Vania Maria Cury

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica, história da industrialização, Brasil, Rio de Janeiro, Clube de engenharia e Primeira República.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1998 - 2000

Universidade Federal Fluminense
Título: Engenheiros e empresários: o Clube de Engenharia na gestão de Paulo de Frontin (1903-1933)
Orientador: Fernando Antonio Faria
Palavras-chave: engenheiros; Clube de Engenharia; Paulo de Frontin; progresso tecnológico; desenvolvimento; empresários. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em História

1978 - 1985

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Francisco José Calazans Falcon
Palavras-chave: história econômica; indústria; industriais; engenheiros; desenvolvimento; progresso tecnológico. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Fabricação de produtos têxteis.

Graduação em História

1974 - 1977

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Tecnologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Brasileiro de História Econômica e 5ª Conferência Internacional de História de Empresas. Engenharia e desenvolvimento: questões da constituição do campo profissional no Brasil. 2001. (Congresso).

XXI Simpósio Nacional de História.Padrões e excepcionalidades da imigração portuguesa no Rio de Janeiro. 2001. (Simpósio).

Seminário A Presença Portuguesa no Rio de Janeiro.Presença portuguesa nas profissões liberais. 2000. (Seminário).

IX Simpósio Regional de História - ANPUH.Portugal e Brasil nas comemorações do Quarto Centenário do Descobrimento (1900). 2000. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de História Econômica e IV Conferência Internacional de História de Empresas. Economia Política, Nutrição Social e Desenvolvimento: as idéias básicas de Aarão Reis acerca do progresso industrial. 1999. (Congresso).

2º Seminário Economia, Sociedade e História do Rio de Janeiro.Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil: a ação no futuro. 1999. (Seminário).

VIII Encontro Regional de História - ANPUH.O Congresso de Engenharia e Indústria - Rio de Janeiro, 1900. 1998. (Encontro).

XVI Jornadas de História Econômica.O Clube de Engenharia: uma associação empresarial no Rio de Janeiro. 1998. (Outra).

1º Seminário Interno Economia, Sociedade e História do Rio de Janeiro.Engenheiros no Rio de Janeiro: aspectos ideológicos dos construtores do progresso. 1997. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcele Monteiro de Sousa

CURY, V. M.. Planejamento sócio-espacial na província fluminense: o processo de urbanização e consolidação de uma rede urbana na região ocidental do Médio Vale do Paraíba do Sul. 2003. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Aluno: Daniel de Pinho Barreiros

CURY, V. M.. A Modernização Conservadora no Brasil: Estado e Classes Sociais na Construção da Via Prussiana. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Instituo de Ciências Humanas e Filosofia.

Aluno: Maurício Médici Metri

CURY, V. M.. Poder, moeda e riqueza na Europa Medieval. 2007. Tese (Doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarice Menezes Vieira

CURY, V. M.. Formação do Estado e do Mercado nacionais alemães: uma perspectiva histórica. 2006 - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Mauricio Metri

CURY, V. M.. A face oculta das moedas na origem e formação do Sistema Mundial. 2005 - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Clarice Menezes Vieira

CURY, V. M.. A Alemanha no século XIX e a formação do mercado e do Estado nacionais: uma perspectiva comparada. 2003 - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Fausto Fernando Deodato

CURY, V. M.. Celso Furtado: da CEPAL ao Mito do Desenvolvimento Econômico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Joana Frenkel

CURY, V. M.. A Crise Asiática de 1997-98: uma análise do caso coreano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Breno Ricardo Ribeiro de Arruda

CURY, V. M.. Economia da cidade do Rio de Janeiro: evolução recente e potencialidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Marcus Vinícius Soares da Rocha

CURY, V. M.. O governo de JK e o desenvolvimento da indústria de autopeças no país. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Rodrigo Gomes Coelho

CURY, V. M.. Empresas Familiares. SulAmérica Seguros - um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Simone Bonfim

CURY, V. M.. Friedrich Hayek e o "Caminho da Servidão". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Juan Rafael Cardoso Ruiz Vidal

CURY, V. M.. O milagre econômico brasileiro (1968-73): o pensamento e as ações de Delfim Netto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Cíntia Vieira Borges

CURY, V. M.. O grande debate (1926-27) e as perspectivas da Nova Política Econômica nas visões de Bukharin e Preobrajenski. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Pedro Rogério Furley dos Santos Filho

CURY, V. M.. 1711: o seqüestro da cidade do Rio de Janeiro e o papel da pirataria marítima no contexto de surgimento do capitalismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Leonardo Querido Cárdenas

CURY, V. M.. Surgimento e desenvolvimento do crédito à agricultura no século XIX. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Leonardo de Moura Perdigão Pamplona

CURY, V. M.. Gestão do Estado no Brasil: tendências históricas e desafios para o século XXI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Sandro Garcia Duarte Peixoto

CURY, V. M.. Política Industrial no Estado da Guanabara de 1960 a 1965. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Ana Claudia Caputo

CURY, V. M.. As relações políticas e econômicas entre Brasil e Estados Unidos no período 1914-1929. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: André Luís Alves Pinto

CURY, V. M.. A gênese dos bancos privados nacionais do Rio de Janeiro no período imperial: 1838-1860. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Fábio Rodrigo Amaral de Assunção

CURY, V. M.. A Fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara: aspectos econômicos e políticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Marcos Luis Morgado

CURY, V. M.. Encilhamento: a especulação financeira dos anos de 1889-92. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Vasya Dutra

CURY, V. M.. A perda da hegemonia industrial do Rio de Janeiro e a importância da eletricidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Gustavo de Paula Baltar

CURY, V. M.. A política externa brasileira no período entre-guerras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Sabrina Schneider Martinez

CURY, V. M.. Reforma do sistema monetário e financeiro no período do Governo Castello Branco, 1964-67. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: André Vicente Santos Menezes

CURY, V. M.. Urbanização do Rio de Janeiro no período do Estado Novo: a gestão do prefeito Henrique Dodsworth (1937-45). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Vivian Helena Monteiro de Mattos

CURY, V. M.. Industrialização brasileira na primeira metade do século XX e a história da White Martins. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Vivian Helena Monteiro de Mattos

CURY, V. M.. Industrialização brasileira na primeira metade do século XX e a história da White Martins. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Eduíno Mendes Tavares

CURY, V. M.. A importância do comércio e dos serviços na economia cabo-verdiana. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Mirela de Carvalho Pereira da Silva

CURY, V. M.. Japão: o mensageiro de um futuro americano. Uma reflexão sobre o processo. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Carlos Frederico Alverga

CURY, V. M.. A revolução industrial na Grã-Bretanha. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Sérgio de Souza Freitas Filho

CURY, V. M.. O sistema bancário no Brasil da Primeira Metade do século XIX. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Sandra Caseira Cerqueira

CURY, V. M.. A multipolaridade e a abertura política e econômica soviética na década de 1980. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Eduardo Girão Butruce

CURY, V. M.. A origem do esvaziamento econômico do Estado do Rio de Janeiro. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Antenor Silva Carvalhaes

CURY, V. M.. A influência de Euvaldo Lodi no pensamento industrial brasileiro. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Christiano José Paes Leme Botelho

CURY, V. M.. Fábrica, tecnologia e disciplina no início do capitalismo industrial. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Togo Paulo Penna Ricci

CURY, V. M.. Origens da industrialização brasileira: o argumento dos Versiani. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

CURY, V. M.. Professor Adjunto de História Econômica. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bernardo Kocher

KOCHER, B.; MEDEIROS, L.; FARIA, F. A.. Engenheiros e Empreendedores: o Clube de Engenharia na Gestão de Paulo de Frontin, 1903-1933.. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; FARIA, Fernando; LAINO, André; FALCON, Francisco; MAUAD, Ana Maria. Engenheiros e Empreendedores: o Clube de Engenharia na gestão de Paulo de Frontin (1903-1933). 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; FARIA, Fernando; FALCON, Francisco. Engenheiros e Empreendedores: o Clube de Engenharia na gestão de Paulo de Frontin (1903-1933). 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Lená Medeiros de Menezes

MENEZES, L. M.; Faria; Coelho. Engenheiros e empresários: o Clube de Engenharia na gestão Paulo de Frontin. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Ismênia de Lima Martins

MARTINS, Ismênia de Lima. ENGENHEIROS E EMPRESÁRIOS: O CLUBE DE ENGENHARIA NA GESTÃ DE PAULO DE FRONTIN, 1903-1933. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Clarice Antoun Martinho

O esvaziamento econômico do Rio de Janeiro e a Fusão de 1975; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Marina Calvão de Andrade

A falta de mercado de trabalho para os jovens no Rio de Janeiro: o poder público e a sociedade frente a este quadro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Renata Bucair Guimarães

As principais condições que levaram ao desenvolvimento da economia norte-americana no final do século XIX e início do século XX; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Roberto Rocha Sampaio

A industrialização japonesa na Era Meiji: 1868-1912; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Fernanda Zajd

A questão da violência e do crime nas favelas do Rio de Janeiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Letícia Santos Guilhon Albuquerque

Aspectos socioeconômicos das favelas no Município do Rio de Janeiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

LUiza Rodrigues Amaral

Crescimento industrial e expansão urbana: Rio de Janeiro, 1930-50; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Fernanda Sodero de Freitas

Mineração e urbanização no Brasil colonial: o caso de Minas Gerais no século XVIII; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Bruno Farias Stern

Niterói: a dinâmica urbana e econômica após a Fusão (1975-2000); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Petúlia Dias de Oliveira

Copacabana, 1892-1960: do luxo à popularização do bairro mais famoso do Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Tatiana Peres Fazolato

Rio de Janeiro, século XX: os subúrbios e o deslocamento das indústrias; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Tatiana Peres Fazolato

Rio de Janeiro, século XX:os subúrbios e o deslocamento das indústrias; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Max Felipe Bohm

A contribuição dos imigrantes judeus para o comércio do Rio de Janeiro; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Rafael Santos da S

Guimarães; A indústria na cidade do Rio de Janeiro: seu passado e aspirações futuras; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Juliana Guaraná Vieira Maia

Aspectos do Índice de Desenvolvimento Humano dos Bairros do Rio de Janeiro na perspectiva da evolução histórica da cidade; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia da UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Alexandre Souza Rodrigues da Cunha

A revolução das ferrovias na economia americana do século XIX; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Christiano Barbosa Wegmann da Silva

A urbanização da Zona Sul do Rio de Janeiro de 1870 a 1930; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Marcio Gimene de Oliveira

O movimento industrialista brasileiro como projeto de nação; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Ana Carolina S

Corrêa de Sá; Escravidão, café e indústria no Rio de Janeiro; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Rodrigo Corréa Lobo

A ocupação do espaço urbano no Rio de Janeiro: o caso da Barra da Tijuca; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Juliana Guaraná

Aspectos do índice de desenvolvimento humano do Rio de Janeiro: a habitação popular; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Karla Rosas da Cruz

Reforma urbana de Pereira Passos (1903-1906): o Rio de Janeiro do "bota-abaixo"; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Penélope Capillé Celano

Favela ou bairro - contradições no desenvolvimento carioca; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Daniele Alencar Diniz

Revisitando Max Weber - a ética protestante e o espírito do Capitalismo; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Frederico Rocco Fleury Maruca

São Cristóvão e Leblon - algumas características da evolução urbana do Rio de Janeiro na virada para o século XX; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Leonardo Luiz Meneses Pereira

A Revolta da Vacina no contexto da Primeira República; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Vania Maria Cury;

Romina Lacerda Braga da Cruz

A Guerra do Paraguai: perspectivas econômicas; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Michel Varas Rachid

A indústria pesada britânica no século XIX, 1830-1870; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Marcelo Silva

O processo de descolonização em Angola; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Marcelo Rolim de Andrade

O processo de transição da NEP para os planos centralizados na URSS; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Paula Motta Ludgero da Silva

Análise histórica dos esquemas de integração econômica promovidos na América Latina entre os anos 1960-1980; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Ana Paula Fernandes Mendes

Imperialismo e expansão colonial: uma etapa da história do capitalismo; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Marcelo Almeida de Britto

A influência da política tarifária na industrialização brasileira: o ramo têxtil (1900-1914); 1988; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Denise Bastos de Almeida Telles

Industrialização brasileira: análise das condições de implantação da indústria no Brasil; 1988; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vania Maria Cury;

Marcio Gimene de Oliveira

O movimento industrialista brasileiro como projeto de nação; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vania Maria Cury;

Marcelo Leandro Ferreira

Experiências comparadas de industrialização; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vania Maria Cury;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Jose Calazans Falcon

Protencionismo alfandegário e crescimento industrial: o setor têxtil no Brasil de 1890 a 1930; 1985; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CURY, V. M. ; Almir Pita Freitas Filho . Instituições, agentes sociais e desenvolvimento econômico: Rio deJaneiro, 1890-1945. Estudos do Século XX , Coimbra, Portugal, v. 01, p. 115-137, 2004.

