Francisco de Assis da Silveira Gonzaga

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, onde ministra aulas de geologia geral, mineralogia, prospecção e depósitos minerais no curso de mineração e geologia do petróleo para o curso de petróleo e gás e geólogo da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS MINERAIS DA PARAÍBA. atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, geoprocessamento, sensoriamento remoto, geologia, hidrogeologia, interpretação de dados petrofisicos de rochas carbonáticas através de DRX, tomografia e microtomografia. .

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Processos

2013 - 2017

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Caracterização Petrofisica Multiescalar de Tufas Carbonaticas da Formação Jandaíira Bacia Potiguar.
Severino Rodrigues de Farias Neto. Coorientador: José Agnelo Soares. Palavras-chave: Petrografia; DRX; Rochas carbonatiicas; Tomografia; Microttomografia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental

2009 - 2011

Universidade Federal de Campina Grande
Título: UMA METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DA VAZÃO DE EXPLOTAÇÃO DO SISTEMA AQUÍFERO CRISTALINO NO CARIRI PARAIBANO,Ano de Obtenção: 2011
CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.Palavras-chave: AQUÍFERO FISSURAL; TESTE DE BOMBEAMENTO; VAZÃO DE EXPLOTAÇÃO.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água.

Especialização em GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL

2005 - 2006

Universidade Estadual da Paraíba
Título: ESTUDO DE CAMPO INTEGRADO COM IMAGEM TM LANDSAT-5 PARA INDICAR ÁREAS FAVORÁVEIS A CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. PARARI-PB.
Orientador: MARX PRESTES BARBOSA

Especialização em GEMOLOGIA

1991 - 1992

Universidade Federal da Paraíba
Título: GEMAS EM PEGMATITOS NO ESTADO DA PARAÍBA
Orientador: REINHARD RICHARD WEGNER

Graduação em GEOLOGIA

1980 - 1988

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Curso técnico/profissionalizante

1974 - 1977

Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

PETROPHYSICS AND CHARACTERIZATION OF CARBONATE RESERVOIRS. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2014 - 2014

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUBU. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba, IFPB, Brasil.

2014 - 2014

Conduzindo Cursos Online. (Carga horária: 40h). , Universidade Aberta do Brsil, UAB, Brasil.

2014 - 2014

FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO PARA POÇOS DE. (Carga horária: 32h). , Instituto Brasileiro do Petróleo, IBP, Brasil.

2011 - 2011

DESENHISTA COPISTA - CAD. (Carga horária: 100h). , SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.

2009 - 2009

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em RECICLAGEM EM LAPIDAÇÃO DE GEMAS. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1976 - 1977

TÉCNICAS AUXILIARES DE GEOLOGIA. (Carga horária: 280h). , PETROBRÁS, SEPES/DIVEN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GONZAGA, F. A. S. ; SOARES, D. R. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS FILHO, J. I. . II SEMANA DE MINERAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTBILIDADE. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS XXI ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA DE POÇO TUBULAR LOCALIZADO EM QUATRO MUNICÍPIO NA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO. 2018. (Congresso).

III Encontro de Coordenadores de Cursos Técnicos e Coordenadores Pedagógicos.III Encontro de Coordenadores de Cursos Técnicos e Coordenadores Pedagógicos. 2018. (Encontro).

Encontro Pedagógico - Educação Profissional e currículo em época de (des)ajustes de.Encontro Pedagógico - Educação Profissional e currículo em época de (des)ajustes de. 2017. (Encontro).

III CONAN e VI COMAN. Avaliação Físico-Química de água de poço tubular localizado na zona rural do município de Juazeirinho-PB. 2017. (Congresso).

III CONAN e VI COMAN. Caracterização Físico-Química e Física do Caldo de Cana in Natura. 2017. (Congresso).

III CONAN e VI COMAN. Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizado no Instituto dos Cegos na Município de Campina Grande-PB. 2017. (Congresso).

III CONAN e VI COMAN. Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizados nos municípios de Soledade e Esperança -PB. 2017. (Congresso).

III CONAN e VI COMAN. Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizado no Instituto dos Cegos na Município de Lagoa Seca-PB. 2017. (Congresso).

III CONAN e VI COMAN. Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizado na Escola Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity no município de Soledade-PB. 2017. (Congresso).

ENCONTRO PARA CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS TÉCNICOS.ENCONTRO PARA CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS TÉCNICOS. 2016. (Encontro).

PETROPHISICS AND CHARACTERIZATION OFCABONATE RESERVOIRS.PETROPHISICS AND CHARACTERIZATION OFCABONATE RESERVOIRS. 2016. (Outra).

X CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. Qualidade físico-química de duas marcas de água mineral do município de Campina Grande-PB. 2015. (Congresso).

X CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Estudo da qualidade físico-química das águas de poços, localizados nas cidades de Sumé-PB e Barra de São Miguel-PB. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Avaliação físico-química da polpa de Lichias (Litchi chinensis. Sonn) comercializadas em Campina Grande-PB. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Análise físico-química das águas de três poços localizados no semiárido Paraibano.. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Avaliação da qualidade físico-química do suco de goiaba integral comercializado no município de Campina Grande-PB. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistasnde Alimentos. Águas minerais naturais: Um estudo das propriedades físico-químicas de duas marcas comercializadas em Campina Grande-PB. 2015. (Congresso).

II Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição e V Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição. Caracterização físico-química da água do poço tubular, situado no município de Areia-PB. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e V Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição. Análises físico-química de água para consumo da população do município de Campina Grande-PB. 2014. (Congresso).

IX CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUBULAR, SITUDO NA FAZENDA ESPERANÇA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB. 2014. (Congresso).

II Workshop de Engenharia de Petróleo.O Petróleo:da Origem à Geopolítica. 2013. (Outra).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.Avaliador de Artigos. 2013. (Outra).

Sistemas de Tufas Carbonáticas.Sistemas de Tufas Carbonáticas (Mini curso). 2013. (Outra).

VIII CONNEPI. Análise físico-química da água utilizada para consumo dos trabalhadores nos canteiros de obras do prédio do Colégio Estadual da Prata e do Ministério Público, situado no município de Campina Grande-PB. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. Caracterização físico-química da água dos poços artesianos do distrito de Galante, situado no município de Campina Grande-PB. 2013. (Congresso).

VI Semana de Ciências e Tecnologia.Ciências, Saúde e Esporte. 2013. (Outra).

8º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVAVA. 2012. (Simpósio).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAS ORNAMENTAIS. 2012. (Congresso).

I SIMPÓSIO DE GPR E I SIMPÓSIO DE HIDROGEOFÍSICA. 2004. (Simpósio).

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. 2002. (Congresso).

1ST JOINT WORLD CONGRESS ON GROUNDWATER. 2000. (Congresso).

XV SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE. 1993. (Simpósio).

36º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. 1990. (Congresso).

VI ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS E 2º SIMPÓSIO DE HIDROGEOLOGIA DO NORDESTE. 1989. (Encontro).

XII SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE. 1986. (Simpósio).

XI ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIO E HIDROMETALURGIA. 1985. (Encontro).

XI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE. 1984. (Simpósio).

XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. 1984. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rayssa Lima Costa Coura

SOARES, J. A.; NOGUEIRA, F. C. C.;GONZAGA, F. A. S.. Investigação Integrada da Dispersão das Velocidades Elásticas de Rochas Carbonáticas por Microtomografia de Raios X.. 2018. Dissertação (Mestrado em Exploração Petrolífera e Mineral) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Isis da Silva Rodrigues

SOARES, J. A.;F. A. S. GONZAGA; MISAS, C. M. E.. Caracterização multiescalar petrofísica e mineralógica dos folhelhos da bacia do Araripi. 2018. Dissertação (Mestrado em Exploração Petrolífera e Mineral) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Sonally Luci Tavares Amado de Sousa

GONZAGA, F. A. S.; SOARES, D. R.; LIMA, E. N. M.; FREIRE, J. A.. Caracterização Gemológica do Grupo das Granadas, com ênfase na Granada Spessartina do Grupo Potiguar - Província Pegmatítica da Borborema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Campina Grande.

GONZAGA, F. A. S.. Concurso Público para Professor Efetivo do IFPB-Edital nº334/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba.

SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.; SOUZA, F. A.. TURMALINAS GEMOLÓGICAS: A VALORIZAÇÃO DA TURMALINA PARAÍBA NO MERCADO DE GEMAS. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.; SOUZA, F. A.. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO QUARTZO RÓSEO NO BRASIL. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOARES, D. R.; PORTO, A. L.;GONZAGA, F. A. S.. "OS FOSFATOS DA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA DA BORBOREMA, COM ÊNFASE PARA OS PEGMATITOS BOQUEIRÃO/RN E SERRA BRANCA/PB".. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.; SOUZA, F. A.. "MUSEUS DE MINERAIS E GEMAS: O CASO DO CENTRO GEMOLÓGICO DO NORDESTE".. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

GONZAGA, F. A. S.; SOARES, D. R.; PORTO, A. L.. IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS PETROFISICOS DE ROCHAS SEDIMENTARES DA FORMAÇÃO SOUSA, BACIA DO RIO DO PEIXE ? PB. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOUZA, F. A.; SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.. INTRODUÇÃO À GEOLOGIA ESPACIAL - UMA VIAGEM AO COSMOS E AOS DEPÓSITOS MINERAIS TERRESTRES RELACIONADOS A IMPACTOS. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

PORTO, A. L.; SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.. DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE ARENITOS UTILIZANDO O SOFTWARE AVIZO FIRE. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.; SOUZA, F. A.. MINERAIS DE LÍTIO EM PEGMATITOS GRANÍTICOS E SEUS USOS INDUSTRIAIS. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOARES, D. R.; PORTO, A. L.;GONZAGA, F. A. S.. ASPECTOS GEOLÓGICOS E MINERALÓGICOS DE ROCHAS KIMBERLÍTICAS, COM ÊNFASE PARA OS KIMBERLITOS DE PEDRO AVELINO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

SOARES, D. R.;GONZAGA, F. A. S.; SOUZA, F. A.. MINERALOGIA E ZONEAMENTO INTERNO DE PEGMATITOS GRANÍTICOS NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE ALGODÃO DE JANDAÍRA, PARAÍBA. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MÁRCIA REJANE DE QUEIROZ ALMEIDA AZEVEDO

BARBOSA, M. P.;AZEVEDO, M. R. Q. A.; FERREIRA, J. D. A.. ESTUDO INTEGRADO COM IMAGEM TM LANDSAT ? 5 PARA INDICAR ÁREAS FAVORÁVEIS À CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS ? PARARI ? PB. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL) - Universidade Estadual da Paraíba.

MARX PRESTES BARBOSA

RUFINO, I.A.A.; BARBOSA, D.L.;BARBOSA, M. P.. Uma Metodologia para Determinação da Vazão de Explotação em Poços do Sistema Aquífero Cristalino no Cariri Paraibano. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Dayse Luna Barbosa

BARBOSA, Dayse Luna; Galvão, Carlos de Oliveira; Rêgo, Janiro Costa; Barbosa, Marx Prestes. Determinação da Vazão de Explotação em Poços do Sistema Aquífero Cristalino da Região do Cariri Ocidental Paraibano. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Dwight Rodrigues Soares

FARIAS NETO, S. R.; SOARES, J. A.;SOARES, D. R.; LIMA, W. B. C.; PORTO, A. L.; LIMA, E. N. M.. Caracterização petrofísica multiescalar de tufas carbonáticas da Formação Jandaíra, Bacia Potiguar. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Dwight Rodrigues Soares

FARIAS NETO, S. R.; SOARES, J. A.; MOURA-LIMA, E. N.; PORTO, A. L.;SOARES, D.R.. Caracterização petrofísica multiescalar das rochas carbonáticas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Henrique Bruno Lima de Oliveira

IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS PETROFÍSICOS DE ROCHAS SEDIMENTARES DA FORMAÇÃO SOUSA, BACIA DO RIO DO PEIXE - PB; 2019; Orientação de outra natureza; (MINERAÇÃO) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

LUCAS JHÔNATAS RAMOS DA SILVA

INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE POÇOS TUBULARES LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB; 2019; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

WEMILLY ELIAS IZIDRO DA SILVA

PROCESSAMENTO OPERACIONAL DO BRITADOR DE MANDÍBULAS E PENEIRAMENTO VIBRATÓRIO NO IFPB - CAMPUS CAMPINA GRANDE; 2019; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Robson José de Souto Cordeiro Neto

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA DOS POÇOS TUBULARES SITUADOS NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB; 2018; Orientação de outra natureza; (MINERAÇÃO) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Tamires do Nascimento Ataíde

HIDROCICLONAGEM E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA POR PENEIRAMENTO DO REJEITO DE CAULIM DE UMA EMPRESA NO EQUADOR-RN; 2017; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Marina Serra Cavalcante

O AMIANTO NO BRASIL E AS PATOLOGIAS ADVINDAS DA EXPLORAÇÃO MINERAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

MORGANA KATARINE BENEVIDES NEVES

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS E CLASSIFICAÇÃO DA DUREZA SEGUNDO A ESCALA DE MOHS UTILIZANDO LIBRAS; 2017; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Marley Lobão de Sousa

Orientação de monitora no laboratório de mineralogia; 2016; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Josenildo Isidro dos Santos Filho

Orientação de monitora no laboratório de mineralogia; 2016; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Marley Lobão de Sousa

Orientação de monitora no laboratório de mineralogia; 2015; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Emmanuel Farias Dantas

Supervisão de discente em estágio curricular; 2014; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Derlânia Silva Pereira

Supervisão de discente em estágio curricular; 2014; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Rayza Lívia Ribeiro Andrde

Orientação de monitora no laboratório de mineralogia; 2014; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Francisco de Assis da Silveira Gonzaga

Orientação de monitoria na disciplina de Mineralogia; 2014; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Wender de Araújo Barbosa

Supervisão de discente em estágio curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Hassã da Silva Leite

Supervisão de discente em estágio curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Karla Sabrina Souza Pereira

Minério de Areia; 2013; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Pedro Victor da Nóbrega

Tectônica de Placas; 2013; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Walber Fernandes de Melo

Poço amazonas com ponteiras radiais na área de influência de uma barragem subterrânea; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARX PRESTES BARBOSA

Estudo de campo integradocom imagem tm/Landsat-5 para indicar áreas favoráveis à captação de águas subterrâneas - Parari - PB; 2006; 67 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Análise Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Marx Prestes Barbosa;

Francisco de Assis da Silveira Gonzaga

Orientação de monitoria na disciplina de Mineralogia; 2014; Orientação de outra natureza; (Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Paraíba; Orientador: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga;

Carlos de Oliveira Galvão

Determinação da vazão de explotação em poços do sistema aquífero cristalino da região do Cariri Ocidental paraibano; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Carlos de Oliveira Galvão;

José Agnelo Soares

Caracterização petrofísica multiescalar de tufas carbonáticas da Formação Jandaíra, Bacia Potiguar; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande,; Coorientador: José Agnelo Soares;

Severino Rodrigues de Farias Neto

CARACTERIZAÇÃO PETROFÍSICA MULTIESCALAR DE TUFAS CARBONÁTICAS DA FORMAÇÃO JANDAÍRA, BACIA POTIGUAR; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Severino Rodrigues de Farias Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA FILHO, EDMILSON DANTAS DA ; DA SILVA, ALDENI BARBOSA ; GONZAGA, FRANCISCO DE ASSIS DA SILVEIRA ; MENEZES, WILIANE MARIA SENA ; DANTAS, GERALDO DA MOTA ; DOS SANTOS, JOELSON SOUZA ISIDRO ; MADUREIRA, IREMAR ALVES . Estudo da qualidade físico-química e microbiológica da água de poço tubular situado no sitio alegre no município de Lagoa Seca-PB. ÁGUAS SUBTERRÂNEAS , v. 33, p. 19081, 2019.

  • SOARES, D. R. ; BEURLEN, H. ; SILVA, M. R. R. ; GONZAGA, F. A. S. ; SANTOS FILHO, J. I. ; OLIVEIRA, H. B. L. . VARIEDADES GEMOLÓGICAS DE MINERAIS DA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA DA BORBOREMA, NE DO BRASIL: UMA SÍNTESE. Estudos geológicos (UFPE) , v. 28 (1), p. 56-71, 2018.

  • SOARES, D. R. ; F.A.S. GONZAGA ; FERREIRA, A. C. M. ; CAITANO, H. K. C. ; FARIAS, A. B. ; SOUSA, D. B. . Aspectos técnicos da lavra do pegmatito Alto Feio, Pedra Lavrada, Paraíba. Holos (Natal. Online) , v. 32, p. 404-412, 2016.

  • SOARES, D. R. ; BEURLEN, H. ; FERREIRA, A. C. M. ; GONZAGA, F. A. S. . Crisoberilo: primeira ocorrência na Província Pegmatítica da Borborema, NE do Brasil. Principia (João Pessoa) , v. 22, p. 40-44, 2013.

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. ; DUARTE, M. T. L. . ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA DE POÇOS TUBULARES DA ZONA RURAL DE SOLEDADE - PB. In: Armistrong Martins da Silva; Cybelle de Oliveira Dantas; Anabelle de Oliveira Sousa; Luciano Gomes Barbosa Junior; Lucas da Silva Nascimento. (Org.). A AGROINDÚSTRIA E OS DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR - CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 34-39.

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; DUARTE, M. T. L. ; GONZAGA, F. A. S. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA LOCALIZADO EM BOQUEIRÃO-PB, ANTES E APÓS A CHEGADA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. In: 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018, GRAMADO-RS. 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018.

  • SILVA, L. J. R. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. ; DUARTE, M. T. L. . QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DE POÇOS TUBULARES LOCALIZADOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB. In: 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018, GRAMADO-RS. 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018.

  • MENEZES, W. M. S. ; BANDEIRA, P. L. ; ARAUJO, N. S. ; SILVA, I. F. M. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. . ESTUDO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUBULAR PELO O USO DE UM FILTRO NATURAL FEITO COM CASCA DE ARROZ. In: 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018, GRAMADO. 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018.

  • LIRA, J. M. R. ; SILVA FILHO, E. D. ; BANDEIRA, P. L. ; MENEZES, W. M. S. ; ARAUJO, N. S. ; GONZAGA, F. A. S. ; DANTAS, G. M. . ANÁLISES DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA DE POÇO TUBULAR ANTES E APÓS A PASSAGEM DA ÁGUA PELO USO DE UM FILTRO NATURAL FEITO COM CASCA DE ARROZ VERMELHO. In: 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018, GRAMADO-RS. 6º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2018.

  • SILVA, S. L. L. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. ; DUARTE, M. T. L. ; SOUSA, Y. B. . Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizado no Instituto dos Cegos na Município de Campina Grande-PB. In: III CONAN E VI COMAN, 2017, Ouro Preto/Mg. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • SOUSA, Y. B. ; SILVA FILHO, E. D. ; SILVA, S. L. L. ; GONZAGA, F. A. S. . Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizado no município de Lagoa Seca-PB. In: III CONAN E VI COMAN, 2017, Ouro Preto. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • SILVA, J. S. ; FONSECA, T. M. D. ; SILVA FILHO, E. D. ; DUARTE, M. T. L. ; GONZAGA, F. A. S. . Avaliação Físico-Química de água de poço artesianos localizados nos municípios de Soledade e Esperança-PB. In: III CONAN E VI COMAN, 2017, Ouro Preto/MG. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; SILVA, L. J. R. ; GONZAGA, F. A. S. . Avaliação Físico-Química de água de poço artesiano localizado na Escola Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity no município de Soledade-PB. In: III CONAN E COMAN, 2017, Ouro Preto/MG. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • SILVA, L. J. R. ; SILVA FILHO, E. D. ; CORDEIRO NETO, R. J. S. ; GONZAGA, F. A. S. . Avaliação Físico-Química de água de poço tubular localizado na zona rural do município de Juazeirinho-PB. In: III CONAN E VI COMAN, 2017, Ouro Preto/MG. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • FONSECA, T. M. D. ; SILVA FILHO, E. D. ; SILVA, J. S. ; DUARTE, M. T. L. ; GONZAGA, F. A. S. . Caracterização físico-química e Física do Caldo de Cana in Natura. In: III CONAN E VI COMAN, 2017, Ouro Preto/MG. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • SILVA, S. L. L. ; SOUSA, Y. B. ; CORDEIRO NETO, R. J. S. ; GONZAGA, F. A. S. . ANÁLISES DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA DE POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO SÍTIO GROSSOS NO MUNICÍPIO DE GURJÃO-PB. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, FORTALEZA/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017.

  • SANTOS FILHO, J. I. ; SOARES, D. R. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; PIRES, M. G. L. ; GONZAGA, F. A. S. . ANÁLISE DA GEODIVERSIDADE REGIONAL DA PEDRA DA LETRA: CONTRIBUIÇÕES DAS GEOCIÊNCIAS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL PARAIBANO. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, FORTALEZA/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017.

  • SANTOS FILHO, J. I. ; GONZAGA, F. A. S. . IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA COMO ESTÍMULO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS DO CURSO DE MINERAÇÃO DO IFPB. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, FORTALEZA/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017.

  • SILVA, L. J. R. ; CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SOUSA, Y. B. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA-PB. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, FORTALEZA/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017.

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA, L. J. R. ; SILVA, S. L. L. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . DETERMINAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO SÍTIO MANOEL DE BARROS NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, FORTALEZA/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017.

  • SOUSA, Y. B. ; SILVA, S. L. L. ; SILVA, L. J. R. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO DE ÁGUA DE POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO SÍTIO URUBU NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-PB. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017, FORTALEZA/CE. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES, 2017.

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA, L. J. R. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . DETERMINAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE POTABILIDADE DA ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR DO SÍTIO DORCELINA FOLADOR NO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB. In: III WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 2017, CAMPINA GRANDE-PB. III WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 2017.

  • SILVA, L. J. R. ; CORDEIRO NETO, R. J. S. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO SÍTIO CANOA VELHA NO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB. In: III WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 2017, CAMPINA GRANDE-PB. III WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 2017.

  • SANTOS FILHO, J. I. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; GONZAGA, F. A. S. . MODELMINE: INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO E ENSINO DA APLICAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO IFPB, 2017, JOÃO PESSOA - PB. SIMPÓSIO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO IFPB, 2017.

  • OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS FILHO, J. I. ; LIMA, W. B. C. ; GONZAGA, F. A. S. . CARTILHA EDUCACIONAL:DESENVOLVIMENTO REGULARIZADO DA MINERAÇÃO EM PEQUENA ESCALA NA PROVÍNCIA PEGMATÍTICA DA BORBOREMA. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO IFPB, 2017, JOÃO PESSOA - PB. SIMPÓSIO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO IFPB, 2017.

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. ; DUARTE, M. T. L. . ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA DE POÇOS TUBULARES DA ZONA RURAL DE SOLEDADE-PB. In: III ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2017, BANANEIRAS - PB. III ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2017. v. V1. p. 34-39.

  • ALMEIDA, I. ; GONZAGA, F. A. S. ; GOMES, J. K. ; BATISTA, I. H. M. . A DEGRADAÇÃO DA VEGETAÇÃO E DO SOLO POR AÇÃO ANTRÓPICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, PALMAS. CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2012.

  • BRAZ, A. S. ; SILVA, R. A. ; GONZAGA, F. A. S. . Águas minerais naturais: Um estudo das propriedades físico-químicas de duas marcas comercializadas em Campina Grande-PB. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos, 2015, Natal - RN. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos, 2015.

  • GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . Análise físico-química das águas de três poços localizados no semiárido Paraibano. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal - RN. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015.

  • GONZAGA, F. A. S. ; BARBOSA, M. P. ; FRANCISCO, P. R. M. . INDICAÇÃO DE ÁREAS FAVORÁVEIS A CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS POR IMAGENS LANDSAT. In: Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, 2012, CAMPINA GRANDE. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, 2012.

  • SILVA, R. A. ; LIMA, T. L. B. ; GONZAGA, F. A. S. . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA MINERAÇÃO DE CAULIM NO BRASIL. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2018, CAMPINA GRANDE. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA MINERAÇÃO DE CAULIM NO BRASIL. CAMPINA GRANDE: EDUEPB, 2018. v. V,1.

  • GONZAGA, F. A. S. . Caracterização físico-química da água de um poço tubular localizado no município de lagoa Seca-PB. In: III CONAN e VI COMAN, 2017, Ouro Preto. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • F.A.S. GONZAGA . Avaliação físico-química da água de um poço tubular localizado no Instituto dos Cegos no município de Campina Grande-PB. In: III CONAN e VI COMAN, 2017, Ouro Preto. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • GONZAGA, F. A. S. . Caracterização físico-química da água de um poço tubular localizado na escola municipal Professor Luiz Gonzaga Burity no município de Soledade-PB. In: III CONAN e VI COMAN, 2017, Ouro Preto. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . Determinação físico-química da água de um poço tubular localizado na zona rural do município de Juazeirinho-PB. In: III CONAN e VI COMAN, 2017, Ouro Preto. III CONAN e VI COMAN, 2017.

  • SILVA FILHO, E. D. ; LIRA, M. A. B. ; SILVA, R. A. ; DUARTE, M. T. L. ; SILVA, J. C. ; GONZAGA, F. A. S. . Análise físico-química de três marcas de águas minerais comercializadas em Campina Grande-PB. In: 5º Simpósio de Segurança Alimentar, 2015, Bento Gonçalves - RS. Análise físico-química de três marcas de águas minerais comercializadas em Campina Grande-PB, 2015.

  • SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. . Avaliação da qualidade físico-química do suco de goiaba integral comercializado no município de Campina Grande-PB. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal - RN. Avaliação da qualidade físico-química do suco de goiaba integral comercializado no município de Campina Grande-PB, 2015.

  • GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . Avaliação físico-química da polpa de Lichias (Litchi chinensis Sonn) comercializadas em Campina Grande-PB. In: XIX Encontro e V Congresso Brasileiro de Analistas de Alimentos, 2015, Natal - RN. Avaliação físico-química da polpa de Lichias (Litchi chinensis Sonn) comercializadas em Campina Grande-PB, 2015.

  • SILVA, R. A. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA, J. C. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. ; ARAUJO, J. P. P. . Caracterização das águas dos poços tubulares localizados no semiárido Paraibano. In: 5º Simpósio de Segurança Alimentar, 2015, Bento Gonçalves - RS. Caracterização das águas dos poços tubulares localizados no semiárido Paraibano, 2015.

  • SOARES, D. R. ; GONZAGA, F. A. S. . Contribuição ao estudo da lavra de quartzo róseo do pegmatito 'Alto Feio' Pedra Lavrada-Paraíba. In: XXVI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2015, Natal - RN. Contribuição ao estudo da lavra de quartzo róseo do pegmatito 'Alto Feio' Pedra Lavrada-Paraíba, 2015.

  • GONZAGA, F. A. S. ; SOARES, D. R. ; SILVA FILHO, E. D. . Determinação das vazões de explotação de poços em rochas cristalinas no Cariri Ocidental Paraibano. In: XXVI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2015, Natal - RN. Determinação das vazões de explotação de poços em rochas cristalinas no Cariri Ocidental Paraibano, 2015.

  • GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; SILVA, R. A. . Estudo da qualidade físico-química das águas de poços, localizados nas cidades de Sumé-PB e Barra de São Miguel-PB. In: X CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015, Rio Branco - AC. Estudo da qualidade físico-química das águas de poços, localizados nas cidades de Sumé-PB e Barra de São Miguel-PB, 2015.

  • GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; BRAZ, A. S. . Qualidade físico-química de duas marcas de água mineral do município de Campina Grande-PB. In: X CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015, Rio Branco - AC. Qualidade físico-química de duas marcas de água mineral do município de Campina Grande-PB, 2015.

  • SANTANA, R. S. ; BARBOSA, M. P. ; FRANCISCO, P. R. M. ; GONZAGA, F. A. S. . Mapeamento da Cobertura Vegetal e dos Níveis de Degradação das Terras do Município de Parari-PB. Revista Brasileira de Geografia Física , 2012.

  • GONZAGA, F. A. S. ; BARBOSA, M. P. ; FRANCISCO, P. R. M. . ESTUDO DE CAMPO INTEGRADO COM IMAGEM LANDSAT PARA INDICAR ÁREAS FAVORÁVEIS A CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. Revista Brasileira de Geografia Física , 2012.

  • SILVA, L. J. R. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. ; DUARTE, M. T. L. . QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES LOCALIZADOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENEZES, W. M. S. ; BANDEIRA, P. L. ; ARAUJO, N. S. ; SILVA, I. F. M. ; SILVA FILHO, E. D. ; GONZAGA, F. A. S. . ESTUDO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUBULAR PELO O USO DE UM FILTRO FEITO COM CASCA DE ARROZ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; DUARTE, M. T. L. ; F. A. S. GONZAGA . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA LOCALIZADO EM BOQUEIRÃO-PB, ANTES E APÓS A CHEGADA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIRA, J. M. R. ; SILVA FILHO, E. D. ; BANDEIRA, P. L. ; MENEZES, W. M. S. ; ARAUJO, N. S. ; F. A. S. GONZAGA ; DANTAS, G. M. . ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR ANTES E APÓS A PASSAGEM DA ÁGUA PELO USO DE UM FILTRO NATURAL FEITO COM CASCA DE ARROZ VERMELHO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, R. A. ; LIMA, T. L. B. ; GONZAGA, F. A. S. . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA MINERAÇÃO DE CAULIM NO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA FILHO, E. D. ; BANDEIRA, P. L. ; MENEZES, W. M. S. ; ARAUJO, N. S. ; GONZAGA, F. A. S. ; MADUREIRA, I. A. ; SANTOS, J. S. I. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUBULAR PELO O USO DE UM FILTRO NATURAL FEITO COM CASCA DE ARROZ VERMELHO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS FILHO, J. I. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA, S. L. L. ; SOUSA, Y. B. ; ANDRADE, W. O. . ELABORAÇÃO DE ESCALA DE FAVORABILIDADE PARA LOCAÇÃO DE POÇOS NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE ALGODÃO DE JANDAÍRA-PB, ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS FILHO, J. I. ; GONZAGA, F. A. S. ; SOARES, D. R. ; SANTOS, J. S. I. ; ANDRADE, W. O. ; SOUSA, Y. B. ; SILVA, S. L. L. ; SILVA FILHO, E. D. ; MADUREIRA, I. A. . ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PROVENIENTES DE POÇOS TUBULARES DAS MICRORREGIÕES DO CURIMATAÚ E CARIRI PARAIBANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MADUREIRA, I. A. ; SANTOS, J. E. V. ; ARAUJO, D. S. ; COSTA, A. B. M. ; SANTOS FILHO, J. I. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS, J. S. I. ; SILVA, S. L. L. ; SOUSA, Y. B. ; GONZAGA, F. A. S. ; PEREIRA, J. R. A. C. ; SILVA FILHO, E. D. . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE ÁGUA FORNECIDA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, ATRAVÉS DE POÇO TUBULAR, NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONZAGA, F. A. S. ; SOUSA, Y. B. ; SILVA, S. L. L. ; SILVA FILHO, E. D. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS FILHO, J. I. ; MADUREIRA, I. A. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA DE POÇO TUBULAR LOCALIZADO EM QUATRO MUNICÍPIOS NA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. L. L. ; SOUSA, Y. B. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS FILHO, J. I. ; MADUREIRA, I. A. . ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUAS DE POÇOS TUBULARES LOCALIZADOS EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA, L. J. R. ; GONZAGA, F. A. S. ; SILVA FILHO, E. D. . DETERMINAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE POTABIULIDADE DA ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR DO SÍTIO DORCELINA FOLADOR, NO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS FILHO, J. I. ; F. A. S. GONZAGA, . IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA COMO ESTIMLO PARA O DEESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DOS ALNOS DO CRSO TECNICO EM MINERAÃO DO IP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS FILHO, J. I. ; SOARES, D. R. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; PIRES, M. G. L. ; F. A. S. GONZAGA, . ANALISE DA GEODIVERSIDADE REGIONAL DA EDRA DA LETRA:CONTRIBUIÇÕES DAS GEOCIÊNCIAS NA PRESERVAÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CLTTURAL PARAIBANO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, S. L. L. ; SOUSA, Y. B. ; CORDEIRO NETO, R. J. S. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . ANÁLISES DA QUALIDADE FÍSICO-QÍMICA DE ÁGUA DE POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO SÍTIOGROSSOS NO MUNICIPIO DE GURJÃO-PB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, Y. B. ; SILVA, L. J. R. ; SILVA, S. L. L. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . ESTUDO FÍSICO-QUIMICO DE ÁGUA DO POÇO TULAR LOCALIZADO NO SÍTIO URUBU NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE OA VISTA-P. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA, L. J. R. ; SILVA, S. L. L. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . DETERMINAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO TUULAR LOCALIZADO NO SÍTIO MANOEL DE BARROS NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORDEIRO NETO, R. J. S. ; SILVA, L. J. R. ; SOUSA, Y. B. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA-PB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, H. B. L. ; SANTOS FILHO, J. I. ; LIMA, W. B. C. ; GONZAGA, F. A. S. . CARTILHA EDUCACIONAL: DESENVOLVIMENTO REGULARIZADO DA MINERAÇÃO EM PEQUENA ESCALA NA PROVÍNCIA DA BORBOREMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS FILHO, J. I. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; GONZAGA, F. A. S. . MODELMINE: INCWNTIVO ÀS PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO E ENSINO DA APLICAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, L. J. R. ; CORDEIRO NETO, R. J. S. ; F. A. S. GONZAGA, ; SILVA FILHO, E. D. . COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE UM POÇO TUBULAR LOCALIZADO NO SÍTIO CANOA VELHA NO MUNICÍPIO DE CUBATI-PB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONZAGA, F. A. S. . Degradação Ambiental Provocada pelas águas de Poços Perfurados em Rochas Cristalinas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2014. (Avaliador de Projeto de Pesquisa).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de A poio á Pesquisa aos Técnicos Administrativos da Educação. 2014. (Avaliador de Projeto de Pesquisa).

GONZAGA, F. A. S. . Programa de Cursos de Extensão. 2014. (Avaliador de Projeto de Extensão).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Pré-Incubação de Empreendimentos Inovadores e Projetos de EmpresasJuniores. 2014. (Avaliador de Projeto de Extensão).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Apoio à Pesquisa do Convênio IFS/Petrobrás. 2014. (Avaliador de Projeto de Pesquisa).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2014. (Avaliador de Projeto de Pesquisa).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio do CNPQ. 2014. (Avaliador de Projeto de Pesquisa).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Bolsas de Extensão Tecnológica. 2014. (Avaliador de Projeto de Extensão).

GONZAGA, F. A. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior. 2014. (Avaliador de Projeto de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    IDENTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES FISSURAIS EM AMBIENTES CRISTALINOS NA PARAÍBA ATRAVÉS DE IMAGENS DE SATÉLITE, Descrição: Dentro desta problemática, se faz necessária a aplicação deste conhecimento nessa região paraibana para que seja possível mensurar quantitativamente a potencialidade hidrogeológica dos municípios, buscando identificar possíveis locais de armazenamento e recarga de águas subterrâneas. Jardim de Sá et al. (2008) destacam a importância da utilização de métodos simples, de aplicação direta e baixo custo para a pesquisa hidrogeológica, enfatizando que abordagens sofisticadas e de custo elevado como locações de poços através de geofísica terrestre e aérea teriam escassa utilidade para a pesquisa hidrogeológica em regiões economicamente carentes.Gonzaga (2011) destaca que em função de sua dimensão, o reconhecimento de fraturas e outras estruturas em escala regional, deve envolver a análise em detalhe de imagens de satélites e fotografias aéreas convencionais, em conjunto do estudo de afloramentos. Direcionando desta forma a fotointerpretação à localização de estruturas favoráveis, tais como fraturas e falhas, observando também do manto de intemperismo e a rede de drenagem que envolve a área que se está prospectando.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Coordenador / Edmilson Dantas da Silva Filho - Integrante / Henrique Bruno Lima de Oliveira - Integrante / Josenildo Isidro dos Santos Filho - Integrante / WANDENBERG BISMARCK COLAÇO LIMA - Integrante / Livia Nayara Nobrega de Melo - Integrante / Marianna Lima Costa - Integrante / Larissa Colaço Leonardo - Integrante.

  • 2019 - Atual

    USO DA CASCA DO AMENDOIM E DE LARANJA NO TRATAMENTO DA ÁGUA DE POÇOS TUBULARES LOCALIZADOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE POCINHOS-PB, Descrição: As características físicas das águas de abastecimento encerram comumente o impacto de imediato ao consumidor, podendo, com alguma frequência, concorrer para recusa da água distribuída pela concessionária. Quando tal se sucede, a opção de abastecimento recai para fonte alternativa, não necessariamente segura. Esta percepção imediata abarca os sentidos da visão (turbidez e cor), paladar e olfato (sabor e odor) (LIBANIO, 2010). A qualidade química é aferida pela própria identificação do componente na água, por meio de métodos laboratoriais específicos. Tais componentes químicos não devem estar presentes na água acima de certas concentrações determinadas com o auxílio de estudos epidemiológicos e toxicológicos. As concentrações limites toleráveis significam que a substância, se ingerida por um indivíduo com constituição física mediana, em certa quantidade diária, durante um determinado período de vida, adicionada a exposição esperada da mesma substância por outros meios (alimento, ar, etc.), submete esse indivíduo a um risco inaceitável de acometimento por uma enfermidade crônica resultante. Em 1972, pesquisadores trabalharam sobre o uso de um filtro natural para a água na Tailândia feito com fibra de coco e casca de arroz, resíduos recuperáveis a custo zero. Ambos seriam capazes de removerem detritos indesejados e a turvação da água, a fim de purificá-la. Estes métodos foram testados sem a adição de substâncias químicas. Em particular, a casca de arroz apresentou elevada capacidade de absorção e para melhorar a cor, o gosto e odor da água. Filtragem usando casca de banana seca, sabugo de milho triturado e casca de arroz triturado, deve ser mais benéfico para as comunidades rurais em todo o mundo que não têm acesso a água potável limpa. As cascas de arroz são abundantes, e muitas vezes descartadas como biomassa inútil. Reutiliza-los para a filtragem da água oferecerá uma maneira barata e acessível para que as comunidades hidratem-se em uma maneira mais segura (RICHARD, 1979). Entretanto, conforme BONIOLO (2012), a aplicação de biomassa nos processos de adsorção apresenta baixo custo operacional e alta eficiência na capacidade de remoção dos poluentes. Trata-se de um material natural, praticamente sem custo, abundante e com capacidades adsortivas por metais e compostos orgânicos. Dessa forma, surge a possibilidade da utilização de produtos de descarte como um meio de descontaminação, podendo este ser utilizado sem maiores danos ambientais ou econômicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Integrante / Edmilson Dantas da Silva Filho - Coordenador / Geraldo da Mota Dantas - Integrante / Pedro Lucas Nunes da Silveira - Integrante / Julio Cezar da Silva - Integrante / Aldeni Barbosa da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Análises físico-químicas e microbiológicas de água de poços tubulares nas zonas urbanas e rurais do município de Lagoa Seca-PB, Descrição: As categorias mais importantes de substâncias que podem ser consideradas como indesejáveis em excesso são (a) Cor ? devido à presença de matéria orgânica dissolvida de solos turfosos, ou de sais minerais de ferro e manganês; (b) Matéria suspensa - minerais finos e matéria vegetal em suspensão; (c) Turbidez ? é uma medida da claridade ou transparência da água; (d) Patogénicos ? podem ser vírus, bactérias, protozoários ou outros organismos que podem afetar a saúde do consumidor; (e) Dureza ? dureza excessiva ou extremamente baixa é igualmente indesejável; (f) Gosto e odor ? gostos e odores desagradáveis são devidos a uma variedade de razões como a contaminação por águas residuais, concentração excessiva de certos produtos químicos, falta de oxigénio na água ou presença de certas algas; (g) Químicos ? existem uma grande variedade de produtos tóxicos e nocivos que podem ocorrer em recursos hídricos. Durante os processos que ocorrem durante o ciclo hidrológico a quantidade e a qualidade da água sofre alterações devido às características físicas (área, topografia, cobertura vegetal, clima, solo), químicas (esgotos industriais e domésticos, fertilizantes, pesticidas e alteração das rochas) e biológicas. A poluição das águas subterrâneas é um grande problema nos países em desenvolvimento. Em 1972, pesquisadores trabalharam sobre o uso de um filtro natural para a água na Tailândia feito com fibra de coco e casca de arroz, resíduos recuperáveis a custo zero. Ambos seriam capazes de removerem detritos indesejados e a turvação da água, a fim de purificá-la. Estes métodos foram testados sem a adição de substâncias químicas. Em particular, a casca de arroz apresentou elevada capacidade de absorção e para melhorar a cor, o gosto e odor da água. Filtragem usando casca de banana seca, sabugo de milho triturado e casca de arroz triturado, deve ser mais benéfico para as comunidades rurais em todo o mundo que não têm acesso a água potável limpa. As cascas de arroz são abundantes, e muitas vezes descartadas como biomassa inútil. Reutiliza-los para a filtragem da água oferecerá uma maneira barata e acessível para que as comunidades hidratem-se em uma maneira mais segura (RICHARD, 1979). Entretanto, conforme BONIOLO, 2012, a aplicação de biomassa nos processos de adsorção apresenta baixo custo operacional e alta eficiência na capacidade de remoção dos poluentes. Trata-se de um material natural, praticamente sem custo, abundante e com capacidades adsortivas por metais e compostos orgânicos. Dessa forma, surge a possibilida. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Integrante / Edmilson Dantas da Silva Filho - Coordenador / Pedro Lira Bandeira - Integrante / Williane Maria de Sena Menezes - Integrante / Natália Souto de Araújo - Integrante / Geraldo da Mota Dantas - Integrante / Maria da Conceicao Silva de Melo Caracol - Integrante.

  • 2018 - 2018

    CARACTERIZAÇÃO PETROFÍSICA, ESTRUTURAL E MINERALÓGICA DA BACIA RIO DO PEIXE, Descrição: A justificativa deste projeto está pautada na investigação geológica de possíveis recursos minerais de importante valor econômico e social na região sertaneja do estado da Paraíba. Destacando o estudo petrofísico, aliado ao perfil estrutural da região que envolve a Bacia do Rio do Peixe, como duas importantes ferramentas para a descrição geológica mais completa da região. A importância de se desenvolver este estudo na região está relacionada com a possibilidade de acúmulo ou dispersão de fluídos, principalmente hidrocarbonetos, na bacia, características que necessitam de estudos detalhados multiescalares de propriedades petrofísicas das rochas locais, concomitantemente com a interpretação estrutural de falhas e outros aspectos tectônicos na região, além da caracterização mineralógica das rochas locais. Embora a Bacia do Rio do Peixe seja alvo de pesquisadores por várias décadas, a correlação entre estes três métodos não foi antes explorada, configurando um potencial inovador na pesquisa a ser desenvolvida. Estes estudos caracterizam-se pela interpretação de propriedades como porosidade e permeabilidade das rochas encontradas na Bacia do Rio do Peixe, relacionando a capacidade destas acumularem fluidos de importância econômica com o comportamento estrutural da região, destacando como este comportamento influencia nas propriedades petrofísicas e mineralógicas das rochas locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Coordenador / Edmilson Dantas da Silva Filho - Integrante / Dwigth Rodrigues Soares - Integrante / Sarah Lilian de Lima Silva - Integrante / Yvina Beserra de Sousa - Integrante / Josenildo Simão da Silva - Integrante / Henrique Bruno Lima de Oliveira - Integrante / WANDENBERG BISMARCK COLAÇO LIMA - Integrante / WESLEY OLIVEIRA DE ANDRADE - Integrante / Adriana Lemos Porto - Integrante.

  • 2017 - 2018

    ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES SITUADOS NAS MICRORREGIÕES DO CURIMATAÚ E CARIRI OCIDENTAL DO ESTADO DA PARAÍBA., Descrição: O consumo de água contaminada por agentes biológicos ou físico-químicos tem sido associado a diversos problemas de saúde. Algumas epidemias de doenças gastrointestinais, por exemplo, têm como fonte de infecção a água contaminada. Essas infecções representam causa de elevada taxa de mortalidade em indivíduos com baixa resistência, atingindo especialmente idosos e crianças menores de cinco anos (OPS, 2000). Não existe na natureza a água quimicamente pura, exceto nos laboratórios. Sua composição e qualidade são muito variáveis e está determinada pelo substrato do solo por onde a água transita ou onde está armazenada. Desta forma, quando se refere aos padrões de qualidade da água, não se refere a um estado de pureza e sim em condições físico, químicas e biológicas adequadas ao consumo humano e animal. O risco de ocorrência de surtos de doenças veiculadas pela água é alto no meio rural, devido à facilidade de contaminação bacteriana de águas captadas em fontes de abastecimento superficial, muitas vezes próximas de fontes contaminadoras como fossas e áreas de pastagens com a presença de animais (AMARAL, 2003). AMARAL (2003), verificou que, durante o período das chuvas, a infiltração da água de escoamento de uma pastagem que apresentava fezes de animais, para dentro da fonte, foi à causa da contaminação de uma certa comunidade. A maioria das doenças nas áreas rurais pode ser consideravelmente reduzida, desde que a população tenha acesso à água potável. Infelizmente, um dos maiores problemas das fontes de abastecimento d?água é a falta de um monitoramento sistemático de sua qualidade física, química e microbiológica. Tendo como base esta problemática, torna-se indispensável programas de pesquisa que atendam a temática de forma prática, avaliando a qualidade da água distribuída, de forma a monitorar seus parâmetros, visando a adequação para o consumo humano. De forma tal, a contribuir para a diminuição do índice de doenças que atingem a população atendida pelo fornecimento de água, principalmente em períodos de extrema escassez como o que atinge toda a região paraibana atualmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Coordenador / Edmilson Dantas da Silva Filho - Integrante / Sarah Lilian de Lima Silva - Integrante / Yvina Beserra de Sousa - Integrante / Henrique Bruno Lima de Oliveira - Integrante / Josenildo Isidro dos Santos Filho - Integrante / Joao Galdino de Lucena Neto - Integrante.

