Angelita Aparecida Ribeiro da silva

Possui graduação em Química Bacharelado com atribuição em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Londrina (2005), mestrado em Química dos Recursos naturais (2009). Durante o mestrado trabalhou com biorremediação de solos contaminados com petróleo e técnicas de eletrocoagulação e eletroflotação na recuperação de efluentes. De 2007 à 2010 atuou como professora na rede estadual de ensino - Ensino Médio e Profissionalizante de Química e Meio Ambiente. Têm experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Química Ambiental. Atuou como docente colaboradora do departamento de química na Universidade Estadual de Londrina de 03/2012 à 12/2013 e hoje faz parte do corpo docente de química da UNIFIL (CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA), ocupa a função de responsável técnica da LE LIBAN JÓIAS FOLHEADAS e cursa o segundo ano do curso de Doutorado em Química na Universidade Estadual de Londrina.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Química dos Recursos Naturais - Uel / Unicentro / Uepg

2013 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Título: Difusão e especiação de poluentes inorgânicos emergentes aplicando argilominerais,
Maria Josefa Santos Yabe. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Mestrado em Química

2006 - 2009

Universidade Estadual de Londrina
Título: Avaliação das Técnicas de Eletrocoagulação e Eletroflotação na Recuperação de Efluentes de Lavagem de Veículos,Ano de Obtenção: 2009
Ilza Lobo.Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica. Setores de atividade: Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Química Bacharelado Com Habilitação Em Química Tec

2002 - 2005

Universidade Estadual de Londrina
Título: OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE HPAs EM SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO
Orientador: Ilza Lobo
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

XIX Programa de Educação Continuada - PEC. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2013 - 2013

XIX Programa de Educação Continuada - PEC. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2013 - 2013

XX Programa de Educação Continuada - PEC. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2012 - 2012

Didática de Ensino Superior - Módulo II. (Carga horária: 100h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2012 - 2012

XVIII Programa de Educação Continuada - PEC. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2012 - 2012

XVII Programa de Educação Continuada - PEC. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Dra GIZILENE MARIA DE CARVALHO. ; Dra. IEDA SPACINO SCARMÍNIO ; Dra. ELEN J. R. S. BRAZ ; Dra. ELIANA SILICZ BUENO ; Dra. SMONE A. A. MARTORANO ; Ms. FERNANDA A. F. LIMA ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da . XXVIII SEMANA DA QUÍMICA E V JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEL. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I NanoFe. 2014. (Encontro).

XXI Programa de Educação Continuada - PEC?. 2014. (Outra).

XXI SBQ Sul.DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE DIFUSÃO DE SELENITO E SELENATO EM BENTONITA. 2014. (Encontro).

XXX Semana da química: Novos Rumos para Química da UEL. 2014. (Outra).

?XIX Programa de Educação Continuada - PEC. 2013. (Outra).

22 Encontro Nacional de Iniciação Cientifica e 3 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovaçãoção.Especiação de Se (selênio) Utilizando Dispositivos Baseados em Gradientes Difusivos em Filmes Finos (DGT). 2013. (Encontro).

22 Encontro Nacional de Iniciação Cientifica e 3 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovaçãoção.Caracterização de Argilas para Desenvolvimento de Gradientes Difusivos em Filmes Finos - DGT. 2013. (Encontro).

V Encontro de Discentes e Docentes o Doutorado Associado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO.Difusão e especiação de poluentes inorgânicos emergente aplicando argilominerais. 2013. (Encontro).

XX Programa de Educação Continuada - PEC?. 2013. (Outra).

21 Encontro Nacional de Iniciação Cientifica e 2 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovaçãoção.Desenvolvimento de um Eletroflotador/ Eletrocoagulador para Tratamento de Efluente de Lavagem de Veículos em Fluxo Contínuo. 2012. (Encontro).

XVIII PPROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - PEC. 2012. (Outra).

XVII PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - PEC. 2012. (Outra).

XXVIII SEMANA DA QUÍMICA E V JORNADA DE PÓS GRADUAÇÃO. 2012. (Outra).

II WORKSHOP PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÔA EM QUÌMICA. 2006. (Outra).

VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS, 2006, Porto Alegre. Anais do VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS,.Avaliação do processo de filtração e adsorção em carvão ativado de compostos aromáticos em efluente da industria do petróleo.. 2006. (Encontro).

EAIC.OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE HPAs EM SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO. 2005. (Encontro).

SBQ Sul.OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE HPAs EM SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO. 2005. (Encontro).

XIX Semana da Química. 2004. (Outra).

Resíduos Laboratoriais no Ensino Médio - Diretrizes para O Futuro. 2003. (Encontro).

XVIII Semana de Química. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cynthia Gomes Kinoshita

SANTOS, E. L.;SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. PRODUTIVIDADE SOJA EM FUNÇÃO DA ESCARIFICAÇÃO E DA GESSAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: Lorena Vaz Rodrigues

SANTOS, E. L.;SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA EM FUNÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS PLANTAS NA LINHA DE SEMEADURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: Juliana Aparecida Pires

SANTOS, E. L.;SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. ACÚMULO E RENDIMENTO DE PROTEÍNA EM CULTIVARES DE SOJA CONFORME A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS PLANTAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: Leandro Luan Gonçalve de Oliveira

JOÃO CARLOS ALVES; BERTOZZI, J.;SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. Desenvolvimento de um Eletroflotador/ Eletrocoagulador para Tratamento de Efluente de Lavagem de Veículos em Fluxo Contínuo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em quimica) - UEL.

Aluno: João Paulo Dias

CARLOS A. P. CAMARA; JOÃO CARLOS ALVES;SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. Tratamento de Efluente de Lavagem de carros por Eletrocoagulação/Eletroflotação Usando Eletrodos de Alumínio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em quimica) - UEL.

Aluno: Fernanda Silvestrin Matsunaka

Carlos Alberto Paulinetti Câmara; JOÃO CARLOS ALVES;SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. Tratamento de Efluentes de lavagem de Carros por Eletrocoagulação/ Eletroflotação usando eletrodos de ferro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Estadual de Londrina.

SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. VII Simposio de Iniciação Científica Júnior da Unifil. 2016. Centro Universitário Filadélfia.

SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da. XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC. 2014. Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sônia Regina Giancoli Barreto

BARRETO, S. R. G.; SANTANA, H.; LOBO, Ilza. Avaliação das técnicas de eletrocoagulação na recuperação de efluentes de lavagem de veículos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Maria Cristina Solci

SOLCI, M. C.; GUEDES, Carmen Lb; LOBO, Ilza. Otimização e validação de métodos de extração e análise de HPAs em solos contaminados por derivados de petróleo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Henrique de Santana

LOBO, Ilza; Sandra M C P da Silva;De Santana H. Avaliação das Técnicas de Eletrocoagulação e Eletroflotação na recuperação de efluentes de lavagem de veículos. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Carmen Luisa Barbosa Guedes

LOBO, IlzaGUEDES, C. L. B.; SOLCI, Maria Cristina. Otimização e validação de métodos de extração e análise de HPAs em solos contaminados por derivados de petróleo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química Com Habilitação Tecnológica) - Universidade Estadual de Londrina.

Suzana Lucy Nixdorf

YABE, M.J.S.; SEGATELLI, M. G.;Nixdorf, Suzana Lucy. Difusão de Poluentes Inorgânicos Emergentes Aplicando Argilominerais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química Doutorado) - Universidade Estadual de Londrina.

Mariana Gava Segatelli

Segatelli, Mariana G.; NIXDORF, S. L.; YABE, MARIA JOSEFA SANTOS. Difusão e especiação de poluentes inorgânicos emergentes aplicando argilominerais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leonardo Luiz Luqui

Orientação na monitoria de Físico Química; 2016; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Centro Universitário Filadélfia; Orientador: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ilza Lobo

Avaliação das Técnicas de Eletrocoagulação e Eletroflotação na Recuperação de Efluentes de Lavagem de Veículos; 2009; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Ilza Lobo;

Ilza Lobo

Otimização e validação de métodos de extração e análise de HPAs em Solos Contaminados por Derivados de Petróleo; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Ilza Lobo

Otimização e Validação de Métodos de Extração e Análise de HPAs em Solos Contaminados por Derivados de Petróleo; ; 2004; 46 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Carlos Alberto Paulinetti da Camara

Avaliação das Técnicas de Eletrocoagulação e Eletroflotação na Recuperação de Efluentes de Lavagem de Veículos; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina,; Coorientador: Carlos Alberto Paulinetti da Camara;

Maria Josefa Santos Yabe

DIFUSÃO E ESPECIAÇÃO DE POLUENTES INORGÂNICOS EMERGENTES APLICANDO ARGILOMINERAIS; Início: 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Química UEL/UNICENTRO/UEPG) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

César Ricardo Teixeira Tarley

DIFUSÃO E ESPECIAÇÃO DE POLUENTES INORGÂNICOS EMERGENTES APLICANDO ARGILOMINERAIS; Início: 2013; Tese (Doutorado em Química dos Recursos Naturais - Uel / Unicentro / Uepg) - Universidade Estadual de Londrina; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, ANGELITA APARECIDA RIBEIRO DA ; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, BRAZIL ; CAMARA, CARLOS ALBERTO PAULINETTI DA ; LOBO, ILZA ; SCARMÍNIO, IEDA SPACINO ; ALVES, JOÃO CARLOS ; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BRAZIL ; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, BRAZIL ; UNIVERSITY OF TECHNOLOGY, SUÉCIA ; USP, BRAZIL . Otimização dos parâmetros operacionais de eletrocoagulação aplicada à recuperação de efluentes de lavagem de veículos. Engenharia Sanitaria e Ambiental , v. 22, p. 179-186, 2017.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; ilza lobo ; Carmen L. B. Guedes ; Jurandir Pereira Pinto . Análise de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) em solos. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Online) , v. 27, p. 105/112-112, 2006.

  • CARLOS A. P. CAMARA ; Ilza Lobo ; IEDA SPACINO SCARMINIO ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da . TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROCOAGULAÇAO/ELETROFLOTAÇÃO VISANDO O REUSO DA ÁGUA: OTIMIZAÇÃO USANDO PLANEJAMENTO FATORIAL. In: I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental ? COBESA -, 2010, Salvador. Anais do I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental., 2010.

  • Carmen L. B. Guedes ; MAURO, Eduardo Di ; LOBO, I. ; SAAB, Otavio J. G. Abi ; PICCINATO, Marilene Turini ; CIVIDATTI, L. N. ; CAYRES, Vanessa Pulita ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da . ANÁLISE ESPECTROSCÓPICA E FÍSICO-QUÍMICA DE SEDIMENTO ARENOSO E ÁGUA DO MAR DA BAÍA DE PARANAGUÁ, PR, BRASIL. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS, 2006, Porto Alegre. Anais do VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS, 2006, Porto alegre. Anais do VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS, CD. p. 1-8., 2006.

  • RODIGUEZ, D. B. ; RIBAS, J. F. ; CONSTANTINO, L. ; PEREIRA, A. J. F. ; VIEIRA, I. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; YABE, M. J. S. . ESPECIAÇÃO DE SE (SELÊNIO) UTILIZANDO DISPOSITIVOS BASEADOS EM GRADIENTES DIFUSIVOS EM FILMES FINOS (DGT). In: 22 Encontro Nacional de Iniciação Cientifica e 3 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2013, Foz do Iguaççu. ANAIS DO 22º EAIC / 3º EAITI | ISSN - 1676-0018, 2013.

  • RIBAS, J. F. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; CONSTANTINO, L. ; ZAPELINI, I. ; VIEIRA, I. ; YABE, M. J. S. . Caracterização de Argilas para Desenvolvimento de Gradientes Difusivos em Filmes Finos - DGT. In: 22Encontro Nacional de Iniciação Cientifica e 3 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2013, Foz do Iguaççu. ANAIS DO 22º EAIC / 3º EAITI | ISSN - 1676-0018, 2013.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; YABE, M. J. S. ; CONSTANTINO, L. . Difusão e especiação de poluentes inorgânicos emergente aplicando argilominerais. In: 5 Encontro de Discentes e Docentes do Doutorado Associado em química UEL/UEPG/UNICENTRO, 2013, Ponta Grossa. ANAIS do 5 Encontro de Discentes e Docentes do Doutorado Associado em química UEL/UEPG/UNICENTRO, 2013.

  • CORREA, A. C. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; CARLOS A. P. CAMARA ; LOBO, I. ; JOÃO CARLOS ALVES ; BERTOZZI, J. . DESENVOLVIMENTO DE UM ELETROFLOTADOR/ ELETROCOAGULADOR PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVAGEM DE VEICULOS EM FLUXO CONTÍNUO. In: 21 Encontro Nacional de Iniciação Cientifica e 2 Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2012, Maringa. ANAIS DO 21º EAIC / 2º EAITI | ISSN - 1676-0018, 2012.

  • Carmen L. B. Guedes ; MAURO, Eduardo Di ; LOBO, I. ; CAYRES, Vanessa Pulita ; PICCINATO, Marilene Turini ; CIVIDATTI, L. N. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; SAAB, Otavio J. G. Abi ; Carlos Gianjacomo ; Diego Domingues . AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE AGENTES ORGÂNICOS EM SEDIMENTOS ARENOSO E ÁGUA DO MAR DECORRENTE DA EXPLOSÃO DO NÃVIO VICUNA NA BAIA DE PARANAGUÁ, PR. In: III ENACIONAL DE QUIMICA AMBIENTAL, 2006, CABO FRIO. Anais do III Encontro Nacional de Química Ambiental., 2006.

  • BERTOLDO, L. A. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; KROETZ, B. L. ; REIS, C. E. S. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DIFUSÃO DE ARSENATO EM SOLOS. In: In: 18o. Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis. Anais do ENQA, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • BERTOLDO, L. A. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; KROETZ, B. L. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE DIFUSÃO DA PRATA EM BENTONITA. In: In: 18o. Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis. Anais do ENQA. Florianópolis: Editora do ENQA, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • KROETZ, B. L. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; BERTOLDO, L. A. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . CONTAMINAÇÃO DE SOLOS A PARTIR DE MADEIRA TRATADA. In: In: 18o. Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis SC, 2016. Anais do ENCA, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • KROETZ, B. L. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; BERTOLDO, L. A. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . ESPECIAÇÃO DE SELÊNIO USANDO ARGILOMINERAIS. In: 18o. Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianopolis. Anais do ENQA. Florianópolis: Editora do ENQA, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • KROETZ, B. L. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; GARCIA, F. F. ; NAKANO, C. T. ; BERTOLDO, L. A. ; NASCIMENTO, L. O. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . PROCESSOS DIFUSIVOS NO SOLO DE ELEMENTOS USADOS NO TRATAMENTO DA MADEIRA (CCA). In: 4o. Analitica Latin America, 2015, São Paulo. Livro de Resumos, 2015.

  • BERTOLDO, L. A. ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; KROETZ, B. L. ; NAKANO, C. T. ; GARCIA, F. F. ; NASCIMENTO, L. O. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DIFUSÃO DA PRATA EM BENTONITA. In: 4o. Analitica Latin America, 2015, São Paulo. 4o. Analitica Latin America, 2015.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; BERTOLDO, L. A. ; NASCIMENTO, L. O. ; GARCIA, F. F. ; NAKANO, C. T. ; KROETZ, B. L. ; FERRETI, J. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . Determinação dos Coeficientes de Difusão de As(V), Cr(VI) e Cu(II) em Solos Arenosos e Argilosos2. In: 21o Encontro de Química da região Sul, 2014, Maringá PR. 21o Encontro de Química da região Sul, 2014.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; LIMA, A. A. A. F. ; NASCIMENTO, L. O. ; GARCIA, F. F. ; NAKANO, C. T. ; KROETZ, B. L. ; PARREIRA, P. S. ; SANTOS, M. J. . Determinação do coeficientes de difusão de selenito e selenato em bentonita. In: 21o Encontro de Química da região Sul, 2014, Maringa. Livro de resumos, 2014.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; ilza lobo ; Carmen L. B. Guedes ; Jurandir Pereira Pinto . Otimização e validação de métodos de extração e análise de HPAs em solos contaminados por derivados de petróleo. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. Anais do XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. Anais do XIV Encontro Anual de Iniciação Científica. v. CD., 2005.

  • ADÃO, DANIELE CRISTINA ; ANDRADE, Milena Martins ; BRITO, Osmar Rodrigues ; Carmen L. B. Guedes ; FACCIONE, Milton ; SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; Jurandir Pereira Pinto ; LOBO, I. ; MAURO, Eduardo Di ; MAZZOCHIN, Leandro Freneda ; PAVANELLI, Alex Gibellato ; RALISCH, Ricardo . Monitoramento de compostos aromáticos e fotocatálise com aeroxide TiO2 P25 in situ para remediação de solo impactado por derramamento de petróleo.. In: VI IBERIAN AND III IBEROAMERICAN CONGRESS OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY. In: 6th Iberian and 3rd Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicology, 2005, Cádiz. Abstracts of 6th Iberian and 3rd Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicolog. v. 1. p. 335., 2005.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; LOBO, I. ; Jurandir Pereira Pinto ; Carmen L. B. Guedes . Análise de HPAs em solos contaminados com derivados de petróleo utilizando sonicação, tubo aquecedor/minicondensador e CG/DIC. In: XIII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2005, Florianopolis. Livro de Resumo., 2005.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da . Difusão e especiação de poluentes inorgânicos emergente aplicando argilominerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; SILVA, M. J. A. ; SANTOS, E. T. . Cromatografia: Curso básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da . 'Como elaborar um PGRS em obras de construção Civil - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da . 'A química dos fertilizantes'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Estudo de processos difusivos no solo de elementos usados no tratamento da madeira - validação de metodologia por Fluorescência de raios X, Descrição: A escassez, associada a regulamentações de controle de uso de madeiras nobres no Brasil, têm levado a indústria a fazer uso de preservantes para manutenção da integridade física, química e biológica de madeiras de menor durabilidade como eucalipto e pinus. Dentre os diversos preservantes, muitos incluem em sua formulação elementos como boro, flúor, zinco, arsênio, crômio e cobre. A presença de elementos de elevada toxicidade gera preocupação quanto aos efeitos provocados devido à sua mobilidade no ambiente a partir de processos físico-químicos envolvendo sorção e desorção, em sistemas aquáticos ou terrestres, no quais a madeira tratada tenha aplicação. O CCA (celcure), um dos preservantes hidrossolúveis comerciais de madeira mais utilizados no mundo todo, contém em sua formulação sais de Cr, Cu e As. Do ponto de vista científico, muito pouco se conhece sobre os processos de sorção e de dessorção destes elementos na madeira tratada e no ambiente que ela é utilizada, como o solo, o que torna interessante o desenvolvimento de métodologias de análise para estes elementos que sejam rápidas, eficientes e de baixo custo. Ainda, estudos de difusão, sorção e dessorção, com aplicação de isotermas e avaliação de coeficientes de distribuição dos elementos entre as diversas fases (madeira/água/solo) nas quais a madeira tratada estiver em contato, são importantes no contexto indústria \emph{versus} ambiente. O conhecimento dos processos difusivos e sortivos, e consequente mobilização destes elementos no ambiente trará benefícios para a indústria da madeira, além de responder sobre a segurança na aplicação de madeira preservada. A Fluorescência de Raios X pode ser empregada, de forma simples e com baixo custo, na análise dos elementos constituintes da formulação do CCA. Desta forma, a validação da metodologia de análise por Fluorescência de raios X será o primeiro passo para assegurar resultados precisos e aplicáveis no estudo do comportamento de Cr, Cu e As, associados ao preservante. Espera-se, com este estudo, oferecer um método de análise de relativa simplicidade e baixo custo, e contribuir para o avanço no conhecimento sobre o comportamento dos elementos aplicados na preservação da madeira através do CCA, quanto aos processos de difusão e consequente mobilização no ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Maria Josefa Santos Yabe - Coordenador / Paulo Sergio PARREIRA - Integrante / TAUFIK ABRÃO - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DIFUSÃO E ESPECIAÇÃO DE POLUENTES INORGÂNICOS EMERGENTES APLICANDO ARGILOMINERAIS, Descrição: ELEMENTOS EMERGENTES COMO SELÊNIO, ANTIMÔNIO E PRATA TÊM SE DESTACADO QUANTO À DE INTRODUÇÃO CRESCENTE NO MEIO AMBIENTE, PRINCIPALMENTE AQUÁTICO, BEM COMO NOS EFEITOS QUE PODEM PROVOCAR. POR ISTO, NESTE TRABALHO SERÃO REALIZADOS ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE ARGILOMINERAIS UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE DRX, EDX, TGA, BET, RMN, DSC, IR-FT E MEV- EDS. SERÃO CRIADOS MODELOS MATEMÁTICOS CAPAZES DE EXPLICAR OS PROCESSOS DE DIFUSÃO DOS ÍONS SE(IV) E SE(VI), SB(III) E SB(V) E AG(I), ÚTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE FILMES FINOS UTILIZANDO ARGILOMINERAIS, PARA DETERMINAR ESPÉCIES INORGÂNICAS DE AG, SE E SB, DE INTERESSE AMBIENTAL. TAMBÉM SERÁ FEITA A ESPECIAÇÃO DE ESPÉCIES DE SELÊNIO SE(IV) E SE(VI) ATRAVÉS DA TÉCNICA LC-ICP-MS. TODOS OS RESULTADOS SERÃO DISSEMINADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS ESPECIALIZADAS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, BEM COMO, EM CONGRESSOS ESPECÍFICOS DA ÁREA EM ESTUDO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Maria Josefa Santos Yabe - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ELETROCOAGULAÇÃO/ELETROFLOTAÇÃO PARA REUSO DE ÁGUA, Descrição: COM O CRESCIMENTO POPULACIONAL A ESCASSEZ DA ÁGUA TORNOU-SE UM GRAVE PROBLEMA MUNDIAL DEVIDO A POLUIÇÃO HÍDRICA, O USO DESORDENADO, O CRESCIMENTO DA DEMANDA E A INDUSTRIALIZAÇÃO. AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS NO BRASIL RESPONDEM POR APROXIMADAMENTE 20% DO CONSUMO DE ÁGUA, SENDO QUE MAIS DA METADE É TRATADA DE FORMA INADEQUADA OU NÃO RECEBE NENHUM TRATAMENTO. RIOS, ESTUÁRIOS, CANAIS E OUTROS CORPOS DE ÁGUA ESTÃO SENDO CONSTANTEMENTE POLUÍDOS DEVIDO AO LANÇAMENTO INDISCRIMINADO DE EFLUENTES NÃO TRATADOS. MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO E DE CONTROLE DEVEM SER ESTABELECIDAS, COM A FINALIDADE DE REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA E MINIMIZAR A GERAÇÃO DE EFLUENTES POLUIDORES DOS RECURSOS HÍDRICOS. PORTANTO, PESQUISAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO E REUSO DA ÁGUA SÃO ESSENCIAIS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE ESCASSEZ DE ÁGUA. A ELETROCOAGULAÇÃO ELETROFLOTAÇÃO (EC EF) É UMA TÉCNICA CONSIDERADA POTENCIALMENTE EFETIVA EM TRATAMENTO DE EFLUENTES, COM ALTA REMOÇÃO DE COLÓIDES, METAIS E OUTRAS ESPÉCIES INORGÂNICAS E ORGÂNICAS. ESSA TÉCNICA TAMBÉM POSSIBILITA QUE SEJA UM SISTEMA COMPACTO E COM COMPLETA AUTOMAÇÃO A CUSTOS RELATIVAMENTE BAIXOS. NESTE PROCESSO OCORRE A FORMAÇÃO DE FLOCOS DE HIDRÓXIDOS METÁLICOS POR ELETRODISSOLUÇÃO DO ANODO, GERALMENTE DE FERRO OU ALUMÍNIO. EMBORA O MECANISMO DE ELETROCOAGULAÇÃO SEJA SEMELHANTE À COAGULAÇÃO QUÍMICA, OS FLOCOS ELETROCOAGULADOS CONTÊM MENOR QUANTIDADE DE ÁGUA LIGADA, SÃO MAIS ESTÁVEIS E MAIS RAPIDAMENTE FILTRÁVEIS. OUTRA VANTAGEM DA (EC EF) É QUE NÃO INTRODUZ ÂNIONS COMO SULFATO OU CLORETO AOS EFLUENTES, COMO NA COAGULAÇÃO QUÍMICA, CAUSANDO PROBLEMAS NO REUSO DA ÁGUA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVALIAR E COMPARAR A EFICIÊNCIA/CUSTO DA (EC EF) NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS. A EFICIÊNCIA SERÁ AVALIADA ATRAVÉS DA REMOÇÃO DA CARGA ORGÂNICA (DQO - DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO), TURBIDEZ, SST (SÓLIDOS SUSPENSOS TOTAIS) E TEOR DE SURFACTANTES. A PARTIR DESTE ESTUDO SERÃO CONSTRUÍDOS SISTEMA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Ilza LOBO - Integrante / Carlos Alberto Paulinetti Câmara - Coordenador / Suzana Lucy Nixdorf - Integrante / JOÃO CARLOS ALVES - Integrante.

  • 2009 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ELETROCOAGULAÇÃO/ELETROFLOTAÇÃO PARA REUSO DE ÁGUA, Descrição: COM O CRESCIMENTO POPULACIONAL A ESCASSEZ DA ÁGUA TORNOU-SE UM GRAVE PROBLEMA MUNDIAL DEVIDO A POLUIÇÃO HÍDRICA, O USO DESORDENADO, O CRESCIMENTO DA DEMANDA E A INDUSTRIALIZAÇÃO. AS ATIVIDADES NDUSTRIAIS NO BRASIL RESPONDEM POR APROXIMADAMENTE 20% DO CONSUMO DE ÁGUA, SENDO QUE MAIS DA METADE É TRATADA DE FORMA INADEQUADA OU NÃO RECEBE NENHUM TRATAMENTO. RIOS, ESTUÁRIOS, CANAIS E OUTROS CORPOS DE ÁGUA ESTÃO SENDO CONSTANTEMENTE POLUÍDOS DEVIDO AO LANÇAMENTO INDISCRIMINADO DE EFLUENTES NÃO TRATADOS. MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO E DE CONTROLE DEVEM SER ESTABELECIDAS, COM A FINALIDADE DE REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA E MINIMIZAR A GERAÇÃO DE FLUENTES POLUIDORES DOS RECURSOS HÍDRICOS. PORTANTO, PESQUISAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO E REUSO DA ÁGUA SÃO ESSENCIAIS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE ESCASSEZ DE ÁGUA. A ELETROCOAGULAÇÃO ELETROFLOTAÇÃO (EC EF) É UMA TÉCNICA CONSIDERADA POTENCIALMENTE EFETIVA EM TRATAMENTO DE EFLUENTES, COM ALTA REMOÇÃO DE COLÓIDES, METAIS E OUTRAS ESPÉCIES INORGÂNICAS E ORGÂNICAS. ESSA TÉCNICA TAMBÉM POSSIBILITA QUE SEJA UM SISTEMA COMPACTO E COM COMPLETA AUTOMAÇÃO A CUSTOS RELATIVAMENTE BAIXOS. NESTE PROCESSO OCORRE A FORMAÇÃO DE FLOCOS DE HIDRÓXIDOS METÁLICOS POR ELETRODISSOLUÇÃO DO ANODO, GERALMENTE DE FERRO OU ALUMÍNIO. EMBORA O MECANISMO DE ELETROCOAGULAÇÃO SEJA SEMELHANTE À COAGULAÇÃO QUÍMICA, OS FLOCOS ELETROCOAGULADOS CONTÊM MENOR QUANTIDADE DE ÁGUA LIGADA, SÃO MAIS ESTÁVEIS E MAIS RAPIDAMENTE FILTRÁVEIS. OUTRA VANTAGEM DA (EC EF) É QUE NÃO INTRODUZ ÂNIONS COMO SULFATO OU CLORETO AOS EFLUENTES, COMO NA COAGULAÇÃO QUÍMICA, CAUSANDO PROBLEMAS NO REUSO DA ÁGUA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVALIAR E COMPARAR A EFICIÊNCIA/CUSTO DA (EC EF) NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS. A EFICIÊNCIA SERÁ AVALIADA ATRAVÉS DA REMOÇÃO DA CARGA ORGÂNICA (DQO - DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO), TURBIDEZ, SST (SÓLIDOS SUSPENSOS TOTAIS) E TEOR DE SURFACTANTES. A PARTIR DESTE ESTUDO SERÃO CONSTRUÍDOS SISTEMAS EM ESCALA PILOTO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Ilza Lobo - Integrante / Carlos Alberto Paulinetti Câmara - Coordenador / JOÃO CARLOS ALVES - Integrante.

  • 2006 - 2009

    MONITORAMENTO DA BACIA DO ARROIO SALDANHA E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REMEDIAÇÃO DE SOLO ATINGIDO PELO VAZAMENTO DE PETRÓLEO OCORRIDO EM 16 DE JULHO DE 2000 NA REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS - REPAR, EM ARAUCÁRIA - PR., Descrição: Convênio FAUEL/UEL - REPAR/PETROBRAS - Cadastro no. 05165 PROPPG-UEL FINANCIADOR: Petroleo Brasileiro S. A.-PETROBRAS VALOR FINANCIAMENTO: R$ 265.000,00 . A CONTINUIDADE DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELA FAUEL/UEL QUE DIZEM RESPEITO AO MONITORAMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS, COM APROVEITAMENTO DE LUZ SOLAR PARA REDUZIR OU ELIMINAR O IMPACTO CAUSADO PELO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO EM SOLO NA ÁREA DA REPAR/PETROBRÁS E VIZINHANÇA, É OPORTUNA NÃO SÓ PARA A RECUPERAÇÃO DA MATRIZ AMBIENTAL, MAS TAMBÉM PARA ASSESSORAR O SETOR DE SMS DA REPAR/PETROBRÁS NOS RELATÓRIO. REUNIÕES E SEMINÁRIOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS, ASSIM COMO, DAR PROSSEGUIMENTO AOS TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO NO PONTO ZERO. ALÉM DAS TECNOLOGIAS JÁ IMPLEMENTADAS E EM FASE DE MONITORAMENTO, SERÃO IMPLEMENTADAS OUTRAS AÇÕES EM SINERGIA... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Carmen L. B. Guedes - Coordenador., Financiador(es): Evonik Degussa Brasil - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    UTILIZAÇÃO DE BIOPILHAS NA REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE PETRÓLEO., Descrição: BIOPILHAS PODEM SER UTILIZADAS NA REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO, UTILIZANDO MICRORGANISMOS CAPAZES DE CONVERTER CONTAMINANTES ORGÂNICOS EM COMPOSTOS MENOS TÓXICOS, GÁS CARBONICO E ÁGUA. SERÁ USADO ATERRAMENTO DO MATERIAL A SER BIOTRATADO, SOMADO A NUTRIENTES, CASCALHOS E AR DENTRO DAS PILHAS, A UMA PROFUNDIDADE ESPECÍFICA. DURANTE A EXECUÇÃO DESTE TRABALHO SERÃO DESENVOLVIDAS E APLICADAS BIOPILHAS EM SOLOS CONTAMINADOS POR ÓLEO DIESEL, ANALISANDO-SE DIVERSAS VARIÁVEIS: COMO CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES (NITROGÊNIO E HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO (HTP) E HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS (HPAS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Ilza LOBO - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2007

    ESTUDO DA FOTODEGRADAÇÃO DE PETRÓLEO COLOMBIANO E DE DIESEL NA MISTURA EM ÁGUAS NATURAIS E NO SOLO., Descrição: Estudo do intemperismo fotoquímico de compostos orgânicos tóxicos, carcinogênicos e refratários entre os contaminantes dos efluentes de refinarias de petróleo que tanto vem preocupando os orgãos reguladores de diversos países; propondo soluções para minimizar e até eliminar o efeito destes xenobióticos no ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Carmen L. B. Guedes - Coordenador., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    MONITORAMENTO AMBIENTAL E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA RELACIONADA À RECUPERAÇÃO DE MATRIZES AMBNIENTAIS;, Descrição: APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA COM TIO2 SOB EFEITO DE LUZ SOLAR, E AINDA, UTILIZAÇÃO DE AGENTES COMPLEXANTES PARA MINIMIZAR OU ELIMINAR A AÇÃO DE REFRATÁRIOS DE PETRÓLEO EM MATRIZES AMBIENTAIS, MONITORANDO O PROCESSO NATURAL DE DEGRADAÇÃO QUÍMICA DO MATERIAL BETUMINOSO, COMO TAMBÉM, A EFICIÊNCIA DOS AGENTES DE REMEDIAÇÃO... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Carmen L. B. Guedes - Coordenador / Eduardo Di Mauro - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas. , Rodovia Celso Garcia Cid Pr 445 Km 380, Campus Universitário, 86051-980 - Londrina, PR - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Centro Universitário Filadélfia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor PARFOR (licenciatura em química), Carga horária: 3

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor PARFOR (Licenciatura em Física), Carga horária: 3

  • 2011 - 2012

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Colaborador externo, Enquadramento Funcional: Colaborador externo, Carga horária: 10

  • 2006 - 2009

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Aluno de pós graduação, Enquadramento Funcional: aluno de pós-graduação, Carga horária: 40

  • 2003 - 2005

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno de graduação, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2007 - 10/2007

      Estágios , Centro de Ciências Exatas, .,Estágio realizado, Estagio em docênciaa ana graduação - disciplina: Química ambiental - Curso: Licenciatura em química.

    • 08/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , UEL, .,Atividade de extensão realizada, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS.

    • 03/2003 - 12/2005

      Estágios , UEL, .,Estágio realizado, Iniciação cientifica:OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MÉTODO DE ÁNALISE DE HPAS E BTEX EM SOLOS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO.

  • 2007 - 2010

    Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

    Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professora de química teórica e prática para o ensino médio e técnico para os Cursos de química e meio-ambiente;

  • 2010 - 2011

    Microfol Industria e Comérciio de Insumos Agropecuários LTDA

    Vínculo: QUÍMICO RESPONSÁVEL, Enquadramento Funcional: QUÍMICO, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: Responsabilidade técnica, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade

  • 2011 - 2015

    Le Liban Jóias Folheadas Ltda

    Vínculo: Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Química Responsável, Carga horária: 8