Eduardo Moreira Palma

Chefe do Setor de Avaliação e Controladoria da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) no Hospital Escola da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas (2005), MBA em Finanças Coorporativas e Valor das Organizações pela Unisinos (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Unisinos. Pesquisa temas relacionados a Gestão Tecnológica, eHealth, entre outros. Tem experiência na área de Administração como empresário, empregado, pesquisador e professor tanto em empresas públicas quanto privadas.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Administração

2016 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Amarolinda Iara da Costa Zanela Klein.

Mestrado em Administração

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Efeito Disposição em IPO's,Ano de Obtenção: 2009
Newton Carneiro Affonso da Costa Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: IPO; Teoria do Prospecto; Efeito Disposição; Finanças Comportamentais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de serviços financeiros.

Especialização em MBA - Finaças e Valor das Organizações

2006 - 2007

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: LINHAS DE CREDITO COM O BNDES: ESTUDO DE CASO DO BANCO GERDAU S/A COMO AGENTE REPASSADOR AO BNDES
Orientador: Sérgio Bernardino Soldera

Graduação em Administração de Empresas

2001 - 2005

Universidade Católica de Pelotas
Título: Administração Financeira
Orientador: Sérgio Avila Cardoso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

CAPACITAÇÃO COMO ACESSAR AS PROPOSTAS NO SISTEMA COMPRANET. (Carga horária: 1h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2020 - 2020

ALINHAMENTO SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DA EBSERH - HUF GESTÃO PLENA 2020. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2019 - 2019

JORNADA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS EBSERH - REGULAMENTO DE LICITAÇÃOES E CON. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2018 - 2018

Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT/2018. (Carga horária: 1h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2018 - 2018

Impactos da Instrução Normativa 05/2017 nas Licitações e Contratos Públicos. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2018 - 2018

Formação para Lideranças. (Carga horária: 2h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2017 - 2017

Elaboração de Termo de Referência para Pregão Eletrônico. (Carga horária: 2h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2017 - 2017

Norma Operacional de Controle Disciplinar. (Carga horária: 3h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.

2005 - 2005

Análise Gráfica de Ações. (Carga horária: 10h). , XP Investimentos, XPI, Brasil.

2005 - 2005

Análise Fundamentalista: Mercado de Ações. (Carga horária: 7h). , XP Investimentos, XPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Finanças.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Controladoria.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A linguagem docente e suas implicações na rede estabelecida pela educaçãoa distância: uma certeza, muitas dúvidas. 2011. (Oficina).

Encontro Brasileiro de Finanças. 2011. (Encontro).

JOVAED (Jornada Virtual ABED de EAD). 2011. (Outra).

9 Encontro Brasileiro de Finanças. 2009. (Encontro).

Encontro Catarinense de Estudantes de Administração. 2005. (Encontro).

Palestra: Economia, crise política e corrupção. 2005. (Seminário).

Encontro Regional de Estudantes de Administração (EREAD-Sul). 2003. (Encontro).

Encontro Regional de Estudantes de Administração (EREAD-Sul). 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ariela Yokemura Marques

PALMA, E. M.. Educação Financeira: uma análise dos alunos da Escola Santa Mônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Heleno Edgar Narvaz Pafiadache

PALMA, E. M.. Crédito Imobiliário: Banco Santander Brasil S/A. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Márcia Argoud Vieira

PALMA, E. M.. Administração Financeira: Crédito Rural Banco do Brasil S/A. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Priscila Thiel Gabe

PALMA, E. M.. Estudo de processos na Central de Atendimento e Secretaria Geral da Universidade Católica de Pelotas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Isabel Vidal Ferreira

PALMA, E. M.. Estudo de viabilidade de implantação do Programa 5S. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Fernanda Zanetti Brahm

PALMA, E. M.. Gestão de Processos na busca da Excelência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Fabiane Fanka Eslabão

PALMA, E. M.. Utilizando Técnicas do Programa 5S para melhorias na gestão da qualidade de uma indústria de alimentos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Daniel Paulsen da Silva

PALMA, E. M.. Identificação e análise das práticas de Gestão de Qualidade no atendimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Felipe Fehlberg Herrmann

PALMA, E. M.. Mapeamento e Modelagem do tempo de espera no atendimento de um Pronto Socorro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Letícia Lima Rocha

PALMA, E. M.. Imaplantação do Programa 5s. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Marcelo Gomes Terra Leite

PALMA, E. M.. Administração Financeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Daniel Duarte Jevaux

COSTA JUNIOR, N. C. A.PALMA, E. M.. SUBPRECIFICAÇÃO DE AÇÕES EM OFERTAS PÚBLICAS INICIAIS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniel Pedro Puffal

PUFFAL, D. P.; VERSCHOORE, J. R. S.; BALESTRIN, A.; SILVA, S. B.. A heterogeneidade de recursos em ambientes tecnológicos e seu impacto na performance de inovação de startups. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Rosilene Marcon

COSTA JR, Newton Carneiro Affonso da; SILVA, E. S. B.;MARCON, Rosilene. Efeito disposição em IPO's. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

NEWTON CARNEIRO AFFONSO DA COSTA JUNIOR

COSTA JR., N. C. A.; Da Silva, S.;MARCON, R.. Efeito disposição em IPO'S. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Sílvio Bitencourt da Silva

SILVA, Sílvio Bitencourt da; BALESTRIN, A.; PUFFAL, D. P.; VERSCHOORE FILHO, J. R. S.. A heterogeneidade de recursos em ambientes tecnológicos e seu impacto na performance de inovação de startups. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Eraldo Sergio Barbosa Da Silva

Da Costa, Jr, N.; Marcon, Rosilene;Da Silva, Sergio. Efeito Disposicao em IPOs. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Felipe Leal Borges

Administração Financeira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Eduardo Moreira Palma;

Marcelo Gomes Terra Leite

Administração Financeira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Eduardo Moreira Palma;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

NEWTON CARNEIRO AFFONSO DA COSTA JUNIOR

Efeito disposição em IPO'S; 2009; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Newton Carneiro Affonso da Costa Junior;

João Zani

Linhas de Crédito Com o Bndes: Estudo de Caso do Banco Gerdau S/A como Agente Repassador ao Bndes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças Corporativas e Valor das Organizações) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: João Zani;

João Zani

Linhas de Crédito com o BNDES: Estudo de Caso do Banco Guerdau S/A como Agente Repassador ao BNDES; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças Corporativas e Valor das Organizações) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: João Zani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PALMA, E. M. ; COSTA JUNIOR, N. C. A. ; PRATES, W. R. ; DOROW, A. . Is there a Disposition Effect in Brazilian IPOs?. European Journal of Scientific Research , v. 82, p. 115-121, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PALMA, E. M. ; RITTER, M. . Linhas de Crédito com o BNDES: Estudo de Caso do Banco Gerdau S/A como Agente Repassador ao BNDES. 2007.

PALMA, E. M. ; SAURIN, V. . Exercícios, Provas e demais materiais didáticos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades de Estágio em Docência - Administração Financeira II).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Customer Relationship Management e o Setor da Saúde: o Paciente Hospitalar em Foco por meio das Tecnologias da Indústria 4.0, Descrição: O Customer Relationship Management (CRM) tem sido explorado em diferentes setores como telecomunicações, entretenimento, bancário, educação, automotivo, etc. O setor da saúde também tem encontrado benefícios ao utilizar a gestão do relacionamento com o cliente como abordagem de negócio e podemos encontrar na literatura pesquisas sobre CRM neste setor (Bhalla, Evgeniou, & Lerer, 2004; Anshari & Almunawar, 2012; Almunawar, Anshari, & Younis, 2015; Vaish, Vaish, Vaishya, & Bhawal, 2016). Estas pesquisas apontam que o setor da saúde tem aumentado o seu foco no paciente; no entanto, Baashar, Mahomood, Almomani e Alkawsi (2016) conduziram uma revisão sistemática da literatura sobre CRM e saúde e enfatizaram a falta de estudos empíricos e as poucas iniciativas que realmente focam no cliente. Por outro lado, iniciativas de CRM têm novas possibilidades por meio do uso de tecnologias como big data, IoT (Internet of Things), cloud computing, analytics, etc. Este conjunto de tecnologias tem sido explorado com a denominação de Indústria 4.0. Este tipo de tecnologia também tem recebido atenção de organizações de saúde (Aceto, Persico, & Pescapé, 2018). Considerando este cenário, este projeto de pesquisa visa responder ?Como as tecnologias da indústria 4.0 podem melhorar a gestão do relacionamento com o cliente no setor da saúde?? Nós entendemos que o paciente deveria ser o centro de todos os processos das organizações de saúde e que precisam receber maior atenção. Da mesma forma como as organizações mudaram o seu foco do produto para o cliente (Payne, 2006), organizações da saúde também mudaram: elas estão aumentando o seu foco no paciente (Baashar et al., 2016). Esta pesquisa usa a abordagem metodológica da Design Science Research. O principal objetivo é propor um artefato (sistema de CRM) centrado no paciente hospitalar que considere diferentes tecnologias da Indústria 4.0. Para atender este objetivo, nós temos um conjunto de objetivos específicos: (1) Elaborar uma perspectiva abrangente sobre como o setor da saúde tem usado as tecnologias 4.0 para melhorar o relacionamento com os pacientes em ambiente hospitalar; (2) Entender quais são as principais necessidades dos pacientes com relação à informações sobre sua própria saúde e sobre a sua experiência no ambiente hospitalar. (3) Entender que tipos de dados são necessários para o sistema a ser desenvolvido e como o hospital pode prover dados internos para contribuir com uma melhor experiência no ambiente hospitalar; (4) Instanciar o artefato proposto em pelo menos dois ambientes hospitalares, avaliando a sua eficácia. Para atender aos objetivos, diferentes procedimentos serão utilizados, como a Revisão Sistemática da Literatura (Petticrew & Roberts, 2008), a condução de entrevistas, a análise de documentos e a condução de grupos focais (Creswell, 2010). A principal contribuição potencial deste projeto é a proposição de um artefato (sistema de CRM) centrado no paciente permitindo que esse seja protagonista na sua experiência no ambiente hospitalar. Considerando o viés aplicado desta pesquisa, vislumbra-se contribuições tanto para a academia quanto para os praticantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Moreira Palma - Integrante / Amarolinda Iara da Costa Zanela Klein - Integrante / Cristiane Drebes Pedron - Coordenador / Winnie Ng Picoto - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, Setor de Avaliação e Controladoria. , Rua Professor Doutor Araújo, Centro, 96020360 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32844900, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Nove de Julho

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Setor de Avaliação e Controladoria, Carga horária: 40

2018 - 2018

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe da Unidade de Laboratório de Análises C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo - Administração, Carga horária: 40

2013 - 2016

Guedes e Palma Medicina Ocupacional

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

Outras informações:
Administração geral da empresa.

2011 - 2012

Guedes e Palma Medicina Ocupacional

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 10

2010 - 2011

Guedes e Palma Medicina Ocupacional

Vínculo: Sócio-Administrador, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2011 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração, Analista Administrativo.,Cargo ou função, Consultoria Administrativa.

  • 04/2010 - 02/2011

    Direção e administração, Administração, .,Cargo ou função, Administrador.

2016 - 2017

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2016 - 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Econômicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Relações Interorganizacionais.,Linhas de pesquisa

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2012 - 12/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Custos, Políticas de Comércio Exterior

  • 11/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Empreendedorismo

  • 02/2012 - 11/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, elemento de custos

  • 02/2012 - 11/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, gestão patrimonial

  • 02/2012 - 11/2012

    Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, administração

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Custos

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Demonstrações Financeiras, Elementos de Custos, Orçamento Empresarial

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Aplicada a Biblioteconomia

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Patrimonial

2010 - 2011

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10

2004 - 2004

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Outras informações:
Pesquisador de campo em pesquisa de mercado para empresa do ramo de alimentos.

Atividades

  • 07/2010 - 08/2011

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Custos, Gerenciamento de Projetos

  • 02/2010 - 08/2011

    Ensino, MBE - Controladoria e Finanças, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Economico-Financeira de Custos, Mercado de Capitais

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, administração de custos, administração financeira II, logística empresarial, orçamento empresarial

  • 04/2004 - 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Jurídicas Sociais e da Administração, Empresa Jr.,Linhas de pesquisa

2008 - 2010

Soluções Usiminas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Custos, Carga horária: 44

Outras informações:
- Participação na implementação e desenvolvimento do Módulo CO/MySAP no processo de custeio; - Elaboração de Relatórios Gerenciais para acompanhamento do desempenho do negócio; - Revisão da Engenharia dos Produtos e Roteiros de Produção e cadastros de Contabilidade e Cálculo de preço dos produtos; - Elaboração de apresentação dos resultados e indicadores por unidade de negócio ao corpo diretivo da Soluções Usiminas; - Desenvolvimento e implementação da Tabela de Preço no sistema Masc e MySAP; - Análise de rentabilidade/cliente.

2007 - 2008

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Administrativo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho no Setor Financeiro da instituição.

Atividades

  • 02/2005 - 03/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Gestão e Controle, .,Serviço realizado, planejamento e controle financeiro, relacionamento com bancos e fornecedores..

2005 - 2005

Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura - UCPel

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Currícular com implantação de sistema de controle financeiro, relatado no Trabalho de Conclusão de Curso.

Atividades

  • 06/2005 - 12/2005

    Estágios , Setor Financeiro, .,Estágio realizado, Estágio currícular com implantação de novo sistema de controle de empréstimos.

2001 - 2001

Hospital Universitário São Francisco de Paula

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalho com contas médicas e serviço burocrático de Enfermaria.

Atividades

  • 05/2001 - 10/2001

    Estágios , Setor Administrativo, .,Estágio realizado, elaboração de contas médicas, e serviços burocráticos de enfermaria.