Marcos Gehrke
Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014); Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2023). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Curso de Pedagogia para Indígena. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de educadores, educação do campo, educação escolar indígena, escola itinerante, escola do campo, biblioteca escolar, práticas de leitura e escrita.Membro da Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas marxistas em Educação do Campo. Membro do Programa Interinstitucional de pesquisa e formação intercultural/bilingue de professores indígenas do Paraná.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado
2011 - 2014
Universidade Federal do Paraná
Título: Contribuições da práxis para a constituição da Biblioteca Escolar do Trabalho a partir da Educação do Campo
Orientador: Leilah Santiago Bufren
, Ano de obtenção: 2014. Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Leitura; Escrita; Biblioteca Escolar do Trabalho; Educação do Campo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal do Paraná
Título: Escrever para continuar escrevendo: as práticas de escrita da Escola Itinerante do MST
, Ano de Obtenção: 2010.Leilah Santiago Bufrem.Palavras-chave: Formação de educadores; Práticas de Escrita.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento
2003 - 2005
Universidade de Brasília, UnB
Título: Práticas de Leitura e Escrita na Escola Itinerante e a Formação de Ledores-Escrevedores no contexto da Educação do Campo
Orientador: Benedita de Almeida
Especialização em Magistério da Educação Basica
1997 - 1998
Instituto Brasileiro de Pós Graduação
Título: Formação de Educadores e Educadoras no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Orientador: Sonia Maria Chaves Haracemiv
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena-Hab
1993 - 1996
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DO CAMPO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INDÍGENA.
Organização de eventos
HAMMEL, A. C. ; LUEDEMANN, C. S. ; ANTONIO, C. A. ; ANHAIA, E. M. ; MARTINS, F. J. ; RITTER, J. ; GEHRKE, M. . IV SIFEDOC. 2023. (Congresso).
GEHRKE, M. ; LEITE, V. J. . Estágio Supervisionada no VIII Encontro Estadual de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária: 20 Anos da Escola itinerante do Paraná. 2023. (Outro).
GEHRKE, M. ; FAUSTINO, R. C. . III SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL E BILINGUE DE PROFESSORES INDÍGENAS NO PARANÁ. 2020. (Outro).
GEHRKE, M. . II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE DE PROFESSORES INDÍGENAS NO PARANÁ. 2019. (Outro).
GEHRKE, M. . I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL E BILINGUE DE PROFESSORES INDÍGENAS NO PARANÁ. 2018. (Outro).
GEHRKE, M. . XIII Semana de Pedagogia: 40 anos de história do Curso de Pedagogia. 2015. (Outro).
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. . Formação de professores para Educação Básica. 2015. (Outro).
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. . II Encontro Regional de Educação do Campo. 2014. (Outro).
GEHRKE, M. . 7° SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2014. (Outro).
GEHRKE, M. . A Universidade pública no processo de universialização da educação do campo. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. . XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. . XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. ; SANTOS, R. ; VOLUPCA, T. C. ; SILVA, M. R. ; MORAES, V. M. . II Círculo de Oficinas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. . I Mostra de Materiais Pedagógicos: Metodologias e Produções. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. . Curso de Formação Continuada de Educadores e Educadoras do Ensino Médio -. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. . XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e II Encontro do PIBID/Diversidade. 2013. (Outro).
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. . Seminário Regional de Educação do Campo. 2012. (Outro).
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. . Seminário Regional de Educação do Campo. 2012. (Outro).
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. ; MORAES, V. M. ; VOLUPCA, T. C. . CÍRCULO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCITURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2012. (Outro).
GEHRKE, M. . Plano Municipal de Educação de Abelardo Luz - SC. 2008. (Outro).
GEHRKE, M. . Curso de Educadoras e Educadores de Educação Infantil. 2006. (Outro).
GEHRKE, M. ; SANTOS, Luis César Teixeira. . II Seminário de Experiências Educativas de Formação de Educadoras e Educadores do Campo e III Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo. 2006. (Outro).
GEHRKE, M. ; GHEDINI, Cecilia Maria. ; GOBO, Paulo Roberto. ; ANHAIA, Edson Marcos. . Programa Municipal de Formação de Edcucadoras e Educadores. 2006. (Outro).
GEHRKE, M. . Curso de Formação de Educadoras e Educadores do MOVA. 2006. (Outro).
GEHRKE, M. ; SANTOS, Luis César Teixeira. . Vivências do Tempo Comunidade. 2006. (Outro).
GEHRKE, M. . Seminário de Experiências Educativas e Formação de Educadoras e Educadores do Campo e II Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia para Educadoores do Campo.. 2005. (Outro).
GEHRKE, M. ; Almeida . Seminário Gramsciano. 2005. (Outro).
GEHRKE, M. . "Seminário do Conhecimento, Pedagogia e Movimento e I Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo". 2004. (Outro).
Lucini ; GEHRKE, M. . I Semana Paulo Freire. 2002. (Outro).
GEHRKE, M. . I Conferência Regional " Por uma educação do campo" .. 2001. (Outro).
Schwendler ; GEHRKE, M. ; Zanetti . Projeto de educação de jovens e adultos nos assentamentos da reforma agrária na região sul do Paraná: alfabetização, escolarização e capacitação.. 2001. (Outro).
GEHRKE, M. . II Conferência Estadual ' Por uma educação do campo".. 2000. (Outro).
Participação em eventos
Extensão UFFS.Formação Continuada de Educadores/as da rede municipal de Porto Barreiro. 2023. (Outra).
III Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura, III Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade X Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional. 2023. (Congresso).
IV SIFEDOC. 2023. (Seminário).
XIV Semana Pedagógica das Escolas de Ensino Médio do Campo no Estado do Ceará. 2023. (Outra).
Congreso Internacional de Educación en Territorios Rurales. MANUAIS ESCOLARES E BILINGUISMO INDÍGENA (KAINGANG-PORTUGUÊS) NO BRASIL/PARANÁ: QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2022. (Congresso).
Formação Continuada de Educadores/as Escola da Terra.Seminário de avaliação do Curso no projeto. 2021. (Outra).
Formação Continuada de Educadores/as Escola da Terra.Seminário de avaliação do Curso no projeto. 2021. (Outra).
Formação Continuada de Educadores/as Escola da Terra.Seminário de avaliação do Curso no projeto. 2021. (Outra).
III Seminário Internacional de educação do campo e III Fórum de educação do campo da região norte do Rio Grande do Sul: resistência e emancipação social e humana. 2017. (Seminário).
II Seminário de grupos de pesquisa em educação do campo da região sul. 2017. (Seminário).
Semana Pedagógica Municipal.Reformulação do projeto politico pedagógico das escolas municipais de Goioxim. 2017. (Outra).
Seminário Nacional "O legado de Paulo Freire". 2017. (Seminário).
Seminário Nacional "O legado de Paulo Freire".Paulo Freire e a educação como prática da liberdade. 2017. (Seminário).
XXV Semana de Educaçõa e O Semana acadêmica da pedagogia EaD.O papel do estágio na formação de professores na escola contemporânea. 2017. (Outra).
Formação continuada em educação do campo.Formação de Professores e o planejamento. 2016. (Outra).
Intercâmbio de experiências inovadoras na educação da infância de Florianópolia. 2016. (Outra).
IV SEDIUNI - Simpósio da Educação Infantil da Unicentro.Biblioteca infantil: questões teóricas e práticas. 2016. (Simpósio).
IV SEDIUNI - Simpósio de Educação Infantil da Unicentro.Políticas e práticas pedagógicas na Educação Infantil do campo. 2016. (Simpósio).
Seminário: Educação em Agroecologia nas Escolas do Campo. 2016. (Seminário).
VI Semana Pedagógica das Escolas de Ensino Médio do Campo do Estado do Ceará. 2016. (Outra).
Curso de formação continuada SISFOR.Produção e reescrita de textos. 2015. (Outra).
II Seminário regional de educadores e educadoras das escolas do campo vinculadas aos assentamentos de reforma agrária.A escola do campo no contexto da reforma agrária. 2015. (Seminário).
IV Seminário Regional das Licenciaturas em Educação do Campo da Região Sul.Sistematização das questões levantadas nas áreas. 2015. (Seminário).
Projeto de extensão: Formação continuada de educadores da educação básica no centro-sul do Paraná, com ênfase em açoes para o fortalecimento da política pública em educação do campo.Formação continuada. 2015. (Outra).
VII Fórum da Educação do Campo da Cantuquiriguaçu e I Seminário de fortalecimento das políticas públicas da Educação do Campo.Experiência pedagógica das 4 escolas do campo. 2015. (Seminário).
VII Semana dos normalistas> diálogos e interções para docência em educação infantil e nos anos iniciais.Práticas pedagógicas nos anos iniciais. 2015. (Outra).
XXIII Semana de Pedagogia: 40 anos de história do curso de pedagogia.Apresentação de trabalhos. 2015. (Outra).
XXIII Semana de Pedagogia: 40 anos de história do curso de pedagogia. 2015. (Outra).
Curso de extensão: educação integral e em tempo integral, formação e acompanhamento da implantação nos município de Laranjeiras do Sul/PR e de Rio Bonito do Iguaçu/PR.Língua Portuguesa. 2014. (Outra).
Curso de formação continuada.Metodologias de plano de trabalho nos ciclos de formação nas Escolas do Campo. 2014. (Outra).
Curso de Formação Continuada de Educadores das Escolas do Campo.Organização do trabalho pedagógico das escolas do campo (por ciclos), currículo, práticas pedagógicas. 2014. (Outra).
Elaboração de Material para Classes Multisseriadas com Crianças de 6 a 8 anos e de 9 a 11 anos e do Workshop Educação do Campo e Conectividade.Elaboração de Material para Classes Multisseriadas com Crianças de 6 a 8 anos e de 9 a 11 anos e do Workshop Educação do Campo e Conectividade. 2014. (Encontro).
Encontro dos Professores das Escolas Itinerantes do Paraná. 2014. (Seminário).
II Encontro Regional de Educação do Campo.Educação do Campo. 2014. (Encontro).
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo.Desafios das Licenciaturas na materialização das Escolas do Campo. 2014. (Seminário).
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).
Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Educação do Campo: trajetórias desafios. 2014. (Seminário).
Seminário Nacional da Frente de Educação Básica sobre o Experimento Pedagógico das Escolas Itinerantes MST/PR: Organização Curricular em Complexos de Estudos.Planejamento por complexos na escola (Plano por semestre e turma, planejamento de ensino).. 2014. (Seminário).
Seminário Nacional da Frente de Educação Básica sobre o Experimento Pedagógico das Escolas Itinerantes MST/PR: Organização Curricular em Complexos de Estudos.Planejamento por complexos na escola (Plano por semestre e turma, planejamento de ensino).. 2014. (Seminário).
XXII Semana de Pedagogia - discutindo as bases epistemológicas: reflexos para sua prática.Oficina sobre a biblioteca escolar. 2014. (Outra).
XXII Semana de Pedagogia - discutindo as bases epistemológicas: reflexos para sua prática.Mesa redonda. 2014. (Outra).
XXII Semana de Pedagogia - discutindo as bases epistemológicas: reflexos para sua prática. 2014. (Outra).
XXII Semana de Pedagogia - discutindo as bases epistemológicas: reflexos para sua prática.Conjuntura e leitura em bibliotecas escolares no contexto do campo no Paraná. 2014. (Outra).
Aula Inaugural para alunos aprovados no Vestibular Especial do Curso de Pedagogia - Turma Especial para Educadores do Campo.Aula Inaugural para alunos aprovados no Vestibular Especial do Curso de Pedagogia - Turma Especial para Educadores do Campo. 2013. (Encontro).
Aula Inaugurla do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo - UEM.Pedagogia para Educadores do Campo: desafios na formação inicial de educadores do campo. 2013. (Outra).
CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST.CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST. 2013. (Seminário).
Curso de Especialização em Educação do Campo.Práticas de Leitura na Escola do Campo. 2013. (Encontro).
Curso de Formação Continuada com Escola do Campo.Planejamento. 2013. (Oficina).
Encontro dos Professores das Escolas Itinerantes do Paraná.Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes Bases Teóricas dos Ciclos de Formação Humana: avaliação, reagrupamento, classes intermediárias".. 2013. (Encontro).
Encontro Estadual de Educação do Campo: por uma educação do campo que garanta aos camponeses e agricultores familiares o direito a educação no lugar onde vivem. 2013. (Encontro).
I CONFERÊNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO DA CAMPO DO NORTE PIONEIRO: MOVIMENTO, CONSCIÊNCIA E AÇÃO. INFRA-ESTRUTURA E GESTÃO DA ESCOLA - ARTICULAÇÃO PARANAENSE POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Congresso).
I Conferência para uma educação do campo do Norte Pioneiro: movimento consciência e ação. 2013. (Outra).
I Conferência para uma educação do campo do Norte Pioneiro: movimento consciência e ação.Infra-estrutura e gestão da escola do campo - Articulação Paranaense por uma Educação do Campo. 2013. (Outra).
I ENCONTRO DAS ESCOLAS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO RS: PROJETO DE ESCOLA DO CAMPO.I ENCONTRO DAS ESCOLAS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO RS: PROJETO DE ESCOLA DO CAMPO. 2013. (Encontro).
II Círculo de oficinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo.Interpretação e compreensão de textos. 2013. (Oficina).
II Círculo de oficinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo.Sistematização do relato de estágio supervisionado. 2013. (Oficina).
II Círculo de oficinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo.Intercâmbio em comunidade Faxinalense. 2013. (Oficina).
II Círculo de oficinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo.O estágio supervisionado no Ensino Fundamental. 2013. (Oficina).
III Congresso Internacional Ciencias, tecnologias y culturas. Dialogos entre las diSciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el CaribeDO. 2013. (Congresso).
III Congresso Internacional Ciencias, Tecnologias y Culturas. Dialogos entre las disciplinas del Conocimiento. Mirando al Futuro de América Latina y el Caribeo. Desigualdades sociales, la lucha por la tierra y la construcción social de la escuela brasilena: dos experiencias. 2013. (Congresso).
III Encontro de Coordenadores Institucionais de PIBID. 2013. (Encontro).
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID. 2013. (Encontro).
I Jornada Latinoamericana de historia, trabajo, movimentos sociales y educación popular.Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná: apontamentos sobre o vivido na turma " Campo em Movimento". 2013. (Outra).
I Jornada Latinoamericana de historia, trabajo, movimentos sociales y educación popular. 2013. (Outra).
I JORNADA LATINOAMERICANA DE HISTORIA, TRABAJO, MOVIMENTOS SOCIALES Y EDUCACIÓN POPULAR - V JORNADAS SOBRE HISTÓRIA Y EDUCACIÓN E I JORNADA SOBRE ANTROPOLOGIA Y EDUCACION POPULARI. 2013. (Congresso).
I JORNADA LATINOAMERICANA DE HISTORIA, TRABAJO, MOVIMENTOS SOCIALES Y EDUCACIÓN POPULAR - V JORNADAS SOBRE HISTÓRIA Y EDUCACIÓN E I JORNADA SOBRE ANTROPOLOGIA Y EDUCACION POPULARI. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO. 2013. (Congresso).
Instituto Latino-Americano de Agroecologia.Metodologia da Pesquisa. 2013. (Encontro).
XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.DOCUMENTÁRIOS SOBRE EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.GÊNEROS TEXTUAIS: RELAÇÕES ESCOLA E VIDA. 2013. (Seminário).
XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.Gêneros textuais: relações escola e vida. 2013. (Seminário).
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e II Encontro PIBID/Diversidade.A Universidade pública no processo de universalização da educação do campo. 2013. (Seminário).
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e II Encontro PIBID/Diversidade.Documentários sobre educação. 2013. (Seminário).
CÍRCULO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.OFICINA DE SÍNTESE DE APRENDIZAGEM. 2012. (Oficina).
CÍRCULO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.OFICINA DE AVALIAÇÃO. 2012. (Oficina).
CÍRCULO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.OFICINA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2012. (Oficina).
Curso de formação continuada: refelxões sobre currículo: do planejamento a ação política II.Formação de educadores das escolas itinerantes. 2012. (Outra).
Curso de formação continuada: reflexões sobre currículo: do planejamento a ação política II.Palenjamento Interdiciplinar no Ensino Fundamental e Médio. 2012. (Outra).
Curso de Formação continuada: reflexões sobre currículo: do planejamento a ação política II.Formação de educadores das escolas itinerantes. 2012. (Outra).
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS DE ENSINO.CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS DE ENSINO. 2012. (Outra).
II Semana Pedagógica das Escolas do campo - Ceará.Educação e realidade: pesquisa, trabalho e práticas sociais. 2012. (Encontro).
I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e cidade em busca de caminhos comuns.Escolarizadas e Itinerantes: as práticas de escrita compondo a biblioteca escolar itinerante. 2012. (Seminário).
I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e cidade em busca de caminhos comuns. 2012. (Seminário).
Seminário sobre formas de organização do plano de estudos da escola da educação politécnica e a agricultura camponesa. 2012. (Seminário).
XX Semana de Pedagogia Educação e Humanidades: conceitos e contextos de 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação.Mesa redonda: Educação do Campo. 2012. (Seminário).
XX Semana de Pedagogia Educação e Humanidades: conceitos e contextos de 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação.Mesa redonda: Educação do Campo. 2012. (Seminário).
Curso de formação continuada: reflexôes sobre cirrículo: do planejamento a ação política II.Constução dos complexos. 2011. (Outra).
Entrelinhas: o Plano Nacional de Educação em Discussão. 2011. (Seminário).
III Seminário de Educação do Campo em Nova Iguaçu.Curriculo na perspectiva da Educação do Campo. 2011. (Seminário).
II Seminário Nacional de Formação ProJovem Campo Saberes da Terra - "Sistemas de produção e processos de trabalho no campo. 2010. (Seminário).
Projeto de Extensão: Capacitação de formação continuada de educadores das Escolas Itinerantes do MST.Planejamento escolar na Escola Itinerante. 2010. (Outra).
III Encontro de Formação da Educação Básica das escolas em áreas de assentamento da reforma agrária.Projeto Político Pedagógico e Currículo das Escolas de Assentamento. 2009. (Encontro).
Conferência Nacional da Educação Básica. 2008. (Outra).
Formação de professores da rede municipal de Goixim.Oficina de Alfabetização, leitura e escrita.. 2008. (Oficina).
II Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. 2008. (Encontro).
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçã do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro. 2008. (Seminário).
III Seminário Nacional das Escolas Itinerantes.Avaliação na perspectiva da Emancipação Humana. 2008. (Seminário).
III Seminário Nacional das Escolas Itinerantes.O curriculo da Escola Itinerante - Planejamento, Conteúdo e Avaliação. 2008. (Seminário).
Capacitação de educadores das Escolas Itinerantes.Planeajmento dos Temas Geradores. 2007. (Encontro).
Capacitação de Educadores das Escolas Itinerantes.Planejamento Escolar. 2007. (Encontro).
Conferência Estadual da Educação Básica - Paraná. 2007. (Outra).
Jornada da Educação na Reforma Agrária.Educação na Reforma Agrária. 2007. (Oficina).
XIII Encontro Estadual de Educadores da Refoema Agrária.Organização do trabalho pedagógico. 2007. (Outra).
XIII Encontro Estadual de Educadores da Reforma Agrária.Projeto politico pedagógico. 2007. (Encontro).
XIII Encontro EStadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária-MST/PE. 2007. (Encontro).
1º encontro/2006 de Formação Pedagógica de Educadoras e Educadores Municipais. 2006. (Encontro).
Curso de Educadoras e Educadores de Educação Infantil. 2006. (Outra).
II Seminário de Experiências Educativas e Formação de Educadores e Educadoras do Campo e III Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo. 2006. (Seminário).
I Seminário Nacional Sobre Educação Básica de Nível Médio nas Áreas de Reforma Agrária. 2006. (Seminário).
Programa Municipal de Formação de Educadoras e Educadores. 2006. (Outra).
Curso de Capacitação Sobre diretrizes Operacionais Para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2005. (Outra).
Curso de Capacitação Sobre Diretrizes Operacionais Para a Educação Básica nas Escolas do Campo.Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo. 2005. (Outra).
IV Congresso Internacional de Educação de Francisco Beltrão-PR. 2005. (Congresso).
IV Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária. 2005. (Encontro).
Reunião Técnica de Coordenadores da Escola Itinerante.Parecer Descritivo, Planejamento das Aulas; Conferência de Materiais, Conferência de Matrículas. 2005. (Encontro).
Seminário de Experiências Educativas e Formação de Educadoras e Educadores do Campo e II Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo. 2005. (Seminário).
Seminário de Experiências Educativas e Formação de Educadores e Educadoras do Campo e II Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo.Socialização da Obra Pedagogia do Movimento Sem Terra. 2005. (Seminário).
Seminário Gramsciano. 2005. (Seminário).
"Seminário do Conhecimento, Pedagogia e Movimento e I Ciclo de Oficinas do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo". 2004. (Seminário).
Curso de Formação de Educadores da Escola Itinerante.Concepções e Metodologia de Alfabetização. 2004. (Seminário).
Encontro de Educadores de Educação do Campo- EJA.Alfabetização de Jovens e Adultos - Metodologia. 2004. (Encontro).
Formação de Facilitadores de Educação de Adultos.Fundamentos e Metodologia da Alfabetização. 2004. (Outra).
Formação de Formadores de Educação de Adultos.Fundamentos e Metodologias da Alfabetização. 2004. (Outra).
II Conferência Nacional Por uma Educação do Campo: por uma política pública de educação do campo. 2004. (Outra).
Reunião Técnica da Escola Itinerante.Organização Curricular da Escola Itinerante. 2004. (Encontro).
Seminário Regional da Educação do Campo.Proposta de Trabalho Para a Educação do Campo. 2004. (Seminário).
"Seminário de Formação de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária: um encontro com Paulo Freire". 2003. (Seminário).
Encontros Pedagógicos de Formação de Professores da Educação do Campo. 2003. (Encontro).
Projeto de Extensão: Vida na Roça.Oficina de Leitura e Escrita Para o Segundo Cíclo. 2003. (Oficina).
Curso de Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional."Pedagogia da Terra". 2002. (Oficina).
Curso Formação de Professores e Professoras..Dialogicidade e utopia.. 2002. (Encontro).
Formação Inicial do MOVA.Planejamento. 2002. (Encontro).
Fórum sobre a agricultira familiar e desenvolvimento sustentável..Projeto "Vida na Roça". 2002. (Outra).
II Conferência Estadual.Construindo Possibilidades de Vida no Campo. 2002. (Seminário).
I Semana Paulo Freire.Movimentos Sociais e Educação. 2002. (Encontro).
I Semana Paulo Freire. 2002. (Outra).
Programa de formação de professores do campo..Concepções de conhecimento e fundamentos teórico-metodologicos da alfabetização.. 2002. (Encontro).
Projeto de formação continuada de professores e funcionários das Escolas Estaduais e Coordenadorias Regionais de Educação..A construção social do conhecimento numa perspectiva da Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Seminário).
Seminário Nacional Por Uma Educação do Campo. 2002. (Seminário).
V Semana de Pedagogia.A matemática na educação infantil e no ensino fundamental. 2002. (Outra).
Fórum sobre a agricultura familiar e desenvolvimento sustentável.. 2001. (Outra).
I Conferência Regional "Por uma Educação do Campo".Olhando a Escola do Campo. 2001. (Outra).
I Conferência Regional "Por uma Educação do Campo".A educação do campo e a educação pública. 2001. (Outra).
III Encontro Estadual de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária. 2001. (Encontro).
Seminário Regional de EJA - Educação de Jovens e Adultos.Currículo em Educação de Jovens e Adultos.. 2001. (Seminário).
Curso de Formação para Professores e Professoras.Formação de Professores e Professoras. 2000. (Encontro).
II Conferência Estadual " Por uma educação do campo" .. 2000. (Outra).
I Semana Pedagógica de Formação de Professores do Campo.Planejamento do Tema Gerador. 2000. (Seminário).
Programa de Formação de Professores do Campo.Planejamento Escolar. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
GEHRKE, M.; HAMMEL, A. C.; KRONBAUER, G. A.. A PRESENÇA DAS MULHERES DA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NO ESTADO DO PARANÁ ? DESAFIOS E CONQUISTAS. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LIRA, A. C. M.;GEHRKE, M.; MORAES, V. M.. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DA PRÁXIS EXTENSIONISTA DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO (2009-2021). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.; HAMMEL, A. C.;GEHRKE, M.. ESCOLAS ITINERANTES DO MST: NARRATIVASCAMPONESAS DE LUTA, COMPROMISSOE RESISTÊNCIA NOESTADO DO PARAN. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
KRONBAUER, G. A.; FASSHEBER, J. R.;GEHRKE, M.. ?CULTURA CORPORAL KANHGÁG NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE REAFIRMAR A IDENTIDADE CULTURAL INDÍGENA?. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.;GEHRKE, M.; FAUSTINO, R. C.. ?POLÍTICA E PRÁTICA DO MATERIAL DIDÁTICO KANHGÁG NA ESCOLA: UM ESTUDO NA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS NO PARANÁ. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; JANATA, N. E.; MELO, A.; HAMMEL, Ana Cristina. ?TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS BOLETINS DA EDUCAÇÃO DO MOVI-MENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
VIEIRA, E. A.;GEHRKE, M.; Schwendler. Relações de gênero e diversidade sexual na Educação do Campo: A experiência da Escola Vinte e Cinco de Maio em Fraiburgo - Santa Catarina. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
ANGNES, J. S.;GEHRKE, M.; ICHIKAWA, E. Y.; RODRIGUES, V. E. R.. LIDERANÇAS FEMININAS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAL E INFORMAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA - PARANÁ. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FEY, R.; SEGANFREDO, K. A.;GEHRKE, M.. HORTA ESCOLAR COMO UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ANALÍSE DOS MATERIAIS PEDAGÓGICO DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
ANGNES, J. S.; ICHIKAWA, E. Y.;GEHRKE, M.. ?LIDERANÇAS FEMININAS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAL E INFORMAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA - PARANÁ. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Schwendler;GEHRKE, M.; BORBA, C. I. A.; VIEIRA, E. A.. A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RE-EXISTÊNCIA CAMPONESA NO ASSENTAMENTO JOSÉ MARIA: A CONQUISTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.; MELO, A.. A PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA DE NADEZHDA KOSTANTINOVNA KRUPSKAYA: CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA COLETIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; FAUSTINO, R. C.; SILVA, J. O.. O CENÁRIO DA ALIMENTAÇÃO KAINGANG ENQUANTO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: UM ESTUDO NA CONJUNTURA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERCULTURAIS INDÍGENAS NO PARANÁ. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; LIMA, M. F.. A CONJUNTURA DO FECHAMENTO E NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO: ASPECTOS DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ANDREIS, O. J.; ANDREIS, A. M.; SCHERMA, C. C.; ANDRADE, I. B.;GEHRKE, M.. Biblioteca escolar infantil, sonho ou realidade?: um estudo das políticas federais às práticas locais em municípios do sudoeste do Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
FAUSTINO, R. C.; MENEZES, M. C. B.;GEHRKE, M.. A experiência de gestão escolar democrática na escola itinerante: contribuições para educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
MELO, A.;GEHRKE, M.; GEHLEN, M. E.. MULHERES MPA/PR LUTAS, FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.;GEHRKE, M.; JANATA, N. E.; MORAES, V. M.. FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO DE GOIOXIM-PR: TENSÕES E DESAFIOS NA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; Schwendler. O movimento de construção do curriculo sa escola rural Capoeira dos Dino: uma análise a partir da educação do campo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BUFREM, L. S.GEHRKE, M.; SILVEIRA, M. A. A.. Memória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado do Ceará> relatos orais mnemônicos suscitados a partir dos registros fotográficos impressos (1989- 2010). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.
Schwendler; GUEVARA, M. L. A. A.; CESAR, M. R. A.;GEHRKE, M.. Gênero e sexualidade como dimensões da formação humana na Escola Estadual do Campo José Marti, Assentamento Oito de Abril Jardim Alegre - PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
VERDERIO, A.;GEHRKE, M.; MORAES, V. M.. Politicas e práticas de leitura: um estudo nas escolas multisseriadas do campo no território Cantuquiriguaçu - Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; CARTAXO, S.; MORAES, V. M.. Análise das estratégias de leitura com o acervo do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo no município de São João - PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
HIDALGO, A. M.; GHEDINI, Cecilia Maria.; MELLO, C. J. A.;GEHRKE, M.. Políticas públicas para promoção da leitura literária na educação do campo: princípios, programas e materialização. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Schwendler;GEHRKE, M.; GUEVARA, M. L. A. A.; CESAR, M. R. A.. Gênero e sexualidade como dimensões da formação humana na escola estadual do campo José Marti, Assentamento Oito de Abril - Jardim Alegre. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Schwendler; KATUTA, A. M.; ALVES, T.;GEHRKE, M.. Fechamento das escolas do campo no Estado do Paraná (1997 a 2017): violação do direito a educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
ANTONIO, C. A.; CASTANHA, A. P.;GEHRKE, M.. Conteúdos de conhecimento linguísticos para o ensino da alfabetização: uma análise sobre a formação de alfabetizadores do PNAIC. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; PORTELINHA, A. M. S.. O pedagogo na organização do trabalho pedagógico com ênfase no planejamento da escola Itinerante Caminhos do Saber. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.; GOMES, M. F. V. B.. As bases teórico-metodológicas dos currículos de geografia para os anos finais do Ensino Fundamental no Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; MARTINS, A. F. G.. A materialização da relação educação-agroecologia nas escolas itinerantes do MST no Paraná: o papel da escola na construção da agroecologia camponesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.; MARTINS, A. F. G.. A relação educação e agroecologia: um estudo sobre experiências em escolas do MST, no Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GHEDINI, Cecilia Maria.; MAYER, P. H.;GEHRKE, M.; COSTA, J. G.. Educação do campo e agroecologia: produção de saberes nas escolas do campo Maria Nazaré de Souza (CE) e Iraci Salete Strozak (PR). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
SOUZA, M. A.; HAGE, S. M.; VIANA, I.;GEHRKE, M.. A prática pedagógica em turmas multisseriadas: desafios no processo de transgressão. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
HIDALGO, A. M.; GHEDINI, Cecilia Maria.;GEHRKE, M.. Os princípios do comunitarismo e solidarismo do ensinamento cristão presentes na fundamentação teórica e implementação do programa de inclusão social da TRIAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BERNARDI, L. T. M. S.; DICKMANN, I.;GEHRKE, M.. A função social da Escola do Campo e os princípios filosóficos do MST: o caso da EBM José mARIA. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; TOZETTO, S. S.. O campo da didática e a formação inicial de professores por área de conhecimento: um olhar sobre a licenciatura em educação do campo no Estado do Paraná. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; LIMA, M. F.; SILVA, L. H.. A educação como estratégia de desenvolvimento sustentável e o papel das mulheres: as concepções da Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BORGES, L. F. P.;GEHRKE, M.; NOGUEIRA, F. M. G.. A transição da escola pública do campo: a experiencia da escola itinerante Zumbi dos Palmares. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GARCIA, T. M. F. B.;BUFREM, L. S.; CHAVES, E. A.;GEHRKE, M.. Critérios de escolha e uso dos livros didáticos por educadores de escolas do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
LIRA, A. C. M.; LUCAS, M. A. O. F.;GEHRKE, M.. Do silêncio às vozes: a biblioteca escolar sob o ponto de vista das crianças. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Almeida; BROTTO, I. J.;GEHRKE, M.. Conteúdos de conhecimento específicos da língua para o ensino da alfabetização: uma análise sobre possibilidades e limites da formação de alfabetizadores na política hegêmonica do PNAIC. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SAPELLI, M. L. S.; Almeida;GEHRKE, M.. Políticas de currículo da disciplina de língua portuguesa nas escolas estaduais do Paraná (1987 a 2016). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MAYER, P. H.;GEHRKE, M.; FINATTO, R. A.; SEGANFREDO, K. A.. Educação do campo e agroecologia: experiências e práticas nas Esolas Iraci Salete (PR) e Maria Nazaré de Souza (CE). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
BRANDAO, E. C.;GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.. Educação para os povos do campo no Município de Rosana - SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Paraná.
MELLO, C. J. A.;BUFREM, L. S.; STUTZ, L.;GEHRKE, M.. As práticas de leitura da biblioteca de uma escola do campo: possibilidades, limites e contradições. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Almeida; ANTONIO, C. A.; ZANELLA, J. L.;GEHRKE, M.. Programa de capacitação da SEED/PR (2011 - 2014): aspectos políticos e ideológicos na formação continuada de professores. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PALUDO, C.; GHIGGI, G.; MINASI, L. F.;GEHRKE, M.. Educação do Campo e o letramento dos professores: na busca por uma educação como prática da liberdade - estudo de caso na rede municipal de Pelotas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
BORGES, L. F. P.; NOGUEIRA, F. M. G.;GEHRKE, M.. "Educação do Campo: uma análise de como se materializa a proposta de educação do MST no Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos (1999 - 2012). 2014. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BORGES, L. F. P.; JANATA, N. E.; MARTINS, F. J.;GEHRKE, M.. Ciclos de formação humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BAUAB, F. P.;GEHRKE, M.; JANATA, N. E.; FINATTO, R. A.; SANTOS, R. A.. Licenciatura em Educação do Campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação ao desafio do reconhecimento da profissão. 2024. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
EGGERT-STEINDEL, G.; PIERUCCINI, I.; DIAS, J.; SALES, F.;GEHRKE, M.. Estratégias e táticas na biblioteca escolar da Educação Infantil: diálogos sobre educação em informação. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
FAUSTINO, R. C.;GEHRKE, M.; NOVAK, M. S. J.; RODRIGUES, I. C.. A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INTERCULTURAL GUARANI NHANDEWA: AÇÃO COMUNITÁRIA E GESTÃO INDÍGENA. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
Schwendler;GEHRKE, M.; VIEIRA, E. A.; DALMAGRO, S. L.. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA 25 DE MAIO EM ABELARDO LUZ SC. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Schwendler;GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.. TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DA LAPA/PARANÁ: LOCALIDADES DE SÃO BENTO E ASSENTAMENTO CONTESTADO. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Schwendler;GEHRKE, M.; BORBA, C. A.; PICOLLI, J. C.; SOUZA, J. D.. PROJETO SERINGUEIRO: EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS SERINGAIS DO ACRE. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; Schwendler; LIMA, R. C. R.. TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DA LAPA/PARANÁ: LOCALIDADES DE SÃO BENTO E ASSENTAMENTO CONTESTADO. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BUFREM, L. S.GEHRKE, M.; GARCIA, T. M. F. B.; HAGE, S. M.; SOUZA, M. A.. Práticas de leitura em escolas do campo: um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Pprudentópolis/PR. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
FAUSTINO, R. C.;GEHRKE, M.; MENEZES, M. C. B.; DOMINGUES, E.; CZERNISZ, E. C. S.. A política de formação do profissional militante educador em agroecologia no MST no Paraná por meio do Pronera. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
FAUSTINO, R. C.;GEHRKE, M.; COSTA, M. L. F.; NOVAK, M. S. J.. A politica de educação infantil indígena e a sustentabilidade das famílias kaingang: aprendizagem nas aldeias e nas cidades. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; CAMPOS, M. A. T.; BUCZENKO, G. L.; ROSA, M. A.. Educação ambiental nos Colégios dos assentamentos organizados no MST: tendências conservadoras e críticas. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. F. B.;GEHRKE, M.; HARDER, E.; CHAVES, E. A.. Relações entre educação do campo e o território: significados da escola da/na ilha para uma comunidade tradicional de Guaraqueçaba no litoral do Paraná. 2019. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.
GARCIA, T. M. F. B.;BUFREM, L. S.; SOUZA, M. A.;GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.. A pesquisa em processos formativos de professores do campo em regime de alternância: configurações, limites e contribuições. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
SOUZA, M. A.; ROSA, M. A.;GEHRKE, M.; MOLINA, M. C.; MASSON, G.; SCHLESENER, A. H.; GARCIA, T. M. F. B.. A produção da licenciatura em educação do camnpo no Brasil: as múltiplas determinações na disputa por projetos societários. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
SCHLESENER, A. H.;GEHRKE, M.; ROSA, M. A.; SOUZA, M. A.; MARTINS, F. J.. Educação e contradição: disputas politico-pedagógicas em torno da escola pública do campo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
GEHRKE, M.; LIMA, M. F.; COMAR, S. R.; DEITOS, R. A.; CARDOZO, P. F.. BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ: ANÁLISE DO PROJETO MULTISSETORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ (2013- 2019. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LIMA, M. F.;GEHRKE, M.; CARDOZO, P. F.; DEITOS, R. A.; COMAR, S. R.. BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ: ANÁLISE DO PROJETO MULTISSETORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ (2013-2019). 2024.
BAUAB, F. P.;GEHRKE, M.; JANATA, N. E.; FINATTO, R. A.. Licenciatura em Educação do Campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação ao desafio do reconhecimento da profissão. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Schwendler;GEHRKE, M.; BORBA, C. I. A.; PICOLLI, J. C.; SOUZA, J. D.. Projeto Seringueiro: Educação do Campo nos seringais do Acre. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Schwendler;GEHRKE, M.; VIEIRA, E. A.; DALMAGRO, S. L.. Curriculo na Educação do campo: análise a partir da Escola 25 de Maio de Abelardo Luz. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
Schwendler; VIEIRA, E. A.;GEHRKE, M.. A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RE-EXISTÊNCIA CAMPONESA NO ASSENTAMENTO JOSÉ MARIA: A CONQUISTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BUFREM, L. S.GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; HAGE, S. M.; GARCIA, T. M. F. B.. Práticas de leitura em escolas/classes multiseriadas do município de Prudentópolis-PR: desafios, contradições e resistências. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BUFREM, L. S.; CHAVES, E. A.;GEHRKE, M.; GARCIA, T. M. F. B.; HARDER, E.. Educação e escola do campo das ilhas no litoral do Paraná e o território como espaço de resistência e disputas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
SOUZA, M. A.; MARTINS, F. J.;GEHRKE, M.; MASSON, G.; SCHLESERNER, A. H.. Educação e contradição: disputas politici-pedagógicas em torno da escola pública de campo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
SOUZA, M. A.;GEHRKE, M.; MASSON, G.; GARCIA, T. M. F. B.; ROSA, M. A.. A produção da Ledoc no Brasil: as múltiplas determinações da disputa por projetos societários. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
ROSA, M. A.;GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; BRANDENBURG, A.. A educação ambiental nos colégios dos assentamentos de trabalhadores do campo: presença de práticas conservadoras e críticas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
HAMMEL, Ana Cristina;GEHRKE, M.; GEHLEN, M. E.; KRONBAUER, G. A.. A PRESENÇA DAS MULHERES DA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NO ESTADO DO PARANÁ ? DESAFIOS E CONQUISTAS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GHEDINI, Cecilia Maria.;GEHRKE, M.; CALEGARI, R.; BONAMIGO, C. A.. AS RELAÇÕES ENTRE COMUNIDADE E EDUCAÇÃO EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NA CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO/DO CAMPO: O CASO DO ASSENTAMENTO MISSÕES (1996?2023) ? FRANCISCO BELTRÃO/PR. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.; MORAES, V. M.; LIRA, A. C. M.. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DA PRÁXIS EXTENSIONISTA DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO (2009-2021),. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BARBOSA, L. N. S. C.; SILVEIRA, D. I.;GEHRKE, M.; PEDROCHI JUNIOR, O.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA EM UMA ESCOLA ITINERANTE DO PARANÁ. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GEHRKE, M.; FAUSTINO, R. C.; MELO, A.. MANUAIS ESCOLARES KAINGANG: UM ESTUDO NA TERRA INDIGENA RIO DAS COBRAS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
KRONBAUER, G. A.; FASSHEBER, J. R.;GEHRKE, M.. CULTURA CORPORAL KANHGÁG NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE REAFIRMAR A IDENTIDADE CULTURAL INDÍGENA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Schwendler; SANTOS , D. B. C.; OLIVEIRA, M. R. G.;GEHRKE, M.. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA VINTE E CINCO DE MAIO EM FRAIBURGO - SANTA CATARINA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
ANGNES, J. S.;GEHRKE, M.; WINCHUAR, M. J. L.; MELO, A.. LEITURA, CÁRCERE E ISOLAMENTO SOCIAL: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; MELO, A.; HAMMEL, Ana Cristina; JANATA, N. E.. TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO DE BOLETINS DA EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FAUSTINO, R. C.; NOVAK, M. S. J.;GEHRKE, M.. POLÍTICA, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA INDÍGENA: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTERCULTURAL, INTERDISCIPLINAR E MULTILÍNGUE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
MELO, A.;GEHRKE, M.; JANATA, N. E.; MORAES, V. M.. FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS DO CAMPO: TENSÕES E DESAFIOS NA TRANSFORMAÇÃO DA SERIADA EM CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.;GEHRKE, M.; JANATA, N. E.; MORAES, V. M.. FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO DE GOIOXIM-PR: TENSÕES E DESAFIOS NA TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; FAUSTINO, R. C.; VIEIRA, E. A.; KRONBAUER, G. A.. O USO DOS MANUAIS DIDÁTICOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA: OS CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA FORMA ESCOLAR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; FAUSTINO, R. C.; SILVA, J. O.. Jefferson Olivato da Silva. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.; MELO, A.; NOVAES, H. T.. A CATEGORIA COLETIVIDADE PARA NADEZHDA KRUPSKAYA E SUAS APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DO MST. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; LIMA, M. F.; SOUZA, M. A.. A CONJUNTURA DO FECHAMENTO E NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO: ASPECTOS DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
VERDERIO, A.;GEHRKE, M.; MORAES, V. M.. Políticas e práticas de leitura na biblioteca escolar das escolas multisseriadas do campo no território Cantuquiriguaçu. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; MORAES, V. M.; CARTAXO, S.. Análise das estratégias e práticas de leitura desde o uso do acervo do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo no município de São João-PR. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.;GEHRKE, M.. Mulheres MPA/PR: lutas, formação e construção de identidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FAUSTINO, R. C.;GEHRKE, M.; GODOY, G. A. V.. A gestão democrática na escola: experiência do MST no Paraná e a aprendizagem das crianças do campo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
MELO, A.;GEHRKE, M.; GEHLEN, M. E.. Mulheres MPA/PR: lutas formação e construção de identidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Schwendler;GEHRKE, M.; SOUZA, M. A.; BAIERSDORF, M.. O currículo da escola do campo: uma análise sobre o movimento de construção do currículo na escola rural Capoeira dos Dinos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
GEHRKE, M.. Biblioteca escolar infantil, sonho ou realidade?: um estudo das políticas federais às práticas locais em municípios do sudoeste do Paraná. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; OLIVEIRA, D. C.. Manuais didáticos e práticas de leitura: relações e contradições a partir do trabalho pedagógico do professor de língua portuguesa da Escola do Campo. 2018.
BUFREM, L. S.GEHRKE, M.; SILVEIRA, M. A. A.. Memória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado do Ceará> relatos orais mnemônicos suscitados a partir dos registros fotográficos impressos (1989- 2010). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.
GONCALVES, A. N.; SAPELLI, M. L. S.;GEHRKE, M.; TOZETTO, S. S.. Formação inicial de professores e o campo da didática: um olhar sobre a licenciatura em Educação do Campo. 2017.
FAUSTINO, R. C.; DOMINGUES, E.; MOREIRA, J. A. S.;GEHRKE, M.; BORGES, L. F. P.. Formação do profissional militante educador em agroecologia no MST e na Via Campesina através do Pronera Paraná. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; GOMES, M. F. V. B.; SAPELLI, M. L. S.. A disciplina de geografia nos currículos da escola pública do Estado do Paraná (1987 - 2016). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; GHEDINI, Cecilia Maria.; PORTELINHA, A. M. S.. Planejamento escolar: relações e contradições entre o projeto hegemônico de escola e a produção da escola do campo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. A proposta curricular dos complexos de estudo nas escolas itinerantes do MST/PR e os desafios da formação de lutadores e construtores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOGUEIRA, F. M. G.; BORGES, L. F. P.;GEHRKE, M.. A transição da escola itinerante para escola pública do campo: uma análise do papel do estado nesse processo de institucionalização. 2016.
SAPELLI, M. L.; GHEDINI, Cecilia Maria.;GEHRKE, M.. Programa de inclusão social TRIAS: princípios filosóficos e educativos do ensinamento religioso presentes na fundamentação teórica e na implementação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SILVA, L. H.; LIMA, M. F.. A educação para as mulheres como estratégia de desenvolvimento econômico e social: apontamentos sobre as concepções da Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOUZA, M. A.; VIANA, I.;GEHRKE, M.; HAGE, S. M.. A prática pedagógica em classes multisseriadas: superação do paradigma (multi) seriação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.
GEHRKE, M.. Do silêncio às vozes: a biblioteca escolar sob ponto de vista das crianças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.; GONCALVES JUNIOR, E. B.;GEHRKE, M.. Um olhar decolonial para os povos Nativos Americanos nos relatórios de Governo da Provincia do Paraná - 1854-1886. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas decoloniais e educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
HAMMEL, Ana Cristina;GEHRKE, M.; BOENO, J.. A política do livro didático na escola do ciclo de formação humana: a experiência do MST. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em realidade brasileira) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
HAMMEL, Ana Cristina;GEHRKE, M.; BOENO, J.. A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-CULTURAL DOS SUJEITOS SEM TERRINHAS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS CIRANDAS INFANTIS DO MST. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em realidade brasileira) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
GEHRKE, M.; ROSA, M. C.; RITTER, J.. Escola Itinerante e os complexos de estudo: territórios de resistência?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.; RITTER, J.; VERDERIO, A.. O planejameneto por complexos de estudo: limites e possibilidades dos educadores dos anos iniciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.; ROSA, M. C.; ONCAY, S. T. V.. A auto-organização dos estudantes a partir dos núcleos setoriais: limites e possibilidades. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, V. S.; GONCALVES, A. N.;GEHRKE, M.. Modelagem matemática: uma possibilidade de ensino da matemática nas Escolas do Campo II. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GONCALVES, A. N.;GEHRKE, M.; SILVA, V. S.. Modelagem Matemática: uma possiobilidade de Ensino da Matemática em Escolas do Campo III. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Almeida; WINCHUAR, M. J. L.;GEHRKE, M.. Gêneros discursivos e reforma agrária: orientações metodológicas na área de linguagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Almeida;GEHRKE, M.; WINCHUAR, M. J. L.. Gêneros discursivos e reforma agrária: orientações metodológicas na área de linguagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
HAMMEL, Ana Cristina; KNOPF, J. F.;GEHRKE, M.. Relatório Técnico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
HAMMEL, Ana Cristina;GEHRKE, M.; MORAES, V. M.. Aspectos históricos e geográficos do Município de Candói. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
CORADELI, R. T.;GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.. Aspectos históricos e geográficos do Município de Candói. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
CORADELI, R. T.; GONCALVES, A. N.;GEHRKE, M.. Aspectos históricos e geográficos do Município de Candói. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GONCALVES, A. N.;GEHRKE, M.; CORADELI, R. T.. Aspectos históricos e geográficos do Município de Candói. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
DALMAGRO, S. L.;GEHRKE, M.; ANTONIO, C. A.. Conteúdos escolares relacionados com a realidade na disciplina de ciências na Escola estadual Aprendendo com Terra e com a Vida. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.; MOTTA, Vânia; BARAO, G.; FONTES, V.. Currículo e classe. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.
GEHRKE, M.; PORTO JUNIOR, M.; ROLO, M.. A realidade dos jovens nas áreas de assentamento de Reforma Agrária. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.
GEHRKE, M.; GUEDES, L.; DANTAS, A.. da Costa. Dominação e pedagogia: materiais pedagógicos da ABAG em Ribeirão Preto - SP. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.
GEHRKE, M.; REICHENBACH, V.. O Estado, as políticas públicas e a atuação da Articulação paranaense na luta por uma Educação do Campo. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.
GEHRKE, M.. O uso da história de vida na alfabetização de jovens e adultos na educação do campo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MATEUS, I. B. B.;GEHRKE, M.; MULLER, A. C.. Biblioteca Escolar Itinerante: experiencia do MST. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FERREIRA, J.; BACK, J. L.;GEHRKE, M.. Programa de alfabetização Sim eu Posso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELO, A.;GEHRKE, M.; LEINEKER, M. S. L.. A mística na Escola Itinerante Caminho do Saber. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BASTIANI, T. M.; BACK, J. L.;GEHRKE, M.. História da Escola do Campo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LEINEKER, M. S. L.;GEHRKE, M.; TOLEDO, V. D.. >scolas Multisseriadas do Estado do Paraná e o processo de nuclearização. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
RODRIGUES, V. E. R.; KASINEI, S. T. M.;GEHRKE, M.. O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ? CRAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GONCALVES, A. N.; FAUSTINO, R. C.;GEHRKE, M.. ACESSO E PERMANÊNCIA DOS INDÍGENAS NA UNIVERDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) (2002- 2020). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BOENO, J.;GEHRKE, M.; MARCON, F.. Educação de jovens e adultos no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de maio em Rio Bonito do Iguaçu - Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: ciências sociais e humanas) - Empresa Junior da UFFS - Campus Laranjeiras.
BOENO, J.;GEHRKE, M.; MARCON, F.. Os processos educativos do MST e a contribuição para a formação do sujeito histórico: a experiência de Santa Catariana na luta pela terra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: ciências sociais e humanas) - Empresa Junior da UFFS - Campus Laranjeiras.
GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L.; MORAES, V. M.. Os posseiros do Paraná: o caso da comunidade Alecrim. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
RODRIGUES, V. E. R.; REALI, K. M.;GEHRKE, M.. Medidas socioeducativas: internamento de jovens e adolescentes em conflito com a lei. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MALLAT, J. D.; SCHVARZ, L. H. C.;GEHRKE, M.. A formação pedagógica nos cursos de licenciatura da Unicentro: uma análise do campo da didática e sua relevância para a prática docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MORAES, V. M.; BERALDO, I. B.;GEHRKE, M.. Educação do campo no Paraná: análise de diretrizes curriculares para escolas do campo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; HAMMEL, Ana Cristina; MENDES, M. M.. Projeto de educação para o campo segundo o MST e o programa agrinho: relações e contradições. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; LUVISA, M. T.; ZOLETI, A. M.. Educação Infantil do campo: um estudo do município de Rio Bonito do Iguaçu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; FERREIRA, E. M.; LUVISA, M. T.. Música na educação infantil: importância e contribuição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
WINCHUAR, M. J. L.;GEHRKE, M.; RODRIGUES, V. E. R.. Biblioteca Escolar: espaço de leitura, interação e produção de sentidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
WINCHUAR, M. J. L.;GEHRKE, M.; MORAES, V. M.. A atuação do programa Paraná Alfabetizado na região centro-sul do Estado do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MALLAT, J. D.; SILVA, V. S.;GEHRKE, M.. Formação inicial de professores pedagogos: relações entre o contexto de formação inicial e a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MALLAT, J. D.; SILVA, V. S.;GEHRKE, M.. A prática de ensino orientada pelos livros didáticos: qual o papel do professor nessa relação?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MALLAT, J. D.; ZOLETI, A. M.;GEHRKE, M.. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e suas contribuições a rede de Ensino Municipal de Guarapuava. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; MALLAT, J. D.; FERREIRA, E. M.. Práticas de leitura na biblioteca escolar da Casa Familiar Rural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MORAES, V. M.; SAPELLI, M. L.;GEHRKE, M.. Processo de implementação da proposta de educação do campo na Escola Municipal Enoch Tavares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; MALLAT, J. D.; FERREIRA, E. M.. Contribuições do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LIRA, A. C. M.;GEHRKE, M.; DREWINSKI, J. M. A.. O brincar, as crianças e as questões de gênero: um estudo em lojas de brinquedo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SCHVARZ, L. H. C.; WINCHUAR, M. J. L.;GEHRKE, M.. Contribuições da literatura na educação infantil para crianças de 4 e 6 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MALLAT, J. D.;GEHRKE, M.. Cultura Kaingang na comunidade: jogos brinquedos e brincadeiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GUILLERMETI, P.;GEHRKE, M.. A contribuição de Paulo Freire para Educação: desafios da alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SAPELLI, M. L.;GEHRKE, M.. Complexos de estudo: uma proposta da Escola Itinerante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
KNOPF, J. F.;GEHRKE, M.. Um estudo do espaço físico e ambiente na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. Educação de Jovens e Adultos: os sujeitos e os desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SAPELLI, M. L. S.;GEHRKE, M.. Relações entre o planejamento e a vida cotidiana dos estudantes do Colégio Estadual Iraci salete Strozak. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SAPELLI, M. L. S.;GEHRKE, M.. Contribuição dos jogos para alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; SILVA, V. S.. Planejamento coletivo: relação entre a realidade e o conhecimento escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; CORDEIRO, L.. Práticas de leitura orientadas pelo livro didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. Uma reflexão sobre relação entre a formação e a prática docente de educadores da escola do campo João Ferreira Neves. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. A crise de leitura no ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. A investigação da etnomatemática utilizada pelos pequenos agricultores na produção leiteira em assentamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. O estudo das frações na agroepcuária leiteira no Assentamento Eli Vive. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. Intimizando a língua escrita: experiências educacionais com o jornal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. O processo avaliativo do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak no ciclo de formação humana na área da linguagem: limites e possibilidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. O programa de aquisição de alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. Educação Escolar Indígena. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. A pérmanência da juventude no campo e a sucessão na agricultura campones: um estudo na comunidade Getúlio Vargas no municípo de Bandeirantes - SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroecologia) - Instituto Federal do Paraná - Campo Largo.
GEHRKE, M.. A agrofloresta na educação das crianças: estudo da experiência da Cooperafloresta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroecologia) - Instituto Federal do Paraná - Campo Largo.
GEHRKE, M.; PERDESSETI, M.. A IMPORTÂNCIA DA JUVENTUDE NO CAMPO PARA A SUCESSÃO DA AGRICULTURA CAMPONESA. 2013 - Escola Latino Americana de Agroecologia.
GEHRKE, M.; MOREIRA, L. B.. A AGROFLORESTA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. 2013 - Escola Latino Americana de Agroecologia.
GEHRKE, M.. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir da quarta série na Escola Roseli Nunes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Alfabetização e letramento: uma construção na Escola Itinerante Zumbi dos Palmares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Formação de educadores e educadoras a partir dos temas geradores: limites e possibilidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Educação de Jovens e Adultos na Brigada Alzemiro de Oliveira: problemas da evasão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Práticas de leitura e escrita e formação de leitores: um estudo na Escola Rural Herbert de Souza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Educação Infantil no Acampamento Primeiro de Agosto: limites e possibilidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.; REALI, K. M.; COLARES, S. A. O.. Banca examinadora do teste seletivo para admissão de professor colaborador. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LIRA, A. C. M.;GEHRKE, M.. Banca examinadora do teste seletivo para admissão de professor colaborador. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
HIGA, I.; LOPES, C. V. G.; SILVA, L. R. O.; MION, R. A.;GEHRKE, M.. Banca Julgadora de Concurso Público de Provas e Títulos. 2015. Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.
LOPES, C. V. G.; JOUCOSKI, E.; SILVA, L. R. O.; CAMILO, J.;GEHRKE, M.. Área de conhecimento: Educação do campo e ciências da natureza - Ensino de física. 2015. Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.
GEHRKE, M.; ORXECKOVISKI, S. T.; BLUM, C.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2023. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; FARIAS, M. I.; MORAES, V. M.. Processo seletivo diferenciado para o Curso de Licenciatura em Pedagogia para Povos Indígenas. 2019. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.. Avaliador de prova oral - Vestibular Indígena. 2018. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
CASTANHA, A. P.; MORMUL, N. M.;GEHRKE, M.. Análise de trabalho científico para fins de promoção à classe de professor associado. 2018. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
RUARO, L. M.; MELO, A.;GEHRKE, M.. Banca de avaliação de desempenho docente. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GONCALVES, A. N.; MELO, A.;GEHRKE, M.. Banca de avaliação de desempenho docente para elevação de nível. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GONCALVES, A. N.;GEHRKE, M.; MACHADO, C. A.. Banca de Avaliação de desempenho docente para e elevação de nível. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FRANCISCHETT, M. N.; CASTANHA, A. P.;GEHRKE, M.. Banca examinadora para análise de trabalho científico para fins de promoção à classe de professor associado. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Comissão Científica do V Seminário Interdisciplinar em experiências educativas - V SENIEE. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GEHRKE, M.. Comissão Científica da XXIII Semana de Pedagogia: 40 anos de história do Curso de Pedagogia. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; CEBULSKI, M. C.; MELO, D. P.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para professores colaboradores. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
GEHRKE, M.; GONCALVES, A. N.; MACHADO, C. A.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para professores colaboradores. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NEUVALD, L.; REZENDE, C. C.; REALI, K. M.;GEHRKE, M.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para professores colaboradores. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Orientou
EDUCAÇÃO DO E NÃO PARA O CAMPO: A REALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
O conhecimento necessário ao professor para sua atuação na educação do campo; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO COMO VERTENTE TEÓRICOMETODOLÓGICA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRAPOSIÇÃO AOS DIRECIONAMENTOS EDUCACIONAIS DO NEOLIBERALISMO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
A TRÍADE FAMÍLIA, ESCOLA E LIDERANÇA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL INDÍGENA ? UM ESTUDO DA ESCOLARIZAÇÃO NA ALDEIA RIO DAS COBRAS; Início: 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO DE LÍNGUA INDÍGENA NO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS NA REGIÃO SUL; Início: 2025; Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
AS LICENCIATURAS DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O TRABALHO COLETIVO EM KRUPYSKAYA; Início: 2024; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NO MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES: 25 ANOS DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES FRENTE A LUTA DE CLASSES; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Início: 2024; Universidade Estadual do Centro-Oeste;
Alfabetização kaingang; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Alfabetização; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Alfabetização; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Extensão Universitária na formação inicial e continuada de Pedagogos; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Fundação Araucária; (Orientador);
Extensão Universitária na formação inicial e continuada de Pedagogos; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Fundação Araucária; (Orientador);
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Alfabetização; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Alfabetização; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Centro-Oeste; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A PRÁXIS DO TRABALHO NA ESCOLA ITINERANTE CAMINHOS DO SABER; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
?POLÍTICA E PRÁTICA DO MATERIAL DIDÁTICO KANHGÁG NA ESCOLA: UM ESTUDO NA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS NO PARANÁ; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
VAMOS A COMUNIDADE: ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EXTENSÃO DO LABORATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO (2009-2021); 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO NA ESCOLA DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
As escolas e as classes multisseriadas da educação do campo na região central do Paraná: Um estudo sobre as condições educacionais; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
A EDUCAÇÃO PARA NADHEZDA KRUPSKAYA: UM PROJETO DE EMANCIPA- ÇÃO POLÍTICA E INTELECTUAL PARA A CLASSE TRABALHADORA; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS DO CAMPO E FLORESTAS: UMA POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
A PRESENÇA DAS MULHERES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO:; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Análise da produção e usos de manuais escolares na educação escolar kaingang: um estudo sobre oralidade, leitura e escrita intercultural e bilíngue; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
ANALISE DOS BOLETINS DA EDUCAÇÃO DO MST NO CONTEXTO DO PLANO DIRETOR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Pandemia como cárcere da modernidade: um estudo dos documentos oficiais na socioeducação do estado do Paraná; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Coorientador: Marcos Gehrke;
Manuais escolares kaingang; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS DE LEITURA, NA BIBLIOTECA ESCOLAR DAS CASAS FAMILIARES RURAIS DA CANTUQUIRIGUAÇU, PARANÁ; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
O papel do pedagogo na afirmação da proposta pedagógica dos complexos de estudo; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Estudo das propostas curriculares de Geografia para os anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Paraná; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação e agroecologia: potencialidades e contradições da experiência da Escola Itinerante do MST do Paraná; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação do campo e agroeciologia: produção de saberes nas escolas do campo Maria Nazaré de Souza (CE) e Iraci Salete Strozak (PR); 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul, ; Coorientador: Marcos Gehrke;
PRÁTICAS DE LEITURA A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DOS ACERVOS DO PNBE E DO PNLD CAMPO DISPONIBILIZADOS COM A POLÍTICA DO PNAIC ? UM ESTUDO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO - PR; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO DA DIDÁTICA; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
A EDUCAÇÃO PARA AS MULHERES COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE ? CEPAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura da biblioteca de uma escola do campo: possibilidades, limites e contradições; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Coorientador: Marcos Gehrke;
OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DOS MAIS VELHOS, REGISTRO DE MEMÓRIAS DE SUAS INFÂNCIAS E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PARA APOIO AOS PROFESSORES AVA-GUARANI; 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO INDÍGENA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE DO PARANÁ; 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Marcos Gehrke;
O território da Educação do Campo no Paraná: um estudo sobre formação de professores (1998 a 2020); 2021; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Marcos Gehrke;
AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO MULTISSERIADAS DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO ARACY MARQUES LINARES DE GUARANIAÇU ?PR; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA DA TERRA) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Marcos Gehrke;
AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO MULTISSERIADAS DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO ARACY MARQUES LINARES DE GUARANIAÇU ?PR; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA DA TERRA) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Marcos Gehrke;
AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO MULTISSERIADAS DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO ARACY MARQUES LINARES DE GUARANIAÇU ?PR; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA DA TERRA) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Marcos Gehrke;
As práticas pedagógicas na educação infantil indígena da escola Candoca; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar Indígena) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Gehrke;
Manuais escolares na escola indígena: desafios para produção coletiva; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Alimentação tradicional kaingang: desafios da saúde e da educação; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar Indígena) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Gehrke;
A PEDAGOGA NA ESCOLA MUTISSERIADA: DESAFIOS EM FAZER A ESCOLA NO/DO CAMPO DESDE AS MÚLTIPLAS AÇÕES ASSUMIDAS NO TRABALHO PEDAGÓGICO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Fundamentos e Práticas das áreas do co) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Saberes indígenas no ensino de ciências; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar Indígena) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Gehrke;
O papel do pedagogo e a organização do trabalho pedagógico na escola estadual indígena cacique Onofre Kanhgrén; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar Indígena) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Gehrke;
O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO NA ESCOLA DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Realidade Brasileira) - Universidade Federal Fronteira Sul; Orientador: Marcos Gehrke;
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-CULTURAL DOS SUJEITOS SEM TERRINHAS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS CIRANDAS INFANTIS DO MST; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Realidade Brasileira) - Universidade Federal Fronteira Sul; Orientador: Marcos Gehrke;
Escola itinerante e os complexos de estudo: território de resistência?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
A auto-organização dos estudantes a partir dos núcleos setoriais: limites e possibilidades; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
O planejamento por complexos de estudo: limites e possibilidades dos educadores dos anos iniciais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
Caderno de leitura Guarani Mbya - Português; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Fundamentos e Práticas das áreas do co) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Caderno de leitura Guarani Mbya - Português; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
O uso da história de vida na alfabetização de jovens e adultos na educação do campo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
As contribuições do ensino de lingua estrangeira com adolescentes do campo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
Sistema plantio direto:relações entre os conhecimentos necessários a essa prática e os conhecimentos escolares no Ensino Médio; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação do Campo e as políticas públicas educacionais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Semeando o Futuro; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
Pedagogia da Alternância como alternativa para Educação do Campo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
Contribuições do ensino de história e geografia na formação e organização dos agricultores-apicultores; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação ambiental na Casa Familiar Rural: um diálogo com a Educação do Campo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral; Orientador: Marcos Gehrke;
O pensamento de Paulo Freire: a experiência de educação do campo numa escola de assentamento; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
O curriculo e escola, desafios da Escola do Campo: um estudo a partir da realidade da Escola Municipal Irmã Iês Vailatti; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação de jovens e adultos: limites e possibilidades da efetiva participação de jovens e adultos nos proicessos de escolarização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
Os temas geradores na escola Itinerante Antônio Tavares; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pedagogia para Educadores do Campo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca Escolar da escola Itinerante; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Orientador: Marcos Gehrke;
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CORONEL NESTOR DA SILVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA MATERNA KAINGANG NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA FEG PRAG FERNANDES NA ALDEIA CAMPO DO DIA ? TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca Escolar: análise do caso da Escola Estadual Indígena Coronel Nestor da Silva; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
ALFABETIZAÇÃO KAINGANG: A EXPERIÊNCIA COM OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA JOSÉ NER NOR BONIFÁCIO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
LUTA POR TERRITÓRIO E ESCOLA AVÁ-GUARANI: TEKOHA JEVY(GUATA PORÃ/GUAÍRA/PR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
ALFABETIZAÇÃO BILINGUE: UM ESTUDO NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CORONEL NESTOR DA SILVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Alfabetização e bilinguismo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Gestão Escolar Indígena; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação infantil em Pinhão; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
ACESSO E PERMANÊNCIA DOS INDÍGENAS NA UNIVERDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) (2002- 2020); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação de Jovens e Adultos: entrada no Ensino Superior; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
A formação pedagógica nos cursos de licenciaturas da Unicentro: uma análise do campo da didática e sua relevância para prática docente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
A PRÁTICA COM LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
A formação do sujeito Sem Terra; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Alfabetização bilingue: Lingua Kaingang e Lingua Portuguesa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: E COMO ESTÁ ACONTECE NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação do Campo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação do campo: análise do programa agrinho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
A musica e a musicalização na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Concepções e práticas de alfabetização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
PRÁTICAS DE LEITURA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CASA FAMILIAR DE RIO BONITO DO IGUAÇU; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura na biblioteca escolar da Casa Familiar Rural; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Contribuições do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Cultura Kaingang na comunidade: jogos, brinquedos e brincadeiras; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Políticas públicas para a Biblioteca Escolar: um estudo a partir dos anos de 1990; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
O trabalho do trabalhador da Biblioteca Escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação do Campo: suas concepções e práticas pedagógicas na Escola do Campo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas do trabalhador da biblioteca escolar do Colégio Estadual Arnaldo Busato; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Educação do Campo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Jogo, brinquedo e brincadeira: um estudo de caso na cultura Kaigang; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
O estudo das frações na Agropecuária Leiteira do Assentamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
A aventura de aprender matemática jogando xadrez; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura orientadas pelo livro didático; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
As práticas de leitura no 5 ano do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Planejamento coletivo: relação entre a realidade e o conhecimento escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Uso da biblioteca escolar na escola do campo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Uso da biblioteca escolar na escola do campo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura na biblioteca escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Trajetória histórica da escola do campo de laranjeiras do Sul PR (1998 a 2013); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Concepções de leitura e biblioteca popular em Paulo Freire; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura na educação infantil para formação de leitores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
AS PRODUÇÕES DE PAINÉIS NO MST E AS INFLUÊNCIAS DO MURALISMO MEXICANO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arte Educação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Marcos Gehrke;
Direito dos povos originários à educação; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em DIREITO) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Povos indígenas e o direito a mbo?ehao (escola) no Tekora Guassu Guavirá: um estudo no município de Guaíra e Terra Roxa/PR; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca escolar Kaingang; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Políticas de leitura, livro e biblioteca escolar no contexto da educação do campo, das águas e das florestas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Políticas de leitura, livro e biblioteca escolar no contexto da educação do campo, das águas e das florestas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Políticas de leitura, livro e biblioteca escolar da escola do campo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca digital do LAECI: formação de professores indígenas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Malas e livros: relação entre a universidade e a escola do campo, das águas e da floresta; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Filosofia, infância e as obras literárias: a leitura dos Sem Terrinhas do MST; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
O trabalho com leitura , dos egressos do curso de pedagogia em escola do campo, das águas e das florestas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
PRÁTICAS DE LEITURA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
BIBLIOTECAS ALTERNATIVAS E A FORMAÇÃO DE LEITORES; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Estratégias e práticas de leitura: escolares e alternativas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Contação de histórias para crianças; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
A literatura Infantil e o contexto camponês; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
BIBLIOTECAS ESCOLARES: LEGISLAÇÃO, PROGRAMAS E PROJETOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
PRÁTICAS DE LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Perfil do Trabalhador da Biblioteca Escolar na Rede Estadual de Ensino; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca Escolar no contexto da Casa Familiar Rural; 2015; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca escolar e a brinquedoteca: uma aproximação possível no contexto da escola multiseriada do campo?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de leitura na educação infantil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Organização dos estudantes na escola: núcleo da comunicação; 2015; Iniciação Científica - Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Organização dos estudantes na escola: núcleo ambiental; 2015; Iniciação Científica - Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Organização dos estudantes na escola: núcleo financeiro; 2015; Iniciação Científica - Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Práticas de Leitura na Biblioteca Escolar no contexto do campo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca escolar em centros de socioeducação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Perfil do Trabalhador da Biblioteca Escolar na Rede Estadual de Ensino; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Biblioteca Escolar no contexto da Casa Familiar Rural; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Bibliotecas Escolares: legislação, projetos e programas no contexto da Educação do Campo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Extensão Universitária na Formação Inicial e Continuada de Pedagogos e Pedagogas; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Extensão Universitária na Formação Inicial e Continuada de Pedagogos e Pedagogas; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Extensão Universitária na Formação Inicial e Continuada de Pedagogos e Pedagogas; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia Indígena Rio das Cobras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Residência Pedagógica Indígena; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa Escola da Terra; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Marcos Gehrke;
?Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Produção interdisciplinar, intercultural e bilíngue de materiais didáticos para alfabetização em contexto indígena no Paraná; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Brinquedoteca - DEPED/G; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Estágio; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Brinquedoteca DEPED/G; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de formação de professores do campo, das águas e das florestas; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Programa de Iniciação da Docência - PIBID; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Gehrke;
Qualificação técnico-profissional III: criação e desenvolvimento cooperativo de produtos em costura; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do; Orientador: Marcos Gehrke;
VI CÍRCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGO ENTRE ACADEMICOS DE PEDAGOGIA E PROFESSORES INDÍGENAS NA BIBLIOTECA ESCOLAR E NA BRINQUEDOTECA; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do; Orientador: Marcos Gehrke;
Estágio; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Qualificação técnico-profissional III: criação e desenvolvimento cooperativo de produtos em costura; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a universidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a universidade; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a universidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a universidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a universidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Projeto Brincar, ler e contar histórias: crianças e professores ocupando a universidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Tutoria discente; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Qualificação técnico-profissional - criação e desenvolvimento cooperativo de produtos em costura e serigrafia; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Gehrke;
Qualificação técnico-profissional III: criação e desenvolvimento cooperativo de produtos em costura; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do; Orientador: Marcos Gehrke;
Pesquisa em educação II; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Pesquisa em Educação II; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Marcos Gehrke;
Produções bibliográficas
-
GEHRKE, M. ; FAUSTINO, R. C. ; OLIVEIRA, T. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS E MANUAIS ESCOLARES: O CASO DAS ESCOLAS INDÍGENAS KAINGANG NO ESTADO DO PARANÁ. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 19, p. 1, 2024.
-
PRIMO, S. C. S. ; GEHRKE, M. . O panorama de fechamento e nucleação das escolas do campo de Pitanga/PR entre 1995 e 2020. Revista Linguagem, Educação e Sociedade , v. 28, p. 1-26, 2024.
-
PRIMO, S. C. S. ; GEHRKE, M. . EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONJUNTURAIS E APROXIMAÇÕES CURRICULARES. IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 14, p. 140-160, 2024.
-
BERALDO, I. B. ; GEHRKE, M. . A Lei Estadual 13 134 e o acesso ao ensino superior para povos indígenas no Paraná e a experiência do Programa de Formação de Professores da UNICENTRO. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-18, 2024.
-
LIRA, A. C. M. ; GEHRKE, M. ; LEINEKER, M. S. L. ; SANDINI, S. P. . Brinquedotecas universitárias no contexto do estado do Paraná: possibilidades e limites. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 1, p. 1-27, 2024.
-
BERALDO, I. B. ; PRIMO, S. C. S. ; GEHRKE, M. . Aporte teórico e reflexões sobre a interculturalidade na formação de professores indígenas: análise da produção acadêmica (2015-2022). TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012 , v. 27, p. 1-12, 2024.
-
DOMINGOS TOLEDO, V. ; GEHRKE, M. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DA PRÁXIS EXTENSIONISTA DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO. REVISTA CONEXÃO UEPG , v. 20, p. 1-18, 2024.
-
GEHRKE, MARCOS ; TOLEDO, VANESSA DOMINGOS ; FERNANDES, DANUSA KORIG BERNARDO . Pedagogia intercultural no Paraná: formação para atualidade e bilinguismo. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 49, p. 1-23, 2024.
-
SILVA, G. ; GEHRKE, M. . Trabalho e educação: uma análise dos boletins de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 23, p. 1-6, 2023.
-
ZOLETI, A. M. ; GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA UMA ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. http://dx.doi.org/104025/notandum.vi6168405 , v. 1, p. 1-18, 2023.
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. ; HAMMEL, Ana Cristina . Planejamento Pedagógico: a realidade/atualidade como ponto de partida. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 38, p. 1-17, 2023.
-
HAMMEL, Ana Cristina ; GEHRKE, MARCOS . Programa Escola da Terra no Paraná: uma referência na política de formação continuada de professores no Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 7, p. 1-21, 2022.
-
MARIANO, ALESSANDRO SANTOS ; GEHRKE, MARCOS . Ciclos, tempos e espaços educativos na proposta pedagógica das Escolas Itinerantes do MST. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 29, p. 98-113, 2021.
-
HAS, M. ; GEHRKE, M. . Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 1-19, 2021.
-
HAS, M. ; GEHRKE, M. . Alimentação como um patrimônio: definição, pesquisa e métodos de abordagem na educação escolar indígena. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 07, p. 1-23, 2021.
-
GEHRKE, MARCOS ; SAPELLI, MARLENE LUCIA SIEBERT ; FAUSTINO, ROSANGELA CELIA . Formação de pedagogos e pedagogas indígenas: Uma terra de direitos e de resistência. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 28, p. 156, 2020.
-
PRIMO, S. C. S. ; LIMA, M. F. ; GEHRKE, M. . A INFLUÊNCIA DOS AGENTES PRIVADOS E PÚBLICOS NA DEFINIÇÃO E EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO BRASILEIRO. TRIVIUM , v. 7, p. 61-90, 2020.
-
NUNES, M. ; LIRA, A. C. M. ; GEHRKE, M. . A biblioteca escolar e as crianças: novos conceitos, velhos desafios. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 43, p. e47845, 2020.
-
FAUSTINO, R. C. ; GEHRKE, M. ; NOVAK, M. S. J. . A política de formação de professores bilíngues: histórico, ações para formação de professores indígenas e a produção didática. TELLUS (UCDB) , v. 43, p. 117-144, 2020.
-
LIRA, ALIANDRA CRISTINA MESOMO ; GEHRKE, MARCOS . Atos de ler e brincar na universidade: uma experiência de formação de crianças, professores e acadêmicos. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 14, p. 620-633, 2019.
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. ; FAUSTINO, R. C. . A formação de pedagogos indígenas em alternância no Paraná: uma contribuição à interculturalidade e ao bilinguismo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 4, p. 1-26, 2019.
-
GEHRKE, M. ; MALLAT, J. D. . As políticas educacionais e a formação inicial de professores: a didática na resolução 002/2015. CONTRAPONTOS (ONLINE) , v. 18, p. 89-104, 2018.
-
MALLAT, J. D. ; GEHRKE, M. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O CAMPO DA DIDÁTICA: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS , v. 7, p. 227-245, 2018.
-
MALLAT, JULIANA DOMIT ; GEHRKE, MARCOS ; GONÇALVES, ADEMIR NUNES . Licenciatura em Educação do Campo: princípios formativos a didática por área do conhecimento. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 3, p. 677-704, 2018.
-
GEHRKE, M. ; SILVA, L. M. M. E. . Pedagogia socialista soviética: categorias que se articulam na construção de uma noca escola para uma nova sociedade. Revista Educere Et Educare , v. XX, p. 1-18, 2018.
-
BAHLS, D. P. ; GEHRKE, M. . A biblioteca como espaço de leitura em ambientes socioeducativos. Revista Interfaces , v. 8, p. 73-84, 2017.
-
GEHRKE, M. . Por uma escola infantil com biblioteca: dos fundamentos aos apontamentos de práticas. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 13, p. 140-157-140, 2017.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Cenário da biblioteca escolar no contexto da educação do campo do Paraná. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 22, p. 33-57, 2017.
-
GEHRKE, M. . Biblioteca escolar do trabalho e a formação do professor: uma relação necessária. FAZ CIÊNCIA (UNIOESTE. IMPRESSO) , v. 18, p. 66-83, 2016.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Biblioteca na-da beira: conjuntura e leitura em bibliotecas escolares de escolas do campo. Linha Mestra , v. 24, p. 2274-2278-2278, 2014.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Apontamentos sobre bibliotecas em Escolas do Campo no estado do Paraná. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 23, p. 109-122, 2013.
-
VIEIRA, E. A. ; BUFREM, L. S. ; GARCIA, T. M. F. B. ; GEHRKE, M. . Educación del campo en Brasil: desafíos para los trabajadores agrícolas sin tierra. Aula de Innovacion Educativa , v. 216, p. 68-72, 2012.
-
GEHRKE, M. . Formação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafio da Escola do Campo. EDUCAÇÃO (UFSM) , v. v.34, p. 195-218, 2009.
-
GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. (Org.) ; GOBO, M. M. M. D. (Org.) . Diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão na educação do campo e indígena da Unicentro. 1. ed. Guarapuava: Unicentro, 2025. 413p .
-
GEHRKE, M. . Semeando palavras: caça-palavras e cruzadinhas. 1. ed. Guarapuava: Apprehendere, 2024. v. 13. 71p .
-
HAMMEL, Ana Cristina (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) ; FINATTO, R. A. (Org.) ; PADUCH, M. A. (Org.) . Escrevedores da Liberdade VII. 7. ed. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2022. v. 1000. 171p .
-
GEHRKE, M. ; LEITE, V. J. (Org.) ; TOLEDO, V. D. (Org.) ; RIBEIRO, D. S. (Org.) . Vozes da resistência IV. 4. ed. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021. v. IV. 206p .
-
GEHRKE, M. ; LEITE, V. J. (Org.) ; TOLEDO, V. D. (Org.) ; RIBEIRO, D. S. (Org.) . Vozes da resistência IV. 4. ed. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021. v. IV. 206p .
-
CARDOZO, P. F. (Org.) ; SANTINELLO, J. (Org.) ; OLIVATTO, J. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Práticas e saberes pedagógicos: dimensões da educação brasileira. 1. ed. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021. 298p .
-
SANTINELLO, J. (Org.) ; CARDOZO, P. F. (Org.) ; OLIVATTO, J. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Politicas educacionais: pesquisas e debates atuais. 1. ed. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021. 168p .
-
HAMMEL, A. C. (Org.) ; FERREIRA, E. M. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) ; FINATTO, Roberto Antônio (Org.) . ESCOLAS MULTISSERIADAS DO PARANÁ: um estudo a partir do programa Escola da Terra. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2021. v. 500. 114p .
-
HAMMEL, Ana Cristina (Org.) ; WINCHUAR, M. J. L. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Escrevedores da liberdade VI. 6. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2020. v. VI. 291p .
-
GEHRKE, M. ; HILARIO, H. (Org.) ; LUEDEMANN, C. S. (Org.) . Vozes de resistência III: sobre as práticas educativas nos tempos e espaços ocupados pelo MST. 1. ed. GUARAPUAVA: APPREHENDERE, 2018. v. 500. 227p .
-
FERREIRA, E. M. (Org.) ; GEHRKE, MARCOS (Org.) ; SANTIM, A. (Org.) . Caderno de leitura: Guarani - Português. 1. ed. GUARAPUAVA: , 2018. v. 8. 39p .
-
GONCALVES, A. N. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) ; SAPELLI, M. L. S. (Org.) . Estudos e pesquisas em educação do campo: sujeitos e processos formativos. 1. ed. GUARAPUAVA: Aprprehendere, 2018. v. 500. 162p .
-
VERDERIO, A. (Org.) ; HAMMEL, Ana Cristina (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Formação continuada de professores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. 1. ed. Tubarão: Copiart, 2018. v. 700. 304p .
-
SAPELLI, M. L. S. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Práticas pedagógicas em escolas do campo: da realidade à formação crítica e a auto organização dos estudantes. 1. ed. Guarapuava: Unicentro, 2017. v. 500. 199p .
-
ROCHA, A. M. D. (Org.) ; SAPELLI, M. L. S. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Modelagem matemática: uma possibilidade de ensino da matemática nas escolas do campo. 1. ed. GUARAPUAVA: Unicentro, 2017. v. 500. 94p .
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. (Org.) ; VOLUPCA, T. C. (Org.) ; MORAES, V. M. (Org.) . Estágio: práticas pedagógicas em escolas do campo. 1. ed. Guarapuava: Editora Unicentro, 2016. v. 1. 254p .
-
SAPELLI, M. L. S. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) ; MARIANO, A. (Org.) . Vozes da Resistência II. 1. ed. Guarapuava: Editora Unicentro, 2016. v. 1. 242p .
-
GONCALVES, A. N. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . A trajetória dos 40 anos do curso de Pedagogia da Unicentro. 1. ed. Ijui - RS: Editora Unijui, 2016. v. 500. 272p .
-
GARCIA, T. M. F. B. (Org.) ; BUFREM, L. S. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Leituras: Escola do campo e textos: propostas e práticas. 1. ed. Ijui: Unijui, 2016.
-
VERDERIO, A. (Org.) ; HAMMEL, Ana Cristina (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Formação continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. 1. ed. Tubarão: Editora Copiart, 2016. 304p .
-
GEHRKE, M. . Escrevedores da Liberdade III: produção coletiva dos estudantes das escolas itinerantes do Paraná e das escolas multisseriadas do campo de Prudentópolis e Cândido de Abreu. 1. ed. Tubarão: Editora Copiart, 2016. v. 1500. 248p .
-
GHEDINI, Cecilia Maria. (Org.) ; MARTINS, F. J. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) ; FARIAS, M. I. (Org.) ; ONCAY, S. T. V. (Org.) ; SIMOES, W. (Org.) . Educação do campo no Estado do Paraná: um registro das lutas, conquistas e desafios. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2016. v. 1. 185p .
-
GEHRKE, M. ; GONCALVES, A. N. (Org.) ; VOLUPCA, T. C. (Org.) ; MORAES, V. M. (Org.) ; SAPELLI, M. L. (Org.) . Práticas de iniciação a docência: relações entre a licenciatura em educação do campo e a escola do campo. 1. ed. Guarapuava: UNICENTRO, 2014. v. 01. 236p .
-
GEHRKE, M. ; DICKMANN, I. (Org.) . Educação do Campo: pesquisa e conhecimento. 1. ed. Chapecó: Ação Cultural, 2014. v. 1. 66p .
-
GEHRKE, M. ; JANATA, N. E. (Org.) . Encantar-se como leitor e encantar como escritor. 1º. ed. Três Passos: Grafipassos, 2012. v. 1000. 86p .
-
GEHRKE, M. . Telhas e Palavras: as palavras de ordem dos sem terrinhas do MST. 1º. ed. Três Passos - RS: Grafipassos, 2012. v. 01. 90p .
-
GEHRKE, M. ; JANATA, N. E. (Org.) . Ciranda da Poesia. 1º. ed. Três Passos: Grafipassos, 2011. v. 1000. 84p .
-
SANTOS NETO, J. L. (Org.) ; BEZERRA NETO, L. (Org.) ; SILVA, P. (Org.) ; MIOTELLO, V. (Org.) ; GEHRKE, M. (Org.) . Alfabetização de jovens e adultos e a prática de escrita de pedagogos e pedagogas do campo:desafios da pedagogia. I. ed. São Carlos - SP: Ufscar, 2011. v. 100. 89p .
-
GEHRKE, M. . Escolas do campo semeando conhecimento; produção escrita de educandos e educandas de Passos Maia. 1º. ed. Xanxere - SC: Editora Didática Paulista, 2011. v. 03. 98p .
-
GEHRKE, M. ; Schwendler (Org.) ; Zanetti (Org.) . Formação de Educadoas e Educadores: O planejamento na alfabetização de jovens e adultos. 1. ed. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2003. v. 1. 152p .
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. ; FARIAS, M. I. ; MORAES, V. M. . Licenciatura em Educação do Campo na/da Universidade Estadual do Centro-Oeste. In: Marcos Gehrke; Vanessa Domingos Toledo; Meg Monique Maria dias Bogo. (Org.). Diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão na educação do campo e indígena da Unicentro. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2025, v. , p. 19-46.
-
GEHRKE, M. ; MORAES, V. M. ; TOLEDO, V. D. . PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DO CAMPO E QUILOMBOLA Parceria entre movimentos sociais, Unicentro, Pronera, turma Abayomi Marias. In: Marcos Gehrke; Vanessa Domingos Toledo; Meg Monique Maria dias Bogo. (Org.). Diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão na educação do campo e indígena da Unicentro. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2025, v. , p. 47-75.
-
BERALDO, I. B. ; GEHRKE, M. . A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA INDÍGENA DA UNICENTRO. In: Marcos Gehrke; Vanessa Domingos Toledo; Meg Monique Maria dias Bogo. (Org.). Diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão na educação do campo e indígena da Unicentro. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2025, v. , p. 77-98.
-
GEHRKE, M. ; HAMMEL, A. C. ; ANTONIO, C. A. ; ANHAIA, E. M. ; NOVAK, M. S. J. ; FAUSTINO, R. C. ; FINATTO, R. A. ; JANATA, N. E. . FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E AGRUPAMENTOS HUMANOS Potencialidades das experiências escolares do campo e indígenas para organização do trabalho pedagógico. In: Marcos Gehrke; Vanessa Domingos Toledo; Meg Monique Maria dias Bogo. (Org.). Diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão na educação do campo e indígena da Unicentro. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2025, v. , p. 127-142.
-
FREITAS, E. F. ; HAMMEL, A. C. ; GEHRKE, M. . MULHERES INDÍGENAS EM CURSOS SUPERIORES NO PARANÁ Pesquisa na/da Terra Indígena Rio das Cobras. In: Marcos Gehrke; Vanessa Domingos Toledo; Meg Monique Maria dias Bogo. (Org.). Diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão na educação do campo e indígena da Unicentro. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2025, v. , p. 253-284.
-
GEHRKE, M. ; FAUSTINO, R. C. ; FERNANDES, D. K. B. ; PERES, D. A. ; FREITAS, E. F. . Professores indígenas e o acesso à universidade no Paraná:formação para atualidade e bilinguismo. In: Caroline Banhniuk; Paulo Roberto de Souza Silva. (Org.). Caminhos de transformação da escola 5: a formação de educadores do campo e a construção da pedagogia socialista. 5ed.São Paulo: Expressão Popular, 2024, v. 5, p. 135-148.
-
ZOLETI, A. M. ; GEHRKE, M. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. In: Poliana Fabíula Cardozo; Jamili Santinelo; Jefferson Olivatto; Marcos Gehrke. (Org.). Politicas educacionais: pesquisas e debates atuais. 1ed.GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021, v. 1, p. 50-62.
-
BAITEL, D. T. L. ; GEHRKE, M. . FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA DA GÊNESE A PRÁTICA: UMA BREVE ANÁLISE. In: Poliana Fabíula Cardozo; Jamili Santinelo; Jefferson Olivatto; Marcos Gehrke. (Org.). Politicas educacionais: pesquisas e debates atuais. 1ed.GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021, v. 1, p. 63-74.
-
LUVISA, M. T. ; GEHRKE, M. . PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR NO BRASIL (1987 ? 2018). In: Poliana Fabíula Cardozo; Jamili Santinelo; Jefferson Olivatto; Marcos Gehrke. (Org.). Politicas educacionais: pesquisas e debates atuais. 1ed.GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021, v. 1, p. 75-86.
-
SILVA, G. ; NASCIMENTO, E. E. ; GEHRKE, M. . TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS BOLETINS DE EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. In: Poliana Fabíula Cardozo; Jamili Santinelo; Jefferson Olivatto; Marcos Gehrke. (Org.). Politicas educacionais: pesquisas e debates atuais. 1ed.GUARAPUAVA: Apprehendere, 2021, v. 1, p. 87-100.
-
BUFREM, L. S. ; WINCHUAR, M. J. L. ; GEHRKE, M. . LEITURA E ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Glaucia da Silva Brito. (Org.). Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação: Percursos Metodológicos e Significativos. 1ed.Rio de Janeiro: Business Graphics Editora, 2020, v. 1, p. 152-165.
-
BARBOSA, V. L. ; GEHRKE, M. ; FERNANDES, D. K. B. . As obras literárias e o contexto camponês. In: Valdirene Manduca de Moraes; Rodrigo dos Santos. (Org.). Educação do campo e indígena: estudos e pesquisasem contextos de resistência. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 34-45.
-
MORAIS, D. A. ; CASTELARI, J. ; GEHRKE, M. . Multissérie e ciclo de formação humana: da experiência as desafios da escola do campo. Educação do campo e indígena: estudos e pesquisas em contextos de resistência. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 46-58.
-
ROCHA, C. J. ; GEHRKE, M. . RELAÇÕES ENTRE A TEORIA HISTORICO-CULTURAL E AS MATRIZES FORMATIVAS DO MST NO DESENVOLVIMENTO INFÂNTIL: UM ESTUDO NO ACAMPAMENTO HERDEIROS DA TERRA DE 1º DE MAIO. In: Ana Cristina Hammel (et,al). (Org.). Estudos sobre a reaidade brasileira: práticas e movimentos contra-hegêmonicos. 1ed.Editora CRV: Curitiba, 2020, v. 1, p. 123-145.
-
SAPELLI, M. L. S. ; GEHRKE, M. ; LEITE, V. J. . A universidade se pinta de povo: uma parceria entre a Unicentro e o Movimento dos Trabalhadores Sem Tewrra. In: Andressa Kolody; Dan Junior Alves Nolasco Belém. (Org.). Extensão em perspectiva. 1ed.GUARAPUAVA: MARCOS, 2019, v. 1, p. 131-154.
-
GEHRKE, M. ; MARIANO, A. ; DAROS, D. ; APIAIM, A. ; CAMPOS, J. . Cuba e MST Brasil: vozes de resistência da brigada Yo, soy, Fidel. Vozes de resistência III: sobre as práticas educativas nos tempos e espaços ocupados pelo MST. 1ed.GUARAPUAVA: Apprehendere, 2018, v. 1, p. 201-227.
-
SILVA, L. M. M. E. ; GEHRKE, M. . Pedagogo e biblioteca escolar: limites e possibilidades de uma relação necessária. In: Ademir Nunes Gonçalves; Marcos Gehrke; Marlene Lúcia Siebert Sapelli. (Org.). Estudos e pesquisas em educação do campo: sujeitos e processos formativos. 1ed.GUARAPUAVA: Apprehendere, 2018, v. 500, p. 145-162.
-
HAMMEL, Ana Cristina ; GEHRKE, M. . Práticas pedagógicas e a formação continuada de professores das escolas-classe multisseriadas. In: Alex Verdério; Ana Cristina Hammel; Marcos Gehrke. (Org.). Formação continuada de professores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. 1ed.Tubarão: Copiart, 2018, v. , p. 19-54.
-
GEHRKE, M. . Políticas públicas educacionais para leitura, o livro e a biblioteca escolar: relações com o contexto da escola do campo. In: Marlene Lucia Siebert Sapelli e Jefferson Olivatto da Silva. (Org.). Uma face da hidra capitalista: crítica às políticas educacionais para classe trabalhadora. 1ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. , p. 211-238.
-
GEHRKE, M. . Por uma biblioteca para crianças pequenas. In: Aliandra Cristina Mesomo Lira; Jane Maria de Abreu Drewinski. (Org.). Infância e Educação Infantil. 1ed.Guarapuava: Editora Unicentro, 2017, v. 1, p. 129-144.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Matrizes formativas da biblioteca escolar do trabalho: uma proposição para a escola do campo. In: Ursula Blattmann; William Barbosa Vianna. (Org.). Inovações em escolas com bibliotecas. 1ed.Florianópolis: Dois por Quatro Editora, 2016, v. , p. 225-260.
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. ; MORAES, V. M. . Licenciatura em educação do campo da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná: apontamentos sobre o vivido na turma. Estágio: práticas pedagógicas em escolas do campo. 1ed.Guarapuava: Editora Unicentro, 2016, v. 1, p. 17-38.
-
GEHRKE, M. . Escrever como forma de luta: biblioteca e alfabetização no movimento. In: Marlene Lucia Siebert Sapelli; Marcos Gehrke; Alessandro Mariano. (Org.). Vozes da Resistência II. 1ed.Guarapuava: Editora Unicentro, 2016, v. 2, p. 35-62.
-
SAPELLI, M. L. S. ; GEHRKE, M. . Laboratório da educação do campo na trajetória do curso de pedagogia. A trajetória dos 40 anos do Curso de Pedagogia da Unicentro. 1ed.Ijui - RS: Editora Unijui, 2016, v. 1, p. 231-243.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Biblioteca da educação do campo: políticas públicas e produção de acervos. In: Marcos Gehrke; Leilah santiago Bufrem. (Org.). Leituras: Escola do Campo e textos: propostas e práticas. 1ed.Ijui: Unijui, 2016, v. 1, p. 99-147.
-
VERDERIO, A. ; HAMMEL, Ana Cristina ; PANTAROLO, F. ; GEHRKE, M. . O programa de formação continuada de educadores da educação básica no centro-sul do Paraná. Formação continuada de educadores da educação básica na região centro-sul do Paraná: fortalecimento da política pública em Educação do Campo. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. 1, p. 21-54.
-
GEHRKE, M. ; JANATA, N. E. . Projeto Político Pedagógico da escola do campo: reorganização dos tempos-espaços a partir dos ciclos de formação humana. In: Alex Verdério; Ana Cristina Hammel; Marcos Gehrke. (Org.). Formação continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. 1ed.Tubarão: Editora Copiart, 2016, v. 1, p. 95-113.
-
GEHRKE, M. ; HAMMEL, Ana Cristina . A produção da educação do campo: marco bibliográfico, político e educacional. In: Alex Verdério; Ana Cristina Hammel; Marcos Gehrke. (Org.). Formação continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. 1ed.Tubarão: Editora Copiart, 2016, v. , p. 71-93.
-
GEHRKE, M. ; WINCHUAR, M. J. L. . Práticas de leitura e escrita e a formação de educadores da Escola da Terra: da escolarização à prática social. Formação continuada de educadores das escolas multisseriadas e escolas itinerantes do Paraná. 1ed.Tubarão: Editora Copiart, 2016, v. , p. 151-170.
-
GHEDINI, Cecilia Maria. ; ONCAY, S. T. V. ; GEHRKE, M. . Iniciativas e ações de formação-educação que constituiram a experiências da articulação da Articulação Paranaense de Educação do Campo. Educação do campo no Estado do Paraná: um registro das lutas, conquistas e desafios (1998 - 2012). 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2016, v. 1, p. 115-150.
-
OLIVEIRA, D. C. ; GEHRKE, M. . Escola Itinerante no Estado do Paraná: contribuições políticas e pedagógicas para Educação do Campo. In: Cecília Maria Ghedini [et.al]. (Org.). Educação do campo no Estado do Paraná: um registro das lutas, conquistas e desafios (1998 - 2012). 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2016, v. 1, p. 152-168.
-
ECKSTEIN, M. P. W. ; GEHRKE, M. ; SILVA, M. R. ; RODRIGUES, R. V. . O estágio supervisionado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental na trajetória do curso de Pedagogia. In: Ademir Nunes Gonçalves; Marcos Gehrke. (Org.). A trajetória dos 40 anos do curso de Pedagogia da Unicentro. 1ed.Guarapuava: Editora Unijui, 2016, v. 1, p. 181-200.
-
BAHNIUK, C. ; ANTONIO, C. A. ; GEHRKE, M. ; LEITE, V. J. . O experimento com os complexos de estudo: mo coletivo escolar e na formação de educadores. In: Marlene Lucia Siebert Sapelli; Luiz Carlos de Freitas; Roseli Salete Caldart. (Org.). Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: ensaios sobre complexos de estudo. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2015, v. 3, p. 97-114.
-
GEHRKE, M. . Práticas de leitura e escrita e a formação continuada de professores. In: Priscila Ribeiro Ferreira e Ana Paula Araujo Fonseca. (Org.). A experiência da UFFS na formação de professores para educação integral: possibilidades e desafios. 1ed.Porto Alegre: , 2014, v. 1, p. 95-112.
-
FITZ, M. ; GEHRKE, M. . O papel do estado na implementação do Projovem Campo - Saberes da Terra no Vale do Ribeira Paranaense. Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Campo. 1ed.Matinhos - PR: UFPR, 2013, v. 1, p. 17-40.
-
SIKORA, P. R. ; GEHRKE, M. . Perfil e diferenciação entre os programas para ensino de jovens e adultos - CEEBJA e Projovem Campo. Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Campo. 1ed.Matinhos - PR: UFPR, 2013, v. 2, p. 66-83.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Pesquisa e formação de educadores: a organização do trabalho pedagógico da Escola do Campo. In: Sônia Guariza Miranda; Cecília Maria Ghedini; Natacha Eugênia Janata. (Org.). Educação do Campo em movimento:teoria e prática cotidiana. Ied.Curitiba: Editora UFPR, 2010, v. II, p. 127-155.
-
GEHRKE, M. . Organização do trabalho pedagógico da Escola do Campo. In: Sônia Guariza Miranda; Sônia Fátima Schwendler. (Org.). Educação do Campo em movimento: teoria e prática cotidiana - v. I. Ied.Curitiba: Editora UFPR, 2010, v. I, p. 151-175.
-
ANTONIO, C. A. ; SAPELLI, M. L. S. ; GEHRKE, M. . Currículo e escolas itinerantes: pressupostos, conteúdos, vivências geradoras e avaliação. In: Marlene Lúcia Siebert Sapelli. (Org.). Vozes da resistência: sobre a prática educativa nos tempos e espaços ocupados pelo MST. 01ed.Guarapuava: UNICENTRO, 2009, v. 01, p. 15-66.
-
Zanetti ; GEHRKE, M. ; TIPOLO, E. V. ; Schwendler . Os temas geradores na formação de educadoras e educadores ena educação de jovens e adultos. In: Marcos Gehrke;Maria Aparecida Zanetti;Sônia Fátima Schwendler. (Org.). Formação de Educadoras e Educadores: O planejamento na alfabetização de jovens e adultos. 20ed.Curitiba: Editora Gráfica Curitiba, 2003, v. 01, p. 72-86.
-
GEHRKE, M. ; GHEDINI, Cecilia Maria. ; DUARTE, V. ; ZANELLA, José Luiz . Desenvolvimento do Campo e Educação: o repensar da escola a partir do. Projeto Vida na Roça - Vivenciando e refletindo sobre as bases do desenvolvimento do campo. 3ed.Francisco Beltrão: EDUNIOESTE, 2002, v. 3, p. 69-71.
-
GEHRKE, M. . Alfabetização de jovens e adultos: movendo-se nas trilhas da emancipação humana. Caderno Pedagógico da EJA, Rio Bonito do Iguaçu, p. 62 - 72, 05 jun. 2006.
-
GEHRKE, M. . O trabalho com os textos na alfabetização de jovens e adultos. Caderno Pedagógico da EJA, Rio Bonito do Iguaçu, p. 72 - 79, 05 jun. 2006.
-
GEHRKE, M. . Alfabetização: cultura e linguagem. Caderno de Educação - MST, São Paulo, p. 58 - 83, 11 nov. 2003.
-
GEHRKE, M. . A criança e o jogo, o adulto e o trabalho no contexto do campo. Cadernos Educação e Desenvolvimento, Francisco Beltrão, p. 35 - 43, 05 nov. 2002.
-
GEHRKE, M. . Construindo possibilidades de vida no campo. Cadernos da Conferência, Porto Alegre, p. 143 - 146, 04 abr. 2002.
-
DUARTE, V. ; GHEDINI, Cecilia Maria. ; GEHRKE, M. . Desenvolvimeto do campo e educação: orepensar da escola a partir do " Vida na Roça". Projeto Vida na Roça, Francisco Beltrão - Paraná, p. 63 - 71, 11 mar. 2002.
-
GEHRKE, M. . Aproximações necessárias entre o saber popular e o conhecimento sistematizado.. Caderno Pedagógico, Porto Alegre, p. 42 - 45, 01 nov. 2001.
-
GEHRKE, M. ; JANATA, N. E. . Escola Itinerante do MST, a organicidade nos ciclos de formação. Ciclo em Revista, Rio de Janeiro, p. 35 - 49.
-
GEHRKE, M. . Formação de Infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo. Educação (UFSM), Santa Maria - RS, p. 195 - 218.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Bibliotecas na-da beira: conjuntura e leitura em bibliotecas escolares de escolas do campo. In: 19° Cole - Leituras sem margens, 2014, Campinas - SP. Revista Linha Mestra, 2014. v. 19. p. 2274-2278.
-
GEHRKE, M. ; MORAES, V. M. ; SAPELLI, M. L. S. . Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná: apontamentos sobre o vivido na turma ' Campo em Movimento'. In: I Jornada latinoamericana de historia, trabajo, movimientos sociales y educacion popular., 2013, Foz do Iguaçu. I Jornada Latinoamericana de historia, trabajo, movimientos sociales y educación popular.. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2013. v. I. p. 24-25.
-
VIEIRA, E. A. ; BUFREM, L. S. ; GEHRKE, M. ; GARCIA, T. M. F. B. . Desigualdades sociales, la lucha por la tierra y la construcción social de la escuela brasileña: dos experiencias. In: III Congresso Internacional: Ciencias, tecnologias y culturas. Dialogos entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de américa latina y el Caribe. Hacia uma internacional del conocimiento, 2013, Santiago - Chile. Ciencias, tecnologias y culturas. Dialogos entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de américa latina y el Caribe. Hacia uma internacional del conocimiento, 2013.
-
GEHRKE, M. . Escolarizadas e itinerantes: as práticas de escrita compondo a biblioteca Escolar Itinerante. In: I Seminário Internacional e I Forum de Educação do Campo da Região Sul do RS, 2012, Pelotas-RS. I Seminário Internacional e I Forum de Educação do Campo da Região Sul do RS- Campo e Cidade em busca de Caminhos Comuns. Pelotas -RS, 2012. p. 01-22.
-
GEHRKE, M. ; OLIVEIRA, D. C. ; BUFREM, L. S. . Escola Itinerante no Estado do Paraná: contribuições políticas pedagógicas para a Educação do Campo. In: IV Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2012, Francisco Beltrão-PR. Anais do IV Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2012. p. 696-709.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Ideias-força de alfabetização no MST. In: I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011, Dourados - MS. I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011.
-
ROSA, Milena Teixeira ; GEHRKE, M. . As contribuiçoes do ensino de lingua estrangeira com adolescentes do campo. In: I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011, Dourados - MS. I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011.
-
GEHRKE, M. ; HAMMEL, Ana Cristina . Ciclos de formação humana na escola - a experiência do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak. In: III Encontro Nacional das Escolas em Ciclos e VI Encontro Estadual das Escolas em Ciclos do Estado do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Políticas de Avaliação: Polêmicas na I° Década do Século XXI, 2011.
-
GEHRKE, M. ; OLIVEIRA, D. C. . Escola Itinerante no Estado do Paraná: contribuições políticas e pedagógicas para a Educação do Campo. In: I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011, Dourados. I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011. p. 78-93.
-
OLIVEIRA, C. M. A. ; GEHRKE, M. . POLÍTICAS DE LEITURA, LIVRO E BIBLIOTECA ESCOLAR DA ESCOLA DO CAMPO. In: XXIX Encontro anual de Iniciação Científica, 2020, GUARAPUAVA. POLÍTICAS DE LEITURA, LIVRO E BIBLIOTECA ESCOLAR DA ESCOLA DO CAMPO, 2020.
-
OLIVEIRA, D. S. ; GEHRKE, M. . BIBLIOTECA DIGITAL DO LAECI: A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENA. In: XXIX Encontro anual de Iniciação Científica, 2020, GUARAPUAVA. BIBLIOTECA DIGITAL DO LAECI: A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENA, 2020.
-
CADORIN, G. ; GEHRKE, M. . MALAS E LIVROS: RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DA FLORESTA. In: XXIX Encontro anual de Iniciação Científica, 2020, GUARAPUAVA. MALAS E LIVROS: RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DA FLORESTA, 2020.
-
COSTA, M. M. ; GEHRKE, M. . FILOSOFIA, INFÂNCIA E AS OBRAS LITERÁRIAS: A LEITURA DOS SEM TERRINHAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. In: XXIX Encontro anual de Iniciação Científica, 2020, GUARAPUAVA. FILOSOFIA, INFÂNCIA E AS OBRAS LITERÁRIAS: A LEITURA DOS SEM TERRINHAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, 2020.
-
LUZ, M. R. V. ; GEHRKE, M. . BIBLIOTECAS ITINERANTES E POPULARIZAÇÃO DA LEITURA EM CONTEXTO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS. In: XXIX Encontro anual de Iniciação Científica, 2020, GUARAPUAVA. BIBLIOTECAS ITINERANTES E POPULARIZAÇÃO DA LEITURA EM CONTEXTO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS, 2020.
-
MACHADO, A. K. ; GEHRKE, M. . PRÁTICAS DE LEITURAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS. In: XXVIII, 2019, GUARAPUAVA. PRÁTICAS DE LEITURAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, 2019.
-
KURLIAK, A. P. V. ; GEHRKE, M. . BIBLIOTECAS ALTERNATIVAS E A FORMAÇÃO DE LEITORES. In: XXVIII Encontro anual de Iniciação científica, 2019, GUARAPUAVA. BIBLIOTECAS ALTERNATIVAS E A FORMAÇÃO DE LEITORES, 2019.
-
LUVISA, M. T. ; GEHRKE, M. . PRÁTICAS DE LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO. In: IVI Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Guarapuava. IV SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
KASINEI, S. T. M. ; GEHRKE, M. . Biblioteca Escolar: legislação, programas e políticas. In: IV Semana de integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Guarapuava. Anais da IV SIEPE - Semana de integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
CASTRO, G. C. N. ; GEHRKE, M. . Trabalhador da biblioteca escolar. In: III Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Guarapuava. Anais da III SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013.
-
FERREIRA, E. M. ; GEHRKE, M. . A biblioteca escolar do trabalho no contexto da Escola do Campo. In: XVIII Endipe: Encontro Nacional de Didática e prática de ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 207-207.
-
MATEUS, I. B. B. ; MALLAT, J. D. ; GEHRKE, M. . Formação inicial de professores: olugar da didática nos curso de licenciatura da Unicentro. In: XVIII Endipe: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo:cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 69-69.
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. S. ; FAUSTINO, R. C. . ?Educação e Povos Indígenas: Identidades em Construção e Reconstrução' da. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , 2020.
-
GEHRKE, M. . Biblioteca escolar do trabalho e a formação do professor: uma relação necessária. FAZ CIÊNCIA (UNIOESTE. IMPRESSO) , 2016.
-
GEHRKE, M. ; BUFREM, L. S. . Bibliotecas Da Beira: Conjuntura E Leitura Em Bibliotecas Escolares De Escolas Do Campo. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , 2014.
-
GEHRKE, M. . metodologia e princípios da alfabetização. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Fundamentos do Planejamento. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Organização do trabalho pedagógico: tempos e espaços escolares. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Os ambientes e tempos educativos de uma escola do campo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAHLS, D. ; WINCHUAR, M. J. L. ; GEHRKE, M. . A biblioteca como espaço de leitura em ambientes socioeducativos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GEHRKE, M. . Experiência pedagógica das escolas do campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Sistematização das questões levantadas nas áreas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Organização do trabalho pedagógico nos ciclos de formação humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. ; LUVISA, M. T. . Leitura, livro e biblioteca escolar na BRAPCI: aproximações com a Escola do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GEHRKE, M. . Conjuntura e leitura em bibliotecas escolares no contexto do campo no Paraná. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Proposta pedagógica das Escolas Itinerantes, bases teóricas dos ciclos de formação humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Planejamento por complexos de estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GEHRKE, M. . Formação de professores do campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Organização do trabalho pedagógico das escolas de campo (por ciclo), currículo, práticas pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GEHRKE, M. ; MOLINA, M. C. . Desafios das Licenciaturas na materialização das Escolas do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. ; MORAES, V. M. . Educação do Campo: trajetória e desafiuos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . II Seminário Nacional de Formação ProJovem Campos Saberes da Terra - Sistemas de produção e processos de trabalho no campo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Como fazer a escola nos ciclos de formação humana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Refletindo práticas de sistematização das escolas Chico Mendes, Colégio Estadual Iraci Salete strozak e Escolas Itinerantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Práticas de Leitura e Escrita na Escola Itinerante. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Almeida ; GEHRKE, M. . Caminhos da escrita de educadoras e educadores de Rio Bonito do Iguaçu: Desafios da formação continuada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GEHRKE, M. . Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Socialização da obra pedagógica do movimento sem terra. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Proposta de trabalho para educação do campo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. . Pedagogia da Terra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GEHRKE, M. ; DARE, M. L. B. ; ARRUDA, R. P. . Cultivando escritores no paraiso das serras. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2020 (Cadernos Pedagógicos).
-
HAMMEL, Ana Cristina ; WINCHUAR, M. J. L. ; GEHRKE, M. . Escrevedores da liberdade VI. São Paulo: Outras expressões, 2020 (Cadernos Pedagógicos).
-
GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. ; FAUSTINO, R. C. . Projeto politico pedagógico do Curso de Pedagogia: formação intercultural e bilíngue de professores indígenas no Paraná. GUARAPUAVA: Unicentro, 2019 (Cadernos Pedagógicos).
-
GEHRKE, M. ; VOLUPCA, T. C. ; FERREIRA, E. M. . Histórias Faxinalenses V.3. Guarapuava: [s.n.], 2018 (Organização dos Cadernos Pedagógicos).
-
ROCHA, A. M. D. ; GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. . Caderno didático de ciências e agroecologia: diretrizes de ciências e práticas de agricultura ecológioca com conteúdo programático de 6º ao 9º ano. Candói- PR 2018 (Cadernos Pedagógicos).
-
ROCHA, A. M. D. ; GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. . Gênerous discursivos e reforma agrária. Candói- PR 2018 (Cadernos Pedagógicos).
-
ROCHA, A. M. D. ; GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. . Aspectos históricos e geográficos do município de Candói. Candói- PR 2018 (Cadernos Pedagógicos).
-
ROCHA, A. M. D. ; GEHRKE, M. ; SAPELLI, M. L. . Modelagem matemáticmatemática: uma posibilidade de ensino de nas escolas do campo. Candói- PR 2018 (Cadernos Pedagógicos).
-
HAMMEL, Ana Cristina ; GEHRKE, M. . Escrevedores da liberdade V. Tubarão: Copiart, 2018 (Cadernos Pedagógicos).
-
SAPELLI, M. L. S. ; GEHRKE, M. . Práticas pedagógicas em escolas do campo: da realidade à formação crítica e à auto organização dos estudantes v.1. GUARAPUAVA: [s.n.], 2017 (Cadernos de Educação do Campo).
-
GEHRKE, M. ; FARIAS, M. I. . Escola no caminho da práxis: arte, educação e humanização. Tubarão, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
GEHRKE, M. ; GREIN, M. I. . Escola Itinerante no desafio da luta pela Reforma Agrária. Paraná: SEED, 2008 (Publicação de artigo).
-
GEHRKE, M. . Escola Itinerante do MST: História, Projeto e Experiência. Curitiba: SEED, 2008 (Organização da Escola Itinerante - MST).
-
GEHRKE, M. . O trabalho com os textos na alfabetização de jovens e adultos. Rio Bonito do Iguaçu 2008 (Caderno Pedagógico - EJA - Escola do Campo).
-
GEHRKE, M. . Linguagens Leitura e Escrita alfabetização: Cultura e Linguagem 2008 (Cadernos de Educação nº11).
-
GEHRKE, M. . Alfabetização de jovens e adultos. Movendo-se nas trilhas da emancipação humana. Rio Bonito do Iguaçu 2008 (Caderno Pedagógico - EJA - Escola do Campo).
-
GEHRKE, M. . Cadernos Educação e Desenvolvimento - Os Parques Infantis nas Escolas do Campo 2006 (Organização dos Cadernos Educação e Desenvolvimento).
-
GEHRKE, M. ; GHEDINI, Cecilia Maria. ; DAMBRO, Vanderlei. . Cadernos Assesoar - Por uma Educação Pública do Campo. Francisco Beltrão 2005 (Cadernos Assesoar - nº 4).
-
GEHRKE, M. ; TIPOLO, E. V. ; Zanetti ; Schwendler . Formação de Educadoras e Educadores. Curitiba, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
GEHRKE, M. ; GHEDINI, Cecilia Maria. ; DUARTE, V. ; ZANELLA, José Luiz ; ANTONIO, C. A. ; Lucini ; DAMBRO, Vanderlei. . 1ª Conferência Regional de educação do Campo. Dois Vizinhos: Graffit, 2002 (Organização dos Cadernos Educação e Desenvolvimento).
-
GEHRKE, M. . Revista Cambota nº 251 2002 (Equipe da Revista Cambota - Assesoar).
-
GEHRKE, M. . Cadernos Pedagógicos - Escola Pública do Campo - A prática dos temas geradores na formação de educadores. UNIOESTE 2001 (Organização dos Cadernos Pedagógicos).
-
GEHRKE, M. . Cadernos Pedagógicos - Escola Pública do Campo - O Conhecimento Enraizado na Vida. rancisco Beltrão 2000 (Organização dos Cadernos Pedagógicos).
-
GEHRKE, M. . Revista Cambota - nº 249 2000 (Equipe da Revista Cambota - Assesoar).
Outras produções
GEHRKE, M. . Processo de sistematização das práticas pedagógicas das professoras da Rede Municipal de Ensino de Passos Maia. 2009.
GEHRKE, M. . Capacitação Pedagógica na Escola do Campo Profº Hermínio Pagôtto. 2009.
GEHRKE, M. . Alfabetização, Leitura, Escrita e Noções Matemáticas. 2008.
GEHRKE, M. . Curso de Formação Continuada: reflexões e intervenções pedagógicas numa perspectiva crítica de educação para a emancipação humana. 2008.
GEHRKE, M. . Formação Continuada de professores das classes multiseriadas na rede municipal de educação de Passos Maia. 2008.
GEHRKE, M. . Formação Continuada de Professores das Classes Multiseriadas na Rede Municipal de Educação de Porto Barreiro. 2007.
GEHRKE, M. . Projeto Político Pedagógico na Escola do Campo - Colégio Estadual Ensino Fundamental e Médio Iraci Salete Strozak. 2007.
GEHRKE, M. . Formação Continuada de Educadoras e educadores no Centro de Formação Paulo Freire. 2007.
GEHRKE, M. . Assessoria ao Curso de Formação de Facilitadores de Educação de Adultos - Fundamentos e Metodologia da Alfabetização. 2004.
GEHRKE, M. . Assessoria ao Curso de Formação de Formadores de Educação de Adultos - Fundamentos e Metodologia de Alfabetização. 2004.
GEHRKE, M. . Formação Continuada de Educadores Alfabetizadores (anos iniciais) das Escolas Itinerantes. 2003.
GEHRKE, M. . A construção social do conhecimento numa perspectiva de Educação de Jovens e Adultos. 2002.
GEHRKE, M. . Material didático para Escolas Multiseriadas. 2014.
GEHRKE, M. ; RUBNEUZA, S. . Manual - E#ducação de Adultos Vol. I. 2004.
GEHRKE, M. . Parecer - Viabilidade de implementação das séries finais do Ensino Fundamental na Escola Rural Municipal Reinaldo Fleck. 2008.
GEHRKE, M. . Parecer - Trajetória de um povo camponês na luta por melhores condições de vida. 2008.
GEHRKE, M. . Parecer - Dificuldades de aprendizagem dos alunos da quarta série da Escola Rural Municipal Herberte de Souza: fracassos e perspectivas. 2008.
GEHRKE, M. . Parecer - O tema gerador como alternativa para superar a fragmentação da organização do trabalho pedagógico da escola: um estudo a partir da experiência das séries iniciais na Escola Cândida de Oliveira Luz. 2008.
