Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2003). É Mestre pela PUC-SP em Línguística Aplicada e Estudos da Linguagem atua na linha de pesquisa Linguagem e Trabalho. É especialista em Língua Inglesa e Tradução pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Foi aluna especial no curso Discurso e Argumentação pela Unicamp (2007). Atualmente é professora titular na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Maria Cecilia Pérez Souza e Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Discurso Político, Spots, Ethos e Cenografia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Informação e comunicação.

Especialização em Língua Inglesa e Tradução

2007 - 2008

Universidade Metodista de Piracicaba
Orientador: Osvaldo Succi

Especialização em Discurso e Argumentação

2007 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Jonas Araújo

Graduação em Letras

2001 - 2003

Centro Universitario Nossa Senhora do Patrocinio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Crônicas na Sala de Aula. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2006 - 2006

Extensão universitária em Metodologias de ensino da Leitura. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Aprimoramento Profissional - Professores de Inglês. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Pedagogia da Inclusão. (Carga horária: 240h). , Instituto Pedagógico Teleducativo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Hathsue Nagamine Brandão

SILVA, Maria Cecília Perz Souza e;BRANDÃO, H. H. N.. O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoramà prefeitura de São Paulo em 2008.. 2011. Dissertação (Mestrado em LAEL) - Pontificia Universidade Catolica S Paulo.

Fernanda Mussalim

Souza-e-Silva, Maria Cecília Perez;MUSSALIM, Fernanda. O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à Prefeitura de São Paulo em 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Jarbas Vargas Nascimento

NASCIMENTO, J.V.; MUSSALIM, Fernanda. O Ethos Discursivo do PT e do DEM em Spots da Campanha Eleitoral à Prefeitura de São Paulo em 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cecília Pérez de Souza e Silva

SOUZA E SILVA, M. C. P.; SILVEIRA, Fernanda Mussalin G L; NASCIMENTO, J. V.. O ETHOS DISCURSIVO DO PT E DO DEM EM SPOTS DA CAMPANHA ELEITORAL À PREFEITURA DE SÃO PAULO EM 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cecília Pérez de Souza e Silva

SOUZA E SILVA, M. C. P.; SILVEIRA, Fernanda Mussalin G L;RODRIGUES, Marília Giselda. O ETHOS DISCURSIVO DO PT E DO DEM EM SPOTS DA CAMPANHA ELEITORAL À PREFEITURA DE SÃO PAULO EM 2008. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, A. P. V. . O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à prefeitura de São Paulo em 2008. Revista l@el em (dis-) curso , v. 4, p. 11-12, 2011.

  • RIBEIRO, A. P. V. . O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à prefeitura de São Paulo em 2008. In: XVIII Inpla, 2011, São Paulo. O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à prefeitura de São Paulo em 2008, 2011.

  • RIBEIRO, A. P. V. . DISCURSO POLÍTICO: HUMOR, PROGRAMA INFANTIL, BAILE CAIPIRA? - O ETHOS DISCURSIVO DO PT E DEM EM SPOTS DA CAMPANHA À PREFEITURA DE SÃO PAULO EM 2008. In: JEL - Jornada de Estudos da Linguagem, 2010, Rio de Janeiro. http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/jel/2010/resumos/VIJELUERJ_SC_XXVI_R02.pdf, 2010.

  • RIBEIRO, A. P. V. . O ethos discursivo de PT e DEM na propaganda da campanha à prefeitura de São Paulo em 2008. In: III CIAD, 2009, São Carlos. O ethos discursivo de PT e DEM na propaganda da campanha à prefeitura de São Paulo em 2008, 2009.

  • RIBEIRO, A. P. V. . O ethos discursivo do PT e do DEM em spots da campanha eleitoral à prefeitura de São Paulo em 2008. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, A. P. V. . Discurso Político: Humor, Programa Infantil, Baile Caipira? O ethos discursivodo PT e DEM em videoclipes da campanha à prefeitura de São Paulo em 2008. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. P. V. . Discurso Político: Humor, Programa Infantil, Baile Caipira?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, A. P. V. . O ethos discursivo de PT e DEM na propaganda da campanha à prefeitura de São Paulo em 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2014

    ESTUDOS DISCURSIVOS E ERGOLÓGICOS: INTERDEPENDÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DOS FATOS SOCIAIS, Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo dar visibilidade às pesquisas direcionadas à temática linguagem/trabalho, articulando estudos discursivos (Maingueneau,1985/2008;2010 e Krieg-Planque,2009/2010) e estudos ergológicos (Schwartz,1997;2000) a questões ligadas à noção de desenvolvimento humano (Amartya Sen,2000). A atenção de Sen concentra-se na capacidade e liberdade do ser humano em agir de acordo com seus valores. Essa capabilidade pode ser aumentada pelas políticas públicas e também pela participação do povo, aí incluídos os grupos de pesquisa cujas preocupações estão voltadas para questões sociais, como a relação linguagem/trabalho. Tratar de questões de desenvolvimento, implica dar maior visibilidade àquilo que se realiza na atividade de trabalho, que exige a incorporação da cultura produzida pelo coletivo humano, de tal maneira que essa produção passe a ter reconhecimento como parte das normas organizadoras do processo de desenvolvimento previsto pelas políticas locais e globais (Schwartz). A compatibilidade de se pensar o binômio liberdade/capacidade está intimamente associada à perspectiva discursiva dos estudos da linguagem e fundamenta-se na compreensão de que o aumento da capabilidade dos indivíduos não se dissocia dos discursos que circulam em uma sociedade, em um dado momento sócio-histórico. Uma entrada produtiva para se estudar tais discursos consiste em articular noções e categorias de análise propostas por Maingueneau entre elas, a implementação da idéia de que o interdiscurso precede o discurso e o tratamento do discurso a partir de um sistema de restrições/coerções globais à noção de fórmula , tal como explicitada por Krieg-Plange,isto é, um conjunto de formulações (globalização, educação inclusiva, desenvolvimento sustentável etc) que, por serem empregadas em um momento e espaço público dados, cristalizam e ajudam a construir questões políticas e sociais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro - Integrante / Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    DISCURSO POLÍTICO:HUMOR, PROGRAMA INFANTIL, BAILE CAIPIRA?-O ethos discursivo do PT e DEM em videoclipes da campanha à prefeitura de São Paulo em 2008, Descrição: Este trabalho tem como principal objetivo descrever mecanismos de argumentação e sedução do discurso político empregados em propagandas eleitorais apresentadas durante a campanha para a prefeitura de São Paulo em 2008 pelos representantes do PT (Partido dos Trabalhadores) e do (DEM) Democratas respectivamente, Marta Suplicy e Gilberto Kassab. Seguindo procedimentos de leitura ancorados nos princípios da Análise do Discurso Francesa, o trabalho apresenta um estudo da semântica global da perspectiva de Dominique Maingueneau (2005), na qual todos os planos do discurso estão integrados e contribuem para a constituição de um corpo discursivo. Com base na relação entre os diferentes planos do discurso (cenografia, polêmica, ethos, interdiscurso), o trabalho procura depreender a cenografia e o ethos - imagem discursiva - dos videoclipes eleitorais enunciados pelos candidatos do PT e do DEM. O trabalho pretende contribuir para o esforço de preparação de cidadãos críticos por meio da aplicação dos princípios de análise ao trabalho em sala de aula do ensino fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    DISCURSOS DA PRESCRIÇÃO E DA ATIVIDADE DE TRABALHO, Descrição: As investigações na articulação linguagem/trabalho tem por objetivo o estudo do modo de constituição do campo discursivo da prescrição e de sua contraparte, a atividade. Tal configuração compreende os discursos produzidos em diferentes situações de trabalho e também aqueles de abrangência mais ampla que remetem a modos de se comportar no trabalho e de pensar o trabalho. Apoiamo-nos, de um lado, na ergologia, que situa as prescrições no âmbito das normas sociais, portanto, sempre sujeita a contradições e conflitos (Schwartz 1997) e, de outro, em princípios da análise do discurso: inseparabilidade do texto/quadro sócio-histórico de sua produção/circulação e primazia do interdiscurso sobre o discurso (Maingueneau, 1984). Do ponto de vista metodológico, em linhas gerais, esta proposta obedece às diferentes etapas que caracterizam uma investigação acadêmica: 1/ pesquisa bibliográfica; 2/ construção de procedimentos que permitam o acesso aos discursos da prescrição e da atividade; 3/ análise, interpretação e avaliação dos resultados alcançados; 4/ redação de relatórios e de textos visando a divulgação da pesquisa via publicações, palestras e participação em congressos. As diferentes etapas não serão desenvolvidas a partir de uma cronologia pré-estabelecida, mas organizar-se-ão no movimento da pesquisa de modo a articular os objetivos e os recortes explicitados nas considerações teórico-metodológicas. Os resultados obtidos até o momento permitem afirmar que para uma determinada sociedade, em um lugar e momento definidos, só uma parte do dizível é acessível; esse dizível, no caso os discursos no e sobre o trabalho, materializam-se segundo determinados posicionamentos. O conjunto de sentidos daí depreendido permite entender não só aquilo que o trabalhador diz sobre a sua atividade, mas também as normas que extrapolam os espaços definidos pelas fronteiras de uma certa atividade e se deixam invadir por discursos originados de fora dessas fronteiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro - Integrante / Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, EE Bairro Santo Antonio. , Antonio Lico, 13400-000 - Piracicaba, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional