Ana Carolina da Cunha

Doutora em Estudos Avançados em Produções Artísticas pela Universidade de Barcelona - Espanha. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Londrina - Designer e pesquisadora com na área de Artes, com ênfase nos estudos em Arte e Tecnologia , atuando principalmente nos seguintes temas: arte digital, redes móveis e fixas, cibercultura, estética relacional e arte colaborativa. É colaboradora eventual do Grupo de Pesquisa do CNPq Cultura, Sociedade e Mídia e pesquisadora colaboradora do GIIP (Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia), da Unesp.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Avançados em Arte

2010 - 2015

Universidade de Barcelona
Título: Participação en la era de los dispositivos móviles
Orientador: Profa. Dra. Laura Baigorri
Coorientador: Prof. Dr. Efraín Foglia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: participação; midia locativa; arte contemporânea; Estetica Relacional; Vigilancia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Estetica Relaciona na Cibercultura - A visao social dos coletivos Superflex e De Geuzen a respeito da linguagem digital,Ano de Obtenção: 2009
Dr. Eugênio Rondini Trivinho.Bolsista do(a): Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil. Palavras-chave: arte digital; internet; Coletivismo; Estetica Relacional.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Licenciatura plena em Artes Plasticas

1998 - 2002

Universidade Estadual de Londrina
Título: Arte Interativa - Comunicação e Fruição
Orientador: José Olímpio Pinheiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2006

Gravura. (Carga horária: 160h). , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

2005 - 2005

Desenho Avancado. (Carga horária: 80h). , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Tecnologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CUNHA, A. C. . Semana de Arte de Londrina. 2001. (Exposição).

CUNHA, A. C. . Semana de arte de Londrina. 2000. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4th Upgrade! International Network Conference and Festival. ARTE + DIGITAL + SOCIAL = RECEITA INFALÍVEL ? Reflexões iniciais a respeito do papel das redes informacionais na arte contemporänea voltada às trocas sociais. 2010. (Congresso).

Primer Congreso Internacional de Diseño y Innovación ? Universidad de Catalunya ? Sabadell/Barcelona - España. ? ?El Diseño como factor de agregación social ? Proyecto Copyshop ? Superflex?. 2010. (Congresso).

Primer Congreso de Artes en Cruce: problemáticas atuales. Estética Colaborativa : por uma estética relacional. 2008. (Congresso).

Emocao Artificial 2.0. 2006. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Borgues

BORGUES, R.. Arte Interativa: Comunicação e Fruição. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística Em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Londrina.

Euzania Batista Ferreira Andrade

ANDRADE, E. B. F.; Arroyo, Gabriel;ANDRADE, E. B. F.. Chaleiras no Brasil do sec XX:uma cartografia do design. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - UNIARA - Universidade de Araraquara.

Giselle Beiguelman

TRIVINHO, E. R.;BEIGUELMAN, G.; HILDEBRAND, H. R.. Estética Relacional na Cibercultura. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Djaine Damiati

DAMIATI, D.; Andrade, Euzânia; ARROYO, G.. Chaleiras no Brasil: do século XX: uma cartografia do design. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade de Araraquara.

Gabriel Arroyo

ARROYO, G.; DAMIATI, D.; ANDRADE, E.. Chaleiras no Brasil do séc. XX: Uma cartografia do Design. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade de Araraquara.

Hermes Renato Hildebrand

TRIVINHO, Eugênio Rondini; BEIGUELMAN, Gisele;HILDEBRAND, Hermes Renato. Estética relacional na cibercultura: visão social dos coletivos Superflex e de Geuzen a respeito da linguagem digital. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação:Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Hermes Renato Hildebrand

TRIVINHO, Eugênio RondiniHILDEBRAND, Hermes Renato; BEIGUELMAN, Gisele. Estética Relacional na cibercultura: visão social dos coletivos Superflex e Degeuzem a respeito da linguagem digital. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza

SOUZA, Maria Irene Pellegrino de Oliveira. Arte interativa: comunicação e fruição. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte Visual) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Conceição Aparecida dos Santos

O EFEITO DAS INTERAÇÕES POSITIVAS NO COMPORTAMENTO DE CUPINS (BLATTODEA: ISOPTERA); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Conceição Aparecida dos Santos;

Deborah Pereira da Silva

A gestão estratégica de pessoas na autarquia pública federal de São Paulo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestaõ Estratégica) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Deborah Pereira da Silva;

Djaine Damiati

As chaleiras no Brasil do século XX: uma cartografia do design; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade de Araraquara; Orientador: Djaine Damiati;

Eugênio Rondini Trivinho

Estética relacional na cibercultura: visão social dos coletivos Superflex e De Geuzen a respeito da linguagem digital; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria Estadual da Educação Governo do Estado de São Paulo; Orientador: Eugênio Rondini Trivinho;

Hermes Renato Hildebrand

Os buracos negros na arte social digital ? recepção, participação e abrangência no ciberespaço; 2012; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Artes) - Universitat de Barcelona, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hermes Renato Hildebrand;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CUNHA, A. C. . Influence of corporate networks on locative media participatory art projects. InCirculation , v. 4, p. 10-22, 2014.

  • CUNHA, A. C. . Postais contra despejos ? recordações que queríamos esquecer. Tecnoartenews, 12 jan. 2013.

  • CUNHA, A. C. . Um click para o passado - por uma subversão da produção fotográfica contemporânea. Tecnoartenews, 11 maio 2012.

  • CUNHA, A. C. . CORTAR O MAL PELA RAÍZ ? Ativismo criativo contra a crise européia. Tecnoartenews, 23 mar. 2012.

  • CUNHA, A. C. . Atenção, sua conversa está sendo captada. Tecnoarte News, 09 mar. 2012.

  • CUNHA, A. C. . ?mimoSa e o rebanho tecnológico - Futuro criativo para a velha nova tecnologia?. Continuum, Site Itau Cultural, 05 abr. 2009.

  • CUNHA, A. C. . Um click para o passado - por uma subversão da produção fotográfica contemporânea. Tecnoartenews.

  • CUNHA, A. C. . introdução à uma crítica sobre a participação do público na arte com as mídias locativas. In: 11° Encontro internacional de arte e tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital, 2012, Brasilia. 10.art, 2012. v. 11.

  • CUNHA, A. C. . 'Arte + Digital + Social = Receita Infalível? Reflexões iniciais a respeito do papel das redes informacionais na arte contemporänea voltada às trocas sociais'. In: Softbordes - 4th Upgrade Internacional Conference, 2010, São Paulo. Soft Borders Conferencia Internacional de Artes e Novas Mídias. São Paulo: Unesp, 2012. p. 22-27.

  • CUNHA, A. C. . A arte social no meio digital: uma releitura da estética relacional nos casos Superflex e De Geuzen. In: 8° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2009, Brasilia - DF. 8° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia - 8#art, 2009. v. 8.

  • CUNHA, A. C. . Arte Colaborativa X Cibercultura - A visão dos coletivos Superflex e De geuzen a respeito da linguagem digital. In: II Simpósio Nacional de Pesquisadores em Cibercultura, 2008, Sao Paulo. II Simpósio Nacional de Pesquisadores em Cibercultura, 2008.

  • CUNHA, A. C. . El Diseño como factor de agregacción social ? Proyecto Copyshop ? Superflex. In: Primer Congreso Internacional de Diseño y Innovación, 2010, Sabadell/Barcelona. 1st International Congress of Desig and Innovation of Catalonia. Barcelona: Serafi Industria Grafica Publicitaria, 2010. v. 1. p. 70-70.

  • CUNHA, A. C. . Influence of corporate networks on locative media participatory art projects. Leonardo Electronic Almanac , 2013.

  • CUNHA, A. C. . Espionagem governamental e artivismo participativo ? meios móveis e participação na era da vigilância pervasiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. ; MONTERO, V. ; PERALTA, D. . Participatory Art and Mobile Webs in the Latin American context  the influence of free and corporative mobile communication networks on participatory art proposals.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. . Mobile Art vs. Corporate Networks. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, A. C. ; MONTERO, V. ; PERALTA, D. . Arte participativo y redes libres: traspasando límites. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Hermes Renato Hildebrand ; CUNHA, A. C. . Autoria nas obras abertas com mídias móveis e locativas ? autor, autoria e colaboração nas plataformas opensource. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. . Influências Participativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. . ARTE + DIGITAL + SOCIAL = RECEITA INFALÍVEL ? Reflexões iniciais a respeito do papel das redes informacionais na arte contemporänea voltada às trocas sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. . ARTE + DIGITAL + SOCIAL = RECEITA INFALÍVEL ? Reflexões iniciais a respeito do papel das redes informacionais na arte contemporänea voltada às trocas sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, A. C. . Primer Congreso de Diseño e Innovación de Cataluña ESDi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. . Das Cavernas ao Código Binário - arte urbana e seus desdobramentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, A. C. ; RIBEIRO, W. . Estética Colaborativa : por uma estética relacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, A. C. . Net Art e Ciberliteratura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CUNHA, A. C. . TV o Vale. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, A. C. . Metodos de Creación Artística. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, A. C. . História da Arte Digital. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, A. C. . Fichas pedagógicas TV ESCOLA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para TV ESCOLA).

CUNHA, A. C. . História da Arte - da Modernidade a Contemporaneidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, A. C. . Oficina de Plástica e Elaboração de Projetos Artísticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, A. C. . Entre - laços - Rio de Janeiro. 2010. Instalação.

CUNHA, A. C. . Laços Com Partidos. 2010. Outra.

CUNHA, A. C. . Entre - Lacos - Sao Jose dos Campos. 2009. Instalação.

CUNHA, A. C. . Encaixotados. 2008. Gravura.

CUNHA, A. C. . Arte da Casa. 2007. Pintura.

CUNHA, A. C. . Producao de Atelie da Fundacao Cassiano Ricardo. 2006. Gravura.

CUNHA, A. C. . Exposicao 15 anos de Fundacao Cultural Cassiano Ricardo - Casa da Gravura. 2006. Gravura.

CUNHA, A. C. . Espaço Cultural Mário Covas ? Individual ? Pinturas e Gravuras. 2005. Pintura.

CUNHA, A. C. . Livraria Literacia ? Coletiva ? Desenhos. 2005. Desenho.

CUNHA, A. C. . Pintura no Parque - Um olhar sobre a paisagem e o paisagismo de Burle Marx. 2011 (Projeto).

CUNHA, A. C. . Espaço Cultural Mário Covas ? Individual ? Pinturas e Gravuras. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    ?Participação na era da mobilidade ? estudo sobre a participação pública nas práticas artísticas com mídias locativas.?, Descrição: Este plano de estudos consiste na investigação da participação do público em projetos artísticos que utilizam as mídias locativas para realizarem suas propostas artísticas. Essas propostas, que tiveram seu ínicio datado na década de 90, usam serviços e tecnologias que possuem como base a localização - aparelhos celulares, smart phones e PDAs ? que possuem tecnologia de GPS, acesso à internet, rádio e câmeras. Os objetivos das práticas artísticas com mídias locativas é o de questionar temas como vigilância, monitoramento, espaço público, controle, espaço, dentre outros. Juntam espaço virtual com o espaço físico, promovem a participação do público, o intercâmbio de informações e ações colaborativas. A intenção desta proposta é construir uma bibliografia teórica-crítica que abrange as principais problemáticas atuais referentes à participação do público em projetos de arte com mídias locativas. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo abordar itens como características, objetivos, pontos fortes e fracos e as principais manifestações de mídia locativa que possuem objetivos participativos. Pretende-se também abordar questões como artes participativas locativas em redes livres, agregação de pessoas através da participação com mídias locativas, qualidades de conteúdos trocados e inseridos através da participação, participação e o uso de redes coorporativas, dentre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Carolina da Cunha - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Concurso de Projetos Culturais, Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

2010

Concurso Projetos Culturais, Fundaçao Cultural Cassiano Ricardo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional