Mariana Santos Lemos

Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), Especialista em Engenharia de Processamento Petroquímico pela Universidade Federal Fluminense (2014), Doutoranda em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou atividades de pesquisa no Laboratório de Análises Térmicas em Novas Aplicações de Análises Térmicas em Processos de Tratamento de Resíduos e Efluentes Industriais. Trabalhou como pesquisadora pelo contrato Cenpes/Coppetec no Laboratório de Tratamento de Águas e Reúso de Efluentes desenvolvendo pesquisas de tratamento de efluente da produção do biodiesel por processos primários e terciários (processos oxidativos avançados) bem como no tratamento de efluentes de refinarias.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo da adsorção de compostos orgânicos em carvão ativado visando reúso,
Jo Dweck. Coorientador: Lidia Yokoyama. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Solidificação e Estabilização da fração de finos de catalisador gasto de uma unidade de FCC,Ano de Obtenção: 2012
Jo Dweck.Coorientador: Armando Lucas Cherem da Cunha.

Especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico

2012 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: Estudo da Adsorção de compostos orgânicos em resinas de troca iônica utilizadas no tratamento de água de caldeiras
Orientador: Fernando Manier e Lídia Yokoyama

Graduação em Engenharia Química

2003 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A participação da indústria química nas inovações da cadeia têxtil e de confecção
Orientador: Flávia Chaves Alves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2009

informática. (Carga horária: 285h). , SOS Computadores, SOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Caracterização de materiais cerâmicos e biomassa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. ACELERAÇÃO DA CINÉTICA DE HIDRATAÇÃO DE PASTAS DE CIMENTO CP-G PELO EMPREGO DE NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS. 2018. (Congresso).

Congresso Abes/Fenasan. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE POLÍMEROS CATIÔNICOS E ANIÔNICOS NA CLARIFICAÇÃO DE EFLUENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2017. (Congresso).

Congresso Abes/Fenasan. AVALIAÇÃO DO EFEITO DE CARBONO ORGÂNICO CONTIDO EM ÁGUAS DE REÚSO EM RESINAS TROCADORAS DE ÍONS. 2017. (Congresso).

Congresso Abes/Fenasan. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES COAGULANTES NA CLARIFICAÇÃO DE EFLUENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2017. (Congresso).

Aicat-GicaT. A study of the early stages of cement hydration partially substituted by spent cracking catalyst fines by nonconventional differential thermal analysis. 2016. (Congresso).

Aicat-GicaT. Evaluation by thermogravimetry and differential thermal analysis of type II portland cement hydration, when partially substituted by spent catalyst fines. 2016. (Congresso).

Enutt. Determinação do Teor de Coque na Fraçao de Finos de Catalisador Gasto de FCC. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Augusto Luiz Panno Guimarães e Juliana Victorino Dias

LEMOS, M. S.; Almeida V.C; AZEVEDO, E. M.. Utilização das técnicas de análise térmica para acompanhamento da compostagem dos resíduos orgânicos gerados no restaurante universitário do Centro de Tecnologia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís de Sá Tojal

CHAGAS JUNIOR, C. A.; AZEVEDO, E. M.;LEMOS, M. S.. Combustão e pirólise da biomassa no tratamento terciário de efluentes pela tecnologia de Wetlands. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Shimenne Costa Pimenta Bueno

ALVES, F. C.;Bueno, S. C. P.. A participação da indústria química nas inovações da Cadeia Têxtil e de Confecções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Luisa Aleixo Gonçalves

Gonçalves, M.L.A.. Solidificação e estabilização da fração de finos de catalisador gasto de uma unidade d FCC. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel Massad Cavalcante

CAVALCANTE, R. M.. A participação da Indústria Química nas Inovações da Cadeia Têxtil e de Confecções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rita de Cássia Colman Simões

MAINIER, F. B.; YOKOYAMA, L.; MONTEIRO, L. P. C.;Colman, R. C.. Estudo da adsorção de compostos orgânicos em resinas de troca iônica utilizadas no tratamento de águas de caldeiras.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico) - Universidade Federal Fluminense.

Juacyara Carbonelli Campos

YOKOYAMA, L.; DWECK, Jo; VIANA, M. M.;Campos, J.C.; FLORIDO, P. L.; MOTHE, C. G.. Estudo da Casca de arroz como adsorvente de poluentes orgânicos para tratamento de efluentes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lídia Yokoyama

Gonçalves, M. L. A.; M. M. B. M.;YOKOYAMA, L.. Solidificação e estabilização da fração de finos de catalisador gasto de uma unidade de FCC. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciane Pimentel Costa Monteiro

MAINIER, F. B.MONTEIRO, L. P. C.; SIMÕES, R. C.C.; YOKOHAMA, L.. Estudo de Adsorção de Compostos Orgânicos em Resinas de Troca Iônica Utilizadas no Tratamento de Águas de Caldeiras. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proces Petroquímico - Prominp) - Universidade Federal Fluminense.

ESTEVÃO FREIRE

Cavalcante, R. M.;FREIRE, Estevão; Bueno, S. C.; Alves, F. C.. A participação da indústria química nas inovações da cadeia textil e de confecções. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química/UFRJ.

Maura Berger Maltez Melchert

YOKOYAMA, L.; GONCALVEZ, M. L. A.;MELCHERT, M. B. M.. Solidificação e Estabilização de Finos de catalisador gasto de FCC.. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jorge Menezes da Cunha

Investigação do Aproveitamento das Cinzas de Casca de Arroz como Material Cimentício Suplementar para o Cimento Portland Tipo II; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Thiago Narahari Rosalba Bahiense

Estudo por análise térmica de compostos cerâmicos utilizando argila Terracota; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Rafael dos Santos Chalegre

Tratamento de Efluente da Produção de Biodiesel; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Caio Marchon Ferreira

Tratamento de Efluente da Produção de Biodiesel; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Colégio de Aplicação da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Willian Vieira Martins

Tratamento de Efluente da Produção de Biodiesel; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Leonardo Nascimento de Mattos

Tratamento de Efluente da Produção de Biodiesel; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Mateus David Beserra Gomes

Tratamento de Efluente da Produção de Biodiesel; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Erica Barbosa Roque

Tratamento de Efluente da Produção de Biodiesel; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mariana Santos Lemos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jo Dweck

Estudo da adsorção de compostos orgânicos em carvão ativado visando reúso; Início: 2016; Tese (Doutorado em Tecnologia de processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal de Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Jo Dweck

Solidificação e Estabilização de Finos de catalisador gasto de FCC; 2012; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de proc Quim e Bioquimicos) - Universidade Federaol do Rio de Janeiro,; Orientador: Jo Dweck;

Jo Dweck

Aplicações de Análises Térmicas em Solidificação Estabilização de Rejeitos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Rio de Janeiro, Outros; Orientador: Jo Dweck;

Flávia Chaves Alves

A participação da indústria química nas inovações da cadeia têxtil e de confecções; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química - UFRJ; Orientador: Flavia Chaves Alves;

Lídia Yokoyama

Obtenção de adsorvente a partir da casca de arroz; Início: 2015; Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Armando Lucas Cherem da Cunha

Estabilização e solidificação com cimento de fração de finos de catalisador gasto (Epcat) de unidade craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC); 2012; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química - UFRJ,; Coorientador: Armando Lucas Cherem da Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Lemos, Mariana Santos ; DA CUNHA, ARMANDO LUCAS CHEREM ; Dweck, Jo . A study of cement Type II hydration partially substituted by Brazilian spent cracking catalyst fines. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. 113, p. 3, 2017.

  • LEMOS, M. S. ; DA CUNHA, ARMANDO LUCAS CHEREM ; DWECK, J. . A study of cement type II hydration partially substituted by Brazilian spent cracking catalyst fines. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. 1, p. 1-8, 2017.

  • NEVES JUNIOR, ALEX ; Lemos, Mariana Santos ; TOLEDO FILHO, ROMILDO DIAS ; FAIRBAIRN, EDUARDO DE MORAES REGO ; Dweck, Jo . Early stages hydration of high initial strength Portland cement. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (Dordrecht Online) , v. 113, p. 659-665, 2013.

  • Melchert, Maura B. M. ; Viana, Marcelo M. ; Lemos, Mariana S. ; Dweck, Jo ; Büchler, Pedro M. . Simultaneous solidification of two catalyst wastes and their effect on the early stages of cement hydration. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. 105, p. 625-633, 2011.

  • Cunha, Armando Lucas Cherem ; Lemos, Mariana Santos ; Meth, Sergio ; Gonçalves, Jardel Pereira ; Dweck, Jo . A study of the particle size effect on the pozzolanic activity of an equilibrium catalyst. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. 106, p. 805-809, 2011.

