José Augusto Costa de Almeida

José Augusto Costa de Almeida, nome artístico José Rufino, vive e trabalha em João Pessoa, Paraíba. Artista e escritor, é também professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado em Artes Visuais das universidades federais da Paraíba e de Pernambuco. Desenvolveu sua jornada artística passando da poesia para a poesia-visual e, em seguida, para a arte postal, desenhos, e pinturas a partir dos anos 1980. O universo do declínio das plantações de cana-de-açúcar no Brasil integrou seu trabalho desde o início, através do uso de mobiliários, documentos de família e institucionais, transmutados em desenhos, esculturas e instalações. Entre os documentos familiares, destaque para as cartas herdadas do seu avô, senhor de engenho no município de Areia, suportes da série Cartas de Areia. Filho de ativistas políticos perseguidos pela ditadura do regime militar brasileiro nos anos 1960, o artista é também muito conhecido pelos seus impressionantes trabalhos de caráter político. O diálogo dicotômico entre memória e esquecimento contamina seu trabalho por completo. É autor do livro ?Afagos?, editado pela CosacNaify, do romance ainda inédito, ?Desviver?, que recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária. Participou de cerca de duzentas exposições, entre coletivas e individuais no Brasil e exterior. Entre elas: Dogma, na Central Galeria de Arte, em São Paulo, Violatio, no Museu da Escultura Brasileira, São Paulo, Ulysses, na Casa França Brasil/Rio de Janeiro. Expôs Divortium Aquarum na Sala A Contemporânea, no CCBB/Rio de Janeiro, Aenigma na Galeria Milan em São Paulo; Blots & Figments, no Museu Andy Warhol, em Pittsburgh, EUA, e Faustus, no Palácio da Aclamação, em Salvador, quando ganhou o prêmio Bravo-Prime de melhor exposição do ano no Brasil. Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo e das Bienais do Mercosul, Venezuela, Havana e Bienal do Fim do Mundo, em Ushuaia, Argentina. Participou ainda de coletivas importantes como Caminhos do Contemporâneo, no Paço Imperial (Rio de Janeiro) e L?Art dans le Monde, no Pont Alexandre III, Paris, e em feiras de arte, como a ArtRio e SPArte , da Arco, em Madri, e Art Basel, na Suíça. Em 2017 recebeu o Prêmio Mário Pedrosa - Artista do Ano, da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

2004 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Iconofósseis de Macrobioerosão na Bacia da Paraíba (Cretáceo Superior - Paleógeno), Nordeste do Brasil
Alcina Magnólia Franca Barreto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bioerosão; Paleoicnologia; Iconofósseis.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: PALEONTOLOGIA / Especialidade: Paleoicnologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: PALEONTOLOGIA / Especialidade: Macrobioerosão.

Mestrado em Geociências

1997 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Calcários recifais eocênicos da Formação Maria Farinha na Sub-Bacia de Alhandra, Paraíba: aspectos taxionômicos, peleoecológicos, paleoambientais e estratigráficos.,Ano de Obtenção: 2000
Margareth Mascarenhas Alheiros.

Graduação em Geologia

1983 - 1989

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Folha Jacumã
Orientador: Margareth Mascarenha Alheiros
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1993 - 1993

Workshop de Verão. (Carga horária: 60h). , School Of Visual Arts, Estados Unidos.

1993 - 1993

Estágio. (Carga horária: 60h). , Muséum National d´Histoire Naturelle de Paris, MNHN, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RUFINO, José . Programa de Residência Literária da Usina de Arte. 2017. (Outro).

RUFINO, José . Festival Arte na Usina - Safra 2016. 2016. (Festival).

RUFINO, José . Usina de Arte. 2016. (Outro).

RUFINO, José . Programa de Residência de Arte Contemporânea, Usina de Arte.. 2016. (Outro).

RUFINO, José . Festival Arte na Usina, Safra 2015. 2015. (Festival).

RUFINO, José . Mostra Nordeste de Artes Visuais - FUNARTE. 2015. (Exposição).

BARRETO, A. M. F. ; ALMEIDA, J. A. C. . Paleo 2004. 2004. (Congresso).

ALMEIDA, J. A. C. . Centro de Visitação Vale dos Dinossauros, Sousa (Paleontologia e Geologia da Bacia). 1997. (Exposição).

ALMEIDA, J. A. C. . Coleção de Fósseis do Museu do Homem do Nordeste, Universidade Instituto Paraibano de Educação - UNIPÊ. 1995. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Iberoamericano de Arte, Museus e Inclusão. Poéticas artísticas interativas e experimentais. 2017. (Congresso).

Seminários de Crise.Considerações sobre o conceito de crise no processo de criação. 2017. (Encontro).

?IV Diálogos Internacionais em Artes Visuais?.PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO CAMPO POLÍTICO: TENSÕES E EFEITOS. 2016. (Encontro).

Projeto SESC Confluências.A cena da Arte Contemporânea e o circuito nacional de arte. 2016. (Encontro).

Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos.Artes plásticas: Memória, arte e educação em direitos humanos. 2014. (Outra).

Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. Mesa redonda - Criatividade: Caos ou método?. 2013. (Congresso).

Lançamento do edital Arte e Patrimônio.Arte e Patrimônio. 2013. (Seminário).

Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba.Arte e Política na transmutação das memórias. 2013. (Outra).

Mesa Redonda Cães sem plumas (prólogo).Cães sem plumas (prólogo). 2013. (Outra).

Mesa Redonda da obra: Ulysses.Mesa Redonda da obra: Ulysses. 2013. (Outra).

Mosteiro de São Bento.Intentio animae. 2012. (Encontro).

Programa Associado de Pós - Graduação.Seminário Orientação. 2012. (Seminário).

Projeto Metrô Superfície - Mostra I Paço das Artes.Projeto Metrô Superfície. 2012. (Encontro).

12º Festival de Areia.Vivência Artistica. 2011. (Oficina).

Arte Contemporânea.Arte Contemporânea. 2011. (Seminário).

Dia D 2011.Design e Arte. 2011. (Encontro).

III Colóquio Internacional Educação e Visualidades.Educação e Visualidades. 2011. (Encontro).

Programa Associado de Pós - Graduação em Arte Visuais.Processo de Criação em arte visuais na Contemporaneidade. 2011. (Seminário).

Simpósio Internacional de Arte Contemporânea de Campina Grande.Arte Contemporânea. 2011. (Simpósio).

VI Semana de Geografia UFPB.Geografia na Arte. 2011. (Oficina).

12 SALAO NACIONAL DE ARTES DE ITAJAÍ.12 SALÃO NACIONAL DE ARTE. 2010. (Encontro).

Aula inaugural do Curso do Journal Club - Reuniões Científicas, do Programa de pós-graduação em Psiquiatria. Universidade Federal de São Paulo ? Escola Paulista de Medicina. São Paulo/SP..A Perversão das Memórias. 2010. (Outra).

Ciclo Paralelo Silêncios e Sussurros. Fundação Vera Chaves Barcellos..Efemérides. 2010. (Encontro).

Colóquio Internacional de Arte Contemporânea e Museus: transversalidades poéticas e políticas - Santander Cultural e Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre.. Museu, Arte e Educação: desarrolhando o mundo.. 2010. (Congresso).

Política da Arte. Fundação Joaquim Nabuco, Recife./PE.Memórias induzidas.. 2010. (Outra).

II Congresso Nordestino e III Encontro Paraibano de Arteterapia - Arte e Saúde: Diálogo e Complexidade.. Arte e Imaginário no Espaço Contemporâneo: confluências e possibilidades.. 2009. (Congresso).

NE convergência ? Encontro de Articuladores em Artes Visuais do Nordeste, Centro Cultural Casa da Ribeira ? Natal/RN.Subversão e Apropriação de Memórias. 2009. (Encontro).

The Arts, Human Development, and Human Rights: 21st Century Intersections and Ramifications - Pittisburgh/USA.Experiences of transmutation of time and memory.. 2009. (Outra).

VI Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Ciclo de Debates sobre Arte Contemporânea. Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia..Tempo: memória individual e social. A subversão das Memórias.. 2009. (Encontro).

VIII SPA das Artes - Ciclo de Palestra Mercado e Colecionismo: Trânsitos - do local ao internacional. Centro Cultural Correios Recife, Recife - PE..Ciclo de Palestra Mercado e Colecionismo: Trânsitos - do local ao internacional. 2009. (Encontro).

I Ciclo de Debates do Curso de Geografia. Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba..Paisagem e Arte. 2008. (Encontro).

I Ciclo de Debates do Curso de Geografia. Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba..Bioerosão na Bacia da Paraíba. 2008. (Outra).

3o Simpósio Estadual de Ensino de Arte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba..Conversas com artistas. 2007. (Simpósio).

Sentidos e Arte Contemporânea.Desenhos ao Léthe. 2007. (Seminário).

Encontro promovido pelo SEBRAE para criação da APA do Rio do Peixe.Potencial Paleontológico da Bacia do Rio do Peixe. 2005. (Oficina).

Diálogos da Criação: O Olhar. Organização Coordenação de Extensão, UFPB..O Olhar. 2003. (Encontro).

"d IA d" encontro, curso de Bacharelado em Artes Plásticas - Universidade Estadual Paulista.Sobre o Plasmatio. 2002. (Encontro).

Curso de atualização de professores em Arte Contemporânea - UFPB / Centro de formação de professores de Bayeux.Palestra sobre Arte Contemporânea. 2002. (Encontro).

Encontro com Artistas no Centro Cultural São Francisco.Palestra sobre processo de criação. 2002. (Encontro).

Evot.Potencial Paleontológico de Gramame. 2002. (Encontro).

Faxinal das Artes.Processo de criação. 2002. (Outra).

Festival de Inverno.Oficina de desenho. 2002. (Outra).

Seminário Psicanálise e Arte: leitura de textos de Freud. Topos - Centro de Psicanálise, João Pessoa..A subjetividade no processo criativo.. 2002. (Seminário).

XXV Bienal Internacional de São Paulo.Plasmatio. 2002. (Encontro).

II Jornada de Arqueologia, Turismo e Meio Ambiente.Mamíferos fósseis da Paraíba. 1999. (Encontro).

Encontros com professores convidados, FrieKunstshulle Berlin.Sobre a produção de José Rufino. 1997. (Encontro).

Projeto Nascente.Encontro com José Rufino, Museu de Arte Contemporânea - MAC USP. 1991. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leandro Pereira da Costa

Maria do Carmo Nino; Maria Helena Mousinho Magalhães; RUFINO, José. Criação e fotografia: atlas de pensamentos, espaços, paisagens, notas, etc. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Helton Paulino da Costa

RUFINO, José. Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Patrício Bezerra Sobrinho

ALMEIDA, J. A. C.. PERCURSOS DE CRIAÇÃO: DOS IMPERATIVOS DA ORDEM À AFIRMAÇÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Aline Teresinha Basso

ALMEIDA, J. A. C.; GOMES, A. T. L.; MENDONÇA, Miriam. Costura do Invisível: uma discussão sobre as fronteira entre a arte e moda na obra de Jum Nakao. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Stênio José Paulino Soares

ALMEIDA, J. A. C.. O social e o sensível: uma experiência de pensamento a partir do processo poético de Fernando Jackson Ribeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sidney Leonardo Albuquerque de Azevedo

ALMEIDA, J. A. C.; Nobrega Zulmira Silva Nobrega; GOMES, A. T. L.; MAGALHAES, L. A. M.. A imagem da Palavra na Obra de Raul Córdula: onde o eco da fala reverbera -se na densidade do meio.. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Elisabete de Gouveia

ALMEIDA, J. A. C.. Os Microplanos de Montez Magno e os Infra - minces de Duchamp: a hipersensível vastidão de um ínfimo intervalo. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: João Batista Mafaldo Júnior

ALMEIDA, J. A. C.. Hoje é dia de Maria: Conexões Cenográficas e audiovisuais. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Priscilla Albuquerque Pereira

ALMEIDA, J. A. C.. Aspectos taxonômicos e paleoecológicos dos braquiópodes e moluscos (Bivalvia) da Formação Inajá (Devoniano), Bacia do Jatobá - PE. 2011.

Aluno: Anderson da Conceição Santos Sobral

ALMEIDA, J. A. C.BARRETO, A. M. F.. Os amonóides da Bacia da Paraíba: implicações Cronoestratigráficas, Paleoecológicas, Paleobiogeográficas.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Batista Mafaldo Júnior

ALMEIDA, J. A. C.. Hoje é dia de Maria: bricolagens artísticas nos processos cenográficos de produção audiovisual e as interelações.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Fabiana Marinho da Silva

ALMEIDA, J. A. C.BARRETO, A. M. F.; OLIVEIRA, E. V.. Os mamíferos pleistocênicos de Afrânio-PE, Nordeste do Brasil.. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eduardo Galliza do Amaral Marinho

ALMEIDA, J. A. C.; NEUMANN, V. H. L.; ALMEIDA, J. A. P.; LIMA, E. R. V.; MANSO, V. A. V.. Bases Geológicas e Geomorfológicas das Organizações Espaciais no Município de João Pessoa. 2011. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jorge Luiz Lopes da Silva

ALMEIDA, J. A. C.. Reconstituição paleoambiental baseada no estudo de mamíferos pleistocênicos de Maravilha e Poço das Trincheiras, Alagoas, Nordeste do Brasil.. 2008. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Flawdemir Sávio Sousa Mendes

RUFINO, José. Leitura3. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Caroline Monteiro Jacintho de Oliveira

RUFINO, José. A performance no cinema de fluxo: presença, representação e arte-vida. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alexandre Nepomuceno Targino

RUFINO, José. A investigação das poéticas na curadoria contemporânea: um percurso pelas exposições Cães sem plumas, de Moacir dos Anjos e Histórias Mestiças, de Adriano Pedrosa.. 2017.

Aluno: Larissa Uchôa Dantas

RUFINO, José. O corpo metafórico: a representação simbólica de Arthur Bispo do Rosário no manto/corpo - Manto da apresentação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Suelaine Lima Lucena Agra

RUFINO, José. A imagem a seguir: um estudo sobre sequências fotográficas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Patrício Bezerra Sobrinho

ALMEIDA, J. A. C.. Percursos de criação: dos imperativos da ordem à afirmação do acaso em ARS combinatória. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Aline Teresinha Basso

ALMEIDA, J. A. C.. Costura do Invisível: uma discussão sobre as fronteira entre a arte e moda na obra de Jum Nakao. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sidney Leonardo Albuquerque Azevedo

ALMEIDA, J. A. C.; GOMES, A. T. L.; Nobrega Zulmira Silva Nobrega. A imagem da palavra na obra de Raul Córdula: onde o eco da fala reverbera-se na densidade do meio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: João Batista Mafaldo Júnior

ALMEIDA, J. A. C.. Hoje é dia de Maria: bricolagens artísticas nos processos cenográficos de produção audiovisual e as interelações. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Elizabeth Gouveia

ALMEIDA, J. A. C.. Montez Magno: o corpo heterogênio. 2011.

Aluno: Rita do Monte

RUFINO, José; PAIVA, C. S. M.; SANTOS, G. L.. Sobre a imaterialidade na arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sednanref Racnela Gomes de Alencar

RUFINO, José. Cabelos como poética: identidade, diversidade e liberdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Emerson Bruno Rodrigues de Brito

RUFINO, José. Onde vivem os inumanos: uma interpretação do grotesco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ismayane da Silva Almeida

RUFINO, José. Pinacoteca da UFPB: Memórias, desafios e visibilidade ao público. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Antonio Luiz da Silva

RUFINO, José. Cartografias (re)inventadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Wellington Limongi de Souza

RUFINO, José. Percurso poético da pintura ao vídeo Efemérico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Elindovaldo Pereira dos Santos

RUFINO, José. Mumificados: processo de criação de uma instalação de materiais reciclados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Potira Pereira Gusmão Maia

RUFINO, José. A representação dos invisíveis como fissura na partilha do sensível: uma experiência pictórica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luiz Quirino do nascimento Neto

RUFINO, José. Do sagrado ao profano: uma abordagem sobre arte e religião. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cybele Andrade Dantas

ALMEIDA, J. A. C.; BECHARA FILHO, G.; NUNES FILHO, P.. Fotografias Recortadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Bertrand Pereira Martins

ALMEIDA, J. A. C.. Eu era moderno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Antônio Ferreira Neto

ALMEIDA, J. A. C.; FREITAS, S. C.; DIDONET, C.. Vale do Piancó: uma reflexão sobre alguns casos de suicídio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Violeta Vieira de Brito

ALMEIDA, J. A. C.; MADRUGA, A. G. C.; ARAUJO, M. E.. A Turmalina Paraíba e seus cenários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jeffeson da Costa Silva

ALMEIDA, J. A. C.. Geodiversidade e Geoconservação dos Sítios Paleontológicos da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Henrique Alves de Oliveira Soares

ALMEIDA, J. A. C.; Marinho(Eduardo Gazilla do Amaral Marinho); Silva(Lucymary Albuquerque da Silva). Fósseis da bacia da Paraíba: Estado de conhecimento e de preservação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jefferson da Costa Silva

ALMEIDA, J. A. C.; SILVA, Richarde Marques da; OLIVEIRA, Francisco Borges de. Geodiversidade e Geoconservação na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe - PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Emanuella Firmino Barbosa

FURRIER, Max;ALMEIDA, J. A. C.; LIMA, Eduardo Rodrigues Vianna de. Caracterização Geomorfológica e Tectônica da Bacia Hidrográfica do Rio Guruji, Litoral Sul do Estado da Paraíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Murillo Kauffmann Fidalgo Cardoso da Silveira

SOUZA, Bartolomeu Israel de;ALMEIDA, J. A. C.; LIMA, Eduardo Rodrigues Vianna de. A Extração do Calcário em João Pessoa - PB: Condições Ambientais e Sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Roseli Agapito da Silva

MADRUGA, A. G. C.; LARENA, M. A.; SANTANA, J. M. S.;ALMEIDA, J. A. C.. Ambiente Vida e Liberdade: recuperação de ecossistemas por meio de reintroduções de animais silvestres apreendidos pelo IBAMA no estada da Paraíba - ARES I. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jorge de Brito de Ramalho Sobrinho

ALMEIDA, J. A. C.. O Regionalismo na obra de Luiz Gonzaga. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

ALMEIDA, J. A. C.. Comissão de Seleção do Edital Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. 2013.

ALMEIDA, J. A. C.; CARVALHO, I. S.;BARRETO, A. M. F.. Concurso para professor adjunto de Paleontologia. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

ALMEIDA, J. A. C.. Professor Substituto da Área de Geografia Física e Geologia. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

ALMEIDA, J. A. C.. Banca Examinadora de qualificação de Mestrado em Artes Visuais. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

ALMEIDA, J. A. C.. Banca examinadora de dissertação para o Mestrado em Geociências. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.

ALMEIDA, J. A. C.. Processo Seletivo para Admissão de alunos regulares - Mestrado de Artes Visuais. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

RUFINO, José. Banca do Processo Seletivo para o Mestrado em Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Margareth Mascarenhas Alheiros

ALMEIDA, José Augusto Costa de;ALHEIROS, Margareth Mascarenhas. Calcários Cálcio-Recifais da Formação Maria Farinha na Paraíba: Aspectos Taxonômicos, Paleoecológicos, Paleoambientais e Estratigráficos. 2000. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Margareth Mascarenhas Alheiros

ALHEIROS, Margareth Mascarenhas; VIANA, Maria Somália. APLICAÇÃO DE MOLUSCOS BIVALVES À PALEOECOLOGIA. 1999. Outra participação, Universidade Federal de Pernambuco.

Lúcia Maria Mafra Valença

VALENÇA, L. M. M.; BARRETO, A. M. F.;FAMBRINI, G. L.; FERNANDES, A. C. S.; SIRIVASTAVA, N. K.. Estruturas de macrobioerosão nas formações Gramame e Maria Farinha - Bacia Paraíba. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.; FERNANDES, A. C. S.;SUGUIO, K.; FAMBRINI, G.; VALENCA, L. M. M.. Estruturas de Macrobioerosão da Bacia da Paraíba, Nordeste do Brasil.. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Geologia Sedimentar e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcina Magnólia Franca Barreto

BARRETO, A. M. F.; VALENCA, L. M. M.; FERNANDES, A. C. S.; FAMBRINI, G.; SRIVASTAVA, N.. Estruturas de macrobioerosão nas formações Gramame e Maria Farinha-Bacia Paraíba. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geologia Sedimentar e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco.

