Rita de Cássia Sobrosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria(1997) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria(2001). Atualmente é Pesquisador III - Engenheiro Florestal do Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária e Pesquisador III - Engenheiro Florestal do Departamento de Diagnostico e Pesquisa Agropecuaria. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Florestal

1998 - 2001

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Variabilidade genética de Acacia mearnsii De Wild. quanto ao complexo de fungos causadores de gomose,Ano de Obtenção: 2001
Maisa Pimentel Martins Corder.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Florestal

1992 - 1997

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Curso de Plantas Medicinais. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1997 - 1997

Curso Extracurricular de Fotogrametria Digital. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1997 - 1997

Curso de Medição de Madeira Industrial. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1993 - 1993

Curso de Projetos Ambientais. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura/Especialidade: Genética e Melhoramento Florestal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura/Especialidade: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOBROSA, R. C. . Feira das Profissões - Segunda Edição no Laboratório de Biotecnologia Florestal- Departamento de Ciências Florestais. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

36 Curso sobre cultivo de Nogueira Pecã.36 Curso sobre cultivo de Nogueia Pecã. 2017. (Encontro).

I Ciclo de Capacitação: Vermicompostagem. 2017. (Outra).

III SICIT (Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e Primeira Mostra Técnica da Fepagro.Crescimento inicial de Cordia trichotoma (Velozo)Arrabida ex Steud. 2014. (Outra).

II SICIT (Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e Primeira Mostra Técnica da Fepagro.Germinação de Progênies de Cordia trichotoma (Vellozo) Arrabida ex Steud. 2013. (Outra).

Curso de Sistema de Gestão da Qualidade BPL- Boas Práticas de Laboratóriosrios.Curso de Sistema de Gestão da Qualidade BPL- Boas Práticas de Laboratórios. 2012. (Outra).

I Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas. 2011. (Simpósio).

Curso de Educação Ambiental: Desafios de uma sociedade de risco.Curso de Educação Ambiental: Desafios de uma sociedade de risco. 2010. (Outra).

Identificação e delimitação das APPs e recuperação de uma área piloto com a participação coletiva da região da quarta colônia, caracterizada por conflitos de uso da terra.Identificação e delimitação das APPs e recuperação de uma área piloto com a participação coletiva da região da quarta colônia, caracterizada por conflitos de uso da terra. 2010. (Outra).

24 Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Efeito da Escarificação mecânica do tegumento na germinação de sementes de Flamboyant (Delonix regia) Fabaceae. 2009. (Outra).

Curso de Gestão Pública Moderna.Curso de Gestão Pública Moderna. 2009. (Outra).

Ação Social com Distribuição de Mudas de Espécies Florestais da Fepagro-Florestas.Ação Social com Distribuição de Mudas de Espécies Florestais da Fepagro-Florestas. 2008. (Outra).

Audiência Pública da Comissão sobre Arenização da Região Sudoeste do RS.Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do RS. 2008. (Encontro).

Primeira Ação Social realizada juntamente com os colaboradores do HCAA de Santa Maria.Primeira Ação Social realizada juntamente com os colaboradores do HCAA de Santa Maria. 2008. (Outra).

Seminário Regional de Gestão Pública Moderna.Seminário Regional de Gestão Pública Moderna. 2008. (Seminário).

Workshop: Lodo de Estação de Tratamento de Esgotos! Resíduo ou Produto?.Workshop: Lodo de Estação de Tratamento de Esgotos! Resíduo ou Produto?. 2008. (Outra).

I Seminário de Formação em Pesquisa Agropecuária: do Projeto à Comunicação.I Seminário de Formação em Pesquisa Agropecuária: do Projeto à Comunicação. 2002. (Seminário).

Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Programa Sul de Pesquisa e Pós-graduação- PSPPG.Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Programa Sul de Pesquisa e Pós-graduação- PSPPG. 2002. (Seminário).

Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Biossegurança.Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Biossegurança. 2002. (Seminário).

Workshop sobre Melhoramento Genético.Workshop sobre Melhoramento Genético. 2001. (Outra).

Palestra sobre.Palestra sobre "Combate a Formigas Cortadeiras". 1998. (Outra).

XIII Jornada Acadêmica Integrada.XIII Jornada Acadêmica Integrada. 1998. (Outra).

X Reunião Estadual de Biotecnologia Vegetal.X Reunião Estadual de Biotecnologia Vegetal. 1998. (Outra).

I Encontro Gaúcho de Fitoterapia no Serviço Público.I Encontro Gaúcho de Fitoterapia no Serviço Público. 1997. (Encontro).

III Encontro Gaúcho de Agrimensura e Cartografia.III Encontro Gaúcho de Agrimensura e Cartografia. 1997. (Encontro).

III Seminário de Educação Ambiental.III Seminário de Educação Ambiental. 1997. (Seminário).

IV Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino.IV Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. 1997. (Outra).

Palestra sobre ensino Florestal na Áustria.Palestra sobre Ensino Florestal na Áustria. 1997. (Outra).

Palestra sobre Formaçao de Florestas no Sudeste dos Estados Unidos: Regeneraçao Artificial, Viveiros e Uso de Herbicidas Silviculturais.Palestra sobre Formaçao de Florestas no Sudeste dos Estados Unidos: Regeneraçao Artificial, Viveiros e Uso de Herbicidas Silviculturais. 1997. (Outra).

Palestras sobre "Políticas Florestais Públicas" e Perspectivas da Atuação da Universidade e IBAMA, nas Florestas Nacionais.Palestras sobre "Políticas Florestais Públicas" e Perspectivas da Atuação da Universidade e IBAMA, nas Florestas Nacionais. 1997. (Outra).

VI Reunião Sul-brasileira sobre pragas de solo, Pragas -Solo-Sul.VI Reunião Sul-brasileira sobre pragas de solo, Pragas -Solo-Sul. 1997. (Outra).

V Semana Acadêmica de Engenharia Florestal.V Semana Acadêmica de Engenharia Florestal. 1997. (Outra).

III Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino.III Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. 1996. (Outra).

I Simpósio sobre Ecossistemas Naturais do Mercosul "O ambiente da Floresta".I Simpósio sobre Ecossistemas Naturais do Mercosul "O ambiente da Floresta". 1996. (Simpósio).

I Workshop sobre Fitossanidade Florestal do Mercosul.I Workshop sobre Fitossanidade Florestal do Mercosul. 1996. (Outra).

Palestra sobre Gerenciamento do Projeto Pró-Guaíba.Palestra sobre Gerenciamento do Projeto Pró-Guaíba. 1996. (Outra).

Seminário "Plantas Medicinais: Nossas Farmacias Vivas".Seminário "Plantas Medicinais: Nossas Farmacias Vivas". 1996. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias- CBICCA. XVI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias- CBICCA. 1996. (Congresso).

IV Simpósio Florestal do Rio Grande do Sul- Colheita e Industrialização de Produtos Florestais-Tendências econômicas e ambientais.IV Simpósio Florestal do Rio Grande do Sul- Colheita e Industrialização de Produtos Florestais-Tendências econômicas e ambientais. 1995. (Simpósio).

Projeto de Pesquisa de Estudo da Dinâmica de Floresta Natural Situada no Cerrito.Participação no Projeto de Pesquisa de Estudo da Dinâmica de Floresta Natural Situada no Cerrito. 1995. (Outra).

II Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e I Simpósio sobre florestas nativas da Região Sul.II Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e I Simpósio sobre florestas nativas da Região Sul. 1994. (Outra).

Palestra sobre atribuições do IBAMA.Palestra sobre atribuições do IBAMA. 1994. (Outra).

Congresso Florestal Estadual. 7 Congresso Florestal Estadual- Florestas: Desenvolvimento e Conservaçao. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Norton Borges Júnior

CORDER, M. P. M.SOBROSA, R. C.; RIBEIRO, N. D.. Área de Atuação na Empresa Klabin Riocell S.A: Desenvolvimento Genético. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Leticia Schlichting Hostin Lima

CORDER, M. P. M.SOBROSA, R. C.; RIBEIRO, N. D.. Melhoramento Florestal - Técnicas de Propagação Vegetativa. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alice Battistin

BATTISTIN, A.; CORDER, M. P. M.; AUER, C.; BALARDIN, R.. Seleção de fontes de reistência de acácia negra (Acacia meansii Wild, ao agente causal da gomose.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Celso Garcia Auer

SOBROSA, R. C.; CORDER, M. P. M.;AUER, C. G.; BALARDIM, R.. Seleção de fontes de resistência de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) ao agente causal da gomose.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Celso Garcia Auer

AUER, C. G.; CORDER, M. P. M.; BALARDIM, R.. Seleção de fontes de resistência de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) ao agente causal da gomose. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Teiva Fernanda Schettert

Micropropagação de Espécies Florestais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rita de Cassia Sobrosa Trento;

Rosito Zepenfeld Borges

Aplicação de Técnicas de Micropropagação em Espécies Florestais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rita de Cassia Sobrosa Trento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MAISA PIMENTEL MARTINS CORDER

Variação genética para resistência ao complexo de fungos causadores da gomose em acácia negra (Acacia mearnsii De Wild; ); 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Maisa Pimentel Martins Corder;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Variabilidade genética em Acacia mearnsii De Wild. para resistência ao complexo de fungos causadores de gomose. Scientia Forestalis, 2006.

  • CORDER, M. P. M. ; BORGES JÚNIOR, N. ; SOBROSA, R. C. ; SANTOS, E. M. . Rebrota de cepas de árvores adultas de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.). Revista Árvore , Viçosa, v. 28, n.4, p. 611-615, 2004.

  • BORGES JÚNIOR, N. ; SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Multiplicação in vitro de gemas axilares de Acácia-negra( Acacia mearnsii De Wild). Revista Árvore , Viçosa, v. 28, n.4, p. 493-498, 2004.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Efeito do genótipo sobre o potencial para a produção de gemas e raízes adventícias em Eucalyptus grandis Hill Ex Maiden in vitro. Floresta e Ambiente , Seropédica, v. 29, p. 5-18, 2004.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Análise da variabilidade genética de Acacia mearnsii De Wild para resistência a patógenos secundários associados a gomose de Phytophthora. Summa Phytopathologica , Botucatu, v. 1, n.30, p. 6-15, 2004.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Genetic and biotechnological breeding for disease resistance in forest species: A review. Crop Breeding and Applied Biotechnology , Londrina, v. 1, n.4, p. 385-398, 2001.

  • CORDER, M. P. M. ; SANTOS, F. E. M. ; SOBROSA, R. C. ; COSTA, I. F. D. . Detecção de fungos patogênicos em acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.). Ciência Florestal , Santa Maria, RS, v. 11, n.1, p. 1-4, 2001.

  • MISSIO, E. L. ; SOBROSA, R. C. . Diferentes composições do substrato no crescimento inicial de mudas de Parapiptadenia rigida- Fabaceae. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2011.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Variação genética para resistência à gomose em acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.). In: I Congresso Brasileiro de Melhoramento Vegetal, 2001, Goiânia. Anais do I Congresso Brasileiro de Melhoramento Vegetal. Goiânia, 2001. v. 1.

  • CORDER, M. P. M. ; BORGES JÚNIOR, N. ; SOBROSA, R. C. . Rebrota de cepas de árvores adultas de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.). In: Sixth International Congress and Exhibtition on Forestry, 2000, Porto Seguro. Resumos Técnicos do FOREST 2000. Visconde do Rio Branco, MG: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 2000. v. 1. p. 176-177.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. . Seleção de fontes de resistência de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.) ao agente causal da gomose. In: Sixth International Congress and Exhibtition on Forestry, 2000, Porto Seguro. Resumos Técnicos do FOREST 2000. Visconde do Rio Branco, MG: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 2000. v. 1. p. 183-184.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. ; SCHENONE, R. A. . Vigor de sementes e crescimento de plântulas em progênies de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden.. In: Sixth International Congress and Exhibtition on Forestry, 2000, Porto Seguro. Resumos Técnicos do FOREST 2000. Visconde do Rio Branco, MG: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 2000. v. 1. p. 212-213.

  • SOBROSA, R. C. ; CORDER, M. P. M. ; COELHO, L. . Teste de patogenicidade de isolados de Cylindrocladium sp. e Fusarium sp. em mudas de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.)- Resultados preliminares. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria. Anais da XIII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria, RS, 1998. v. 1.

  • SCHUMACHER, M. V. ; SOBROSA, R. C. ; GARCIA, S. M. . Teste de diferentes concentrações de lodos no desenvolvimento de mudas de Jacaranda micrantha (caroba) e Balfourodendron riedelianum (guatambú) em fase de viveiro. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997, Santa Maria. Anais da IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria, RS, 1997. p. 676-676.

  • FINGER, C. A. G. ; SOBROSA, R. C. ; GARCIA, S. M. ; QUADROS, V. B. ; RADDATZ, C. . Determinação do percentual de aproveitamento de madeira para serraria em povoamentos de Pinus elliottii Engelm submetidos ao primeiro desbaste. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997, Santa Maria. Anais da IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria, RS, 1997. p. 836-836.

  • SOBROSA, R. C. . Estabelecimento in vitro de protocolos para a micropropagação de espécies florestais nativas e exóticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOBROSA, R. C. . Aplicações da Cultura de Tecidos na Agricultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOBROSA, R. C. . Curso do Programa de Treinamento de Sistemas de Produção de Mudas de Espécies Florestais em Viveiro. 2010. .

SOBROSA, R. C. . Curso do Programa de Treinamento de sistemas de Produção de Mudas de Espécies Florestais em Viveiro. 2010. .

SOBROSA, R. C. . Aplicações da Cultura de Tecidos na Agricultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOBROSA, R. C. . Viveiros Florestais. 2004. .

SOBROSA, R. C. ; DELLA-FLORA, J. B. . Redimencionamento do espaço físico entre os prédios 40, 42 e 44. 1997 (Estagio Supervisionado em Parques e Arborizaçao) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS, DDPA (Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária). , Centro de Pesquisa em Florestas, Distrito de Boca do Monte, 97001970 - Santa Maria, RS - Brasil - Caixa-postal: 346, Telefone: (55) 32281045, Fax: (55) 32281212

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador III - Engenheiro Florestal, Carga horária: 40

Outras informações:
DDPA/ Centro de Pesquisa em Florestas

2002 - 2017

Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador III - Engenheiro Florestal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador contratado a partir de julho/2002 até o presente momento

Atividades

  • 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Fepagro - Florestas (Centro de Pesquisa de Recursos Florestais), .,Linhas de pesquisa

2001 - 2002

Sociedade Extratora de Tanino de Acácia- SETA

Vínculo: Bolsista recém-mestre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2001 - 06/2002

    Estágios , Empresa Florestal, .,Estágio realizado, Melhoramento genético da acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.).

2017 - Atual

Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador III - Engenheiro Florestal, Carga horária: 40

Outras informações:
DDPA/ Centro de Pesquisa em Florestas