Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) em Currículo. Atualmente é professora do Setor Curricular de Química do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de currículo, ensino médio, currículo, formação de professores, ensino de química, gênero,s sexualidade, diferença.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Comunidade Disciplinar de Enisno de Química na Produção de Políticas Curriculares para Formação de Professores,Ano de Obtenção: 2012
Alice Casimiro Lopes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura Em Química

2004 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da Produção Técnico-Científica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro voltada para área de Educação
Orientador: Roberto de Barros Faria

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2002

Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Gênero e Diversidade Sexual na Escola. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

O novo mundo da criança. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.

2005 - 2005

O Programa Atuação Responsável da Indústria Químic. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Química Forense. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Segurança no Laboratório e na Indústria. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Ciência a Química e o Brasil Um Percurso Histórico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2004 - 2004

Química Ambiental e Desenvolvimento. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Química do Cotidiano. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TERRA, Nathalia . 8a Semana Integração Acadêmica da UFRJ. 2017. (Outro).

TERRA, Nathalia . Educação Básica em Pauta. Escolas sem partido: quando lecionar pode virar crime. 2015. (Outro).

TERRA, Nathalia . Educação Básica em Pauta. Base Nacional Curricular e seus outros.. 2015. (Outro).

TERRA, Nathalia . Seminário Interno de Reflexão Pedagógica. O CAp e o desafio da construção democrática - Reflexões sobre o sujeito contemporâneo, a convivência com a diferença e o desafio da emancipação social.. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.A utilização de sequências didáticas interdisciplinares para alunos do CAp-Popular. 2019. (Seminário).

X Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.Inglês como língua franca na aula de Química: práticas pedagógicas numa perspectiva pós-colonial. 2019. (Seminário).

II Seminário Regional dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (SICEA), Regional Amazônia Legal, Nordeste e Centro-Oeste.Revisitando nosso saber-fazer: uma experiência de reflexão coletiva entre professores de química do CAp UFRJ.. 2018. (Seminário).

XVIII ENEQ.Base Nacional Comum Curricular (BNCC): reflexões para o ensino de Química e a prática docente. 2016. (Encontro).

IX SICEA - I SICEA Internacional.DAS TRANSFORMAÇÕES MATÉRICAS À CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: FORMAS DE PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO DA IDENTIDADE. 2015. (Seminário).

5a Jornada Acadêmica do CAp UFRJ.O laboratório de sabores - o saber através do chocolate. 2014. (Outra).

34q Reunião Anual da Anped.A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR A PARTIR DE PERIÓDICOS. 2011. (Outra).

33a Reunião Anual da Anped. 2010. (Outra).

XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Currículo de Formação de Professores: an'alise dos artigos publicados na Revista Qu'imia Nova e na revista Ensaio (2001 - 2010). 2010. (Encontro).

XV Semana da Educação.Tema geral: Memórias, Pesquisas e Práticas Pedagógicas: 60 anos da Edu-Uerj. 2010. (Outra).

Encontro Nacional de Ensino de Química. 2008. (Encontro).

XIII Semana de Química.XIII Semana de Química da UFRJ. 2005. (Outra).

4a Escola de Verão da UFF.4a Escola de Verão da UFF. 2004. (Outra).

XII Semana de Química.XII Semana de Química da UFRJ. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renata Moreira da Silva Pereira

TERRA, Nathalia; Maciel, C. M.. Questões de gênero e sexualidade: a escola como arena de construção política. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lussandra Ribeiro Cesário Atadema

RANIERY, Tiago; Lews, E. S.;TERRA, Nathalia. Gestão Escolar e a Maternidade Jovem na Educação Básica: Descobertas e Desafios. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila dos Santos Almeida

RANIERY, Tiago; Gomes, M.;TERRA, Nathalia. A Química e a Física na disciplina escolar de Ciências: sentidos atribuídos por professores do nono ano. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Santos Silva

TERRA, Nathalia. LICENCIATURA EM QUÍMICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TERRA, Nathalia. Comissão Científica do Workshop Educação Ambiental e o Ensino de Química (WEAQ). 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TERRA, Nathalia; ABREU, R. G.. Banca de Seleção de Professor Substituto. 2018. Colégio de Aplicação UFRJ.

TERRA, Nathalia; ABREU, R. G.. Banca de Seleção de Professor Substituto. 2017. Colégio de Aplicação UFRJ.

TERRA, Nathalia. Correção de Provas de Nivelamento de Matemática para admissão de alunos. 2016. Colégio de Aplicação - UFRJ.

TERRA, Nathalia. Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TERRA, Nathalia; SILVA, I. C. G.; GIMENES COUTO, M. A. P. Comissão para seleção de professor substituto. 2015. Colégio de Aplicação - UFRJ.

TERRA, Nathalia. Correção de Provas de Nivelamento de Matemática para admissão de alunos. 2015. Colégio de Aplicação - UFRJ.

TERRA, Nathalia; ABREU, R. G.; GIMENES COUTO, M. A. P; SILVA, I. C. G.. Comissão para seleção de professor substituto. 2014. Colégio de Aplicação - UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcia Serra Ferreira

FERREIRA, M. S.; ABREU, R. G.;LOPES, A. C.. A comunidade disciplinar de ensino de Química na produção de políticas curriculares para formação de professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Renata Moreira

Questões de gênero e sexualidade; a escola como arena de construção política; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maurício Capristano

Reflexões sobre gênero e diversidade sexual na escola: medos e desafios frente às legislações vigentes; ; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lorena Moreira de Sousa

Ensino de Ciência para alunos do CAp Popular; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Renata Moreira da Silva Pereira

QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ARENA DE CONSTRUÇÃO POLÍTICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Nathalia Terra Barbosa Sathler Lenz César;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

A COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE QUÍMICA NA PRODUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alice Ribeiro Casimiro Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TERRA, Nathalia ; ABREU, R. G. . Conceitos Científicos em Destaque: Enfoques da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química na QNEsc. Quimica Nova na Escola , v. 37, p. 161-165, 2015.

  • TERRA, Nathalia ; FONSECA, R. . DAS TRANSFORMAÇÕES MATÉRICAS À CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: FORMAS DE PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO DA IDENTIDADE. In: Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. IX SICEA e I SICEA Internacional: Desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea, 2015.

  • TERRA, Nathalia ; ABREU, R. G. . Base Nacional Comum Curricular (BNCC): reflexões para o ensino de Química e a prática docente. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

  • TERRA, Nathalia . A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR A PARTIR DE PERIÓDICOS. In: 34a Reunião Anual da Anped, 2011, Natal. Anais da 34a. Reunião Anual da Anped, 2011.

  • TERRA, Nathalia ; ABREU, R. G. . Currículo de Formação de Professores de Química: análise dos artigos publicados na Revista Química Nova e na Revista Ensaio (2001 a 2010). In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. A formação do professor de Química e os desafios da sala de aula, 2010.

  • TERRA, Nathalia ; SILVA JR., F. P. ; SIMONE, S. G. . no Instituto Oswaldo Cruz, no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular com o projeto intitulado Análise proteômica da família de aspartil proteinases de Schistosoma mansoni (SmAPs) e avaliação de derivados de estatina como inibidores de SmAPs. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica, 2006, Águas de Lindóia. Anais da Sociedade Brasileira de Bioquímica de 2006, 2006.

  • TERRA, Nathalia . Revisitando nosso saber-fazer: uma experiência de reflexão coletiva entre professores de química do CAp UFRJ.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TERRA, Nathalia . Percursos Educativos de Química 2019 (material didático).

  • TERRA, Nathalia . Virtudes Epistêmicas e Aprendizagem Cosmopolita, 2010. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TERRA, Nathalia . Análise proteômica da família de aspartil proteinases de Schistosoma mansoni (SmAPs) e avaliação de derivados de estatina como inibidores de SmAPs. 2006.

TERRA, Nathalia . Percursos Educativos de Química. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

TERRA, Nathalia ; ABREU, R. G. ; COLYER, Virginia . Apostilas de Química para Ensino Médio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Química, ensino).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio de Aplicação - UFRJ. , Rua J. J. Seabra, Lagoa, 22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25115338, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

COLEGIO DE APLICACAO - UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Integrante daComissão de Práticas Avaliativas

2014 - Atual

COLEGIO DE APLICACAO - UFRJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo como professora na Educação básica ministrando as disciplinas de Química Geral, Físico-Química e Orgânica

2014 - Atual

COLEGIO DE APLICACAO - UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Integrante da COTAV

2015 - 2016

COLEGIO DE APLICACAO - UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto de Ensino do CAp UFRJ

2015 - 2015

COLEGIO DE APLICACAO - UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadëmica do Curso de Química

2015 - 2015

COLEGIO DE APLICACAO - UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Pedagógico do CAp UFRJ

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

CEDERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutor à distância

2013 - Atual

CEDERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutor à distância, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2013

    Ensino, Licenciatura em Biologia e Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atuo como tutora à distâncai na disciplina de Estágio Supervisionado III nos cursos de Licenciatura em Biologia e Química, atuando na formação de professores e acompanhamento das atividades do estágio.

2010 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Discurso e representação nas políticas de currículo: o caso do ensino médio (2003-2010) Descrição: Este projeto visa a investigar o discurso da política de currículo para o ensino médio durante o período 2003-2010, na vigência do governo Luís Inácio Lula da Silva. Com base na teoria de Ernesto Laclau, em alguns momentos apoiado por Chantal Mouffe, procuramos explorar a compreensão da política de currículo como luta discursiva pela constituição de representações. Se entendemos a negociação nas políticas de currículo como articulação discursiva, estamos afirmando que alguns grupos sociais particulares são capazes de se articular entre si, provisória e contingencialmente, na defesa de suas diferentes demandas curriculares. Dessa maneira, constituem dadas representações para o currículo. Tornam-se, então, questões gerais de pesquisa neste projeto: como entender as atuais lutas por representação nas políticas de currículo para o ensino médio? Como investigar os sentidos que circulam na constituição dessas representações? Que discursos favorecem determinados sentidos nas políticas? Serão particularmente investigados os significantes inovação / mudança curricular, qualidade da educação, melhores práticas, bem como as diferentes adjetivações para o currículo: flexível, dinâmico, diversificado, criativo, compatível com as exigências da sociedade contemporânea. Procuraremos entender as disputas no processo de fixação de sentidos desses significantes, bem como as flutuações de sentido que favorecem um dado discurso por intermédio da análise das metáforas e metonímias. Para essa análise, serão focalizados os documentos curriculares difundidos pelo MEC no período citado, com ênfase nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, na proposta de Ensino Médio Inovador e no Programa Currículo em Movimento. Com base em Stephen Ball, esses documentos são entendidos como produção de múltiplos contextos sociais atuantes na política e como tentativas de representação das políticas..