Jomara Ramos Moreno
Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Administração Estratégica pela Faculdade Laboro. Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB). Com pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Permanência estudantil. Possui experiência em gestão administrativa, comercial e relacionamento com clientes, com foco na qualidade, experiência e customer success. Prática na análise de resultados, avaliação de indicadores, elaboração de planejamento estratégico e planos de ações. Experiência em expansão de redes e novos negócios em diversos segmentos (B2B e B2C). Implantação, acompanhamento e desenvolvimento de novas unidades de negócio. Avaliação e negociação de ponto comercial. Consultorias e assessoria em relação à operacionalização, padronização da rede e capacitação de equipes.
Informações coletadas do Lattes em 28/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2023 - Atual
Universidade Católica de Brasília
Orientador: Celio da Cunha
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; Permanência; Políticas Públicas e privadas.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado interrompido em 2013 em Agronomia
2011 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: Avaliação da mineralização e disponibilidade de nitogênio para cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) em solos do Distrito Federal
Sebastião Alberto de Oliveira.Coorientador: Djalma Martinhão Gomes de Sousa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2013Palavras-chave: extratores químicos.Grande área: Ciências Agrárias
Mestrado profissional em Governança, Tecnologia e Inovação
2019 - 2021
Universidade Católica de Brasília
Título: AMBIENTE DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Edilson Ferneda
Coorientador: Hércules Antônio do Padro. Bolsista do(a): União Brasileira de Educação Católica, UBEC, Brasil. Palavras-chave: Educação à Distância; Predição de evasão; Performance do estudante.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em MBA em Gestão Estratégica
2016 - 2018
Faculdade Laboro
Título: Análise de Viabilidade de Negócio para Formatação de um Modelo de Franquia de Sucesso
Orientador: Bruna Almeida
Graduação em Engenharia Agronômica
2001 - 2006
Universidade de Brasília, UnB
Título: Determinação da Acidez Potencial por Titulações Colorimétrica e Potenciométrica
Orientador: Sebastião Alberto de Oliveira
Formação complementar
2022 -
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2022 - 2022
GESTÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2021 - 2021
II FÓRUM DE PASTORALIDADE - PERTINÊNCIA INSTITUCIONAL. (Carga horária: 10h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2020 - 2020
TRILHA FORMATIVA - PROPÓSITO DE VIDA. (Carga horária: 12h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em LABORATÓRIO DE GOVERNANÇA E INOVAÇÃO. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso Básico de Nutrição Animal. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Ensino Profissional-Colégio Agrícola de Brasília, SEPCAB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Produção e Reprodução de Bovinos. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2004 - 2004
Dimensionamento e aplicações de motobombas. (Carga horária: 4h). , Cia Industrial H. Carlos Schneider - Ciser, CISER, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 25h). , Secretaria de Ensino Profissional-Colégio Agrícola de Brasília, SEPCAB, Brasil.
2001 - 2001
Curso Básico de Apicultura. (Carga horária: 32h). , Associação Apícula do Distrito Federal, AADF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Organização de eventos
MORENO, J. R. . 1° BusinessCom Y Franquias e Consultoria. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
XI CLABES - Congresso Latinoamericano sobre Abandono da Educação Superior: Limites e aproximações entre Educação Básica e Se Superior. 2022. (Congresso).
Fórum Nacional das IES Católicas - ANEC. 2018. (Congresso).
X Fórum Nacional de Mantenedoras da ANEC. 2018. (Congresso).
Encontro de Jovens Talentos da Embrapa Cerrados.Relações entre a textura, carbono e nitrogênio orgânicos em solos canavieiros do Cerrado. 2012. (Seminário).
FETBIO 2012. Relações entre a textura, carbono e nitrogênio orgânicos em solos canavieiros do Cerrado. 2012. (Congresso).
Fertbio 2010. Determinação de Acidez Potencial por Titulações Colorimétrica e Potenciométrica em Amostras de Solo sbo Cerrado. 2010. (Congresso).
Estudos em biologia melecular e biotecnologia Embrapa CENARGEN.Replicação de DNA. 2005. (Oficina).
I semana Universitária da Embrapa Cerrados. 2005. (Outra).
XXIV Congresso Brasileiro de Agronomia. 2005. (Congresso).
III Cogresso Mundial de Profissionais da Agronomia e I Congresso Pan-Americano de Engenheiros Agrônomos. 2004. (Congresso).
VIII Curso de Novos Enfoques na PRodução e Repordução de Bovinos. 2004. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
MORENO, JOMARA RAMOS ; FERNEDA, EDILSON ; DO PRADO, HÉRCULES ANTONIO ; PORTO BEZERRA, ED . Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação a distância. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 20, p. 1-10, 2022.
-
MORENO, J. R. ; Sebastião Alberto de Oliveira ; Djalma Martinhão Gomes de Sousa ; REIN, T. A. . Relações entre a Textura, Carbono e Nitrogênio em solos Canavieiros do Cerrado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORENO, J. R. ; Sebastião Alberto de Oliveira ; Djalma Martinhão Gomes de Sousa . Determinação de Acidez Potencial por Titulações Colorimétrica e Potenciométrica em Amostras de Solo sob Cerrado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORENO, J. R. . Replicação do DNA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORENO, J. R. ; FERNEDA, EDILSON ; DO PRADO, HÉRCULES ANTONIO . Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação à distância. BRASÍLIA: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB, 2022 (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
União Brasileira de Educação Católica. , Quadra QS 7, Areal (Águas Claras), 71966700 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33839370, Ramal: 9370, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Executiva de Captação, Carga horária: 44
Outras informações:
Planejar e Consolidar estratégias comerciais para o alcance das metas de captação e renovação para cada unidade do grupo.