  • 2017 - Atual

    ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES SITUADOS NAS MICRORREGIÕES DO CURIMATAÚ OCIDENTAL E CARIRI OCIDENTAL DO ESTADO DA PARAÍBA., Descrição: A água é uma necessidade imprescindível para qualquer ser vivo e utilizada para vários fins, por isso é de extrema importância à identificação dos parâmetros físico-químicos específicos, deste líquido para ser considerada adequada para consumo humano. A qualidade da água é definida por meio de um conjunto de parâmetros constituídos por normas e legislações sanitárias (CAEMA, 2008). As águas subterrâneas captadas em rochas cristalinas através de poços tubulares, na maioria das vezes de salinidade elevada, são a principal fonte de suprimento de água para o consumo humano e animal, pois nestes ambientes muitas vezes não se dispõem de mananciais de superfície, e nas raras ocasiões que ocorre este tipo de fonte as precipitação pluviométrica pode até ser suficiente para enchê-los, porém a taxa de evaporação é bastante alta, tornando-os vazios em poucos meses. Assim, tais poços exercem um vital papel no fornecimento de água a esta população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Coordenador / Edmilson Dantas da Silva Filho - Integrante / Sarah Lilian de Lima Silva - Integrante / Yvina Beserra de Sousa - Integrante.

  • 2017 - Atual

    ESTUDO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUA DE POÇOS TUBULARES PELO O USO DE UM FILTRO NATURAL FEITO COM CASCA DE ARROZ, Descrição: A água é uma substância essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos ou como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como, por exemplo, o ser humano que é composto no seu organismo adulto por volta de 80% de água. É também, um recurso natural abundante na Terra, cerca de 70% da superfície do planeta é constituído de água, seja em estado líquido (oceanos, mares, lagos, rios e águas subterrâneas), seja em estado sólido (geleiras e neve). Mas o maior volume é de água salgada, que se encontra nos mares e refere-se a 97% do seu volume total, apenas 3% são de água doce e, desses mínimos 3%, somente 0,01% estão armazenadas nos lençóis freáticos na forma de águas subterrâneas (MARTINS, 2008).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Integrante / Edmilson Dantas da Silva Filho - Coordenador / Pedro Lira Bandeira - Integrante / Williane Maria de Sena Menezes - Integrante / Natália Souto de Araújo - Integrante / Geraldo da Mota Dantas - Integrante.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE POLARISCÓPIO GEMOLÓGICO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DE SUCATA DE TELA DE LCD DE NOTEBOOK, Descrição: Nos últimos anos a rapidez da produção de bens e consumo de produtos eletrônicos, notadamente celulares e computadores, vem gerando um acúmulo de sucatas eletrônicas. A maioria do lixo eletrônico gerado é descartada de forma inadequada, gerando diversos problemas ambientais. Isso se deve, principalmente, pela dificuldade de separação de componentes, tais como placa mãe e outros materiais eletrônicos. Aparelhos de TV e telefone, computadores e impressoras e placas de componentes eletrônicos contêm substâncias tóxicas e nocivas, tais como chumbo, mercúrio e cádmio. Por isso não devem ser descartados juntamente com lixo doméstico comum. De acordo com Gabriel et al. (2014), materiais nobres e raros contidos nos equipamentos eletroeletrônicos (inclusive nas telas de LCD) se não forem reciclados, correm o risco de desaparecerem nas próximas gerações. Alguns materiais como telas de LCD têm pouco reaproveitamento, sendo descartadas na Natureza, em sua maioria, gerando problemas ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Integrante / Dwigth Rodrigues Soares - Coordenador / Ingrid Paloma da Costa - Integrante / Maria Clara da Costa - Integrante / Júlia Tereza Alves da Costa - Integrante.

  • 2012 - 2012

    CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E PALEOGEOGRÁFICA DAS CADEIAS MONTANHOSAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, Descrição: Sabendo que não há estudos voltados para estas áreas na cidade de Campina Grande, órgãos como a Defesa Civil local não tem preparo algum para o planejamento da expansão e cuidados com o local. Vale ressaltar que as transformações no relevo sempre estão ocorrendo, levando a diferentes meios necessários para se lidar com o mesmo. Deste modo, é pretendido que sejam feitas as análises geomorfológicas e paleogeográficas da cidade de Campina Grande. Tendo em vista a grande potencialidade econômica, cultural e ambiental da região e conhecendo as características obtidas através do pretendido estudo, é possível potencializar o desenvolvimento socioeconômico/ambiental da região, o que evita a exaustão dos recursos naturais essenciais para uma estruturação econômico-social de forma que melhor será desencadeada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco de Assis da Silveira Gonzaga - Coordenador / ISABELA ALMEIDA - Integrante / JÓYCE KAYNARA GOMES - Integrante / ÍTALO HÉCTOR MEDEIROS BATISTA - Integrante / Matheus de Araújo Cavalcante - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Mensão honrosa do III CONAN E VI COMAN - Ciência e Tecnologia de Alimentos 1º LUGAR, UFOP.

2017

Mensão honrosa do III CONAN E VI COMAN - Ciência e Tecnologia de Alimentos 2º LUGAR, UFOP.

2017

HONRA AO MÉRITO, ENAAL/SBAAL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. , Rua Tranquilino Coelho Lemos, Dinamérica, 58432300 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 21026200, Ramal: 6224

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor efetivo lecionando as disciplinas de Geologia Geral, Mineralogia, Geologia de Minas e Geologia do Petróleo no campus do IFPB Campina Grande.

  • 2010 - 2012

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

    Outras informações:
    ATUALMENTE LECIONA AS SEGUINTES DISCIPLINAS: - MINERALOGIA; - GEOLOGIA GERAL; - GEOLOGIA DO PETRÓLEO E - GEOLOGIA DE MINAS.

  • 1989 - Atual

    Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GEÓLOGO, Carga horária: 30

    Outras informações:
    REALIZA PROPECÇÃO PARA OBTENÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM AQUÍFEROS FISSURAIS E POROSOS EM VÁRIOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE.