Monique Esther Slama

Possuo graduação em enfermagem pela EEAN/UFRJ (2007), pós graduação em Enfermagem do Trabalho (2013) pela FABA, Docência do ensino fundamental e médio em Enfermagem (2013) pela AVM Cândido Mendes, cursando pós em Saúde da Família (FABA) e técnico em Segurança do Trabalho (SENAC), ex bolsista PIBIC do Núcleo de Saúde da Mulher (Orientada pela Professora Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell). Experiência profissional como enfermeira assistencial e coordenação em Clínica Médica, Professora de nível técnico em Enfermagem, Assistente de Projeto pela Fundação Coppetec no Laboratório de Acústica e Vibração (Orientado pelo Professor Dr. Jules Ghislain Slama), Enfermeira do trabalho Empresa Multinacional do Ramo do Petróleo e Enfermeira e Coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose e Divisão da Saúde do Trabalhador do Município de Itaguaí.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem Saúde da Família

2017 - Atual

Faculdades Bezerra de Araújo

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2011 - 2013

Faculdades Bezerra de Araújo
Título: FATORES NECESSÁRIOS PARA EXISTÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NOTRABALHO: NA VISÃO DA ENFERMAGEM
Orientador: Prof. Ms. André Cunha Nascimento

Graduação em Enfermagem

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: EXPERIÊNCIA DE GRUPOS NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA MULHER: a participação da enfermagem durante a sua realização.
Orientador: Maria Antonieta Rubio Tyrrell

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Técnico Segurança do Trabalho

2017 - Atual

Senac

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

Docencia no Ensino Fundamntal e Médio. (Carga horária: 540h). , AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.

2016 - 2016

Fórum de Atualização em Tuberculose na Criança e no Adolescente. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2014 - 2014

Tuberculose: prevenção, tratamento e cuidados. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN RJ, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento em teste molecular rápido de TB (TMR-TB) paraprofissionais de s. (Carga horária: 10h). , Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, NEMS/RJ, Brasil.

2011 - 2011

Semiologia e Semiotécnica Aparelho Respiratorio. (Carga horária: 10h). , Pronto Socorro Clinico, PRONTOCOR, Brasil.

2011 - 2011

Abordagem diferencial no tratamento de feridas. (Carga horária: 10h). , Pronto Socorro Clinico, PRONTOCOR, Brasil.

2011 - 2011

Parada Cardiorespiratória. (Carga horária: 10h). , Pronto Socorro Clinico, PRONTOCOR, Brasil.

2008 - 2009

Anticoncepción Hormonal conGestágenos. (Carga horária: 100h). , Logoss Formación Continuada, IFC, Espanha.

2008 - 2009

Planificación Familiar naturaly y Fertilidad. (Carga horária: 100h). , Logoss Formación Continuada, IFC, Espanha.

2008 - 2009

Esterilidad y reproducción asistida p/ enfermería. (Carga horária: 100h). , Logoss Formación Continuada, IFC, Espanha.

2008 - 2009

Anticoncepción hormonal combinada. (Carga horária: 100h). , Logoss Formación Continuada, IFC, Espanha.

2008 - 2009

Dispositivos de anticoncepción y aborto. (Carga horária: 100h). , Logoss Formación Continuada, IFC, Espanha.

2007 - 2008

auxiliar de enfermería en geriatria. (Carga horária: 300h). , cruz roja espanola de salamanca, CRE, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana da Enfermagem do Hospital Prontocor.Técnicas de Comunicação. 2011. (Encontro).

13º Pesquisando em Enfermagem / 6º Encontro Nacional De Fundamentos do Cuidado de Enfermagem - NUCLEARTE / 9ª Jornada Nacional de História da Enfermagem ? NUPHEBRAS. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. 2006. (Congresso).

44º congresso cientifico do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. 2006. (Congresso).

58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. 2006. (Congresso).

Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. 2006. (Outra).

Workshop ?Lavagem das mãos: utilização da técnica e de produtos corretos para a redução da infecção hospitalar. 2006. (Simpósio).

II Conferencia Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento. 2005. (Congresso).

Pediatria Oncológica. 2005. (Seminário).

Segurança Contra Incêndio no Centro Cirúrgico. 2005. (Simpósio).

- Simpósio ?Desafios na prevenção da Infecção do Sítio cirúrgico?. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Beatriz Azevedo Queiroz

TYRREL, Maria Antonieta Rúbio;QUEIROZ, Ana Beatriz Azevedo; SOUZA, Ivís Emília de Oliveira;MOURA, M. A. V.. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde,. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Antonieta Rubio Tyrrell

Experiência de grupos no serviço de atenção básica da mulher: a participação da enfermagem durante sua realização; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Antonieta Rubio Tyrrell;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SLAMA, M. E. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; Tyrrell, M. A. R. . Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. In: 44º congresso cientifico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, 2006, Rio de Janeiro. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde. In: 44º congresso cientifico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, 2006, Rio de Janeiro. Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. In: 13º Pesquisando em Enfermagem / 6º Encontro Nacional De Fundamentos do Cuidado de Enfermagem - NUCLEARTE / 9ª Jornada Nacional de História da Enfermagem ? NUPHEBRAS, 2006, Rio de Janeiro. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde. In: 13º Pesquisando em Enfermagem / 6º Encontro Nacional De Fundamentos do Cuidado de Enfermagem - NUCLEARTE / 9ª Jornada Nacional de História da Enfermagem ? NUPHEBRAS, 2006, Rio de Janeiro. Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização.. In: 13º Pesquisando em Enfermagem / 6º Encontro Nacional De Fundamentos do Cuidado de Enfermagem - NUCLEARTE / 9ª Jornada Nacional de História da Enfermagem ? NUPHEBRAS, 2006, Rio de Janeiro. O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização., 2006.

  • SLAMA, M. E. ; Silva, D. C. ; GISELA, . O Cliente com Miastenia Gravis, sua qualidade de vida e as implicações para a prática de enfermagem. In: 13º Pesquisando em Enfermagem / 6º Encontro Nacional De Fundamentos do Cuidado de Enfermagem - NUCLEARTE / 9ª Jornada Nacional de História da Enfermagem ? NUPHEBRAS, 2006, Rio de Janeiro. O Cliente com Miastenia Gravis, sua qualidade de vida e as implicações para a prática de enfermagem, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde. In: Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 2006, Rio de Janeiro. Atenção Básica à Saúde da Mulher: o cotidiano da gestão e bases para a organização do serviço de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde. In: Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 2006, Rio de Janeiro. Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização. In: Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 2006, Rio de Janeiro. O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização. In: 44º congresso cientifico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, 2006, Rio de Janeiro. O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização, 2006.

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . La Atención Básica a la salud de la Mujer: el Cotidiano de la Gestión y Bases para la Organización del Servicio de Salud. Buenos Aires: X coloquio panamericano de investigacion en enfermeria, 2006 (X coloquio panamericano de investigacion en enfermeria).

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . Atención Básica a la Salud de la Mujer: Conflictos y Desafios en la Capacitación de los Profesionales de la Salud. Buenos Aires: X coloquio panamericano de investigacion en enfermeria, 2006 (X coloquio panamericano de investigacion en enfermeria).

  • Tyrrell, M. A. R. ; Silva, V. L. ; Silva, J. R. M. ; SLAMA, M. E. . El cotidiano de la equipe de salud en la atención básica a la salud de la mujer: Implicaciones para un estilo de cuidar en la perspectiva de Género y de la Humanización. X coloquio panamericano de investigacion en enfermeria, 2006 (X coloquio panamericano de investigacion en enfermeria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2007

    Atenção Básica à Saúde da mUlher: o cotidiano da gestão e bases para organização do serviço de enfermagem, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Monique Esther Slama - Integrante / Viviane Lambert da Silva - Integrante / Juliana Ribeiro Manhães da Silva - Integrante / Maria Antonieta Rubio Tyrrell - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Atenção Básica á Saúde da Mulher: conflitos e desafios na capacitação dos profissionais de saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Monique Esther Slama - Integrante / Viviane Lambert da Silva - Integrante / Juliana Ribeiro Manhães da Silva - Integrante / Maria Antonieta Rubio Tyrrell - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    O Cotidiano da Equipe de Saúde na Atenção Básica à Saúde da Mulher: implicações para um estilo de cuidar na perspectiva de gênero e humanização, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Monique Esther Slama - Integrante / Viviane Lambert da Silva - Integrante / Juliana Ribeiro Manhães da Silva - Integrante / Maria Antonieta Rubio Tyrrell - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Tecnica em Pesquisa, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuando como tecnica em pesquisa do laboratorio de acustica e vibração (LAVI), trabalhando com ruído ambiental.

  • 2012 - 2013

    Faculdades Bezerra de Araújo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante do Curso de Enfermagem, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Curso para nivel técnico de enfermagem do trabalho

  • 2011 - 2012

    Pronto Socorro Clínico

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Coordenadora, Carga horária: 40

  • 2010 - 2011

    Pronto Socorro Clínico

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Supervisora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    A partir de fevereiro de 2011, fui promovida a enfermeira coordenadora da unidade clinica de internação.

  • 2014 - 2016

    International Health Care

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho Senior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Enfermeira do Trabalho atuando dentro de uma empresa multinacional no ramo de perfuração de petróleo, parte integrante da equipe de QHSE, responsável pela implementação de rotinas de enfermagem e saúde em três navios sondas, controle e gerenciamento de agendamento de ASO, PCMSO, educação em saúde, comunicação e investigação de acidentes de trabalho e afastamentos para o INSS.

  • 2016 - 2017

    Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/Itaguaí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora PCT, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenar equipe multidisciplinar, estabelecer procedimentos e rotinas e assistir aos usuários de maneira integral.

  • 2013 - 2014

    Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/Itaguaí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial no PCT, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Enfermeira assistencial integrante da equipe do Programa de Controle de Tuberculose, realizando consulta de enfermagem, investigação de casos novos e faltosos, visita domicilia, dispensação de medicamentos, solicitação de exames radiológico e laboratoriais, capacitação dos profissionais da ponta, controle estatístico.

  • 2013 - 2014

    Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/Itaguaí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Divisão Saúde do Trabalhador, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Auxiliar na implantação da Divisão de Saúde do Trabalhador dentro do Município, mapeando empresas cadastradas, trabalhadores, realizando estudo de análise de riscos aos profissionais de enfermagem.