Elisa Duque Neves dos Santos

Formada em Licenciatura Português-Inglês (UFF-2009), realizou curso de extensão Publishing Management (FGV) em 2009, e especialização em Literatura Infantojuvenil (UFF-2012) com Orientação Profª Drª Nilma Lacerda (pesquisa: "Águas andantes sobre o tempo: A Poesia sem Idade de Manoel de Barros). Realizou Mestrado em Estudos da Literatura;Teoria da Literatura (UFF-2015) com orientação do Prof. Dr. Adalberto Müller (Pesquisa: "Manoel de Barros: peregrinação da poesia por um conhecimento natural."). É doutoranda em Literatura Comparada pela UFF sob orientação do professor Dr. Adalberto Müller. Na pesquisa de Mestrado buscou relacionar a poesia de Manoel de Barros com um Conhecimento Natural, o qual ecoa na proposta de comunhão mística, que se dá na anulação das hierarquias entre os seres e seus modos de associação. Assim, propôs-se pensar nos procedimentos de comunhão, como a incorporação, a transubstanciação, a fusão e suas implicações na poesia de Manoel de Barros. Na pesquisa de doutorado pretende traçar um pensamento entre o fazer poético e o "ato de jardinagem" continuando a pesquisa sobre a relação entre natureza-poesia. Interessa-se por pesquisar a poesia nas relações intermidiais entre cinema e literatura/filosofia e literatura/ e o universo do sagrado e da religiosidade nas relações com a natureza, de modo que poesia seja pensada como "ato de vida". Participou do Congresso Internacional do instituto IBBY (2014) na Cidade do México com comunicação " Poetry without Age: the reader of Manoel de Barros over-flows labels ? For a meaningful inclusion". Participou da Mesa-redonda VII de Literatura Infanto-Juvenil, intitulada "Será o Benedito? Antigas e Mesmas (IN)Definições no III Simpósio de Pós-Graduação lato sensu em Letras na UFF em setembro de 2011, apresentou o trabalho " O corpo e a voz na contação de O Pavão Misterioso" no Simpósio "Ocorpoea vozdaleitura:perspectivashistóricas" no III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e II Fórum Latino-americano de Pesquisadores de Leitura na PUCRS em maio de 2012, e participou como membro da comissão organizadora do Colóquio Internacional PROALE I Esses Livros Sem Idade. Neste evento mediou a palestra intitulada "Ilustração: o arco e os alvos - quantas idades cabem num livro?" proferida pelo ilustrador Renato Alarcão. É professora de inglês do município do Rio de Janeiro (16 horas), editora, revisora, e tradutora freelancer, atendendo a diversas editoras como Rocco, Record, Elsevier etc, bem como a produtora cinematográfica Polo Filmes. Participou como tradutora do curta "Mar de Fogo" de Joel Pizzini - indicado para o Festival de Berlin (2014). Tem experiência com ensino de língua inglesa, língua portuguesa, literatura brasileira, artes da linguagem e redação.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: MANOEL DE BARROS: PEREGRINAÇÃO DA POESIA POR UM CONHECIMENTO NATURAL,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Adalberto Müller Jr.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Lato sensu em Literatura Infantojuvenil

2011 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Título Provisório: "Poesia sem idades: Alguns casos"
Orientador: Nilma Lacerda

Aperfeiçoamento em Publishing Management: O Negócio do Livro

2009 - 2010

Fundação Getúlio Vargas
Título: "Editora Aprendiz - A construção de um selo editorial". Ano de finalização: 2010

Graduação

2002 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Metodologia e Técnicas para o Ensino de Inglês. (Carga horária: 4h). , Learning Factory, LF, Brasil.

2011 - 2011

Metodologia e Técnicas para o Ensino de Inglês. (Carga horária: 16h). , Learning Factory, LF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTONI, A. S. ; MULLER JR, A. ; ULM, H. R. ; SANTOS, E. D. N. . I Colóquio Sentidos e Tecnologias: Rituais da Percepção. 2017. (Congresso).

LACERDA, N. ; Mattos, Margareth ; SANTOS, E. D. N. . Colóquio Internacional Proale I Esses Livros Sem Idade. 2012. (Congresso).

MARTONI, A. S. ; MULLER JR, A. ; ULM, H. R. ; SANTOS, E. D. N. . I Colóquio Sentidos e Tecnologias: Rituais da Percepção. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A circulação de literatura para crianças e jovens na América Latina. 2012. (Outra).

A viagem de um barquinho- Sylvia Orthof- Editora Rovelle. 2012. (Seminário).

Colóquio Internacional Proale I Esses Livros Sem Idade. Ilustração: o arco e os alvos - quantas idades cabem num livro?. 2012. (Congresso).

III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e III Fórum Latino-americano de Pesquisadores de Leitura.O corpo e a voz na contação de O Pavão Misterioso. 2012. (Simpósio).

Particularidades na edição do livro ilustrado - Catedra Unesco -PuC. 2012. (Encontro).

Produção Cultural com Julio Augusto Zucca - Biblioteca Municipal de Botafogo. 2012. (Oficina).

III Simpósio de Pós-Graduação lato sensu Letras.Será o Benedito? Antigas e Mesmas (IN)Definições. 2011. (Simpósio).

Remembered Wrongs, Imagined Rights: Labors of Literature and Human Rights. 2008. (Outra).

Preconceito Linguístico ou Social (UFF). 2007. (Seminário).

III Seminário de Lirismo - Diversidade e Homoerotismo. 2004. (Seminário).

X Jornada de Letras UFF. 2003. (Outra).

Rio-Lisboa: entre Letras e Artes (NEPA - UFF). 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pascoal Farinaccio

Müller, Adalberto; PUCHEU NETO, A.;FARINACCIO, PASCOAL. Manoel de Barros: A Peregrinação da Poesia por um Conhecimento Natural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Luís Maffei

MAFFEI, Luis; PUCHEU, A.; MÜLLER, A.. Manoel de Barros: peregrinação da poesia por um conhecimento natural. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Adalberto Müller Júnior

PUCHEU, A.; MAFFFEI, L.;MÜLLER, ADALBERTO. Manoel de Barros: Peregrinação da poesia por um conhecimento natural. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Margareth Silva de Mattos

MATTOS, Margareth Silva de. Águas Andantes sobre o Tempo: Manoel de Barros e sua Poesia sem Idade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

Diana Irene Klinger

KLINGER, Diana.; ULM, Hernan; MULLER, A.; GIORGI, G.. Poéticas em ritmos vegetal- uma antologia comentada. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adalberto Müller Júnior

A palavra-jardim e a oferta natural; Início: 2015; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Adalberto Müller Júnior

A imagem na poesia de Manoel de Barros; 2013; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adalberto Müller Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Provisório: "Poesia sem idades: alguns casos", Descrição: Projeto de pesquisa para conclusão de curso lato-sensu (Especialização em Literatura Infantojuvenil). Considerar as escolhas editoriais para a publicação de poesias contemporâneas com possibilidade de alcançar um público 'sem idade', pensar nas estratégias editoriais (temas, projetos gráficos etc.) que permitem caracterizar a produção como 'sem idade', definir o que é o 'sem idade', pensar na produção editorial dedicada à poesia, a circulação do livro de poesia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Duque Neves dos Santos - Coordenador / Nilma Lacerda - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Inglesa

2011 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Saúde.