João Carlos Damião

Psicólogo. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é aprimorando em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Realizou, como pesquisador bolsista, três Iniciações Científicas e participou da comissão organizadora de três eventos acadêmicos.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Programa de Aprimoramento Profissional

2012 - Atual

Instituto de Saúde
Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento Administrativo.

Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP

2007 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Prof. Dr. Plínio de Almeida Maciel Júnior
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

20º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.A construção da gestão democrática na educação: revisitando a escola pública 25 anos depois análise de interações entre atores da escola em situações informais. 2011. (Encontro).

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).

19º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.Relações fraternas na vida adulta tardia um estudo de mapeamento das funções dos irmãos no universo relacional atual de indivíduos idosos de ambos os sexos. 2010. (Encontro).

XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2010. (Encontro).

18º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.Juntando os trapinhos: um estudo exploratório sobre a experiência inicial de vida em comum entre casais jovens heterossexuais legalmente constituídos. 2009. (Encontro).

VII Encontro Nacional da ABEP. 2009. (Encontro).

2º Congresso de Pesquisa Discente. Juntando os trapinhos: um estudo exploratório sobre a experiência inicial de vida em comum entre casais jovens heterossexuais legalmente constituídos. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denize Rosana Rubano

Maciel Júnior, P. A.;RUBANO, D. R.. Pesquisa aplicada em Análise do Comportamento e questões sociais: um estudo preliminar a partir de uma amostra de publicações brasileiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria de Lourdes Bara Zanotto

A construção da gestão democrática na educação: revisitando a escola pública 25 anos depois - análise de interações entre atores da escola em situações informais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católic; Orientador: Maria de Lourdes Bara Zanotto;

Plinio de Almeida Maciel Junior

Pesquisa aplicada em Análise do Comportamento e questões sociais: um estudo preliminar a partir de uma amostra de publicações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Plínio de Almeida Maciel Junior;

Plinio de Almeida Maciel Junior

Relações Fraternas na Vida Adulta Tardia ? Um estudo de mapeamento das funções dos irmãos no universo relacional atual de indivíduos idosos de ambos os sexos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Plínio de Almeida Maciel Junior;

Plinio de Almeida Maciel Junior

Juntando os trapinhos: um estudo exploratório sobre a experiência inicial de vida em comum entre casais jovens heterossexuais legalmente constituídos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Plínio de Almeida Maciel Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DAMIÃO, J. C. . A construção da gestão democrática na educação: revisitando a escola pública 25 anos depois análise de interações entre atores da escola em situações informais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIÃO, J. C. . Relações fraternas na vida adulta tardia um estudo de mapeamento das funções dos irmãos no universo relacional atual de indivíduos idosos de ambos os sexos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIÃO, J. C. . Juntando os trapinhos: um estudo exploratório sobre a experiência inicial de vida em comum entre casais jovens heterossexuais legalmente constituídos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMIÃO, J. C. . Juntando os trapinhos: um estudo exploratório sobre a experiência inicial de vida em comum entre casais jovens heterossexuais legalmente constituídos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DAMIÃO, J. C. ; ZANOTTO, M. de L. B. . Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. 2011. (Relatório de pesquisa).

DAMIÃO, J. C. ; MACIEL JUNIOR, P. A. . Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. 2010. (Relatório de pesquisa).