Gelson Luís Fambrini

BARRETO, A. M. F.;FAMBRINI, G. L.; SRIVASTAVA;VALENCA, L. M. M.; FERNANDES, A. C. S.. Estruturas de macrobioerosão nas formações Gramame e Maria Farinha - Bacia Paraíba. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Geociências) - Programa de Pós-Graduação em Geociências UFPE.

MARIA SOMALIA SALES VIANA

VIANA, M. S. S.CARVALHO, I. S.; ALHEIROS, M.. Calcários recifais eocênicos da Formação Maria Farinha na sub-bacia Alhandra, paraíba: Aspectos taxonômicos, paleoecológicos, paleoambientais e estratigráficos. 2000. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Flaudemir Sávio Sousa Mendes

Hibridismo 'literaturartesvisuais': processo de criação artística entre linguagens; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Camilla Fernanda da Fonseca

Trajetórias na construção de livro de artista; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Deisiane Pereira Dias Barbosa

Inventário (da ilha) de Tereza: processos de escritas e inscrições de um livro de artista expandido; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Caroline Monteiro Jacintho de Oliveira

A performance enquanto possibilidade de encenação e proposição artística em dois filmes brasileiros contemporâneos "de fuxo": Pacific e Esse amor que nos consome; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Alexandre Nepomuceno Targino

A investigação das na curadoria contemporânea: um percurso pelas trajetórias de Moacir dos Anjos e Adriano Pedrosa; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

PAULO ROBERTO ROCHA

Projeção mapeada: entre a arte e as experiências sensoriais; ; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Cláudia Ingrid Campos Paiva Moreira Sampaio

Em definição; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Suelaine Lima Lucena Agra

A imagem a seguir: um estudo sobre sequências fotográficas; ; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Wellington Limongi de Sousa

Efemérico: o início na vídeo-arte; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Fábio de Brito Inocêncio

Deslocamentos poéticos; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Alexandre Nepomuceno Targino

Poéticas na curadoria contemporânea: um percurso pelas exposições Cães sem plumas e Histórias mestiças; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Cláudia Ingrid Campos Paiva Moreira Sampaio

NEGRA: RECONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA FAMILIAR; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

PAULO ROBERTO ROCHA

PROJEÇÃO MAPEADA: ENTRE AS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS E A ARTE; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Suelaine Lima Lucena Agra

A imagem a seguir: um estudo sobre sequências fotográficas; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

José Patrício Bezerra Sobrinho

Dos imperativos da ordem a afirmação do acaso em ARS combinatória; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Aline Teresinha Basso

A costura do invisível: uma discussão sobre as fronteiras entre arte e moda na obra de Jum Nakao; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-Graduação Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Sidney Leonardo Albuquerque de Azevedo

Raúl Córdula e a Crítica de Arte na Paraíba; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Ana Elisabete de Gouveia

Os Microplanos de Montez magno e os infra-minces de Duchamp: a hipersensível vastidão de um ínfimo intervalo; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Sednanref Racnela Gomes de Alencar

Cabelos como poética: identidade, diversidade e liberdade; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Ismayane da Silva Almeida

Pinacoteca da UFPB: memórias, desafios e visibilidade ao público; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Rita do Monte

Sobre a imaterialidade na arte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Antonio Luiz da Silva

Cartografias (re)inventadas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Wellington Limongi de Souza

Percurso poético da pintura ao vídeo Efemérico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Luiz Quirino do nascimento Neto

Do sagrado ao profano: uma abordagem sobre arte e religião; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Elindovaldo Pereira dos Santos

Mumificados: processo de criação de uma instalação de materiais reciclados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Potira Maia

A representação dos invisíveis como fissura na partilha do sensível: uma experiência pictórica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Geóstenys de Melo Barbosa

CORPO E ROUPA, SUPORTES PARA AS ARTES ATUAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Fábio de Brito Inocêncio

Deslocamentos Territoriais como Prática Artística; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Bertrand Pereira Martins

Eu era moderno; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Violeta Vieira de Brito

A turmalina Paraíba e seus cenários; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Jefferson da Costa Silva

Geodiversidade e geoconservação na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe-PB; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Jacqueline Liedja Araújo Silva Carvalho

Estado de Conservação dos Sítios Arqueológicos do Município de Queimadas ? PB; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Jeane Alves Macário

Lagoa de Dentro: um jazigo de fósseis pleistocênicos em Puxinanã - Paraíba; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Roberta Rocha Schultz

As Cacimbas Pleistocênicas e os Fósseis de Megafauna do Estado da Paraíba; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Jefferson da Costa Silva

Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi-Árido do Nordeste do Brasil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Douglas Jean de Araújo Primo

Projeto Bacia do Taperoá; Sub-Projeto Levantamento e Caracterização dos Sítios Arqueológicos e Paleontológicos; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Augusto Costa de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth Mascarenhas Alheiros

CALCÁRIOS RECIFAIS DA FM; MARIA FARINHA NO ESTADO DA PARAÍBA: ASPECTOS PALEOECOLÓGICOS, FACIOLÓGICOS E TAXIONÔMICOS; 2000; 160 f; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Margareth Mascarenhas Alheiros;

Alcina Magnólia Franca Barreto

Icnofósseis de mioerosão na Bacia da Paraíba (Cretáceo Superior - Paleógeno), Nordeste do Brasil; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Geologia Sedimentar e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Alcina Magnólia Franca Barreto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RUFINO, José . Festim. REVISTA MESA , v. 3, p. 1, 2015.

  • Pereira, P.A. ; BARRETO, A. M. F. ; Barreto, Alcina M.F. ; ALMEIDA, J. A. C. . Paleoecologia dos Bivalves e Braquiópodes da Formação Inajá (Devoniano), Bacia do Jatobá (PE) Brasil.. Revista estudos geológicos , v. 22, p. 37-53, 2012.

  • ALMEIDA, J. A. C. . Cidade de João Pessoa já esteve coberta pelo mar. Guia Mais João Pessoa , v. 003, p. 22-23, 2010.

  • ALMEIDA, J. A. C. ; BARRETO, A. M. F. ; ASSIS, H. M. B. ; BEZERRA, F. H. R. ; SUGUIO, K. . Arrecifes, caminho do Mar de Recife: Importante Patrimônio Geológico e Histórico em Praias urbanas do NE brasileiro. Memorias e Noticias, Publicacoes do Museu e Laboratorio Mineralogico e Geologico da Universidade de Coimbra (former title) , v. 3, p. 411-416, 2008.

  • KINOSHITA, A. ; BARRETO, A. M. F. ; ALMEIDA, J. A. C. ; BAFFA, O. . ESR dating K and X band of Northeastern Brazilian Megafauna. Applied Radiation and Isotopes , Ma, v. 62, p. 225-229, 2005.

  • ALMEIDA, J. A. C. ; BARRETO, A. M. F. ; KINOSHITA, A. ; BAFFA, O. . O Mastodonte e a Macrauchenia/The mastodon and the Macrauchenia.. Pesquisa FAPESP , v. 11, p. 58-59, 2005.

  • ALMEIDA, J. A. C. . Os fósseis da Paraíba e o ensino de Geografia.. Cadernos do LOGEPA. Série Texto Didático (UFPB) , v. 1, p. 1-27, 2002.

  • RUFINO, José . Afagos. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015. v. 1. 208p .

  • RUFINO, José ; Campos, Marcelo (Org.) . Ulysses José Rufino. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2013. 96p .

  • BARRETO, A. M. F. ; BRILHA, J. ; ALMEIDA, J. A. C. ; SALES, A. M. ; OLIVEIRA, E. V. ; RAMOS, F. ; GHILARDI, A. M. . Tesouros do Araripe. 1. ed. Recife: Universidade Federal do Pernambuco, 2012. 57p .

  • Campos, Marcelo ; Almeida, Efrain ; Baltar, Brigida ; RUFINO, José ; Rennó, Rosângela . Sertão Contemporâneo (Catálogo de exposição homônima). Rio de Janeiro: Tisara Artes Produções, 2008. v. 1. 152p .

  • ZACCARA, M. ; SILVA, M. B. E. ; ALMEIDA, J. A. C. . Infra-mince: a intraduzível vastidão do micro espaço entre oposições. In: Madalena Zaccara; Maria Betânia e Silva. (Org.). Encontros e conexões em artes visuais. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 1, p. 63-81.

  • BARRETO, A. M. F. ; J., B. ; ALMEIDA, J. A. C. . Para Aprender Com a Terra. Memórias e Notícias de Geociências. 1ed.Coimbra: Execução Gráfica, 2012, v. 1, p. 311-320.

  • ALMEIDA, J. A. C. ; BARRETO, A. M. F. . O Tempo Geológico e a Evolução da Vida. In: Ismar de Souza Carvalho. (Org.). Paleontologia. 3ed.Rio de Janeiro: Intaerciência, 2010, v. 1, p. 93-109.

  • RUFINO, José . Desenhos ao Léthe. In: Fernando Pessoa; Katia Canton. (Org.). Sentidos e Arte Contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Museu Ferroviário Vale do Rio Doce, 2007, v. , p. 136-155.

  • ALMEIDA, J. A. C. . A Formação da paisagem dos Cariris Velhos. In: CABRAL, E. M.. (Org.). Os Cariris Velhos da Paraíba. João Pessoa: A União Editora / Editora UFPB, 1997, v. , p. -.

  • RUFINO, José . Gravura. Palavra, SESC Literatura em revista, Rio de Janeiro, p. 71 - 76, 01 ago. 2014.

  • SILVA, J. L. A. ; ALMEIDA, J. A. C. . REFLEXÕES ARQUEOLÓGICAS: ESTUDO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS/PB. Reflexões Arqueológicas: estudo dos sítios arqueológicos do município de Queimadas/PB, Campina Grande, p. 112 - 126, 01 mar. 2011.

  • RUFINO, José . Incisus marmori. Tatuí n. 5, Recife - Pernambuco, p. 18 - 21, 09 maio 2009.

  • BARRETO, A. M. F. ; KINOSHITA, A. ; ALMEIDA, J. A. C. ; BAFFA, O. . O Mastodonte e a Macrauquênia - datação de dentes ajuda a reconstruir megafauna do Nordeste.. Pesquisa Fapespe, São Paulo, p. 58 - 59, 07 jul. 2005.

  • Alexandre Nepomuceno Targino ; ALMEIDA, J. A. C. . Segunda natureza ou corpo presente, nossa natureza. In: Diálogos Internacionais em Artes Visuais, 2016, Recife. Trânsitos: Brasil e América Latina. Recife: Editora UFPE, 2016. v. 5. p. 397-403.

  • BARRETO, A. M. F. ; ASSIS, H. M. B. ; ALMEIDA, J. A. C. ; BEZERRA, F. H. R. ; SUGUIO, K. . Arrecifes, caminho do Mar de Recife: Importante Patrimônio Geológico e Histórico em Praias urbanas do NE brasileiro. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - COIMBRA 2008 AS GEOCIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES LUSÓFONAS, 2008, Coímbra. Arrecifes, caminho do Mar de Recife: Importante Patrimônio Geológico e Histórico em Praias urbanas do NE brasileiro. Coímbra: Publ. do Dep.Ciên.Terra e do Mus.Mineral.Geol., 2008. v. 3. p. 411-416.

  • GOPINATTH, T. R. ; ALMEIDA, J. A. C. . Field Trip Guide to Pernambuco-Paraíba Coastal Basin, Bentonites of Boa Vista and Placers Deposits.. In: 14th International Sedimentological Congress, 1994, Recife. Field Trip Guide, 1994.

  • MUNIZ, G. C. B. ; ALMEIDA, J. A. C. . Contribuição ao conhecimento da idade do calcário de Ipojuca, Formação Estivas, Bacia do Cabo, Pernambuco.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Geologia, 1988, Belém. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Geologia, 1988. v. 6. p. 2371-2375.

  • SANTOS, A. ; ALMEIDA, J. A. C. ; MAYORAL, E. ; GAMEZ-VINTANED, J. . Nueva pista meandriforme en sustratos duros del Cretácico superior de la Formación Itamaracá (NE Brasil). In: Simpósio, 2007. Atas, 2007.

  • ALMEIDA, J. A. C. . O icnofóssil Ophiomorpha nodosa em carbonatos lagunares da Formação Maria Farinha, Sub-Bacia Alhandra, Bacia Paraíba.. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Boletim do XXI Simpósio de Geologia do Nordeste. Recife: Sociedade Brasileira de Geolgia - Núcleo Nordeste, 2005. p. 231-232.

  • BARRETO, A. M. F. ; ALMEIDA, J. A. C. ; CRUZ ; SILVA, M. C. ; SILVA ; OLIVEIRA ; LOBO . Paleo Pernambuco: contribuindo para a educação e divulgação da paleontologia do Estado de Pernambuco. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Boletim XXI Simpósio de Geologia do Nordeste,. Recife: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Nordeste, 2005. p. 19-20.

  • BARRETO, A. M. F. ; ALMEIDA, J. A. C. ; SILVA, F. M. ; KINOSHITA, A. ; BAFFA, O. . Datação por EPR em dentes de Haplomastodon e Xenorhinotherium de Lagoa de Dentro, Puxinanã, Paraíba.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2003, Brasília. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de paleontologia, 2003. v. 1. p. 60-61.

  • ALMEIDA, J. A. C. ; MUNIZ, G. C. B. . Atividade bioerosiva em conchas de moluscos da bacia Pernambuco-Paraíba. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, São Paulo. XXXVIII Anais do Congresso Brasileiro de Geolgia, 1992.

  • SIAL, A. N. ; FERREIRA, V. P. ; CHAVES, N. S. ; ALMEIDA, J. A. C. . Isótopos de carbono e Oxigênio em calcários Gramame e Maria Farinha, Pernambuco: uma contribuição ao estudo da transição Cretáceo/Terciário.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, São Paulo. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Geologia, 1992.

  • MUNIZ, G. C. B. ; ALMEIDA, J. A. C. . Perfurações em invertebrados da Formação Maria Farinha, Terciário Inferior da Bacia Pernambuco-Paraíba.. In: Simpósio de Geologia do Nordeste, 1989, Fortaleza. Boletim Simpósio de Geologia do Nordeste, 1989. p. 184-187.

  • BARRETO, A. M. F. ; ALMEIDA, J. A. C. ; LIMA, F. J. C. ; MARTINIANO, A. R. B. ; SILVA, M. C. . Procedimentos de curadoria na Coleção de Macrofósseis do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco.. In: XIX Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2005, Aracajú. CD - ROM XIX CBP, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • ALMEIDA, J. A. C. ; RIUL. P. . Moluscos dulcícolas da Formação campos Novos, Terciário da Paraíba.. In: Paleo 2004, 2004, Recife. Boletim Paleo 2004, 2004.

  • ALMEIDA, J. A. C. . Bioerosion on Lower Eocene reef environment of Maria Farinha Formation, Pernambuco-Paraíba Basin, Northeastern Brazil.. In: Paleo 2004, 2004, Recife. Boletim Paleo 2004, 2004.

  • BARRETO, A. M. F. ; SUGUIO, K. ; ALMEIDA, J. A. C. ; BEZERRA, F. H. R. . Ophiomorpha nodosa Lundgren e nível do mar no Pleistoceno do Rio Grande do Norte.. In: XVII Congresso Brasileiro de Geologia, 2001, Rio Branco. Anais do XVII CBG, 2001. v. 1. p. 110-110.

  • BARRETO, A. M. F. ; SUGUIO, K. ; ALMEIDA, J. A. C. ; BEZERRA, F. H. R. . Presença do Icnogênero Ophiomorpha em rochas pleistocênicas da planície costeira do Rio Grande do Norte e implicações paleoambientais.. In: XVIII Simp. Geol. NE, 2000, Recife. Anais XVIII Simp. Geol. NE, 2000. v. 1. p. 17-17.

  • ALMEIDA, J. A. C. ; SOUSA, E. J. . Sinopse das ocorrências fossilíferas do Estado da Paraíba.. In: II Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Avaliação da Monitoria, 1996, João Pessoa. Atas. João Pessoa: Univerisdade Federal da paraíba, 1996.

  • NEUMANN, V. H. L. ; LIMA FILHO, M. F. ; ASSIS, H. M. B. ; ALMEIDA, J. A. C. . Andares cretáceos da Coluna Mundial, suas representações nas bacias Sergipe/Alagoas, Potiguar, Recife-João Pessoa e Araripe, correspondentes unidades litoestratigráficas, respectivos moluscos, microfósseis e palinomorfos: correlações possíveis.. In: Reunião Anual Para o Progresso da Ciência - SBPC, 1992, Recife. Atas, 1992.

  • Barreto, Alcina M.F. ; ALMEIDA, J. A. C. . Valorizando o patrimônio Paleontológico da Formação Santana, Cretáceo Inferior, Bacia do Araripe, Pernambuco e Piauí, Nordeste do Brasil.. Applied Radiation and Isotopes , 2012.

  • RUFINO, José . Considerações sobre o conceito de crise no processo de criação artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUFINO, José . CENA DA ARTE CONTEMPORÂNEA E O CIRCUITO NACIONAL DE ARTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUFINO, José . Encarnação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUFINO, José . Criação e engajamento: fronteiras entre o íntimo e o ideológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUFINO, José . Residência artística e exposição de José Rufino, processo de criação e pensamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUFINO, José . O MAC encontra os artistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, J. A. C. . Design e Arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUFINO, José . Sertão Contemporâneo (título da exposição). Excerto dos textos agrupados sob a designação Obliteratio.. Rio de Janeiro: Prdocução Editorial Tisara Arte Produções, 2008 (Catálogo de exposição coletiva de arte).

  • Lax, M. ; ALMEIDA, J. A. C. . Levantamento e Caracterização dos Sítios Arqueológicos e Paleontológicos. Projeto Bacia do Taperoá. 2002 (Relatório).

  • RUFINO, José . Laceratio 1999 (Catálogo individual de exposição de arte).

  • ALMEIDA, J. A. C. . Aliquid ex memoria deponere. João Pessoa: Edição própria. Promoção da exposição UFPB-PRAC-COEX-NAC, 1997 (Texto em catálogo de exposição individual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RUFINO, José . Artista plástico paraibano José Rufino recebe prêmio de melhor artista contemporâneo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Programa Vanguarda. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PASSOS, J. L. ; CASSUNDE, B. ; RUFINO, José . Arte como transformação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José . Poéticas artísticas interativas e experimentais - I Congresso Iberoamericano de Arte, Museus e Inclusão. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José . Programa Café com Direito: Dr. Marcílio Franca e José Rufino. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . IPP TV | Inauguração da Exposição Encarnação - José Rufino. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Projeto Usina de Arte acontece no sul de Pernambuco. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Memória e Apropriações. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Sobre o livro Afagos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GIRON, L. A. ; RUFINO, José . Gosto daquilo que não se deixa domar. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Memória e apropriações: O artista José Rufino chega aos 30 anos de carreira cada vez mais interessado em tratar dos esquecimentos coletivos.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Sobre extremos: O artista e escritor José Rufino lança a coletânea de microcontos ?Afagos?, em que temas como morte, paixão e vingança?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . José Rufino - Criação e engajamento: fronteiras entre o íntimo e o ideológico.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José . O MAC encontra os artistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José . Encontro de Fazeres e Saberes Múltiplos: O sentido do Público na arte.Encontro de Fazeres e Saberes Múltiplos: O sentido do Público na arte.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José ; BRUSCKY, P. ; LIRA, I. . Bienal Foge da Escola Setor Socializante - Arte, Educação e os modos de desaprender. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Campos, Marcelo ; HERKENHOFF, P. ; RUFINO, José . José Rufino ULYSSES. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANJOS, Moacir ; SELIGMAN, M. ; RUFINO, José . Cães sem plumas (prólogo). 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José ; Jessica Gogan ; Luiz Guilherme Vergara . Revista Mesa #1. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RUFINO, José . José Rufino Em Pauta Globo News. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

RUFINO, José . Programa do Jô. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RUFINO, José . Projeto Binômios. 2014. (Debate).

LEMOS, B. ; MIYADA, P. ; RUFINO, José . Workshop: Encontros de Arte e Crítica. 2013. .

ALMEIDA, J. A. C. . Especialiazação em Arteterapia e Saúde Mental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALMEIDA, J. A. C. . A Geografia na arte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, J. A. C. . Journal Club - Reuniões Científicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . Site Specific. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . Oficina de Escultura. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . LIVRO-OBJETO; Semana de Artes Visuais do Recife - SPA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . ARTE CONTEMPORÂNEA: O TRANSE DAS IMAGENS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . OFICINA DE DESENHO. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, J. A. C. . PALEOBIOGEOGRAFIA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . Workshop de escultura COISAS. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . Workshop de Pintura; Academia Internacional de Verão. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . ESCULTURA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, J. A. C. . PAMEOZOOLOGIA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RUFINO, José . OFICINA ECO-INSTALAÇÃO. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . OFICINA DE ESCULTURA. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RUFINO, José . TÉCNICAS DE ESCULTURA. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, J. A. C. . INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RUFINO, José . Mais Valia II, Mostra inaugural galeria Clima, Casa.. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Acta est fabula, 2012. Mostra inaugural Galeria Clima, Casa.. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Sumus 1, 2018. Mostra inaugural da Galeria Clima, Casa. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Collectio, 2017. Mostra inaugural da Galeria Clima, Casa.. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Da série Memento Mori (I, 2017). Mostra inaugural Galeria Clima, Casa.. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Da série Memento Mori (II, 2017). Mostra inaugural da Galeria Clima, Casa.. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Da série Memento Mori (III, 2017). Mostra inaugural da Galeria Clima, Casa.. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Fieri additio, 2014. Maturidade aos 5 anos: mostra retrospectiva.. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Retazos de Memoria, Federación Gráfica Bonaerense. Organização: Hilda Paz e Viviana Sasso. 2018. Fotografia.

RUFINO, José . Laceratio, SP-Arte, representado pela galeria Amparo60.. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Grito I. Mostra Ex!poesía. Bienal de Poesía Visual de Euskadi. Pozokoetxe Kultur Etxea, Basauri. País Basco; Sarean, Bilbao; Spazio Grossi, Bilbao; La Empírica, Granada; Gernika-Lumoko Kultur Etxea, Gernika-Lumo.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Fusilia, 2018. Mostra Aluga-se Triplex. Curadoria: Marcio Hrum, Ocupação Aluga-se, São Paulo.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Nostra lex, 2015-2018. Mostra Quem não luta tá morto. Arte democracia utopia. Museu de Arte do Rio. Curadoria: Moacir dos Anjos.. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Aemulatio 1, xeroperformance, 2018. Mostra: Copias corporales: xeroperformances. Buenos Aires. Curadoria: Silvio De Gracia.. 2018. Performance.

RUFINO, José . Actus 8, Pinta Art Miami Fair. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Actus 9, Pinta Miami Art Fair. 2018. Escultura.

RUFINO, José . Limbo (segunda versão ampliada), Biblioteca Mário de Andrade.. 2018. Diversas.

RUFINO, José . Limbo, Galeria Archidy Picado, ESpaço Cultural José Lins do Rego. 2018. Diversas.

RUFINO, José . Rebellium II, 2018. Mostra The invisible city, Biblioteca Firmian, Bolzano, Itália.. 2018. Diversas.

RUFINO, José . Refluxus, 2018. ArteRio Feira Internacional de Arte, stand Museu de Arte Moderna de São Paulo.. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Collectio, 2017 (21 monotipias). Mostra Onde anda a onda. Museu Nacional. Curadoria: Wagner Barja. 2018. Gravura.

RUFINO, José . Marginalis 1. Beyond Beat. Mike Kelly Gallery, Beyond Baroque Literary Arts Center. Curadoria: S.A. Griffin e Neal 'Skooter' Taylor.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Naturalia 2. Wasserzeichen Internationales Mail Art-Project, Foyer-Galerie, Multikulturelles Centrum, Templin, Alemanha.. 2018. Diversas.

RUFINO, José . Rebellium 7. Mostra Your world in the world. Palazzo della Provincia, Frostinone, Itália. Curadoria: Mariano Filipetta.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Poiesis 3. Mostra Vispostal, Upstairs Arts Space, Columbus, Estados Unidos.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Poiesis, 7. Mostra Hilos invisibles. Museu Municipal de Arte de Puerto Madryn, Argentina.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Poiesis 8. Mostra Hilos invisibles. Museu Municipal de Puerto Madryn. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Poiesis 9. Mostra Hilos invisibles. Museu Municipal de Puerto Madryn. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Rebellium 1. Mostra Cuerpus inssurectos.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Sublimatio/repression nunca mais. Mostra Retazos de Memoria. Federación Gráfica Bonaerense. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Poiesis 1. Mostra Viva el Arte. Asociación de Artistas Plásticos de Puerto Rico, San Juan.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Rebellium 3. Mostra Direitos humanos: Liberdade de Expressão. Coordenação: Antonio Martíns Flores, Casa de la Cultura Plaza el Polvorón, Sevilha, Espanha.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Poiesis 2. Mostra Mail Art Egg. Budapesti Bélyegmúzemban, Budapeste, Hungria. Curadoria: Éva Mosonyi.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Rebellium 5. Aire Centro de Arte de Santiago de Compostela. Comissários: Juan Castro e Sergio Mejide.. 2018. Desenho.

RUFINO, José . Laceratio, Mostra Evoé, Galeria Amparo 60, curadoria Douglas Freitas.. 2017. Gravura.

RUFINO, José . Nostrum spiritus domitus, nostrum spiritus rebelis, . Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, curadoria: Paulo Herckenhoff.. 2017. Escultura.

RUFINO, José . XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira. 2017. Diversas.

RUFINO, José . Plasmatio. Coleção MAC Niterói: Arte Contemporânea no Brasil.. 2017. Escultura.

RUFINO, José . Rever a Encarnação, mostra individual na QuaseGaleria/Espaço T, Porto. 2017. Outra.

RUFINO, José . Sem título (monotipias políptico de 30 unidades), sobre fichas da Usina Santa Terezinha. Mostra (Co)Existências, curadoria Douglas de Freitas, Galeria Base, São Paulo.. 2017. Gravura.

RUFINO, José . Nobilitas II, mostra (Co)Existências, curadoria Douglas de Freitas, Galeria Base, São Paulo.. 2017. Escultura.

RUFINO, José . Sudoratio; mostra Aã, curadoria: Laura Cattani e Munir Klamt, Fundação Vera Chaves Barcellos. 2017. Escultura.

RUFINO, José . Cartas de Areia. Mostra MAC no século XXI - A era dos artistas. Curadoria: Katia Canton.. 2017. Desenho.

RUFINO, José . Opera hominum. Bienal de Curitiba '2017. Curadoria: Leonor Amarante. 2017. Gravura.

RUFINO, José . Insolentia (vídeo-escultura e gravuras). Panorama da Arte Brasileira. Curadoria: Luiz Camillo Osório.. 2017. Diversas.

RUFINO, José . Sudoratio (versão Col. Sergio Carvalho), Mostra Vértice, curadoria Marília Panitz, Mariza Mokarzel e Polyanna Morgana.. 2017. Escultura.

RUFINO, José . Passio terrae; Mostra Bandeiras da revolução; curadoria Moacir dos Anjos e José Luiz Passos. 2017. Escultura.

RUFINO, José . Memento Mori, 2005; Mostra Arte Sacra XVII-XXI / Moderna e Contemporânea. Curadoria: Charles Cosac. 2017. Gravura.

RUFINO, José . Intentio animae; Mostra Ready Made in Brasil; Curadoria: Daniel Rangel.. 2017. Escultura.

RUFINO, José . Mostra coletiva Porque somos elas e eles; obra exposta Opera hominum (2a versão); curadoria: Josué Mattos, Blau Projects, São Paulo. 2016. Gravura.

RUFINO, José . Mostra coletiva Vértice: coleção Sergio Carvalho, Centro Cultural dos Correios, São Paulo; curadoria Marília Panitz. 2016. Escultura.

RUFINO, José . Obra Opera Hominum (primeira versão); mostra coletiva Cultivar o deserto como pomar às avessas; curadoria: Vilmar Madruga. 2016. Gravura.

RUFINO, José . Mostra individual no Hangar José Rufino, Festival Arte na Usina - Safra 2016, Água Preta.. 2016. Outra.

RUFINO, José . Res sacrae, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Aeternam, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Solutus, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Corpus alienum 1, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 2, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 3, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 4, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 5, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 6, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 7, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 8, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 9, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 10, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 11, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 12, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 13, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Corpus alienum 14, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Lucus hostili, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Locus delicti, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Carnis, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 1, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 2, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 3, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 4, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 5, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 6, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 7, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 8, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 9, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 10, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 11, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 12, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 13, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 14, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Et verbum caro factum est 15, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Domi, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Libellus, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 1, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 2, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 3, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 4, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 5, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 6, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 7, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 8, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Omnia mea mecum porto 9, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Delicta carnis 1, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 2, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 3, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 4, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 5, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 6, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 7, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 8, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 9, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 10, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 11, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 12, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 13, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 14, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 15, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 16, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 17, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 18, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 19, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 20, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 21, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 22, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 23, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Delicta carnis 24, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual Encarnação, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Tormentum, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Encarnatio, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Res incorporales, 2015. Palácio das Artes, Porto, exposição individual, artista convidado; curadoria Fátima Lambert.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Sem título 2015.1. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Sine temporis praedifinitione. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Miratio 1. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Miratio 2. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Miratio 3. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Miratio 4. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Miratio 5. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Res nullus. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Sem título 2015.2. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Scopolus. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Fichas Usina Santa Teresinha 1. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Fichas Usina Santa Teresinha 2. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Servus terrae 1. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Res clamit domino. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Mellitus. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Occulum, 2015. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Sacer, 2015. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Ligas, 2015. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Instalação.

RUFINO, José . Habeo manus, 2015. Exposição individual Ligas. Hangar, Água Preta, Pernambuco, mostra inaugural, artista convidado.. 2015. Gravura.

RUFINO, José . Sudoratio 1997/2015. Mostra coletiva intinerante Vétice: coleção Sérgio Carvalho; Museu Correios, Brasília, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Dogma, 2005/1015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo; artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Tovarich, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Manifesto, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo; artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Incitare, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 1 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 2 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 3 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 4 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 5 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 6 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 7 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 8 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 9 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Da série Cartas de Areia 10 (1999). Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Uno concurso, 2014. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Credere, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Desenho.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach com mirra 1. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach com mirra 2. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach 1, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach 2, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach 3, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach 4, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach 5, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Pintura-Rorschach 6, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Livro-freud, 1996. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Livro de Artista.

RUFINO, José . Turbator, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Devotio, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Summi, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Per virtutem Dei, 2015. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Pintura.

RUFINO, José . Mais-valia II, 1997/2014. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Quod opera, sic vivere, 2011. Mostra individual Dogma, Central Galeria de Arte, São Paulo, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Turbator, 2015. Mostra coletiva TrioBienal, Módulo Utopias - Pretéritos da Contemporaneidade, Memorial Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, artista convidado.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Myriorama, InterAKTION - Brasilien in Sacrow, Schloss Sacrow, Potsdam, Alemanha. 2015. Vídeo.

RUFINO, José . Obra exposta Acta est fabula, Mostra coletiva Asas a raízes, Centro Cultural da Caixa, Rio de Janeiro.. 2015. Escultura.

RUFINO, José . Desenhos e escultura 'Encarnação' na mostra Fortuna e Magnetismo.. 2015. Outra.

RUFINO, José . Memento mori. Mostra coletiva Da Cartografia do poder aos itinerários do Saber; OCA, São Paulo, artista convidado.. 2014. Gravura.

RUFINO, José . Effugium; Duplo Olhar: um recorte da coleção de Sérgio Carvalho, Paço das Artes, São Paulo, artista convidado.. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Fieri additio; Estudos, esboços e ensaios poéticos sobre arquitetura e territórios afins. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Da série 'Aranhas' sem título; Exposição Formatos, Centro Cultural UFMG, mostra coletiva, artista convidado.. 2014. Desenho.

RUFINO, José . Ode ad infirmum. Mostra coletiva 'Experimentando Espaços 2', Museu da Casa Brasileira, São Paulo, curadoria Agnaldo Farias, artista convidado.. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Sublimatio, 2014. Bienal do Barro - Água Mole, Pedra Dura, Fábrica Caroá, Pernambuco, artista convidado.. 2014. Instalação.

RUFINO, José . Plasmatio. Mostra coletiva de acervo do MAC 'Re-existência da Arte e Política 1964 - 2014'. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, artista convidado.. 2014. Instalação.

RUFINO, José . Pulsatio; 3ª Bienal da Bahia. 2014. Instalação.

RUFINO, José . Myriorama; Grande Área 2014. 2014. Vídeo.

RUFINO, José . Lexicon silentii, 2014. Mostra coletiva Cães sem plumas [prólogo], Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, Recife. Curadoria Moacir dos Anjos. Artista convidado.. 2014. Instalação.

RUFINO, José . Uno concurso; ArtRio - Feira Internacional de Arte. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Calamitas nulla sola; ArtRio - Feira Internacional de Arte. 2014. Gravura.

RUFINO, José . Sem título; 3ª Bienal da Bahia. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Effugium consilium; Galeria Amarelonegro. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Incertae Sedis - vitrines. Entrecopas: Arte brasileira 1950-2014, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília.. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Incertae Sedis - Mostra Iberê Camargo Século XXI, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre.. 2014. Escultura.

RUFINO, José . Estudos, esboços e ensaios poéticos sobre arquitetura e territórios afins. Curadoria Agnaldo Farias.. 2014. Escultura.

RUFINO, José . LE HORS LA 20 Anos de Intercâmbio Brasil - França - Exposição Coletiva. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Ulysses II; SP-ARTE / Feira Internacional de Arte de São Paulo.. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; Encontro das águas II. 2013. Escultura.

RUFINO, José ; Almeida, Efrain . Quo vadis?; ArtRio - Pátrias Provisórias. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Lexicon silentii; Cães sem Plumas [prólogo]. 2013. Instalação.

RUFINO, José . Tardius I; XVII Unifor Plástica. 2013. Outra.

RUFINO, José . Habeas corpus; Todos os Bichos: homenagem a Lygia Clarck. 2013. Outra.

RUFINO, José . Heros; Violatio. 2013. Diversas.

RUFINO, José . Sem título; Água e Cooperação no século XXI. 2013. Outra.

RUFINO, José . Habeas corpus; ArtRio - Pátrias Provisórias. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Mens legislatoris; Todos os Bichos: homenagem a Lygia Clarck. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Innocentia consilii I; ArtRio - Pátrias Provisórias. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Innocentia consilii II; ArtRio - Pátrias Provisórias. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Innocentia consilii III; ArtRio - Pátrias Provisórias. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Tardius II; XVII Unifor Plástica. 2013. Outra.

RUFINO, José . Legem habemus; Todos os Bichos: homenagem a Lygia Clarck. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Ad corpus I; Violatio. 2013. Outra.

RUFINO, José . Ad corpus II; Violatio. 2013. Outra.

RUFINO, José . Adjectio; Violatio. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Ad extremum; Violatio. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Memorabilia Laceratio I; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori I; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori II, Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori IV; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori III; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori V; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori VI; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori VII; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori VIII; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori IX; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori X; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori XI; Incisus Marmori. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori XII; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori XIV; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori XV; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Incisus Marmori XIII; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Memorabilia Murmuratio; Violatio. 2013. Gravura.

RUFINO, José . Habeas corpus; Violatio. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Legem habemus; Violatio. 2013. Escultura.

RUFINO, José . In dubio pro reo; Violatio. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Percolatio. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Quo vadis? ; Todos os Bichos: homenagem a Lygia Clarck. 2013. Escultura.

RUFINO, José . Divortium Aquarum. (segunda versão)Exposição individual. CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro. 2012. Instalação.

RUFINO, José . ULYSSES. 2012. Instalação.

RUFINO, José . SP Arte / Feira Internacional de São Paulo. 2012. Outra.

RUFINO, José . Intentio animae / Ita sunt animae. 2012. Instalação.

RUFINO, José . Art Rio Exposição Coletiva. 2012. Escultura.

RUFINO, José . 28.01.79 (segunda versão)Eu sou o que tu és e tu serás o que eu sou.. 2012. Escultura.

RUFINO, José . Memorabilia; Ulysses. 2012. Gravura.

RUFINO, José . Divortium Aquarum. Exposição individual. Usina Cultural. João Pessoa. PB. 2011. Instalação.

RUFINO, José . 28.01.79. Exposição individual. Areia-PB. 2011. Escultura.

RUFINO, José . Incertae Sedis, Mostra Vestígios de Brasilidade, Santander Cultural Recife.. 2011. Escultura.

RUFINO, José . Faustus, Exposição individual; Palácio da Aclamação, Salvador, Brasil. Curadoria Marcelo Campos. 2010. Instalação.

RUFINO, José . Silentio, Galeria de Arte Contemporânea Casarão, Viana, Espírito Santo, Brasil. Curadoria Neusa Mendes.. 2010. Instalação.

RUFINO, José . Quimera (terceira versão) e Desenhos. Exposição Jogos de Guerra. Curadoria Daniela Name ? Fundação Memorial da América Latina, Galeria Marta Traba, São Paulo - SP. 2010. Instalação.

RUFINO, José . José Rufino: Blots & Figments. Mostra individual. Museu Andy Warhol. Pittsburgh, EUA. Curadoria Jessica Gogan.. 2010. Outra.

RUFINO, José . Quimera (quarta versão). Exposição coletiva Preto no branco do concreto ao contemporâneo. Galeria Berenice Arvani. São Paulo. Curadoria Celso Fioravante.. 2010. Escultura.

RUFINO, José . Memento Mori. Exposição coletiva Come-in. Museu Oscar Niemeyer. Curadoria Renate Goldmann. Curitiba.. 2010. Outra.

RUFINO, José . Exposição coletiva Silêncios e Sussurros. Fundação Vera Chaves Barcellos. Curadoria Vera Chaves Barcellos. Viamão, Rio Grande do Sul.. 2010. Instalação.

RUFINO, José . SP-ARTE / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Representado pela Galeria Millan. São Paulo.. 2010. Outra.

RUFINO, José . Nausea (quinta versão). Sala Nordeste - Minc. Recife. Curadoria Marcelo Campos.. 2010. Escultura.

RUFINO, José . Nostrum spiritus rebellis. Nostrum spiritus domitus. Paralela 2010, Liceu de Artes e Ofícios. Curadoria Paulo Reis. São Paulo.. 2010. Instalação.

RUFINO, José . Aenigma. Exposição individual; Galeria Millan, São Paulo - SP. 2010. Outra.

RUFINO, José . Art Basel. Feira de Arte Internacional em Basel na Suiça. Representado pela Galeria Millan. 2010. Outra.

RUFINO, José . Art Basel Miami Beach. Feira de Arte Internacional Miami, EUA. Representado pela Galeria Millan. 2010. Outra.

RUFINO, José . Fichas - 2009/01; SP-ARTE / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Galeria Amparo 60. 2009. Gravura.

RUFINO, José . Objetos com máquinas de escrever e têmpera sobre documentos, 1991; SP-ARTE / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Galeria Virgílio.. 2009. Outra.

RUFINO, José . Cartas de Areia (série) - SP-ARTE / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Galeria Virgílio.. 2009. Desenho.

RUFINO, José . Nausea (quarta versão); Mostra "Las Américas Latinas - Las fatigas del querer" Spazio Oberdan, Milão - Itália.. 2009. Escultura.

RUFINO, José . Auto-retrato; Cartas /Trajetos. Usina Cultural ? Energisa, João Pessoa. 2009. Gravura.

RUFINO, José . Timidus - Galeria Laura Marsiaj - Arte Contemporânea. Rio de Janeiro - Curadoria de Marcelo Campos. 2009. Escultura.

RUFINO, José . Cartas de Areia (coleção com 40 cartas) - Saccharum BA. Museu de Arte Moderna da Bahia ? MAM. Salvador, BA - Curadoria de Alejandra Muñoz. 2009. Desenho.

RUFINO, José . Quimera (segunda versão) e Desenhos. Sertão Contêmporaneo. Curadoria Marcelo Campos ? Caixa Cultural Salvador. Salvador, Bahia.. 2009. Escultura.

RUFINO, José . "Rorschach Mind Test For Barbaric Subversion". Mind the Brain, an experimental exibition, Palazzo dei Congressi, Pisa, Itália. Curadoria Elena Agudio.. 2009. Instalação.

RUFINO, José . Sudoratio (versão); Exposição coletiva, Linha Orgânica; Galeria Amparo 60, Recife, Brasil. Curadoria Ana Maria Maia.. 2009. Escultura.

RUFINO, José . Nausea; Mostra individual; Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa, Brasil.. 2008. Instalação.

RUFINO, José . Incertae Sedis. Feira Internacional de Arte Contemporânea - ARCO, Madri, Espanha.. 2008. Escultura.

RUFINO, José . Quimera e desenhos sobre papel manteiga. Sertão Contemporâneo, mostra coletiva com Curadoria de Marcelo Campos. Centro Cultural da Caixa, Rio de Janeiro.. 2008. Outra.

RUFINO, José . Obras variadas. SPArte, Pavilhão da Bienal, São Paulo. Galerias Virgílio e Amparo60.. 2008. Outra.

RUFINO, José . Pinturas realizadas no workshop Berlim/Paraíba. Memória das Artes Visuais na Paraíba - Do Século XIX à Contemporaneidade. Usina Cultural Saelpa, João Pessoa. Curadoria Dyogenes Chaves.. 2008. Pintura.

RUFINO, José . Quimeras. Exposição individual com curadoria de Aldolfo Montejo Navas.. 2008. Outra.

RUFINO, José . Nausea (terceira versão); Exposição Superfícies da Memória, Museu de Arte Contemporânea da USP. 2008. Instalação.

RUFINO, José . Coletiva BR 2008. 2008. Gravura.

RUFINO, José . Objeto com máquinas de escrever e têmpera sobre papéis, 1991. 2008. Outra.

RUFINO, José . Lex Oblivionis; Primeira Bienal do Fim do Mundo, Ushuaia, Argentina. 2007. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; 16 ARTEBA - Feira de Arte Contemporâneo, La Rural, Pabellones Mamarillo y Rojo, Buenos Aires, Argentina.. 2007. Outra.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Mostra coletiva Integração 275; Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil.. 2007. Desenho.

RUFINO, José . GRAVIDADE, Direção de Arte. 2007. Filme.

RUFINO, José . Cenário do show de lançamento do CD "Eu tenho um pedaço de sol que guardo comigo desde menina". 2007. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva ARTEBA - Feira de Arte Contemporâneo, La Rural, Pabellones Amarillo y Rojo, Buenos Aires, Argentina.. 2006. Outra.

RUFINO, José . Respiratio, Mostra coletiva 5X5, Casa da Ribeira, natal, Brasil.. 2006. Instalação.

RUFINO, José . Livros-Objetos; Mostra coletiva Ver=Ler; Curadoria: Divino Sobral; Galeria da Faculdade de Artes Visuais, Goiânia, Brasil.. 2006. Outra.

RUFINO, José . Desenhos da série Obliteratio; Exposição coletiva Lugar Plano; Curadoria: Divino Sobral; Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO, Brasília, Brasil.. 2006. Desenho.

RUFINO, José . Plasmatio (parte da instalação); Exposição individual do Programa Copa da Cultura; Embaixada do Brasil, Berlim, Alemanha.. 2006. Instalação.

RUFINO, José . Incertae Sedis; Mostra coletiva Paisagem Bruta; Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil.. 2006. Escultura.

RUFINO, José . Incertae Sedis; Mostra coletiva Geração da Virada: 10+1 = os anos recentes da arte brasileira; Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil.. 2006. Escultura.

RUFINO, José . Série de desenhos sobre fotos antigas (ex-votos); Exposição coletiva Desenho Contemporâneo; MCO Arte Contemporânea, Porto, Portugal.. 2006. Desenho.

RUFINO, José . Léthe; Mostra coletiva Primeira Pessoa, Itaúcultural, São Paulo, Brasil.. 2006. Instalação.

RUFINO, José . Série de monotipias sobre fichas do INSS; Mostra coletiva Nordeste: fronteiras, fluxos e personas; Festival Vida & Arte, Centro Cultural banco do Nordeste, Fortaleza, Brasil.. 2005. Escultura.

RUFINO, José . Obliteratio; Exposição coletiva Visível-Legível; Galeria de Artes Antônio Sibasolly, Anápolis, Brasil.. 2005. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Pluralia tantum; Galeria Marina Potrich, Goiânia, Brasil.. 2005. Outra.

RUFINO, José . Percolatio; Exposição coletiva Umas-grafias; Galeria Amparo 60, Recife, Brasil.. 2005. Outra.

RUFINO, José . Incertae Sedis; Mostra individual com as instalações Plasmatio, Sudoratio, escultura Incertae Sedis, desenhos Cartas de Areia e outros e objetos; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil.. 2005. Instalação.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Exposição coletiva Jogo da Memória; Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil.. 2005. Desenho.

RUFINO, José . Axioma; Exposição individual, Galeria Amparo 60, Recife, Brasil.. 2005. Outra.

RUFINO, José . Percolatio; Mostra coletiva Limite como potência, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil.. 2005. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Nanoexposição, Galeria Murilo Castro, Belo Horizonte, Brasil.. 2005. Desenho.

RUFINO, José . Instalações Plasmatio, Sudoratio, Memento Mori e Lacrymatio, desenhos Cartas de Areia, objetos e outros desenhos; Exposição individual no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Memento Mori; Exposição coletiva Visões Espanholas / Poéticas Brasileiras; Conjunto Cultural da Caixa; Brasília, Brasil.. 2004. Desenho.

RUFINO, José . Memento Mori, autoretrato, instalação Summa; Exposição coletiva Memórias Heterogêneas; Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, Rio de Janeiro, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Para Ver De(s)perto; Galeria da Faculdade de Artes Visuais de Goiânia, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Sudoratio; Exposição coletiva Bienais: um olhar sobre a produção nacional; Galeria Bergamim, São Paulo, Brasil.. 2004. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Heterodoxia; Casa Porto das Artes, Vitória, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Heterodoxia; Galeria de Arte paulo Darzé, Salvador, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Heterodoxia; Museu de Arte de Florianópolis, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Incertae Sedis; Mostra coletiva Heterodoxia - Edição Latinoamericana; Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil.. 2004. Escultura.

RUFINO, José . Objetos com máquina de escrever e técnica mista sobre papéis; Mostra coletiva BR 2004; Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil.. 2004. Outra.

RUFINO, José . Memento Mori; VI Bienal Barro de América Roberto Guevara; Centro de Arte de Maracaibo Lía Bermudez, maracaibo, Venezuela.. 2004. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Narrativas - Desenho Contemporâneo Brasileiro; Centro Cultural São Francisco, João Pessoa, Brasil.. 2004. Desenho.

RUFINO, José . Plasmatio (parte); Exposição coletiva Coleção Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM / Doações 2001-2004, Recife, Brasil.. 2004. Instalação.

RUFINO, José . Memento Mori; Exposição coletiva Pele, Alma; Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil.. 2003. Desenho.

RUFINO, José . Memento Mori; Exposição coletiva Fragmentos a seu Ímã, Obras Primas do MAB; Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio - ECCO, Brasília, Brasil.. 2003. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Heterodoxia; Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Brasil.. 2003. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Heterodoxia; Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil.. 2003. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Heterodoxia; Galeria da Faculdade de Artes Visuais de Goiânia, Brasil.. 2003. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva 7 Pinturas; Galeria Adriana Penteado, São Paulo, Brasil.. 2003. Pintura.

RUFINO, José . Instalações Sudoratio, Plasmatio, Lacrymatio e Cartas de Areia e obras sem título; Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, Recife, Brasil.. 2003. Outra.

RUFINO, José . TRANSUBSTANCIAL, Direção de Arte. 2003. Filme.

RUFINO, José . Obliteratio; Exposição individual no Centro Cultural São Francisco. 2002. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Feira Internacional de Arte Contemporânea - ARCO; Madri, Espanha. 2002. Escultura.

RUFINO, José . Plasmatio; XXV Bienal Internacional de São Paulo, Pavilhào da Bienal, São Paulo, Brasil.. 2002. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Caminhos do Contemporâneo; Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.. 2002. Escultura.

RUFINO, José . Memento Mori; Exposição individual; Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janerio, Brasil.. 2002. Instalação.

RUFINO, José . Obliteratio; Exposição coletiva Versteigerung; Freie Akademie für Kunst Berlin, Berlim, Alemenha.. 2002. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Mostra individual na Casa da Ribeira, Natal, Brasil. 2001. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Auto-retrato - espelho de artista; Centro Cultural FIESP, São Paulo, Brasil.. 2001. Desenho.

RUFINO, José . Murmuratio; Exposição individual no Museu Ferroviário, Vila Velha, Brasil. 2001. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Palavra-figura; Paço das Artes, São Paulo, Brasil.. 2001. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Onde o Tempo se Bifurca; Centro Cultural São Francisco, João Pessoa, Brasil.. 2001. Outra.

RUFINO, José . Sem título; I Bienal de Artes do Cariri; Juazeiro do Norte, Brasil.. 2001. Escultura.

RUFINO, José . Cenário do show de lançamento do CD Apetite de Eleonora Falcone.. 2001. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva Extremos; Centro Cultural São Francisco, João Pessoa, Brasil.. 2000. Outra.

RUFINO, José . Laceratio (segunda versão); Exposição individual no Projeto Origem; Observatório Cultural Malakoff, Recife, Brasil.. 2000. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Entre Eu e o Mundo...; Exposição coletiva; Centro Cultural São Frencisco, João Pessoa, Brasil.. 2000. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Exposição coletiva XS/XL - Extra-small/Extra-large; Museu Universitário de Arte, Universidade de Uberlândia, Brasil.. 2000. Outra.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Exposição coletiva L'Art dans le Monde; Ponte Alexandre III, Paris, França. 2000. Desenho.

RUFINO, José . Cartas de Areia; mostra individual no Museu do Brejo Paraibano, Areia, Brasil.. 1999. Outra.

RUFINO, José . Cartas de Areia; exposição coletiva XS/XL - Extra small/ Extra large; Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Brasil.. 1999. Desenho.

RUFINO, José . Cartas de Areia; exposição coletiva XS/XL - Extra small/ Extra large; Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, Brasil.. 1999. Desenho.

RUFINO, José . Cartas de Areia; exposição coletiva XS/XL - Extra small/ Extra large; Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil.. 1999. Desenho.

RUFINO, José . Cartas de Areia; exposição coletiva XS/XL - Extra small/ Extra large; Galeria Marina Potrich, Goiânia, Brasil.. 1999. Desenho.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Mostra coletiva Identidades: Artistas de América latina y del Caribe; Galeria du Passage du Reux, Paris. 1999. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva 1500 via Pedro II - Coletivo; Centro Cultural São Francisco, João Pessoa, Brasil.. 1999. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva na Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE, João Pessoa, Brasil.. 1999. Outra.

RUFINO, José . Obliteratio; Mostra coletiva Nordestes, SESC Pompéia, São Paulo, Brasil.. 1999. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Entre Eu e o Mundo; Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, Brasil.. 1999. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Arte Contemporânea da Paraíba; Museu de Arte Assis Chateaubriand, Campina Grande, Brasil.. 1999. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva 19 Cabeças; Galeria Adriana Penteado, São Paulo, Brasil.. 1999. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva 15 Artistas dos Anos 90; Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil. 1999. Outra.

RUFINO, José . Laceratio; Bienal de Artes Visuais do Mercosul; DPREC, Porto Alegre, Brasil. 1999. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva Panorama da Arte Brasileira; Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil.. 1998. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva Panorama da Arte Brasileira; Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, Brasil.. 1998. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva do Workshop Pedras de Fogo; Centro de Artes Visuais Tambiá; João Pessoa, Brasil.. 1998. Instalação.

RUFINO, José . Cartas de Areia; mostra indiviaual na Galeria Adriana Penteado, São Paulo, Brasil.. 1998. Outra.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva Geração 90 - trabalhos recentes de artistas do Projeto Antarctica Artes com a Folha; Galeria Casa Triângulo e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São paulo, Brasil.. 1998. Outra.

RUFINO, José . Vis Formativa; III Bienal Barro de América Roberto Guevara; Centro de Arte de Maracaibo Lía Bermudez; Maracaibo, Venezuela.. 1998. Instalação.

RUFINO, José . Vis Formativa; mostra coletiva de seleção de artistas da IIII Bienal Barro de América Roberto Guevara; Museu da Escultura - MUBE, São Paulo, Brasil.. 1998. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; Instituto Cultural Brasileiro - ICBRA, Berlim, Alemanha.. 1998. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva do Prêmio Brasília de Artes Visuais; Museu de Arte de Brasília. 1998. Escultura.

RUFINO, José . Lacrymatio; Sexta Bienal de Havana, Fortaleza de La Cabaña, Havana, Cuba.. 1997. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Exposição dos Docentes da Academia Internacional de Verão da FrieKunstschule Berlin; Quartier 206, Berlim, Alemanha.. 1997. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Kunst aus Brasilien; Ausstellungszentrum; Ernst-Moritz-Arndt-Universität, Greifswald, Alemanha.. 1997. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; mostra individual no projeto Conexão 4; Núcleo de Arte Contemporânea; João Pessoa, Brasil.. 1997. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; mostra individual na Galeria Vicente do Rego Monteiro; Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil.. 1997. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva Panorama da Arte Brasileira; Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil.. 1997. Escultura.

RUFINO, José . Sem título; mostra coletiva Panorama da Arte Brasileira; Museu de Arte Contemporânea, Niterói, Brasil. 1997. Escultura.

RUFINO, José . Lacrymatio, exposição individual; Centro Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro.. 1996. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Anos 80: artistas emergentes; Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil.. 1996. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Mostra 96; Núcleo de Arte Contemporânea; João Pessoa, Brasil. 1996. Instalação.

RUFINO, José . Jogo fenotípico; Antarctica Artes com a Folha; Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, São Paulo, Brasil.. 1996. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Apocalipse XII; Centro Cultural São Francisco, João Pessoa, Brasil.. 1996. Instalação.

RUFINO, José . Sem título, duas instalações; Oficina Visões do cabo Branco; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa, Brasil.. 1996. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Mostra coletiva Gerações: Arte do Brasil Contemporâneo; Referência Galeria de Arte, Brasília, Brasil.. 1996. Outra.

RUFINO, José . Respiratio; exposição individual; Galeria Archidy Picado, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa, Brasil.. 1995. Instalação.

RUFINO, José . Respiratio; exposição individual; Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Olinda, Brasil.. 1995. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; exposição coletiva Ecstasy Up; Galpão do Varadouro, João Pessoa, Brasil.. 1995. Instalação.

RUFINO, José . Vociferatio; exposição coletiva, Museu de Arte Assis Chateaubriand, Campina Grande, Brasil.. 1995. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Exposição individual; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Cabedelo, Paraíba, Brasil. 1994. Fotografia.

RUFINO, José . Sem título; Coletiva de Inauguração do Centro de Artes Visuais Tambiá, João Pessoa, paraíba, Brasil.. 1994. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Um Olhar Sobre os Trópicos; Projeto Cumplicidades; Museu de Teixeira, Vila Nova de Gaia, Portugal.. 1994. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; I Salão MAM - Bahia de Artes Plásticas, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil.. 1994. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; Exposição Franco-Brasileira da Associação Le Hors Là, Marselha, França.. 1993. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Associação Le Hors Là e Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil.. 1993. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Associação Le Hors Là e Museu do Estado, Recife, Brasil.. 1993. Instalação.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Workshop de Pintura; Scholl of Visual Arts de Nova York e Escola Massana, Barcelona, Espanha. 1993. Desenho.

RUFINO, José . Espaço Colonizado; III Workshop Berlin/Paraíba; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa, Brasil.. 1992. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Exposição individual do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, Pavilhão da Bienal, São Paulo, Brasil.. 1992. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Projeto Nascente II; Universidade de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea MAC - Ibirapuera, São Paulo.. 1992. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Brazilian Contemporary Art; Cartão Postal impresso e distribuído pela Abacus, Londres, Inglaterra.. 1992. Outra.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño, Havana, Cuba. 1991. Desenho.

RUFINO, José . Cartas de Areia; Projeto Nascente; Universidade de São Paulo - USP; Museu de Arte Contemporânea - MAC-USP, São Paulo, Brasil.. 1991. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; V Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa; Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE; Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil.. 1991. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; IV Salão Paranaense; Museu de Arte Contemporânea, Curitiba, Brasil.. 1991. Pintura.

RUFINO, José . Infinitamente; Exposição Individual em parceria com Cláudio Santa Cruz; Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil. 1990. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; II Mostra Arte-Atual Paraibana; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa, Brasil.. 1990. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Arte Sobre Papel II; Galeria Gamela, João Pessoa, Brasil.. 1990. Desenho.

RUFINO, José . Sem título; Exposição de Arte Postal Solidariedade; Festival Cantigas de Maio; Associação José Afonso; Museu de Setúbal, Portugal.. 1989. Outra.

ALMEIDA, J. A. C. . Primeira tentativa de vôo; II Salão de Novos Artistas Plásticos da Paraíba; Servi'vo Social do Comércio - SESC, Galeria do SESC, João Pessoa, Brasil.. 1989. Pintura.

ALMEIDA, J. A. C. . Sem título; Salão de Artes Plásticas de Pernambuco; Governo do Estado de Pernambuco; Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda, Brasil.. 1989. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; Agenda de Exposições; Serviço Social do Comércio - SESC, João Pessoa, Brasil.. 1989. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; IV Salão Municipal de Artes Plásticas; Núcleo de Arte Contemporânea, João Pessoa, Brasil.. 1989. Instalação.

RUFINO, José . Sem título; Natureza é Vida; Institutos Paraibanos de Educação, João Pessoa.. 1988. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; Liberality, Exposição de Arte Postal, Bucarest, Romênia.. 1988. Outra.

RUFINO, José . Sem título; Concurso do Cartaz da Semana da Biblioteca da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.. 1988. Pintura.

RUFINO, José . Sem título; Tempos e Espaços dos Abismos II; Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães, Recife. Organização Jomar Muniz de Brito.. 1988. Outra.

RUFINO, José . Sem título; 1984 Despuès de 1984; Galeria de la Casa del Lago, Cidade do México, México.. 1985. Outra.

RUFINO, José . sem título; Exposición Internacional Arte-Correo; Centro Cultural Bernadino Rivadavia, Rosário, Argentina.. 1984. Outra.

RUFINO, José . O que não há. 2012 (Illustrações do livro "OQUE NÃO HÁ").

RUFINO, José . Projeto Ideal-Centro Cultural São Paulo. 2011 (Exposição coletiva).

RUFINO, José . Faxinal das Artes: Programa de Residência de Artistas Contemporâneos. 2002 (Programa de Residência Ar'tística).

Torquato Joel ; RUFINO, José . Aqui. 2008 (Roteiro de cinema) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Processos de criação das obras Ligas e Opera Hominum na Usina de Arte, Água Preta: uma investigação poiética, Descrição: Projeto no campo das poéticas visuais, apoiado nas metodologias da poiética e artografia e especialmente voltado para a relação entre criação poética, simbólica, e o conceito de Arte Útil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Jose Augusto Costa de Almeida - Coordenador / Deisiane Pereira Dias Barbosa - Integrante / Camilla Fernanda da Fonseca - Integrante / Flaudemir Sávio Sousa Mendes - Integrante / Rita do Monte - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio Mário Pedrosa - Artista Contemporâneo, Associação Brasileira de Críticos de Arte.

2010

Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura de Melhor Exposição - Faustus, Revista Bravo! e Bradesco Prime de Cultura.

2009

Bolsa Funarte de Criação Literária, Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I. , Departamento de Artes Visuais, sala de Escultura., Castelo Branco III, 58059900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167432, Fax: (83) 32167750, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universide Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador do PPGAV

  • 1991 - Atual

    Universide Federal da Paraíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 001, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2014

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escultura

    • 03/2014

      Ensino, Mestrado em Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Criação

    • 03/2014

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção de Arte

  • 1991 - 1994

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.