Leonardo Salomon Soares Tramontina

Possui graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2007). , atuando principalmente nos seguintes temas: - Musicologia; - História da Música e Apreciação Musical; - Metodolgia de Ensino de História da Música e Apreciação Musical; Mestre pela Escola de comunicações e artes - USP

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Musicologia

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: A Apropriacao dos discursos da Nova Musicologica por 5 métodos americanos de ensino de História da Música,Ano de Obtenção: 2011
Diósnio Machado Neto.Palavras-chave: Musicologia.

Graduação em Licenciatura

2002 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Análise de seis motodologias de Ensino de História da Música
Orientador: Diósnio Machado Neto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Hebraico

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Internacional de Musicologia da.Musicologia feminista, historiografia e teoria compensatória: um estudo de casos. 2011. (Simpósio).

I Seminário Internacional para a Pedagogia da História da Música - USPRP.A apropriação dos discursos da Nova Musicologia por 3 didáticas norte americanas de ensino de História da Música. 2010. (Simpósio).

III Econtro de Musicologia de Ribeirão Preto.UMA VISÃO CRÍTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA DA MÚSICA NA GRADUAÇÃO NORTE AMERICANA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À ACADEMIA BRASILEIRA. 2009. (Encontro).

The CMS/Juilliard Institute for Music History Pedagogy. 2008. (Simpósio).

Administrando a festa: Música e Iluminismo no Brasil colonial. Palestra com Prof. Diósnio Machado Neto. 2008. (Outra).

Intercâmbio entre o Coral do Dep. de Música da USP e o Coral da Indiana University.Masterclass de regência coral - Bach: Cantata no. 4. 2007. (Oficina).

Seminario Internacional Comunicantus.Canto Coral como Educaçao Musical - convênio entre a Universidade de São Paulo e a Indiana University. 2005. (Seminário).

" A música na era Tecnológica" H.J. Koellreuter." A música na era Tecnológica". 2000. (Seminário).

Curso de Extensão Musical.Curso de Extensão Musical. 1996. (Seminário).

O Discurso Musical.O Discurso Musical. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; MACHADO NETO, Diosnio; LUCAS, Monica Isabel. A apropriação dos discursos da nova musicologia por 4 didáticas de ensino de história da música. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

MACHADO NETO, D.;NOGUEIRA, Lenita W. M.; Salles, P. T.. A apropriação dos discursos da New Musicology por três didáticas norte-americanas de ensino da história da música. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diósnio Machado Neto

O impacto da New Musicology nas didáticas para o ensino de História da Música; 2009; Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Diósnio Machado Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TRAMONTINA, L. S. ; A Outra história: os discursos da New Musicology e suas aplicações nas didáticas de ensino de História da Música. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2015. v. 1000. 233p .

  • TRAMONTINA, L. S. ; MACHADO NETO, Diósnio . Musicologia feminista, historiografia e teoria compensatória: um estudo de casos. In: Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 2011.

  • TRAMONTINA, L. S. ; A apropriação dos discursos da Nova Musicologia por 3 didáticas norte americanas de ensino de História da Música . In: I Simposio Internacional para a Pedagogia de História da Música, 2010, Ribeirão Preto. Anais do I Simposio Internacional para a Pedagogia de História da Música, 2010.

  • TRAMONTINA, L. S. ; UMA VISÃO CRÍTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA DA MÚSICA NA GRADUAÇÃO NORTE AMERICANA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À ACADEMIA BRASILEIRA. In: III Econtro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirão Preto. Anais do III Econtro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009.

  • TRAMONTINA, L. S. ; A ABORDAGEM HISTÓRICA DA SINFONIA PÓS-BEETHOVINIANA - UMA ANÁLISE COMPARATIVA. ANAIS do Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG , 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TRAMONTINA, L. S. ; Apreciação Musical. 2009. .

TRAMONTINA, L. S. ; Apreciação Musical. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TRAMONTINA, L. S. ; Modulo V - Rococó e Classicismo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apreciação Musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Modulo VI - Romantismo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apreciação Musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Modulo VII - O século XX.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apreciação Musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Entrevista com o Prof. Craig Wright - Dept. de Musicologia da Yale University. 2009. (Tradução e transcrição).

TRAMONTINA, L. S. ; Apreciação Musical. 2008. .

TRAMONTINA, L. S. ; Diálogos transdisciplinares - O Humano e o Divino na Pintura e na Música. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TRAMONTINA, L. S. ; O Desenvolvimento da Polifonia - sécs. IX a XIII. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

TRAMONTINA, L. S. ; Módulo I - Fundamentos da música: tom, melodia, altura, harmonia, duração, dinâmica, timbre e midias performáticas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apreciação Musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Módulo II : grécia antiga e medievo.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apreciação musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Módulo III - Renascimento.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apreciação musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Modulo IV - Barroco incial e tardio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apreciação Musical).

TRAMONTINA, L. S. ; Entrevista com Prof. Jay Peter Burkholder - Dept. de Musicologia da Indiana University. 2008. (Tradução e transcrição de entrevista).

TRAMONTINA, L. S. ; A música na Antiguidade. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da música).

TRAMONTINA, L. S. ; A igreja cristã no primeiro milênio. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

TRAMONTINA, L. S. ; A liturgia e o canto romanos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

TRAMONTINA, L. S. ; A canção e a música de dança na Idade Média. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

TRAMONTINA, L. S. ; A polifonia no séc. XIII. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

TRAMONTINA, L. S. ; Reportagem "Pequenos Notáveis". 1994. Outra.

TRAMONTINA, L. S. ; Entrevista sobre a atuação como pianista classificado em 1o lugar no IX Concurso Latino-Amenricano Rosa Mística. 1990. Outra.

TRAMONTINA, L. S. ; Entrevista sobre a participação no IX Concurso Latino Americano Rosa Mística. 1990. Outra.

TRAMONTINA, L. S. ; XX Festival de Música de Londrina. 2000. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XX Festival de Música de Londrina. 2000. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; II Canal da Música. 2000. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XIX Festival de Música de Londrina. 1999. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XVIII Festival de Música de Londrina. 1998. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XXXV "Música em Família". 1998. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XVII Festival de Música de Londrina. 1997. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Zaqueu de Mello. 1997. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Zaqueu de Mello. 1996. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Zaqueu de Mello. 1996. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Comemorativo dos 100 anos da morte de W.A.Mozart. 1994. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Zaqueu de Mello. 1993. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XII Festival de Música de Londrina. 1992. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; XI Festival de Música de Londrina. 1991. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Zaqueu de Mello. 1991. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Concurso Latino-Americano Rosa Mística. 1990. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; X Festival de Música de Londrina. 1990. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Recital Zaqueu de Mello. 1990. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Concurso Rosa Mística. 1989. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; IX Festival de Música de Londrina. 1989. Interpretação.

TRAMONTINA, L. S. ; Concerto de encerramento da série 2006 da Orquestra Sinfonica Da USP. 2006 (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Desenvolvimento de método para o ensino de História da Música, Descrição: Através de estudos de diversas didáticas atualmente editadas, desenvolver um material didático para o ensino da História da Música e Música Brasileira, em português.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Salomon Soares Tramontina - Integrante / NETO, Diósnio Machado - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2002 - Atual

    150 Anos de Musicologia no Brasil (1830-1980) e as Novas Musicologias: uma reflexao transdisciplinar para a universidade brasileira, Descrição: O presente projeto propõe uma reflexão sobre os problemas teórico-conceituais levantados pela musicologia internacional nos últimos 40 anos e suas possíveis contribuições para a musicologia brasileira. Tal reflexão se baseará numa análise crítica de textos que marcaram época no desenvolvimento da disciplina desde a crise da década de 1960 e sua repercussão na década de 1980, e de trabalhos representativos das tendências que têm demonstrado uma crescente integração entre a musicologia histórica e a etnomusicologia, por um lado, e a "musicologia cultural" e a análise musical, de outro. Embora a musicologia tenha sido praticada no Brasil há mais de cem anos, não se dispõe de um corpus representativo de sua produção, tampouco de um acessamento crítico da história da disciplina e de sua historiografia. O presente projeto oferecerá uma visão global da historiografia musical brasileira, pela reunião de textos indispensáveis, visando estudo crítico do pensamento musicológico brasileiro em seus diversos quadros interpretativos. Os paradigmas que têm guiado a construção do discurso historiográfico-musical brasileiro serão analizados com base nos textos mais representativos, desde os textos fundacionais da década de 1830, os primórdios da institucionalização da disciplina, entre as décadas de 1880 e 1920, seu período de consolidação, entre as décadas de 1930 e 1970, até os movimentos mais recentes de questionamento e renovação da disciplina, sentidos desde a década de 1980. Discutirá as tendências mais recentes da musicologia no Brasil, desde 1980 até o presente, em sua crescente preocupação pelo diálogo com as outras áreas de conhecimento, bem como pelo questionamento do canon musical e do discurso musicológico. Refletirá também sobre as pontenciais contribuições da interdisplinaridade para uma maior integração da musicologia com a universidade e a sociedade.. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo Salomon Soares Tramontina - Coordenador / Maria Alice Volpe - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador e professor assistente

    Outras informações:
    Análise de metodologias de ensino universitário de História da Música e Apreciação Musical

  • 2002 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador