Thiago Ferreira da Silva

Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia e Taxonomia Vegetal

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia ( Campus Jatai )

2009 - 2011

Universidade Federal de Goiás
Título: Regeneração natural arbórea e infuencia de fatores edáficos no trecho da vazão reduzida em empreendimento hidrelétrico (PCH Jataí) no sudoeste goiano,Ano de Obtenção: 2011
Frederico Augusto Guimarães Guilherme.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Regeneração natural arbórea.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2015 - 2017

Faculdade Apogeu
Título: Proposta para a melhoria do Ensino superior no Brasil
Orientador: Jorge Carvalho Gonçalves

Graduação em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Universidade Federal de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Hortas Urbanas. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2015 - 2015

Mata Ciliar. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Herpetofauna do Estado de Goiás. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2006 - 2006

Levantamento e estudo florístico do cerrado. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2005 - 2005

Cultivo de Bonsai. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, T. F. ; SANTOS, C. S. . III Mostra dos Trabalhos de Morfologia na UFG - Campus Jataí. 2007. (Exposição).

SILVA, T. F. ; SANTOS, C. S. . I Mostra dos Trabalhos de Morfologia. 2006. (Exposição).

SILVA, T. F. ; SANTOS, C. S. . II Mostra de Trabalhos e Morfologia. 2006. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Seminário de Pos-Graduação da UFG.Regeneraçao natural arbórea e influencia de fatores edáficos no trecho da vazão reduzida em empreendimento hidrelétrico (PCH Jataí) no sudoeste goiano. 2010. (Seminário).

XI - EREGEO - Simposio Regional de Geografia.Abordfagem em Educação Ambiental: o uso e tratamento de água e efluentes para o público escolar. 2009. (Simpósio).

XI - EREGEO - Simposio Regional de Geografia. 2009. (Simpósio).

59ª congresso Nacional de Botânica. Flora vascular de um remanescente vegetal urbano no municipio de Jataí, GO. 2008. (Congresso).

59º Congresso Nacional de Botãnica. 2008. (Congresso).

V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2008. (Congresso).

XVI Seminário de Iniciação Científica.Levantamento de uma flora vascular em uma floresta urbana no municipio de Jataí. 2008. (Seminário).

59ª Reunião Anual da SBPC. 2007. (Congresso).

59ª Reunião Anual da SBPC.A utilização das Ciências Biológicas para a compreenção de impacto ambiental na cidade de Piranhas, GO. 2007. (Simpósio).

III Mostra dos trabalhos de morfologia na UFG - Campus Jataí.Análises Morfológicas e Anatómicas das Plantas Ornamentais da UFG Campus Jataí. 2007. (Outra).

IV Semana de Biologia. 2007. (Outra).

PROJETO UNIVERSIDARTE. 2007. (Outra).

XVIII Semana do ICB. 2007. (Simpósio).

XVIII Semana do ICB da Universidade Federal de Goiás.OCORRENCIA E CARACTERIZAÇÃO DE PLANTAS TOXICAS USADAS COMO ORNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE JATAÍ, GO. 2007. (Outra).

II Mostra dos Trabalhos de Morfologia na UFG. 2006. (Seminário).

I Mostra dos Trabalhos de Morfologia na UFG. 2006. (Seminário).

XVII Semana do Instituto de Ciências Biológicas. 2006. (Seminário).

XVI Semana do Instituto de Ciências Biológicas. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patrícia Resende Oliveira

FERREIRA, D. W. C.; ZORTEA, D. M.;SILVA, T. F.. Florística e Fitossociologia de um Fragmento de Vegetação Nativa no Município de Jataí Goiás como Base do Processo de Recuperação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Daielle Carrijo Gomes

GUILHERME, F. A. G.; STEIN, D. V. C.;SILVA, T. F.. Levantamento de Flora Fanerogâmica em um Remanescente florestal URbano, Jataí, GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wendy Carniello Ferreira

FERREIRA, W.C.; GUILHERME, F. A. G.; CABRAL, J. B. P.. Banca de qualificação intitulada. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia ( Campus Jatai )) - Universidade Federal de Goiás.

