Alexandre Cerqueira de Oliveira Rohl

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unesp (bolsa Capes), com a tese "O solfejo heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a teoria musical luso-brasileira no século XVIII", desde 2016. Possui o título de Mestre em Música (2010), com o projeto "A fuga-dupla luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX (bolsa Capes) e Bacharelado em Composição e Regência (2005), ambos pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi bolsista CNPq e Fapesp, de iniciação científica, durante sua graduação e bolsista de pós-graduação da Fundación Carolina para o "Curso en Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano" realizado pelo Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid em conjunto com a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (2007).

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Música

2012 - 2016

Instituto de Artes da UNESP
Título: O solfejo heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a teoria musical luso-brasileira no século XVIII
Paulo Augusto Castagna. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Mestrado em Música

2008 - 2010

Instituto de Artes da UNESP
Título: A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos dezoito e dezenove,Ano de Obtenção: 2010
Paulo Augusto Castagna.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: música; musicologia; Brasil; Portugal; fuga dupla; seculos XVIII e XIX. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia. Setores de atividade: Outros.

Especialização em andamento em Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem on line

2018 - Atual

Universidade Metropolitana de Santos

Aperfeiçoamento em Musicología para la Protección y Difusión del Patr

2007 - 2007

Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid
Título: La fuga doble en la Península Iberica. Ano de finalização: 2007
Orientador: Ismael Fernandéz de la Cuesta
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.

Graduação em Bacharelado em Composição e Regência

2000 - 2005

Instituto de Artes da UNESP

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Colégio Visconde de Porto Seguro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1994

Inglês. , Ef Language Course, EF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Edição.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTAGNA, P. A. ; RÖHL, A. C. O. . Diversampa/XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Outro).

CASTAGNA, P. A. ; RÖHL, A. C. O. . Diversampa. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Congresso da ANPPOM. Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?. Os métodos de solfejo de Luís Álvares Pinto: Uma análise comparada da ?Arte de Solfejar? e ?Muzico e Moderno Systema para Solfejar. 2013. (Congresso).

XXII Congresso da ANPPOM. O solfejo heptacórdico na obra teórica de Luís Álvares Pinto. 2012. (Congresso).

VIII Encontro de Musicologia Histórica.A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasil. 2008. (Encontro).

XVIII Congresso da ANPPOM. O Christe eleison da missa a 5 vozes de Giovanni B. Pergolesi: uma análise a partir de André da Silva Gomes. 2008. (Congresso).

Afinación, diapasones y temperamentos históricos. 2007. (Oficina).

III Simposio sobre Patrimonio Inmaterial: La voz y la improvisación. 2007. (Simpósio).

La música barroca con acompañamiento de laúd u otros instrumentos de continuo en Italia y Alemania. 2007. (Oficina).

Afectos, pasiones, figuras retóricas en el barroco. 2004. (Outra).

El lamento como pardigma de la pasión poético-musical del barroco. 2004. (Outra).

La representación retórico-afectiva en el estilo barroc español: ópera y oratorio. 2004. (Outra).

Comunicação oral e escrita. 2003. (Oficina).

XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vitor Gabriel de Araujo

CASTAGNA, P. A.;GABRIEL; ZWILLING, C.. A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos XVIII e XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação) - UNESP Instituto de Artes.

Vitor Gabriel de Araujo

CASTAGNA, P. A.;GABRIEL; LUCAS, M.. A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos XVIII e XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação) - UNESP Instituto de Artes.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; ZWILLING, C.; ARAUJO, V. G.. A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos XVIII e XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação - Música) - Instituto de Artes - UNESP.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; ZWILLING, C.; LUCAS, M. I.; NOGUEIRA, M. F. P.; TOMAS, L. V.. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; NOGUEIRA, M. F. P.; TOMAS, L.. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; LUCAS, M. I.; ARAUJO, V. G.. A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos XVIII e XIX. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniel Herreras

W; A; Mozart: Concerto Nº3 para trompa solista e orquestra, enriquecimento interpretativo através de análises histórica e estrutural; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM; Orientador: Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl;

Marília Lucati Silva Araújo

Técnicas estendidas: uma nova ferramenta no ensino da flauta transversal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM; Orientador: Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl;

Ederson Antonio Marques

SAXOFONIA: Um Quarteto de Saxofones na Música Erudita; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM; Orientador: Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Augusto Castagna

A fuga dupla na música italiana, portuguesa e brasielira do século XVIII; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação - Música) - Instituto de Artes - UNESP,; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Paulo Augusto Castagna

O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII; 2016; Tese (Doutorado em Pós-Graduação - Música) - Instituto de Artes - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Paulo Augusto Castagna

Catálogo das obras com indicação de autoria do Arquivo Vespasiano Gregório dos Santos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Paulo Augusto Castagna

Edição de composições musicais religiosas dos séculos XVIII e XIX a partir de manuscritos de acervos paulistas e mineiros; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RÖHL, A. C. O. . Resenha sobre o livro Haydn, Mozart e Neukomm na Corte Real do Rio de Janeiro. Martius-Staden Jahrbuch, Brasil, São Paulo, p. 165 - 167, 01 jul. 2011.

  • RÖHL, A. C. O. . Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • RÖHL, A. C. O. . Os métodos de solfejo de Luís Álvares Pinto: Uma análise comparada da ?Arte de Solfejar? e ?Muzico e Moderno Systema para Solfejar. In: A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, 2013, Lisboa. Atas do Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?. Lisboa: Caravelas ? Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, 2013. v. 1. p. 67-89.

  • RÖHL, A. C. O. . O solfejo heptacórdico na obra teórica de Luís Álvares Pinto. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII congresso da ANPPOM. João Pessoa: Editora da ANPPOM, 2012. p. 1608-1615.

  • RÖHL, A. C. O. . A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasil. In: VIII Encontro de Musicologia Histórica, 2010, Juiz de Fora, MG. Anais do VIII Encontro de Musicologia Histórica: música e história no Brasil. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2010. p. 296-314.

  • RÖHL, A. C. O. . O Christe eleison da missa a 5 vozes de Giovanni B. Pergolesi: uma análise a partir de André da Silva Gomes. In: XVIII Congresso da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais - XVIII Congresso da ANPPOM. Salvador: ANPPOM Editora, 2008. p. 195-200.

  • RÖHL, A. C. O. . Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RÖHL, A. C. O. . Os métodos de solfejo de Luís Álvares Pinto: Uma análise comparada da ?Arte de Solfejar? e ?Muzico e Moderno Systema para Solfejar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RÖHL, A. C. O. . O solfejo heptacórdico na obra teórica de Luís Álvares Pinto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RÖHL, A. C. O. . A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RÖHL, A. C. O. . O Christe eleison da missa a 5 vozes de Giovanni B. Pergolesi: uma análise a partir de André da Silva Gomes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RÖHL, A. C. O. . Edição de composições musicais dos séculos XVIII e XIX apartir de acervos paulistas e mineiros. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Benedictus. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Miserere. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • X, F. P. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Antífona Sacerdotes Sancti. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Novena de Santo Antônio de Pádua. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • ROSARIO, V. F. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Missa de Cantochão. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Domine e Veni. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • GOMES, A. S. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Magnificat. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • LOBO, J. S. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Ladainha. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Motetos para a Procissão dos Passos da Quaresma. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RÖHL, A. C. O. . Catálogo das obras com indicação de autoria do Arquivo Vespasiano Gregório dos Santos. 2005. (Relatório de pesquisa).

RÖHL, A. C. O. . Edição de composições musicais dos séculos XVIII e XIX apartir de manuscritos de acervos paulistas e mineiros. 2004. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Metropolitana de Santos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2017

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias em Educação Musical

    • 01/2016

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música Brasileira: Anos 1960 aos dias atuais

    • 03/2015

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música Brasileira - Primeiros Séculos, Análise Musical

    • 03/2015 - 12/2015

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

  • 2012 - 2012

    Sociedade de Ensino Superior Mozarteum

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 4

  • 2011 - 2011

    Prefeitura de Taboão da Serra

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Social Educativo - Regente, Carga horária: 12

  • 2006 - 2007

    Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente do Centro de Documentação Musical, Carga horária: 44