Valdir Moura

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE), campus Cascavel (2022). Mestrado em Sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000). Graduação em Agronomia (1997). Engenheiro de Segurança do Trabalho (2011). Professor Efetivo da Instituto Federal de Educação básica, técnica e tecnológica (IFRO) campus Colorado do Oeste-RO, atuando no curso de Engenharia Agronômica, Tecnologia em Gestão Ambiental. No período de 2012 a 2016, foi cedido para a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Rolim de Moura, ministrando as disciplinas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Topografia para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Líder do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES/IFRO). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase Análise Espacial, Uso e Ocupação do Solo, Estatísticas Agrícolas, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Cadastro Urbano e Segurança do Trabalho. Atua desde 2004 com Georeferenciamento de Imóveis Rurais. Coordenador Geral do projeto GEORONDONIA (Projeto de regularização fundiária de projetos de assentamentos e reforma agrária implementados em Rondonia pelo INCRA).

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Agrícola

2018 - 2022

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: MAPEAMENTO DE PASTAGENS COM A CARACTERIZAÇÃO ESPECTRAL DOS DIFERENTES NIVEIS DE DEGRADAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA
Jerry Adriani Johann. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Mestrado em Sensoriamento Remoto

1998 - 2000

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Título: Imagens Multitemporais TM/Landsat-5 da época de pré-plantio na estimativa de áreas destinadas a cultura de verão., Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Antonio Roberto Formaggio e Jose Carlos Neves Epiphanio
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Estatisticas Agricolas; Uso e Ocupação do Solo.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sensoriamento Remoto.

Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Analise dos Riscos, Fatores Humanos, Segurança e Condições de Trabalho em um Manejo Florestal Sustentável
Orientador: Maria Renata Machado Stellin

Especialização em Auditoria e Pericia Ambiental

2003 - 2005

Universidade Gama Filho
Título: Pequenas Centrais Elétricas (PCH) - Impactos e Avaliações
Orientador: Dr Nilton Tocicazu Higa

Graduação em Agronomia

1993 - 1997

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Comportamento Espectral de Solos do Estado de Mato Grosso
Orientador: Nilton Tocicazu Higa

Curso técnico/profissionalizante em tecnico em Agropecuaria

1989 - 1991

Escola Agrotécnica Federal de Cáceres - MT

Formação complementar

2008 - 2008

Auditor Ambiental Internacional. (Carga horária: 40h). , Institute of Environmental Management and Assessment, IEMA, Grã-Bretanha.

2007 - 2007

Introdução em Arc Gis 9.2. (Carga horária: 40h). , Gestao Empresarial em Informatica, GEMPI, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Estagio - Fertilidade de Solos. (Carga horária: 220h). , Embrapa Cerrados, CPAC, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 180h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Aquicultura. (Carga horária: 192h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1991 - 1991

Tecnico em Agropecuaria. (Carga horária: 368h). , Escola Agrotecnica Federal de Caceres, EAFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Fotogrametria.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

Participação em eventos

XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO,. 2019. (Simpósio).

VII SIC. 2017. (Seminário).

XVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR).Avaliação do Desmatamento na Floresta Nacional do Bom Futuro no Período de 1988 a 2014; e Análise Multitemporal do Uso e Ocupação do Solo em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Bacia do Rio Piranha, São Miguel do Guaporé-RO.. 2017. (Simpósio).

I Congresso sobre Recursos Naturais da Amazonia Ocidental: Sustentabilidade Ambiental. Licenciamento Ambiental Unico na Amazonia Legal. 2012. (Congresso).

XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. (SBSR).Análise temporal da dinâmica de uso e ocupação da sub-bacia do rio Jauru. 2011. (Simpósio).

XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. (SBSR).Utilização de Informações Orbitais no Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal. 2011. (Simpósio).

XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2007. (Simpósio).

XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Avaliação Multitemporal da dinâmica do desmatamento da cobertura vegetal no municipio de Nova Monte Verde - MT. 2003. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Algodão. Segmentação e Classificação digital de imagens orbitais para o mapeamento e monitoramento da cultura do algodão no Estado de Mato Grosso. 2001. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Algodão. Imagens Multitemporais ETM-Landsat 7 na estimativa das áreas plantadas com a cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso. 2001. (Congresso).

IX Simpósio Latinoamericano de Percepcion Remota.TM/Landsat-5 data from pre crop season to estimate the area to be planted with summer crops. 2000. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Angel Brenda Bueno dos Santos

MOURA, V.; SILVA, L. C. A.; BATISTA, J. A.. Aspectos da Agricultura de Precisão como ferramenta de correção do solo no Cerrado MatoGrossense. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Guilherme Fleck

MOURA, V.SOUZA, R. A.; BECKER, W. R.. COMPARAÇÃO ENTRE CLASSIFICAÇÃO DO USO DO SOLO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA DE DOSSEL E COBERTURA DO SOLO, ENTRE DOIS PERÍODOS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Suzana Grassi da Silva

MOURA, V.SOUZA, R. A.; BIZERRA, M. E.. Análise multitemporal do uso e ocupação do solo no município de São Miguel do Guaporé ? RO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: DURCELENE APARECIDA DA SILVA

MOURA, V.SOUZA, R. A.; BIZERRA, M. E.. MAPEAMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL EMERGENTE DA BACIA DO RIO COMEMORAÇÃO NO SUDOESTE AMAZÔNICO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: WILKER KAIO DOS SANTOS

MOURA, V.SOUZA, R. A.; BATISTA, J. A.. Caracterização do potencial agrícola do município de Colorado do Oeste, Rondônia. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Calina Grazielli Dias Barros

SOUZA, R. A.MOURA, V.; PEREIRA, E. S.. Caracterização da bacia hidrográfica do rio Comemoração, situado na bacia Amazônica. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Inácio Lucas Venâncio dos Santos

SOUZA, R. A.MOURA, V.; BIZERRA, M. E.. Análise das alterações do uso e cobertura do solo no município de Corumbiara/RO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Jean Carlos Vuolo Machado

BECKER, W. R.; SILVA, L. C. A.;MOURA, V.. Mapeamento da Dinâmica do Uso e Cobertura do Solo na Microrregião de Ariquemes, Rondônia, Brasil. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Jéssica Crepaldi Silva

AQUINO, R. E.;MOURA, V.; ELIAS, J.. Avaliação espectral dos Termos de Ajustamento e Conduta (TAC) no estado de Rondônia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

MOURA, V.; TARGANSKI, E.. Seleção de professor substituto de Agronomia. 2020. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

MOURA, V.; SILVA, J. V.. Seleção de professor substituto para Agronomia. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

MOURA, V.; SILVA, J. V.. Seleção de professor substituto para Geoprocessamento. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

MOURA, V.; SCCOTI, M. S. V.; ROSSEL, E. F.; DIAS, J. R. M.;MOURA, V.. Seleção de Mestrado. 2015. Universidade Federal de Rondônia.

Comissão julgadora das bancas

Nilton Tocicazu Higa

MOURA, V.;HIGA, N. T.. Assinatura espectral de solos.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Jose Carlos Neves Epiphanio

EPIPHANIO, J. C. N.FORMAGGIO, A. R.; ANTUNES, M. A. H.; NOVO, E. M. M. L.; Rocha, J. V.. Participação em banca de Valdir Moura. Utilização de imagens multitemporais TM/Landsat da época de pré-plantio para estimativa de áreas destinadas a culturas de verão (ADCV).. 2000. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Antonio Roberto Formaggio

MOURA, V.;FORMAGGIO, A. R.EPIPHANIO, J. C. N.; NOVO, E. M. L. M.; ANTUNES, M. A. H.; ROCHA, J. V.. Utilização de imagens multitemporais TM/Landsat da época de pré-plantio para estimativa de áreas destinadas a culturas de verão (ADCV).. 2000. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Antonio Roberto Formaggio

FORMAGGIO, A. R.; ANTUNES, M. A. H.;EPIPHANIO, J. C. N.; ROCHA, J. V.; NOVO, E. M. L. M.. Utilização de imagens multitemporais TM/Landsat da época de pré-plantio para a estimativa de áreas destinadas a culturas de verão.. 2000. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Erivelto Mercante

Johann, Jerry A;MERCANTE, E.; ABREU, J. G.; AZEVEDO, E. C.;MAGGI, M. F.. Mapeamento de uso do solo e caracterização espectral dos diferentes níveis de degradação de pastagens no estado de Rondônia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

José Roberto Rodrigues Pinto

CARVALHO, L. M. T.; DAVIDE, A. C.; PEREIRA, J. A. A.;PINTO, J. R. R.. Dinâmica do uso e cobertura do solo no Noroeste do Estado de Rondônia. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Mauro Antônio Homem Antunes

ANTUNES, M. A. H.. Imagens Multitemporais TM/Landsat-5 da Época de Pré-Plantio na Estimativa de Áreas Destinadas a Culturas de Verão. 2000. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Jerry Adriani Johann

JOHANN, Jerry AdrianiMERCANTE, EriveltoMAGGI, Marcio Furlan; ABREU, Joadil Gonçalves de; AZEVEDO, Emilio Carlos de. Mapeamento de uso do solo e caracterização espectral dos diferentes níveis de degradação em pastagens no estado de Rondônia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Alessandra Isabella Sampaio Martins

MARTINS, A. I. S.; BARRICO, J. J.; CANEDO, G. R.. Análise dos riscos, fatores humanos, segurança e condições de trabalho em um manejo florestal sustentável. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de São Paulo.

Renato Eleoterio de Aquino

JOHANN, J. A.; AZEVEDO, E. C.; SOUZA, R. A.; MERCANTE, E.;AQUINO, R. E.. MAPEAMENTO DE PASTAGENS COM A CARACTERIZAÇÃO ESPECTRAL DOS DIFERENTES NIVEIS DE DEGRADAÇÃO NO ESTADO DE RONDONIA. 2022. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Engenharia Agrícola SISTEMAS BIOLÓGICOS E AGROINDUSTRIAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Orientou

Angel Brenda Bueno dos Santos

Aspectos da Agricultura de Precisão como ferramenta de correção do solo no Cerrado MatoGrossense; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

DURCELENE APARECIDA DA SILVA

MAPEAMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL EMERGENTE DA BACIA DO RIO COMEMORAÇÃO NO SUDOESTE AMAZÔNICO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Jhonatan Monteiro de Oliveira

Geoprocessamento e Agircultura; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

ROBSON LUIZ ROCHA SOARES

Geoprocessamento e meio ambiente; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

TIAGO FERNANDES COTA DE ARAUJO

Geoprocessamento aplicado ao meio urbano; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGA)) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Bárbara Laura Tavares

Proposta Metodológica para o Diagnóstico Ambiental Semiautomatizado de Projetos de Assentamentos na Amazônia Legal; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, funarbe; Orientador: Valdir Moura;

Marcelo Vinicius Assis de Brito

Explorando os Domínios Espectral e Temporal no Mapeamento de Culturas Agrícolas Usando Imagens MSI - Sentinel 2: Um Estudo de Caso do Município de Campo Verde ? MT, Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Prisley Turatti

Co-Orientador de TCC - Níveis de degradação das pastagens; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Jessica C

Silva; Avaliação espectral dos Termos de Ajustamento e Conduta (TAC) no estado de Rondônia; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Ricardo Pereira Soteli

ANÁLISE QUANTITATIVA DO AGENTE FÍSICO, RUÍDO, EM DIFERENTES MARCAS E MODELOS DE MOTOSSERRA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Regina Geralda de Figueiredo

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA EM INDUSTRIAS MADEIREIRAS DO ESTADO DE RONDÔNIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Angelo Andrade Barancelli

AVALIAÇÃO DO DESMATAMENTO NA FLONA DO BOM FUTURO NO PERÍODO DE 1988 A 2014; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

JOÃO PAULO CANHIN SILVA

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA DO CÓRREGO PIRANHA, SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Carlos Alberto de Avila Oliveira

Dinâmica do desmatamento da cobertura vegetal no município de Nova Monte Verde - MT; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Valdir Moura;

Felipe Megiolaro Santos

Ferramentas para analise e modelagem da qualidade da água em um ambiente SIG: Implementação e Discussão; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencia da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Valdir Moura;

LUIS OTAVIO RIGO JUNIOR

Sistema de Informação Geográfica Benchmarking na web; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencia da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Valdir Moura;

Prisley Turatti

Co-Orientador do Projeto (Renovado) Comportamento espectral das pastagens e seus níveis de degradação no Estado de Rondônia; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Pró-Reitoria de Pesquisa IFRO; Orientador: Valdir Moura;

Maria de Fátima Costa

Co-Orientador do Projeto (Renovado) ANÁLISE MULTITEMPORAL DAS SECAS NAS MICRORREGIÕES DE RONDÔNIA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Marcelo Vinicius Assis de Brito

Co-Orientador do Projeto ANÁLISE MULTITEMPORAL DAS SECAS NAS MICRORREGIÕES DE RONDÔNIA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Prisley Turatti

Co-Orientador do Projeto Comportamento espectral das pastagens e seus níveis de degradação no Estado de Rondônia; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Débora Marcelino Andrade

Co-Orientador do Projeto Monitoramento das culturas anuais de verão no Estado de Rondônia (Safra 2019/2020); ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

LUCAS KAMILLO RODRIGUES SANTOS

Co-Orientador do Projeto Monitoramento das culturas anuais de verão no Estado de Rondônia (Safra 2019/2020); ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Bárbara Laura Tavares

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE SOLOS DO ESTADO DE RONDÔNIA; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Pró-Reitoria de Pesquisa IFRO; Orientador: Valdir Moura;

Lucas Kamillo

CARACTERIZAÇÃO ESPECTRAL E MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS CLONES DE CAFÉ UTILIZADOS NO ESTADO DE RONDÔNIA; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Pró-Reitoria de Pesquisa IFRO; Orientador: Valdir Moura;

Marcelo Vinicius Assis de Brito

Monitoramento das culturas anuais de verão no Estado de Rondônia (Safra 2017/2018); ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Valdir Moura;

Foi orientado por

Nilton Tocicazu Higa

Assinatura espectral de solos; 1997; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Nilton Tocicazu Higa;

Jose Carlos Neves Epiphanio

Imagens multitemporais TM/Landsat-5 da época de pré-plantio na estimativa de áreas destinadas a culturas de verão; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Carlos Neves Epiphanio;

Antonio Roberto Formaggio

Imagens multitemporais TM/Landsat-5 da época de pré-plantio na estimativa de áreas destinadas a culturas de verão; ; 2000; 135 f; Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Roberto Formaggio;

Jerry Adriani Johann

Mapeamento de uso do solo e caracterização espectral dos diferentes níveis de degradação de pastagens no estado de Rondônia; Início: 2018; Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SOUZA, RANIELI DOS ANJOS DE ; MOURA, VALDIR ; PALOSCHI, RENNAN ANDRES ; AGUIAR, RENATA GONÇALVES ; WEBLER, ALBERTO DRESCH ; BORMA, LAURA DE SIMONE . Assessing Drought Response in the Southwestern Amazon Forest by Remote Sensing and In Situ Measurements. Remote Sensing , v. 14, p. 1733, 2022.

  • MOURA, V. ; SOUZA, R. A. ; MERCANTE, E. ; RICHETTI, J. ; JOHANN, J. A. . Three Decades after: Landscape Dynamics in Different Colonisation Models Implemented in the Brazilian Legal Amazon. Remote Sensing , v. 13, p. 4581, 2021.

  • MENDONCA, L. H. R. ; CAMPOS, M. C. C. ; ARAUJO, R. M. ; BRITO FILHO, E. G. ; LIMA, A. F. L. ; SOUZA, F. G. ; CUNHA, J. M. ; MOURA, V. . Interação dos atributos químicos do solo em área com floresta natural e com plantio de laranja (Citrus sinensis L Osb.). REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 14, p. 3331-3340, 2021.

  • SOUZA, R. A. ; MOURA, V. ; SILVA, G. ; LO, T. B. ; BRITO, M. V. A. ; TAVARES., B. L. ; JOHANN, J. A. . O Desmatamento na Amazônia Legal Brasileira: Case Região do Cone Sul de Rondônia. UD y la Geomatica , v. x, p. 50-58, 2020.

  • SOUZA, F. G. ; MOURA, V. ; BRITO, M. V. A. ; KRAUSE, E. F. ; OLIVEIRA, F. E. F. ; SOUZA, R. A. ; BRITO FILHO, E. G. . Mapeamento do uso e cobertura do solo em mesorregiões do Estado de Rondônia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-12, 2020.

  • SOUZA, R. A. ; MOURA, V. ; SILVA, G. ; LO, T. B. ; BRITO, M. V. A. ; TAVARES, B. L. ; JOHANN, J. A. . O Desmatamento na Amazônia Legal Brasileira: Case Região do Cone Sul de Rondônia. UD y la geomática , v. 15, p. 50-58, 2020.

  • MOURA, V. ; BARANCELLI, A. A. ; SOUZA, R. A. ; SOUZA, F. G. ; SILVA, J. V. ; JOHANN, J. A. . Análise multitemporal do desmatamento na floresta nacional do bom futuro, Rondônia, Brasil. UD y la Geomática , v. x, p. 1-10, 2019.

  • MULER, R. A. S. ; MOURA, V. ; BORMA, L. S. . Distribuição espaço-temporal da precipitação e SPI no estado de Rondônia (RO), Brasil, por meio de técnicas de geoestatística. Revista Geográfica Venezoelana , v. 59, p. 246-260, 2018.

  • MOURA, V. ; ROSSELL, E. C. F. ; MASCARENHAS, A. R. P. . Análise fitossociológica de uma floresta ombrófila aberta em diferentes modelos de colonização da Amazônia. NATIVA , v. 5, p. 118-126, 2017.

  • MOURA, V. ; MULER, R. A. S. ; JACON, A. D. . Mapeamento de plantios de paricá [Schizolobium parahyba var. amazonicum (HUBER ex. DUCKE) BARNEBY] no município de Ouro Preto do Oeste, RO. NATIVA , v. 5, p. 594-600, 2017.

  • MOURA, V. ; SILVA, P. J. C. ; ROSSELL, E. C. F. ; ALVES, W. W. A. . Using multi-temporal analysis and Land Occupation in Permanent Preservation Areas (APP) in Piranha River Basin, São Miguel do Guaporé-RO.. REVISTA GEOGRÁFICA VENEZOLANA , v. 58, p. 1-22, 2017.

  • SOARES, A. P. C. ; SANTOS, M. M. ; CUMPIAN, W. R. ; MOURA, V. . Análise quantitativa da mata ciliar da bacia hidrográfica do Rio Bamburro, Rolim de Moura - RO, utilizando técnicas de SIG.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA , v. 2, p. 65-77-77, 2014.

  • MOURA, V. ; CHIARANDA, R. ; OLIVEIRA, C. A. A. . Avaliacao Multitemporal da dinâmica do desmatamento da cobertura vegatal no municipio de Nova Monte Verde - MT. ANAIS XI SBSR, 2003, Belo Horizonte.. Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto , v. 1, p. 2845-2852, 2003.

  • MOURA, V. ; FORMAGGIO, A. R. ; EPIPHANIO, J. C. N. ; SILVA, H. R. ; FIORIO, P. R. ; CAMPOS, R. C. . Dados TM-Landsat na estimativa de áreas destinadas a culturas de verão, no estado de São Paulo. ANAIS XI Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Belo Horizonte, 2003.. Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto , v. 1, p. 93-100, 2003.

  • FIGUEIREDO, R. G. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. . Analise socioambiental em uma indústria de laminadora em Rondônia. 01. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 01. 53p .

  • Araujo, P.A ; MOURA, V. ; GERALDI, I. O. . Detecção da Epistasia na produção de grãos de soja. 1. ed. New York, USA: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 85p .

  • SOARES, A. P. C. ; SANTOS, M. M. ; CUMPIAN, W. R. ; MOURA, V. . ANALISE QUANTITATIVA DA MATA CILIAR DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BAMBURRO EM ROLIM DE MOURA-RO, UTILIZANDO TÉCNICAS DE SIG. In: Nubia Caramello; Rosalvo Stachiw; Miguel Penha. (Org.). AMAZÔNIA: Desafios e Perspectivas para Gestão das Águas. 1eded.Curitiba-PR: CRV, 2015, v. I, p. 109-199.

  • HIGA, N. T. ; AZEVEDO, E. C. ; MOURA, V. ; AMIK, J. A. ; OLIVEIRA, O. S. ; OLIVEIRA, R. D. . Uso e Ocupação dos Solos na Bacia do Alto Paraguai (BAP/MT). In: EMBRAPA/CPAP. (Org.). Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai - PCBAP / Projeto Pantanal, PNMA, Sócio-Economia de Mato Grosso. 01ed.Brasilia-DF: SCP, 1997, v. vIITIV, p. 01-74.

  • TAVARES., B. L. ; BRITO, M. V. A. ; OLIVEIRA, F. E. F. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . USO DE DIFERENTES CLASSIFICADORES NO MAPEAMENTO DE ÁREAS DE SOJA, SUL DE RONDÔNIA. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos. Anais do XIX SBSR, 2019.

  • BRITO, M. V. A. ; TAVARES., B. L. ; MOURA, V. ; CASTRO, J. P. M. ; SOUZA, R. A. . PREVISÃO DE ÁREA PLANTADA COM SOJA, SAFRA 2017/18, NO SUL DE RONDÔNIA. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos. Anais do XIX SBSR, 2019.

  • ANDRADE, D. M. ; TURATTI, P. ; TAVARES., B. L. ; OLIVEIRA, F. E. F. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . COMPORTAMENTO ESPECTRAL DO CICLO FENOLÓGICO DA SOJA COM USO DO EVI MODIS/MAIAC E EVI2 MOD13. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos. Anais do XIX SBSR, 2019.

  • OLIVEIRA, F. E. F. ; KRAUSE, E. F. ; TAVARES., B. L. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . AVALIAÇÃO DO DESMATAMENTO COM USO DA FERRAMENTA SEMI-AUTOMATIC CLASSIFICATION PLUGIN (SCP. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento, 2019, Santos. Anais do XIX SBSR, 2019.

  • BLANCO, I. B. ; PALUDO, A. ; JOHANN, J. A. ; ROSA, H. A. ; BECKER, W. R. ; SILVA, L. C. A. ; MOURA, V. ; JACOB, N. . PERFIL TEMPORAL EVI/MODIS PARA MONITORAMENTO DA SOJA EM PROPRIEDADES DO OESTE PARANÁ. In: XIX Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos-SP. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019. v. 17. p. 2077-2080.

  • MOURA, V. ; BARANCELLI, A. A. ; SOUZA, R. A. ; SOUZA, F. G. ; SILVA, J. V. ; JOHANN, J. A. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DO DESMATAMENTO NA FLORESTA NACIONAL DO BOM FUTURO, RONDÔNIA, BRASIL. In: XVIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA DE PERCEPCIÓN REMOTA Y SISTEMAS DE INFORMACIÓN ESPACIAL, 2018, La Habana, Cuba. Anais do XVIII SELPER, 2018.

  • SOUZA, R. A. ; MOURA, V. ; SILVA, J. V. ; SOUZA, F. G. . EVOLUÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO ENTORNO DA FLORESTA NACIONAL DO JAMARI. In: XVIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA DE PERCEPCIÓN REMOTA Y SISTEMAS DE INFORMACIÓN ESPACIAL, 2018, La Habana, Cuba. Anais do XVIII SELPER, 2018.

  • MOURA, V. ; ROSSELL, E. C. F. ; ALVES, W. W. A. . Avaliação do Desmatamento na Floresta Nacional do Bom Futuro no Período de 1988 a 2014. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos-SP. XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017.

  • MOURA, V. ; ROSSELL, E. C. F. ; ALVES, W. W. A. . Análise Multitemporal do Uso e Ocupação do Solo em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Bacia do Rio Piranha, São Miguel do Guaporé-RO. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos-SP. XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017.

  • SILVA, M. R. ; LIMA, B. E. F. ; SILVA, J. C. ; JESUS, I. C. ; MOURA, V. . ANALISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO DA ÁREA DE MATA CILIAR DA MICRO BACIA DO IGARAPÉ D?ALINCOURT. In: XI CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2016, Maceio - AL. XI CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2016. v. 1.

  • MOURA, V. ; Carvalho, L.M.T ; PERERIA, J. A. A. . Análise temporal da dinâmica de uso e ocupação da sub-bacia do rio Jauru. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. (SBSR), 2011, Curitiba-PR. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15, 2011. p. 6968-6975-6975.

  • MOURA, V. ; Carvalho, L.M.T ; PERERIA, J. A. A. . Utilização de Informações Orbitais no Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. (SBSR), 2011, Curitiba-PR. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15, 2011. p. 3029-3036.

  • MOURA, V. ; Carvalho, L.M.T ; Martinhago, A.Z ; Oliveira, L.T . Análise temporal da dinâmica de uso e ocupação da bacia do Alto Paraguai (BAP): estudo de caso ? sub-bacia do rio Jauru. In: Anais 2 Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009, Corumba. 2 Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009. p. 916-924.

  • MOURA, V. ; CHIARANDA, R. ; OLIVEIRA, C. A. A. . Avaliação Multitemporal da dinâmica do desmatamento da cobertura vegetal no municipio de Nova Monte Verde - MT. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte. Anaix XI Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003. p. 2845-2852.

  • MOURA, V. ; EPIPHANIO, J. C. N. ; FORMAGGIO, A. R. . TM/Landsat -5 data from pre crop season to estimate the area to be planted with summer crops. In: IX Simpósio Latinoamericano de Percepcion Remota, 2000, Puerto Iguazú. Anais do IX Simpósio Latinoamericano de Percepcion Remota, 2000.

  • TAVARES, B. L. ; BRITO, M. V. A. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE LATOSSOLOS DO ESTADO DE RONDÔNIA. In: XIV Semana Acadêmica de Gestão Ambiental, 2022, Colorado do Oeste. Anais da Semana Acadêmica de Gestão Ambiental, 2022.

  • RODRIGUES, E. A. ; MOURA, V. ; SANTOS, M. H. O. ; SILVA, L. C. A. ; BECKER, W. R. ; JOHANN, J. A. . MAPEAMENTO DE PASTAGEM NO ESTADO DE RONDÔNIA COM USO DE IMAGENS DE SATELITE. In: XLIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2020, 2020, Foz do Iguaçu. Anais do XLIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2020.

  • SANTOS, M. H. O. ; BECKER, W. R. ; JOHANN, J. A. ; RODRIGUES, E. A. ; SILVEIRA, J. F. C. ; MOURA, V. . Mapeamento de culturas anuais de verão no Estado de Rondônia para o ano-safra 2018- 2019.. In: XLIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2020, 2020, Foz do Iguaçu. Anais do XLIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2020, 2020.

  • SILVA, J. V. ; SOUZA, F. G. ; MOURA, V. ; BRITO, M. V. A. ; KRAUSE, E. F. ; OLIVEIRA, F. E. F. . Mapeamento do uso e cobertura do solo em Mesorregiões do Estado de Rondônia ? RO. In: XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos y X Encuentro de la SUCS, 2019, Montevideo, Uruguay. Anais XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos y X Encuentro de la SUCS, 2019. v. 1.

  • BRITO, M. V. A. ; TAVARES, B. L. T. ; CASTRO, J. P. M. ; MOURA, V. ; SOUZA, F. G. ; SOUZA, R. A. . ANÁLISE DA DINÂMICA TEMPORAL DE USO E COBERTURA DO SOLO EM MUNICÍPIOS DO CONE SUL DE RONDÔNIA. In: XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos y X Encuentro de la SUCS, 2019, Montevideo, Uruguay. Anais...XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos y X Encuentro de la SUCS, 2019. v. 1.

  • SANTOS, M. H. O. ; JOHANN, J. A. ; MOURA, V. ; SILVEIRA, J. F. C. ; BECKER, W. R. . Monitoramento das culturas anuais de verão para safra 2018/2019 no Estado de Rondônia. In: 5° EAICTI, 2019, Cascavel. Anais do 5° EAICTI, 2019.

  • RODRIGUES, E. A. ; JOHANN, J. A. ; MOURA, V. ; SANTOS, M. H. O. . Mapeamento de culturas anuais no estado de Rondônia com imagens de satélite. In: 5° EAICTI, 2019, Cascavel. Anais do 5° EAICTI, 2019.

  • TAVARES., B. L. ; MULER, R. A. S. ; MOURA, V. ; BRITO, M. V. A. ; ANDRADE, D. M. ; TURATTI, P. . Mapeamento de Soja (Safra 2016/2017) no Município de Cabixi (RO): Classificação Supervisionada. In: VIII SIC, 2018, Colorado do Oeste. Anais do VIII SIC, 2018.

  • ANDRADE, D. M. ; MULER, R. A. S. ; MOURA, V. ; BRITO, M. V. A. ; TAVARES., B. L. ; TURATTI, P. . Aplicação do EVI/MAIAC para avaliação da fenologia da soja, ciclos 2010 a 2016, em Pimenteiras do Oeste - RO. In: VIII SIC, 2018, Colorado do Oeste. Anais do VIII SIC, 2018.

  • SILVA, M. R. ; MULER, R. A. S. ; MOURA, V. ; TAVARES., B. L. ; ANDRADE, D. M. ; TURATTI, P. . Análise da Resposta Espectral da Soja ao Infravermelho Próximo Utilizando o Produto MODIS/MAIAC, Município de Cerejeiras. In: VIII SIC, 2018, Colorado do Oeste. Anais do VIII SIC, 2018.

  • BARONI, E. A. M. ; ANDRADE, D. M. ; SANTOS, E. W. L. ; CIRQUEIRA, L. P. ; MOURA, V. ; MULER, R. A. S. . Análise Multi-Temporal do Uso e Ocupação do Solo utilizando imagens de satélite do sensor TM/Landsat 5 no Município de Corumbiara-RO. In: VII SIC, 2017, COLORADO DO OESTE. Anais do VII SIC, 2017.

  • CIRQUEIRA, L. P. ; BARONI, E. A. M. ; ANDRADE, D. M. ; SANTOS, E. W. L. ; MULER, R. A. S. ; MOURA, V. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE THEOBROMA, RO, ATRAVÉS DO USO DE IMAGENS DO SATÉLITE LANDSAT 5/TM. In: VII SIC, 2017, COLORADO DO OESTE. Anais do VII SIC, 2017.

  • HENRIQUE, I. G. ; PEIXOTO, W. M. ; MOURA, V. . Algoritmos De Classificação Isoseg E Bhattacharya No Mapeamento Temporal Do Desmatamento No Município De Alto Paraíso-RO. In: VII SIC, 2017, COLORADO DO OESTE. VII SIC, 2017.

  • MACHADO, A. ; BORGES, B. S. ; MOURA, V. . Efeitos da implantação do projeto Lucas do Rio Verde Legal nas áreas de APP?s local. In: I Encontro de Geotecnologias, 2017, ROLIM DE MOURA-RO. ANAIS DO I Encontro de Geotecnologias, 2017.

  • MOURA, V. ; BRAZIL, M. . Dinâmica do Desmatamento na Amazônia Legal: Estudo de caso ?Nova Monte Verde-MT?, de 1984 a 2008. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2009, Curitiba-PR. Rev. Bras. De Agroecologia - Resumos do VI CBA e II CLAA, 2009. v. 4. p. 353-356.

  • MOURA, V. ; SILVA JUNIOR, L. D. ; GIROLETTI, D. ; FILIPETTO, P. ; PICCOLI, H. . Imagens Multitemporais ETM-Landsat 7 na estimativa de áreas plantadas com a cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso. In: III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001, Campo Grande. Anais do III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001. p. 45-53.

  • MOURA, V. . Segmentação e Classificação digital de imagens orbitais para o mapeamento e monitoramento da cultura do algodão no Estado de Mato Grosso. In: III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001, Campo Grande, MS. Anais do III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001. p. 53-55.

  • MOURA, V. ; MERCANTE, E. ; SILVA, F. O. E. ; SOUZA, R. A. ; JOHANN, J. A. . Dynamics of the Landscape in the Different Colonization Models Implemented in the Legal Amazon. In: World Academy of Science, Engineering and Technology International Journal of Agricultural and Biosystems Engineering, 2019, Copenhagen, Denmark. Annals, 2019. v. 13. p. 56792.

  • MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . Landsat Data from Pre Crop Season to Estimate the Area to Be Planted with Summer Crops. In: World Academy of Science, Engineering and Technology International Journal of Agricultural and Biosystems Engineering, 2019, Copenhagen, Denmark. Annal, 2019.

  • ANDRADE, D. M. ; TURATTI, P. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . ANÁLISE MULTIDÉCADA DAS SECAS EM RONDÔNIA. In: VII CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2019, Ji-Paraná. Anais do VII CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2019.

  • TURATTI, P. ; ANDRADE, D. M. ; MOURA, V. ; SOUZA, R. A. . ANÁLISE FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLÓGICA DE UMA PARCELA PERMANENTE NO CAMPUS IFRO/COLORADO DO OESTE. In: VII CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2019, Ji-Paraná. Anais do VII CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2019.

  • BRITO, M. V. A. ; TAVARES., B. L. ; MULER, R. A. S. ; MOURA, V. . MAPEAMENTO DAS CULTURAS DE SOJA, SAFRA 2016/2017, NO MUNICÍPIO DE CABIXI (RO). In: V Congresso de Pesquisa, Extensão e Ensino, 2017, Porto Velho. V Congresso de Pesquisa, Extensão e Ensino, 2017.

  • SILVA, M. R. ; LIMA, B. E. F. ; SILVA, J. C. ; JESUS, I. C. ; MOURA, V. . ANALISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO DA ÁREA DE MATA CILIAR DA MICRO BACIA DO IGARAPÉ D?ALINCOURT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, A. P. C. ; SANTOS, M. M. ; CUMPIAN, W. R. ; MOURA, V. . Análise quantitativa da mata ciliar da bacia hidrográfica do Rio Bamburro, Rolim de Moura - RO, utilizando técnicas de SIG.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, V. ; Carvalho, L.M.T ; PERERIA, J. A. A. . Utilização de Informações Orbitais no Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, V. ; Carvalho, L.M.T ; PERERIA, J. A. A. . Análise temporal da dinâmica de uso e ocupação da sub-bacia do rio Jauru. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, V. ; Carvalho, L.M.T ; Martinhago, A.Z ; Oliveira, L.T . Análise temporal da dinâmica de uso e ocupação da bacia do Alto Paraguai (BAP): estudo de caso ? sub-bacia do rio Jauru. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, V. ; BRAZIL, M. . Dinâmica do Desmatamento na Amazônia Legal: Estudo de caso ?Nova Monte Verde-MT?, de 1984 a 2008.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, C. A. A. ; MOURA, V. ; CHIARANDA, R. . AVALIAÇÃO MULTITEMPORAL DA DINÂMICA DO DESMATAMENTO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE NOVA MONTE VERDE ? MT. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FORMAGGIO, A. R. ; MOURA, V. ; EPIPHANIO, J. C. N. ; SILVA, H. R. ; FIORIO, P. R. ; CAMPOS, R. C. . DADOS TM/LANDSAT NA ESTIMATIVA DE ÁREAS DESTINADAS A CULTURAS DE VERÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOURA, V. ; SILVA JUNIOR, L. D. ; GIROLETTI, D. ; FILIPETTO, P. ; PICCOLI, H. . Imagens Multitemporais ETM-Landsat 7 na estimativa de áreas plantadas com a cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, V. . Segmentação e Classificação digital de imagens orbitais para o mapeamento e monitoramento da cultura do algodão no Estado de Mato Grosso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, V. ; SIMIAO, S. A. . Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG) na caracterização da viabilidade agrícola no municipio de Acorizal-MT. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RANGEL, M. E. S. ; PIZARRO, M. A. ; MOURA, V. . Utilização de um Sistema de Informação Geográfica na caracterização das aptidões fisica e agricola do municipio de Camapuã-MS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, V. ; AMIK, J. A. ; HIGA, N. T. ; OLIVEIRA, O. S. ; OLIVEIRA, R. D. . Mapeamento do uso e Ocupação do solo na Bacia do Alto Paraguai - MT. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, V. ; HIGA, N. T. ; AZEVEDO, E. C. ; AMIK, J. A. ; OLIVEIRA, O. S. ; OLIVEIRA, R. D. . Uso e Ocupação do solo da Bacia do Alto Paraguai. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, V. ; AZEVEDO, E. C. ; HIGA, N. T. ; AMIK, J. A. ; OLIVEIRA, O. S. . Uso e Ocupação do Solo da Bacia do Alto paraguai (BAP/MT). 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, V. ; MACIEL, A. A. A. ; BENVENUTI, D. . Análise Fitossociológica da regeneração natural do sub-bosque da mata ciliar da queda d'água "Véu-de-Noiva". 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, V. ; MACIEL, A. A. A. ; BENVENUTI, D. . Analise fitossociológica da regeneração natural de sub-bosque da mata ciliar da queda d'água Véu-de-Noiva. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MOURA, V. ; MULER, R. A. S. . INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS ORBITAIS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOURA, V. . Licenciamento Ambiental Unico na Amazonia Legal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURA, V. . Introdução a Geoprocessamento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MOURA, V. . Introducao ao Geoprocessamento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MOURA, V. . Introducao em Sensoriamento Remoto. 2003. .

MOURA, V. . Processamento Digital de Imagens. 2003. .

MOURA, V. . Geoprocessamento. 2003. .

MOURA, V. . Geoprocessamento e uso do SPRING. 1999. .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE SOLOS DO ESTADO DE RONDÔNIA., Descrição: Conhecer o comportamento espectral dos solos é um fator de importância para que os produtos de sensores remotos possam ser utilizados de maneira mais eficiente. Diante da inexistência de um estudo sistemático do comportamento espectral dos solos do estado de Rondônia, na faixa espectral de 400 a 2500 nm, faz-se necessário a realização desta proposta de trabalho. O objetivo deste projeto, consiste em fazer um levantamento dos fatores de reflectância bidirecional das diferentes classes de solos distribuídos por todas as mesorregiões existentes no estado de Rondônia. Conforme o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e projeto Radambrasil, serão coletadas diferentes amostras de solos. Cada uma destas amostras corresponde a um conjunto de dados de análises químicas e fisicas. Parte desses perfis encontram-se descritos em memoriais descritivos de levantamentos de solos já publicados. A partir desses dados, será feita uma discussão sobre suas interrelações. Para as medidas de reflectância bidirecional será utilizado o espectrorradiômetro FieldSpec-4, com capacidade de fazer leituras em campo e em laboratório na região de 400 a 2500 nm do espectro eletromagnético. Ainda com base na curva espectral, serão determinados os atributos da cor de cada amostra (brilho, matiz, saturacao, e comprimento de onda dominante). Além das análises das caracteristicas fisico-quimicas será realizado um experimento a fim de avaliar a influência da umidade sobre o comportamento espectral das amostras selecionadas. Busca-se com este trabalho, construir uma base espectral das diferentes classes de solos existentes no estado de Rondônia, que servirá de base para auxiliar a compreensão das respostas espectrais dos demais alvos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2021

    QUANTIFICAÇÃO VOLUMÉTRICA DE POVOAMENTO DE Eucalyptus SP. POR MEIO DE FOTOGRAFIAS ÁREAS OBTIDAS POR DRONE, Descrição: No manejo de florestas, uma das principais fontes de informação é a existência de relações quantitativas sólidas entre o crescimento e outras variáveis que podem ser expressas por modelos matemáticos, haja vista que essas relações quantitativas são imprescindíveis para estimativas mais precisas a respeito da produção florestal, bem como subsidiar as tomadas de decisão referentes ao manejo de povoamentos florestais. Desta forma, este projeto pretende desenvolver equações volumétricas através de fotografias áreas e ferramentas SIG, para um plantio de eucalipto na região de Vilhena-RO. Serão utilizados equipamentos para georreferenciamento da área (Hiper II e Juno), veículo Drone com câmera RGB, e software PhotScan para processamento das imagens. Espera-se reduzir os custos do produtor com os levantamentos de campo através da utilização de fotografias aéreas e ferramentas SIG, sem perder em precisão, para estimar volume de plantios de Eucalipto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Marcelo Vinicius Assis de Brito - Integrante / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Coordenador / Nattan Guylherme Vasconcelos da Silva - Integrante.

  • 2020 - 2021

    CARACTERIZAÇÃO ESPECTRAL E MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS CLONES DE CAFÉ UTILIZADOS NO ESTADO DE RONDÔNIA., Descrição: O estado de Rondônia é o maior produtor de café da região norte do Brasil, cuja produção na safra 2018/2019 foi de 1,9 milhões de sacas. Embora as lavouras de café apresentem alterações no comportamento espectral devido a fatores como idade da cultura, espaçamento, época do ano, cultivar, topografia, sistema de cultivo e tratos culturais, é possível identificar e mapear essa cultura com uso de imagens orbitais, oriundas de diferentes níveis de aquisição e, com razoável precisão, mas, desde que haja informações espectrais sobre a cultura, coletadas em campo, que subsidiem esta análise. Neste sentido, o objetivo deste projeto é caracterizar o comportamento espectral de cultivares de café, sob diferentes condições edafoclimáticas no estado de Rondônia e realizar o seu mapeamento, gerando com isso, uma biblioteca espectral de cultivares de café inédita para o estado. Esta proposta, estabelece uma abordagem para uma região de estudo, mas que pode ser aplicada em todo o Brasil. Busca fornecer informações sobre a localização e quantificação das áreas com plantio de café. Essa base de dados servirá de guia para a tomada de decisões quanto aos programas e incentivos governamentais, potencializando os benefícios ao agronegócio, frente ao mercado nacional e internacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2020

    Instalação e Implantação de uma estação de rastreamento SM-GLONASS no Campus Colorado do Oeste-RO, Descrição: Objetivo Geral ? Instalar uma estação de rastreamento SM-GLONASS de monitoramento contínuo no Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, e mantê-la funcional para o monitoramento e geração de correção de seus sinais e para fins de pesquisa. Objetivos Específicos ? Contribuir para a operacionalização do sistema GLONASS na América do Sul, visando a melhoria dos sinais de posicionamento do qual o Brasil é usuário; ? Contribuir para a consolidação dos acordos assinados entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e Russa (Roscosmos), assinado entre os Chanceleres Luiz Felipe Lampreia e Ievgueni Primakov, em 21 de novembro de 1997; ? Prover suporte para estudos e pesquisas, envolvendo sistemas de navegação por satélite e outras finalidades, pelos pesquisadores envolvidos no projeto; ? Desenvolver pesquisas científicas no segmento espacial (ex. georreferenciamento, métodos de calibração de dados de posicionamento, correção de imagens de satélite, geoprocessamento entre outras possibilidades), que terão como base os dados GLONASS. ? Contribuir para a formação de profissionais com expertise técnica no sistema GLONASS; ? Contribuir para a inserção da região norte do Brasil na temática espacial; ? Gerar visibilidade nacional e internacional para o IFRO na temática espacial.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Coordenador., Financiador(es): ROSCOSMOS - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    Monitoramento das culturas anuais de verão no estado de Rondônia (Safra 2019/2020)., Descrição: Descrição: A estimativa das áreas destinadas a culturas de verão (ADCV) e das áreas plantadas por cultura por município (APPCM) estão entre as principais variáveis envolvidas na previsão de safras usando sensoriamento remoto. No Brasil, a obtenção destas informações é feita de maneira indireta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgadas através do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA). Devido à dificuldade em adquirir imagens orbitais no verão, em função da grande cobertura de nuvens, torna-se necessário trabalhar com dados obtidos nas épocas de pré-plantio, quando se pretende realizar estatísticas agrícolas utilizando sensoriamento remoto. Baseado nisso, esta pesquisa objetiva definir e testar uma metodologia utilizando-se dados de sensoriamento remoto, geoprocessamento e sistemas de posicionamento geográfico para a estimativa e acompanhamento das culturas de verão no Estado de Rondônia para a safra 2019-2020. A metodologia se baseia no uso de geotecnologias (imagens de satélite, geoprocessamento e processamento digital das imagens) como ferramenta subsdiadora tanto da coleta de dados quanto da análise e geração de resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Débora Marcelino de Andrade - Integrante / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Coordenador / lucas Kamillo - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    ANÁLISE MULTITEMPORAL DAS SECAS NAS MICRORREGIÕES DE RONDÔNIA, Descrição: A seca é uma diminuição da precipitação em diferentes escalas de tempo, e pode ser diferenciada de acordo com seu impacto sobre os fatores socioeconômicos e ambientais. Três décadas de desmatamento alteraram a dinâmica de chuvas do estado, criando um dipolo. Portanto, uma análise regionalizada é necessária para melhorar o entendimento da dinâmica das secas nas diferentes microrregiões de Rondônia. Baseado nisso, o objetivo deste estudo é analisar a variabilidade espaço-temporal da seca nas microrregiões do estado de Rondônia. Para isso, será utilizada uma série de dados do Índice Padronizado de Precipitação (Standard precipitation index - SPI) obtidos na base de dados da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), entre 1948 a 2020. A espacialização dos dados de SPI será realizada pelo método do inverso do quadrado da distância, com uso do software GQgis 2.18.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Marcelo Vinicius Assis de Brito - Integrante / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    MAPEAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS E PASTAGENS COM A CARACTERIZAÇÃO DOS SEUS NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA, Descrição: As grandes mudanças que vêm ocorrendo na dieta alimentar, principalmente nos países emergentes, criam uma projeção de aumento no consumo de alimentos de origem animal e vegetal, o que, consequentemente, acarreta no aumento significativo na produção, mas que deverá ser implementada sem gerar impactos ambientais nos remanescentes florestais. Desta forma, o conhecimento e entendimento da dinâmica espaço-temporal das áreas de agricultura e pecuária, é uma questão estratégica, visto que o agronegócio brasileiro responde por cerca de 21,5% do PIB nacional, fazendo necessário, a realização de estudos mais específicos acerca das áreas ocupadas com agricultura e com a pecuária. Em relação à agricultura, o acompanhamento da produção agrícola, realizado pelo IBGE e CONAB, baseia-se em pesquisas amostrais com produtores rurais, cooperativas, dados de financiamento agrícola, o que confere a eles, custo elevado, execução demorada, subjetividade, imprecisão e desconhecimento sobre a distribuição espacial da produção agrícola. Já a pecuária, esta atividade ocupa uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares, distribuídos por todas as regiões do território nacional, entretanto, cerca de 60% desta área, apresenta algum nível de degradação, gerando perdas e, consequentemente, uma redução na capacidade de suporte de animais. Por consequência, a atividade pecuária gera novos desmatamentos, para que o número de animais seja alojado de forma confortável. Pastagens degradadas apresentam baixa produção de biomassa e pouco valor nutritivo, o que leva a um menor ganho de peso animal na estação chuvosa e a perda de peso na estação seca. Pela sua baixa eficiência produtiva, caso haja a identificação e a recuperação destas áreas, estas poderiam ser intensificadas, liberando áreas para outros usos, dentro da cadeia produtiva do agronegócio. É necessário, portanto, a proposição de métodos objetivos, e a utilização de geotecnologias associadas a técnicas de mineração de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e métodos de análise da variabilidade espacial por meio da agricultura de precisão (e/ou pecuária de precisão), ferramentas estas que, podem tornar o sistema atual de estimativa de áreas e de safras mais eficiente e dinâmico, pois, é possível trabalhar com imagens de satélite de boa qualidade e que são disponibilizadas diariamente, permitindo o acompanhamento da dinâmica temporal do uso e cobertura do solo. As imagens e dados dos sensores Modis/Terra&Aqua são sistemas orbitais que podem ser de grande utilidade nesse caso, devido ao custo de aquisição nulo, abrangência espacial, moderada resolução espacial, ótima resolução espectral e disponibilidade diária de imagens e dados. Porém, o grande desafio do cálculo da área cultivada está em desenvolver uma metodologia sistemática e em escala regional, que permita operacionalizar esta fase com os levantamentos oficiais. Neste contexto, este estudo tem como objetivo mapear culturas agrícolas e pastagens, buscando desenvolver metodologia para avaliar os níveis de degradação das pastagens com o uso de sensoriamento remoto, inteligência artificial, aprendizado de máquina (Machine Learning) e mineração de dados (Data Mining).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Débora Marcelino de Andrade - Integrante / fernando gomes de souza - Integrante / Marcelo Vinicius Assis de Brito - Integrante / Bárbara Laura Tavares. - Integrante / Prisley Turatti - Integrante / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Coordenador / Jerry Adriani Johann - Integrante / Fernanda Eduarda Freitas de Oliveira - Integrante / renato eleoterio de aquino - Integrante / Marcelo Henrique de Oliveira Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cient. e Tec. de - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    COMPORTAMENTO ESPECTRAL DAS PASTAGENS E SEUS NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA, Descrição: A pecuária é uma atividade que ocupa uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares, distribuídos por todas as regiões do território nacional, entretanto, cerca de 60% desta área, apresenta algum nível de degradação, gerando perdas e, consequentemente, uma redução na capacidade de suporte de animais. Pastagens degradadas apresentam baixa produção de biomassa e pouco valor nutritivo, o que leva a um menor ganho de peso animal na estação chuvosa e a perda de peso na estação seca. Pela sua baixa eficiência produtiva, caso haja a identificação e a recuperação destas áreas, estas poderiam ser intensificadas, liberando áreas para outros usos, dentro da cadeia produtiva do agronegócio. É necessário, portanto, a proposição de métodos objetivos, e a utilização de geotecnologias associadas a técnicas de mineração de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e métodos de análise da variabilidade espacial por meio da pecuária de precisão, tem demonstrado que pode tornar o sistema atual de estimativa de áreas mais eficiente e dinâmico, pois, é possível trabalhar com imagens de satélite de boa qualidade e que são disponibilizadas diariamente, permitindo o acompanhamento da dinâmica temporal do uso e cobertura do solo. Porém, o grande desafio do cálculo da área cultivada está em desenvolver uma metodologia sistemática e em escala regional, que permita operacionalizar esta fase com os levantamentos oficiais. Neste contexto, este estudo tem como objetivo caracterizar o comportamento espectral das pastagens, e mapear e desenvolver metodologia para avaliar os níveis de degradação das pastagens com o uso de sensoriamento remoto e computação aplicada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Prisley Turatti - Integrante / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    Caracterização espectral dos diferentes níveis de degradação das pastagens no estado de Rondônia com uso de Geotecnologias, Descrição: O objetivo geral deste estudo é mapear as áreas de pastagens e desenvolver metodologia para avaliar os niveis de degradação das pastagens com o uso de sensoriamento remoto, inteligência artificial, aprendizado de máquina (Machine Learning) e mineração de dados (Data Mining).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    Uso de Sensoriamento Remoto e Mineração de Dados para Previsão de Safras de Culturas Agrícolas, Descrição: O conhecimento e entendimento da dinâmica espaço-temporal da agricultura é uma questão estratégica, visto que o agronegócio brasileiro responde por cerca de 21,5% do PIB nacional (CEPEA, 2016). Dados oficiais mostram que o estado do Paraná foi, na última década, responsá-vel por 20,2%; 26,1% e 50,8% da produção nacional de soja, milho, trigo, respectivamente. O acompanhamento da produção agrícola, realizado pelo IBGE e CONAB, baseia-se em pesquisas amostrais com produtores rurais, cooperativas, dados de financiamento agrícola, o que confere a eles, custo elevado, execução demorada, subjetividade, imprecisão e desconhecimento sobre a distribuição espacial da produção agrícola. É necessário, portanto, a proposição de métodos objetivos, e a utilização de geotecnologias associadas a técnicas de mineração de dados e mé-todos de análise da variabilidade espacial por meio da agricultura de precisão, tem demonstra-do que pode tornar o sistema atual de estimativa de safras mais eficiente e dinâmico, pois é possível trabalhar com imagens de boa qualidade e que são disponibilizadas diariamente, per-mitindo o acompanhamento da dinâmica temporal do solo e vegetação. As imagens e dados dos sensores Modis/Terra&Aqua são sistemas orbitais que pode ser de grande utilidade nesse caso, devido ao custo de aquisição nulo, abrangência espacial, moderada resolução espacial, ótima resolução espectral e disponibilidade diária de imagens e dados. Porém, o grande desa-fio do cálculo da área cultivada está em desenvolver uma metodologia sistemática e em escala regional, que permita operacionalizar esta fase com os levantamentos oficiais. Neste sentido, esta proposta de trabalho tem como objetivo utilizar dados de imagens de satélite associada à aplicação de técnicas de mineração de dados para desenvolver um sistema de estimativa de safras das principais culturas agrícolas paranaenses (soja, milho 1ª safra, milho 2ª safra e trigo), ou seja, mapear e estimar a área, bem como estimar a produtividade, obtendo-se com isto a produção destas culturas. Propõem-se desta forma, uma metodologia objetiva, mais eficiente e com estimativas mais precisas da produção agrícola municipal e estadual no Paraná quando comparados aos métodos de levantamentos de dados oficiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Jerry Adriani Johann - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    Mapeamento do uso e cobertura do solo em Mesorregiões do Estado de Rondônia, Descrição: destacar como a primeira etapa para o planejamento conservacionista como estratégia para a reversão desse quadro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / fernando gomes de souza - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Monitoramento das culturas anuais de verão no Estado de Rondônia (Safra 2017/2018)., Descrição: definir e testar uma metodologia utilizando-se dados de sensoriamento remoto, geoprocessamento e sistemas de posicionamento geográfico para a estimativa e acompanhamento das culturas de verão no Estado de Rondônia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / Ranieli dos Anjos de Souza Muler - Integrante / fernando gomes de souza - Integrante.

  • 2017 - 2018

    P-DEGRAD: Análise espectral de pastagens degradadas no estado de Rondônia com uso de Geotecnologias, Descrição: O projeto tem como objetivos: Possibilitar a execução de pesquisas no segmento espacial no estado de Rondônia; Dar suporte material para o desenvolvimento do projeto proposto e os vigentes no GREES; Avaliar as pastagens degradadas por meio de produtos espaciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / RANIELI DOS ANJOS DE SOUZA - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Previsão de Safras da Cultura da Soja no estado do Mato Grosso, Descrição: O projeto visava a quantificação das áreas plantadas e a produtividade da cultura da soja na região compreendida pelos municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Através do convênio UNIVAG/FAPEMAT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / Luiz Duarte da Silva Junior - Integrante / Ségio Adão Simião - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2005

    Monitoramento e previsão de safras da cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso, Descrição: Este projeto visava a quantificação das áreas ocupadas pela cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso, nos anos agrícolas de 2000/2001 e 2001/2002. Através do convênio entre o Fundo de Amparo da Cultura do Algodão (FACUAL) e a UNIVAG. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / Luiz Duarte da Silva Junior - Integrante / Ségio Adão Simião - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Cultura do Algodão - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2005

    Avaliação de perdas na colheita da cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso,, Descrição: O projeto visava a estimativa de perdas na colheita da cultura do Algodão no Estado de Mato Grosso, executado por meio do convênio FACUAL/UNIVAG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Coordenador / Luiz Duarte da Silva Junior - Integrante / Ségio Adão Simião - Integrante.

  • 1995 - 1996

    Uso e Ocupação do solo na Bacia do Alto Paraguai - MT, Descrição: O projeto Visava o desenvolvimento de um plano de ocupação adequado para a região da Bacia do Alto Paraguai, do lado do Estado de Mato Grosso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Nilton Tocicasu Higa - Coordenador / Emilio Carlos de Azevedo - Integrante / Jair Aparecido Amik - Integrante / Osmundo Souza de Oliveira - Integrante / Reinaldo Dias de Oliveira - Integrante., Financiador(es): EMBRAPA PANTANAL - Bolsa / Universidade Federal de Mato Grosso - Cooperação.

  • 1995 - 1995

    Mapeamento da vegetação natural e uso do solo da área indigena ENAWENE-NAWE e do seu entorno, utilizando imagens orbitais TM/Landsat 5, Descrição: O projeto consistia em fazer um monitoramento através de dados orbitais do sensor TM/Landsat 5, da vegetação natural do entorno da área indigena do povo ENAWENE-NAWE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Nilton Tocicasu Higa - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Bolsa.

  • 1994 - 1994

    Análise fitossiológica da regeneração natural de sub-bosque da mata ciliar da queda de água Véu de Noiva., Descrição: O projeto visava o monitoramento da regeneração do sub-bosque da mata ciliar da queda d' água véu de noiva, localizado no parque nacional de Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdir Moura - Integrante / Antonio Augusto Antunes Maciel - Coordenador / Dirceu Benvenuti - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Instituto Federal de Rondônia - Campus de Colorado do Oeste. , BR 435 Km 63, Zona rural, 76993000 - Colorado do Oeste, RO - Brasil, Telefone: (69) 33417805, Fax: (69) 33412644

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Instituto Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Instituto Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do curso de Engenharia Agronômica, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia I - Planimetria, Altimetria Sensoriamento Remoto; Geoprocessamento; Expressão Gráfica. Professor do curso Técnico em Agropecuária, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia; Produção Vegetal III (Fruticultura)

2006 - 2012

Instituto Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do curso de Técnico em Agropecuária, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia; Irrigação e Drenagem; Administração e Economia Rural; Agricultura I (Olericultura). Professor do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, ministrando as seguintes disciplinas: Sensoriamento Remoto; Cartografia; Geoprocessamento; Gestão de Unidades de Conservação; Avaliação de Impactos Ambientais. Professor do curso de Engenharia Agronômica, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia I - Planimetria, Altimetria Sensoriamento Remoto; Geoprocessamento; Expressão Gráfica. Professor do curso Técnico em Agropecuária, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia; Produção Vegetal III (Fruticultura)

2012 - 2016

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do curso de Engenharia Agronômica, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia I - Planimetria; Topografia II - Altimetria; Sensoriamento Remoto; Professor do curso de Engenharia Florestal, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia I - Planimetria; Topografia II - Altimetria; Sensoriamento Remoto; Fotointerpretação e Fotogrametria; Geoprocessamento; Auditoria e Perícia Ambiental; Segurança do Trabalho (Optativa).

2002 - 2006

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do curso de Técnico em Edificações, ministrando as seguintes disciplinas: Topografia Planimetria; Topografia Altimetria; Geodésia. Professor do curso de Técnico em Geoprocessamento, ministrando as seguintes disciplinas: Sensoriamento Remoto; Cartografia; Geodésia; Geoprocessamento.

Atividades

  • 02/2002 - 06/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, GPS, Cartografia, SIG, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto

  • 03/2003 - 10/2003

    Treinamentos ministrados , Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso.,Treinamentos ministrados, Cadastro Urbano, Sistema de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto

2000 - 2002

Centro Universitário de Várzea Grande

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2000 - 02/2002

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Topografia (Planimetria e Altimetria), Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento

1995 - 1996

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Participante, Carga horária: 12