Raquel Maria de Oliveira

OLIVEIRA, Raquel Maria de. "Influencia de Variáveis Ambientais e Dinâmica de especies Arbóreas Regenerantes nas Matas Ciliares na Bacia do Rio Claro, Jatai, GO". 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Fabiane Costa Oliveira

OLIVEIRA, FABIANE COSTA; QUADROS, E.G.. Conflitos religiosos em Goiás no final do século XIX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

José Luiz de Castro

CASTRO, J. L.. A missão dos Redentoristas alemães em Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elci Ferreira Mendes Piochon

I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Elci Ferreira Mendes Piochon;

Thaísa Lemos de Freitas Oliveira

Estágio Supervisionado; 2006; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás - Campus Avançado de Jataí; Orientador: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira;

Robledo Lima Gil

Verdades e mitos: o que dizem os livros didáticos a respeito de evolução; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Robledo Lima Gil;

Cláudia Scareli dos Santos

Monitoria das disciplinas Morfologia vegetal para o curso de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) e Morfologia e taxonomia vegetal para o curso de Agronomia; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Campus Jatai; Orientador: Claudia Scareli dos Santos;

Frederico Augusto Guimarães Guilherme

Influência de variáveis ambientais e dinâmica de espécies arbóreas regenerantes nas matas ciliares da bacia do Rio Claro, Jataí, GO; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Frederico Augusto Guimaraes Guilherme;

Frederico Augusto Guimarães Guilherme

Levantamento da flora vascular em uma floresta urbana no município de Jataí; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Frederico Augusto Guimaraes Guilherme;

Fabiane Costa Oliveira

Conflitos religiosos em Goiás no final do século XIX; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás; Orientador: Fabiane Costa Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUILHERME, F. A. G. ; SILVA, T. F. . Programa de Salvamento de Germoplasma ao Longo da Linha de Transmição da Pequena Central Hidrelétrica de Retiro Velho. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Florística, estrutura e diversidade de espécies vegetais nos ecossistemas florestais do sudoeste goiano, Descrição: Concomitante com o crescente progresso agropecuário, também vem ocorrendo processos de devastação dos ecossistemas naturais no sudoeste goiano, onde praticamente não há estudos sobre a composição florística e fitossociológica das formações savânicas e florestais da região. Neste sentido, o atual projeto tem o objetivo de avaliar parâmetros de diversidade vegetal, estrutura, dinâmica, categorias sucessionais e síndromes de dispersão de diásporos em formações florestais, como florestas de interflúvio e florestas ribeirinhas da região, bem como os possíveis efeitos da fragmentação florestal sobre essas formações. A princípio trabalhar-se-á apenas com espécies arbóreas e serão escolhidas fitofisionomias próximas da cidades de Jataí, devido às facilidades na determinação do material botânico e de acesso, respectivamente. Serão instaladas sempre parcelas de 10  10 m (100 m2) visando manter um padrão amostral, possibilitando futuras comparações. As parcelas serão permanentes visando futuros estudos da dinâmica florestal. Para cada parcela, todos os indivíduos arbóreos com DAP (diâmetro à altura do peito)  5cm serão mensurados e classificados em categorias sucessionais e síndromes de dispersão. Variáveis ambientais, como topografia, composição físico-química dos solos, luz, temperatura e umidade do ar, quando possível, também serão registradas. Análises de variância e análises multivariadas serão utilizadas para avaliar o conjunto de dados simultaneamente. A avaliação da composição florística, da diversidade, da estrutura, além de possíveis alterações nas taxas de crescimento, recrutamento e mortalidade de árvores futuramente registradas, darão suporte para ações de restauração e conservação de fragmentos florestais no sudoeste goiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thiago Ferreira da Silva - Integrante / Frederico Augusto Guimarães Guilherme - Coordenador / Luzia Francisca de Souza - Integrante / Matheus de Souza Lima Ribeiro - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Colégio Estadual Educandário Espírita de Anápolis

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 6

  • 2017 - 2018

    Colégio Estadual Educandário Espírita de Anápolis

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 9

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 10

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 4

    Outras informações:
    monitoria nas disciplinas de Morfologia Vegetal, fornecida para o curso de Ciências Biológicas, e Morfologia e Taxonomia Vegetal fornecida para os Cursos de Agronomia

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Monitoria nas disciplinas de Morfologia e Taxonomia Vegetal fornecida para os Cursos de Agronomia e zootecnia.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitoria na disciplinas de Morfologia Vegetal, fornecida para o curso de Ciências Biológicas

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Cursinho Atitude, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

    Atividades

    • 01/2008 - 02/2008

      Estágios , Embrapa Arroz e Feijão, .,Estágio realizado, na Embrapa Arroz e Feijão, pertinentas à área de Biotecnologia, com carga horária de 40 horas semanais, perfazendo um total de 176 horas, sob orientação técnica da Pesquisadora Dra. Tereza Cristina de Oliveira Borba..

  • 2018 - Atual

    Colégio Estadual Arlindo Costa

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 11

  • 2015 - Atual

    Colégio Estadual Arlindo Costa

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 40

  • 2017 - 2017

    Colégio Estadual Arlindo Costa

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 3