Fernanda de Vilhena Cornelio Silva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Técnica da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente licenciada para cursar o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ).

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Economia da Indústria e da Tecnologia

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma nova abordagem analítica para estudo da Indústria,
Orientador: David Kupfer

Mestrado em Economia

2001 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: Mapeamento da Produtividade Bancária no Brasil,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: João Sicsú
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: setor bancário; Produtividade; Regiões brasileiras.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana / Especialidade: Economia Regional.

Graduação em Ciências Econômicas

1997 - 2000

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Política Industrial para competitividade no Brasil: uma análise dos anos 90
Orientador: Eduardo Gonçalves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Visita Técnica ao Instituto de Estatística da Espanha (INE). 2012. (Outra).

Taller para un formulario basico comun para encuestas de innovación. 2011. (Encontro).

Seminário Inovação: importância e fontes de financiamento.Resultados da Pesquisa de Inovação Tecnológica 2008. 2010. (Seminário).

Sexto Taller Regional sobre la medición de la Sociedad de la Información en América Latina y el Caribe. 2010. (Encontro).

Fundamentos y Prácticas de las Encuestas a Empresas y Establecimientos. 2009. (Outra).

V Taller Regional sobre la medición de la Sociedad de la Información en América Latina y el Caribe. 2009. (Encontro).

Seminario sobre Estadísticas de Ciencia y Tecnología. 2008. (Seminário).

Producción de Estadísticas sobre la Economía de la Información. 2007. (Outra).

2 Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais. 2006. (Encontro).

Encontro Mineiro sobre o ensino de Economia. 2003. (Encontro).

VII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Evidências do potencial agrícola de regiões selecionadas do estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro: uma aplicação da análise fatorial. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

VILHENA, F.. Prêmio Minas de Monografia - BDMG/SEMG/CORECON-MG. 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Frederico Leão Rocha

KUPFER, D.; KON, A.;Rocha, Frederico; SABOIA, J.; BRITTO, J.. Uma Nova Abordagem Analítica para Estudo da Indústria em Sistemas Fragmentados. 2017. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID KUPFER

KUPFER, D.; TIGRE, P; FLEURY, Afonso. Uma nova abordagem analítica para estudo da indústria em sistemas fragmentados. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fabiana Pereira Coelho

Análise da Concentração Regional do Setor Bancário; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda de Vilhena Cornelio Silva;

Leandro Barreto Grôppo

A influência da infra-estrutura de transportes sobre o custo-Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda de Vilhena Cornelio Silva;

Débora Marino Santos

Os impactos da entrada dos bancos estrangeiros no setor bancário brasileiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda de Vilhena Cornelio Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

DAVID KUPFER

Uma Nova Abordagem Analítica para Estudo da Indústria em Sistemas Fragmentados; 2017; Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: David Sergio Kupfer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VILHENA, F. ; SICSU, J. . Mapeamento da Produtividade do Trabalho nos bancos brasileiros. Ensaios FEE , Porto Alegre, v. 25, 2004.

  • VILHENA, F. . Política Industrial para competitividade no Brasil: uma análise dos anos 90. Nova Economia (UFMG) , Belo Horizonte:UFMG/FACE/DCE, p. 87-134, 2001.

  • VILHENA, F. ; SICSU, J. . Mapeamento da produtividade do trabalho nos bancos brasileiros. In: Marco Crocco; Frederico G. Jayme Jr.. (Org.). Moeda e território: uma interpreta~ção da dinâmica regional brasileira. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. , p. 271-294.

  • VILHENA, F. ; CORDOVIL, D. . A trajetória da indústria fluminense nos últimos 10 anos. Rio Indústria, Rio de Janeiro, p. 16 - 18, 01 jul. 2007.

  • VILHENA, F. . As funcionalidades dos serviços na atual configuração mundial da produção e seus impactos para o estudo da Indústria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILHENA, F. . Produtividade Bancária no Brasil: um enfoque regional. Juiz de Fora: NUPE/FEA/UFJF, 2003 (Texto para Discussão nº 17).

  • VILHENA, F. ; GONCALVES, E. . Política Industrial para competitividade no Brasil: uma análise da década de 90. Juiz de Fora: UFJF/FEA/NUPE, 2002 (Texto para Discussão, n. 13).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Orientadora da Monografia premiada em 2º lugar no Prêmio IPEA-CAIXA: ?Análise da Concentração Regional do Setor Bancário Brasileiro?, IPEA-CAIXA.

2001

Ganhadora do 2º lugar do XIII Prêmio Minas de Economia com a monografia ?Política Industrial para competitividade no Brasil: uma análise dos anos 90?, BDMG, SEMG, CORECON-MG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria. , Av. Chile, 500 - 4º andar, Centro, 20031170 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 21420219

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - Atual

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tecnologista de Inf. Geográfica e Estatística, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria.,Atividade realizada, Licenciada para cursar Doutorado.

    • 01/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria.,Atividade realizada, Integrante do Grupo de Trabalho de Confidencialidade e Integrante do Grupo de Trabalho de Classificações Estatísticas.

    • 01/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria.,Atividade realizada, Gerente da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) e da Pesquisa sobre uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas (TIC-Empresa).

    • 01/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria.,Atividade realizada, Co-autora da Publicação 'Oferta do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC-Oferta)'.

    • 01/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria.,Atividade realizada, Análise das Pesquisas Indutriais Mensais: Produção Física (PIM-PF) Brasil e Regional e de Emprego e Salário (PIMES); Auxílio na Construção do Índice de Preços ao Produtor (IPP); Análise da Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa) 2005 e 2006.

    • 01/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria, Diretoria de Pesquisas/Coordenação de Indústria.,Atividade realizada, Co-autora das publicações 'Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2003' e 'Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2003 - 2005'..

  • 2004 - 2005

    Faculdade Metodista Granbery

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Parcial

    Atividades

    • 09/2004 - 03/2005

      Ensino, Faculdade de Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política

  • 2003 - 2005

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2004 - 03/2005

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I, História do Pensamento Econômico II, Metodologia da Análise Científica

    • 02/2004 - 03/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Economia, Núcleo de Pesquisas Econômicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Grupo de Conjuntura Econômica.

    • 01/2004 - 07/2004

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I, Introdução à Economia I

    • 03/2003 - 07/2004

      Direção e administração, Faculdade de Economia, Núcleo de Pesquisas Econômicas.,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Econômicas.

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I, História do Pensamento Econômico II, Metodologia da Análise Econômica

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica do Brasil, Introdução à Economia I, Teoria Macroeconômica I

  • 2003 - 2005

    Faculdade de Ciências Econômicas Vianna Júnior

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I

    Atividades

    • 02/2004 - 03/2005

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Monetária, Introdução à Economia, Técnicas de Pesquisa em Economia

    • 08/2003 - 08/2004

      Direção e administração, Departamento de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ciências Econômicas.

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Monetária, História do Pensamento Econômico, Técnicas de Pesquisa em Economia

    • 02/2003 - 07/2003

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico, Teoria Microeconômica