Christiano Passoni Cardoso

Atualmente é Mestrando em Engenharia Petroquímica e Biocombustíveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou Engenharia Química (2011) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Técnico em Metrologia (2003) no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) em convênio com o Colégio Estadual Círculo Operário. Estagiou no setor engenharia da PETROBRAS, na parte de fiscalização das obras responsáveis pela construção do Centro de Integração de Processamento de Dados (CIPD), da Central de Água Gelada (CAG 2) e da Complementação dos Serviços de Estruturas Metálicas do novo CENPES. Possui experiência na área de química analítica, com ênfase em cromatografia gasosa acoplada a detector de ionização de chamas (CG-FID), cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (GC-MS) e análise de teor de água por titulação Karl Fischer coulométrica. Trabalhou em projetos nas áreas de metrologia química (FAPERJ) e mecânica (CNPq). Desenvolveu trabalho de pesquisa em físico-química, durante a iniciação científica, no Laboratório de Termodinâmica da UERJ, sobre métodos de contribuição de grupos para o cálculo de propriedades termodinâmicas. Adquiriu conhecimentos em incertezas de medição e automação de sistemas de calibração comparativa e absoluta.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Petroquímica e Biocombustíveis

2012 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Claudio Mota
Coorientador: Jennie Dodson. Bolsista do(a): CENPES.

Graduação em Engenharia Química

2003 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2003

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Validação de Métodos de Ensaios Químicos. (Carga horária: 14h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2009 - 2009

Eletrodos, Titulação Potenciométrica e Karl Fische. (Carga horária: 8h). , Metrohm Pensalab.

2009 - 2009

Espectrometria de Massas. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2009 - 2009

Espanhol Intensivo. (Carga horária: 40h). , Mundo Español.

2008 - 2008

SolidWorks. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Visual Basic. (Carga horária: 34h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2005 - 2005

Cromatografia Gasosa. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2004 - 2004

Sistema de Gestão da Qualidade - Módulo I e II. (Carga horária: 21h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2003 - 2003

Fundamentos de Sistema de Garantia da Qualidade. (Carga horária: 13h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2001 - 2003

Desenho Mecânico em Autocad. (Carga horária: 240h). , Curso de Desenho Técnico Vernier.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química/Especialidade: Operações de Separação e Mistura.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Semana de Iniciação Científica da UERJ.Apresentação de trabalho na XIII Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Débora França de Andrade

ANDRADE, D.F.; ARANDA, D. A. G.; LACHTER, E. R.. Obtenção de Novos Biocombustíveis a partir da Biomassa Não-Alimentícia: Produção de Gama-Valerolactona. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bianca Peres Pinto

PINTO B PMOTA, C. J. A.; ANDRADE, D. F.; LACHTER, E. R.; ARANDA, D. A. G.. Obtenção de novos biocomstíveis a partir de biomassa não alimentícia: Produção de gama valerolactona. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gustavo Palmeira Ripper

Calibração estática de transdutores de vibração pelo método de rotação no campo gravitacional terrestre; 2003; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Metrologia) - Colégio Estadual Círculo Operário, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Insdustrial; Orientador: Gustavo Palmeira Ripper;

Marcio Luís Lyra Paredes

Implementação e Avaliação de Métodos de Contribuição de Grupos para o Cálculo de Propriedades Termodinâmicas; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Márcio Luis Lyra Paredes;

Claudio José de Araujo Mota

Obtenção de Novos Biocombustíveis a Partir da Biomassa não Alimentícia: Produção de gama-Valerolactona; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Claudio Jose de Araujo Mota;

Marcos Paulo Vicentim

Determinação da Pureza Química dos Principais Alcoóis Combustíveis Comercializados Globalmente e dos Padrões Comerciais de Contaminantes Orgânicos; 2010; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcos Paulo Vicentim;

Bianca Peres Pinto

Obtenção de novos biocombustíveis a partir de biomassa não alimentícia: produção de γ- valerolactona; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Bianca Peres Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, Christiano Passoni ; PAREDES, Márcio Luis Lyra . IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CONTRIBUIÇÃO DE GRUPOS PARA O CÁLCULO DE PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS. In: XIII Semana de Iniciação Cientifica da UERJ, 2004, Rio de Janeiro. Anais da XIII Semana de Iniciação Cientifica da UERJ, 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Determinação da pureza química dos principais álcoois combustíveis comercializados globalmente e dos padrões comerciais de contaminantes orgânicos., Descrição: Este projeto de pesquisa é parte de um projeto maior que objetiva a caracterização qualitativa e quantitativa de bioetanol proveniente de diferentes matérias-primas e diferentes regiões do Brasil e do mundo. O presente projeto possui como principal meta a determinação da pureza química (que contempla a determinação da pureza cromatográfica e teor de umidade) de cada um dos compostos-padrão comerciais referentes aos contaminantes que forem encontrados nas diferentes amostras de álcool combustível. Conhecendo a pureza exata de cada um dos padrões, é essencial para o estabelecimento da rastreabilidade e da confiabilidade nas análises quantitativas. Além disso, a partir das análises através de GC-FID (cromatografia gasosa acoplada ao detector por ionização em chama) e GC-MS (cromatografia gasosa acoplada ao espectrometria de massas) dos compostos-padrão, pode-se comparar os espectros de massa ou os tempos de retenção dos picos cromatográficos das análises das amostras de álcool combustível e assim afirmar quanto a presença ou não dos contaminantes (auxílio às análises qualitativas). O teor de umidade dos compostos-padrão também foi determinado por titulação Karl Fischer coulométrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christiano Passoni Cardoso - Coordenador / Marcos Paulo Vicentim - Integrante / Juliana Swensson de Mattos - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Otimização de sistemas de calibração comparativa de medidores de vibrações e de calibradores de acelerômetros, Descrição: Estudo de caso para automação de diferentes equipamentos, que foram integrados em um único sistema para o atendimento de vários métodos de calibração. Estes equipamentos são: Transdutores de vibração em geral, calibradores de acelerômetros, amplificador de carga, fonte de alimentação, gerador de sinal, multímetro digital, osciloscópio, medidor de temperatura e umidade, amplificador de potência, excitador de vibração, analisador de vibração e distorção harmônica. Também foi necessária a avaliação das influencias nos resultados de uma calibração devido às vibrações espúrias e distorções causadas pelos excitadores atuais. Após a fase prelimianar houve a Implementação de um único software, que incorporou diversas rotinas que atendiam a diferentes transdutores, diferentes movimentos mecânicos (aceleração, velocidade e deslocamento), diferentes montagens, diferentes faixas de freqüência e amplitudes de vibração. Por conseguinte, pode-se validar os sistemas e proceder a análise quantitativa da melhoria obtida nos resultados de calibrações. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Passoni Cardoso - Coordenador / Gustavo Palmeira Ripper - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

Menção Honrosa para o trabalho Implementação e Avaliação de Métodos de Contribuição de Grupos para o Cálculo de Propriedades Termodinâmicas, UERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional