Angélica Oliveira de Araújo

Professora dos cursos de Licenciatura em Química e de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, Diamantina/MG, desde 2010. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologias (PPGECMaT/UFVJM) desde 2019.Licenciada em Química (2005), Mestre (2008) e Doutora (2014) em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Atuou como professora de Química na Educação Básica, na Rede Particular e Pública de Ensino, em Belo Horizonte/MG, de 2003 a 2010. Foi coordenadora do PIBID QUÍMICA/UFVJM de 2011 à 2017. Experiência na área Ensino de Química e interesse, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Ciências por Investigação, abordagem CTSA, divulgação científica, formação inicial e continuada docente, perfil conceitual, linguagem no ensino de ciências.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Perfil Conceitual de calor e sua utilização em comunidades situadas
Eduardo Fleury Mortimer. Palavras-chave: perfil conceitual; Calor; heterogeneidade conceitual; Ensino de Ciencias.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química,Ano de Obtenção: 2008
Dr. Eduardo Fleury Mortimer.Palavras-chave: práticas epistêmicas; atividades práticas; Gêneros de Discurso; Gêneros de texto; tipos de texto; ferramenta analítica. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Graduação em química licenciatura

2001 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA: QUALIDADE DE AGUA E QUALIDADE DE VIDA
Orientador: Dr. Eduardo Fleury Mortimer

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Pesquisa Qualitativa no Ensino de Ciências com Apo. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Eduacação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.

2009 - 2009

Investigação qualitativa no EC com apoio do NVIVO.. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Eduacação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.

2008 - 2008

"jogos em ensino de Quimica: Formando professores. (Carga horária: 6h). , XIV Encontro Nacional Do Ensino de Química - Univesidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2005 - 2005

A pesquisa na prática pedagógica dos professores d. (Carga horária: 9h). , XIX Encontro Regional da SBQ-MG, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências (Química).

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagem e formação de conceitos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO, A. O. . V Encontro de Química da UFVJM. 2016. (Congresso).

ARAUJO, A. O. . IV Encontro de Química da UFVJM. 2014. (Congresso).

DINIZ, C. F. ; ARAUJO, A. O. . II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ).Pluralidade Metodológica. 2017. (Simpósio).

XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). A HISTÓRIA DA QUÍMICA NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID ? QUÍMICA DA UFVJM. 2016. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). O PERFIL CONCEITUAL DE CALOR E SUA UTILIZAÇÃO EM COMUNIDADES SITUADAS. 2014. (Congresso).

IX Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Calor: sensação térmica, substância ou energia? O perfil conceitual de calor em um curso de manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração. 2013. (Congresso).

IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A utilização do conceito de calor por bombeiros militares e técnicos de refrigeração de ambientes. 2013. (Congresso).

III Encontro Nacional das Licenciaturas / II Seminário Nacional do PIBID. ? A visão dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre a importância da experimentação no ensino de Quimica. 2012. (Congresso).

III Seminário de Formação Pedagógica. 2012. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia. Estudo preliminar sobre a utilização do perfil conceitual de calor em um curso para manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração. 2012. (Congresso).

III Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição.As pesquisas do grupo Linguagem e Cognição em Ensino de Ciências. 2011. (Encontro).

II semana da Química da UFVJM.A Pesquisa no Ensino de Química. 2011. (Encontro).

II Seminário de Formação Pedagógica. 2011. (Seminário).

II seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da UFVJM.Ciência para quê? O Ensino de Ciências na Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2011. (Encontro).

I Simpósio Mineiro de Educação em Química (SMEQ 2011). Os desafios do ensino e da aprendizagem Química em tempos de (in)certezas. 2011. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e o I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseanza de las Ciencias (CIEC). Concepções alternativas de estudantes de ensino médio de Diamantina na representação de mudanças de estados físicos da matéria.. 2011. (Congresso).

VIII Semana de Estudos da Química na UFOP.A abordagem da Nanociência e da Nanotecnologia no Ensino de Química. 2011. (Encontro).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. As práticas epistêmicas e os tipos de texto presentes em aulas práticas de química. 2010. (Congresso).

I Encontro de Pesquisadores em Eduacação dos Programas de Pós-Graduação em Eduacação de Belo Horizonte. O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de quimica. 2009. (Congresso).

VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. As práticas epistêmicas e suas relações com os tipos de texto que circulam em aulas práticas de química. 2009. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. A utilização do tempo e das práticas epistêmicas nas atividades práticas. 2008. (Congresso).

III Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências.Gêneros. 2006. (Encontro).

II Encontro Internacional Linguagens e Mediações na Educação em Ciências.Gêneros do discurso nas salas de aula de química. 2005. (Encontro).

XIX Encontro Regional da SBQ-MG. Diferenciando sensação térmica de temperatura: uma análise da dinâmica discursiva de uma sala de aula de química. 2005. (Congresso).

27ª Reunião Anual da SBQ nacional-. Frankenstein: Divulgando a ciência através do teatro. 2004. (Congresso).

XVLIII Congresso Brasileiro de Química. Metodologia científica de estudo da pintura de Guignard. 2003. (Congresso).

XI ENEQ. ?Romeu e Julieta, uma paixão científica: usando o teatro para a popularização da ciência e a formação de professores?. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isabel Martins Costa Coura

SILVA, F. A. R.;ARAUJO, A. O.; SOUZA, G. P.. Atuação do PIBID ciências em uma sequência didática investigativa sobre alquimia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Daniela Martins Buccini Pena

QUADROS, A. L.; MUNFORD, D.;ARAUJO, A. O.. Do Planejamento à prática: A influência de um material didático na prática de um grupo de professores em formação em química. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: LAIS DANIELE RODRIGUES BARBOSA

DINIZ, C. F.; OLIVEIRA, P. M.;ARAUJO, A. O.. Concepções alternativas dos estudantes de química relacionados à natureza da matéria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: JUSSARA DE OLIVEIRA VASCONCELOS E ALYSON TORRES DE BARROS

LIMA, E. H.;ARAUJO, A. O.; DINIZ, C. F.. A concepção dos professores de química do ensino médio de Diamantina sobre Tecnologias de Informação (TIC?s). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edenia Maria Ribeiro do Amaral

AMARAL, E. M. R.MORTIMER, E. F.. O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Edenia Maria Ribeiro do Amaral

MORTIMER, E. F.AMARAL, E. M. R.; AGUIAR JUNIOR, O. G.. O Perfil Conceitual de calor e sua utilização em comunidades acadêmicas e tecnólogicas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Bernardo Jefferson de Oliveira

MATTOS, C.; AMARAL, E.;OLIVEIRA, B. J.; MORTIMER, E. F.; AGUIAR JUNIOR, O. G.. O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco Ângelo Coutinho

Coutinho, F. A.MORTIMER, E. F.; Aguir Júnior, O. G.. O uso do tempo e das práticas epistêmicas em auls práticas de química. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Orlando Gomes de Aguiar Junior

MORTIMER, E. F.AGUIAR JÚNIOR, O. G.; COUTINHO, F. A.. O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Orlando Gomes de Aguiar Junior

MORTIMER, E. F.AGUIAR JR, Orlando; AMARAL, E. M. R.; MATTOS, C. R.; OLIVEIRA, B. J.. O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

Orlando Gomes de Aguiar Junior

MORTIMER, E. F.; AMARAL, E. M. R.;AGUIAR JR, Orlando. O perfil conceitual de calor e sua utilizaçãoo em comunidades socioculturalmente situadas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo Fleury Mortimer

MORTIMER, E. F.Coutinho, F.A.AGUIAR JUNIOR, O.. O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo Fleury Mortimer

MORTIMER, E. F.AMARAL, E. M. R.; Mattos, C.R.;AGUIAR JUNIOR, O.; Oliveira, B.J.. O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo Fleury Mortimer

MORTIMER, E. F.AMARAL, E. M. R.AGUIAR JUNIOR, O.. O PERFIL CONCEITUAL DE CALOR E SUA UTILIZAÇÃO EM COMUNIDADES SOCIOCULTURAMENTE SITUADAS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Brenda Geralda da Silva

Impactos que os programas PIBID e RP causam nas escolas, na formação inicial e na construção da identidade docente em Química; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Isadora Nogueira Barbosa

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS DO IFNMG; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Bruna Martinele Barros Andrade e Paula Loureiro Moura

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA: o uso de substâncias que auxiliam no desempenho desportivo e físico por atletas e não atletas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Química Licenciatrura) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Flávio Silva Rezende

Planejamento de Ensino Investigativo com auxilio didático de simulação interativa: potencialidades para o ensino de cinética Química; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCI - Ensino por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

maria cecília da silva soares pereira

Modelo cinético molecular: desenvolvimento de uma sequência didática em uma abordagem investigativa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCI - Ensino por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Fabiana Lima Dias

Educação Ambiental: conscientização sobre o uso e descarte de pilhas e baterias; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCI - Ensino por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Gabriel Luiz de Miranda

GARIMPANDO O CONHECIMENTO: Desenvolvimento de uma Sequência Didática para o Ensino de Química em uma Comunidade Quilombola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Ítalo Tadeu de Medeiros Pereira

UNO QUÍMICO: PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO JOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM DE TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Silvaney da Silva Espindola

A UTILIZAÇÃO DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE PETRÓLEO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Wingston Walter do Nascimento

PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFVJM E O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Maria Luiza Silva Camilo

A história da química nos livros didáticos e nas escolas parceiras do pibid ? química da UFVJM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Gabrielle Fernandes Gomes

Abordando o conteúdo das funções orgânicas através da temática: plantas medicinais e medicamentos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Maria das Dores Silva Cordeiro

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA PARA A QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO DE DIAMANTINA - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Dalila Aparecida Faria

O plástico como um tema gerador no ensino de química; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Weldis Antônio de Souza

A UTILIZAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE CALOR PELOS LICENCIANDOS EM QUIMÍCA DA UFVJM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Itala Kariny Barroso Lopes

NONOCIÊNCIAS E NANOCTECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE DIAMANTINA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Angélica Oliveira de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudina Maria Dutra Moresi

Pesquisa Guignard - Estudo da Obra; 2003; 13 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Claudina Maria Dutra Moresi;

Adjane da Costa Tourinho e Silva

Concepções sobre o tema: qualidade de água e qualidade de vida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Adjane da Costa Tourinho e Silva;

Eduardo Fleury Mortimer

O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo Fleury Mortimer;

Eduardo Fleury Mortimer

O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo Fleury Mortimer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, T. P. ; ARAUJO, A. O. ; SANTOS, D. R. ; OLIVEIRA, M. A. . ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Vozes dos Vales , v. 14 ano VII, p. 1-18-18, 2018.

  • ARAUJO, A. O. ; SANTOS, J. A. ; SILVA, B. G. . Lixo, reciclagem e reutilização: introdução a conteúdos de Química e a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Vozes dos Vales , v. 11 ano VI, p. 1-20, 2017.

  • ARAUJO, A. O. ; Mortimer, E. F. . CALOR: SENSAÇÃO TÉRMICA, SUBSTÂNCIA OU ENERGIA? O PERFIL CONCEITUAL DE CALOR EM UM CURSO DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE REFRIGERAÇÃO. Enseanza de las Ciencias , v. extra, p. 2579-2583, 2013.

  • MORTIMER, EDUARDO F. ; ARAÚJO, ANGÉLICA OLIVEIRA DE . Using productive disciplinary engagement and epistemic practices to evaluate a traditional Brazilian high school chemistry classroom. International Journal of Educational Research , p. 156-169, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAUJO, A. O. . Guia PNLD 2016 - Educação do Campo - Ensino Fundamental - Anos iniciais. 2016.

ARAUJO, A. O. . REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. 2019. (Revisor em Periódico).

ARAUJO, A. O. . XII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2019. (Parecerista de trabalhos).

ARAUJO, A. O. . XI Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Parecerista de trabalhos).

ARAÚJO, ANGÉLICA OLIVEIRA DE . X Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Parecerista de trabalhos).

ARAUJO, A. O. . Estratégias e Atividades Práticas para a Abordagem do Modelo Cinético Molecular. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATEUS, A. L. ; ARAUJO, A. O. . Frankenstein: A Ciência no Divã. 2003. Teatral.

MATEUS, A. L. ; ARAUJO, A. O. . Romeu e Julieta: Uma Paixão Científica. 2002. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    A NANOCIÊNCIA E A NANOTECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA NA CIDADE DE DIAMANTINA E NA REGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA, Descrição: A Nanotecnologia e as Nanociências vêm dando um impulso extraordinário à inovação e evolução do conhecimento, marcando presença em quase todas as revistas científicas da atualidade, revolucionando a produção mundial. Com investimentos crescentes, seu desenvolvimento conduzirá a uma revolução tecnológica com grandes impactos na ciência, na indústria e no desenvolvimento econômico, podendo garantir o desenvolvimento sustentável. A nanotecnologia é multidisciplinar e interdisciplinar. Todas as áreas das ciências estão envolvidas e empenhadas para o desenvolvimento de uma grande variedade de nanosistemas, nanodispositivos e nanomateriais avançados, cujas propriedades físicas e químicas são potencializadas em escala nano. Vários produtos que envolvem materiais nanotecnológicos já estão no mercado, portanto, é importante o conhecimento sobre os mesmos para consumo. Ao trabalhar com os alunos com diversas atividades envolvendo o tema, divulgamos alguns dos produtos que já existem no mercado e os futuros produtos propostos. Ou seja, mostramos o que os cientistas estão propondo desenvolver e como isso afeta a nossa vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Angélica Oliveira de Araujo - Integrante / Cristina Fontes Diniz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    O PERFIL CONCEITUAL DE CALOR E SUA UTILICAÇÃO EM COMUNIDADES ACADÊMICAS E TECNÓLOGICAS, Descrição: procuraremos investigar as seguintes questões: Quais são as zonas de um perfil conceitual de calor em diferentes comunidades? Qual o significado que os profissionais que trabalham diretamente como o conceito de calor em sua aplicação tecnológica, como os técnicos em refrigeração de ambientes, atribuem ao conceito de calor? Quais as zonas do perfil conceitual de calor eles utilizam? Quais são as zonas do perfil conceitual de calor? Em comunidades diferentes, como a comunidade acadêmica e a técnica, quais são as zonas do perfil conceitual de calor mais recorrentes e utilizadas?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angélica Oliveira de Araujo - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    O USO DO TEMPO E DAS PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA, Descrição: Essa pesquisa buscou identificar: (i) como o tempo é utilizado em aulas práticas, pelos alunos e pela professora; (ii) o desenvolvimento, pelos alunos, das práticas epistêmicas que emergem no discurso durante a realização das atividades práticas. Análise da dinâmica discursiva procurando compreender as interações discursivas entre os alunos e a professora e as estratégias comumente utilizadas pela professora para mediar essas interações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angélica Oliveira de Araujo - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Dialogia, interatividade e aprendizagem: correlacionando diferentes estilos de ensinar com a aprendizagem dos alunos, Descrição: Apesar de existirem algumas evidências na literatura de que um estilo de ensinar mas interativo e dialógico produz aprendizagens de qualidade em alguns alunos, pouco se sabe da correlação entre diferentes estilos de ensinar e o nível da aprendizagem dos alunos. Um estilo mais dialógico e interativo favorece igualmente a aprendizagem de todos os alunos? Há alunos que aprendem mais facilmente com estilos menos interativos e pouco dialógicos? Há conteúdos em que a aprendizagem é favorecida por estilos mais dialógicos e interativos? Há conteúdos em que acontece o inverso? O objetivo central deste projeto é, de posse da estrutura analítica desenvolvida no projeto que ora se encerra e publicado no livro Meaning Making in Secondary Science Classroms (Mortimer and Scott, in press), tentar estabelecer as correlações que permitam responder a essas perguntas, usando a estrutura analítica para caracterizar estilos de ensinar e itens de teste já validados, disponíveis na literatura, para medir a aprendizagem dos alunos. Por meio da ferramenta analítica que desenvolvemos, é possível determinar algumas características de uma aula ou de uma seqüência de aulas, que são detalhadas no projeto: grau de interatividade, qualidade da interação, grau de dialogia e número de transições entre referencialidade empírica e teórica e peso das intervenções pedagógicas. Por meio dessas características, acreditamos ser possível caracterizar o estilo de ensinar do professor em termos da dinâmica das interações, das mudanças de referencialidade e da natureza de suas intervenções. Nos últimos anos, a influência da psicologia sócio-histórica ou sócio-cultural na pesquisa em Educação em Ciências tem resultado no desenvolvimento gradual do interesse sobre o processo de significação em salas de aula de ciências, gerando um programa de pesquisa que procura responder como os significados são criados e desenvolvidos por meio do uso da linguagem e outros modos de comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Angélica Oliveira de Araujo - Integrante / Eduardo Fleury Mortimer - Coordenador / Adjane Tourinho Costa e Silva - Integrante.

  • 2004 - 2004

    Preservação Digital da obra de Guignard em Minas Gerais, Descrição: Projeto iniciado em dezembro de 2002, permitindo a ampliação do grupo de trabalho e das atividades relativas aos estudos em andamento da "Pesquisa Guignard".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Angélica Oliveira de Araujo - Integrante / Claudina Maria Dutra Moresi - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Pesquisa Guignard - Estudo da Obra, Descrição: Pelo Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica, PROBIC/FAPEMIG-PRPq/UFMG participei como bolcista de iniciação cinetífica realizando análises físico-químicas das obras estudadas na "Pesquisa Guignard" .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Angélica Oliveira de Araujo - Integrante / Claudina Maria Dutra Moresi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Departamento de Química - DEQUI. , Campus JK - Rodovia MGT 367 ? Km 583, Nº 5000, Alto da Jacuba, 39100000 - Diamantina, MG - Brasil, Telefone: (38) 35321252, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2010

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Química; Instrumentação para o Ensino de Química I e II; Seminários História da Química; Seminários Ciência, Tecnologia e Sociedade; Fundamentos de Quimica; Laboratório de Química Geral. Q

  • 02/2013 - 05/2013

    Direção e administração, Departamento de Química - DEQUI, .,Cargo ou função, Vice - Coordenação do curso de Licenciatura em Química.

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora do curso de especialização semipresencial EnCI - Ensino de Ciências por Investigação -Oferecido pelo CECIMIG / FaE / UFMG por meio da UAB- Universidade Aberta do Brasil

2007 - 2010

Colegio Santa Maria

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora no ensino médio e fundamental, Carga horária: 29

Atividades

  • 02/2007 - 07/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Regente de aulas para 9° ano do Ensino Fundamenta e 1°, 2° e 3° anos de Ensino Médio

2003 - 2007

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora no ensino médio, Carga horária: 18