  • Barreto, Emerson Paes ; LEMOS, M. S. ; Aranha, Isabelle Bulhoes ; Büchler, Pedro Mauricio ; Dweck, Jo . Partially exchanged organophilic bentonites. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY , v. 105, p. 915-920, 2011.

  • LEMOS, M. S. ; Ferreira C.M ; Lacerda J.A.S ; FLORIDO, P. L. ; Yokoyama L . Avaliação de diferentes coagulantes na clarificação de efluente da produção de biodiesel. In: Congresso ABES/FENASAN, 2017, São Paulo. Congresso ABES/FENASAN 2017, 2017.

  • LEMOS, M. S. ; MATTOS L.N ; Lacerda J.A.S ; FLORIDO, P. L. ; Yokoyama L . Estudo da influência de polímeros catiônicos e aniônicos na clarificação de efluente da produção de biodiesel. In: Congresso ABES/FENASAN, 2017, São Paulo. Congresso ABES/FENASAN 2017, 2017.

  • LEMOS, M. S. ; Yokoyama L . Avaliação do efeito de carbono orgânico contido em águas de reúso em resinas trocadoras de íons. In: Congresso ABES/FENASAN, 2017, São Paulo. Congresso ABES/FENASAN 2017, 2017.

  • Cunha JM ; LEMOS, M. S. ; VIANA, M. M. ; DWECK, J. . CARACTERIZAÇÃO E COMBUSTÃO DA CASCA DE ARROZ VISANDO A PRODUÇÃO DE MATERIAL POZOLÂNICO. In: VIII Simpósio de Análise Térmica, 2017, Ponta Grossa/PR. VIII SIAT, 2017.

  • CUNHA, A. L. C. ; LEMOS, M. S. ; Meth, Sergio ; GONCALVES, J. P. ; DWECK, . Avaliação por análise térmica diferencial não convencional (NCDTA) da atividade pozolânica de catalisador de equilíbrio (ECAT) em substituição parcial ao cimento. In: VIII Cbratec, 2012, Campos do Jordão. III Congresso Pan-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2012.

  • LEMOS, M. S. ; LEONARDO, R. S. ; DWECK, . Determinação do Teor de Coque na Fraçao de Finos de Catalisador Gasto de FCC. In: ENUTT, 2011, São Carlos. V Encontro dos Usuários das Técnicas Termoanalíticas, 2011.

  • CUNHA, A. L. C. ; LEMOS, M. S. ; METH, S. ; GONCALVES, J. P. ; DWECK, . Milling Influence on the Pozzolanic Activity Index of a FCC Catalyst Waste. In: IV International Conference on Pollution Prevention and Control, 2010, São Paulo. IV International Conference on Pollution Prevention and Control, 2010.

  • CUNHA, A. L. C. ; LEMOS, M. S. ; METH, S. ; GONCALVES, J. P. ; DWECK, . Estudo por Termogravimetria da Influência do tamanho de partículas de catalisador de equilíbrio em sua ativdade pozolânica. In: Cbratec, 2010, São Pedro. vII Congresso Brasileiro de Análise Térmico e Calorimetria, 2010.

  • LEMOS, M. S. ; Yokoyama L ; VIANA, M. M. ; DWECK, J. . Estudo de pirólise de casca de arroz por análise térmica. In: XI Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2018, Rio de Janeiro. XI Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2018.

  • LEMOS, M. S. ; Cunha JM ; Yokoyama L ; VIANA, M. M. ; DWECK, J. . Caracterização e comparação da hidratação de pastas de cimento portland do tipo II por calorimetria isotérmica e análise térmica diferencial não convencional. In: XI Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2018, Rio de Janeiro. XI Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2018.

  • LEMOS, M. S. ; VIANA, M. M. ; Yokoyama L ; DWECK, J. . PIRÓLISE DA CASCA DE ARROZ PARA PRODUÇÃO DE ADSORVENTES VISANDO REMOÇÃO DE POLUENTE ORGÂNICO DE EFLUENTE TÊXTIL. In: 23° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2018, Foz do Iguaçu. 23° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais.

  • LEMOS, M. S. ; CUNHA, A. L. C. ; DWECK, J. . A STUDY OF THE EARLY STAGES OF CEMENT HYDRATION PARTIALLY SUBSTITUTED BY SPENT CRACKING CATALYST FINES BY NON-CONVENTIONAL DIFFERENTIAL THERMAL ANALYSIS. In: AICAT-GICAT, 2016, NAPOLES. XXXVIII National Congress On Calorimetry, Thermal Analysis And Applied Thermodynamics, 2016.

  • LEMOS, M. S. ; CUNHA, A. L. C. ; DWECK, J. . EVALUATION BY THERMOGRAVIMETRY AND DIFFERENTIAL THERMAL ANALYSIS OF TYPE II PORTLAND CEMENT HYDRATION, WHEN PARTIALLY SUBSTITUTED BY SPENT CATALYST FINES. In: XXXVIII National Congress On Calorimetry, Thermal Analysis And Applied Thermodynamics, 2016, NAPOLES. XXXVIII National Congress On Calorimetry, Thermal Analysis And Applied Thermodynamics, 2016.

  • NEVES JUNIOR, A. ; LEMOS, M. S. ; TOLEDO FILHO, R. D. ; FAIRBAIRN, E. M. R. ; DWECK, J. . Early Stages Hydration Of High Initial Strenght Portland Cement - Part II NCDTA And Vicat Analysis. In: Medicta, 2011. 10th Mediterranean Conference on Calorimetry and Thermal Analysis.

  • DWECK, J. ; VIANA, M. M. ; LEMOS, M. S. ; METH, S. . Calorific power of solid bio-fuels by quantitative DTA. In: Medicta, 2011, Porto. 10th Mediterranean Conference on Calorimetry and Thermal Analysis, 2011.

  • LEMOS, M. S. ; Yokoyama L ; VIANA, M. M. ; DWECK, J. . Estudo de pirólise de casca de arroz por análise térmica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEMOS, M. S. ; CUNHA, A. L. C. ; DWECK, J. . Evaluation by thermogravimetry and differential thermal analysis of type II portland cement hydration, when partially substituted by spent catalyst fines. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEMOS, M. S. ; CUNHA, A. L. C. ; DWECK, J. . A study of the early stages of cement hydration partially substituted by spent cracking catalyst fines by nonconventional differential thermal analysis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2016

    Laboratório de Tratamento de Água e Reúso de Efluente

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais atividades: Estudo, desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa de tratamento de água em escala de bancada visando reúso em refinarias de petróleo da Petrobras; Participação em reuniões na Petrobras para apresentação de resultados; Visita técnica à refinaria da Petrobras; Implementação e treinamento de metodologias laboratoriais; Orientação de alunos de iniciação científica do nível médio à graduação; Redação de trabalhos científicos

  • 2007 - 2008

    Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do setor de posto de combustível, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividades realizadas: Análise e cadastramento de processos de Licenciamento Ambiental; Análise de relatórios de impacto ambiental, investigação ambiental e análise de risco; Organização de pastas e arquivos; Acompanhamento em vistorias em postos de combustíveis

  • 2010 - 2012

    Laboratório de Análises Térmicas

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Engenheira Química, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais atividades: Desenvolvimento de pesquisa na área de tratamento e processamento de rejeitos industriais; Ensaios de porosidade de materiais cimentícios e compósitos; Revisões bibliográficas; Execução e interpretação de análises térmicas; Redação de relatório de pesquisa; Redação de artigos científicos

  • 2009 - 2010

    Laboratório de Análises Térmicas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Principais atividades: Atividades de pesquisa em solidificação e estabilização de catalisadores residuais com cimento tais como: Revisão bibliográfica sobre análise térmica aplicada a sistemas com cimento, Planejamento, Execução e interpretação de análises instrumentais e laboratoriais: Análises por termogravimetria; Análises térmicas diferenciais; Análises por difração de raios X; Ensaios mecânicos de resistência à compressão.

  • 2004 - 2005

    Laboratório de Bioprocessos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Principais atividades: Atividades de pesquisa no projeto ?Peroxidases de Paecilomyces varioti e Sistemas Biomimétricos na Oxidação de Isossafrol? tais como: Revisão bibliográfica sobre biotecnologia; Planejamento, Execução e interpretação de análises instrumentais e laboratoriais

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de docência, Carga horária: 4

  • 2018 - Atual

    Pre Vestibular Social Ação - UFRJ

    Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Professora Química, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Pré - Vestibular Social da Faculdade de Letras da UFRJ