Implementar melhorias nos processos de matrículas e rematrículas, bem como capacitar as equipes comerciais locais e regionais, visando o cumprimento das metas e dos procedimentos definidos pela diretoria estratégica.
Elaborar planos ações comerciais, projetos e boas práticas da Rede.
Monitorar a performance de cada colaborador/equipes/ unidades.
Acompanhar indicadores de desempenho da área. Elaborar e apresentar relatórios para diretoria com os resultados das unidades do grupo.
Implantação da ferramenta CRM para captação em todas as unidades de educação básica e educação superior do grupo Ubec.
Implantação do sistema Omnichannel nas operações de callcenter ativo e receptivo na UBEC.
Reestruturação da central de relacionamento com os alunos da Universidade Católica de Brasília - UCB
2021 - 2022
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral Administrativa EaD, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela gestão administrativa, operacional e comercial da Católica EaD.
Responsável pelo planejamento estratégico da área, com foco no alcance das metas e no resultado operacional da unidade.
Acompanhar e controlar indicadores de desempenho comerciais, financeiros e acadêmicos, definindo estratégias para atingimento de metas, melhorando o posicionamento da instituição no mercado.
Elaborar planos ações, projetos e boas práticas para a rede de polos parceiros e próprios no Brasil e exterior.
Planejar e implementar estratégias para o plano de expansão, prospecção de novos mercados identificando oportunidades e novos negócios.
Planejar e implementar estratégias comerciais de captação de novos alunos, renovação dos veteranos e negociação de dívidas.
Implementar melhorias nos processos e monitorar KPIs, como objetivo de melhorar a experiência do estudante e aumentar seu ciclo de permanência na instituição.
Monitorar a performance, motivação e engajamento de cada colaborador/equipes/polos/região.
2018 - 2021
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Gestão e Expansão EAD, Carga horária: 44
Outras informações:
- Coordenar equipe de expansão de novos negócios e gestão de polos EaD.
- Supervisionar o processo de captação de leads, conversão e abertura de novos negócios.
- Acompanhar o desenvolvimento e a performance dos polos no Brasil e no exterior.
- Monitorar o comportamento de mercado, realizando análises de potencial e atuação da concorrência, identificando oportunidades e elaborando o estudo de viabilidade do mercado, a fim de propor a participação ideal no segmento educacional.
- Monitorar KPIs indicativos de captação de novos polos e performance em número de alunos (indicadores de captação e retenção).
- Elaborar campanhas motivacionais, incentivar e garantir o cumprimento de metas.
- Apresentar resultados para reitoria com foco no aumento das receitas operacionais.
2018 - 2018
Instituto de Ensino Superior BrasileiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 44
Outras informações:
Garantir o atingimento das metas de vendas da equipe comercial. Além de ampliar a visibilidade do setor através do desenvolvimento da equipe. Fazer gestão de equipe de vendas com foco em resultados. Elaborar ações para atingir metas mensais, semestrais e anuais. Gerar relatórios e análises de venda. Aplicar treinamento para equipe de vendas. Apresentar resultados de vendas para diretoria.
2017 - 2018
Y Franquias, Gestão e NegóciosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Expansão de Franquias e Negócio, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela execução do plano de expansão de diversas redes de franquias, tais como: Não+Pelo, Biomundo, SushiLoko, Brasil Vexado, Tomatzo, Paris Joias, Nutrifresh, entre outras.
Geração ativa de leads, gestão de contatos, recrutamento e seleção de candidatos e investidores.
Apresentação do plano de negócio, busca de ponto comercial e suporte na negociação.
Análise de franqueabilidade e formatação de franquias.
2015 - 2017
Kumon Instituto de Educação LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de operações de Franquias, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhar e desenvolver 30 unidades franqueadas no DF, GO, TO e BA.
Participar do processo seletivo de candidatos. Escolha do ponto comercial.
Treinamentos pré e pós-abertura.
Capacitação de equipes.
Controle da implantação de novas unidades.
Acompanhamento do cumprimento das obrigações contratuais.
Consultorias, assistência e assessoria aos franqueados em relação à operacionalidade e padronização do Método.
2010 - 2014
Central de Manipulação de Carnes DuBrasil LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela gestão da área comercial, pessoal, administrativa e financeira.
Gestão comercial: Prospecção de clientes. Planejamento de divulgação. Estudo do mercado.
Gestão de equipe: seleção, treinamento e capacitação de equipe. Avaliação por resultados.
Gestão de contratos: contratação de fornecedores de bens e serviços, controle de estoque e distribuição de mercadorias.
Gestão financeira: orçamento, fluxo de caixa, relatórios gerenciais de apresentação de resultado. Cobrança de inadimplentes.
2013 - 2013
Faculdade DarwinVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora no curso de pós-graduação em Gestão Ambiental.
Disciplinas: Gestão Ambiental;
Geomorfologia;
Hidrologia;
Fertilidade, Física e Química dos solos;
Qualidade da água e do meio ambiente.
2005 - 2005
EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Análise da expressão gênica em plantas de Tabaco transformadas pelo gene rolA de Agrobacterium rhizogenes
2004 - 2004
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Melhoramento Genético de Cevada no Cerrado
2002 - 2003
Fundação Jardim Zoológico de BrasíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa em Psicobiologia Animal
2001 - 2002
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Oleircultura no Distrito Federal (PADOL-DF), como estagiária na UnB. Projeto foi desenvolvido na Fazenda Água Limpa - FAL/UnB.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jomara Ramos Moreno e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?