  • CURY, V. M. . Algodão e proteção: a indústria têxtil no Brasil, 1890-1930. História Revista (UFG) , Goiânia - GO, v. 01, n.00, p. 79-97, 1999.

  • CURY, V. M. . Engenheiros no Rio de Janeiro: aspectos ideológicos dos construtores do progresso. Archetypon , Rio de Janeiro - RJ, v. 01, n.15, p. 104-118, 1997.

  • CURY, V. M. ; VASCONCELLOS, L. . Apontamentos sobre a formação da sociedade brasileira. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro - RJ, v. 14, p. 189-201, 1997.

  • CURY, V. M. ; VASCONCELLOS, L. . Brazil: five hundred years of History.. International Social Science Journal , Inglaterra, v. XLIV, p. 473-486, 1992.

  • CURY, V. M. . História da industrialização no século XIX. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. v. 1. 184p .

  • CURY, V. M. ; FRENKEL, J. ; FAÇANHA, D. . Informática. Atuação e Tendências.. Rio de Janeiro - RJ: FINEP, 1994. v. 01. 176p .

  • CURY, V. M. . Presença portuguesa: bases para a expansão das profissões liberais no Brasil. In: LESSA, Carlos. (Org.). Os Lusíadas na Aventura do Rio Moderno. 01ed.Rio de Janeiro - RJ: Record, 2002, v. 01, p. 241-271.

  • CURY, V. M. . Presença portuguesa nas comemorações do Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil. In: RAMOS, Maria Bernadete; SERPA, Elio; PAULO, Heloísa.. (Org.). O beijo através do Atlântico. O lugar do Brasil no Panlusitanismo.. 01ed.Chapecó - SC: Argos, 2001, v. 01, p. 25-61.

  • CURY, V. M. . Engenharia e desenvolvimento: questões da constituição do campo profissional no Brasil. In: FARIA, Fernando Antonio. (Org.). Visões do Brasil contemporâneo: economia e sociedade. 01ed.Niterói - RJ: LAHSOE - UFF, 2001, v. 01, p. 94-114.

  • CURY, V. M. . Maurice Dobb e o "Mito do Empreendedor": o velho frescor de uma idéia. In: VI Congresso Brasileiro de História Econômica e 7ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2005, Conservatória. VI Congresso Brasileiro de História Econômica e 7ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2005.

  • CURY, V. M. . O Clube de Engenharia no contexto histórico de nascimento do moderno urbanismo brasileiro, 1880-1930. In: 8º Seminário da História da Cidade e do Urbanismo, 2004, Niterói. Anais VIII SHCU, 2004.

  • CURY, V. M. . Cidades: objetos de estudo para a História Econômica. In: V Congresso Brasileiro de História Econômica e 6ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2003, Caxambu - MG. V Congresso Brasileiro de História Econômica e 6ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2003. v. 01. p. 01-20.

  • CURY, V. M. . Engenharia e desenvolvimento: questões da constituição do campo profissional no Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de História Econômica e 5ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2001, São Paulo - SP. Anais do IV Congresso Brasileiro de História Econômica e da 5ª Conferência Internacional de História de Empresas. São Paulo - SP, 2001. v. 01. p. 00-00.

  • CURY, V. M. . Presença Portuguesa nas Profissões Liberais. In: Seminário A Presença Portuguesa no Rio de Janeiro - Gabinete Português de Leitura / FAPERJ, 2000, Rio de Janeiro - RJ. Seminário A Presença Portuguesa no Rio de Janeiro, 2000.

  • CURY, V. M. . Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil: ação no futuro. In: II Seminário Economia, Sociedade e História do Rio de Janeiro, 1999, Rio de Janeiro - RJ. II Seminário Economia, Sociedade e História do Rio de Janeiro, 1999. v. 01. p. 01-18.

  • CURY, V. M. . Economia Política, Nutrição Social e Desenvolvimento: as idéias básicas de Aarão Reis acerca do progresso industrial. In: III Congresso Brasileiro de História Econômica - IV Conferência Internacional de História de Empresas, 1999, Curitiba - PR. III Congresso Brasileiro de História Econômica - IV Conferência Internacional de História de Empresas, 1999. v. 01. p. 01-18.

  • CURY, V. M. ; CURY, V. M. . O Congresso de Engenharia e Indústria - Rio de Janeiro, dezembro de 1900. In: VIII Encontro Regional de História - ANPUH, 1998, Vassouras - RJ. VIII Encontro Regional de História - ANPUH, 1998. v. 01. p. 01-15.

  • CURY, V. M. . O Clube de Engenharia (1880-1930) - uma associação empresarial no Rio de Janeiro. In: XVI Jornadas de Historia Economica, 1998, Quilmes - Argentina. XVI Jornadas de Historia Economica, 1998. v. 01. p. 01-18.

  • CURY, V. M. . O Legado de Vargas: Rio, a capital da República. In: Seminário O Legado de Vargas, 2004, Rio de Janeiro. Seminário O Legado de Vargas, 2004.

  • CURY, V. M. . Inventores e invenções na modernização brasileira. In: XI Encontro Regional de História "Democracia e Conflito!, 2004, Rio de Janeiro. XI Encontro Regional de História "Democracia e Conflito", 2004.

  • CURY, V. M. . O Clube de Engenharia - uma associação profissional e política na Capital. In: 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003, Rio de Janeiro - RJ. 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003. v. 01. p. 36-36.

  • CURY, V. M. . Padrões e excepcionalidades da imigração portuguesa no Rio de Janeiro: as profissões liberais. In: XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2001, Niterói - RJ. XXI Simpósio Nacional - A História no Novo Milênio: entre o individual e o coletivo. Niterói - RJ: ANPUH, 2001. v. 01. p. 268-269.

  • CURY, V. M. . Portugal e Brasil nas Comemorações do Quarto Centenário do Descobrimento (1900). In: IX Simpósio Regional de História - ANPUH, 2000, Niterói - RJ. IX Simpósio Regional de História - ANPUH - História, Memória e Comemorações, 2000.

  • CURY, V. M. . Churchill, Hitler e a Guerra Desnecessária. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. (Tradução/Livro).

  • CURY, V. M. . A Doutrina do Choque. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. (Tradução/Livro).

  • CURY, V. M. . Japão: um caso singular de modernização, 1868-1914 2001 (Texto didático).

  • CURY, V. M. ; FERREIRA, M. L. . A industrialização norte-americana entre 1850 e 1914, na perspectiva de Alfred Chandler. Rio de Janeiro - RJ: Faculdade de Economia e Administração - UFRJ, 1997 (Texto didático).

  • CURY, V. M. ; FERREIA, M. L. . Desenvolvimento industrial da Alemanha, 1870-1914. Uma abordagem histórica.. Rio de Janeiro - RJ: Faculdade de Economia e Administração - UFRJ, 1996 (Texto didático).

  • CURY, V. M. . Comércio Internacional e Sistema de Pagamentos: 1850-1913. Rio de Janeiro - RJ: Faculdade de Economia e Administração - UFRJ, 1994 (Texto didático).

  • CURY, V. M. . Brasil: quinhentos anos de história. Revendo as interpretações.. Rio de Janeiro - RJ: Faculdade de Economia e Administração - UFRJ, 1994 (Texto didático).

  • CURY, V. M. . Tráfico de escravos e liberalismo. Rio de Janeiro - RJ: Faculdade de Economia e Administração - UFRJ, 1990 (Texto didático).

  • CURY, V. M. . Engenheiros e empresários: o Clube de Engenharia na gestão de Paulo de Frontin (1903-1933).. 1999 (Relatório de Qualificação) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Avenida Pasteur 250, Praia Vermelha, 22240-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1977 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor público federal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/1977 - 09/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Econômica Geral I, História Econômica Geral III