIRA, J. V.; ALCOVER, A. . Estudo da preparação de amostras de calcários por fusão para análise química instrumental utilizando espectrômetro de fluorescência de raios X. 2017. OLIVEIRA, J. V.; ALCOVER, A. . Estudo sistematizado da preparação de rochas para caracterização química utilizando espectrômetro de fluorescência de raios-x. 2016.

2012 - 2015

FUNDACAO BIO-RIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços em Projetos no CETEM, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestação de serviços técnicos no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas; Projeto de pesquisa Caracterização química de rochas de poços de petróleo (pré Sal)  Desenvolvimento de metodologias caracterização química de rochas.  Avaliação de diferentes métodos de preparação de amostra.  Elaboração de curvas de calibração para determinação quantitativa.  Desenvolvimento de métodos de controle de qualidade para caracterização de amostras de rochas .  Utilizando os equipamentos Espectrômetro por Fluorescência de RX, determinador elementar de Carbono e enxofre, Termogravimetria.  Preparação de amostras fundidas e prensadas.  Elaboração de métodos de abertura de amostras por úmida.  Execução de programação das análises laboratoriais;

2010 - 2012

Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Vivência profissional na área de Siderúrgia. Participação no controle dos processos de fabricação de placas de aço. Conhecimentos dos seguintes processos industriais de uma siderúrgica: Aciaria, Coqueria, Sinterização e Alto-forno. Utilização de instrumentos de medição de laboratórios: Espectrômetro de emissão ótica por centelhamento - Espectrômetro de emissão ótica por fluorescência de RX, Determinadores de C2, S2, N2 e O2 através de combustão direta. Controle de rotina de produção avaliando os resultados encontrados e enviá-los através do sistema automático My LIMS. Realizar análises químicas de aço, gusa, escória e matérias-prima. Preparar e analisar amostras utilizando máquinas e equipamentos automáticos ou manuais. Elaboração de procedimentos e instruções de trabalho. Manter a conformidade dos equipamentos de análises. Interpretar manuais, documentação técnica, preparar registros de rotinas e legais. Participação do desenvolvimento e monitoração dos processo químicos e das outras unidades do laboratório. Revisar, validar e emitir os resultados dos ensaios garantindo sua rastreabilidade e confiança. Lançar e acompanhar o correto preenchimento das cartas estatísticas de processo.

2007 - 2010

Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica em Química, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Vivência profissional no controle de qualidade e meio ambiente. Participação no controle dos processos de fabricação do xarope simples e composto, envasamento, tratamento das águas, despejos industriais, garrafas de vidro. Recebimento,Conferência, coleta de amostra e análises de matéria ? prima para uso da produção, desde a entrega ao Produto final (Materiais de Embalagens e Insumos em geral)e realização de amostragem de materiais. Conhecimentos sobre funcionamento e operação de máquinas utilizadas Enchedoras, Inspetoras, Rotuladoras, Embaladoras, Máquinas IS e Paletizadoras. Conhecimentos sobre válvulas, bombas, tanques, reatores e tubulações. Controle de rotina de produção através de planilhas, gráficos, relatórios e programas contribuindo na geração de estatísticas e melhora na organização do setor através dos conhecimentos de: BPF, APPCC, PCP, 5s, CEP, SAP, MÊS e GePNC. Inspeção e Controle de qualidade na produção, do início do processo ao produto acabado. Utilização dos equipamentos: UV/VIS Espectrofotômetro, Sistema de reação de Microondas, ICP, turbidímetro, Aparelho DBO, DQO e Oxigênio dissolvido. Execução ensaio físico-químicos. (Transmitância, Pressão hidrostática, Carga vertical, Impacto, Densidade, Choque térmica, Espessura, Dimensional, peso e volume, medição de grau de recozimento, grau de recozimento, capacidade, granulometria, umidade, análise visual. Participação do desenvolvimento de produtos e processo. Supervisionar operação de processos químicos e Operações unitárias do laboratório e da produção. Operar máquinas, equipamentos e instalações produtivas em conformidade com normas de qualidade. Boas práticas de manufatura. Interpretação de manuais. Elaboração de documentação técnica rotineira e de registros legais.

