Taísa Pereira Ferreira Mendes

Sou professora de língua inglesa no ensino público, pela Prefeitura Municipal de Uberlândia. Atualmente sou mestranda no curso de Pós graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia. Meus estudos de literatura são focados principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, literatura modernista, crítica política e social e identidade nacional.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2013 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Eduardo José Tollendal.Coorientador: Maria Ivonete Santos Silva. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação em Letras

2006 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Orientador: Eduardo José Tollendal
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Crítica política e social na literatura da América Latina nos movimentos de vanguarda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII SEPEL.Contradições da modernidade brasileira e latino-americana em João Ternura, de Aníbal Machado. 2013. (Seminário).

I SIC - Salão de Iniciação Científica do Curso de Letras UFU.Aníbal Machado e a Literatura da América Latina do Século XX. 2010. (Outra).

I Colóquio em Linguística Aplicada e Novas Tecnologias. 2010. (Outra).

Cena 2 - II Colóquio Nacional de Estudos em Narrativa. 2010. (Outra).

XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.A Contribuição do Jogral no Ensino de Língua Materna. 2009. (Simpósio).

II Seminário de Pesquisa em Literatura - II SEPEL. 2008. (Seminário).

Semana de Letras - SELET 2008.A tessitura de vozes em O Primo Basílio de Eça de Queirós. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Fonseca Andrade

SILVA, M. I. S.;ANDRADE, P. F.; MOREIRA, M. E. R.. Contradições e paradoxos da modernidade latino-americana: uma análise de João Ternura, de Aníbal Machado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Elisa Rodrigues Moreira

MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues; SILVA, M. I. S.; Paulo Fonseca Andrade. Contradições e paradoxos da modernidade latino-americana: uma análise de João Ternura, de Aníbal Machado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Ivonete Santos Silva

TOLLENDAL, E. J.SILVA, M. I. S.FLORES JR, W. J.. A crítica social em João Ternura, de Aníbal Machado - Identidade nacional, modernidade e o carnaval como compensação. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Ivonete Santos Silva

MOREIRA, M. E. R.SILVA, M. I. S.ANDRADE, P. F.. Contradições e paradoxos da modernidade latino-americana: uma análise de João Ternura, de Aníbal Machado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Karyne Pimenta de Moura Costa

MOURA COSTA, Karyne Pimenta de.. Ouvinte da Defesa Pública da Dissertação: "A crítica social em João Ternura, de Aníbal". 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo José Tollendal

O espírito novo da vanguarda latino-americana em João Ternura; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Maria Ivonete Santos Silva

O espírito novo da vanguarda latino-americana em João Ternura; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia,; Coorientador: Maria Ivonete Santos Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Mendes, T. P. F. . O drama do homem moderno na figura de João Ternura. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 13, p. 51-59-59, 2013.

  • Mendes, T. P. F. . Aníbal Machado e a Literatura da América Latina do Século XX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Mendes, T. P. F. . A Contribuição do Jogral no Ensino de Língua Materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Mendes, T. P. F. ; cardoso, h. t. . A tessitura de vozes em "O Primo Brasílio". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Aníbal Machado e a Literatura da América Latina do Século XX, Descrição: A característica de crítica e denúncia social que adquirem muitos dos textos de vanguarda, por causa da forma de pensar politicamente dos intelectuais latinos da primeira metade do século XX, é necessária para a formação da identidade da nação que eles tanto visavam. Uma das maneiras pela qual este pensamento se revela é através de uma nova forma de fazer literatura, uma nova estética, para que não se reduzisse a uma literatura apenas informacional e ideológica, fugindo da função dela como arte. É a partir da forma, da sua essência mais estética, que a obra atingiria o seu elemento social. Poucos escritores se embrenharam por tantas e diversas áreas da criação quanto o mineiro Aníbal Machado pertencente ao grupo modernista de seu estado. Eleito presidente da Associação Brasileira dos Escritores, militou ativamente nos círculos políticos de sua época, tendo organizado em conjunto com Sérgio Milliet o I Congresso Brasileiro de Escritores. Este congresso, ao defender a liberdade democrática, precipitou o fim da ditadura de Getúlio Vargas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Taísa Pereira Ferreira Mendes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    A Contribuição do Jogral no Ensino de Língua Materna, Descrição: O projeto tem vista a importância da oralidade e da inserção do uso do jogral dentro do ensino da língua portuguesa, já que o estudo unicamente gramatical, tão imperativo no ensino atual não se apresenta suficiente para que o aluno tenha um desenvolvimento da sua capacidade lingüística. A escola deve levá-lo a ampliar seus conhecimentos da língua materna, e a este respeito cabe aos professores a função de desenvolver e estimular nos alunos a leitura e a produção de textos orais, pois, a língua falada possui também suas especificidades as quais precisam ser trabalhadas. A partir deste pressuposto, julga-se importante que o Jogral, como modalidade da língua falada, seja inserido em todo o processo de alfabetização do aluno, promovendo nele a reflexão e a operação sobre a linguagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Taísa Pereira Ferreira Mendes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Uberlândia, Escola Municipal Profª. Cecy Porfírio Cardoso. , Rua Rio Jequitinhonha, 415, Mansour, 38414490 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32388335

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 16

2008 - 2009

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Iniciação Cientifíca, Enquadramento Funcional: Bolsista - Graduando, Regime: Dedicação exclusiva.