GEHRKE, M. . Elaboração do Plano Municipla de Educação - PME. 2008.
GEHRKE, M. . Parecer - Dificuldades de aprendizagem na primeira série do Ensino Fundamental: estudo de caso em uma escola do campo. 2008.
GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. . Cantigas , jogos e brincadeiras. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. . Comunidade em contos. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. . Abecedário quilombola multilingue: português, yorubá e bantu. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. . Semeando palvras: caça-palavras e cruzadinhas. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. ; TOLEDO, V. D. . Caderno multilingue de brincadeiras, histórias e poemas: kaingang, guarani, xetá e português. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
HAMMEL, A. C. ; WINCHUAR, M. J. L. ; GEHRKE, M. . Escrevedores da Liberdade VI. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. ; ANHAIA, E. M. . Educação do campo e conectividade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. . A biblioteca escolar da escola do campo. 2013. (Relatório de pesquisa).
GEHRKE, M. . Educação do Campo. 2011. .
GEHRKE, M. . Oficina de Processos de Alfabetização. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GEHRKE, M. . Elaboração de projeto político pedagógico (Componete Curricular do Curso de Pedagogia da Terra). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GEHRKE, M. . Formação continuada de educadores da educação básica. 2011. .
GEHRKE, M. . Organização do trabalho pedagógico II (Componente Curricular no Curso de Licenciatura em Educação do Campo). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GEHRKE, M. . Organização do Trabalho Pedagógico da Escola Base e Escola Itinerante: Metodologia, Conteúdos e Avaliação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Educação do campo: estratégias de consolidação das políticas públicas de educação ddo campo a partir da relação escola pública do campo, entidades de ensino superior e movimentos sociias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Formação Continuada e Alfabetização de Jovens e Adultos e Idosos - Etapa Inicial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Produção do Caderno 6 das Escolas Itinerantes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Gestão democrática da educação escolar do campo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. ; ANHAIA, E. M. . Financiamento da Educação do Campo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoPedagógico).
GEHRKE, M. . Gestão Democrática da Educação Escolar do Campo. 2010. (Material Didático para o Curso de Especialização em Educação do Campo).
GEHRKE, M. ; ANHAIA, Edson Marcos. . Financiamento da Educação do Campo. 2010. (Material Didático para o Curso de Especialização em Educação do Campo).
GEHRKE, M. . IV Reunião Técnica - Produção do Caderno 5 das Escolas Itinerantes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Situação Educacional nas áreas de assentamento da reforma agrária: diagnóstico estrutural e pedagógico das escolas do campo e socializando experiências e debatendo práticas educativas escolares e não escolares nas áreas de assentamento da reforma agrária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Relação escola e assentamento: socializaçõa do 7º Concurso Nacional de Artes Plásticas e Literatura. A escola na direção da emancipação humana: potencialidades e limites. Planejamento da 5ª série e Ensino Médio. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Formação de Educadores(as) das Escolas Itinerantes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . O trabalho pedagógico com histórias infantis na educação dos sem terrinha. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Formação Continuada em Alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Formação Continuada em Alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Encontro de Avaliação e Planejamento das Escolas Itinerantes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Encontro de Capacitação de Educadores das Escolas Itinerantes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Seminário Estadual da Educação Básica nas áreas da reforma agrária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Formação Continuada de Educadores das Escolas Itinerantes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Capacitação de Educadores das Escolas Itinerantes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Formação em Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Encontro de Capacitação de Educadores das Escolas Itinerantes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Encontro de Capacitação de Educadores das Escolas Itinerantes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Encontro de Capacitação de Educadores das Escolas Itinerantes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Simpósio Estadual da Educação do Campo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação - Simpósio Estadual de Educação de Jovens e adultos do Ensino Fundamental da Fase I. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . 6 Concurso Nacional de Arte-Educação do MST. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de orientações de concurso).
GEHRKE, M. . Curso de Formação de Educadores da Escola Itinerante - 2ª Etapa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Formação de Educadores da Escola Itinerante. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Encontro de Educadores de Educação do Campo/EJA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação: Reunião Técnica da Escola Itinerante - Educação do Campo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Curso de Capacitação: Curso de Formação de Educadores da Escola Itinerante. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Manual Educação de Aldultos - Volume 1 - Sempre é Tempo de Aprender. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
GEHRKE, M. . Oficina de Leitura e Escrita para o 2º Ciclo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Encontro da Educação do Campo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Currículo Escolar: seleção, organização e normatização. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Espaço de Diálogo: o movimento das escolas estaduais de ensino médio - Modalidade Normal. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
DUARTE, V. ; ZANELLA, José Luiz ; GRIGOLO, Serinei ; GHEDINI, Cecilia Maria. ; GEHRKE, M. . Vida na Roça. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capa de livro).
GEHRKE, M. . V Semana de Pedagogia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Programa de Formação de Professores do Campo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . 1ª Semana Pedagógica de Formação de Professores do Campo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Capacitação de Monitores do Projeto PRONERA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEHRKE, M. . Programa de Formação de Professores do Campo - Projeto Vida na Roça. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Formas de organização escolar e agrupamentos humanos: potencialidades das experiências escolares do Campo e Indígenas para organização do trabalho pedagógico, Descrição: Investiga as formas de organização escolar e agrupamentos humanos no contexto do campo e indígena e as potencialidades das experiências escolares do Campo e Indígenas para organização do trabalho pedagógico. Foco nos estados de Santa Catarina e Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Clésio Acelino Antonio - Integrante / Natacha Eugênia Janata - Integrante / Edson Marcos de Anhaia - Integrante / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / FAUSTINO, ROSANGELA CELIA - Integrante / Ana Cristina Hammel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2023
Politicas educacionais e as influências nas práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica indígena, do campo e em outros contextos: a relação com o ensino superior, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como base investigações na área da educação voltadas às populações historicamente excluídas da escola como os camponeses, os povos indígenas e demais segmentos que vivem em diferentes contextos que dificulta o acesso das populações aos níveis mais elevados de educação e exigem uma educação diferenciada. Desde a década de 1990 diversas legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a LDB 9394/96, documentos como o Relatório Delors, os Planos Nacionais de Educação, dentre outros, evidenciam a necessidade de se dar maior atenção a escolaridade dessas populações. Por suas especificidades essa escolarização requer a formação superior de indígenas e camponeses bem como políticas e práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, agroecologia e outros saberes necessários e que possam contar com a participação desses povos, tanto na formulação das políticas como em seu desenvolvimento. No Brasil existem leis, referenciais e diretrizes sobre esta questão, e, nesse sentido, faz-se necessário estudos qualitativos que possam contribuir para a melhoria da formação escolar e superior desenvolvidas na formação indígena, do campo e em outros contextos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Chrustine Berdusco Menezes - Integrante / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante.
-
2022 - Atual
Educação do campo e educação indígena, Descrição: Formação de professores do campo, das águas e das florestas a partir da produção bibliográfica à cerca do tema, articulado com a biblioteca escolar no contexto do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador.
-
2020 - 2023
EDUCAÇÃO E ESCOLAS DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19, Descrição: Pesquisar a atuação de licenciados em educação do campo em tempos de pandemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) / Mestrado profissional: (20) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Natacha Eugênia Janata - Coordenador / Ana Cristina Hammel - Integrante / Edson Marcos de Anhaia - Integrante / Alex Verdério - Integrante.
-
2019 - Atual
Formação inicial e continuada de professores do campo das águas e das florestas, Descrição: Reunir e ordenar a produção acadêmica sobre formação de professores do campo das águas e das florestas (2000 ? 2018) nas bases da área. Reunir e ordenar a produção bibliográfica (livros, cadernos, livro didático, cartilhas, manuais, etc) produzidos para o contexto da educação escolar indígena.Acompanhar e sistematizar a experiência da formação inicial de pedagogos indígenas da Unicentro. Ordenar bibliotecas escolares em escolas indígenas, pesquisando as necessidades e usos da mesma nessa cultura. Sistematizar dados da formação continuada de professores desde o Programa Escola da Terra. Divulgar os dados da pesquisa em eventos da área, revistas cientificas na área da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marlene Lúcia Seibert Sapelli - Integrante / Ana Cristina Hammel - Integrante / Ademir Nunes Gonçalves - Integrante / Valdirene Manduica de Moraes - Integrante / Rodrigo dos Santos - Integrante / Monica Trindade Luvisa - Integrante / Márcio José de Lima Winchuar - Integrante / Maria Isabel Farias - Integrante / Alessandro Melo - Integrante / Evandro Oliveira Brito - Integrante.
-
2016 - 2017
LEITURA, LIVRO E BIBLIOTECA ESCOLAR EM CONTEXTOS, Descrição: Reunir, ordenar e analisar as politicas de leitura, livro e biblioteca escolar propostas pelo governo federal (2003 ? 2018);Inventariar as diferentes formas de organização e uso da biblioteca escolar e da leitura na literatura da área e em bases específicas; Potencializar no grupo de pesquisa, espaços e tempos para discutir e produzir sobre a temática da Biblioteca Escolar, a leitura e as práticas de leitura; Oferecer oficinas teórico-práticas sobre o tema para escolas públicas; Sistematizar a experiência do ?Laboratório de leitura do Departamento de Pedagogia ? DEPED/G?; Orientar trabalhos acadêmicos na área, seja na graduação e na pós graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Monica Trindade Luvisa - Integrante / Eduardo Maciel Ferreira - Integrante / Juliana Domit Mallat - Integrante / Aline Maiara Zoleti - Integrante.
-
2016 - 2017
Escola do campo no estado do Paraná: a escola multiserie, Descrição: Busca produzir dados qualitativos quanto ao quadro político-administrativo e pedagógico da Escola Multisseriada no campo no Estado do Paraná. Prevê aplicação de questionário aos gestores das escolas ou dos repensáveis no sistema municipal, com análise quali-quantitativo e projeção de análise e indicação de políticas para essa forma escolar. Reafirma a importância dessa foma escola no campo, mas destaca a necessidade de investimentos públicos, financeiros e científicos, nessa realidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Ana Cristina Hammel - Integrante / Marlene Lucia Siebert Sapelli - Integrante / Alex Verdério - Integrante / Eduardo Maciel Ferreira - Integrante.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento científico para o cuidado com a terra e com a vida, Descrição: A proposta intitulada ?Curso: Educação do Campo e formação em Agroecologia - do saber popular ao conhecimentocientifico para o cuidado com a terra e com a vida?, teve por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; organizar o planejamento de ensino a partir das questões da realidade. As ações serão realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Educação Básica. As metas centrais da proposta foram: continuação dos Grupos de Estudo criados no Projeto de 2016, Pesquisa e Experimentação Jovem ?GEPEJOVEM; realização de encontro anual de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontro de Formação dos professores; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais são implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos que serão organizados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los; realização de grupos de estudo e construção de planejamentos a partir das questões da realidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador.
-
2013 - 2016
A biblioteca escolar da escola do campo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador.
-
2012 - 2013
A biblioteca escolar da escola do campo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador.Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
XIV Jornada de Agroecologia, Descrição: A Jornada de Agoecologia tem como objetivo principal criar práticas e políticas que visem a conservação sustentável da biodiversidade por meio da utilização de práticas agroecológicas na agricultura voltada para o desenvolvimento das famílias camponesas da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de estudo, capacitação, mobilização e troca de experiências entre os participantes vindos de diferentes realidades e meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Coordenador / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientifico para o cuidado com a terra e com a vida., Descrição: A proposta intitulada Formação em Agroecologia dos jovens no Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento cientÍfico para o cuidado com a terra e com a vida, teVE por objetivos: inserir a juventude de escolas itinerantes, nas comunidades de acampamentos, por meio de estudo, pesquisa e implementação de práticas que contribuam para a compreensão crítica da realidade do campo e para sua transformação em direção a um novo paradigma fundamentado no desenvolvimento agrário sustentável; realizar aprofundamento teórico, por meio de atividades de estudo e pesquisa, sobre a produção agroecológica; promover práticas de auto-organização da juventude; experimentar e difundir conhecimentos sobre a agroecologia, bem como planejar a produção de alimentos saudáveis, para a melhoria da qualidade e da produtividade das unidades familiares, organizações de cadeias de produção; disseminar o uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural; sistematizar o resultado do processo de estudo, pesquisa e experimentação na perspectiva de socializar o conhecimento produzido. As ações foram realizadas junto às comunidades nas quais estão inseridas as escolas itinerantes, vinculadas ao MST, no Paraná e que ofertam Ensino Médio. As metas centrais da proposta foram: criação de oito Grupos de Estudo, Pesquisa e Experimentação Jovem - GEPEJOVEM; realização de encontros anuais de Pesquisa e Iniciação Tecnológicas ; realização de encontros de Formação dos professores de química, física e Biologia; realização de visitas técnicas dos estudantes a locais nos quais foram implementadas experiências de agroecologia; intervenção em campos experimentais de agroecologia; sistematização dos conhecimentos adquiridos e produzidos publicados em forma de cartilhas, na perspectiva de disseminá-los.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (20) Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Gehrke - Integrante / Valter de Jesus Leite - Integrante / Marle Lúcia Siebert Sapelli - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Centro-Oeste. , Rua Arthur Menarim, 72, Boqueirão, 85022624 - Guarapuava, PR - Brasil - Caixa-postal: 3010, Telefone: (42) 36211000, Fax: (42) 36211090, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Colaborador em proj. extensão, Enquadramento Funcional: Colaborador em Projeto de Extensão, Carga horária: 2
2012 - Atual
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto Nível C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2019
Ensino, Pedagogia Indígena Rio das Cobras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Laboratório de alfabetização e letramento bilingue I, Laboratório de alfabetização e letramento bilingue II, Laboratório depráticas pedagógicas na educação infantil, Educação e saberes indígenas
-
09/2018
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Atividade realizada, Iniciação Científica.
-
02/2015
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos: Politicas de leitura, livro e biblioteca escolar;, TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO XXVIII: Educação do Campo e Educação Indígena: políticas educacionais e o trabalho pedagógico no contexto escolar.
-
02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Pedagogia - DEPED.,Cargo ou função, Comissão de elaboração do Projeto Politico Pedagógico do Curso de Pedagogia.
-
05/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Linhas de pesquisa
-
05/2012
Extensão universitária , Coordenação da Educação do Campo - UNICENTRO.,Atividade de extensão realizada, I Círculo de formação de educadoras e educadores em educação e pedagogia.
-
01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos da Educação Infantil, Laboratório de alfabetização e letramento bilingue, Organização da educação e saberes indígenas, Práticas de jogos e brincadeiras, Teoria e metodologia de alfabetização
-
05/2012 - 12/2015
Ensino, Interdisciplinar em Educação No Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Estágio Supervisionado I, Pesquisa em Educação II, Estágio Supervisionado II
-
05/2012 - 03/2015
Direção e administração, Coordenação da Educação do Campo - UNICENTRO.,Cargo ou função, Coordenação de Curso de Pedagogia (Indígena).
2011 - 2011
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Docente
2004 - 2006
ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO AGRÍCOLA E REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 20
2000 - 2003
ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO AGRÍCOLA E REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 20
1997 - 1998
ASSOCIAÇÃO DE COOPERAÇÃO AGRÍCOLA E REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Educacional, Carga horária: 20
2006 - 2012
Associação Rede de Educação, Gênero, Agroecologia, Trabalho e Geração de ReVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Pedagogo
1998 - 2000
Instituto de Educação Josué de CastroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2003 - 09/2005
Direção e administração, Coodenação do Instituto de Educação Josué de Castro.,Cargo ou função, Coordenador do Curso Normal de Nível Médio - Formação de Professores.
-
07/1998 - 12/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Didática da Alfabetização, Alfabetizaççao de Jovens e Adultos
2000 - 2010
Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma AgráriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
06/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa
-
05/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Didática Geral
2005 - 2008
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Curso
Outras informações:
Professor no Curso de pedagogia para Educadores do Campo. Membro da equipe de coordenaç~]ao do curso.
Atividades
-
03/2006 - 12/2007
Ensino, Curso de Pedagogia para Educadores do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Práticas das Séries Iniciais do Ensino Fundamental III, Teorias e Práticas da Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização de Jovens e Adultos
2003 - 2005
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2003 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Escrita Anos Iniciaiss - EJA
2007 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Professor no Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos do Campo
2007 - 2008
Universidade Federal do ParanáVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Professor no Curso de Especialização em Educação do Campo, no componente curricular - Organização do Trabalho Pedagógico da Escola do Campo.
Atividades
-
03/2007 - 03/2009
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização do trabalho pedagógico na Escola do Campo
-
01/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC.,Atividade de extensão realizada, Colaborador no Projeto de Educação de Jovens e Adultos nos Assentamentos de Refoma Agrária na Região Sul do Paraná: Alfabetização, Escolarização e Capacitação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Gehrke e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?