DAMIÃO, J. C. ; MACIEL JUNIOR, P. A. . Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    A construção da gestão democrática na educação: revisitando a escola pública 25 anos depois análise entre atores da escola em situações informais, Descrição: O projeto de desenvolvimento nacional em curso no Brasil tem a Educação como parte indissociável. A importância da educação se evidencia, especialmente a partir da retomada dos rumos democráticos do nosso país, na letra da Constituição Federal de 1988 em que a educação aparece como o primeiro dos direitos sociais mencionados no artigo 6. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, cabe aos sistemas de ensino definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades, respeitados os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Com o intuito de estudar como a gestão democrática é ou não praticada no cotidiano escolar, esta pesquisa realizou análise das interações entre atores de uma escola pública da rede municipal. Os dados foram coletados por meio de 10 sessões de observações cursivas e de entrevistas com atores escolares. Como resultado observou-se que algumas práticas da escola caminham ao encontro de uma gestão escolar democrática, mas relações de hierarquia entre órgãos públicos educacionais e escola, entre profissionais da escola e alunos e o frágil vínculo entre escola e pais, mães ou responsáveis são incompatíveis com uma proposta de gestão democrática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Damião - Integrante / Maria de Lourdes Bara Zanotto - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Relações fraternas na vida adulta tardia um estudo de mapeamento das funções dos irmãos no universo relacional atual de indivíduos idosos de ambos os sexos, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo mapear as funções dos irmãos no universo relacional atual de indivíduos idosos de ambos os sexos. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação qualitativa através da aplicação do instrumento mapa da rede seguido de inquérito. Os registros dos mapas das redes com seus respectivos inquéritos foram analisados avaliando-se a posição dos irmãos no mapa da rede e as funções que os mesmos exercem relativas àquelas descritas pela literatura. Os resultados da pesquisa demonstram que a função de apoio emocional é exercida na grande maioria das relações fraternas pesquisadas. Há uma maior incidência de relações irmã/irmã e irmão/irmã do que irmão/irmão, o que se explica pelas diferenças de gênero que organizam as relações em nossa sociedade. O contato entre irmãos não é efetuado como uma obrigação familiar e os irmãos mais velhos muitas vezes possuem ou supõem possuir um papel diferenciado na composição fraterna. Finalmente, as opiniões dos participantes sobre o que significa ser irmão oscilam entre adjetivos referentes à proximidade e/ou compromisso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Damião - Integrante / Plínio de Almeida Maciel Júnior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Juntando os trapinhos: um estudo exploratório sobre a experiência inicial de vida em comum entre casais jovens heterossexuais legalmente constituídos, Descrição: Esta pesquisa objetivou compreender o processo inicial de construção da vida a dois de heterossexuais recém-casados. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação qualitativa por intermédio de entrevistas semi-dirigidas realizadas com quatro casais (oito colaboradores) heterossexuais em uniões formais de, no máximo, dois anos. O método utilizado na interpretação das entrevistas realizadas foi o de análise de conteúdo, visando a identificação dos elementos comuns e das idiossincrasias das experiências entre as parcerias entrevistadas. Os resultados apontam que o casamento é a última etapa de um processo de conhecimento mútuo, afirmado por intermédio de um ritual que anuncia a formação de uma nova família e identifica para a sociedade que o casal possui efetivamente um projeto de vida compartilhado. As famílias de origem procuram garantir o projeto heteronormativo antes, durante os preparativos do ritual e depois do casamento. Por fim, constata-se que mesmo os casamentos entre adultos jovens do mundo contemporâneo ainda reproduzem a ordem de gênero tradicionalmente prescrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Damião - Integrante / Plínio de Almeida Maciel Júnior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Saúde. , Rua: Santo antônio, 590, Bela Vista, 01223-010 - Sao Paulo, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2011

    Doutores da Alegria - Arte, Formação e Desenvlvimento

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Planejamento Estratégico

    Outras informações:
    Detalhamento das Atividades: Acompanhamento das atividades de planejamento estratégico e recursos humanos; Desenvolvimento de descritivo de cargos e salários de empregados e colaboradores da instituição; Desenvolvimento (sob orientação) de novo modelo organizacional (organograma); transcrição e análise qualitativa dos materiais produzidos durante a Conferência Busca de Futuro dos Doutores da Alegria; Participação nas reuniões de palnejamento estratégico.

  • 2008 - 2008

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Comportamental II

    Outras informações:
    Descrição das atividades: auxiliar alunos nas atividades realizadas no Laboratório Experimental; corrigir relatório e fornecer feedback aos alunos; participar das reuniões semanais entre professores do Laboratório Experimental e monitores.

  • 2010 - 2010

    ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor

    Outras informações:
    Exercício de monitoria no XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, realizado entre os dia 23 e 26 de setembo de 2010

  • 2009 - 2009

    Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor

    Outras informações:
    Exercício de monitoria no VII Encontro Nacional da ABEP realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2009.