Ícaro Macêdo Guimarães de Oliveira

Arquiteto e Urbanista graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia em 2007. Sob a coordenação da Prof. Dra. Eloísa Petti Pinheiro, foi bolsista do CNPQ entre abril de 2002 a março de 2003 participando da pesquisa O Desenho da Cidade:o estudo da representação gráfica como fonte para a história da cidade; o caso de Salvador. Durante todo o seu período acadêmico, estagiou em diversas áreas relativas ao campo profissional do arquiteto e urbanista, além da pesquisa acadêmica já citada. No período de 2005 e 2006 realizou intercâmbio estudantil na Universidade de Coimbra, em Portugal, realizando em seguida um estágio no escritório Klaudia Keilholz, em Berlim, na Alemanha. Como profissional, manteve a pluralidade de ações, indo desde a prática projetual em escritórios à pesquisa e produção científica da área acadêmica, além da experiência em sala de aula no tirocínio docente. No campo projetual, atuou no desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e restauro, de médio e grande porte. Atualmente, encontra-se em fase de conclusão do Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu pesquisa no campo da reabilitação de áreas urbanas centrais com foco no caso do frontispício de Salvador e o bairro do Comércio.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2000 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Centro de Cultura Junina
Orientador: Maurício de Almeida Chagas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso a dist. de autoinstrução: Reabilitação Urbana com foco em Áreas Centr. (Carga horária: 28h). , Ministério das Cidades - Programa Nacional de Capacitação das Cidades, CAPACIDADES, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Entendendo o Jardim. (Carga horária: 30h). , PROFLORA ARQUITETURA & PAISAGISMO, PROFLORA, Brasil.

2013 - 2013

Projetando Espaços Livres. (Carga horária: 38h). , PROFLORA ARQUITETURA & PAISAGISMO, PROFLORA, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Arquitetura. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4 Seminário Internacional de Projeto - Ladeira da Misericórdia.Ladeira da Misericórdia - passagem e permanência (Grupo G). 2019. (Seminário).

V ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2018. (Congresso).

ArquiMemória 5 ? Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Movimentos sociais e a salvaguarda do patrimônio histórico em áreas centrais abandonadas: O caso do MLB e a ocupação Luísa Mahin em Salvador. 2017. (Congresso).

III Jornadas Internacionales de Antropología del Conflicto Urbano. A nova política urbana para o centro antigo de Salvador-Bahia. 2017. (Congresso).

EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura 2004.EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura 2004. 2005. (Encontro).

Workshop Mata Escura - Intervenções Urbanas Participativas.Workshop Mata Escura - Intervenções Urbanas Participativas. 2005. (Oficina).

ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura 20013.ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura 2003. 2003. (Encontro).

ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura 2002.ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura 2002. 2002. (Encontro).

Roteiros da Modernidade e Barroco Mineiro.Roteiros da Modernidade. 2002. (Outra).

ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura 2001.ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura 2001. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula dos Santos Nascimento

CARVALHO, K. S.; BAISCH, L. F.;OLIVEIRA, Í. M. G.. Abrigo para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Aluno: Danielson Silva Lima

CARVALHO, K. S.; BAISCH, L. F.;OLIVEIRA, Í. M. G.. Biblioteca Cajazeiras Parque. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Aluno: Veronica Nishiguchi Agra

CARVALHO, K. S.; CAVALCANTE, M. M.;OLIVEIRA, Í. M. G.. Centro de reabilitação motora: Onna Bugeisha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Aluno: Rosa Maria Rodrigues Oliveira

CARVALHO, K. S.;OLIVEIRA, Í. M. G.; SANTOS, C. S. M.. Colônia Penal Agrícola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Aluno: Renata Lacerda de Oliveira

CARVALHO, K. S.;OLIVEIRA, Í. M. G.; RIBEIRO, L. M.. Edifício Residencial Voltado para a Terceira Idade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Aluno: Mateus Santos da Silva

CARVALHO, K. S.;OLIVEIRA, Í. M. G.; HOLTHE, J. M. O. V.. Abrigo Emergencial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Aluno: Jessica Costa Cerqueira

CARVALHO, K. S.;OLIVEIRA, Í. M. G.; SANTOS, C. S. M.. Abrigo Emergencial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Salvador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de; ANDRADE, Vânia Hemb; CHAGAS, Maurício. Centro de Cultura Junina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Glória Cecília dos Santos Figueiredo

CARDOSO, L. A. F.; SANTANNA, M. G.; AZEVEDO, P. A.;FIGUEIREDO, Glória Cecília dos Santos.. Cidade Baixa, território em disputa: demandas em conflito e possibilidades reais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Márcia Genésia de Sant Anna

CARDOSO, L. A. F.;SANT'ANNA, MARCIA; AZEVEDO, P. O. D.; FIGUEIREDO, Gloria. O frontispício em disputa: demandas, conflitos e possibilidades reais na borda marítima do Centro Antigo de Salvador. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Antonio Fernandes Cardoso

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS PRIMEIROS CÓDIGOS URBANÍSTICOS: INTERLOCUÇÕES TIPOLÓGICAS NO CORREDOR DA VITÓRIA E ITAPAGIPE; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

ELOISA PETTI PINHEIRO

O Desenho da Cidade - a história da cidade através da sua representação gráfica; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eloisa Petti Pinheiro;

Maurício de Almeida Chagas

Centro de Cultura Junina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mauricio de Almeida Chagas;

Maurício de Almeida Chagas

Supervisão Tirocínio Docente; 2017; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA; Orientador: Mauricio de Almeida Chagas;

Maurício de Almeida Chagas

CENTRO DE CULTURA JUNINA; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mauricio de Almeida Chagas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, Í. M. G. . Normas e os critérios de intervenção no Centro Histórico de Salvador. 2018.

OLIVEIRA, Í. M. G. ; CERCHIARI, P. C. . Relatório de atividades do subgrupo usos e situação fundiária para o OBSERVA CAS. 2018. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, Í. M. G. . Plano de Regularização das ZEIS N44 e 45 ? Mata Escura e Calabetão, Salvador-BA. 2013. (Consultoria e Projeto Urbanístico).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2017

TRAPICHE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO LTDA - ME

Vínculo: Arquiteto sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Sócio-proprietário da empresa TRAPICHEARQUITETURAECONSTRUÇÃOLTDA - ME, mantendo-se afastado a partir do ingresso no Mestrado Acadêmico em Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Quando ainda atuante na referida empresa, atuou não só no desenvolvimento de projetos arquitetônicos comerciais e residenciais, bem como participou diretamente de sua execução, muitas vezes acompanhando e coordenando todo o processo, desde a contratação, compra de material, assessoramento de equipes multidisciplinares até a fase final de acabamento das obras. Atualmente a referida empresa encontra-se legalmente paralisada.

2015 - 2015

DOMO ARQUITETURA, ENGENHARIA & PROJETOS CULTURAIS

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou no desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e restauro referente à ação AMA06 ? Restauração do Mercado e Requalificação da Feira Bembé do Mercado, na cidade de Santo Amaro-BA no âmbito do programa PAC 2 Cidades Históricas. Sua participação se deu desde a fase de conceituação do projeto até o detalhamento do projeto executivo englobando o mercado antigo, a criação de novo anexo, a requalificação do Largo da Feira do Bembé e a reformulação urbana de expressivo trecho da orla do rio Subaé.

2008 - 2013

Ricardo Farias e Carolina Pereira Arquitetos Associados Ltda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou no desenvolvimento de projetos de arquitetura de médio e grande porte.

2008 - 2008

ANDRESCH ARQUITETURA

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

2006 - 2007

Caramelo Arquitetos Associados

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou no desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo de médio e grande porte.

2002 - 2003

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como bolsista PIBIC na pesquisa O Desenho da Cidade: o estudo da representação gráfica como fonte para a história da cidade; o caso de Salvador. Sob coordenação da Professora Doutora Eloísa Petti Pinheiro, dedicou-se a reconhecer a importância das bases cartográficas e iconográficas existentes para se compreender a evolução urbana da Cidade de Salvador

2003 - 2004

Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou no desenvolvimento de projetos de arquitetura adaptando antigas moradias do Centro Histórico de Salvador para uso pluridomiciliar.