Karolina Lima Vilela

Atualmente Engenheira de Minas para a Cooperativa de Desenvolvimentos Minerais de Poconé Ltda, no processamento mineral de ouro e tratamento. Responsável pela confecção de projetos direcionados ao DNPM, além de monitorar as barragens de rejeitos. Experiência com Minério de Ferro. Realização de 2 estágios, ambos na AngloAmerican Brasil projeto Minas-Rio. O primeiro na área de Planejamento de Lavra de Longo e Curto Prazo, desenvolvendo pilhas de estéril e minério, responsável pelos planos de lavra semanais e diários, e manuseio dos software Datamine Studio 3.0 e Minesight. O segundo foi na Operação de Mina, responsável por melhoria da performance dos equipamentos de mina e KPI's, controlar o estoque do paiol de explosivos, desenvolver Mapas do Exército, análise de fragmentação de rochas e interface mina-britagem. Lean Six Sigma, ChartRunner, ArcGIS,VariCAD, JKSimBlasting, Micromine, SimSched Pit Optmizer e Pacote Office. Disponibilidade para viagens.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Minas

2011 - 2016

Universidade Federal de Alfenas
Título: Potencial Geoparque de Poços de Caldas-MG: Caracterização Ambiental
Orientador: Diego de Souza Sardinha
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

ESCOLA CORACAO DE JESUS 1 E 2 GRAUS

Ensino Fundamental (1º grau)

2004 - 2007

ESCOLA CORACAO DE JESUS 1 E 2 GRAUS

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Plano de Aproveitamento Econômico - EAD. (Carga horária: 16h). , Instituto Minere, IM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Lavra/Especialidade: Lavra a Céu Aberto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Lavra/Especialidade: Lavra de Mina Subterrânea.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Lavra/Especialidade: Equipamentos de Lavra.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Pesquisa Mineral.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Manuseio de Materias Perigosos. 2016. (Outra).

Introdução ao caminhão fora-de-estrada Komatsu 830-1AE. 2015. (Seminário).

Curso de Classificação e Bombeamento de Polpas. 2013. (Seminário).

I Workshop sobre Geoprocessamento Aplicado aos Estudos Ambientais;. 2013. (Seminário).

Ciclo de Desenvolvimento de Projetos Minerais. 2012. (Seminário).

Mineração de Bauxita. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diego de Souza Sardinha

Potencial Geoparque de Poços de Caldas - MG: caracterização ambiental; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Diego de Souza Sardinha;

CAROLINA DEL ROVERI

Tijolo Sustentável; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Carolina Del Roveri;

Edmo da Cunha Rodovalho

Análise dos resultados de otimização de lavra; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Edmo da Cunha Rodovalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Potencial Geoparque de Poços de Caldas - MG: caracterização ambiental, Descrição: O presente trabalho tem como principal característica a caracterização ambiental e/ou geração de uma base de dados georreferênciada do município de Poços de Caldas (MG). Para isso, será elaborado um inventário preliminar com visitas aos órgãos públicos para levantamento de dados (Prefeitura, Ibama, IEF, EPAMIG, etc.) e levantamento do material cartográfico básico (IBGE, IEF, DEMAE, etc.) e meio rural (Secretária Estadual, Sindicato Rural e Fazendas). Posteriormente será elaborada a caracterização ambiental do município, ou seja, uma base de dados georreferênciada com cartas temáticas de localização e aspectos gerais, aspectos socioeconômicos, geomorfologia, geologia, pedologia, uso e ocupação do solo, hidrografia e climatologia. Espera-se que, os conhecimentos gerados neste trabalho possam fornecer subsídios necessários para uma futura proposição de um diagnóstico ambiental, e consequente elaboração do Potencial Geoparque desta importante cidade turística localizada na região sul do estado de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Karolina Lima Vilela - Coordenador / Diego de Souza Sardinha - Integrante / Carolina Del Roveri - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Prêmio Tinguaíto, Universidade Federal de Alfenas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Alfenas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Bolsista FAPEMIG

  • 2015 - 2016

    Anglo American Brasil

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Operação de Mina, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio com foco na Operação de Mina e ênfase na Perfuração e Desmonte, na extração do Minério de Ferro. Responsável por melhoria da performance dos equipamentos de carga, transporte e perfuração, vivência em estudos da viabilidade de métodos de explotação. Monitorar os KPI?s da Operação de Mina. Compilação de dados da perfuração, apoiando as atividades de gerenciamento de ferramentas de perfuração, acompanhamento nas elaborações dos planos de fogo com o software JKSimBlasting, controlar o estoque do paiol de explosivos, responsável pela confecção dos Mapas do Exército, análise da fragmentação gerada pelo desmonte de rochas e interface mina-britagem.

  • 2015 - 2015

    Anglo American Brasil

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Planejamento de Mina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio com foco nas áreas de Planejamento de Lavra de Longo e Curto Prazo. Desenvolvimento de pilhas de estéril e minério, calcular o minério liberado, analisando estudos sobre a reserva para o dimensionamento da frota de equipamentos de mina. Estudos da viabilidade técnica e econômica da produção e extração, determinando seu valor no mercado e seu possível aproveitamento. Responsável pelos planos de lavra semanais e diários, e manuseio dos softwares Datamine e Minesight.

  • 2017 - Atual

    Cooperativa de Desenvolvimento Minerais de Poconé LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Minas, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pela confecção dos Relatórios Anuais de Lavra - RAL e (DIPEM), elaboração e auxílio em projetos como o PAE, PRAD, Planos de Lavra, Guia de Utilização, entre outros projetos direcionados ao ANM e a Secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso - SEMA/MT. Auxilio no acompanhamento do cumprimento das condicionantes ambientais e dos controles ambientais da jazida e requerimento dos direitos minerários dos processos de lavra garimpeira. Realizar análises de tendência de sequenciamento de Lavra. Monitorar as barragens de rejeitos, levantamentos topográficos das mesmas e realizar estudos de geotecnia. Cadastramento e acompanhamento no SIGBM ? Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração, realização de inspeções regulares. Estabilização de taludes em cavas à céu aberto e pilhas de estéril.

  • 2017 - Atual

    Geologia, Mineração e Acessória

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor em Engenharia de Minas

    Outras informações:
    Consultora no processo de Concessão de Registro do Exército para a utilização e armazenamento de produtos controlados, bem como adequações nos depósitos de explosivos e acessórios, no Projeto Aripuanã da Nexa Resources.