2006 - 2007

ARE Embalagens

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica em Processos Industriais, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação no controle dos processos de fabricação de Peças de Alumínio, Galvanoplastia, Anodização. Análise por via úmida. Experiência em controle do processo dos Banhos Químicos de Anodização. Participação no desenvolvimento de novos produtos. Desenvolvimento de metodologias de análises. Amostrar, analisar e corrigir física e quimicamente as soluções do processo produtivo. Orientar operadores quanto ao manuseio de produtos, soluções químicas. Avaliar produto acabado como o objetivo de melhoria do processo.

2005 - 2006

Indústria Brasileira de Filmes Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Qualidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhar o sistema da qualidade de acordo com as normas e padrões pré definido pela diretoria e emitir relatórios. Experiência em manutenção autônoma, calibração e lubrificação de equipamentos, ordem de serviços (O. S) e solicitação de serviços (S. S), compras e recebimentos de máquinas e equipamentos, contatos com fornecedores (Cotações e Avaliações). Participação no controle dos processos de fabricação de Chapas e Filmes gráficos. Análises de Indicadores de Desempenho e elaboração de Atas, Procedimentos, Instruções de Trabalho e metas para as áreas no Sistema de Gestão de Qualidade de Empresas. Gerenciamento e garantia da Calibração dos instrumentos de medição e Aprovação de Certificados Conhecimento sobre implantação de ISO 9001, ISO 14000 e Representante da Direção no Sistema de Gestão de Qualidade. Inspeção de qualidades nos setores e experiência em auditorias (Interna e Externas) Gerenciamento de Registro de ocorrências (devoluções e reclamações) e Práticas de serviços de atendimento ao cliente Mapeamento e Gerenciamento de Gestão de Processos Gerenciamento de Produtos Não Conformes e Monitoramento de Planos de Ações Corretivas e Preventivas.

2005 - 2005

Moldin 3 Plásticos LTDA

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Técnica em Eletrotécnica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxilio na área de Manutenção Elétrica conhecendo toda a rotina para obter experiência e conhecimento da profissão, nos serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica, de sistemas e componentes eletroeletrônicos, medições e testes de acordo com projeto e ordem de serviço, acompanhando manutenções corretivas, preventivas ou preditivas de manutenção elétrica nos equipamentos, conforme orientações do monitor, retirada de materiais e equipamentos no almoxarifado execução das atividades em consonância com as normas e procedimentos de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, atuação com análises de projetos de instalações elétricas de alta e baixa tensão. Levantamento de materiais e planilhamento, cotação e avaliação de logística, custos diretos e indiretos para realização de obras, propostas técnico comerciais para apresentação ao cliente, .

2004 - 2005

TECNOPACK 136 Comércios e Serviços LTDA

Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: Analista de Controle de Qualidade, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
conhecimento do processo produtivo da empresa. Troca de molde, regulagem de máquinas injetoras. Resoluções de problemas (defeitos) do produto moldado. Conhecimento das características físico químicas do material bem como suas propriedades. try-outs (teste de novos moldes), otimização do processo (redução de tempo de ciclo, refugos, etc), Conhecimento do funcionamento dos moldes de injeção, e dos periféricos (desumidificadores, termorreguladores, manipuladores, esteiras, etc),

2003 - 2004

Companhia de Bebidas das Américas - Nova Rio

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: TÉCNICA EM QUÍMICA, Carga horária: 30

Outras informações:
Retrolavagem de filtros de areia e carvão e Coleta de amostras das água para análises de microbiologia.Operação e análises físico-químicas na ETA ( câmara de floculação, decantação, filtração, desinfecção, neutralização de pH, cloro residual livre, turbidez, cor e odor) e ETEI (Tratamento Químico e Biológico, anaeróbio e aeróbio, dosagem de solução química, agentes de floculação, coagulação e neutralização de pH, DBO, DQO, óleos e graxas, alcalinidade, sólidos flutuantes, totais e sedimentáveis, produção de biogás, nitrato, nitrito, amônia, fósforo, cloro residual, redução de matéria orgânica e inorgânica, oxidação, redução e deseinfecção, oxigênio dissolvido e % de metais).

2002 - 2003

Refrigerantes Convenção Rio LTDA

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Analista de Controle de Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no processamento e conservação das matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas. Realização de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxílio no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor. Planejamento e realização de operações de limpeza e sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controle e correção de desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanhamento da manutenção de equipamentos. Participação do desenvolvimento de novos produtos.